Pesquisar neste blogue

29 de setembro de 2007

Calvia Open Sub-14 - ETA cat. 3

Frederico Silva é o representante português nas meias finais deste torneio espanhol, depois de ter vencido Vasco Mensurado pelos parciais de 3/6, 6/2 e 7/6.
Frederico defronta no jogo de acesso à final o 1º CS da competição, o germânico Kaczynski, que venceu Henrique Costa por 2/6 e 1/6.
Vasco Mensurado estará, no entanto, na final de pares, com o italiano Tartarini, defrontando a dupla Kaczynski/Becker.

28 de setembro de 2007

ITF $ 10.000 Les Franqueses Del Valles WTA

Bibiana Almeida tenta a sua sorte na qualificação deste torneio espanhol, defrontando na 1ª ronda a espanhola Andreia Mora-Barba, uma jovem de 15 anos que se estreou com 14 no circuito profissional, sem resultados de monta.

ITF $ 25.000 Nantes WTA

Magali De Lattre prescindiu de participar no torneio portuense e rumou até Nantes, para aí jogar a fase de qualificação deste torneio de $ 25.000, onde já conheçe a sua adversária de amanhã, uma convidada da organização, a francesa Perrine Fouche, uma jovem de 16 anos, WTA 1192, sem grande expressão de resultados em 2007 mas que já conta com duas vitórias em qualificação em torneios de $50.000 e $ 75.000.

ITF $ 10.000 Porto WTA

Com o regresso da competição masculina, a cidade do Porto receberá igualmente a competição feminina, numa ténue tentativa de relembrar os bons torneios de $ 25.000 que adornavam, não há muito tempo, o circuito profissional em Portugal.
Ainda assim , uma boa oportunidade para as jovens promessas portuguesas participarem em torneios profissionais.
Na ronda nº1 de qualificação, o sorteio defeniu para as portuguesas os seguintes embates:
Kátia Rodrigues- bye
Barbara Ferreira - Elizabeth Thompson ( GBR)
Maria João Koehler ( CS 4 ) - bye
Nathalie Gunthard - bye
Margarida Moura - Marina Novak ( LIE)

ITF $ 15.000 Porto ATP

O circuito internacional de ténis masculino volta a Portugal para um Future que se realizará durante esta semana na cidade invicta, com um prize-money de $ 15.000.
Disponível desde já o quadro da ronda inicial de qualificação, onde, como é hábito, salientamos os jogos que envolvem os tenistas cá do burgo.
Assim:
1ª ronda:
Frederico Marques ( 2º CS ) - bye
Alberto Gomes - Luis Miguel Gonçalves
Vasco Pascoal ( WC) - Gonçalo Falcão
Hugo Spratley - Artem Gorbachevskiy ( RUS )
João Silvério - André Alexandrino
Hugo Anão ( 6º CS ) - bye
Helder Araújo - Pedro Magalhães
Valter Martins - Miguel Alves ( WC)
Diogo Rocha - bye

Masters Nike Junior Tour Ibiza 2007


A actual campeã nacional de Sub 14, Rita Vilaça, vai participar no Masters Nike Junior Tour Ibiza 2007, na prova de infantis, que começa hoje em Ibiza e conta com a presença das espanholas mais bem classificadas do ranking nike do escalão, que engloba seis torneios, sendo um deles o Campeonato Nacional de Espanha.
Estarão em prova oito atletas, que jogam, já hoje, os quartos-de-final, estando as meias-finais e a final reservadas para sábado e domingo, respectivamente.
Rita Vilaça – a única não espanhola em competição – defronta, esta tarde, Patricia Fargas Osório, a 7.ª classificada do ranking.
A jogadora do Clube de Ténis de Braga, que ocupa o 10.º lugar no ranking espanhol Nike Junior Tour de infantis, com 295 pontos, conquistados em torneios do país vizinho, ganhou direito a participar no Masters Nacional Espanhol Nike Junior Tour 2007, em virtude das ausências de Garbine Blanco (3.ª classificada) e de Ekaterina Tugarinova (9.ª).
Um claro motivo de orgulho para o ténis nacional, que vê uma das suas promessas a discutir um título espanhol, sendo a única estrangeira presente.
In: FPT

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Não se pode dizer que é surpresa a vitória de Varvara Lepchenko sobre Frederica Piedade, pelos parciais de 2/6 e 4/6, em jogo da 2ª ronda do torneio de Ashland, nos Estados Unidos.
Ainda assim, Frederica Piedade continua a marcar alguns pontos que lhe vão permitindo aproximar-se um pouco mais de Neuza Silva, que continua lesionada e já prescindiu de participar no Torneio Tier II de Estugarda, que se inicia este fim de semana.
Em pares, Frederica está na 2ª ronda , depois de uma vitória suada na 1ª, pelos parciais de 4/6, 6/4 e 10/5.

27 de setembro de 2007

Circuito FPT / CIMA – 18.º Open Cidade de Portimão

João Ferreira será 1.º cabeça-de-série no 18.º Open Cidade de Portimão – etapa do Circuito FPT / CIMA – que começa amanhã, sexta-feira, e decorre até domingo, no Clube de Ténis Portimão e Rocha, em Portimão.
Num torneio que só contempla a competição masculina, José Ricardo Nunes, Vasco Antunes e Diogo Mota, para além de João Ferreira, são os principais favoritos à vitória final.
Amanhã, sexta-feira, cumprem-se os encontros das duas primeiras rondas. Refira-se que João Ferreira teve um bye (apuramento directo), marcando, desde já, presença na 2.ª ronda.

1.ª ronda

João Ferreira (bye)
Eduardo Salsa – Luca Barbosa
Mark Saraiva – Kevin Belhaj
Mihály Bukur – Manuel Cavaco
Vasco Antunes – Roque Rocha
Hugo Feitor – Bruno Ferreira
André Coelho – Luis Ferreira
Tomás Morais – Pedro Cartaxo
Kevin Barragão – Nuno Guerreiro
Nuno Almeida – Juan Lopes
Paulo Paulinho – Nuno Salsa
João Silva – Diogo Mota
Tiago Correia – Telmo Sacramento
Paulo Joaquim – Diogo Aguiar
Pedro Santos – Serge Inácio
Luís Nunes – José Ricardo Nunes
In: FPT

Taça Davis - Sorteio do Grupo II

A Selecção Nacional receberá a Tunísia, entre 11 e 13 de Abril de 2008, no jogo inaugural da 1ª ronda no Grupo II da Zona Europa / África.
Neste grupo, Portugal foi para o sorteio como 2.ª cabeça-de-série e, em caso de vitória receberá o vencedor do encontro entre Chipre e a Eslovénia.

Rankings ETA

Em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente português, ocupando a 59ª posição, seguido de João Monteiro em 156º, Vasco Mensurado em 176º, João Barra em 186º , Diogo Rocha em 240º, e João Fazendeiro em 252º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz , na 34ª , secundada por Patricia Martins na 81ª, Inês Xavier em 140ª, Margarida Moura em 286ª e Barbara Ribeiro em 351ª.

Em sub-16, masculinos, Miguel Almeida é 54º, sendo seguido por José Alves em 170º , Francisco Franco Dias em 191º, Martim Trueva em 283º, Vasco Mensurado em 398º ( subida de 110 lugares ) e Francisco Ramos em 523º .
Em femininos, a melhor portuguesa é Barbara Luz, na 173ª , seguida de Patricia Martins na 185ª, depois temos Ana Claro na 225ª, Maria João Koehler em 252ª e Demi Rodrigues em 414ª.

26 de setembro de 2007

Calvia Open Sub-14 - ETA cat. 3

Importante contigente luso neste torneio nas Ilhas Baleares em Espanha.
Em femininos, apenas a presença de Barbara Alonso, que perdeu na ronda inaugural frente à espanhola Aina Morey por 6/7 e 2/6.
Em masculinos, no entanto, uma presença mais forte e, até ver, com excelentes resultados.
Luis Palha perdeu na 1ª ronda frente a Alvaro Lombardia de Espanha por 1/6 e 2/6.
Henrique Costa venceu na 1ª ronda o 5º CS, o germânico Cristopher Negritu por 3/6, 6/1 e 7/5 e , continuando este espectacular resultado, venceu nos oitavos de final o sueco Felix Taube por 3/6, 6/3 e 6/4. Cabe-lhe agora a dificil tarefa de defrontar o 1º CS da competição, o alemão Kevin Kaczynski.
Vasco Mensurado, 3º CS, venceu na 1ª ronda o italiano Filiipo Baldi por 6/1 e 6/1 e na 2ª ronda atropelou o inglês Euen Mcintosh por duplo 6/0 !!!!. Nos quartos de final defrontará o convidado da organização... Frederico Silva.
Frederico ganhou na 1ª ronda ao espanhol Pablo Jimenez por duplo 6/1 e na 2ª ronda venceu o 6º CS, o checo Filip Sebesta por 6/4 e 6/1.
Artur Completo foi eliminado na 1ª ronda, perdendo por 0/6 e 1/6 frente ao 4º CS, o italiano Giacomo Tartarini.
Finalmente, salientamos ainda a presença de Gonçalo Loureiro que venceu facilmente na 1ª ronda o russo Richard Burakov por 6/1 e 6/0, indo defrontar na 2ª ronda o alemão Robin Becker, 2º CS.
Em pares, as duplas Loureiro/Palha, Completo/Silva e Mensurado/Tartarini já estão nos quartos de final.

25 de setembro de 2007

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Não foi fácil para Frederica Piedade mas o resultado, aqui como em quase tudo na vida, é que conta: vitória pelos parciais de 5/7, 6/3 e 7/5 e consequente apuramento para a 2ª ronda, a jogar somente na 5ª feira, frente à vencedora do encontro entre De Beer e Lepchenko.

ITF $ 25.000 Nottingham WTA

Como tínhamos previsto, vitória fácil na 1ª ronda de Magali De Lattre frente à WC do torneio, Laura Fischer, pelos parciais de 6/4 e 6/2.
Já esta tarde, na 2ª e decisiva ronda de qualificação, Magali foi derrotada pela norueguesa Karoline Steiro, 8º CS da qualificação, pelos parciais de 5/7 e 4/6.

ITF $ 50.000 Ashland WTA

Frederica Piedade continua por terras do Tio Sam e disputará, a partir de hoje, o quadro principal deste torneio no Kentucky, defrontando na 1ª ronda a sueca Michaela Johansson, 356 WTA.
Em pares mantem a parceria com a australiana Wheeler ( que curiosamente defronta na 1ª ronda Rosana De Los Rios, que venceu Michelle nas meias finais de Albuquerque) e vão defrontar a norte-america Glatch e a russa Shulaeva.

Gastão Elias

Deve ter virado moda ou então são coincidências de calendário.
Depois de Frederico Gil, ontem foi a vez de Gastão Elias ter prescindido de treinador, terminando uma relação um pouco menos que perfeita com Luis Nascimento, que já acompanhava o miúdo da Lourinhã desde há alguns anos.
Segundo o jornal Record, o acordo foi pacífico entre jogador, pai e treinador, tendo todos considerado que a evolução natural para Gastão é dispender mais tempo de treino junto da Academia IMG, que o contratou recentemente, para poder abordar com outra preparação a sempre dificil transição para o mundo profissional do ténis.
Assim, Elias partirá imediatamente para a Flórida onde o espera uma preparação específica para o final da temporada onde irá participar em torneios Futures norte-americanos e sul americanos e, possivelmente, a participação em torneios de júniores de fim do ano, nomeadamente o Eddie Herr e o Orange Bowl.

24 de setembro de 2007

ITF $ 25.000 Nottingham WTA

Magali De Lattre é a 10ª CS da fase de qualificação deste torneio britânico e defronta na ronda incial a WC local Laura Fisher, uma jovem tenista que em 2007 apenas venceu dois jogos em qualificações de torneios de $ 10.000 de prize money.
Acreditamos pois numa vitória fácil para a tenista portuguesa.

Rankings Juniores

Não existiram practicamente alterações nos rankings dos portugueses.
Em masculinos, Gastão está na 30ª posição, seguido de João Sousa na 121ª, Martim Trueva na 195ª e Miguel Almeida na 210ª.
Em femininos, Michelle é 33ª, seguida de muito longe por Demi Rodrigues em 612ª, Maria Guerreiro em 626ª e Filipa Correia em 1069ª.

Rankings

Alterações importantes nos rankings masculino e feminino.
No ranking ATP, Frederico Gil manteve a sua melhor posição de sempre , na 135ª, sendo que Leonardo Tavares deu um salto de 70 lugares para a 675ª, secundado por Gastão Elias, que também subiu, 45 lugares, para a 749ª.
Descida de Gonçalo de Nicau para a 840ª, sendo ultrapassado por Rui Machado que é agora 812º.
Mas o destaque vai obviamente para o ranking Feminino, onde, pela 1ª vez, vemos o nome de Michelle Larcher de Brito, e logo numa espantosa e extraodinária 364ª posição, ela que , tanto em séniores como em júniores, não tem tenistas à sua frente mais novas.
Na frente está Neuza Silva, na 206ª, seguida de Frederica Piedade na 261ª e , depois de Michelle, estão Catarina Ferreira ( 595ª), Magali De Lattre ( 687ª) e Ana Catarina Nogueira ( 871ª).

23 de setembro de 2007

Taça Davis - Holanda / Portugal - Play-off do Grupo I

O encontro que opôs Portugal à Holanda, relativo ao play off para a permanência no Grupo I da Zona Europa / África, terminou esta tarde, em Roterdão, com um resultado final de 5-0 a favor da selecção anfitriã.
Frederico Gil e Rui Machado acabaram por ceder nos respectivos confrontos de singulares, realizados hoje, depois de ontem já ter ficado consumada a descida de Portugal ao Grupo II da Zona Europa África da Taça Davis.
Frederico Gil cedeu diante de Robin Haase, por 3/6 e 4/6, enquanto que, Rui Machado foi batido em três partidas, pelos parciais de 3/6, 6/3 e 2/6, por Huta Galung.
In: FPT