Pesquisar neste blogue

5 de abril de 2008

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

Rui Machado venceu hoje o alemão Holzinger por 6/4 e 6/3, em jogo da meia final do torneio de Loja, em Granada, avançando assim para a derradeira jornada e demonstrando que Portugal poderá apresentar, no próximo dia 11, uma das mais fortes selecções nacionais de sempre, pelo menos se olharmos para os recentes resultados de Gil e Machado, que muito teêm agradado a todos os fãs do ténis nacional.
E vou-me repetir: Olé

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva apurou-se, esta manhã, para a sua 2ª final consecutiva, depois de vencer o britânico Harrison por 3/6, 6/2 e 6/4, em jogo da meia final.
Na final não vai encontrar, como na passada semana, Chaudry ( que foi copiosamente derrotado por duplo 0/6 ) mas sim o 1º CS da competição, o igualmente inglês Daniel Evans, um Top 50 mundial júnior.
Será pois um encontro muito dificil para o madeirense mas independentemente do resultado só se pode considerar muito positiva, ao nível dos resultados como da experiência adquirida, estas duas semanas em terras de Sua Majestade, com 3 finais em 4 possíveis.
Well Done !!!

ITF $ 10.000 Antalya 2- WTA

Bibiana Almeida foi eliminada na 1ª ronda da qualificação do torneio turco, pelos parciais de 2/6 e 1/6.

Challenger de Nápoles- $ 100.000 ATP

Depois da derrota em singulares, pela manhã, a derrota em pares, pela tarde, agora pelos parciais de 1/6 e 3/6, em jogo da final da competição.
Frederico Gil está, assim, de armas e bagagens de regresso a Portugal para a Taça Davis, que começa a 11 de Abril e o Estoril Open, 3 dias depois.
Ressalve-se as boas indicações que o melhor português no ranking ATP conseguiu neste Challenger e sobretudo o excelente resultado contra o seu parceiro de pares, o peruano Luis Horna.

Michelle Larcher de Brito no " Record "

Foi nos courts do Estádio Nacional, após as sessões de treino iniciais para a estreia no Estoril Open, que Michelle Larcher de Brito abordou a sua primeira prova do ano sobre terra batida, mas também muitos outros temas.
Acompanhada pela família (pais e irmãos) a menina-prodígio do ténis português confessou a sua admiração por outro desportista nacional, Cristiano Ronaldo, o mais conhecido além-fronteiras, isto após Record a informar de que ela e o craque do Manchester United estavam eleitos pelo CNID como os melhores portugueses a actuar no estrangeiro.
“Gosto muito dele. É o meu ídolo! É giro e joga bem”, afirma a tenista, avançando com um desejo: ”Gostava de jogar ténis com ele!”
O jogador da Selecção Nacional é, aliás, um dos poucos desportistas portugueses que Michelle conhece, pois viajou muito nova para os Estados Unidos, sendo poucas as vezes que vem ao seu país.
“Não estou muito a par da forma como evolui o desporto português. Vou vendo e sabendo algumas coisas pela Internet, mas muito pouco”, reconhece Michelle Brito, que admite nunca ter ouvido falar de atletas como Vanessa Fernandes ou Telma Monteiro...

In: www.record.pt

Challenger de Nápoles- $ 100.000 ATP

Frederico Gil já joga o remanescente do seu encontro dos quartos de final do Challenger de Nápoles e no final do 2º set, Gil vai vencendo por 6/5, depois de recorde-se, ter perdido o 1º set, na tarde de ontem por 2/6.
UPDATE : Frederico Gil perdeu por 6/7 no 2º set e foi eliminado do torneio de singulares. Por volta da hora de almoço, Gil e Horna jogam a meia final de pares e, se as coisas correrem bem, mais logo podem jogar a final.

Campeonato Regional de sub-18 -AT Porto

Na cidade de Vila do Conde, joga-se, até amanhã, o Campeonato Regional da AT Porto de sub-18.
Os favoritos em masculinos continuam todos em prova e ,nos quartos de final, teremos alguns jogos interessantes, nos confrontos entre Miguel Cortez e Francisco Ramos, ambos do CTP e Pedro Granado ( ETM ) , 1º CS, frente a André Jhusgen do SCP.
Nas meninas, o destaque vai inteirinho para Catarina Morais ( ACA ) que, após eliminar a 1ª CS, Mariana Clemente, logo na ronda inaugural, já está nas meis finais, onde defronta Inês Xavier.
Na outra meia final jogam as tenistas do CTP Cláudia Lima e Margarida Moura.

Campeonato Regional de sub-16 -AT Porto

No Clube de Ténis do Porto joga-se, a partir de amanhã, as qualificações para o Campeonato Regional de sub-16 da AT Porto, com a lista feminina a ser comandada por Sofia Mesquita e Beatriz Abreu, ambas do CTB e a lista masculina a ter como primeiros designados Pedro Bahia da AASM e João Silva do CTB.
Nos quadros principais, em masculinos, Miguel Cortez do CTP é o 1º CS e, do outro lado do quadro estará Miguel Horta da ACTM.
Nas meninas, a 1ª CS é Inês Xavier do SCP e a 2ª pré-designada será Raquel Mateus do CTP.

Campeonato Regional de sub-14 - AT Lisboa

Joga-se este fim de semana, nos courts do Ace-Team, a qualificação do Regional de Lisboa de sub-14.
Em masculinos os dois CS do quadro são Francisco Mendonça do CT Jamor e Miguel Santos da equipa da casa.
Em femininos, as duas primeiras pré-designadas são Joana Mascarenhas e Marta Cabruja , ambas do CETO .
Nos quadros principais, ainda só está disponível o quadro feminino, com Andreia Bicho do CTVasco Gama como 1ª CS e Djessica Bezerra do CTP Santo Adrião como 2ª CS.
Em masculinos a lista de inscritos é encabeçada por Gonçalo Loureiro do CIF e Danyal Sualehe do CETO.
Os quadros principais arracarão no próximo fim de semana.

ITF $ 75.000 Monzon- WTA

Neuza Silva é a 7ª CS da qualificação do torneio espanhol, que presta homenagem a Conchita Martinez, um dos grandes nomes do ténis espanhol e vai defrontar na 1ª ronda Sara Del Barrio-Aragon, de Espanha, actual nº 337 WTA e vencedora , em Fevereiro, do torneio de Montechoro, no Algarve.
Del Barrio-Aragon, em Maio de 2007, defrontou Neuza em Fuerteventura e perdeu, claramente frente à lusa, por 6/0 e 6/2.
Boa Sorte para a Neuza.

Torneio Internacional Ribarroja. ITF Junior G4

Com Manuel Marcelo no quadro principal, mais dois lusos vão tentar a sua sorte no quadro de qualificação.
Francisco Charters defronta na 1ª ronda Hadrien Douard enquanto Francisco Dias apanha logo com um dos CS, o nº3, o belga Yannis Baltogiannis.
Boa sorte para os três representantes portugueses neste torneio valenciano.

4 de abril de 2008

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

Rui Machado já está na meia final do torneio de Loja, depois de oferecer mais uma " humilhação" a um dos espanhóis mais promissores e mais consistentes, Sanchez De Luna.
6/2 e 6/2 e, digo eu, daqui a pouco o Rui é " personna non grata " em terras de "nuestros hermanos".
Olé.

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva continua a vencer e já está na meia final deste G4 inglês, depois de vencer o holandês Lupescu, em dois sets, pelos parciais de 6/4 e 7/6.
No caminho da final está o britânico Christopher Harrison, 16º CS da competição, que, na passada semana, perdeu em dois sets para este Lupescu.
Esperamos pois a presença de Martim na final, onde poderá, tal como no passado domingo, encontrar James Chaudry, que está na outra meia final.

ITF $ 10.000 Antalya 2- WTA

Bibiana Almeida mantem-se na Turquia onde participa na 1ª ronda de qualificação do torneio turco, defrontando Diana Isaeva da Russia, jogadora completamente desconhecida, até da ITF, possivelmente por ser o seu primeiro torneio internacional.

ITF $ 10.000 Loja - ATP

Com uns estranhos 6/3, 0/6 e 6/2, Rui Machado qualificou-se para os quartos de final do torneio de Granada, na vila de Loja, e vai enfrentar o CS nº2 da competição, o espanhol Sanchez De Luna.

Challenger de Nápoles- $ 100.000 ATP

Frederico Gil já joga frente a Marcos Daniel do Brasil, nos quartos de final do Challenger de Nápoles.
No 1º set, Gil foi derrotado pelos parciais de 2/6.
Update: Devido à chuva , o resto do encontro de Gil foi adiado para amanhã, logo pelas 09.00 portuguesas, sendo que Gil, depois de almoço, joga a meia final de pares e, se vencer, jogará a final de pares no final deste sábado....

Rankings ETA

Patricia Martins já é uma das melhores 25 europeias de sub-14, tendo, depois da sua participação no torneio da Maia, subido até à 24ª posição.
Depois de Patricia estão Sofia Araújo em 197ª e Beatriz Coelho em 210ª.
Em masculinos, no mesmo escalão, Vasco Mensurado subiu até à 47ª posição, seguido de Diogo Rocha em 75º e João Barra em 84º. Dentro dos 100 primeiros estão ainda Henrique Costa em 96º e Frederico Silva em 99º.
Em sub-16 femininos, a liderança lusa pertence igualmente a Patricia Martins, na 126ª posição, seguida de Barbara Luz em 179ª e Maria João Koehler em 208º.
Em masculinos, Miguel Almeida é 38º, Francisco Dias 149º e Vasco Mensurado 228º.

CNID dá prémio a Michelle Larcher de Brito

Devido ao facto da tenista Michelle de Brito – galardoada com um dos Prémios CNID 2008 para atletas portugueses no estrangeiro – ir ser distinguida durante o Estoril Open, dada a impossibilidade de o fazermos nos Estados Unidos, onde reside, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, divulga a sua lista de premiados e candidatos, com excepção das categorias Treinador do Ano e Treinador Revelação do Ano (futebol), cujos vencedores serão conhecidos posteriormente.

In: www.cnid.pt

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva soma e segue e já está nos quartos de final do 2º torneio ITF Junior de Notingham, depois de mais uma fácil vitória, pelos parciais de 6/2 e 6/1.
No jogo de acesso à meia final defronta o holandês Lupescu, de ranking bem inferior ao medeirense.
Em pares é que as coisas não correram bem, com uma eliminação surpresa logo na ronda inicial, apesar de Trueva e Alex Bull terem sido a dupla nº1 do torneio.

Rui Machado

O luso é, sem surpresas, o tenista do mês de Março para a ITF.
Nick Fishpool vai ilustrar com palavras a escolha da ITF Pro Circuits Department, num artigo que sairá brevemente e que estará igualmente por aqui.

3 de abril de 2008

Perin Memorial ITF Junior G1

Presença de Miguel Almeida em mais um torneio de nível elevado, disputado em Umag, na Croácia.
Na 1ª ronda, Miguel Almeida venceu o checo Hynek por 7/5 e 6/2 mas na 2ª ronda saiu derrotado frente ao 16º CS, o inglês Pauffley, pelos parciais de 6/2, 3/6 e 2/6.
Em pares , Miguel forma dupla com o israelita Ben Zvi, são a dupla nº6 do torneio.
Na 1ª ronda venceram uma dupla checa composta por Cymorek e...Hynek e nova vitória para o lado português, pelos parciais de 7/5 e 6/4.
Na 2ª ronda, defrontam os eslovacos Desman e Rola.

ITF $ 10.000 Antalya - WTA

Num jogo que podia permitir a Magali De Lattre a presença na final de pares, não foi feliz a tenista portuguesa, perdendo na meia final pelos parciais de 3/6 e 3/6.
Bom torneio de pares este da luso-suiça na longínqua mas sempre bela Turquia.

ITF $75.000 Torhout-Bélgica WTA

Depois de um brilharete na ronda inicial, Neuza Silva pouco pode fazer frente ao poderio da 2ª CS do torneio, a germânica Kloesel, perdendo pelos parciais de 2/6 e 2/6.

Challenger de Nápoles- $ 100.000 ATP

Frederico Gil e Luis Horna já jogam o seu encontro da 2ª ronda do torneio de pares, defrontando a dupla nº1 da competição, sendo que, no final do 1º set, a dupla de Gil vence por 6/4.
Em grande o nosso campeão , abrindo grandes e renovadas expectativas para a Taça Davis e para o Estoril Open.
Update : Vitória de Gil e Horna por 6/4 e 6/1

Torneio de Pavia, ETA, sub-14, Cat.2

Vasco Mensurado foi eliminado na 2ª ronda deste Cat.2 italiano, perdendo pelos parciais de 6/7, 7/5 e 4/6.
Em pares a dupla portuguesa Barra/Mensurado perdeu na ronda inicial, pelos parciais de 1/6 e 3/6.

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva ainda sentiu algumas dificuldades para eliminar Harry Brown, em jogo da 2ª ronda do torneio de Notts 2, mas ultrapassou este obstáculo pelos parciais de 6/2, 4/6 e 6/1, indo nos oitavos de final defrontar um outro britânico, Christopher Simpson.

PNDT – Circuito Nacional de Sub 10 (Zona Norte) Maia

Michelle Ortega (CT Braga), em singulares femininos, e Afonso Cortez (CT Porto), em masculinos, venceram a quarta etapa da Zona Norte referente ao Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos).
A prova decorreu no último fim-de-semana, no Complexo de Ténis da Maia, em simultâneo com a XV Taça Maia Jovem de Sub 14 (competição da Tennis Europe), e teve a adesão de 60 atletas. Esta etapa contou também para o circuito "Benjamim-Cir", cuja organização pertence à Associação de Ténis do Porto.
Afonso Cortez levou de vencido Pedro Lima (Estrela e Vigorosa Sport), por 4/2, 4/5 (5) e 4/1, na final de singulares masculinos, enquanto Luis Faria (CT Guimarães) ganhou a João Marques, por 5/4 (8-6), no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Na prova feminina, Michelle Ortega voltou a ganhar no Circuito Nacional de Sub 10, impondo-se, desta feita, a Carlota Queiroz (CT Azeméis), por 4/2 e 5/3, na final. Rita Barros (LTC Foz) ficou com o terceiro lugar, ao vencer Patricia Faia (AA Coimbra) por 4/1.
Os atletas que participaram nesta prova tiveram a oportunidade de contactar com alguns dos melhores tenistas do Mundo do escalão de Sub 14 – a competirem na XV Taça Maia Jovem –, oriundos de mais de 30 nações.
Foi num ambiente de festa e convívio, com grande empenho e participação das famílias, que se viveu mais uma etapa do PNDT.
Entre os encontros houve também lugar a sessões de autógrafos com jogadores da Taça Maia Jovem e, também, com actores da série televisiva “Morangos com Açúcar”. Houve ainda tempo para um espectáculo de aeromodelismo, experimentar a consola de jogos WII e comprar material de ténis à venda nos vários stands, dispostos ao longo do Complexo de Ténis da Maia.

Coordenação do PNDT
Na avaliação que os técnicos do PNDT fizeram durante a prova da Maia pudemos já constatar que o programa Play & Stay começa a dar os seus frutos. Nos vários itens avaliados constatamos que:
Maior parte dos atletas não tem uma pega extrema, mas sim uma que lhe permitirá desenvolver consistência, potência e precisão;
Grande parte dos atletas reconhece quando é para atacar, defender ou construir;
Grande parte dos atletas respeita adversários e árbitros bem como têm já uma reacção positiva quando perde um jogo.
Estes dados são mais uma referência da uniformização do ensino e prática do ténis em Portugal em escalões de formação, o que nos trará certamente muitos benefícios.
A todos, agradecemos a presença e a boa disposição com que animaram este fim-de-semana! Contamos com todos na próxima etapa da Zona Norte, dias 5 e 6 de Abril, no Clube de Ténis da Figueira da Foz.

Pedro Lobão
Coordenador da Zona Norte
In:FPT

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

As derrotas nunca são "morais " mas esta é daquelas que quase sabe a vitória.
João Sousa obrigou o 3º CS do torneio espanhol, Gorka Fraile a três aturados sets na 1ª ronda , perdendo pelos parciais de 7/6, 2/6 e 5/7.
João Sousa continua a mostrar que é mais do que merecida a sua chamada ao estágio da selecção nacional e, é quase unânime, tem ténis para dar e vender.
Já Rui Machado , depois da derrota na passada semana que interrompeu uma série impressionante de vitória consecutivas, voltou ao seu ritmo natural e cilindrou um desgraçado espanhol por 6/0 e 6/1.
Na 2ª ronda, a " vitima" chama-se Federico Cavallero, é um LL e vem da Argentina, por certo presa fácil para o nosso Rui.

2 de abril de 2008

Um pequeno mas importante reparo

Por diversas vezes tenho pedido a todos que visitam o blog e que gostam, como todos nós, deste desporto, para se conterem nos comentários que, amiúdes vezes, pouco ou nada tem a ver com o post em si e muito menos com o espirito deste espaço.
Este é um blog informativo, de divulgação de resultados, das conquistas e das derrotas, valorizando as vitórias dos tenistas lusos, que representam, por esse mundo fora , o nosso país e aplaudindo as derrotas, pois delas nascem as raízes das vitórias do futuro.
Existem, sabe-se lá porquê, animosidades latentes contra dois os três miúdos que, por este ou aquele motivo, são achincalhados por meia dúzia de imbecis que não devem ter mais nada para fazer do que escrever, em mau português, uma série de disparates dos quais, depois, só eles deles se riem.
Preocupam-se alguns em saber da disponibilidade financeira do pai deste ou da mãe daquele, ou se são preferidos dos seleccionadores ou detestados pela cúpula do ténis nacional.
Tenham juízo.
Da mesma forma que, unanimemente, todos se juntaram nas vibrantes vitórias da Michelle, era bom que aqui, neste blog, como no dia a dia de todos nós, entendessemos as dificuldades, os desejos, as incertezas e os sonhos de miúdos que querem, acredito piamente, apenas passar a sua adolescência a fazer algo de que gostam: jogar ténis.
E isto é, quer alguns queiram, quer não, muito mais do que quase todos nós pudémos, ou poderemos vir, a ter.
Apoiem incondicionalmente quem joga e deixem-se de preocupações mesquinhas que terão lugar noutros espaços que não aqui.
No limite e para bem de todos, encerro os comentários e alguns terão que ir despejar as frustações para outro lado. Acreditem que aqui não fazem falta nenhuma.
Aos visados, tenistas e outros intervenientes, um abraço amigo e um velho ditado luso: Vozes de burro não chegam ao céu.
E o céu é o vosso limite.

Challenger de Nápoles- $ 100.000 ATP

Frederico Gil em grande neste torneio napolitano, tendo dado um correctivo no peruano Luis Horna, pelos parciais de 6/4 e 6/1.
Marcos Daniel do Brasil é o senhor que se segue, em jogos dos oitavos de final.
Gil e Horna, em pares, também venceram, por 6/4 e 6/3 e defrontam na 2ª ronda a dupla nº1, composta por Marach da Austria e Mertinak da Eslováquia.
Parabéns Frederico.

Notts Junior 2 ITF G4

Martim Trueva derrotou o letão Vitols por 6/2 e 6/2 e defronta na 2ª ronda o britânico Harry Brown, um tenista que deverá ser acessível para o bom nível apresentado por Martim nesta dupla jornada em terras de Sua Majestade.
Em pares e de novo com Alex Bull, são a dupla nº1 da comeptição e defrontam na 1ª ronda os britânicos Barton e Bevan.

Torneio de Pavia, ETA, sub-14, Cat.2

João Barra perdeu na 1ª ronda do torneio italiano pelos parciais de 6/7 e 1/6, enquanto Vasco Mensurado continua a demonstrar uma excelente forma neste inicio do ano, vencendo igualmente na ronda inicial pelos parciais de 6/4 e 6/1.
De seguida defrontará o austríaco Schretter.

ITF Junior Benicarlo G5 - Espanha

Manuel Marcelo perdeu na ronda inicial deste torneio espanhol, em 3 sets, pelos parciais de 4/6, 6/1 e 6/7.
Em pares, derrota igualmente na ronda inicial, pelos parciais de 3/6 e 5/7.

ITF $ 10.000 Antalya - WTA

Magali De Lattre não conseguiu contrariar o favoritismo da 6ª CS da competição, sendo eliminada na 2ª ronda, perdendo pelos parciais de 1/6 e 2/6.
Em pares, no entanto, as coisas correram bem melhor, com a luso-suiça a apurar-se para as meias finais, depois de uma vitória por duplo 6/3, sendo que no jogo de acesso à final defronta a dupla Pashkova/Tysybisheva da Russia, a dupla nº1 do torneio.

1 de abril de 2008

Rankings Juniores

Em masculinos, destaque para a subida de Martim Trueva até ao 184º, nos calcanhares de Miguel Almeida, que está na 171ª posição, num pelotão luso que continua a ser comandado por Gastão Elias, 11º melhor júnior do mundo.
Cá mais para trás estão Manuel Marcelo ( 495º) e Francisco Dias ( 924º).
Em femininos já é crónica a liderança de Michelle, esta semana na mesma 20ª posição, seguida de Demi Rodrigues em 371ª e Barbara Luz em 520º.

Torneio Valténis - Sub-16, Cat. A

Bárbara Luz, em singulares femininos, e Roque Rocha, em masculinos, foram os vencedores do Valténis - Sub 16, prova de nível A, que decorreu de quinta-feira a domingo da passada semana, no «Valténis Country Club», na Penha Longa, em Sintra.
Finais
Singulares Femininos
Bárbara Luz – Margarida Moura, 6/0 e 6/0
Singulares Masculinos
Roque Rocha – André Coelho, 6/2, 3/6 e 6/2
In: FPT

ITF $75.000 Torhout-Bélgica WTA

Frente a Vesna Manasieva, uma jogadora russa em topo de forma, Neuza Silva alcançou a sua melhor vitória no que vai de 2008.
Não tendo começado bem esteve a perder por 1-4 no primeiro set, a tenista portuguesa acabou por dar a volta por cima, vencendo esta partida referente à primeira eliminatória do torneio ITF de Tourhout, com parciais de 7-6(3) e 6-4, e obtendo um precioso tónico para relançar uma época em que tem estado um pouco aquém das expectativas.
Na próxima ronda, Neuza terá como adversária a vencedora do encontro entre a wild card russa Anastasia Pavlyuchenkova, ex-nº1 mundial de juniores e 266ª WTA, e a germânica Sandra Kloesel, segunda cabeça-de-série e 119ª classificada no ranking mundial feminino.
Boa sorte!
www.bolamarela.com

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Por falta manifesta da nossa parte, não demos aqui a informação que Patricia Martins, com a francesa JeanJean foram as vencedoras do torneio de pares, batendo na final Rey e Clerici por esclarecedores 6/1 e 6/0.
Brilhante participação da jovem lusa, que subirá, por certo, mais alguns lugares no ranking europeu da categoria.

ITF $ 10.000 Loja - ATP

Leonardo Tavares foi o 1º português a entrar em acção neste torneio espanhol e o luso não conseguiu ultrapassar o 5º CS, Olaso de Espanha, perdendo por 5/7 e 3/6.
amanhã jogarão João Sousa e Rui Machado.

ITF $ 10.000 Antalya - WTA

Magali De Lattre começou bem esta participação no torneio de Antalya, vencendo na 1ª ronda pelos parciais de 6/2 e 6/2.
Na 2ª ronda defrontará a holandesa Koek, neste torneio a 6ª CS.
Em pares as coisas também correram bem, com a russa Dranets, vencendo uma dupla alemã, por 7/6, 3/6 e 11/9.
Na 2ª ronda, o encontro está marcado frente a Carreras e Sargeant da Grã-Bertanha.

ITF $ 50.000 Patra- Grécia WTA

Frederica Piedade foi eliminada na 1ª ronda do torneio helénico, perdendo frente à 6ª CS pelos parciais de 0/6 e 4/6.

Gastão assina pela Dunlop

Gastão Elias has signed a five-year endorsement contract with Dunlop Slazenger and is already playing with the Dunlop Aerogel 200. Portugal's top young prospect joins James Blake, Tommy Haas, Tomas Berdych, Thomas Johansson and John McEnroe in the Dunlop Slazenger portfolio of players.
"I am very excited to have joined Dunlop, a company with such a long history and excellent reputation in international tennis," Elias said in a statement. "The Aerogel 200 suits my game very well. I have already had some good results with it and hope that it serves me well in Estoril in April in front of my home crowd. I am grateful for the support that the Dunlop family is showing me."
Elias, 17, is currently ranked No. 603 on the ATP Tour and has already claimed a Men’s Futures title in 2008, his second of his career. As a junior he was ranked as high as number six in the world in singles and won the 2007 Eddie Herr International. He makes his training base in Bradenton, Florida at the Nick Bollettieri Tennis Academy at IMG Academies and is currently being coached by former professional player, Ricardo Icaza of Ecuador. Off the court, Elias was the recipient of the inaugural Gillette Future Champion Award, honoring the best young male athletes in Portugal. He is managed by IMG.
"Having been one of only four 16-year-olds to have won a ATP Futures event last year, and with an outstanding junior career behind him, Gastao has all the potential to be one of the stars of the future and Dunlop is absolutely delighted to be working with him to ensure that he has the best possible equipment at his disposal," Jeremy Dier, representative of Dunlop in Portugal, said. "Tennis is a thriving and growing sport in Portugal and it is fantastic that Gastao will be inspiring children in Portugal to take up and pursue the game. In addition to signing Gastao Dunlop is actively looking to sign promising young Portuguese players under the DSquad program and has actively been recruiting leading coaches around the country."

31 de março de 2008

Março e o Blog

17.835 visitantes únicos e 27.355 page views são os números do nosso blog neste mês de Março.
Números esses ainda assim " cortados" pelos limites do contador, que só " conta" até 1000 page views diárias, valor esse atingido 9 vezes, das quais seis nos últimos seis dias.
Por outro lado tivémos um record de 31 leitores online ao mesmo tempo, aquando da 2ª ronda em Miami, com Michelle Larcher de Brito.
A todos, mais uma vez, Bem Hajam e obrigado.

ITF Junior Benicarlo G5 - Espanha

Manuel Marcelo é o 4º CS do torneio espanhol de Benicarlo e defronta na 1ª ronda o bósnio Jasmin Ademovic.

Torneio de Pavia, ETA, sub-14, Cat.2

João Barra defronta na 1ª ronda o checo Matej Mares, nº 45 ETA, enquanto Vasco Mensurado defronta o italiano Messier, um dos convidados da organização.

Notts Junior 2 ITF G4

Depois da excelente perfomance de Martim no Notts 1, na passada semana onde, recorde-se foi finalista em singulares e pares, muito se espera de Trueva nesta 2ª semana de torneios ITF juniores em Notingham, sendo que neste é o 3º CS e defronta na 1ª ronda o letão Davis Vitols.

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

É um hábito, um bom hábito, este de João Sousa vencer todos os jogos de qualificação e apurar-se para os quadros principais dos torneios ITF em que participa.
Em Espanha, mais uma vez tal aconteceu, com vitória na última ronda de qualificação pelos parciais de 6/1 e 7/6.
Agora terá pela frente Gorka Fraille, 3º CS, um verdadeiro teste à boa forma de João Sousa.
Já Leonardo Tavares ocupar-se-á de outro CS, o 5º, de seu nome Guillermo Olaso.
A surpresa veio de Rui Machado, apurado através de um SE, é o 7º CS e defronta o espanhol Puigdomenech.
Este trio, acrescentamos nós, vai dar cartas no torneio espanhol.
Boa sorte para todos.

Challenger de Nápoles- € 85.000 ATP

Frederico Gil começou bem a sua participação neste Challenger italiano, vencendo na 1ª ronda pelos parciais suados de 6/7, 7/6 e 7/5.
Luis Horna, do Peru ou o espanhol Ivan Navarro , um deles discutirá com Gil a passagem à 3ª ronda do torneio napolitano.
Curiosamente Horna será o parceiro de Gil no torneio de pares e defrontam na 1ª ronda uma dupla italiana, Petrazzuolo/Torresi.

ITF $ 50.000 Patra- Grécia WTA

Frederica Piedade ganhou, por mérito próprio, lugar no quadro principal do torneio de Patra, na Grécia, vencendo na última ronda de qualificação, a búlgara Mladenova por 7/6 e 6/2.
No sorteio do quadro principal, Frederica medirá forças com a espanhola Martinez Sanchez, 6ª CS e actual 151 WTA.
Em pares, Frederica foi eliminada logo de entrada, pelos parciais de 6/3, 4/6 e 10/12.

30 de março de 2008

Torneio de Pavia, ETA, sub-14, Cat.2

Vasco Mensurado e João Barra serão os dois portugueses presentes no quadro principal deste torneio italiano de sub-14, de Cat.2, a contar para o ranking europeu.

ITF Junior Benicarlo G5 - Espanha

Kevin Belhaj foi eliminado da 1ª ronda de qualificação, perdendo frente ao 2º CS por 1/6 e 0/6.

ITF $ 10.000 Loja-Espanha ATP

João Sousa está já no encontro decisivo de qualificação do torneio espanhol, depois de duas vitórias nos dois jogos de qualificação.
No primeiro venceu por 7/6 e 6/3 e no segundo, frente a Rodriguez Cervantes, por 6/3 e 6/2.
O encontro decisivo será frente a Carlos Gomez Herrera, ATP 1733.
Espera-se do aniversariante mais uma vitória e mais uma qualificação para o quadro principal.

ITF $ 10.000 Antalya - WTA

Bibiana Almeida perdeu na 2ª ronda de qualificação, pelos parcias de 1/6 e 1/6, frente a Natasha Marks, 9ª CS.
Neste torneio está presente no quadro principal Magali De Lattre, que defronta na ronda inicial a turca Melis Sezer, uma convidada da organização, de apenas 14 anos e sem ranking.

ITF $ 50.000 Patra- Grécia WTA

Frederica Piedade apurou-se para o round final de qualificação do torneio helénico, depois de vencer na 2ª ronda de qualificação pelos parciais de 6/4 e 6/3.
Um lugar no quadro principal vai ser discutido com a búlgara Mladenova, que eliminou Catarina Ferreira logo na ronda de abertura.

Notts Junior ITF G4

Tal como em pares, Martim Trueva perdeu a final de singulares, pelos parciais de 3/6 e 2/6, conseguindo ainda assim um excelente resultado, que lhe vai possibilitar subir mais algumas posições no ranking mundial de júniores.
Martim vai manter-se em Nottingham para participar no 2º torneio ITF Junior, onde será, igualmente, um dos primeiros CS e principais candidatos à vitória final.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Peer venceu, naturalmente, Michelle Larcher de Brito por 6/0 e 6/2, na 3ª ronda do torneio de Miami.
Com este resultado, o mais importante de sempre conseguido por um tenista luso, Michelle Larcher de Brito vai subir mais algumas posições no ranking mundial e virá para Portugal para participar no Estoril Open, a convite de João Lagos.

Sony Ericsson Open 2008

Será mais daqui a pouco, entre as 19h e as 20h que começara o encontro da 3ª ronda do torneio de Miami, que oporá a nossa mais que tudo Michelle Larcher de Brito à israelita Shahar Peer.
Entretanto soubemos que Gastão Elias tem andado pelos courts de Miami, apoiando Michelle e servindo de companheiro de treino de Vaidisova ( que chatice!!! ) e que, segundo veincula um dos jornais desportivos de hoje, Michelle estará prestes a assinar um "interessante" contrato de publicidade com uma das operadoras móveis nacionais o que não é mais do que reconhecimento ( tardio, diga-se...) do potencial de Michelle nos próximos anos.
Boa sorte para logo, miúda e não te esqueças que o país tenístico está contigo e a torcer por ti.
PS: a vencedora do encontro de Michelle vai defrontar a vencedora do encontro entre Azarenka e Kuznetsova. No 1º set, um correctivo dado por Azarenka ( treinada por um portuga, recorde-se) por 6/1 !!!!
Update: Um jogo verdadeiramente alucinante, Kuznetsova bateu Azarenka pelos parciais de 1/6, 7/5 e 6/0. No 2º set Azarenka chegou a estar a vencer por 4/2 e 40/0....
Em caso de vitória, Michelle vai defrontar na 4ª ronda Kuznetsova, 3ª CS e actual nº4 mundial.

Challenger de Nápoles- € 85.000 ATP

O eslovaco Lukas Lacko será o adversário do português Frederico Gil na primeira eliminatória do challenger de 85000€+H de Nápoles.
Actualmente na 150ª posição do ranking mundial, Lacko tem tido uma época bastante discreta. Ainda assim, logrou qualificar-se para o quadro principal do Open da Austrália, tendo também atingido os quartos-de-final do challenger de Cherbourg, no qual Gil também participou.
Até à data, Gil e Lacko defrontaram-se por uma vez, no challenger de Besançon, em 2007, tendo a vitória sorrido ao português, pelos parciais de 6-7(4), 6-4 e 6-3.
Vamos aguardar por um novo triunfo de Gil, por forma a que, em vésperas da eliminatória da Taça Davis e do Estoril Open, possa relançar uma época que começou bem, mas entretanto piorou significativamente.

ITF $ 10.000 Antalya - WTA

Bibiana Almeida está presente na qualificação do torneio de Antalya/Belek, na Turquia e, na 1ª ronda, venceu a búlgara Maksimchenko, uma jovem de 14 anos, pelos parciais de 6/3 e 6/4.
Na 2ª ronda, Bibiana vai defrontar a britânicaNatasha Marks, 9ª CS da qualificação.

ITF $ 50.000 Patra- Grécia WTA

Frederica Piedade venceu com naturalidade na 1ª ronda por 6/1 e 6/1, frente a uma jogadora sem ranking, enquanto Catarina Ferreira perdeu por 7/6, 3/6 e 3/6.
Na 2ª ronda, Piedade defronta a eslovaca Monika Kochanova, WTA 771.

ITF $ 10.000 Antalya 3 - ATP

Gonçalo Falcão foi eliminado na 2ª ronda de qualificação do torneio turco, não antes sem dar muita luta ao 7º CS ,Filip Zeman da R. Checa, perdendo pelos parciais de 6/4, 3/6 e 3/6.
Já Manuel Cavaco não passou da 1ª ronda, perdendo por um reultado já esperado, frente ao 9ºCs da qualificação, por 2/6 e 0/6.

ITF $ 10.000 Loja - ATP

Ainda não foi desta que João Sousa se livrou das sempre cansativas rondas de qualificação.
Neste torneio espanhol, João Sousa é o 1º CS da qualificação e vai jogar a 1ª ronda frente ao espanhol Santiago Sanz, ATP 1447.
Neste torneio mas no quadro principal estará Leonardo Tavares.
PS: João Sousa faz hoje 19 anos. Parabéns.

Azores Open sub-12

Ivo Rodrigues perdeu hoje a final do Azores Open de sub-12, pelos parciais de 0/6 e 0/6, frente ao espanhol Pedro Alonzo.
Apesar do desnível do resultado, Ivo Rodrigues ultrapassou todas as melhores expectativas e esperamos dele muitas mais alegrias , não só neste seu primeiro ano a sério, mas nos anos futuros.
Parabéns pois ao Ivo, em especial e a todos os portugueses, em geral, que participaram neste torneio, em mais uma excelente organização do clube mais representativo das ilhas açorianas, o Clube Ténis de São Miguel.