Pesquisar neste blogue

3 de abril de 2008

PNDT – Circuito Nacional de Sub 10 (Zona Norte) Maia

Michelle Ortega (CT Braga), em singulares femininos, e Afonso Cortez (CT Porto), em masculinos, venceram a quarta etapa da Zona Norte referente ao Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos).
A prova decorreu no último fim-de-semana, no Complexo de Ténis da Maia, em simultâneo com a XV Taça Maia Jovem de Sub 14 (competição da Tennis Europe), e teve a adesão de 60 atletas. Esta etapa contou também para o circuito "Benjamim-Cir", cuja organização pertence à Associação de Ténis do Porto.
Afonso Cortez levou de vencido Pedro Lima (Estrela e Vigorosa Sport), por 4/2, 4/5 (5) e 4/1, na final de singulares masculinos, enquanto Luis Faria (CT Guimarães) ganhou a João Marques, por 5/4 (8-6), no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Na prova feminina, Michelle Ortega voltou a ganhar no Circuito Nacional de Sub 10, impondo-se, desta feita, a Carlota Queiroz (CT Azeméis), por 4/2 e 5/3, na final. Rita Barros (LTC Foz) ficou com o terceiro lugar, ao vencer Patricia Faia (AA Coimbra) por 4/1.
Os atletas que participaram nesta prova tiveram a oportunidade de contactar com alguns dos melhores tenistas do Mundo do escalão de Sub 14 – a competirem na XV Taça Maia Jovem –, oriundos de mais de 30 nações.
Foi num ambiente de festa e convívio, com grande empenho e participação das famílias, que se viveu mais uma etapa do PNDT.
Entre os encontros houve também lugar a sessões de autógrafos com jogadores da Taça Maia Jovem e, também, com actores da série televisiva “Morangos com Açúcar”. Houve ainda tempo para um espectáculo de aeromodelismo, experimentar a consola de jogos WII e comprar material de ténis à venda nos vários stands, dispostos ao longo do Complexo de Ténis da Maia.

Coordenação do PNDT
Na avaliação que os técnicos do PNDT fizeram durante a prova da Maia pudemos já constatar que o programa Play & Stay começa a dar os seus frutos. Nos vários itens avaliados constatamos que:
Maior parte dos atletas não tem uma pega extrema, mas sim uma que lhe permitirá desenvolver consistência, potência e precisão;
Grande parte dos atletas reconhece quando é para atacar, defender ou construir;
Grande parte dos atletas respeita adversários e árbitros bem como têm já uma reacção positiva quando perde um jogo.
Estes dados são mais uma referência da uniformização do ensino e prática do ténis em Portugal em escalões de formação, o que nos trará certamente muitos benefícios.
A todos, agradecemos a presença e a boa disposição com que animaram este fim-de-semana! Contamos com todos na próxima etapa da Zona Norte, dias 5 e 6 de Abril, no Clube de Ténis da Figueira da Foz.

Pedro Lobão
Coordenador da Zona Norte
In:FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário