Pesquisar neste blogue

6 de dezembro de 2008

Masters FPT/CIMA

Esta sexta-feira ficou-se a conhecer os últimos semi-finalistas do Masters-CIMA, competição que decorre esta semana em Carcavelos.
Na vertente feminina, Neuza Silva e Frederica Piedade, cabeças de série nº 1 e 2, obtiveram vitórias tranquilas. Silva venceu Charlotte Pires por 6-1 e 6-2 enquanto Frederica derrotou Joana Pangaio por 6-3 6-4.
Na vertente masculina, os favoritos também confirmaram o ascendente. Hugo Anão venceu tranquilamente João Ferreira por 6-3 6-2 enquanto Rui Machado teve mais trabalho do que aquilo que se esperava. Diante de Gonçalo Falcão, o algarvio venceu por 6-3 7-6(4), num encontro bem equilibrado.
Este sábado realizam-se as meias-finais da competição com os seguintes duelos em perspectiva:
Neuza Silva vs Maria João Koehler
José R. Nunes vs Leonardo Tavares
Catarina Ferreira vs Frederica Piedade
Rui Machado vs Hugo Anão.
A meia-final feminina que opõe Neuza a Maria João é uma re-edição do ano passado, onde se recorde a jovem portuense bateu Silva por duplo 6-4. Leonardo Tavares e Rui Machado partem com favoritismo para os respectivos encontros das meias-finais, contudo Hugo Anão tem-se apresentado muito forte ao longo do evento e poderá dificultar a tarefa ao algarvio. Na última meia-final feminina, Frederica é a grande favorita diante de Catarina Ferreira, esta última que tentará "salvar" uma época menos conseguida.

Gotemburgo, Sub-16, ETA Cat.3

O João Monteiro,José Tinoco,Rui Lima(SCPorto)Danyal Sualehe(CETO) e o André Silva(CIF) estão na Suécia em Gotemburgo a participar em mais um torneio internacional de sub16 cat.3.
O André Silva foi 1ºcabeça-de-série do qualifying e teve um bye na 1a ronda.Na 2ª ronda defrontou Markus Akyol(SWE) e venceu por 57 64 64.
Na penultima ronda o adversario foi Boris Melamed(GER)e mais uma vez o André foi mais forte e venceu por 64 63.
Na ronda de passagem o André perdeu frente a Amar Hromic(SWE) pelos parciais de 26 36.
Rui Lima tambem beneficiou de um bye na 1ª ronda mas perdeu na 2ª ronda coM Alan Gleeson(IRL) pelos parcias de 67 46.José Tinoco tambem teve um bye na 1ª ronda e perdeu na 2ª ronda por 67 46 com Tony Rush(IRL).
Ja no QP João Monteiro defrontou Sidhartha Hazarika(GBR) e perdeu por 36 46. O Danyal Sualehe teve a mesma sorte que o compatriota e tambem perdeu frente ao WC Felix Kudinoff(SWE) por 61 36 26.
Na variante de pares o André e o Dany juntaram-se e perderam contra Kapric(SRB)e Vojkovic(GER) por 46 16.O José e o Rui defrontaram Baan e Johansson(SWE) e perderam por 36 26.O João e o inglês Sidhartha Hazarika jogaram contra Svard e Jigrup(SWE) e venceram por 63 62.Na ronda seguinte defrontaram Baev(NOR) e Johansson(SWE) e perderam pelos parciais de 36 67.
Frederico Correia

Estoril Open 2009

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciará, brevemente, a pontuação em vigor a partir da temporada 2009. O novo sistema foi desenvolvido após dois anos de pesquisa junto de 20 mil adeptos, jogadores e agentes ligados à modalidade.A ATP considera que as mudanças visam valorizar os vencedores dos mais diversos torneios. Nestes inclui-se o Estoril Open, cujo último campeão (Roger Federer) recolheu 175 pontos, enquanto o vencedor da próxima edição somará 250.
Aliás, é esse o número que surge associado ao nível do torneio (ATP World Tour 250), tal como acontece com os eventos "500" (por exemplo o Open de Barcelona) e os "1000" (os actuais Masters Series). Mas se nos "500", nos "1000" e nas etapas do Grand Slam (aqui o vencedor passa a somar 2000 pontos em vez de 1000) se verifica um aumento que chega a 100 por cento, no caso do Estoril Open não ultrapassa os 42,8.
O novo sistema criará, contudo, um certo abismo em relação aos torneios menores, ou seja, àqueles em que normalmente actuam os portugueses, dificultando a ascensão do top-200 para o top-100. Frederico Gil, que este ano ganhou dois challengers de 100 mil e 35 mil dólares, sairá pouco beneficiado em 2009 se repetir esses êxitos.
No primeiro caso passa-se dos 80 para os 100 pontos e no segundo dos 55 para os 75. Já agora, o campeão de um future de 15 mil dólares passa de 18 para 25.

In: www.sapo.pt

Eddie Herr 2008

A Patricia rubricou ontem dia 5 de Dezembro a passagem às 1/2 Finais deste importante Torneio Internacional que se disputa na Academia IMG/Bolletieri, na Florida, de 1 a 7 de Dezembro.
Venceu por 6/2 5/7 6/3, num jogo que teve início às 9h locais e apenas terminou às 11,45h em mais outra batalha Leste/Ocidente. A adversária foi a revelação do Torneio, a russa Vicktoria Lavrentyeva, que tinha derrotado na ronda anterior a cabeça de série nº3, a chinesa Zhang por 6/0 6/1.
Foi um jogo muito intenso de ambas as jogadoras, com troca de bolas extraordinárias, muito aplaudidas pela numerosa assistência.
A Patrícia dignificou Portugal mais uma vez, num dos Torneios Internacionais mais pretigiados e disputado na célebre Academia Bolletieri, onde treinam a Michelle Brito e o Gastão Elias.
Hoje a partir das 9h vai defrontar nas 1/2 Finais a nº1 Tennis Europe Sub 14 e cabeça de série nº 1 do Torneio, a russa Daria Gavrilova.
Entretanto em Pares a Patrícia e a bielorussa Ilona Kremen tiveram hoje de desistir dos 1/8 de Final, devido a lesão desta última, que a obrigou inclusivamente de desistir do seu encontro de singulares de hoje dos 1/4 de Final.

5ª Taça SCPorto - Nível B, Sub-12

Nesta prova B de Sub-12, que se realizou no passado fim-de-semana de 28 de Novembro a 1 de Dezembro nos courts do Sport, teve como grandes vencedores Luísa Almeida, da Escola de Ténis Nuno Allegro e Rafael Marques, da Associação Académica de Coimbra.
No escalão feminino, a Luísa não deu hipótese à concorrência, e sem perder derrotou por 6-0 6-0 Bárbara Choon (Ace Team) e Catarina Santos (Sport CP) nas duas primeiras rondas, vencendo Mafalda Fernandes (CT Porto) por 6-1 6-3 nas meias finais, ver final, Maria Tavares (ATR Cayolla) por 6-1 6-1. Na única prova, para além dos quadros de singulares, que o tempo permitiu acabar, a dupla portuense Almeida/Fernandes venceu a sua congénere lisboeta Ema G. Pires (CETO)/Beatriz Bento (Ace Team) por 4-0 4-1.
Na prova masculina, Rafael Marques não cedeu um set na sua caminhada, derrotando Rodrigo Navarro (ET Maia) por 6-2 6-1, Ricardo Gomes (CTP Brandão) 6-2 6-3, Nuno Borges (ET Maia) 6-3 6-2, e na final António Dória (SC Alberto Sousa) por 6-2 6-2, que se revelou um verdadeiro maratonista depois de nas primeiras rondas derrotar em três partidas respectivamente, Francisco Caldas (CT Braga) e Bernardo Oliveira (E Vigorosa S).
Os dilúvios constantes que fustigaram o complexo do Sport obrigaram a organização a ter que cancelar os quadros B e a prova de pares masculinos, para que a prova terminasse no dia 1 de Dezembro.
Graças ao apoio da Sportzone e da Powerade foram distribuídos prémios de presença e bebidas isotónicas a todos os atletas.
No próximo fim-de-semana, de 6 a 8 de Dezembro, realiza-se a 6ª Taça Sport Club do Porto, nos escalões de Sub-10 e Sub-14, contando com 30 inscritos nos mais novos, e 17 nos Sub-14 masculinos, prova liderada pelo Manuel Almeida (ET Espinho) e José Maria Dória (SCAS), antevendo-se, como no fim-de-semana anterior, mais bons exemplos de bom ténis juvenil!

4 de dezembro de 2008

Eddie Herr 2008

Patricia Martins começou da melhor forma a sua participação no Eddie Herr, sub-14, torneio muito prestigiado que se realiza anualmente na Academia Bolletieri, na Florida.
Como 9ª CS, teve um bye na 1ª ronda para na ronda seguinte ter derrotado Bernarda Pera por 6/7, 6/2 e 6/2.
Já hoje defronta a canadiana Elisabeth Abanda.
Em pares, joga com a ucraniana Ilona Kremen e, como 5ª CS, tiveram um bye na 1ª ronda e jogam hoje frente a Marjanovic e Novcic.
Em sub-16, masculinos, Luis Silva perdeu na 1ª ronda frente a Brandon Burke por 1/6 e 2/6.
Em pares, com Harry Seaborn, jogam frente a Faiman/Hefetz.
Em sub-14 masculinos, João Barra venceu na 1ª ronda, por 6/1 e 6/2, frente a Schohn para ser derrotado na 2ª, por 4/6 e 3/6, frente a Trkulja.
Em pares, está na 2ª ronda, depois de uma vitória por 8/5 na 2ª.
Em sub-12, Maria Silva perdeu igualmente na ronda inicial, frente a Yunjeong Park por 6/3, 4/6 e 2/6, e em pares com Deronjic, igual derrota, na 2ª ronda, pelos parciais de 6/8.
Em pares mixtos, jogando com Almantis Ozelis, perderam na 3ª ronda por 2/8.

Campeonato Nacional de Equipas, 1ª divisão


O confronto entre norte e sul ditou a justa vitória para a cidade invicta por 4 pontos a 1, no Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Masculinos, cuja final se disputou nos courts do Carcavelos Ténis, esta tarde.
David Marrero, Marc Fornell e Leonardo Tavares em singulares venceram os respectivos duelos, bem como a dupla composta por Nuno Marques e Francisco Ramos. Miguel Almeida do clube algarvio arrecadou o único ponto para o CT Faro.
Masculinos
Singulares
David Marrero (CT Porto) – César Ferrer (CT Faro), 6/3 e 6/3
Marc Fornell (CT Porto) – Guillermo Alcorta (CT Faro), 6/3 e 6/1
Leonardo Tavares (CT Porto) – José Ricardo Nunes (CT Faro), 6/2 e 6/2
Diogo Rocha (CT Porto) – Miguel Almeida (CT Faro), 5/7 e 4/6
Pares
Nuno Marques / Francisco Ramos (CT Porto) – José Ricardo Nunes / André Nunes (CT Faro), 6/0 e 6/0

Coimbra venceu ao clube da cidade invicta nos duelos da final do Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Femininos, prova que teve lugar, esta tarde, no Clube Ténis Qt.ª Marinha.
Bárbara Luz e Rita Vilaça venceram os respectivos encontros de singulares, bem como o par composto por Yulia Parasyuh e Frederica Piedade, arrecadando três pontos para Coimbra. Maria João Koehler e Joana Pangaio bateram-se bem ante as adversárias mas a equipa não somou além dos dois pontos a favor do CT Porto.
Segundo o balanço feito pelo director da prova, Alfredo Laranjinha, “o campeonato correu dentro da normalidade apesar de se ter jogado apenas em três courts”. E acrescenta ainda: “este é um campeonato que merecia ter uma data mais favorável em termos de agenda, talvez mesmo perto do Campeonato Nacional Absoluto”, sugere. “O frio, a chuva e o vento são condicionantes tanto para os atletas como para a assistência”, explica. “Mas apesar das vicissitudes, os encontros foram bem disputados”, remata o director.
AA Coimbra – CT Porto, 3-2
Singulares
Frederica Piedade (AA Coimbra) – Maria João Koehler (CT Porto), 2/6 e 3/6
Yulia Parasyuh (AA Coimbra) – Joana Pangaio (CT Porto), 6/7 (5), 6/4 e 0/6
Bárbara Luz (AA Coimbra) – Margarida Moura (CT Porto), 6/7 (4), 6/3 e 6/3
Rita Vilaça (AA Coimbra) – Inês Moura (CT Porto), 6/2 e 3/0
(Desistência de Inês Moura)
Pares
Yulia Parasyuh / Frederica Piedade (AA Coimbra) – Maria João Koehler / Joana Pangaio (CT Porto), 6/1 e 6/3
In: FPT

Masters FPT/CIMA

Resultados do 1º dia do Masters FPT/CIMA

Femininos
Grupo Cascais
Catarina Ferreira - Charlotte Pires 6/3 e 6/3
Grupo Lombos
Maria João Koehler - Joana Pangaio 6/3, 3/6 e 6/4

Masculinos
Grupo Estoril
José Ricardo Nunes - Gonçalo Falcão 6/3 e 7/5
Grupo Carcavelos
Leonardo Tavares - João Ferreira 6/4 e 6/0