Pesquisar neste blogue

19 de julho de 2008

Challenger de Medjugorje, Bósnia, $ 30.000 ATP

Rui Machado está no Quadro Principal deste Challenger nos Balcãs e defrontará um dos tenistas vindos da qualificação.

Challenger de Poznan- € 85.000 ATP

Num dos challengers mais fortes dos últimos tempos, onde todos os CS são Top 100, Frederico Gil tem aqui uma boa hipótese de provar o seu bom momento de forma, apesar da mais valia dos seus adversários.
E como a sorte protege os audazes, a Gil calhou na 1ª ronda um dos convidados da organização, o polaco Mateusz Kowalczyk, actual nº 1183 ATP.

Play and Stay no Lawn Tennis Club da Foz

Numa acção conjunta do Departamento de Formação da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), o Lawn Tennis Club da Foz, no Porto, recebeu, esta manhã, mais uma actividade de divulgação do Play and Stay. As várias crianças que marcaram presença tiveram oportunidade de bater bolas com jogadores das selecções de Portugal (Rui Machado, Leonardo Tavares e João Sousa) e Chipre, mas também com Nuno Marques, o embaixador do programa Play and Stay.
“ Quando estão em contacto com os jogadores, os miúdos têm uma subida de motivação enorme. Foi muito interessante constatar a interacção com os jogadores da Selecção de Portugal, mas também com os cipriotas, que se divertiram imenso”, constatou Vitor Cabral, director do Departamento de Formação da FPT, que aproveitou para “trocar informações com o ‘capitão’ do Chipre”, a propósito do andamento do Play and Stay naquele país. “A ideia de Portugal ser uma referência na implementação e divulgação do Play and Stay já chegou lá. Fiquei a saber pelo ‘capitão do Chipre”, acrescentou Vitor Cabral.
Presentes nesta entusiasmante acção estavam, também, crianças de apenas 3 anos, que, de uma forma desenvolta, conseguiam dar as primeiras pancadas nas bolas. “Tivemos aqui miúdos de 3 e 4 anos que vieram pela primeira vez. Ao ver estas crianças, as pessoas ficam com a sensação de que já jogam há muito tempo, mas não. Com o material adaptado e algumas dicas, os miúdos conseguem dominar rapidamente a situação básica do jogo: bater a bola para o outro lado do court”, explicou o responsável pela Formação da FPT.
“O recurso a este material adaptado [bolas, raquetas, redes…] proporciona mais tempo de jogo aos miúdos. Se fosse com o material tradicional, cansavam-se muito mais facilmente”, afirmou Vitor Cabral, defendendo que “a metodologia tem de se adaptar aos alunos e nunca o contrário”.
In: FPT

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

A Selecção Nacional acaba de vencer a eliminatória entre Portugal e Chipre, que decorre no Lawn Tennis Club da Foz, no Porto. No terceiro encontro, o duelo de pares, Frederico Gil e Leonardo Tavares levaram a melhor sobre a dupla cipriota Photos Kallias / Demetrios Leontis, num embate que terminou com os parciais de 6/2, 6/1, 5/7 e 6/3.
In: FPT

Tier II $ 600.000, Los Angeles WTA

Depois do brilharete em Stanford, Michelle mantem-se na California onde vai disputar esta semana mais um torneio Tier II, desta vez na mítica Cidade dos Anjos, LA .
Como em Stanford, onde, recorde-se, perdeu na 2ª ronda frente a Serena Williams, não sem antes a ter assustado um pouco no 1º set que venceu brilhantemente por 6/4, Michelle vai participar na ronda de qualificação e defronta, ainda hoje, cerca das 23 horas portuguesas, a norte-americana Ahsha Rolle, que é, nesta qualificação, a 5ª CS.

Campeonato Nacional de sub-14

Numa re-edição da final de 2006, Vasco Mensurado e Ricardo Jorge defrontaram-se esta manhã na final do nacional de sub-14.
Desta vez, foi o Vasco que levou a melhor, numa final com os estranhos parciais de 1/6,6/2 e 6/0.
Na final das meninas, as colegas de clube e de treino Patricia Martins e Sofia Araújo efectuaram uma final muito agradavél de se seguir, pelo que nos contaram, com vitória para a favorita Patricia, pelos também estranhos parciais de 2/6, 6/2 e 6/1.

18 de julho de 2008

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão Elias parece que re-descobriu a alegria de jogar e vencer e continua imparavél no Challenger de Moncton, no Canadá.
Frente ao 7º CS e 314 ATP, o norte-americano Nicholas Monroe, vitória por 6/2, 1/6 e 6/0 e o direito de discutir o acesso à final com o bem conhecido Xavier Malisse,CS nº1 e um Top 200 ATP que bem pode ser surpreendido pelo Gastão.

ITF $ 10.000 Denia ATP

Frederico Marques é o 13º CS da qualificação e vai defrontar na 1ª ronda o britânico Philip Barlow.

ITF $ 10.000 Casablanca WTA

Quem pára Magali.
Mais uma vitória e a 2ª final consecutiva para Magali De Lattre, depois de mais uma vitória, agora pelos parciais de 6/7,6/4 e 6/1.
O título vai ser discutido frente a Chloe Babet, uma francesa de 16 anos, actual nº 880 WTA.
Em pares, também se falará português, com a dupla de Catarina Ferreira a disputar a final com as italiana Davato e Sabino.
Boas sorte para as duas.

ITF $ 50.000 Contrexeville WTA

Neuza Silva foi afastada da meia final deste torneio francês, ao perder com a francesa Foretz por 1/6 e 2/6.

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

Frederico Gil (105.º ATP) e Rui Machado (220.º ATP) ganharam os respectivos encontros de singulares, esta tarde, no Lawn Tennis de Club da Foz, no Porto, colocando a Selecção Nacional com uma vantagem de 2-0 sobre o Chipre, na segunda eliminatória do Grupo II da Zona Europa / África. Gil impôs-se ao número dois cipriota, George Kallis (sem ranking ATP), por 6/1, 6/1 e 6/0, enquanto Machado derrotou o número um, Photos Kallias (623.º ATP), com os parciais de 6/4, 6/4 e 7/5. Amanhã, terá lugar o encontro de pares, cabendo à dupla Frederico Gil /Leonardo Tavares a missão de sentenciar a eliminatória.
Pedro Cordeiro: “Esperamos vencer a eliminatória já amanhã”
Ao cabo do primeiro dia da eliminatória com o Chipre, o ‘capitão’ Pedro Cordeiro viu os seus comandados vencerem os seus adversários sem ceder qualquer set. Posto isto, o seleccionador quer selar amanhã, no encontro de pares, o apuramento para o play-off de acesso ao Grupo I. “Podemos dizer que meia eliminatória já está ganha. Falta-nos um ponto e temos dois dias para o fazer, mas esperamos vencer a eliminatória já amanhã”, disse o ‘capitão’, que mantém a opção Frederico Gil / Leonardo Tavares para o duelo de pares: “É o par que costuma jogar e será a minha escolha, a menos que surja algum imprevisto de última hora”.
Perante tanta superioridade relativamente aos cipriotas, Pedro Cordeiro declarou que o lugar da Selecção Nacional é no Grupo I, divisão à qual Portugal pode regressar em Setembro, se vencer o play off (com Irlanda ou Ucrânia, na qualidade de visitante): “A nossa equipa, com estes jovens, merece estar no Grupo I. Infelizmente não tivemos a melhor sorte com os adversários e os pisos em que jogámos, para além de actuarmos sempre fora, quando lá estivemos”.
Em 1 hora e 14 minutos, Frederico Gil livrou-se do jovem George Kallis, 20 anos, que fez a sua estreia na Taça Davis. “Foi bastante rápido, mas, sendo um jogo à melhor de cinco sets, obriga sempre a uma certa concentração. Foi um jogo com pouca história. O adversário esteve muito nervoso e penso que acusou a pressão por ser a sua estreia na Taça Davis”, comentou o campeão nacional, que deixou elogios à organização, pois “tem estado empenhada ao máximo em proporcionar um bom espectáculo”. “Não estava à espera de encontrar um estádio tão bonito”, acrescentou o número um português.
Tal como Frederico Gil, Rui Machado livrou-se do seu adversário em apenas três partidas, apesar do tempo de jogo ter ultrapassado as 2 horas e 30 minutos. “Não tinha a mínima ideia de como ia ser o jogo, mas sabia que no papel era superior. Assim que o encontro começou, senti-me sempre a dominá-lo, por vezes até em demasia. Tentei ser constante na concentração, mas chateei-me por não me agarrar a cada ponto como deveria fazer. Nos jogos da Taça Davis tem de ser feita uma boa gestão, porque se joga à melhor de cinco sets, e acho que não consegui estar a 100 por cento nesse aspecto”, afirmou Machado.
Amanhã, sábado, a partir das 14h00, Frederico Gil e Leonardo Tavares vão defrontar a dupla formada por Photos Kallias e Demetrios Leontis, e em caso de vitória a Selecção Nacional garante o apuramento.
In: FPT

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados das meias finais de hoje:
Mensurado vs Frederico 6/3 e 7/5
Ricardo vs André 6/4 e 6/4
Patricia vs Maria 6/1 e 7/5
Sofia vs Beatriz 6/4 e 6/4

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

Terminou, há instantes, o primeiro embate da eliminatória da Taça Davis, a decorrer no Lawn Tennis Club da Foz, no Porto, com uma esmagadora vitória do português Frederico Gil.
Em apenas três partidas, Gil impôs-se a George Kallis pelos parciais de 6/1, 6/1 e 6/0.
In: FPT

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

No Apple Bowl, torneio da categoria 3 do circuito Tennis Europe – Sub 16, que decorre em Avilés (Espanha), a Rita Vilaça perdeu nas meias-finais desta prova contra Pilar Dominguez por 6/2 6/3, depois de ter feito um percurso notável: 1ª ronda: Rita Vilaça – Laura Rodriguez (Esp), 6/0 6/0; 1/8 final: Nerea Piquer (137 rank TE) por 1/6 6/2 6/2; 1/4 final: Laura Antonana (841 rank TE) por 6/2 6/3.
A Rita fez um grande encontro contra a sua arqui-rival espanhola, mas esta encontra-se em grande forma e nos momentos decisivos de cada set foi superior à portuguesa.
Neste torneio da Tennis Europe a Selecção da ATPorto sub16 esteve presente com Rita Vilaça, Inês Xavier, Bárbara Ferreira, Francisca Matos e Rui Silva, acompanhadas pelo prof. Rui Silva, Coordenador das Selecções ATPorto.
In: ATPorto

17 de julho de 2008

Air Berlin Junior Open 2008, ITF G4

Um grande resultado de Barbara Luz na 3ª ronda deste G4, ao derrotar a 3ª CS do torneio pelos parciais de 7/6,3/6 e 6/4.
Apesar disso, não conseguiu evitar a derrota nos quartos de final, onde perdeu com a 10ª CS, a polaca Nalborska, pelos parciais de 4/6 e 1/6.

Campeonato Nacional de sub-14

Resultados dos jogos de hoje no Nacional de sub-14 :

Vasco Mensurado - José Tinoco 6/2 ; 6/2
Frederico Silva - Danyal Sualehe 6/1 ; 6/0
André Silva- Gonçalo Loureiro 6/2 ; 6/0
Ricardo Jorge - Diogo Rocha 6/3 ; 6/2
Nas meninas:
Patricia Martins - Mariana Clemente 6/0 ; 6/2
Joana Valle Costa - Maria Palhoto 3/6 ; 3/6
Rita Correia - Sofia Araujo 0/6 ; 2/6
Barbara Alonso - Beatriz Coelho 0/6 ; 1/6

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão Elias obteve a sua melhor vitória dos últimos meses, hoje, ao derrotar o australiano Lindahl, 4º CS, pelos parciais de 3/6,6/2 e 6/4.
São, para já, 15 pontos, que levarão Gastão a um enorme salto na classificação mundial.
Parece estar a dar frutos a programação de emergência feita para o jovem luso, pelo que, a partir de agora, vamos poder, por certo, observar um Gastão Elias bem mais perto dos lugares ATP que são condizentes com a qualidade que tinha demonstrado anteriormente.
Parabéns miúdo e vê lá se trazes o caneco.

ITF $ 10.000 Casablanca WTA

Magali De Lattre continua imparavél e já vai na sua 8ª vitória consecutiva e a 11ª em 12 jogos.
Vitória por 3/6,6/1 e 6/3 e acesso à meia final, onde defrontará afrancesa Alize Lim, que eliminou Catarina Ferreira logo na 1ª ronda.

ITF $ 50.000 Contrexeville WTA

Neuza Silva soma e segue.
Na 2ª ronda do torneio francês, bateu Feuerstein por claros 6/2 e 6/1 e marcou encontro amanhã, nos quartos de final com a nossa conhecida Foretz, que eliminou Michelle em Wimbledon, e que é neste torneio a 1ª CS.
Em pares, Neuza perdeu nos quartos de final por duplo 4/6.

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

Frederico Gil (105.º ATP) e Rui Machado (220.º) são os jogadores eleitos pelo ‘capitão’ Pedro Cordeiro para os dois primeiros confrontos de singulares da eliminatória que opõe Portugal ao Chipre, referente ao Grupo II da Zona Europa / África – Taça Davis 2008. O sorteio oficial, esta manhã no Castelo de São João da Foz, ditou que Frederico Gil jogará frente a George Kallis (sem ranking ATP), no primeiro singular, amanhã, a partir das 12h00. Rui Machado enfrentará, de seguida, o número um cipriota, Photos Kallias (623.º ATP). Para o confronto de pares, a ter lugar no sábado, Pedro Cordeiro escalou Frederico Gil e Leonardo Tavares, que terão de medir forças com a dupla formada por Photos Kallias e Demetrios Leontis.
A eliminatória começa amanhã, sexta-feira, no Lawn Tennis Club da Foz (Porto), e prolonga-se até domingo.
“No papel, o favoritismo está do nosso lado. No entanto, temos de provar dentro do campo que somos superiores”, referiu o Seleccionador Nacional, Pedro Cordeiro, esta manhã, na conferência de imprensa, justificando ainda as suas opções para os duelos com os cipriotas: “O Frederico Gil e o Rui Machado são aqueles que estão em melhor momento de forma. Quanto ao par, o Gil e o Leonardo formam a nossa melhor dupla”.
Frederico Gil: “Temos capacidade para ganhar a eliminatória”
Com a responsabilidade de ser o primeiro português a entrar em court nesta eliminatória com o Chipre, Frederico Gil mostra-se confiante no triunfo, não menosprezando, no entanto, o valor do seu adversário, George Kallis, jogador de 20 anos. “Espero ganhar. Vou jogar o melhor que conseguir para dar o primeiro ponto a Portugal no meu singular.
Sei que vai ser o seu primeiro jogo na Taça Davis, mas certamente estará num bom momento de forma, pois foi escolhido pelo seu seleccionador em detrimento do experiente Leontis [detém 63 presenças na Taça Davis, com um saldo positivo de 44 vitórias] ”, declarou o campeão nacional.
Perspectivando o desfecho da eliminatória, Gil acredita que Portugal está em boa posição para vencer o Chipre, mas prefere pensar num encontro de cada vez, recusando também a ideia de projectar já um eventual duelo com Ucrânia ou Irlanda no play-off de aceso ao Grupo I, em caso de vitória sobre o Chipre. “Vamos jogar jogo a jogo, dia a dia. Temos capacidade para ganhar a eliminatória e, se o conseguirmos logo a seguir ao par, melhor ainda. Não vale a pena pensar já no próximo adversário [Ucrânia ou Irlanda]. Se vencermos esta eliminatória, óptimo, e aí pensaremos no adversário”, disse.
Rui Machado: “Se jogarmos ao nosso melhor nível, as coisas vão correr bem”
Depois de Frederico Gil cumprir o primeiro singular, será a vez de Rui Machado defender as cores da Selecção Nacional. Pela frente terá o número um cipriota, Photos Kallias (único jogador da equipa do Chipre com cotação no ranking ATP). “Tenho o visto treinar aqui no Clube [Lawn Tennis Club da Foz] e vi-o também em Bari (Itália) num torneio [Future de 10 mil dólares] que ganhei. É um jogador que vai querer assumir a liderança da equipa. Com a ausência do Baghdatis, vai ter a responsabilidade de vencer os seus jogos”, antecipou o número dois português. Mesmo sabendo que Kallias não ganhou nenhum dos dois singulares diante dos eslovenos, na anterior eliminatória, Machado não espera facilidades, regendo-se pela máxima de que “cada jogo tem uma história”.
Com três dos quatro seleccionados do Chipre a jogarem apenas internamente, o desconhecimento sobre os adversários é uma realidade. Algo que não assusta Rui Machado: “Se não os conhecemos, é porque eles não estão presentes nas provas internacionais e não estarão tão rodados quanto isso. Se jogarmos ao nosso melhor nível, as coisas vão correr bem”.
Do lado do Chipre, o ‘capitão’ Yiannos Hadjigeorghiou ‘entrega’ o favoritismo a Portugal, mas fala em ‘optimismo’. “Portugal é favorito porque tem melhores jogadores e, claro, tem mais hipóteses de ganhar. Não sei o que se vai passar, mas estamos optimistas”, afirmou, destacando, de seguida, o nível de Frederico Gil: “Conheço o número um português. Vi-o jogar em Roland Garros, onde esteve muito bem”.
Portugal e Chipre apresentam-se, amanhã (sexta-feira), às 11h30, no Lawn Tennis Club da Foz, para a cerimónia oficial de apresentação das equipas. Às 12h00, Frederico Gil enfrenta George Kallis. A Selecção Nacional é formada por Frederico Gil, Rui Machado, Leonardo Tavares e João Sousa.

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

No Apple Bowl, torneio da categoria 3 do circuito Tennis Europe – Sub 16, que decorre em Avilés (Espanha), a Rita Vilaça vai hoje jogar as meias-finais desta prova contra Pilar Dominguez, depois de ter feito um percurso notável:
1ª ronda:Rita Vilaça – Laura Rodriguez (Esp), 6/0 e 6/0;
1/8 final:Nerea Piquer (137 rank TE) por 1/6 - 6/2 - 6/2;
1/4 final: Laura Antonana (841 rank TE) por 6/2 - 6/3
Pilar Dominguez foi a vencedora do Circuito e do Masters Nike junior Tour 2007, vice-campeã de Espanha 2007, porque na final lesionou-se e perdeu o titulo para Garbine Muguruza. É a grande favorita desta meia-final porque neste torneio tem ganho facilmente todos os seus encontros.
Esta jogadora está na federação da Andaluzia, onde recebe cerca de 2000 euros por mês, para pagar todas as despesas que tem por ter optado apostar numa carreira de jogadora de ténis. Vive para jogar ténis. Tem um tutor para fazer os estudos por módulos, podendo fazer exames sempre que o solicitar. Tem um programa de treino com calendário personalizado, treinador para a acompanhar nos torneios escolhidos, fisioterapeuta e nutricionista.
E recebe ainda, como incentivo, prémios monetários pelos resultados e objectivos atingidos.Rita Vilaça e Pilar Dominguez são da mesma idade (15 anos) e desde o ano passado são duas adversárias respeitáveis e "temidas" no calendário de provas de Espanha.
Todavia, por seu lado, a Rita não recebe qualquer soma de dinheiro para as suas despesas e treina todos os dias se não chover. A Ângela Cardoso é a sua nutricionista, que pro-bono e com grande dedicação consegue que a Rita tenha uma dieta e um equilíbrio alimentar que a mantém sempre em grande forma. A Rita é muito disciplinada e consegue cumprir um plano de trabalho físico muitas vezes sem ser acompanhada.
É boa aluna mas da escola não tem qualquer colaboração, porque este ano se faltasse mais um dia chumbava por faltas.Um grande exemplo. Mas, infelizmente um exemplo sem meios e que vai ter que enfrentar uma adversária equivalente, mas com os meios e um suporte que a Rita nem sonha ser possível.
Não nos iludamos, esta é a realidade do ténis em Portugal, que só dá mais valor aos jogadores e treinadores nacionais que conseguem resultados de excepção, que nos fazem sonhar com um ténis português de top quando eles puderem ter os mesmos meios e o suporte que têm os seus adversários.
In: ATP

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Pelos parciais de 6/4, 3/6 e 2/6, Michelle Larcher de Brito foi eliminada na 2ª ronda deste Tier II, pela nº5 WTA, Serena Williams.
Apesar da derrota, foi mais um passo, importantissímo, na caminhada da Michelle para o profissionalismo, e será sempre em torneios desta dimensão que a nossa menina poderá evoluir.
Parabéns Michelle.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

No 2º set, a norte-americana acordou e venceu por 6/3, com o último jogo no serviço de Michelle em branco.
Na está perdido e , independentemente do resultado final, Michelle está a mostrar hoje porque é a nossa maior esperança no futuro no que ao ténis feminino diz respeito.
Vamos lá Michelle.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Michelle continua a escrever a história do ténis português.
Frente à nº5 mundial e recente finalista de Wimbledon, Serena Williams, Michelle acaba de vencer o 1º set por 6/4, num jogo atípico.
Michelle fez 2-0, Serena, como é hábito, recuperou para 4-2 e depois a nossa menina fez 4 jogos seguidos para fechar no jogo da americana.
E o jogo de MIchelle está a ser muito variado e bonito e fica-nos na retina um passing shot que fez a Serena Williams.

Michelle no O Record

Não há meio termo: Michelle Brito explicou que o duelo com Serena Williams, número 5 do ranking mundial, a deixa “muito entusiasmada”. E resume desta forma o que ficou para trás: “Em termos físicos, o confronto com Dulko foi muito exigente e sinto-me bastante fatigada depois de quatro jogos em outros tantos dias.”
Antes de entrar em campo para se bater com a norte-americana, Michelle revelou boa disposição e enorme vontade de obter bom resultado: “Vou fazer tudo para estar pronta em relação ao próximo encontro e espero que a atmosfera nocturna, associada ao aumento dos níveis de adrenalina, me aumentem a motivação. Espero continuar a movimentar-me no court como até aqui, pois isso será fundamental para uma actuação segura. Veremos como vai correr...”
Até chegar ao confronto com Serena Williams (jogado nesta madrugada, de acordo com a hora portuguesa, em Stanford, na Califórnia), Michelle derrotou de forma categórica, antes do quadro principal, a polaca Marta Domachowska (n.º 57) por 6-0 e 6-1, a sul-africana Nathalie Grandin (7-5 e 6-2) e a britânica Georgie Stoop (6-4 e 6-0). Na 1.ª ronda, novo sucesso histórico, ante a argentina Gisela Dulko (n.º 34 do ranking).
Norberto Santos : http://www.record.pt/

Campeonato Nacional de sub-14

Com a realização da 2ª jornada masculina e da primeira feminina, continua no CT Porto o nacional de sub-14, até ver sem surpresas de maior em ambos os quadros.
Em masculinos, temos, no entanto, nos quartos de final, quatro jogos que bem podiam ser jogos de acesso á final. A saber:
Vasco Mensurado - José Tinoco
Frederico Silva - Danyal Sualehe
André Silva- Gonçalo Loureiro
Ricardo Jorge - Diogo Rocha
Nas meninas, os jogos dos quartos de final serão os seguintes:
Patricia Martins - Mariana Clemente
Joana Valle Costa - Maria Palhoto
Rita Correia - Sofia Araujo
Barbara Alonso - Beatriz Coelho

16 de julho de 2008

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

Barbara Ferreira perdeu na 2ª ronda por duplo 1/6, enquanto Inês Xavier também perdeu, pelos parciais de 3/6 e 4/6.
No entanto o resultado do dia vai para Rita Vilaça, que venceu a 2ª CS, pelos parciais de 1/6, 6/2 e 6/2.
Nos rapazes Vasco Valverde perdeu por 6/3, 1/6 e 1/6 e Tomás Mendes por 4/6 e 0/6, frente ao 4º CS.

Air Berlin Junior Open 2008, ITF G4

Nem Manuel Marcelo, que perdeu por 6/4, 6/7 e 3/6, nem Francisco Franco Dias, que perdeu por 2/6 e 2/6 lograram ultrapassar a 2ª ronda deste torneio berlinense a contar para o ranking mundial de juniores.
Nas meninas, Barbara Luz já está na 3ª ronda, já que a sua adversária de hoje não compareceu e defronta agora a 3ª CS, a bielorussa Alena Gerasimova.
Ana Claro foi incapaz de ultrapassar a 14ª CS, perdendo por 5/7 e 0/6.

14th Junior Open der Stadt Wels 2008, ITF G1

Sortes diferentes para os dois lusos na Austria, na 1ª ronda deste G1.
Miguel Almeida, a atravessar um excelente momento, continua a vencer e bateu o belga Reuter, 10º CS, por 6/4 e 6/3.
O seu próximo adversário será o francês Gianni Mina.
Já Martim Trueva não conseguiu evitar a derrota, pelos parciais de 3/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Casablanca WTA

Continua na senda de bons resultados Magali De Lattre.
Hoje conseguiu o apuramento para os quartos de final do torneio marroquino, ao vencer Lalami por 6/2 e 7/6.
No acesso à meia final vai defrontar outra marroquina Habiba Ifrakh, uma tenista já com 30 anos e que está aqui a fazer o seu 2º torneio do ano.
Em pares, Magali também venceu, por 6/4 e 7/5 e vai defrontar, com a sua parceira suiça, as italianas Davato e Sabino, a dupla nº1 da competição.

ITF $ 10.000 Badajoz WTA

Demi Rodrigues foi eliminada na 1ª ronda do torneio espanhol, ao perder por duplo 4/6 frente a Parrizas-Diaz de Espanha.

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão terá descoberto , de novo, a receita para as vitórias e depois de uma qualificação exemplar, derrotou ontem o seu adversário da 1ª ronda do QP pelos parciais de 6/3 e 7/5.
Na 2ª ronda encontra o 4º CS, o australiano Nick Lindahl.

Air Berlin Junior Open 2008, ITF G4

Na 1ª ronda deste G4 júnior, em masculinos, Francisco Franco Dias ganhou 7/6 e 6/0 e ganhou o direito de defrontar o 3º CS do torneio, o bem conhecido russo Ashot Khacharyan.
Manuel Marcelo, isento da 1ª ronda, vai defrontar na 2ª ronda o alemão Marvin Tawasi.
Em pares a dupla lusa perdeu logo na 1ª ronda, por 3/6 e 6/7.
Nas meninas, Ana Claro venceu por 6/3 e 6/4, uma tenista situada bem acima do seu ranking e vai agora discutir a 2ª ronda frente a Contanze Lotz, uma germânica que é aqui a 14ª CS.
Barbara Luz, isenta na 1ª ronda, já conhece a sua adversária: Nadja Barz, uma germânica convidada da organização.
Em pares, as meninas venceram na 1ª ronda por 7/5, 6/7 e 6/3 e defrontam a dupla nº8 do torneio na 2ª ronda.

ITF $ 10.000 Casablanca WTA

Magali De Lattre anda transfigurada e deu um duplo 6/1 à sua adversária na 1ª ronda do torneio marrquino, onde é 4ª CS.
Na 2ª ronda cabe-lhe defrontar Nadia Lalami, uma marroquina que pretende reentrar no ranking.
Ou muito nos enganamos ou escolheu mal o torneio....
Já Catrina Ferreira não justificou o seu estatuto de 2ª CS e perdeu pelos parciais de 3/6 e 1/6.

ITF $ 50.000 Contrexeville WTA

Neuza Silva continua na sua senda vitoriosa e bateu na 1ª ronda deste torneio francês uma jogadora polaca por 6/3 e 7/5.
Na 2ª ronda um osso mais duro de roer, a francesa Claire Feuerstein.

Rankings

No ranking feminino, o destaque para a subida de Magali De Lattre, fruto da vitória que alcançou na Siria.
212º. (209) Neuza Silva, 136
226º. (224) Michelle Larcher de Brito, 127
282º. (255) Frederica Piedade, 91
476º. (472) Catarina Ferreia, 36
612º. (682) Magali de Lattre, 22
767.º (757) Ana Catarina Nogueira, 12
888.º (888) Maria João Koehler, 7
1010.º (999) Demi-Manuela Barão Rodrigues, 4
Nos rapazes, dois destaques, a entrada de Miguel Almeida e a subida de Pedro Sousa
105.(102) Frederico Gil, 451
220.(217) Rui Machado, 178
575.(556) Leonardo Tavares, 39
599.(592)João Sousa, 37
628.(619) Gastão Elias, 33
908.(1122) Pedro Sousa, 6
1116.(1108) Frederico Marques, 3
1602.(1602) Miguel Almeida, 1
1850.(1835) José Ricardo Nunes, 1

15 de julho de 2008

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

A portuguesa Michelle Brito continua a brilhar no torneio de Stanford, nos Estados Unidos, apurando-se para a 2.ª ronda da prova após vencer a argentina Gisela Dulko, actual 34.ª do ranking mundial, por 7-5 e 7-6(1), num embate que durou 1 hora e 46 minutos.
Depois de ultrapassar a fase de qualificação, a jovem de 15 anos deu excelente conta de si na estreia no quadro principal da prova norte-americana. Agora segue-se uma tarefa mais complicada, pois a senhora que se segue é "só" uma senhora chamada Serena Williams - 1.ª cabeça-de-série (é a 5.ª do ranking) e recente finalista em Wimbledon.
Apesar dos problemas que Dulko colocou a Michelle, esta fechou o primeiro parcial com um 7-5 após fazer um "break" à argentina, num confronto que se prolongou por 47 minutos.
Depois, no segundo "set", a portuguesa começou mal, sofreu um "break" e esteve a perder 1-4, mas reagiu muito bem e chegou à vitória no "tie-break" com um esclarecedor 7-1.
Com este triunfo, Michelle Larcher de Brito - que ocupa actualmente a 226.ª posição do ranking - está prestes a tornar-se a melhor tenista portuguesa na lista WTA, ultrapassando a campeã nacional Neuza Silva (212.ª do Mundo) e entrando mesmo no Top-200.

Campeonato da Europa de sub-18 - Individual

Demi Rodrigues e Cátia Rodrigues, na prova feminina, Manuel Marcelo e Martim Trueva, em masculinos, vão representar Portugal no Campeonato da Europa Individual de Sub 18. Miguel Sousa e Jorge Gonçalves irão capitanear raparigas e rapazes, respectivamente. A competição terá lugar em Bad Hofgastein, na Áustria, entre 21 e 27 de Julho.
In: FPT

Campeonato da Europa de sub-16 - Individual

Maria João Koehler e Bárbara Luz, na prova feminina, Miguel Almeida e Francisco Dias, em masculinos, vão representar Portugal no Campeonato da Europa Individual de Sub 16. Gonçalo Portas será o ‘capitão’ das representantes femininas e André Lopes comandará os rapazes. A competição decorrerá em Moscovo, na Rússia, entre 21 e 27 de Julho.
In: FPT

Campeonato da Europa de sub-14 - Individual

Patrícia Martins e Sofia Araújo, na prova feminina, Vasco Mensurado e Frederico Silva, em masculinos, vão representar Portugal no Campeonato da Europa Individual de Sub 14. As meninas serão acompanhadas por Pedro Bivar, enquanto Pedro Felner capitaneará os rapazes. A competição terá lugar em Pilzen, na República Checa, entre 21 e 27 de Julho.
In: FPT

European Summer Cup 2008 - Sub-18

Já são conhecidas as convocatórias das Selecções Nacionais de Sub 18 que vão participar nas respectivas fases de qualificação para as European Summer Cups (Campeonatos da Europa por Equipas), de 30 de Julho a 1 de Agosto.
Selecção Feminina de Sub 18
Demi Rodrigues
Charlotte Pires
Cátia Rodrigues
Suplente: Marina Gallo
Capitão Miguel Sousa
Reina / Soisbault Cup
Qualificação: 30 de Julho a 01 de Agosto
Zona D – Lleida (Espanha): Portugal, França, Rússia, Espanha, Suécia
Fase Final: Granville (França), de 04 a 06 de Agosto
Selecção Masculina de Sub 18
Martim Trueva
Manuel Marcelo
Pedro Palha
Capitão: Jorge Gonçalves
Valerio / Galea Cup
Qualificação: 30 de Julho a 01 de Agosto
Zona B – La Rochelle (França): Portugal, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha e Suécia
Fase Final: Verona (Itália), de 04 a 06 de Agosto
In: FPT

European Summer Cup 2008 - Sub-16

Já são conhecidas as convocatórias das Selecções Nacionais de Sub 16 que vão participar nas respectivas fases de qualificação para as European Summer Cups (Campeonatos da Europa por Equipas), de 30 de Julho a 1 de Agosto.
Selecção Feminina de Sub 16
Maria João Koehler
Patrícia Martins
Bárbara Luz
Suplente: Ana Claro
Capitão: Gonçalo Portas
Helvetie Cup
Qualificação: 30 de Julho a 01 de Agosto
Zona B – Livorno (Itália): Portugal, Bósnia & Herzegovina, Alemanha, Hungria, Itália, Sérvia, Eslovénia e Suíça
Fase Final: Leysin (Suíça), de 04 a 06 de Agosto
Selecção Masculina de Sub 16
Miguel Almeida
Francisco Dias
Pedro Lopes
Suplente: Francisco Ramos
Capitão André Lopes
Borotra Cup
Qualificação: 30 de Julho a 01 de Agosto
Zona C – Torrelavega (Espanha): Portugal, Bielorrússia, Chipre, Grã-Bretanha, Espanha, Suécia, Turquia e Ucrânia
Fase Final: Le Touquet (França), de 04 a 06 de Agosto
In: FPT

14 de julho de 2008

14th Junior Open der Stadt Wels 2008, ITF G1

Dois grandes jogos em perspectiva para os lusos presentes neste G1 austríaco.
Miguel Almeida vai defrontar o 10º CS, o belga Yannick Reuter e Martim Trueva defronta uma das grandes esperanças do ténis juvenil de Itália, o 9º CS, Lorenzo Papasidero.
O italiano é o actual nº 76 ITF e o belga o 77º.

Air Berlin Junior Open 2008, ITF G4

Manuel Marcelo é o 15º CS do quadro principal e ficou isento da 1ª ronda.
Francisco Dias defronta o germânico Rafael Berghaus.
Nas meninas, Barbara Luz é 13ª CS e está isenta na 1ª ronda, enquanto Ana Claro vai defrontar Greta Vainberger da Letónia.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Gisela Dulko é a adversária de Michelle Larcher de Brito na 1ª ronda do QP de Stanford.
A argentina que é treinada pelo seu irmão Alejandro é a actual nº 34 do ranking WTA e o seu melhor este ano, ao nível dos resultados, foi a vitória no Tier IV de Fes, em Marrocos.
Em Roland Garros perdeu na 2ª ronda para Cornet e em Wimbledon na 3ª para Demetieva.
Na eventualidade, bem possível, de Michelle vencer, vai jogar frente a Serena Williams naquele que bem poderá ser o jogo do ano para a jovem portuguesa.

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

Resultados da 1ª ronda dos lusos em Avilés, ESpanha, neste ETA sub-16.
Francisca Matos perdeu 0/6 e 0/6, Rita Vilaça ganhou 6/0 e 6/0, Bernardo Saraiva perdeu 2/6 e 4/6, Vasco Valverde ganhou 5/7, 6/1 e 6/4 e o Tomás Mendes ganhou 6/2 e 6/4.
Recorde-se que Inês Xavier e Barbara Ferreira tiveram bye na 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Marrocos WTA

Catarina Ferreira é a 2ª CS deste torneio e defronta na 1ª ronda a francesa Alie Lim, vinda da qualificação.
Vina igualmente da qualificação a adversária da 4ª CS, Magali De Lattre, mas de novo bem mais complicado, a russa Anastasia Schilnskaya.
Em pares, Magali joga com suiça Theiler e defrontam uma dupla indiana, enquanto a Catarina faz parceria com a espanhola Cabrera-Handt e defrontam uma dupla local convidada.

ITF $ 50.000 Contrexeville WTA

Chama-se Magdalena Kiszczynska e é a adversária de Neuza Silva, 7ª CS, neste torneio francês.
Vamos esperar que a lusa mantena o nível exibicional que a levou a vencer o torneio inglês da passada semana.
Em pares faz dupla com a argentina Lepore e jogam nos quartos de final, como 4ª dupla, com uma dupla sueca-argentina.

ITF $ 10.000 Badajoz WTA

Demi Rodrigues é a única representante lusa no QP deste torneio fronteiriço e defronta na 1ª ronda a espanhola Parrizas-Diaz.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Sem mácula a qualificação de Michelle para o quadro principal de um Tier II, na 1ª vez que tal lhe acontece por mérito próprio num torneio desta envergadura.
Como ainda ontem falámos aqui, Michelle começou mal frente áquela que seria, supostamente, a sua adversária mais fácil das três que enfrentou.
A perder por 2/4, acordou e venceu dez jogos consecutivos para fechar facilmente a qualificação pelos parciais de 6/4 e 6/0.
Agora resta-lhe esperar pelo sorteio das qualificadas, indo jogar frente a uma destas quatro bem conhecidas tenistas: Dulko, Peer, Rodionova ou Mirza.
Cá por mim, venha a Peer, com quem tem umas certas contas a ajustar.
C'mon Michelle !!!

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Michelle Larcher de Brito acaba de vencer o seu contr da 2ª ronda de qualificação, batendo a sul africana Grandin por 7/5 e 6/2, em pouco mais de 80 minutos.
Na ronda final, Michelle vai discutir o apuramento amanhã com a britânica Georgie Stoop, uma WC da organização e que ocupa actualmente a 363ª posição no ranking WTA.
Parece-nos o mais acessível dos três jogos mas daí alguma preocupação, pois a Michelle costuma ter mais dificuldade com tenistas bem abaixo do seu nível.
No entanto, pelo menos pelos parciais alcançados até ao momento, parece-nos que o nível de confiança de Michelle está no auge, pelo que será bem provavel de ver a nossa menina no QP deste Tier II, desta vez sem recurso a WC e podendo defrontar logo na ronda inaugural nomes como Peer ( com quem tem umas contas a ajustar ) ou Gisela Dulko.
Parabéns Michelle e boa sorte para amanhã.

Challenger de Moncton, Canada, $ 35.000 ATP

Gastão Elias venceu a última ronda de qualificação pelos parciais de 2/6, 6/2 e 7/5.
Na 1ª ronda do QP vai defrontar o local Milan Pokrajac, actual 459 ATP e que vem de uns quartos de final em Granby, onde só perdeu para Niemeyer.
Boa sorte para o miúdo.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Natalie Grandin da Africa do Sul é a adversária de Michelle Larcher de Brito na 2ª ronda de qualificação do Tier II de Stanford, na California.
Grandin é a actual nº 270 WTA e parece-nos bem acessível a uma Michelle que conseguiu ontem uma vitória quase histórica.
Vamos lá Michelle.

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

Uma importante legião de tugas neste torneio espanhol de sub-16, Cat. 3, a contar para o ranking europeu.
Em masculinos, Bernardo Saraiva defronta na 1ª ronda o espanhol Josep Font, Vasco Valverde joga frente a Albert Codina e Tomás Mendes joga contra Luis Fernandez Cid.
Em femininos, na 1ª ronda, Barbara Ferreira e Inês Xavier tem um bye enquanto Rita Vilaça defronta Laura Rodriguez e Francisca Matos joga frente a Loreto Alonso.

13 de julho de 2008

ITF $ 10.000 Badajoz WTA

Nem Maria João Koehler nem Cátia Rodrigues lograram chegar à ronda final de qualificação deste torneio em Badajoz.
Maria João perdeu por 3/6 e 6/7 e Cátia Rodrigues perdeu por duplo 3/6.

ITF $ 25.000 Felixstowe WTA

Neuza Silva deixou cartaz em Felixstowe, onde venceu o torneio de $ 25000 sem ceder um único set, batendo na final a britânica Sarah Borwell por 6/3 e 6/2.
Com este resultado Neuza vai reentrar no Top 200 e consegue assim defender com sucesso um dos bons resultados de 2007. Seguem-se mais dois torneios onde terá bastantes pontos a defender, começando pela Corunha, onde defenderá o título do ano passado e depois o de Coimbra , onde foi finalista em 2007.
Este resultado vai trazer à melhor portuguesa da actualidade o alento necessário para encarar este Verão Quente da melhor forma.
Parabéns Neuza.

Future Slam Tour 2008

Miguel Almeida renovou, esta tarde, o título de campeão da etapa de Wimbledon do Future Slam Tour, ao vencer o húngaro Mate Zsiga por 7/6 e 6/2.
Para além dos 3000 euros de prémio, o jovem luso continua assim a granjear em terras espanholas um prestigio enorme, se calhar bem mais publicitado do que em Portugal.

ITF $ 25.000 Valladolid WTA

Frederica Piedade perdeu esta tarde, na final do torneio de Valladolid, contra a espanhola Cabeza Candela pelos parciais de 4/6 e 6/7.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Em 55 minutos Michelle Larcher de Brito deu uma valente tareia na polaca Marta, nº 57 mundial, por 6/0 e 6/1, na 1ª ronda de qualificação do Tier II de Stanford.
Sem mais comentários.

Tier II $ 600.000, Stanford WTA

Michelle Larcher de Brito está a dar uma valente sova na nº57 mundial, tendo em apenas 24 minutos conseguido o impensavel, derrotar a polaca Domachowska por 6/0.
Vamos ver se a facilidade do 1º set se confirma no 2º e Michelle passa para a 2ª ronda de qualificação sem se cansar muito.