Pesquisar neste blogue

15 de dezembro de 2007

Federação Portuguesa de Ténis

A Direcção da Federação Portuguesa de Ténis (FPT) aceitou, hoje, o pedido de demissão do Director Técnico Nacional, Paulo Lucas.
In: FPT

Junior Orange Bowl 46th Intl. Tennis Championships

João Barra foi eliminado na 2ª ronda do torneio de qualificação de sub-14, ao perder com o britânico Ireland pelos parciais de 2/6 e 6/7.
Na 2ª feira entram em acção Frederico Silva e Francisco Ramos, o primeiro em sub-12 e o 2º em sub-14.
Recorde-se que nesta semana que passou , Frederico Silva esteve a treinar na Academia IMG, onde treinam já Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito.

Junior OrangeBowl 46th Intl. Tennis Championships

João Barra ultrapassou o 1º obstáculo na longissíma qualificação para o quadro principal do torneio de sub-14, depois de ter vencido ontem por 6/1 e 6/1.
Na 2ª ronda defronta o britânico James Ireland e se vencer, amanhã, domingo, jogará os últimos dois jogos desta qualificação.

Taça Davis e Estoril Open

Apesar das várias tentativas institucionais e até pessoais, a Federação Internacional de Ténis manteve a data da eliminatória entre Portugal e a Tunísia para o Grupo 2 da Zona Euro-Africana da Taça Davis: 11, 12 e 13 de Abril de 2008, ou seja, os dois últimos dias coincidem precisamente com a fase de qualificação do Estoril Open no Estádio Nacional.
Inicialmente pretendia-se que a Taça Davis fosse antecipada uma semana, de forma a não prejudicar o desempenho dos jogadores no Estoril Open e ao mesmo tempo o público não estaria dividido por dois locais.
A Taça Davis não pode decorrer no Jamor e terá de ser disputada noutro clube, preferencialmente em Lisboa.
O Clube de Ténis do Estoril surge como uma hipótese muito forte, tanto mais que ali já foram realizadas várias provas, a última das quais com a Eslovénia em Setembro de 2005 (4-1). Aliás, esta foi a última vez que Portugal jogou diante do seu público.
A seguir a esta eliminatória, Portugal ganhou em Marrocos (3-2), para depois perder sucessivamente no Luxemburgo (4-1), Georgia (3-2) e Holanda (5-0).
In: www.record.pt

14 de dezembro de 2007

Prince Cup Sub-16

Terminou a aventura de Francisco Ramos na Prince Cup em sub-16, tendo ontem sido eliminado nos quartos de final da competição de pares, depois da derrota frente a uma dupla italiana pelos parciais de 1/6 e 4/6.
Ainda assim, presença meritória do Francisco Ramos, de quem falaremos mais particularmente durante este fim de semana.

Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

Final da presença de Vasco Mensurado no torneio de pares, depois de ter perdido nos quartos de final pelos parciais de 3/6 e 5/7.
Na competição de consolação, Vasco Mensurado ainda chegou às meias finais.
Depois de nos quartos ter vencido por 3/6, 6/0 e 1/0 no super tie-break, não resistiu ao germânico Janis Kahlke nas meias finais, onde perdeu por duplo 4/6.

13 de dezembro de 2007

Assembleia Geral da FPT

Agora que se apromixa o dia da próxima assembleia geral da FPT, com alguns assuntos " quentes" am cima da mesa, lembra-me o nosso amigo transmontano Amadeu Fernandes um mail que me enviou em Junho e que na altura publicámos na íntegra.
Incrivelmente, ou talvez não, mantem toda a actualidade e ele aqui está outra vez para reflexão.
Seria importante ouvir de todos vós o que pensam das alterações propostas por este clube.
Assim sendo, eis para futura memória:
"A Secção de Ténis da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, adiante designada por AAUTAD, na categoria de filiada da Associação Regional de Ténis de Vila Real, vem por este meio expor a sua posição relativamente ao Regulamento Geral de Provas da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), datado de Dezembro de 2006.
A presente exposição seguirá a ordem constante no Regulamento supracitado:
1) Ponto 6.4 do Regulamento Oficial de Provas
A AAUTAD entende que:
a. O intervalo de tempo que decorre entre a efectuação da inscrição e a data de início de qualquer torneio da Categoria C é demasiado prolongado;
b. A interpretação deste ponto do Regulamento é ambígua, tendo sido sentidas dificuldades por parte dos atletas da AAUTAD em efectuar a sua inscrição em alguns torneios, devido ao entendimento que a organização dos mesmos fazia deste ponto.
A FPT deveria dar uma definição clara, em termos horários, do prazo final para aceitação das inscrições. Por exemplo, “48 horas antes do início previsto da prova em questão”;
c. Ao encurtar o prazo de inscrições, não se prejudica a organização do torneio e até poderá ser benéfica, ao permitir a entrada de inscrições mais tardias;
d. A FPT deveria dar mais liberdade aos clubes na sua gestão na organização dos torneios, deixando-lhes autonomia para decidir os prazos de inscrição, dentro de uma janela temporal regulamentada mas aceitável.
2) Ponto 12.3
Considerando que:
a. Os torneios de nível C constituem 83% das provas do Calendário Oficial da FPT para o escalão sénior masculino;
b. Existe uma diferença de 233% em pontos entre o vencedor de um torneio C e um torneio B1 (15 para 50);
c. A segunda maior diferença entre os vencedores de 2 torneios de categorias consecutivas diferentes é de 43% (B2 – B3);
d. Existem 4 pontos de diferença entre a eliminação na primeira ronda e 3 vitórias num torneio C;
A AAUTAD entende que a FPT não atribui a importância devida aos torneios de nível C, nem aos atletas que neles participam e apela a uma distribuição mais equilibrada da pontuação dos torneios que compõem o Calendário de Provas.
A AAUTAD reitera a importância de haver uma diferenciação entre os torneios com prémios monetários e os torneios de nível C, mas considera que essa diferenciação não deve ser de mais de 100% (e muito menos os mais de 200% actuais), correndo o risco de invalidar o esforço dos atletas envolvidos nestas provas e de levar a uma desmotivação geral à participação nas mesmas.
A AAUTAD toma a liberdade de considerar 30 pontos como um valor aceitável para atribuiçãoà vitória num torneio de nível C. Em alternativa, a AAUTAD propõe a alteração da fórmula de atribuição da pontuação das diferentes categorias de torneios, adoptando uma atribuição linear em lugar da actual fórmula matemática polinomial.
3) Ponto 23.2.1.1
Considerando:
a. O ponto anterior da presente exposição;
b. Que estão previstas 23 provas de nível A ou B para a presente época;
c. Que o primeiro torneio de nível A ou B (excluindo Campeonatos Regionais) se realiza no fim do mês de Abril;
d. Que existem 432 atletas com classificação para a época 2007;
A AAUTAD não compreende a aplicação deste ponto do Regulamento dado o reduzido número de torneios com prémios monetários e dada a pequena dimensão do universo de jogadores classificados. Qualquer jogador do Top 30 (SM e PM!), que obviamente terá aspirações competitivas elevadas, apenas poderá iniciar a sua época desportiva no final do mês de Abril, quase 4 meses depois de iniciada a época. Uma solução mais aceitável e menos discriminatória seria limitar a participação destes atletas a um número restrito de torneios C e não excluí-los, simplesmente, dos mesmos.
Após a exposição dos seus argumentos, a AAUTAD solicita à Associação Regional de Ténis de Vila Real que transmita a sua posição à Federação Portuguesa de Ténis na próxima Assembleia Geral, a ter lugar durante as próximas semanas, procurando, desta forma, defender os interesses dos atletas e da modalidade.
Com os melhores cumprimentos,
Amadeu Fernandes
Secção de Ténis da AAUTAD "

Junior Orange Bowl 46th Intl. Tennis Championships

João Barra , na qualificação do torneio de sub-14, já conhece o seu adversário , em jogo a realizar amanhã.
Chama-se Joseph Echeverria e é norte-americano.
No mesmo escalão mas no quadro principal, estará Francisco Ramos enquanto que em sub-12, no quadro principal, estará Frederico Silva.

McDonald's Open Juvenil de Portimão - Sub-12 - Cat.A

Seguindo o exemplo de muitos países, está guardado para o final do ano um dos mais importantes torneios nacionais de sub-12, o Open de Portimão.
Numa organização do Clube de Ténis Portimão e Rocha, o torneio decorre entre o dia 15 e o dia 19 de Dezembro e conta, no sector feminino com as presenças de Melissa Capitão, do Carvoeiro TC, CS nº1 e de Luisa Almeida, recente vencedora do Masters em Carcavelos e que aqui é a 2ª pré-designada. Outros nomes importantes e já referenciáveis entre os miúdos são os de Matilde Fernandes da AAC, Inês Miranda da Ace-Team e Raquel Barcelos do CTVRSAntónio.

Na qualificação alguns nomes que já falámos no blog, como são os casos de Beatriz Bento da Ace-Team, ou de Sofia Sualehe do CETO.

No sector masculino, destacamos as presenças de Francisco Caldas do CT Braga, José Maria Catela, do CT T.Vedras, José Maria Dória do SCAS e Fernando Sousa do LTC.

O quadro de qualificação ( 32 jogadores, o que é obra...) tem alguns jogadores que já conheçemos, com António Sabugueiro do CDMS, Andrew Raspin do Carvoeiro CT e Renato Santos do Colégio do Vale.

Vale a pena, pois, a deslocação ao Algarve , para ver estes pequenos grandes jogadores em acção, já a partir do próximo sábado.

Norberto Santos no "Record"

Noticia de hoje de Norberto Santos no Record, sobre o DTN, Paulo Lucas.
A Federação Portuguesa de Ténis foi apanhada de surpresa com a vontade expressa de Paulo Lucas em não querer prolongar as funções de director técnico nacional. Este assunto constitui a matéria de fundo da assembleia geral marcada para sábado.
Ao que tudo indica, nada deverá demover as intenções de Paulo Lucas em afastar-se da esfera federativa para dedicar mais tempo à actividade no seu clube, o Centro de Ténis de Sassoeiros e ao projecto que já encetou com a criação de “team” de competição feminino e ao qual já aderiram algumas atletas russas que estão radicadas em Portugal há mais de um mês.
A criação de “team” de competição pressupõe muita disponibilidade de tempo para a coordenação do projecto e nem a vinda de André Lopes para reforço da equipa técnica alivia a carga horária de Paulo Lucas, que irá acompanhar as suas atletas a vários torneios no estrangeiro em 2008.
De momento, estão previstas possibilidades para as jogadoras fazerem a pré-temporada e, em princípio, poderão entrar nas provas em França, não estando colocada de lado a hipótese de também competirem numa série de torneios no Algarve.Este projecto deixou Paulo Lucas sem margem de manobra para continuar como DTN na federação.

Bolamarela.com

Com a deferência do amigo André Luso e com o acordo do prof. César Coutinho, convido-vos todos a uma leitura atenta de uma crónica que o professor publica no site bolamarela.com .

Post 2000 !!!!

De marco em marco, continuamos a assinalar aqui, orgulhosos, as principais metas que este nosso/vosso blog vai atingindo.
14 meses depois do inicio da brincadeira, chegámos ao post 2000, o que, quer se queira quer não, é obra.
Para os que gostam e para os que não gostam, obrigado.

Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

Vasco Mensurado já está nos quartos de final do torneio de consolação, depois de ontem ter vencido, em jogo da 2ª ronda, o austríaco Linus Erhart por 6/4 e 6/3.
No jogo de apuramento para as meias finais, Vasco defronta o romeno Stefan Vinti.
Vasco Mensurado ainda está presente no quadro principal da variante de pares.
Já Patricia Martins não foi tão feliz, perdendo na 1ª ronda do torneio de consolação, pelos parciais de 4/6 e 4/6.

Prince Cup Sub-16

Depois da prematura eliminação em singulares, Francisco Ramos e o canadiano Nguyen venceram ontem o encontro da variante de pares da 2ª ronda, pelos parciais de 6/3 e 6/4, apurando-se assim para os quartos de final, onde vão defrontar, de novo, uma dupla italiana, composta por Andrea Caccarello e Guilio Mazzoli.

12 de dezembro de 2007

East Africa Circuit 3- ITF G4 Kenya

Depois do torneio de singulares, hoje chegou-nos a boa noticia, mais uma, de Barbara Luz, dado que a jovem lusa chegou às meias finais da variante de pares.
Tendo como parceira Rufyikiri do Burundi, Barbara venceu na 1ª ronda por desistência, na 2ª uma dupla egipcio-queniana por 6/1, 3/6 e 7/5 para só perder nas meias finais, frente à dupla nº1 da competição e futuras vencedoras do torneio, pelos parciais de 5/7 e 3/6.
Passo a passo, Barbara Luz aterra e bem, dentro do Top 1000 júnior e ficamos com ainda mais expectativa para a programação da jovem de Coimbra no inicio de 2008.
Parabéns Barbara.

De comentário a post !!!

De quando em vez, trago para aqui alguns comentários que, pela sua clareza e acuidade, devem ter, da nossa parte, o destaque respectivo.
Assinado por César Coutinho ( não sei se o próprio mas, para o caso é irrelevante...), aqui fica o seu teor à consideração de todos.
Concordo plenamente com o post ( http://tenisportugues.blogspot.com/2007/12/precocidades-e-comentrios.html ), e gostaria de acrescentar que nem todos os jogadores são Federer’s ou Sharapovas, e muitos há que atingem posições bastante consideráveis no ranking mundial, e que têm percursos diferentes dos designados ou mesmo de um Gastão ou de uma Michelle que estão naquela que pode ser considerada a “carruagem da frente” no comboio para o profissionalismo.
A nível internacional, atingir um top 200 ATP ou um top 100 WTA, toda a gente (ITF e personalidades mais reconhecidas) considera que se conseguiu ter sucesso, e não apenas quando se é multimilionário no top 10. Por outro lado há jogadores que podem ter objectivos pessoais que não passam necessáriamente pelo top 200 ou 100.
Há um percurso que é o mais habitual e normal (e que por vezes faz com que seja necessário ir jogar ao Burundi para poder rentabilizar depois os pontos mais perto), e há percursos de excepção, tal como o Gastão e a Michelle, e outros prodigios, que não precisam disso porque têm convites para grandes eventos em “casa” e conseguem rentabilizá-los.
O nível desportivo de um país não se mede apenas pelos Federer’s ou pelas Sharapovas ou Henin’s, mas sim pelo nível médio, tal como temos aqui os nossos vizinhos espanhóis, que têm cerca de 20 jogadores no top 200 do mundo ATP, mais uns 50 dentro do top 1000.Para além disso, o percurso nos jovens pode ter diversas saídas, profissionais ou não.
A experiência de vida adquirida no ténis e nas viagens também pode ser transmitida no futuro, e quanto mais treinadores, arbitros, dirigentes, ou quem sabe futuros patrocinadores da modalidade nós tivermos com uma visão mundial e global do ténis, melhor será para a nossa modalidade.
Como consequência, o que é melhor para a nossa modalidade, é melhor para todos nós que estamos envolvidos directa ou indirectamente nela, pelo que deixemos-nos de críticas negativas e adoptemos todos uma postura pedagógica e positiva, que só temos a ganhar com isso.

III Torneio Absolutos / 2007 Açores

Carlos Ferra, tenista do Clube de Ténis de São Miguel, garantiu, na passada semana, a primeira vitória num Torneio de categoria Sénior.
Realizada e organizada pelo maior Clube de Ténis açoriano, a prova que encerrou a época competitiva sénior contou com a presença de alguns dos melhores jogadores açorianos da actualidade, com destaque para Simão Medeiros e Carlos Ferra, que, atingindo novamente o encontro decisivo, confirmaram as suas credenciais.
No que toca aos outros participantes, destaque para a chegada às meias-finais de Eduardo Pedroso, Preparador Físico do Clube, que venceu jogadores com muito mais horas de treino e competição, provando que há que contar com ele em provas futuras.Também Pedro Araújo esteve em destaque neste Torneio, ao levar a melhor sobre Frederico Páscoa, uma das grandes apostas da colectividade da Fajã de Cima nos últimos anos, na sua caminhada rumo às meias-finais, onde seria afastado por Simão Medeiros num jogo equilibrado onde até podia ter ganho o 1ºset.
Apesar da réplica dos seus adversários, Carlos Ferra e Simão Medeiros acabaram por marcar, novamente, presença na final. E se há duas semanas, foi Medeiros o mais forte, num jogo memorável apenas decidido no 3º set, desta feita Ferra entrou decidido a corrigir os erros do passado e obteve a complacência do seu adversário, que se apresentou algo conformado com o excelente final de época que vinha fazendo e não teve a mesma frescura de outros jogos para inverter o rumo dos acontecimentos.
Carlos Ferra acabou por vencer por duplo 6/3 obtendo assim aquele que foi o seu primeiro título no escalão sénior.
In: CTSM

Manuel Perez no O Jogo

O jornalista Manuel Perez mete, mais uma vez, o dedo numa das feridas mais dificeis, senão impossíveis, de sarar no panorama federativo nacional.
O nº de tenistas federados e a sua proveniência.
Era bom que, de uma vez por todas, as pessoas ligadas à Federação Portuguesa de Ténis pudessem esclarecer o público português das " barbaridades" relatadas pelo Manuel Perez na edição do jornal portuense de hoje.
A Federação Portuguesa de Ténis continua ainda muito longe de conseguir aumentar consideravelmente o número de filiados, mas no fecho da última época esteve perto de reunir 17 mil licenças. Bem diferente são, para já, as contas de uma nova temporada, em marcha há dois meses e meio. No editorial da publicação agora intitulada "Notícias do Ténis", o presidente da Federação apela à mobilização. "Para ajudar a criar as condições indispensáveis ao desenvolvimento do ténis a colaboração que se pede é muito simples e passa, tão somente, pela filiação de todos os tenistas, e somos muitos - cerca de 150.000 - na FPT", escreve Corrêa de Sampaio.
As intenções são as melhores, mas esta campanha, que se arrasta no tempo sem sucesso, devia apoiar-se em exemplos vindos de cima. Consultados os registos da FPT, verifica-se que apenas dois (!) dos 25 membros dos órgãos sociais estão filiados para a época em curso. Depois há outros exemplos que não devem ser seguidos. É o caso do director-técnico nacional cuja emissão da licença continua "esquecida".
Mas em relação aos números da época anterior, não pode passar em claro o facto de a lista dos 50 clubes com maior número de federados ser encabeçada por um "tal" Lousada Ténis Atlântico. A morada e respectivos contactos pertencem à Associação de Ténis do Porto. O total de filiados é exorbitante para a nossa realidade: 1457. Pouco se sabe quem foram e por onde andaram tantos praticantes "legais". Isto, atendendo a que para esta época, o citado clube - cuja primeira pedra para construção de courts foi lançada no ano passado - tem apenas sete licenças.
Outro caso tem a ver com um "tal" Sportfield, sediado na Associação de Ténis de Coimbra, e cuja identificação é um simples codigo postal (3030). Para a nova época - 1 de Outubro 2007 a 30 de Setembro de 2008 - esse "clube" ainda não apresenta qualquer federado, após ter "emitido" umas avultadas 495 licenças na última temporada e o levou ao quarto lugar do ranking...
In: O Jogo

Assembleia Geral da FPT

Realiza-se no próximo dia 15 de Dezembro, a partir das 10 horas, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ténis.
Nesta sessão ordinária a Ordem de Trabalhos é a seguinte: Apresentação, discussão e votação da proposta de alteração à Tabela de Taxas; apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades e do Orçamento para 2008; apresentação, discussão e votação de alterações ao Regulamento Geral de Provas e apresentação, discussão e votação do novo Regulamento de Ténis de Praia.
In: FPT

Precocidades e comentários.

Roger Federer nasceu a 8 de Agosto de 1981.
A poucos meses de fazer 15 anos, participou no seu 1º torneio a sério, um G2 na Suiça, onde entrou no quadro principal como WC, tendo perdido na 3ª ronda.
No final de 1996, esteve no Casablanca, um G1, onde perdeu na 2ª ronda, depois de passar a qualificação.
No G1 costa-riquenho CoffeeBowl desse ano, fez a qualificação e perdeu de novo na 2ª ronda, tendo logo de seguida repetido a dose num GA na Venezuela.
Só a poucos dias de fazer 16 anos, ganhou o seu 1º torneio, um G2 em Itália.
Já no final desse ano esteve no EddieHerr de 1997, com 16 anos e meio, e perdeu...na 1ª ronda.
Segundo os registos da ITF, o 1º jogo de Federer num torneio profissional aconteceu no final de Agosto de 1996, tinha o miúdo, portanto, 15 anos. Durante o ano seguinte, Federer efectuou 8 partidas, das quais perdeu...sete. E a que ganhou foi a primeira.
A sua primeira vitória como profissional aconteceu a 01 de Novembro de 1998 ( com 17 anos e 3 meses), numa etapa de um dos circuitos satélites suiços.
Depois é a história que já todos sabemos.
Rafael Nadal, nascido a 3 de Junho de 1986.
Carreira no circuito júnior : 5 jogos, 4 vitórias e uma derrota e meias finais em Wimbledon.
Segundo a ITF, Nadal deambulou pela 1ª vez no circuito dos mais crescidos a 6 da Janeiro de 2001, com 14 anos e meio, fez as qualificações de 6 torneios satélites e nenhuma qualificação.
Só a 17 de Setembro desse ano consegue o 1º ponto quando, como WC, consegue uma vitória na 1ª ronda do Challenger de Sevilha.
A sua 1ª vitória como profissional só acontece a 14 de Julho de 2002, num Future espanhol, tinha Nadal pouco mais de 16 anos e o resto da história já todos sabemos.
E Sharapova (19/04/1987) ??
Em júniores só jogou um ano entre o Verão de 2001 e o de 2002 e ganhou, nesse período de tempo, 3 torneios, um G3, um G4 e um G5, todos com 14 anos de idade.
Nos séniores estreou-se alguns dias depois de ter feito 14 anos num $ 75.000 e perdeu na 1ª ronda, depois fez o ano de júniores e só já com quase 15 anos é que jogou de novo em séniores, fazendo o seu 1º ponto num $ 25.000. Foi a Indian Wells perder na 2ª ronda com Monica Seles ( 0/6 e 2/6 ).
O seu primeiro troféu é um $ 10.000 no Japão, dois dias depois de ter feito 15 anos e a partir daí é a história que já todos sabemos.
Pois é, o problema é que isto é a história, o futuro, esse está por inventar.
Podemos ter esperanças que um, alguns, muitos ou quase todos estes miúdos portugueses que durante o último ano já foram falados por aqui, possam um dia ser nº1 mundiais, ganharem RG ou o USOpen.
Podemos também pensar que, de facto, se calhar nenhum deles o conseguirá.
Ou podemos não ter ou não querer emitir opinião.
O que não podemos é , gratuitamente, fazer juízos de valor de miúdos de 14 ou 15 anos, só porque perdem no Uganda, em França ou no México, um jogo.
Então ontem eram craques e hoje já não valem nada????
E o Frederico Silva, que esta semana é o maior, se amanhã perder no "Torneio Regional do Oeste de sub-8", já não presta????
Então e a Michelle, só será grande jogadora se, no mínimo, vier ao Estoril em 2008 e vencer sem perder um set????
Eu só posso tirar uma conclusão: os comentários mais violentos sobre as derrotas dos miúdos e os mais conservadores sobre as vitórias ( tipo: ganhou porque o outro era do Zimbabué...) só podem vir de pessoas iguais a todos nós, mas que são diferentes de alguns de nós numa coisa: Não teêm filhos...
Porque se os tivessem percebiam que nenhum filho é mais importante do que o nosso e se queremos que o respeitem, se exigimos que o tratem como igual, teremos que fazer disso uma forma de vida e não uma consequência do facto de sermos pais.
Criticar , sim . Discordar, obviamente. mas sejamos diplomáticos, não custa mesmo nada e os miúdos, mais do que nós, agradecem.
Violentar verbalmente jovens que estão a tentar potenciar o gosto que tem pelo desporto, isso não.
Tenho sido permissivo nalguns comentários, mais ou menos jocosos, sobre algumas perfomances menos conseguidas de alguns tenistas, jovens e/ou profissionais.
A partir de agora serei intransigente e anti-democrático.
Espero que entendam todos o porquê.

11 de dezembro de 2007

Torneio Quinta da Marinha - Sub-16 A

Francisco Franco Dias do CETO e Patricia Martins da Ace-Team são os cabeças de cartaz do torneio de categoria A para sub-16 do Centro de Ténis da Quinta da Marinha, que se realiza entre 15 e 19 de Dezembro.
Com uma participação interessante, sobretudo ao nível feminino ( Cátia Rodrigues, Inês Xavier, Joana Valle Costa, Raquel Mateus, entre outras), acreditamos que teremos todos mais uma oportunidade de assistir a jogos muito interessantes e aferir da evolução que o ténis juvenil está a ter em Portugal.
Iremos acompanhar o torneio por aqui, mas sempre poderão consultar mais informações no site da Ace-Team, que pode encontrar nos links em baixo, à esquerda.

Finalmente uma boa noticia dos lados de S.Bento !!!

O preço dos ginásios, escolas de futebol, aulas de ténis e outros desportos “vai diminuir” em 2008 devido à redução para cinco por cento do IVA aplicado à “prática de actividades físicas e desportivas”, disse hoje o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias. “É uma medida, a par de outras tomadas no Orçamento de Estado para 2008, destinadas a diminuir os custos da actividade física desportiva para aqueles que pagam para terem acesso a modalidades desportivas e um contributo objectivo para o alargamento da prática desportiva a mais cidadãos”, disse Laurentino Dias, em declarações à Agência Lusa.
O secretário de Estado da Juventude e Desporto admitiu o alargamento da medida ao material desportivo, garantindo que não acontece para já devido às contingências orçamentais do país. “Não se pode fazer tudo de uma vez só e todos sabemos que o país não está em condições de proceder a essas descidas de taxas de incidência do IVA em todas as áreas”, comentou.
Ainda assim, o secretário de Estado considerou que este “é um passo importante”, porque se destina a “clarificar que esses serviços, prestados no âmbito da actividade física, passam a ter a taxa mínima de IVA, o que é um incentivo a que as pessoas recorram mais a esse tipo de serviços a preços reduzidos”.
O governante também fez questão em salientar que será prestada particular atenção a situações que contrariem este princípio, nomeadamente mecanismos que impeçam a redução dos preços destes serviços por partes das entidades prestadoras. “As taxas de IVA vão descer e os cidadãos que são utentes desse tipo de instalações serão os primeiros a perceber se, por parte das instituições, há alguma aplicação perversa desse princípio.
O princípio é claro, por via da redução do IVA facultar serviços a preços mais baratos aos cidadãos e é isso que terá de acontecer”, afirmou. Ainda assim, o Estado, através do Instituto do Desporto de Portugal, “vai acompanhar a situação”, para que “não haja interpretações lesivas dos interesses dos cidadãos”.
In: O Jogo

ITF East Africa Circuit 3 G4 - Kenya 2007

São mais 10 pontos para Barbara Luz e ainda sem contar com o torneio de pares, do qual ainda não temos resultado, mas este périplo da jovem conimbricense saldou-se pela positiva.
Neste 3º torneio, venceu na 1ª ronda por 6/1 e 6/0 uma jovem local para depois sair derrotada frente à 4ª CS do torneio, a eslovaca Katerina Baranova, pelos parciais de 6/4, 4/6 e 6/7 !!!.
Contamos amanhã já ter os resultados de pares.
Com os 30 pontos, pelo menos, já conseguidos, Barbara Luz vai entrar, pela 1ª vez, no Top 1000 de júniores, numa subida de mais de 1200 lugares em 3 semanas, o que, para mais depois da saída das jogadoras de 1989 no final do ano, permitirá à tenista de 14 anos começar o ano com o ranking suficiente para poder competir nos quadros principais da maior parte dos torneios europeus de G3, G4 e G5.
Parabéns Barbara.

Frederico Silva

O miúdo que surpreendeu tudo e todos ( bem ... todos menos o Hugo Anão.... ) com a final de singulares e o título de pares na Prince Cup de sub-12, está esta semana a concretizar um sonho, só ao alcance de alguns.

O miúdo caldense encontra-se a treinar na Academia do ícone do ténis juvenil norte-americano, Nick Bolletieri e apesar do cansaço de uma semana extenuante, tenta aproveitar o sentir, o ambiente de campeões, e terá, por certo, muitas histórias para contar quando regressar a Portugal.
Mails tem chegado, de muito lado, de apoio ao miúdo e pede-me a familia do Frederico e o próprio que, neste espaço, se possa tornar público o agradecimento a todos aqueles que permitiram que este sonho se concretizasse.
Ao Club de Ténis das Caldas e aos seus companheiros de treino e competição, aos elementos da Selecção Nacional, ao Pedro Correia, ao Pedro Felner e muito especialmente, ao Filipe Rebelo, pela sua disponibilidade ilimitada para ajudar o Frederico.
Estão feitos os ( merecidos ) agradecimentos.
Frederico ainda pediu para ver se conseguia bater umas bolas com a Michelle ( ele que viu, ao vivo, o jogo da final do OrangeBowl...) mas tal não será possivel pois Michelle goza de umas merecidas férias com a familia mas Gastão, também de férias mas mais disponível, irá amanhã, de propósito até à Academia, para treinar um pouco com o Frederico.
São gestos como este que tornam Gastão Elias um miúdo com H grande, muito grande, e que, com a alegria e o incentivo que pode dar a um miúdo de 12 anos, não é demais enaltecer o gesto do tenista português.
Na foto, o Frederico e mais alguns amigos " campeões"......


Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

Tal como Vasco Mensurado, também Patricia Martins perdeu na 1ª ronda deste torneio francês, pelos parciais de 2/6 e 5/7.
Em pares masculinos, Vasco Mensurado venceu pelos parciais de 6/2, 1/6 e 1/0 no super tie- break, sendo que a dupla que se segue são os checos Mares e Pavlasek.
No quadro de consolação, Vasco Mensurado já está na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª ronda e aguarda adversário, enquanto Patricia Martins defronta a polaca Zuzanna Maciejewska.

Yucatan World Cup 2007 ITF G1 - México

Demi Rodrigues, já se sabia, tinha uma tarefa quase impossível, pois defrontava uma das melhores júniores da actualidade mas, apesar disso, a jovem lusa deu uma excelente réplica, perdendo ambos os sets por 5/7.
Em pares, igual sorte para a portuguesa, com derrota por 3/6 e 6/7.
Valeu, pelo menos, pela experiência em jogar um G1.
Em masculinos, Miguel Almeida também perdeu, por duplo 4/6, enquanto que em pares a derrota foi por 3/6 e 4/6.
Termina assim a presença dos dois portugueses no México.



Prince Cup Sub-16

Francisco Ramos não foi feliz nesta sua estreia na Prince Cup sub-16, nos Estados Unidos, tendo perdido na 1ª ronda pelos parciais de 2/6 e 1/6.
Em pares, Ramos fará dupla com o canadiano Edward Nguyen e já estão na 2ª ronda, depois de um bye na 1ª.
Naquela defrontam uma dupla transalpina composta por duas grandes esperanças do ténis juvenil italiano, Alberto Cammarata e Andrea Dall'Asta.

10 de dezembro de 2007

Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

Vasco Mensurado foi derrotado na 1ª ronda do torneio francês, pelos parciais de 4/6, 6/4 e 2/6.
Em pares, o luso fará dupla com o britânico Isaaks e defrontam na ronda inicial a dupla Cezik da Turquia e Valev da Bulgaria.
Em femininos, Patricia Martins só joga amanhã em singulares mas hoje já jogou em pares e perdeu, pelos parciais de 2/6 e 1/6.

Rankings Juniores

Depois do OrangeBowl, Michelle deu um salto de 35 lugares, estando já dentro do Top 20,depois da sua vitória na Flórida, na sua despedida de torneios de júniores, ainda antes de ter feito 15 anos !!!!
Ainda nas meninas, Barbara Luz deu mais um salto de 400 lugares e mantem-se em Africa, tendo em vista entrar no Top 1000 antes do final do ano.
Em masculinos, Gastão Elias ficou na mesma posição mas deverá entrar no Top 5 logo no inicio de Janeiro.
Ranking Masculino
13.º Gastão Elias, 667,50
128.º João Sousa, 258,75
203.º Martim Trueva, 188,75
213.º Miguel Almeida, 183,75
421.º Miguel Alves, 96,25
671.º João Bastos, 52,50
801.º Vítor Silva, 38,75
1050.º Gonçalo Pereira, 22,50
1136.º Francisco Dias, 20,00
1217.º Francisco Charters, 16,25
1431.º Manuel Marcelo, 10,00
1622.º Alexandre Resende, 6,25
1694.º Kevin Belhaj, 5,00
1875.º Luís Claro, 3,75
1943.º Tomás Valle Costa, 2,50
2199.º Pedro Palha, 1,25
Ranking Feminino
20.ª Michelle Brito, 617,50
365.ª Demi Rodrigues, 116,25
639.ª Maria Guerreiro, 56,25
1110.ª Filipa Correia, 21,25
1123.ª Maria João Koehler, 21,25
1182.ª Barbara Luz , 20,00
1200.ª Charlotte Pires, 18,75
1200.ª Ana Claro, 18,75
1640.ª Teresa Araújo, 7,50
1656.ª Verónica Seruca, 6,25
1934.ª Marina Gallo, 3,75
2053.ª Rita Vilaça, 2,50

Masters Nacional Infantil - Espanha

Nos passados dias 6 a 9 de Dezembro, Rita Vilaça foi uma das 16 jogadoras apuradas para o III Masters Nacional Infantil em Espanha, competição que acolhe os melhores jogadores sub 14, organizada pela Federacíon Aragonesa de Tenis e realizada no Real Zaragoza Club de Tenis.
Rita Vilaça foi a cabeça de série nº 6 do quadro feminino e chegou até às meias-finais, perdendo 6/4 e 6/1 com a cabeça de série nº 1, Diana Stomlega, do Club de Tenis de Valencia.
Até às meias-finais, Rita Vilaça primeiro eliminou por 6/1 6/1 Cristina Saenz, uma jogadora de Aragão.
Depois, nos quartos de final, eliminou a cabeça de série nº 4, Patrícia Fargas, jogadora da conhecida Academia de Ténis de Emílio Sanchez e Sérgio Casal (Open Sports Club).
Foi esta jogadora da Catalunha que, em no mês de Setembro, eliminou a Rita Vilaça no Masters do Circuito Nike Junior Tour, onde participaram as 8 melhores jogadoras deste circuito de referência em Espanha.
Tendo sido a primeira vez que foi apurada uma portuguesa para esta prova final e, para além disso, foi salientado por ser uma jogadora que não treina nem se formou em Espanha.
A Rita Vilaça participou nestas importantes competições em Espanha integrada nas Selecções ATPorto (sub 12 e sub 14), grupo de cerca de 20 jogadores e jogadoras que, pelos seus resultados, deixaram uma forte marca de qualidade do ténis português.
Para além destes resultados, a Rita Vilaça acaba o ano de 2007 como Campeã Nacional de Infantis (sub14), onde a sua postura premiada com o Prémio Fair Play. E ainda foi Campeã Nacional de Inter-Clubes 1ª Divisão pela Associação Académica de Coimbra, Campeã ATPorto de Cadetes (sub16), Vice-Campeã ATPorto Absoluta e de Infantis (sub14) e vencedora do Masters do Circuito InterSport (Infantiles) da Federacíon Gallega de Tenis.

Yucatan World Cup 2007 ITF G1 - México

Sem sorte nenhuma, Demi Rodrigues, na sua estreia num G1 em torneios ITF.
Na 1ª ronda Demi vai defrontar a poderosa nº20 mundial e 3º CS do torneio , a russa Elena Chernyakova, que, apesar de não estar no melhor da sua forma ( perdeu logo na ronda inaugural no OrangeBowl) é uma tenista de topo.

Em Maio, perdeu em Itália com Michelle Larcher de Brito na 2ª ronda do Trofeo Bonfiglio ( GA), em 3 sets.

Na competição masculina o também estreante Miguel Almeida vai defrontar o francês Adrien Puget, ITF 184, que só perdeu na 3ª ronda do EddieHerr em singulares e foi semifinalista em pares.

Não se afigura nada fácil a vida dos dois jovens portugueses no México, neste importante torneio mundial onde os CS são Hofmanova e Ignatik.

Michelle na " Tennisweek"

O artigo sobre a vitória de Michelle na prestigiada TennisWeek, publicação que pertence ao Grupo IMG.
Curiosa a fotografia que pinta o artigo de Michelle com o seu cão Armani.

All good streaks must come to an end.

After winning 27 straight matches on the ITF Junior Circuit, American Melanie Oudin (Marietta, Ga.) fell 7-5, 6-3 to Michelle Larcher de Brito of Portugal Sunday in the Orange Bowl girls' 18s singles final at Key Biscayne's Crandon Park.
Moments earlier, Lithuanian Ricardas Berankis ended Uladzimir Ignatik's six-month reign atop the junior tennis rankings by defeating Grigor Dimitrov 6-3, 6-2 in the boys' 18s singles final.
Larcher de Brito and Berankis are the first Orange Bowl singles champions from their countries in the event's 61-year history.
"I haven't won a tournament the whole year so finally winning one is really great," said Larcher de Brito.
She started slowly as Oudin, 16, raced from side to side behind the baseline and mixed backhand slices and top spin forehands to jump to a 3-0 lead. Oudin had four break points to make it 4-Love but couldn't convert, opening the door for the Portuguese player to make a comeback.
Larcher de Brito didn't hold back on her heavy groundstrokes, punishing down-the-line forehands and backhands then finishing points at the net, even when she wasn't confident doing so.
"There was one point where I went to the net and I panicked a little bit and nearly pee-ed in my pants because I was at the net and I don't like it," said Larcher de Brito. "I was losing in the first set, down 4-2, and it was an important point too. But I actually won the point so it went okay."
Larcher de Brito broke Oudin three times in the first set before clinching it when the American framed a crosscourt forehand wide.
She continued dictating play in the second set, breaking Oudin to start, then holding serve when she followed a down-the-line forehand to net again and put away a short crosscourt forehand for a winner.
Aiming for her fifth straight ITF junior title, Oudin continued to fight, hitting three winners to break Larcher de Brito when she served for the match. But serving at 3-5, 40-30, Oudin double-faulted , and Larcher de Brito cashed in her first match point when Oudin hit a forehand approach into the net.
"She's improved a lot and we just played one great match," said Larcher de Brito, who will play professional tennis in 2008. "I had to go for everything and push myself to the limit to actually win it."
Foto : @Getty Images

Michelle no "Record"

O artigo do Record on-line, por Norberto Santos

Em apenas dois "sets", com parciais de 7/5 e 6/3, Michelle Brito escreveu uma das páginas mais brilhantes da história do ténis português, ao conquistar, na Flórida, a 61ª edição do "Orange Bowl", o oficioso Campeonato do Mundo de juniores.Perante a também sensacional norte-americana Melanie Oudin, que vinha numa senda de 27 (!) sucessos consecutivos, a portuguesa, de apenas 14 anos (10 meses e 11 dias), logrou um triunfo histórico, já que nunca um tenista português lograra um resultado tão brilhante neste evento onde, tradicionalmente, só vingam as grandes estrelas do futuro da modalidade.
Michelle Brito foi a segunda campeã mais nova de sempre, apenas batida, em matéria de precocidade, pela russa Nicole Vaidisova, actual 12.ª do ranking mundial, que venceu a prova em 2003, ano em que a portuguesa atingiu as meias-finais do torneio de Sub-13.
Nos 60 anos de história da prova fundada por Eddie Herr em 1947, já se sagraram campeões tenistas como o suíço Roger Federer e a belga Justine Henin, actuais líderes mundiais.
Chris Evert, Bjorn Borg, John McEnroe, Ivan Lendl, Gabriela Sabatini, Jim Courier, Anna Kournikova, Elena Dementieva, Andy Roddick, Vera Zvonereva e Marcos Baghdatis são outros nomes sonantes que figuram na galeria de vencedores do Orange Bowl. Segunda portuguesa no "ranking" WTA - apenas suplantada por Neuza Silva -, Michelle pode ser uma das principais atracções da próxima edição do Estoril Open.

Michelle no "O Jogo"

O artigo de Manuel Perez, hoje, no O Jogo.
Aos 82 anos da existência de prática oficial de ténis em Portugal, eis a maior conquista de sempre! Com a assinatura de Michelle Larcher de Brito, um nome português passa a figurar no panteão das maiores conquistas internacionais. A tenista nascida em Janeiro de 1993, em Lisboa, e radicada nos Estados Unidos (Florida), desde 2002, venceu ontem, em Key Biscayne, a ilha ao largo de Miami, aquele que é considerado como um autêntico campeonato mundial de juniores: o Orange Bowl.
Para além da vitória na final, por 7-5 e 6-3, Michelle interrompeu a série de 27 encontros seguidos sem conhecer a derrota de Melanie Oudin, a norte-americana que chegou a "assustar" a nossa menina-prodígio. Embalada pelo duplo 6-0 conseguido nas meias-finais, Oudin ganhou os três primeiros jogos da final e, pouco depois, esteve a comandar por 4-2. A partir daí verificou-se a sensacional reviravolta. "A partir do 5-4 encontrei finalmente o meu jogo e o meu ritmo", congratulava-se, antes de definir, numa simples frase - "Correu bem melhor e estive sempre por cima" -, aquilo que se passou num segundo set em que chegou aos 3-0 e 4-1, gerindo a partir daí a caminhada rumo ao título.
Naquele que, tal como já havia divulgado em O JOGO, constituiu o seu último torneio no escalão de Sub-18, Michelle recolheu um precioso tónico tendo em vista a forte aposta num circuito profissional em que já é a mais nova (14 anos) do top-300 (292ª) do ranking WTA Tour.
"Nunca sinto a pressão!"
Apesar da tenra idade, Michelle Larcher de Brito já revela uma impressionante maturidade. A comprová-lo está a forma como fez, para O JOGO, o rescaldo da final: "Não senti qualquer pressão. Nunca sinto pressão! Penso unicamente jogo a jogo e torneio a torneio. Se estivesse preocupada com a pressão, não seria capaz de jogar bem e se calhar esta é uma vantagem em relação às adversárias".

As raquetas no armário e férias com a família
Foi entre sorrisos que Michelle confessou a O JOGO o que vai fazer após este triunfo: "Vou arrumar as raquetas no armário e não as quero ver nos próximos dias. Vou passar férias com a família, na nossa casa em Bradenton, e iremos um fim-de-semana a Nova Iorque para os meus avós poderem conhecer a cidade". Durante a semana do Orange Bowl e para além dos pais e dos dois irmãos, Michelle recebeu a visita dos avós maternos, vindos expressamente da África do Sul. Pouco antes do Natal volta aos treinos.

As campeãs precoces entraram no top-10 WTA
As mais recentes campeãs do Orange Bowl, com apenas 14 anos, conseguiram aceder, volvido algum tempo, ao clube das 10 melhores do ranking profissional (WTA Tour). Foi isso que se passou com a checa Nicole Vaidisova (campeã em 2003 e 7ª WTA em 2007), a russa Anna Kournikova (campeã em 1995 e 8ª WTA em 2000), a norte-americana Mary Joe Fernandez (campeã em 1985 e 4ª WTA em 1990) e a argentina Gabriela Sabatini (campeã em 1984 e 3ª em 1989). Se for permitido sonhar e a tradição se mantiver, Michelle poderá fazer parte dessa elite daqui a quatro ou cinco anos...
In: O Jogo

Michelle Larcher de Brito

Mais uma vez, Michelle em destaque no blog de Colette Lewis.

"It was a two-ring circus at Crandon Park Sunday, although no tent obscured the partly cloudy skies and the swaying palm trees. But with the singles finals for both girls and boys played simultaneously, a ringmaster would have come in handy to direct attention to the key points. Fans would hover around the edges of Stadium Court, where Ricardas Berankis defeated Grigor Dimitrov 6-3, 6-2, until an odd game changeover sent them scurrying to Court 2 to catch a glimpse of the slugfest between Michelle Larcher de Brito and Melanie Oudin, won by Larcher de Brito 7-5, 6-3.

Both Berankis and Oudin had quick 3-0 leads, but only the Lithuanian got it to 4-0 in the first set. Oudin, the 16-year-old from Marietta, Ga. who had won 27 straight ITF junior matches, had three points to take a 4-0 lead, but Larcher de Brito hung on to that game and got a break in the next to start her comeback."In the beginning she was making a few errors and I wasn't missing," said Oudin, who has played 22 singles and doubles matches in the past 14 days. "And then she started playing better, and I started making some errors, but all in all it was a good match. I've played a lot of matches lately, so I'm a little tired, but I've got to give her credit."

Larcher de Brito didn't shy away from Oudin's forehand, which she thought slightly superior to the backhand, primarily because she was focusing on her own game. "If I worry about too much, well, I like my head clear and I try not to think about anyone else's play," said Larcher de Brito, who will turn 15 next month.

"Melanie is playing unbelievably; she's improved a lot, and we played one great match."Oudin had success when she got her first serve in, but Larcher de Brito was stepping into the court to attack the second serve, taking control of the point with her deep and heavy groundstrokes. With a sizeable cheering section, including her grandparents from South Africa, calling out encouragement, Larcher de Brito was poised to run away with the match when she broke Oudin to start the second set, but Oudin dug in and held in the third game to keep within shouting distance.

She wouldn't hold again, however. Larcher de Brito's celebration was delayed slightly when she was broken serving for the match at 5-2, but in the next game she converted on her first match point, when an Oudin approach caught the tape.

Falling to the ground behind the baseline, Larcher de Brito stayed on her back for a few seconds, knees bent, savoring her first tournament victory this year. Then she shook Oudin's hand and surged toward the side fence to embrace her grandparents."It means a lot," said Larcher de Brito, when asked about winning the Orange Bowl, the first Portuguese player to do so. "It's been a great tournament, it's been a great week.

My family's been here supporting me, my grandparents, and I've felt a lot of support and felt really good throughout the whole week."

Prince Cup Sub-16

Depois do brilharete de Frederico Silva nos sub-12, é a vez de Francisco Ramos tentar a sua sorte nos sub-16, neste grande torneio americano de final de ano.
Na 1ª ronda, Francisco Ramos defronta o lituano Justas Bugailiskis, um dos muitos convidados da organização do torneio.
O luso é o actual nº 363 do ranking ETA de sub-16, enquanto o lituano não apresenta qualquer torneio jogado sob a égide da ETA.
Boa sorte para o Francisco.

Prince Cup - ITF G4

Alexandre Resende foi eliminado na 2ª ronda de qualificação, perdendo para o 4ºCS, o canadiano Juneau por 1/6 e 2/6.

9 de dezembro de 2007

E pronto, já está...

WARNING!
On one or more days in the current month you have exceeded the maximum number of allowed page views per day. The exceeding data have not been tracked.In order to prevent this from happening, it is advisable to use ******.
To upgrade your account, please click the 'Upgrade to *****' option in the menu on the left.
Pela primeira na história do blog, ultrapassámos as 1000 pageviews num único dia e o counter não dá mais ( ou melhor dá mas custa 100 heróis por ano....).
Acredito que terá sido coisa da Michelle e vou aguardar mais alguns dias antes de me oferecer um prenda de Natal......
Obrigado a todos.

Prince Cup Sub-12 - Estados Unidos da América

Quando Michelle Larcher de Brito se apresentar amanhã na Academia IMG , na Florida, com a Taça e as laranjas deverá receber felicitações de todos os jovens que, como ela, lá treinam a sonhar com o Federer e a Henin.
Mas haverá um que, com toda a propriedade, poderá dizer que, como ela, também é campeão.
Esta tarde, Frederico Silva, com a ajuda de Luke Bambridge, sagrou-se campeão da Prince Cup na variante de pares, depois de terem vencido a final pelos parciais de 9/8, com 7/4 no tie-break.
Depois de ter sido batido na final de singulares, Pedro Felner bem pode ter orgulho no pequeno Frederico que, nesta sua primeira experiência americana, ia fazendo o pleno.
Frederico, como dissémos aqui em 1ª mão, vai estar toda esta semana na Academia onde Michelle e Gastão já estão e, acreditamos nós, merecerá atenta observação por parte dos olheiros norte-americanos.
Que tudo corra bem e pelo melhor, é o que desejamos ao jovem das Caldas da Rainha.
Parabéns Frederico.

Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

Depois das grandes emoções vindas da Florida, é tempo de retornar ao Velho Continente, para vos transmitir os primeiros jogos dos portugueses presentes neste grande torneio de sub-14, que se realiza no final de cada ano, em França.
No quadro masculino, Vasco Mensurado é o 9º CS do torneio e defronta na 1ª ronda um polaco, de seu nome Jacek Jacubski, nº 72 do ranking ETA.
No quadro feminino, Patricia Martins defronta na 1ª ronda uma das CS da competição, a francesa Leolia JeanJean, nº 35 ETA, curiosamente colocada atrás de Patricia que é a nº 32 mas que não é CS....
Num torneio de grandes tradições, em 2006 venceram aqui Carlos Boluda em masculinos e a russa Daria Gravilova em femininos. Nomes sonantes que já escreveram o lugar mais alto do pódio temos Ignatik, que venceu em 2003, Pironkova que venceu em 2000, Nadal em 1999, Robredo em 1995, Dementieva em 1994 e Hingis em 1991.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Michelle ganhou 7/5 e 6/3 .

O post até não precisava de mais nada porque o importante é salientar que uma portuguesa de Lisboa, nascida no Hospital São Francisco de Xavier em finais de Janeiro de 1993, venceu o OrangeBowl 2007 em sub-18, com 14 anos de idade, aquele que é considerado por muitos como o Campeonato do Mundo de Júniores, no que ao ténis diz respeito.


Não é a mais nova a fazê-lo ( Vaidisova fê-lo igualmente com 14 anos ...) mas é de certeza a confirmação de que a nossa menina vai ser, mais depressa do que muitos pensavam, uma das referências mundiais do ténis feminino.
A concorrência é muita e ainda bem que é assim, nomes como Oudin, Pervak, Radwanska, Begu,Halep,Orlik, só para citar algumas serão as companheiras de Michelle nos sorteios de muitos dos grandes torneios mundias, GS incluídos.
No entanto a nossa Michelle tem uma coisa que a outras não teêm: a alma lusitana e a garra comum a muitos portugueses que tentam a sua sorte, no trabalho ou no desporto, noutros países.
Depois de Michelle, já foi o Gastão e, se calhar o Frederico e, quem sabe, mais uns quantos nos próximos anos se entretanto em Portugal não se partir a loiça e gritar bem alto que os feitos dos mais novos devem ter continuidade por cá, ao nível federativo, estrutural e competitivo.


Era tempo de o Estado, entre Cimeiras e Euros, e , se calhar, antes de outras canditaturas a mundiais de clubes e afins, pensar seriamente em construír um Centro de Ténis Nacional, onde o Estoril Open pudesse crescer mas, muito mais importante, onde esta onda de miudagem ( foi vê-los , este fim-de-semana, no 1º Masters de sub-10 ) se sentisse apoiada, onde os pais pudessem acreditar na concretização dos sonhos dos seus filhos e onde o português comum sentisse, orgulhoso, que o seu dinheiro estava a ser aplicado num legado para o futuro.


Vamos esperar que esta vitória desperte algumas mentes mais perguiçosas e vou tentar perceber quantas chamadas de 1ª página esta vitória de Michelle vai causar amanhã, na comunicação social escrita portuguesa.
Diz-me a familia cá em casa que dependerá do resultado do Benfica-Académica...
Pois.
Parabéns, Michelle Larcher de Brito, e obrigado.


Por uma vez mais( e raras que teêm sido...), tenho orgulho em ser português.

Michellemania.com

O amigo Feliciano não podia ter escolhido melhor dia para lançar o site oficial ( sim, oficial ) de apoio à nossa grande Michelle Larcher de Brito.
Em http://www.michellemania.com/ e a partir de agora, podemos estar a par de tudo o que de mais importante foi e será na carreira de Michelle e agrada-me ver que o excelente trabalho feito pelo Feliciano teve o reconhecimento lá bem longe na Flórida e que culmina na apresentação pública do site.

A miúda merece e nós também.

Parabéns Feliciano e tens aqui o teu fã nº1, o nosso blog.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Em exclusivo mundial ( lol ), o blog informa que Michelle Larcher de Brito venceu o 1º set da final do torneio OrangeBowl 2007, frente a Mellanie Oudin.
Mais informações daqui a pouco....

Os nossos tenistas ao Raio X - XI

Numa altura em que se fala e muito de Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler ( vice-campeã do Masters !!!! ), Patricia Martins e Barbara Luz, só para citar as mais mediáticas, outras jovens tenistas começam a despontar, vindas ou não do PNDT ( como se isso fosse, de facto, importante !!!! ) e um desses casos, acreditamos nós, é uma jovem de 13 anos , de seu nome Beatriz Coelho.
Com a coragem que muitas ainda não tiveram, respondeu ao nosso questionário e vamos, nas próximas linhas, conhecer mais um pouco dela.

Treina no CIF, pelas mãos de Manuel Matos e Fernando Tocha, com a ajuda preciosa da preparadora fisica Ana Diniz.
É a actual nº 203 do ranking ETA para sub-14 e a nº 526 em sub-16. Teve o seu melhor resultado quando atingiu os 1/16 de final da Taça Internacional da Maia, um Categoria 1 que se disputou no Norte do País em final de Março, perdendo frente a uma das melhores tenistas europeias do seu escalão, a italiana Trevisan.
Beatriz defende que o ténis deveria ter mais apoio a todos os níveis, sobretudo se o compararmos com os outros desportos em Portugal.
As suas referência internas são Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito e, lá fora, admira Federer, Henin e Djokovic.
O melhor que lhe aconteceu em 2007 foi ter sido convocada para representar Portugal nos Campeonatos da Europa, onde infelizmente não pode ir. O pior momento foi ter que lidar com uma lesão abdominal que a impedia de jogar normalmente.
Ambição não lhe falta, pretende terminar 2008 como uma das melhores 100 tenistas europeias de sub-14, o que, convenhamos, é obra mas, já nos confidenciaram, acessível ao valor tenístico da miúda.
Em realção ao PNDT, é claramente a favor e, pela primeira vez alguém o diz abertamente, reconhece que já beneficiou deste programa dentro da sua evolução como jogadora de ténis.
Para terminar, Beatriz Coelho deixa duas mensagens: a 1ª é que gostaria de fazer carreira como tenista profissional ( papá Castro Coelho, é melhor que escreva pois a partir de agora, é oficial....) e a 2ª é que gosta muito ... do nosso blog.
Ora aí está uma campeã com muito bom gosto.
Boa sorte para 2008, é o que te desejamos todos, os que te conhecem e os que, a partir de hoje, já sabem um pouco mais de ti.
Obrigado pela participação.

Michelle no "O Jogo"

"É claro que me sinto muito feliz e recompensada por todos aqueles sacrifícios que tenho feito desde que decidi instalar-me com a minha família aqui na Florida, mas atenção que ainda não ganhei nada!" Foi assim que Michelle Larcher de Brito comentou ontem, para O JOGO, a sensacional qualificação para a final de hoje do Orange Bowl.
No mesmo local (Key Biscayne, ao largo de Miami) onde, em Março, se tornou na primeira portuguesa a vencer uma jogadora do top-50 e ultrapassar uma ronda de um milionário evento do WTA Tour, Michelle impôs-se nas meias-finais, por 4-6, 6-4 e 6-1, a Arantxa Rus, uma holandesa com quem tinha perdido, em Outubro, na mesma fase do torneio de 25.000 dólares de San Luis Potosi, no México.
"Hoje [ontem] foi o encontro mais difícil desta semana, pois já tinha perdido com a Rus, mas essa derrota serviu para ficar a saber quais as armas a utilizar para lhe ganhar", explicou a jovem portuguesa, que vai agora defrontar a 10ª melhor júnior mundial, a norte-americana Melanie Oudin, uma jogadora apurada para a quinta final consecutiva e que já leva 27 encontros sem perder.
"Ainda não a vi jogar esta semana, mas apesar de lhe ter ganho duas vezes no ano passado, já passou muito tempo e ela tem evoluído muitíssimo. Numa final tudo pode acontecer e não quero lidar com qualquer tipo de pressão", alertou Michelle.
In: O Jogo - Manuel Perez

Prince Cup Sub-12

Depois de uma espantosa caminhada até à final, Frederico Silva não conseguiu trazer o caneco, tendo perdido a final frente ao italiano Donati por 1/6 e 1/6.
Hoje Frederico vai discutir a presença na final do torneio de pares, pelo que a " colheita" na Prince Cup é qualquer coisa de extraodinário.
Vamos esperar que a presença do Frederico no OrangeBowl e a sua estadia na Academia IMG corra pelo melhor e que sejam fundamentais para a futura carreira do miúdo.