Pesquisar neste blogue

12 de fevereiro de 2010

Tennis Europe Winter Cup

O sorteio da fase de qualificação para a Tennis Europe Winter Cup de sub-16 masculinos, que se disputa este fim-de-semana em Udine, Itália, colocou a selecção da Croácia no caminho de Portugal.
A equipa portuguesa, segunda cabeça-de-série, vai enfrentar a selecção que tem como principal figura Miocic Franko, 44.º no “ranking” do escalão da Tennis Europe.
Para a qualificação em Udine, o seleccionador nacional, Vítor Ferreira, convocou Frederico Silva,  quinto na hierarquia mundial do escalão e mais bem cotado português, Gonçalo Loureiro e Vasco Mensurado.
O objectivo da selecção é garantir um lugar na fase final, de 19 a 21 de Fevereiro, em Rochin, França, onde já estão garantidas as selecções da França, campeã em título, e da República Checa.
O seleccionador está confiante e afirma que “ a equipa está motivada e com bom espírito de grupo”.
Portugal entra no “court” para enfrentar a Croácia nesta sexta-feira, por volta das 14 horas em Lisboa. Caso vença a selecção dos Balcãs, a formação lusa vai encontrar uma representação do Sul da Europa: Espanha ou Itália. 
In:FPT

ITF Junior Casablanca San Angel, Mexico

Os portugueses Henrique Costa e Diogo Rocha foram afastados nas meias-finais de pares do ITF Junior Casablanca Del Angel, no México.
A dupla lusa não se conseguiu impôr aos norte-americanos Richmond e Strobel, que venceram com um duplo 6-4.

In: FPT

11 de fevereiro de 2010

Torneio Juvenil Wilson, Nível A, Sub-12

Decorre a partir de sábado, nos courts do Clube de Ténis de Vila Real de Santo António, o 1º torneio de nível A em sub-12 de 2010.
No quadro masculino, o 1º CS será João Carvalho do CT CAD, tendo do outro lado do quadro António Dória do Ace-Team. No quadro feminino, a mais cotada será a setubalense Marta Oliveira, secundada por Laura Pereira do CT Coimbra.
Os jogos da qualificação começarão no próximo sábado, logo pelas 10.00 horas da manhã.

Open S.Miguel, Sub-14, Nível A

Decorre a partir de Domingo, nos Açores, o torneio A de sub-14 organizado pelo C.T. S. Miguel.
No quadro feminino, presença de 8 tenistas, sendo Sofia Mendes, do Ace-Team a 1ª CS da competição.
Na variante masculina, Ricardo Gomes, do CT Paços Brandão é o mais cotado em prova, secundado pelo tenista da casa e uma das grandes esperanças do ténis açoriano, Manuel Riley.
Os jogos inaugurais estão previstos para as 14.00 horas.

Ladies Open, Vale do Lobo, ITF $10.000 Feminino

Maria João Koehler está nos quartos-de-final do ITF Futures Vale do Lobo, ao ultrapassar as duas primeiras rondas do torneio algarvio nesta quinta-feira.
Devido à chuva que se fez sentir no Algarve na quarta-feira, que impediu a realização dos encontros programados, Maria João Koehler, 507.ª  WTA, foi obrigada a jogar dois encontros.
No primeiro, diante da brasileira Fernanda Faria (750.ª), que foi contemplada com um “wild card", Maria João Koehler venceu o encontro, com um duplo 6-1.

A campeã nacional absoluta e de juniores em 2009 considerou o encontro fácil: “Na primeira ronda, estive segura e era uma adversária mais acessível, mas foi bom, como, digamos, um aquecimento”, disse Koehler, defendendo que estava “mentalizada para a necessidade de jogar dois encontros”.
No segundo encontro desta quinta-feira, a portuense enfrentou a ucraniana Maryna Zanevska (637.ª WTA), da academia de ténis da belga Justine Henin, e fechou o confronto com um novo triunfo, pelos parciais de 6-4 e 6-3.
Nos quartos-de-final, Maria João Koehler vai defrontar a holandesa Lesley Kerkhove, 812.ª classificada no escalonamento mundial, que jogou a fase de qualificação.
Bárbara Luz não partilhou a mesma sorte da compatriota. A campeã nacional de sub-16 cedeu perante a italiana Evelyn Mayr (378.ª), a quinta pré-designada, que se superiorizou pelos parciais de 6-0 3 6-1, num encontro que durou 54 minutos. 
In: FPT

SDF Portugal patrocina PNDT

Em pleno torneio da Fed Cup by BNP Paribas no Jamor, a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e o Grupo SDF Portugal celebraram um protocolo para 2010 que torna aquela empresa de serviços de distribuição frigorífica a patro cinadora oficial do PNDT – Programa Nacional de Detecção de Talentos.
O aperto de mãos entre Luís Silva da SDF e José Maria Calheiros, presidente da FPT, foi dado no "lounge" de convidados da nave coberta do Centro Nacional Desportivo do Jamor, perante as objectivas e microfones dos jornalistas presentes no torneio feminino.
Durante o ano de 2010, o programa da FPT que permite a detecção de novos valores na modalidade vai estar directamente ligado à SDF, que financia estas acções em troca de visibilidade e divulgação da marca.
Para a SDF, a presença no desporto é uma opção natural, uma vez que o braço francês do grupo é patrocinador da equipa de râguebi daquele país, explicou o administrador da SDF Portugal, Luís Silva.
Para o presidente da FPT, José Maria Calheiros, a parceria com a SDF assume uma importância fulcral para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.
“Com esta parceria, é possível aprofundar o PNDT, divulgar o ténis, para, quem sabe, encontrar futuros campeões”, afirmou o responsável federativo durante a assinatura do protocolo.

10 de fevereiro de 2010

Brasil Open 2010 World Tour ATP

Rui Machado foi eliminado do Open do Brasil, após excelente réplica frente ao consagrado Igor Andreev.
Pelos parciais de 3/6, 7/5 e 4/6, Rui Machado não resistiu à superior experiência do tenista russo, deixando, no entanto, uma mão cheia de bons resultados nesta sua passagem pelo torneio baiano.
Neste momento, Frederico Gil defronta o uruguaio Pablo Cuevas, com o resultado de 5/7 e 2/1.

NR: Gil perdeu 5/7, 6/4 e 6/7

9 de fevereiro de 2010

Brasil Open 2010 World Tour ATP

Frederico Gil e Rui Machado qualificaram-se nesta terça-feira para a segunda ronda do torneio Costa do Sauípe, competição brasileira da categoria 250 que integra o calendário do ATP World Tour.
Gil (88.º ATP) necessitou de uma hora e 50 minutos para afastar o espanhol Pablo Andujar (163.º), com os parciais de 7-6(9) e 6-2, enquanto Machado (124.º) impôs-se com 6-3 e 7-6(3) a um jogador do "top" 100, o brasileiro Marco Daniel (89.º).
No ano passado, Rui Machado também eliminou um "top" 100 em Costa de Sauípe, na primeira ronda: Ivan Navarro (na altura 75.º).
Frederico Gil espera a conclusão do encontro entre o "qualifier" Filippo Volandri (venceu Leonardo Tavares no "qualifying") e o uruguaio Pablo Cuevas.
Rui Machado, proveniente da fase de qualificação, tal como no ano passado, terá pela frente outro obstáculo difícil. Trata-se do russo Igor Andreev, que ocupa presentemente a 41.ª posição na hierarquia mundial e que já foi 18.º em Novembro de 2008. ´
Se vencerem os adversários, os portugueses defrontam-se na terceira ronda. 
In:FPT

Brasil Open 2010 World Tour ATP

Frederico Gil vai fazer a sua estreia na temporada de terra batida defrontando o espanhol Pablo Andujar na primeira ronda do torneio da Costa do Sauípe, no Brasil.
Gil, de 24 anos, reencontra assim o mesmo adversário que defrontou o ano passado nesta competição na ronda inaugural e a quem ganhou por 3-6, 6-4 e 6-3. Andujar tem 24 anos e figura no 163.º lugar da lista ATP e em março de 2009 obteve o seu melhor ranking no 81.º posto. Gil precisa de ganhar este encontro para se manter na corrida para segurar uma posição no top 100. Uma derrota na abertura significa que na próxima segunda-feira já não figurará nesse lote.
Rui Machado teve um sorteio mais difícil, indo medir forças com o experiente brasileiro Marcos Daniel, um jogador de 31 anos, 89.º mundial e que em setembro do ano passado chegou a 56.º do Mundo.
In: record

ITF Junior Casablanca San Angel, Mexico

Diogo Rocha triunfou sobre o mexicano Juan Carlos de Pedro e inscreveu o nome na segunda ronda do quadro principal do ITF Junior Casablanca San Angel, torneio de sub-18 a decorrer no México.
O português venceu a primeira partida por 7-6, com 7-5 no "tie-break", e na segunda impôs-se com o parcial de 7-5.
Na segunda ronda, Diogo Rocha, proveniente do "qualifying", vai jogar com o primeiro pré-designado, o mexicano Alexis Carlos, que recebeu "wild card".
O outro tenista luso presente no torneio de nível 4 não foi feliz. Henrique Costa baqueou frente a Sebastian Nava (México), por 6-4 e 7-5.
  In:FPT

8 de fevereiro de 2010

Brasil Open 2010 World Tour ATP

Rui Machado junta-se a Frederico Gil no quadro principal do torneio baiano, depois de ter vencido Boris Pashanski por 6/1 e 5/0, com desistência do sérvio.
Já Pedro Sousa perdeu por 6/4, 0/6 e 4/6.
Frederico Gil jogará hoje, mais logo, a 1ª ronda do torneio de pares.

ITF Junior Casablanca San Angel, Mexico

Diogo Rocha e Henrique Costa, dois dos três portugueses que disputaram a ronda final da qualificação do torneio júnior de Casablanca San Angel (México), asseguraram a presença no quadro principal.
Enquanto Diogo Rocha aplicou ao mexicano Euquerio de Leon os parciais de 6-2 e 6-3, Henrique Costa venceu o também tenista do México Santiago Muñoz Quiroga, por 7-5 e 7-6(5).
No quadro principal da competição em Casablanca San Angel, Diogo Rocha vai medir forças com o mexicano Juan Carlos de Pedro, também proveniente da fase de qualificação, e Henrique Costa jogará com Sébastian Nava, também daquele país do continente americano.
Francisco Saraiva foi infeliz na última ronda da qualificação, não conseguindo ultrapassar o mexicano Juan Manuel Canales. O português soçobrou por 6-0 e 6-4.  

In: FPT

Rankings 08/02 WTA

116.ª (0) Michelle Larcher de Brito, 525.
201.ª (0) Neuza Silva, 285.
233.ª (0) Frederica Piedade, 215.
457.ª (2) Magali de Lattre, 71
507.ª (2) Maria João Koehler, 57.
794.ª (1) Joana Pangaio, 18.
809.ª (2) Catarina Ferreira, 17.
971.ª (1) Ana Claro, 9.
972.ª (1) Rita Esteves de Freitas, 9.
1.110.ª (2) Margarida Moura, 3.

Rankings 08/02 ATP

88.º (-18) Frederico Gil, 565.
124.º (-2) Rui Machado, 453.
284.º (-2) Leonardo Tavares, 154.
423.º (5) Pedro Sousa, 83.
438.º (2) João Sousa, 78.
768.º (3) Gastão Elias, 18.
1.197.º (3) Gonçalo Pereira, 4. 
1.298.º (11) Gonçalo Falcão, 3.
1.495.º (2) Francisco Dias, 1.
1.659.º (1) Martin Trueva, 1
1.710.º (0) José-Ricardo Nunes.

Taça Davis

Ao fim de três anos, Pedro Sousa volta a ser chamado para a Seleção Nacional da Taça Davis tendo em vista o encontro com a Dinamarca a 5, 6 e 7 de março.
Sousa, de 21 anos, é o quarto português na lista do ranking ATP, ocupando a 428.ª posição, a seguir a Frederico Gil, Rui Machado (122.º) e Leonardo Tavares (282.º). O selecionador nacional e capitão Pedro Cordeiro indicou João Sousa (440.º) para suplente para o encontro que será disputado no complexo da Maia, em terra batida.
Portugal parte claramente como favorito para esta eliminatória por duas razões: o fator casa e o nível dos jogadores. A Dinamarca perdeu há dois anos Kenneth Carlssen, que agora é o capitão, e Kristian Pless anunciou a sua retirada do circuito apesar de ainda figurar na 453.ª posição no ranking ATP.

in: Record

7 de fevereiro de 2010

ITF Junior Casablanca San Angel, Mexico

Diogo Rocha, Francisco Saraiva e Henrique Costa, os três portugueses inscritos na fase de qualificação do ITF Junior Casablanca San Angel, no México, estão a um encontro do quadro principal do torneio.
Na primeira ronda, Diogo Rocha venceu Daniel Castelao (6-3 e 6-4), Henrique Costa afastou Santiago Pinto (6-3 e 6-1) e Francisco Saraiva eliminou Daniel Marquez Taracena (6-1 e 6-2).
No segundo encontro, Diogo Rocha impôs-se a Daniel Lopez, por 6-0 e 7-6(5), Francisco Saraiva superou Omar Ahumada, por 6-0 e 6-1, e Henrique Costa venceu Edgar Mez, por 6-3 e 6-1.
No último encontro do "qualifying", Francisco Saraiva vai encontrar Juan Manuel Cnacles, Henrique Costa discutirá com Santiago Quiroga a qualificação e Diego Rocha defrontará Euqueiro de Leon. 
In: FPT

Brasil Open 2010, ATP World Tour 250 $442.500

Tripla vitória lusa na 1ª ronda de qualificação do torneio da Bahia.
Rui Machado ( 6/3 e 6/3 ), Pedro Sousa ( 6/2, 4/6 e 682 ) e Leonardo Tavares ( 7/6 e 6/2) levaram de vencida os seus adversários.
Neste Domingo, Leonardo perdeu para Filippo Volandri por 4/6 e 2/6, Pedro Sousa joga neste momento o 3º set depois de 7/6 e 6/7 nos sets iniciais e Rui Machado começara dentro minutos o seu jogo da 2ª ronda.
Frederico Gil, no quadro principal, já sabe que defrontará um dos qualifiers. Em pares, Gil jogará com o italiano Fognini e defrontam Andreev e Gimeno Traver na 1ª ronda.

NR: Pedro Sousa venceu por 7/6, 6/7 e 6/4
NR: Rui Machado venceu por 3/6, 6/2 e 7/6