Pesquisar neste blogue

9 de dezembro de 2007

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Michelle ganhou 7/5 e 6/3 .

O post até não precisava de mais nada porque o importante é salientar que uma portuguesa de Lisboa, nascida no Hospital São Francisco de Xavier em finais de Janeiro de 1993, venceu o OrangeBowl 2007 em sub-18, com 14 anos de idade, aquele que é considerado por muitos como o Campeonato do Mundo de Júniores, no que ao ténis diz respeito.


Não é a mais nova a fazê-lo ( Vaidisova fê-lo igualmente com 14 anos ...) mas é de certeza a confirmação de que a nossa menina vai ser, mais depressa do que muitos pensavam, uma das referências mundiais do ténis feminino.
A concorrência é muita e ainda bem que é assim, nomes como Oudin, Pervak, Radwanska, Begu,Halep,Orlik, só para citar algumas serão as companheiras de Michelle nos sorteios de muitos dos grandes torneios mundias, GS incluídos.
No entanto a nossa Michelle tem uma coisa que a outras não teêm: a alma lusitana e a garra comum a muitos portugueses que tentam a sua sorte, no trabalho ou no desporto, noutros países.
Depois de Michelle, já foi o Gastão e, se calhar o Frederico e, quem sabe, mais uns quantos nos próximos anos se entretanto em Portugal não se partir a loiça e gritar bem alto que os feitos dos mais novos devem ter continuidade por cá, ao nível federativo, estrutural e competitivo.


Era tempo de o Estado, entre Cimeiras e Euros, e , se calhar, antes de outras canditaturas a mundiais de clubes e afins, pensar seriamente em construír um Centro de Ténis Nacional, onde o Estoril Open pudesse crescer mas, muito mais importante, onde esta onda de miudagem ( foi vê-los , este fim-de-semana, no 1º Masters de sub-10 ) se sentisse apoiada, onde os pais pudessem acreditar na concretização dos sonhos dos seus filhos e onde o português comum sentisse, orgulhoso, que o seu dinheiro estava a ser aplicado num legado para o futuro.


Vamos esperar que esta vitória desperte algumas mentes mais perguiçosas e vou tentar perceber quantas chamadas de 1ª página esta vitória de Michelle vai causar amanhã, na comunicação social escrita portuguesa.
Diz-me a familia cá em casa que dependerá do resultado do Benfica-Académica...
Pois.
Parabéns, Michelle Larcher de Brito, e obrigado.


Por uma vez mais( e raras que teêm sido...), tenho orgulho em ser português.

8 comentários:

  1. Grande Michelle. Parabéns.

    Dias

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Michelle!! Grande campeã!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns miuda..Tás lá!

    ResponderEliminar
  4. Rui
    Porque não envia estas informações para a TV? É só futebol, futebol, ...

    ResponderEliminar
  5. Michelle será nº 20 ou 21 (na pior das hipoteses) na proxima semana do ranking mundial com apenas 14 anos..

    é Obra

    JP

    ResponderEliminar
  6. rui fantástico e ainda por cima, tinha posto a cabeça por ela no chat,

    ResponderEliminar
  7. Muito bem.
    Mas não se deve tentar explicar a vitória por isto: "... No entanto a nossa Michelle tem uma coisa que a outras não teêm: a alma lusitana e a garra comum a muitos portugueses...". Se calhar, a alma lusitana, fatalista e pessimista, sempre foi a razão principal por nunca termos sido importantes no ténis.
    Para além disso, apesar de ter nascido algo por acaso em Portugal e de ter orgulho em ser portuguesa, a Michelle é produto de uma mentalidade nada portuguesa, não só em casa como no sítio onde treina.

    ResponderEliminar