Pesquisar neste blogue

20 de fevereiro de 2010

Parabéns

Leonardo Tavares completa este sábado 26 anos.
Desejamos ao Leo e a toda a sua familia um óptimo dia e muitos sucessos para 2010.

Tennis Europe Winter Cup

Portugal venceu a equipa de Israel por 2/1, na 1ª jornada da fase final da Tennis Europe Winter Cup em sub-16 masculinos.
Vasco Mensurado perdeu o 1º singular por 2/6, 6/1 e 3/6, para Frederico Silva derrotar o nº1 israelita por claros 6/2 e 6/4.
No encontro decisivo de pares, a dupla Gonçalo Loureiro e Frederico Silva venceu por 3/6, 6/3 e 7/5.
Na meia final, Portugal defronta a R. Checa, enquanto que na outra meia final jogam a França, detentora do titulo e a Sérvia.

ITF Futures Albufeira 2010, WTA

Frederica Piedade, primeira cabeça-de-série, 233.ª do “ranking” WTA, foi forçada a abandonar o ITF Futures de Albufeira, devido a uma lesão no ombro esquerdo.
A tenista portuguesa, que tinha como adversária na primeira ronda a russa Irina Khoromacheva, nem chegou a actuar e  foi substituída pela letã Diana Marcinkevica. 
Paulo Sérgio, da organização do torneio, referiu que Frederica Piedade deslocou-se ao Hospital de Faro para realizar exames.
Magali de Lattre foi a única tenista portuguesa a carimbar a passagem para a segunda ronda do torneio. A atleta do Carcavelos Ténis defrontou Ana Claro e triunfou pelos parciais de 6-4 e 7-5.
Na próxima eliminatória, Magali de Lattre vai encontrar-se com turca Pemra Ozgen, número 347 do mundo.
Bárbara Luz também esteve no “court” nesta sexta-feira. A campeã nacional de sub-16 não conseguiu levar a melhor sobre a russa Diana Arutyunova, que triunfou com os parciais de 6-0 e 6-2.
A chuva que se fez sentir nos últimos dias no Algarve tem adiado a realização dos encontros do Futures de Albufeira e obrigou a que tenham sido utilizados sete campos na primeira ronda, com alguns encontros sem árbitros de cadeira. Também foram foram anulados os terceiros "sets", sendo substituídos pelo "match tie-break”.
Estas alterações foram introduzidas pelo juiz-arbitro Peter Finn, após autorização da Federação Internacional de Ténis. 
In: FPT

19 de fevereiro de 2010

$15.000 Brownsville Futures 2010, ITF Masculinos

Gastão Elias poderá jogar esta sexta-feira dois encontros do quadro principal do torneio texano de Brownsville, a contar para o ranking ATP .
De facto, o jovem luso venceu ontem o seu encontro inaugural do quadro principal, depois de ter vencido as duas rondas de qualficação que disputou. João Silvério também esteve presente, tendo perdido na 1ª ronda qualificativa.
Ontem, Gastão venceu o mexicano Manuel Sanchez por duplo 6/2 e defronta hoje o 3º CS da competição, o canadiano Vasek Pospisil, em jogo da 2ª ronda do quadro principal.

Tanger Challenger, ATP, €30.000

Depois de muitos atrasos e adiamentos devido à chuva que tem caído durante toda a semana em Tânger, Rui Machado conseguiu finalmente concluir o seu encontro da segunda ronda do Challenger marroquino. O tenista português, actualmente na 127ª posição da ATP, não teve dificuldades para bater o italiano Alessio di Mauro, 253º, por 6-2 e 6-3 em 1h20 minutos de encontro.

O tenista do CETO teve um bom desempenho geral e cedeu o seu serviço apenas numa ocasião, ainda no primeiro set. Bem mais dificuldades teve o italiano, que viu o seu serviço quebrado por cinco vezes. Esta foi a segunda vez que Machado e Di Mauro se encontraram, depois da expressiva vitória do português no Challenger de Meknès no ano transacto.

Machado vai agora medir forças com o primeiro cabeça-de-série da prova e actual 65ºATP, Stephane Robert, tenista de 29 anos que ocupa a sua melhor classificação de sempre na hierarquia da ATP. O encontro entre Machado e Robert será discutido ainda esta Sexta-feira.
In: bolamarela.com

Jalisco Junior Cup 2010, ITF Junior

Diogo Rocha qualificou-se para as meias-finais da Jalisco Junior Cup 2010, no México, após a vitória sobre o canadiano Damien David, quarto cabeça-de-série, em duas partidas, pelos parciais de 7-6(0) e 6-3.
Depois de mais uma vitória categórica, Diogo Rocha vai cumprir as meias-finais com o mexicano Marco Aurei Nunez, segundo pré-designado.
Diogo Rocha é o único "qualifier" entre os quatro tenistas finalistas do torneio mexicano. 
In:FPT

Tennis Europe Winter Cup

A selecção portuguesa de sub-16 masculina inicia nesta sexta-feira com a congénere de Israel a participação na fase final da Tennis Europe Winter Cup, em Ronchin, na França.
Colocado na metade superior do quadro, Portugal é o primeiro cabeça-de-série e, se vencer os israelitas, terá como opositor República Checa ou Grã-Bretanha.
Sérvia (Portugal venceu os sérvios na final da qualificação, em Udine, na Itália) defronta a Dinamarca e a Roménia joga com a França, que defende o título.
A equipa portuguesa é constituída por Frederico Silva, Vasco Mensurado, Gonçalo Loureiro e Diogo Rocha (reserva). O seleccionador nacional é Vítor Ferreira. 
In: FPT

Jalisco Junior Cup 2010, ITF Junior

Diogo Rocha qualificou-se para as meias-finais da Jalisco Junior Cup 2010, no México, após a vitória sobre o canadiano Damien David, quarto cabeça-de-série, em duas partidas, pelos parciais de 7-6(0) e 6-3.
Depois de mais uma vitória categórica, Diogo Rocha vai cumprir as meias-finais com o mexicano Marco Aurei Nunez, segundo pré-designado.
Diogo Rocha é o único "qualifier" entre os quatro tenistas finalistas do torneio mexicano. 
In: FPT

18 de fevereiro de 2010

Albufeira Ladies Open, WTA $ 10.000

A ex-campeã nacional e primeira cabeça de série, Frederica Piedade, número 233.º do ranking mundial, vai defrontar a russa Irina Khromacheva, de 14 anos, na primeira ronda do Albufeira Ladies Open.
Khromacheva não figura na hierarquia internacional e jogou na semana passada, em Vale do Lobo, o primeiro torneio profissional da sua carreira, no qual passou o qualifying, sendo atualmente a número 9 do ranking mundial de juniores.
Nos últimos dois anos, Khromacheva jogou 20 torneios do circuito ITF de Sub-18 e chegou à final em sete, tendo ganho quatro, segundo uma nota de imprensa da organização.
Cinco dias depois de ter começado, terminou finalmente a fase de qualificação do Albufeira Ladies Open, prova de 10 mil dólares (7.255 euros), a decorrer nos campos de piso rápido do Hotel Montechoro.
O fim do torneio de qualificação permitiu a realização do sorteio do quadro principal.
Nos outros encontros da primeira ronda que envolvem tenistas portuguesas, Magali De Lattre vai defrontar Ana Claro, estando por isso garantida a presença de uma tenista portugesa nos oitavos de final, enquanto Bárbara Luz mede forças com a russa Diana Arutyunova. 

In: Record

ITF Junior Almere

Francisco Dias, quarto cabeça-de-série, foi afastado por 6-2 e 6-0 nos quartos-de-final do ITF Junior de Almere, a decorrer na Holanda, pelo espanhol Andrés Artunedo Martinavarr, quarto pré-designado da competição.
Em pares, a sorte do tenista luso não melhorou e o campeão nacional de juniores de 2008 acabou eliminado também nos quartos-de-final. A dupla formada por Francisco Dias e pelo irlandês Cirian Fitzgerald, terceiros favoritos, foram eliminados pela dupla Monteban/Vereshchaga, por 7-5 e 6-2. 
In: FPT

Copa Telmex, ATP 250, Argentina

Frederico Gil voltou a ceder diante do espanhol David Ferrer, desta feita na segunda ronda do ATP World Tour 250 Buenos Aires, na Argentina.
Num encontro de apenas 56 minutos de duração, Gil não conseguiu oferecer resistência a Ferrer, o tenista mais cotado a competir no torneio da capital argentina. O espanhol fechou a primeira partida com o parcial de 6-3 e concluíu a segunda com 6-0.
Foi a segunda vez que Frederico Gil e David Ferrer se encontraram nesta temporada. A primeira aconteceu em Janeiro, na primeira ronda do quadro principal do Open da Austrália, a primeira competição do Grand Slam da época.
Ferrer venceu por 6-0 a primeira e a segunda partidas e Gil desistiu devido a lesão na terceira, quando já estava em desvantagem por 2-0.
Depois da eliminação em pares na quarta-feira, Gil despede-se do torneio argentino, da mesma categoria do Estoril Open. Na próxima semana, o melhor português no "ranking" mundial (66.º em Maio de 2009) vai jogar no México, no ATP World Tour 500 Acapulco, antes da participação na eliminatória com a Dinamarca do Grupo II da zona euro-africana da Taça Davis, na Maia.  
In: ATP

17 de fevereiro de 2010

Torneio de Memphis, WTA - $220.000

Michelle Larcher de Brito procurava, esta tarde, alcançar pela segunda vez na sua carreira os Quartos de Final de um torneio WTA, mas para isso havia que bater a melhor britânica do últimos anos, vinda de lesão, Anne Keothavong.

Embora ocupe actualmente apenas a 121ª posição do ranking mundial, Keothavong tem ténis para muito mais e isso ficou claro diante da melhor portuguesa de sempre, impondo-se por concludentes 6-3 6-1, em 56 minutos de encontro.

A jovem de 17 anos, actualmente no 117º lugar do ranking mundial, ainda entrou bem no encontro, tendo estado mesmo a liderar por 3-2 após ganhar 3 jogos consecutivos. A partir desse momento a portuguesa quebrou e perdeu 4 jogos seguidos para entregar o primeiro parcial à sua oponente.

No segundo set tudo foi mais claro. Com 1-1, Larcher de Brito teve 2 breaks points, e ao desperdiçá-los não mais encontrou o seu ténis e acabou por ser uma sombra de si própria no resto do encontro.

Com este resultado Michelle defende os 30 pontos alcançados em 2009, esperando-se que desta forma mantenha o ranking mundial que trouxe para o evento do Tennessee.

A portuguesa regressa à competição na primeira semana de Março, na qualificação de mais um evento da categoria WTA International, em Monterrey, no México.
In:bolamarela.com

Tanger Challenger, ATP, €30.000

Sortes diferentes para os portugueses presentes na ronda inaugural do torneio marroquino de Tanger.
Rui Machado venceu Meffert por 6/3 e 6/4 enquanto que Pedro Sousa foi derrotado por Steve Darcis, CS nº2, por duplo 2/6.
rui Machado jogará ainda hoje o seu encontro de pares, se as condições climatéricas o permitirem.

Jalisco Junior Cup 2010, ITF Junior

Os portugueses Henrique Costa e Diogo Rocha, ambos provenientes da fase de qualificação, apuraram-se para a terceira ronda do Jalisco Junior Cup 2010 (México).

Enquanto Henrique Costa venceu o mexicano Francisco Gutierrez, pelos parciais de 6-3 e 6-4, Diogo Rocha afastou o norte-americano Jonathan Leonnik, nono cabeça-de-série, por 7-6(1) e 6-3.

Na terceira ronda, Henrique Costa encontra o mexicano Cristobal Ramos Salazar e Diogo Rocha joga com o também tenista natural do México Eduardo Martinez.

In: FPT

Open S.Miguel, Sub-14, Nível A

Manuel Riley esteve a um passo de obter a vitória mais significativa da sua ainda curta carreira de jogador de ténis. A jogar em casa, perante o seu público, e frente a Ricardo Gomes,  29º jogador português do escalão de sub-14, o tenista do maior Clube de Ténis dos Açores venceu concludentemente o 1º set, e perdeu o segundo apenas na disputa do tie-break, não sem antes ter estado a apenas um ponto da vitória. No último parcial, Ricardo Gomes, do Clube de Ténis de Paços de Brandão, aproveitou o desnorte e cansaço emocional de Riley que, talvez pelo facto de ter estado tão perto do triunfo, se desconcentrou e permitiu a caminhada triunfante do seu adversário num terceiro set de sentido único. Para a história fica o resultado 2/6; 7/6 (9); 6/2.
     No sector feminino a vitória coube a Sofia Mendes, desde o início apontada como grande favorita, em virtude de ser a nº 3 nacional. Numa final sem grande história, Mendes, do Ace Team, bateu Joana Brites, do Clube VII, pelos parciais de 6/0; 6/2.
     Nas variante de pares masculinos, a dupla micaelense constituída por Manuel Riley e Rui Félix esteve bem mas, ainda assim, foi incapaz de levar a melhor sobre Ricardo Gomes e Gonçalo Bettencourt, este último do Lawn Tennis Club da Ilha Terceira, perdendo por 6/4; 6/3 no jogo de atribuição do título. Nas meninas, as duas finalistas de singulares, Sofia Mendes e Joana Brites, uniram-se e foi sem surpresa que arrecadaram mais um título frente às terceirenses Daniela Bettencourt e Vanessa Branco.
     Uma última nota para as provas de Consolação masculina e feminina, ganhas por Javier Esteban e Daniela Bettencourt.    

16 de fevereiro de 2010

Copa Telmex, ATP 250, Argentina

Frederico Gil, que esta segunda-feira caiu para a 109ª posição da hierarquia ATP, somou uma convincente vitória na ronda inaugural da Copa Telmex, ATP 250 disputado na capital da Argentina, Buenos Aires. Contra Peter Luczak, 72ºATP, Gil foi superior ao longo de todo o encontro e garantiu a vitória pelos parciais de 6-2 e 6-4 em 1h27 minutos de encontro.

O tenista português iniciou o encontro a todo o gás e rapidamente se colocou a vencer por 4-0. Com uma vantagem confortável, Gil permitiu uma ligeira recuperação do tenista australiano, que diminuiu para 2-4. Apesar da reacção de Luczak, Gil não se deixou afectar e somou dois jogos consecutivos que lhe permitiram ganhar o primeiro set.

À semelhança do primeiro, também o segundo parcial começou com um break do jogador luso, que se adiantou para 2-0. Daí em diante ambos os tenistas mantiveram os seus serviços sem grandes sobressaltos. A servir para vencer o encontro, a 5-4, Gil salvou um ponto de break, mas acabou por selar a vitória ao primeiro match-point.

Esta foi a primeira vitória de Gil sobre Peter Luczak. Na única ocasião em que se defrontaram, em 2008, o português cedeu em dois sets. Na próxima ronda, Gil terá uma verdadeira prova de fogo frente ao vencedor do encontro entre o 1ºCS David Ferrer e Simon Greul. De recordar que Ferrer foi o responsável pela retumbante derrota de Gil na primeira ronda do Australian Open.

In:bolamarela.com

Torneio de Memphis, WTA - $220.000

A tenista portuguesa Michelle Larcher de Brito qualificou-se esta segunda-feira para a segunda ronda do Torneio de Memphis, no Estados Unidos, após bater a anfitriã Madison Brengle por um duplo 6-3.
Michelle Brito, que ocupa o 117.º lugar do ranking WTA, ultrapassou a tenista 188 do mundo em uma hora e três minutos e vai defrontar na eliminatória seguinte a vencedora do duelo entre a alemã Kristina Barrois e a inglesa Anne Keothanvong.

Com este triunfo, a tenista portuguesa, de 17 anos, defendeu com sucesso os 30 pontos alcançados no último ano em Memphis, em que também se apurou para a segunda ronda.

O torneio distribuiu prémios no valor total de 220 mil dólares (cerca de 162 mil euros). 
In: abola.pt

15 de fevereiro de 2010

Ladies Open, Vale do Lobo, ITF $10.000 Feminino

Maria João Koehler foi, ontem, derrotada na final do Vale do Lobo Ladies Open 2010, evento da Federação Internacional de Ténis, que distribui 10 mil dólares em prémios e é organizado pela Premier Sports na Vale do Lobo Tennis Academy.

A jovem portuguesa de 17 anos, nº507 do ranking WTA, não conseguiu oferecer grande réplica à italiana Julia Mayr, 2ª cabeça-de-série e nº335 da hierarquia mundial, cedendo por concludentes 6-1 6-1 em 65 minutos de encontro.

O grande diferencial do encontro esteve na maior consistência de jogo da tenista italiana, que fez apenas 12 erros não-forçados, contra os 42 de Maria João. A tenista portuguesa foi mais agrassiva - fez 15 winners contra 4 de Mayr -, mas acabou por não conseguir encontrar a chave para inverter a tendência do marcador.

Após uma semana bastante positiva, a tenista portuense, actualmente treinada por Nuno Marques, irá somar 8 pontos para o ranking mundial. O próximo torneio em que Koehler está inscrita é no 25,000$ de Hammond, no início de Março, sendo que ainda não tem garantida a entrada na fase qualificatória.

Em declarações logo após a derrota na final, Maria João mostrou-se compreensivelmente triste, mas revelou desportivismo. «Tenho pena de ter perdido a final porque vim para este torneio para ganhar, mas tenho de dar os parabéns à minha adversária que jogou bem», afirmou a protuguesa. Por sua vez, Mayr referiu-se ao Vale de Lobo Tennis Academy como «o local mais bonito que já vi na vida para jogar ténis».

A primeira prova da habitual série de torneios algarvios de Fevereiro fica assim concluída, com as principais tenistas a seguirem para Albufeira, cidade que receberá no Hotel Montechoro mais um torneio internacional que distribui 10 mil dólares em prémios.
In: bolamarela.com

Tennis Europe Winter Cup

A selecção de Portugal masculina do escalão de sub-16 venceu a Zona B da qualificação da Tennis Europe Winter Cup, depois de se superiorizar na final â Sérvia, por 2-1.
A equipa portuguesa terminou o primeiro confronto com um triunfo de Vasco Mensurado sobre Pedja Krstin, por 2-6, 6-3 e 6-4.
No segundo singular, o selecionador nacional, Vítor Ferreira, colocou Frederico Silva frente ao sérvio Miki Jankovic. O português não conseguiu contrariar o adversário, que venceu com um duplo 6-2, igualando 1-1 o confronto entre Sérvia e Portugal.
No decisivo encontro de pares, Gonçalo Loureiro e Frederico Silva, campeões da Europa de sub-14 em 2009, desembaraçam-se de Miki Jankovic e Pedja Krstin, pelos parciais de 6-2, 5-7 e 7-5, e garantiram a vitória de Portugal, por 2-1.
Antes da final da Zona B da qualificação, fase que decorreu em Udine, na Itália, Portugal e Sérvia já tinham assegurado o apuramento para a fase final da Tennis Europe Winter Cup, em Ronchin, na França, no próximo fim-de-semana. 
In:FPT