Pesquisar neste blogue

25 de fevereiro de 2012

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Concluído o 1º dia de qualificações, são estes os portugueses apurados para a 2ª ronda:
Roque Rocha - Mathias Wunner ( GER )
Gonçalo Falcão - Melik Feler ( FRA )
Ricardo Jorge - Diogo Lourenço
Artur Completo - Laurent Malouli ( FRA )
João Monteiro - Francisco Ramos
Gonçalo Loureiro - Andrey Yuzhnyy ( RUS )
Manuel Almeida - Gabriele Noce ( ITA )
Diogo Cabral - Gomez Diaz ( ESP )
Zé Maria Dória- Killian Geiss ( GER )
Hugo Moraes - Daniel Uhlig ( GER )
João Barra - Sergio Ballester ( ESP )
António Sabugueiro - Vasco Leitão
Diogo Rocha - Alberto Bravo ( ESP )
Vasco Pascoal - Tim Skrala ( SUI )
Vasco Valverde - Vidal Azorin ( ESP )

Torneio Acapulco WTA $ 220.000

Não demorou sequer meia-hora, o tempo que Maria João Koehler esteve em campo para derrotar a chilena Koch-Benvenuto por 5/1 e desistência.
Sem se cansar muito, a jovem portuense vai agora defrontar a vencedora do encontro entre Rezai e a WC mexicana Zacarias.

Copa Claro, ATP $484.100

Rui Machado, com Ramirez Hidalgo, foram eliminados nas meias finais da Copa Claro, pelos parciais de 5/7, 6/4 e 5/10.
Apesar da derrota, Rui consegue amealhar mais alguns euros preciosos e uns pontos importantes para o ranking de pares.

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Não correu bem este reencontro de Leonardo Tavares com os torneios Challengers, uma vez que saiu derrotado da 1ª ronda de qualificação pelos parciais de 6/4, 3/6 e 3/6. Não sabemos se o Leo fica para o torneio de pares ou se regressa já a Portugal, onde se espera que participe no ITF de Faro, o 2º, que começa de hoje a uma semana.

CITL CUP 2012 Sub10/ Séniores

Disputa-se este fim-de-semana, no CITL de Leiria, os torneios de seniores , nível C e de sub-10.
No quadro masculino dos crescidos, André Caiado da AAC é o 1º CS, seguido de Fábio Ferreira, do clube anfitrião. Nas meninas, é uma tenista da casa que ostenta a responsabilidade de ser a 1ª CS, Mariana Carreira, seguida de Carolina Likhatcheva da AAC.
Nos mais traquinas, estarão presentes 20 meninos e 8 meninas, numa dupla jornada que se espera de animado convívio e de bom ténis.

Torneio CTJamor, sub-14 /Sub-18, Nível C

Disputa-se até ao próximo dia 03 de Março, nos courts do CT Jamor, o Torneio do CTJ 2012, nos escalões de sub-14 e sub-18, ambos os sexos.
Em sub-14, o quadro feminino é liderado por Vera Carvalho e Constança Crespo, ambas do CT CAD enquanto que nos rapazes, o 1º CS é Edgar Gonçalves do CT Qta. Marinha, seguido de Noah Angara, num quadro principal de 64 jogadores.
Nos sub-18, masculinos, António C Martins, do Pestana lidera o escalonamento, seguido por Miguel Semedo do FormaTenis. Nas meninas, Joana Brites , do CTS é a CS nº1, seguida de Cheila Cardoso do CT CAD.

Kungens Kanna & Drottningens Pris , Suécia, C1, Sub-14

Martim Vilela não sentiu dificuldade em vencer o seu jogo da 1ª ronda de qualificação, vencendo por 6/0 e 6/2. Na ronda final, a disputar amanhã,defronta o italiano Paolo Vallefuoco, 7º CS da qualificação.

ITF Murcia, Espanha, $10.000

Pedro Sousa continua de raquete quente e apurou-se esta manhã para a final do ITF de Murcia, ao vencer Marc Giner por concludentes 6/3 e 6/1.
A final de amanhã será frente ao canadiano Steven Diez, que venceu, na outra meia final, por 6/3, 4/6 e 6/4.

ITF/CAT North African Circuit, ITF Junior, G5

Danyal Sualehe perdeu a final do torneio argelino, pelos parciais de 0/6 e 4/6. Em pares, numa final 100% lusa, a vitória sorriu à dupla Moya/Deus, que venceram Cunha e Silva/Sualehe por 3/6, 6/2 e 10/5.
Nas meninas, igualmente em pares, a Inês Miranda ficou-se pelo título de vice-campeã, perdendo na final por 7/5, 0/6 e 5/10

Mais uma da área de comunicação da FPT

Deparo-me com a seguinte noticia no portal da Federação Portuguesa de Ténis:
"Frederico Gil, o número dois português na hierarquia mundial, está inscrito na fase de qualificação de singulares do ATP World Tour Delray Beach, nos Estados Unidos, de 25 de fevereiro a 4 de março.
Gil desistiu de competir na fase prévia do ATP World Tour Acapulco, no México, torneio em que Rui Machado teve entrada direta no quadro principal de singulares.
O ATP World Tour Delray Beach é de categoria 250, enquanto a competição mexicana integra o calendário de provas 500."
 Não é que fosse má noticia mas quando o Frederico já disse que vinha para Alicante treinar o piso rápido para tentar jogar em Indian Wells e em Miami e quando já todos os órgãos de comunicação social que seguem minimamente o ténis noticiaram a sua desistência deste torneio, não faz sentido nenhum fazer noticia do que não é noticia. Ou então a FPT que peça amizade ao Frederico Gil no Facebook onde, desde 4ª feira, está escrito, pelo próprio jogador : "Regresso hoje a casa por uns dias e domingo viajo para Alicante para uma semana de treinos em piso rápido, antes de viajar para estados unidos, Indian Wells e Miami. Obrigado a todos!".

Aberto de Florianópolis, Brasil, ATP $50.000

Ainda ontem se sagrou campeão de pares em Itajaí e já este sábado estará na cidade de Florianópolis para jogar a primeira ronda do torneio de qualificação do Aberto desta cidade brasileira que distribuiu $ 50.000 de prémios.
No sorteio, caberá a Leonardo Tavares defrontar o brasileiro Christian Lindell, 4º CS da qualificação e actual nº 442 do ranking ATP.

Kungens Kanna & Drottningens Pris , Suécia, C1, Sub-14

Martim Vilela joga este sábado a primeira ronda do quadro de qualificação deste torneio de 1ª categoria a contar para o ranking mundial de sub-14, na Suécia.
O jovem português, 9º CS, terá como adversário o sueco Calle Darenmalm.

Torneio Acapulco WTA $ 220.000

Maria João Koehler inicia este sábado a sua participação neste torneio WTA, que se realiza no México, na cidade veraneante de Acapulco.
No sorteio realizado ontem, a jovem portuense vai defrontar a chilena Andrea Koch-Benvenuto, a actual nº 277 do ranking WTA. Parece-nos uma tenista acessível ao bom jogo que a Maria João tem demonstrado, ainda que a qualificação seja uma dor de cabeça para a portuguesa, dado que tem, na sua parte do quadro, tenistas como a francesa Rezai ou a germânica Malek.

24 de fevereiro de 2012

ITF Faro, Portugal $ 10.000

Começa amanhã, bem cedo, o torneio de qualificação do ITF de Faro, o primeiro Future masculino de 2012 em solo português.
Nos courts do CT Faro e em Loulé, cerca de 120 jogadores vão tentar a sua sorte para serem um dos 8 qualificados para o quadro principal que se deverá iniciar na 3ª feira.
Presença de 36 portugueses, na qualificação, com alguns confrontos lusos bem interessantes, numa tabela em que o francês Davy Sum é o 1º CS, enquanto que Gonçalo Falcão ( 2º ) e Vasco Pascoal ( 15º ) também estão entre os favoritos. Boa sorte para todos.

ITF Itajaí, Brasil, $15.000

Não poderia ter regressado melhor à competição, o espinhense Leonardo Tavares. Esta tarde, venceu o torneio de pares de Itajaí, no Brasil, derrotando na final a dupla Eysseric/Romboli pelos parciais de 1/6, 6/3 e 10-8. Parabéns ao Leonardo e contamos que até ao final do ano ele possa recuperar o estatuto de um dos melhores portugueses do ranking ATP.

ITF Murcia, Espanha, $10.000

Pedro Sousa venceu esta tarde o seu encontro dos quartos de final do ITF de Murcia e disputará amanhã o acesso à final. 
Os parciais desta tarde: 6/4 e 6/2.
A meia final será frente ao espanhol Marc Giner, que venceu o francês Julien Obry, 1º CS, pelos parciais de 1/6, 7/5 e 6/1.

Open Super 12 Auray, França

Terminou a brilhante prestação lusa no Open de Auray, em sub-12, com Daniel Rodrigues a ser eliminado nas duas variantes , durante esta sexta-feira.
Nos singulares, perdeu por 2/6 e 1/6 e em pares, com o Afonso, derrota por duplo 2/6.

ITF/CAT North African Circuit, ITF Junior, G5

Danyal Sualehe ( na foto ) venceu Nuno Deus, em jogo das meias finais do torneio júnior argelino, pelos parciais de 6/4, 5/7 e 6/3 e defrontará na final de amanhã o marroquino Soufiane Mouline, que venceu o José Maria Moya por 6/0, 2/6 e 6/0.
Em pares, a final será 100% nacional, com o confronto entre as duplas Danyal Sualehe/Filipe Cunha e Silva contra Nuno Deus / José Maria Moya.
Excelente torneio deste delegação da Associação de Ténis de Lisboa e um excelente trabalho do técnico Manuel Costa Matos, não só na preparação técnica mas sobretudo na mental, sendo que jovens como o Moya ou o Cunha e Silva conseguem aqui os seus primeiros pontos ITF.
Para compor o ramalhete, a Inês Miranda também vai disputar a final de pares femininos, com a sua parceira Jebri, da Tunisia, defrontando uma dupla russo-polaca.
Todos pois de parabéns e tragam lá os canecos....

15º Torneio CTPB, sub-12 e sub16

Decorre este fim-de-semana, nas instalações do CT Paços Brandão, o 15º torneio local, para sub-12 e sub-16, ambos os sexos.
Presenças asseguradas, no escalão mais jovem, de Pedro Cunha , do CDC Cires, de Ciriam McEvoi, do CT Braga e de Henrique Brancal, do CC Covilhã. Nas meninas, a lista é encabeçada por Maria Pascoal do CTF Foz e por Sofia Lima da EV Sport.
Em sub-16, femininos, Mariana Padrão, do CT Coimbra é a melhor colocada, seguida de Bruna Melo, do ACT Matosinhos.
Nos rapazes, o 1º CS do torneio é o tenista da casa Filipe Neves, secundado por Bernardo Oliveira do CT Porto, por Ricardo Brancal do CC Covilhã e por Gonçalo Andrade do SC Porto. Os jogos começam amanhã, Sábado, pelas 09.00.

Smash Tour 2012

"Mais de 120 pequenos atletas jogam este fim de semana duas etapas do circuito K-Open/Smashtour, em Vilamoura e em Guimarães. 
Na zona Sul, cerca de 75 atletas dos três escalões vão-se esforçar ao máximo para levarem para casa o tão desejado troféu Smash. No escalão Verde estão ainda em disputa os tão desejados lugares no Masters K-Open Smashtour.
Esta festa do ténis passa igualmente pelo Clube de Ténis de Guimarães, onde 50 atletas nos escalões Vermelho e Verde lutarão pelos mesmos objectivos. A K-Open tem ainda muitos prémios para distribuir pelos participantes, desde t-Shirts, calções, pólos, sapatilhas, raquetas,etc...
Na próxima semana ,realizam-se mais duas provas: em Viana do Castelo, no Clube de Ténis de Viana, e, em Lisboa, no Clube de Ténis Paço do Lumiar/ Escola de Ténis Flores Marques.
Será a primeira vez que a festa do Smashtour passa pelo bonito Clube de Ténis de Viana, localizado bem no centro da cidade, com vistas magníficas para o rio.
No Clube Ténis Paço do Lumiar prevê-se grande afluência de jovens jogadores da zona Centro, já que a etapa  é conhecida pela excelente organização e grande dinâmica de actividades paralelas."

In: www.tenis.pt
 

ATP Challenger Tour, Meknes,Marrocos, $30.000

Apesar da derrota por 4/6 e 2/6, frente ao CS nº1, Adrian Ungur, João Sousa só pode estar satisfeito pela sua prestação no torneio marroquino, que , aliás, lhe permitirá atingir a sua melhor posição de sempre no ranking ATP, bem dentro do Top 200 e a caminho dos 150 melhores tenistas do mundo.

ITF Itajaí, Brasil, $15.000

Leonardo Tavares está em grande neste seu regresso à competição, no Brasil. Com os seu partner para este torneio, em pares, o montenegrino Goran Tosic, o tenista português, já está na final do torneio, depois de ontem ter derrotado a dupla Hocevar/Miele, pelos parciais de 3/6, 6/1 e 10/6.
A final, que se disputará ainda hoje, irá opor a dupla do Leonardo à dupla constituída pelo francês Eysseric e pelo brasileiro Romboli.

23 de fevereiro de 2012

ITF/CAT North African Circuit, ITF Junior, G5

José Maria Moya ( na foto ) venceu Rodolfo Pereira pelos parciais de 3/6, 6/1 e 6/4 e defronta na meia final de amanhã, o marroquino Mouline. Na outra meia final estarão Danyal Sualehe, que venceu esta tarde por 6/3 e 7/6 (4) e Nuno Deus que, surpreendentemente, venceu o CS nº2 pelos parciais de 6/3, 6/7(2) e 6/3.
Em pares, uma dupla portuguesa estará na final, já que nos quartos de final Sualehe e Cunha e Silva venceram por 6/4 e 6/3 e o Tiago Eusébio com o Eduardo Paulo venceram por duplo 6/2.
Nas meninas, Inês Miranda também está nas meias finais de pares, com a tunisina Jebri, depois de hoje terem vencido por 3/6, 6/2 e 10-4. 
Bem português este G5 na Argélia.

ITF Murcia, Espanha, $10.000

Pedro Sousa, 3º CS do torneio espanhol, venceu esta tarde Taro Daniel por 6/0 e 7/6 (5), em jogo da 2ª ronda do quadro principal. Amanhã defronta o espanhol Villela Martinez, em jogo dos quartos de final, jogo que ocorrerá por volta das 15 horas, hora portuguesa.

Open Super 12 Auray, França

O madeirense Daniel Rodrigues está em grande num dos mais importantes torneios de sub-12 de todo o mundo. Em França, na cidade de Auray, o jovem tenista do CD Nacional ( na foto) já se encontra nos quartos de final, depois de há momentos ter derrotado o francês Iakovlev por duplo 6/2.
O actual nº4 do ranking nacional está a efectuar uma prova irrepreensível, tanto em singulares como em pares, com o Afonso Vaz Viana,  tendo apenas cedido um único set. O Daniel ainda jogará hoje o seu encontro de pares.

Update: Daniel Rodrigues e Afonso Vaz Viana venceram o seu encontro de pares por 7/5 e 7/6( 2 ) e jogam amanhã a meia final frente ao alemão Molleker e ao russo Zhakarov.

ATP Challenger Tour, Meknes,Marrocos, $30.000

Mais de três horas de jogo, e ao 5º Match-Point, João Sousa marcou lugar nas meias finais do torneio de Marrocos, ao bater o 8º CS do torneio, o checo Ivo Minar, por 4/6, 7/6(8) e 7/5, num jogo de grande nível do João Sousa.
Faz tempo que o não víamos jogar e está muito seguro e a crescer como tenista de jogos longos e duros.
Com os pontos aqui obtidos, João Sousa, actual nº 182 mundial, vai chegar ao seu melhor ranking de sempre, conseguido após as duas rondas de qualificação no Open da Australia.

Canção de Coimbra, Sub-12, nível A

Rita Moreira da Silva, da ET Maia venceu a variante feminina deste nível A em Coimbra, batendo na final Filipa Martins do CTP Brandão, pelos parciais de 6/0 e 6/2. O quadro B foi ganho por Isabel Queirós do CT Porto, que venceu Inês Maia do FCF Foz por 3/5, 4/1 e 4/1. Em pares, a dupla vencedora foi composta por Rita Pinto e Rebeca Silva, que venceram na final a dupla Filipa Martins e Rita de Sousa por 7/6(4) e 6/4.
Nos meninos, a vitória final foi para João Graça, do CT Faro, na foto, que bateu David Canavezes da ET Maia por 6/1 e 6/0. No quadro B, a vitória foi para João Pereira, do Qt.Balaia TC, que venceu na final Manuel Gonçalves do Future TA, por 5/3 e 4/0.
Em pares, vitória de Martim Prata e David Canavezes, frente a João Pereira e João Graça, por 6/4 e 6/3.

Nova vocação de Catarina Ferreira

Depois de uma brilhante carreira dedicada ao ténis, Catarina Ferreira parece ter descoberto uma nova faceta na sua carreira desportiva.
De facto, a ex-tenista portuguesa, que chegou a estar dentro das melhores 500 mundiais e que ganhou 3 títulos de pares, venceu, no passado Domingo, os 20km's de Cascais, em atletismo, com o tempo de 1h, 23m e 22 segundos, com mais de um minuto de avanço da 2ª classificada.
Segundo o site desportonalinha.com, :" No final, Catarina Ferreira mostrou-se extremamente feliz com a vitória: “foi muito difícil, pois para mim não é fácil correr os 20 quilómetros. Tive uma concorrência muito apertada com a segunda classificada - Carla Pinto –  pois andámos juntas durante grande parte do percurso. Só a partir do quilómetro 12 é que consegui passar para a frente e seguir isolada até à meta. Foi uma enorme satisfação ganhar aqui em Cascais, a prova é muito bonita, e está bem organizada”, declarou Catarina, adiantando que vai conciliando a prática do ténis com a do atletismo: “o atletismo foi algo completamente inesperado, o gosto por esta modalidade começou por brincadeira na escola e foi crescendo cada vez mais. Agora dá-me imenso prazer correr, e esta foi, até agora, neste tipo de provas, a maior vitória”.

Open Super 12 Auray, França

É um dos mais importantes torneios de sub-12 que se realiza em todo o mundo e em Auray, é uma semana em cheio, com a presença da nata mundial de aspirantes a grandes tenistas. 
O jovem Daniel Rodrigues está a efectuar um grande torneio, tendo já vencido duas rondas no quadro principal. Na 1ª, derrotou o francês Guennaz por 2/6, 6/3 e 7/5 e na ronda seguinte o WC francês Razafindrakoto, por 7/6(4) e 6/0.
No acesso à meia-final, esta tarde, o Daniel defrontará mais um francês, de seu nome Iakovlev.
No torneio de pares, o Daniel faz dupla com o Afonso Vaz Viana e já estão na 3ª ronda, depois de duas brilhantes vitória frente a duplas húngaras e francesas. No acesso às meias finais, espera-os uma dupla do Canadá.
Na variante feminina, igualmente em pares, Francisca Jorge e Inês Salvador já estão igualmente nos quartos-de-final onde defrontam, hoje ainda, uma dupla Servo-checa.
Estamos, portanto, de parabéns, pela excelente representação que levámos a França e que nos enche de prestígio além-fronteiras. Parabéns a todos.

Copa Claro, ATP $484.100

Apesar de em singulares, as coisas não terem corrido bem aos portugueses, em pares, Rui Machado vai de vento em popa e já está nas meias-finais, com a ajuda de Ramirez Hidalgo. Ontem, nos quartos de final, vitória fácil por 6/4 e 6/1, frente à dupla nº4 do torneio. O jogo de acesso à final deverá ser disputado amanhã, 6ª feira.

ITF Murcia, Espanha, $10.000

Pedro Sousa é o 3º CS do torneio de Múrcia, e defrontará esta tarde, em jogo da 2ª ronda, o norte-americano Taro Daniel, o mesmo que afastou o Pedro em Maiorca, logo na ronda inaugural, na passada semana. Vamos ver se o Pedro consegue superar o jovem americano, que foi semifinalista no torneio insular.

ATP Challenger Tour, Meknes,Marrocos, $30.000

João Sousa vai jogar esta manhã frente ao checo Ivo Minar, em jogo referente aos quartos de final do Challenger norte-africano. O vimaranense está a fazer um bom torneio, tendo derrotado na 2ª ronda o igualmente checo Pospisil, em apenas dois sets, 6/3 e 6/4.

ITF Itajaí, Brasil, $15.000

Não se poderia pedir mais a Leonardo Tavares, depois de uma longa paragem que o levou para além do lugar 700 ATP. O espinhense escolheu a semana do seu aniversário para regressar aos courts e deslocou-se ao Brasil, a Itajaí, para participar na qualificação deste torneio de $ 15.000 de prize-money.
Depois de ter ultrapassado, sem problemas, a qualificação, Leonardo Tavares caiu na 2ª ronda, frente a umas das grandes promessas do ténis brasileiro, Tiago Fernandes, pelos parciais de 6/3, 2/6 e 2/6.
Em pares, o Leo continua em prova, com o montegrino Tosic e estão nas meias finais, onde defrontam a dupla brasileira Hocevar/Miele.

ITF/CAT North African Circuit, ITF Junior, G5

Brilhante participação lusa, até ao momento, neste G5 do circuito júnior mundial, que se disputa até Sábado, na Argélia.
Nos quartos de final vão defrontar-se Rodolfo Pereira, 3º CS e José Maria Moya, que vem do torneio de qualificação e que marcará aqui os seus primeiros pontos ITF.
Na parte inferior do quadro principal, mais dois portugueses. Danyal Sualehe, 4º CS, que defronta o tunisino Oussama Aziz e Nuno Deus que joga frente ao francês Kevin Rivieire, 2º CS.
Em pares, Tiago Eusébio e Eduardo Paulo, já estão nos quartos de final, após brilhante vitória frente à dupla nº2 do torneio.

22 de fevereiro de 2012

Torneio Pedro e Inês, Sub-14, Alcobaça

"Beatriz Bento e Duarte Vale conquistaram os títulos individuais do Torneio Pedro e Inês, reservado ao escalão etário de sub-14, em Alcobaça.
Na final feminina, entre duas tenistas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Beatriz Bento venceu Inês Mesquita, por 7-6 (3) e 6-1.
Nos pares, Beatriz Bento e Inês Mesquita venceram a final disputada com Mariana Rocha (Ace Team) e Joana Ferreira (Clube de Ténis de Matosinho). Um duplo 6-2 foi o desfecho.
Em masculinos, Duarte Vale (Clube de Ténis Quinta da Marinha) superou João António (Clube de Ténis de Santo André) no derradeiro encontro, fechando com 7-5 e 6-2.
Na final em pares, Rodrigo Magalhães (Clube de Ténis CAD)/João Carvalho (CETO) venceram Duarte Vale/João António, por 6-4 e 7-6 (1). "
In: www.tenis.pt