Pesquisar neste blogue

2 de fevereiro de 2008

ITF $ 10.000 Vale do Lobo WTA

Resultados da ronda inicial do Future algarvio, primeiro a contar para o ranking WTA, no que às portuguesas diz respeito:
Katia Rodrigues - Alexandra Vukota (SUI) - 2/6, 6/1, 1/6
Maria Gallo - BYE
Ana Claro - Michaella Ince (GBR) - 3/6, 1/6
Catia Rodrigues - Anna Lubinsky (USA) - 3/6, 2/6
Demi Rodrigues - Lidia Peris ( ESP) - 6/2, 6/0
Joana Pangaio - Barbara Kvelstein (EST) - 6/4, 6/1
Margarida Moura - Alla Aleksandrova( RUS ) - 1/6, 2/6
Carla Caetano - Mara Zovko ( CRO ) - 5/7, 2/6
Charlotte Pires - Anastasia Shchilinskaya( RUS ) - 6/7, 7/5, 4/6
Margarida Fernandes - Annie Goransson (SWE ) - 1/6, 2/6
Barbara Ferreira - Raphaela Borges ( BRA ) - 1/6, 4/6
2ª ronda
Marina Gallo -
Demi Rodrigues - Yevgeniya Kryvoruchuko (RUS)
Joana Pangaio - Lyudmyla Kichenok ( UKR)

FED Cup

A Selecção Nacional cedeu no encontro do play-off com a Grã-Bretanha (0-2) que decidia a manutenção no Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, esta tarde, em Budapeste (Hungria). Ana Catarina Nogueira foi batida por Anne Keothavong (n.º 135 WTA), pelos parciais de 1/6 e 6/7 (2-7), e Magali de Lattre cedeu face a Katte O`Brien (n.º123 WTA), por 4/6 e 2/6. Com este resultado, a Selecção Portuguesa regressa ao Grupo II da Zona Europa / África.
“Foi dos encontros em que equilibrámos mais. Quer no primeiro singular, quer no segundo fomos equilibrando até um determinado momento, mas as britânicas consumaram o favoritismo”, declarou Pedro Cordeiro no rescaldo ao embate do play-off. Na opinião do Seleccionador Nacional, o piso em carpet que as jogadoras encontraram em Budapeste também não foi favorável, afirmando: “Se fosse um piso onde as nossas jogadoras estivessem mais habituadas a jogar, como a terra batida, as coisas poderiam ser diferentes”.
O futuro da Selecção Nacional passa novamente pelo Grupo II da Zona Euro-Africana, mas Pedro Cordeiro acredita no regresso ao Grupo I, contando, para tal, com todas as atletas que se mostrem disponíveis. “Temos Selecção para subir de novo ao Grupo I. Espero poder contar com a Michelle e a Frederica e vamos ver se a Ana Catarina [Nogueira] ainda poderá estar na próxima campanha”, referiu o Capitão.
In: FPT

1 de fevereiro de 2008

Janeiro de 2008

Mais um mês para a nossa muito orgulhosa história de um blog que continua humildemente a tentar mexer com o status quo inamovível do panorama tenístico português.
Em Janeiro 460 comentários animaram as discussões à volta de temas por vezes insípidos mas também por vezes muito actuais e reveladores.
14466 vistantes únicos e 18351 page views mostram que o blog já está muito para além de uma pequena brincadeira, porque foi assim que ele nasceu.
Batemos ( por dois meros mas muito importantes amigos) o record diário de visitantes, 665, no passado dia 28 , e aproxima-mo-nos, de novo, da mitica barreira das 1000 page views em 24 horas.
O futuro a Deus pertence mas vamos esperar ter forças para ver este projecto saltar para uma realidade bem mais condizente com estes números. Assim queiramos todos.
Bem Hajam.

PNDT

A segunda prova do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) da Zona Norte, em 2008, decorre, este fim-de-semana, no Clube Ténis de Guimarães.
O Coordenador do PNDT para a Zona Norte, Pedro Lobão, será o responsável pela observação dos jovens atletas que estarão presentes no torneio.
A última prova do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT teve lugar em Oliveira de Azeméis, a 12 e 13 de Janeiro, tendo participado cerca de 50 “pequenos” atletas.
In: FPT
NR: No site da FPT já constam os programas para 2008 das selecções nacionais de sub-12 e sub-14.
Nota-se uma tentativa de participação em vários torneios e amigáveis em Portugal e um pouco por toda a Europa mas uns asteriscos levaram-me a um rodapé que me deixou arrepiado:
" * - Passagens aéreas pagas pelos atletas. Restante logística paga pela FPT " .
O meu comentário: Deviam ter vergonha.

ITF $ 10.000 Mallorca WTA

Bibiana Almeida estreia-se em 2008, como convidada do quadro de qualificação do torneio maiorquino, defrontando na ronda inaugural a 10ª CS, Anna Movsisyan da Arménia.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Sortes diferentes para Frederico Silva e Vasco Mensurado nos quartos de final do torneio de consolação do Les Petits As de 2008.
Frederico Silva perdeu pelos parciais de 4/5, 5/3 e 1/4 enquanto que Vasco se apurava para as meias finais por desistência do seu adversário.
No jogo de acesso à final, Vasco Mensurado não conseguiu ultrapassar o egipcio Karim Hossam, tendo perdido por 1/4 e 2/4.
Excelente prestação dos dois miúdos que, com um pouco mais de sorte no sorteio poderiam ter ido mais longe no quadro principal.
Fica para a próxima.
Parabéns.

ITF $ 10.000 Murcia 2 ATP

Ainda com o caneco na mão , João Sousa será o 15º CS do torneio de qualificação do 2º Future de Murcia, que amanhã começa no Real Sociedad Club de Campo.
Na 1ª ronda João Sousa defronta um dos convidados do torneio, o espanhol Villar Almeron.

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

É mais um título para o ténis português.
João Sousa é o novo campeão de pares do Future de Murcia 1, depois de hoje, com Salva Vidal, ter vencido o encontro da final pelos parciais de 6/7, 6/1 e 10/2.
Parabéns para o João Sousa, ele que habitualmente treina por terras espanholas mas que nem por isso deixa de merecer o nosso respeito e consideração.

FED Cup

A Selecção Nacional cedeu perante o Luxemburgo, por 0-2, na terceira e última jornada da poule A, referente ao Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, hoje, em Budapeste, na Hungria. Ana Catarina Nogueira foi surpreendida por Claudinne Schaul (n.º 480 WTA), após ganhar o primeiro set (6/1, 1/6 e 2/6), enquanto Magali de Lattre não conseguiu contrariar o favoritismo de Anne Kremer (n.º 99 WTA), cedendo pelos parciais de 2/6 e 1/6. Com a vitória no encontro já entregue à selecção luxemburguesa, o Juiz Árbitro decidiu-se pela não realização do confronto de pares. Este resultado obriga a Selecção Nacional a disputar, amanhã, o encontro do play-off para a manutenção no Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, para o qual ainda não conhece a equipa adversária.
Com o triunfo de Ana Catarina Nogueira no primeiro set (6/1) frente a Claudinne Schaul, a Selecção Nacional parecia embalar para a primeira vitória, mas tal não aconteceu. Para o Capitão Pedro Cordeiro a falta de ritmo competitivo foi decisiva: “Tratou-se nitidamente de falta de condição física. Ela [Ana Nogueira] não é profissional e neste momento treina pouco tempo”.
Quem não pôde dar hoje o contributo à equipa foi Neuza Silva. A campeã nacional ressentiu-se de uma lesão e está em dúvida para o encontro do play-off, a decorrer amanhã. “A Neuza vinha tocada numa perna e essa dor agravou-se nos dois primeiros dias. Não sei ainda se poderá jogar amanhã”, explicou o Seleccionador Nacional, que no seu lugar fez alinhar Magali de Lattre - jogou frente à opositora mais cotada. “No segundo singular ainda houve alguns pontos equilibrados, mas a maior experiência da adversária veio ao de cima”, resumiu Pedro Cordeiro.
In:FPT

Mais um para reflectir....

A parceria www.bolamarela.com com o Prof. César Coutinho é de saudar e o André não se importará que eu faça referência a mais uma excelente contribuição de um dos mais importantes teorizadores sobre ténis em Portugal.
Aproveito para retribuir as gentilezas aí publicadas e convido-vos a uma leitura muito atenta:

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

João Sousa pode conseguir amanhã o seu primeiro título de 2008, dado que disputará a final da competição de pares.
Ontem, com o espanhol Salva Vidal, venceu por duplo 6/3 e vão defrontar na final o espanhol Poch Gradin e o grego Jakupovic.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

José Ricardo Nunes não conseguiu contrariar o favoritismo do 3º CS, perdendo em jogo da 2ª ronda pelos parciais de 1/6 e 2/6.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Frederico Silva e Vasco Mensurado estão nos quartos de final da competição masculina de consolação.
Frederico venceu na 1ª ronda o romeno Stefan Vinti por 5/3, 1/4 e 5/3 e eliminou na 2ª ronda o israelita Bar Botzer, nº18 ETA, pelos parciais de 4/2 e 4/1.
No acesso à meia final vai defrontar Linus Erhart, um austríaco que já eliminou nesta fase o nº 16 ETA, o lituano Mugevicius.
Por seu lado, Vasco Mensurado venceu na 1ª ronda Pawel Cias, da Polónia, por 4/0 e 4/2 e na 2ª o mexicano Mayagoitia por 5/3 e 4/0.
Nos quartos de final vai defrontar Marat Deviatiarov da Ucrânia, nº 11 ETA.

FED CUP

A Selecção Nacional cedeu diante da Holanda, por 0-3, no segundo encontro a contar para a poule A, referente ao Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, que decorreu ontem, em Budapeste, na Hungria.
Ana Catarina Nogueira foi surpreendida por Renee Reinhard (n.º 594 WTA), pelos parciais de 0/6 e 3/6, no primeiro confronto de singulares, enquanto Neuza Silva cedeu face a Arantxa Rus (n.º 463 WTA), por 5/7 e 4/6, no segundo singular.
Por fim, Magali de Lattre e Maria João Koehler não conseguiram desfeitear a dupla Thyssen / Wong (2/6 e 4/6).
Depois de ter cedido na 4ª feira no encontro com a Bulgária (0-3), a Selecção Nacional terá de vencer hoje a equipa do Luxemburgo – ontem perdeu com a Bulgária por 1-2 – para fugir ao último lugar na poule A e assim garantir, desde logo, a permanência no Grupo I da Zona Europa /África, evitando o play-off.
As luxemburguesas contabilizam duas derrotas e estão em luta directa com a Selecção Portuguesa pelo 3.º lugar na poule A. Anne Kremer, 99.ª classificada no ranking mundial, é a estrela da equipa, que integra ainda Mandy Minella (n.º 401 WTA) e Claudine Shaul (480.ª) .
In: FPT

31 de janeiro de 2008

Estoril Open

Está confirmada a participação de Nikolay Davydenko na 19.ª edição do Estoril Open. O n.º 4 do "ranking" mundial vem assim juntar-se a Roger Federer."Pela primeira vez, teremos no Jamor dois elementos do top 4 mundial.
O Nikolay Davydenko tem sido um dos mais consistentes protagonistas do circuito profissional nos últimos anos.
É um elemento crónico da primeira metade do top 10 e tem realizado excelentes duelos com Roger Federer ao longo dos últimos anos.
O estilo contrastante de ambos proporciona sempre excelentes espectáculos", referiu João Lagos.
In: Record

FED CUP

Ana Catarina Nogueira perdeu o 1º encontro da 2ª jornada , no embate frente à selecção holandesa, pelos parciais de 0/6 e 3/6.

FED CUP

À semelhança do que aconteceu ontem, no encontro com a Bulgária, Ana Catarina Nogueira abre as hostilidades no embate que opõe Portugal à Holanda, esta tarde, a partir das 15 horas (hora de Lisboa) em Budapeste, na Hungria. Trata-se do segundo encontro da Selecção Nacional na poule A do Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup.
Renee Reinhardt, 17 anos, n.º 594 do ranking mundial, será a adversária de Ana Nogueira no primeiro singular. A jovem holandesa foi derrotada por Neuza Silva, no último domingo, na final do torneio ITF (10 mil dólares) de Kaarst, na Alemanha.
No segundo duelo de singulares, a campeã nacional Neuza Silva defronta Arantxa Rus, também de 17 anos, (n.º 463 WTA).
As duas holandesas mais experientes – Nicole Thyssen (n.º 287 WTA) e Pauline Wong (n.º 323) – estão referenciadas para o embate de pares.
In: FPT

30 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

João Sousa está, com Salva Vidal, a um jogo da final do torneio de pares, depois de terem vencido hoje, em encontro dos quartos de final, a dupla nº1 do torneio pelos parciais de 6/3 e 6/4.
Na meia final a dupla que terão que vencer será composta por Santos Gonzalez e Such Perez.
Parabéns João e boa sorte.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Vasco Mensurado e Frederico Silva perderam hoje o seu encontro dos quartos de final de pares, pelos parciais de 1/6 e 4/6.

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE, ETA sub-16 Cat. 1

Margarida Fernandes perdeu na 2ª ronda da variante de singulares, frente à 3ª CS, pelos parciais de 0/6 e 0/6.
Em pares a dupla portuguesa também perdeu pelos parciais de 1/6 e 5/7.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

José Ricardo Nunes vai inscrever o seu nome, pela primeira vez em 2008, no ranking ATP, depois de hoje ter vencido, em encontro da ronda nº1 do Future 3 de Albufeira, o romeno Daraban por duplo 6/3.
O algarvio vai agora defrontar o CS nº3 , o britânico Alexander Slabinsky e poderá jogar descontraído, dado que, por certo, já conseguiu atingir os seus objectivos para esta ronda de torneios ITF em Portugal.
Já Leonardo Tavares não conseguiu bater o holandês Van Der Meer, perdendo por 0/6 e 3/6.

FED Cup

A Selecção Nacional Feminina cedeu frente à Bulgária, por 0-3, no encontro de estreia na poule A do Grupo I da Zona Europa / África da Fed Cup, esta tarde, em Budapeste (Hungria).
Ana Catarina Nogueira cedeu no primeiro singular, pelos parciais de 2/6 e 5/7, diante de Dia Evtimova (n.º 275 WTA), enquanto Neuza Silva caiu às mãos da n.º 75 do Mundo, Tsvetana Pironkova, por 1/6 e 0/6, no singular seguinte.
Em pares, a dupla Magali de Lattre / Maria João Koehler não resistiu ao favoritismo da dupla Evtimova / Pironkova (1/6 e 2/6).
Na análise ao encontro, o Capitão Pedro Cordeiro reconheceu a superioridade das adversárias. “A Catarina [Nogueira] talvez tenha acusado alguma falta de competição no primeiro set, tendo criado mais equilíbrio no segundo parcial.
No caso da Neuza, apesar de tentar equilibrar, não teve hipóteses perante uma adversária muito forte que jogou muito bem, tanto no serviço, como nas respostas”, resumiu o Seleccionador Nacional.
Para amanhã, no embate com a Holanda - tem início às 16 horas (15 horas em Lisboa) -, Pedro Cordeiro diz que “em princípio deverão jogar as mesmas jogadoras”, ou seja, a aposta para os singulares recairá outra vez em Neuza Silva e Ana Nogueira.
A selecção holandesa, que hoje venceu o Luxemburgo, por 2-1, no outro encontro da poule A, conta com Nicole Thyssen (n.º 287 WTA), Pauline Wong (323.ª), Arantxa Rus (463.ª) e Renee Reinhard (594.ª), esta última foi derrotada por Neuza Silva na final do torneio ITF 10 mil dólares de Kaarst (Alemanha), no passado domingo.

FED CUP

Portugal terá perdido o seu jogo de abertura frente à selecção búlgara.
Ana Catarina Nogueira, segundo informações oficiosas, perdeu frente a Dia Evtimova por 2/6 e 5/7.
Aguardamos por confirmação oficial desta derrota.
Em jogo já deve estar Neuza Silva que defronta a melhor rankeada da selecção da Bulgaria, Tsvetana Pironkova.

PNDT

As Selecções Nacionais de Sub 12, Masculina e Feminina, estarão em estágio, durante o próximo sábado, no Complexo de Ténis do Jamor. A Selecção Masculina contará com 20 atletas, que serão orientados pelo Capitão José Mário Silva. Por sua vez, as 11 atletas chamadas à Selecção Feminina ficarão a cargo de Paulo Santiago, Coordenador do PNDT – Programa Nacional de Detecção de Talentos (Zona Centro).
Trata-se de mais um estágio de avaliação contínua ao grupo de trabalho, que ocorre em vésperas da primeira Prova de Nível A para o escalão em 2008. O torneio terá lugar entre 3 e 5 de Fevereiro, no CIF, em Monsanto (Lisboa).
Lista de Convocados
Masculinos
Bernardo Lemos (CN Ginástica)
Diogo Pinho (CT Jamor)
Eduardo Paulo (CT Estoril)
Nuno Mesquita (CT Olaias)
Ivo Rodrigues (CT Porto)
Francisco Caldas (CT Braga)
Afonso Faria (CT Braga)
Tiago Lourenço (SC Alberto Sousa)
Zé Maria Dória (SC Alberto Sousa)
Rafael Marques (Mira Villas TC)
Manuel Almeida (ET Espinho)
David Lopes (Colégio Vale)
Ricardo Marreiros (CT Portimão Rocha)
Miguel Marreiros (CT Portimão Rocha)
Bruno Baptista (CT Portimão Rocha)
João Brás (CT Montemor-o-Novo)
João Rodrigo Costa (AT Parque)
Pedro Santos (CT Montemor-o-Novo)
Tiago Eusébio (CIF)
Femininos
Luisa Almeida (ET N.Allegro)
Ivone Álvaro (Tavir a RC)
Matilde Fernandes (AA Coimbra)
Maria Vilas Boas (Colégio Vale)
Ana Filipa Santos (CT Montemor-o-Novo)
Mariana Geraldes Maçãs (CA Cultural)
Teresa Lobo (GC Português)
Maria Tavares (AT Ricardo Cayolla)
Sara Lourenço (CTP Brandão)
Maria Roxo (Colégio Vale)
Daniela Baptista (CIF)
In: FPT

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

João Sousa e Salva Vidal já estão nos quartos de final da competição de pares, depois de terem vencido o seu encontro da 1ª ronda pelos parciais de 6/4 e 6/1.
No jogo de acesso à meia final, defrontam a dupla nº1 do torneio, Fornell-Mestres/Lopez-Jaen.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

A dupla Gonçalo Falcão/José Ricardo Nunes foi eliminada na ronda inaugural do torneio de pares, perdendo pelos parciais de 4/6 e 2/6.

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE, ETA sub-16 Cat. 1

No quadro principal feminino, Margarida Moura abriu as hostilidades lusas, defrontando na 1ª ronda a francesa Solene Ficheux.
A derrota da portuguesa aconteceu em dois sets, pelos parciais de 3/6 e 1/6.
Margarida Fernandes defrontou outra francesa, Alexise Duchene, vinda da qualificação, vencendo por duplo 6/4.
Vai agora defrontar a francesa Charlene Seuteun, adversária das lusas em pares.
De facto,Solene Ficheux estará também na rota da dupla portuguesa na variante de pares, fazendo dupla com a referida Charlene Seateun, sendo as gaulesas a dupla nº2 da competição.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Patricia Martins e Joana Valle Costa foram eliminadas na 1ª ronda do torneio de pares, frente às norte-americanas McPhillips e Min por duplo 1/6.
Em pares masculinos Danyal perdeu por duplo 2/6 e a dupla lusa Frederico Silva/Vasco Mensurado venceram uma dupla romena em 3 sets, pelos parciais de 3/6, 7/5 e 10/7.
Amanhã, nos quartos de final, defrontam o polaco Cias e o checo Routas.

FED Cup 2008 - Sorteio

Bulgária, Luxemburgo e Holanda são as selecções adversárias de Portugal na poule A do Grupo I Zona Europa / África da Fed Cup 2008. O sorteio decorreu hoje, em Budapeste, na Hungria, onde amanhã começa a competição. A Selecção Nacional Feminina enfrenta, amanhã, a partir das 16 horas, a Bulgária no primeiro encontro no grupo. A prova será jogada em sistema de round robin (todos contra todos).
“Podia ter sido pior, mas continua a ser uma tarefa difícil”. Foi desta forma que o Capitão Pedro Cordeiro reagiu ao sorteio que colocou Portugal fora do caminho de selecções poderosas como a Sérvia, de Ivanovic (n.º 2 WTA) e Jankovic (n.º 3), a Suiça, de Patty Schnyder (14.ª), a Polónia, de Radwanska (21.ª), ou a anfitriã Hungria, com Agnes Szavay (20.ª) e a campeã do Estoril Open, Greta Arn (122.ª).
A Bulgária será a primeira adversária de Portugal e, para esse embate, o Seleccionador Nacional deverá apostar em Neuza Silva e Ana Catarina Nogueira para os dois singulares. Restando a dúvida quanto à composição do par. “Em princípio nos singulares jogará a Neuza e a «Nogui», pois são aquelas que estão melhor neste momento. Quanto ao par, veremos depois”, declarou Pedro Cordeiro. Magali de Lattre e Maria João Koehler estão também às ordens do Capitão.
Tsvetana Pironkova, 75.ª classificada no ranking mundial, é a estrela da selecção búlgara, que conta ainda com Dia Evtimova (275.ª WTA), Elitsa Kostova (759.ª) e Dora Rangelova (sem ranking WTA) nas suas fileiras.
O encontro entre Portugal e Bulgária decorre num pavilhão com um piso rápido em carpet e será o primeiro dos três embates que a Selecção irá cumprir no grupo A. Para alcançar o objectivo da permanência no Grupo I da Zona Europa / África, ao fim desta fase, a Selecção Nacional terá de evitar o último lugar na poule, caso contrário, terá de disputar um play-off.
In: FPT

29 de janeiro de 2008

Cooperação – FPT e Desporto Escolar

Decorreu este fim-de-semana, sábado (no Montijo) e domingo (em Vanicelos, Setúbal), uma Acção Nacional de Formação de Árbitros do Desporto Escolar, no âmbito do protocolo de cooperação entre a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC).
A acção de formação coordenada pelo Professor Joaquim Nunes, representante da FPT no Desporto Escolar, contou com 15 candidatos e os conteúdos foram ministrados pelo Juiz Árbitro da FPT, Jorge Cardoso. A acção dividiu-se em dois momentos: no sábado teve lugar a formação teórica, no Montijo; e no domingo decorreu a componente prática, em Vanicelos, nos campos da Associação de Ténis de Setúbal.
O objectivo foi passar a estes jovens conhecimentos suficientes para que possam figurar como árbitros ou juízes de linha nos Campeonatos Regionais Escolares e no Campeonato Nacional, que terá lugar em Abril, no Clube Ténis de Évora.
Um grande interesse foi evidenciado pelos formandos e muitos mostraram mesmo disponibilidade para adquirir outro tipo de conhecimentos, no sentido de, eventualmente, poderem seguir uma carreira na Arbitragem Nacional.
In: FPT

Michelle Larcher De Brito

A nossa menina faz hoje 15 anos.
Parabéns Michelle.
Que a vida de dê o que mais desejes e que todos que te rodeiam te possam ver crescer, participar e vencer.
Um abraço do tamanho do mundo para ti.

28 de janeiro de 2008

Duas Novidades

O nosso amigo Julio já mudou o endereço do seu blog sobre ténis que agora podem encontrar em http://www.tenisportugues-internacional.blogspot.com/ .
João Pedro Aldeia é um dos responsaveis do projecto do Clube Escola de Ténis de Sesimbra e onde o espaço para a opinião existe, com artigos muito interessantes:
Obrigado João pelas suas elogiosas palavras.

Portugal, Espanha e os outros....

É uma das eternas questões: toda a história tem duas faces e a questão colocada ( e muito bem, acrescento) por um dos nossos leitores pode igualmente trazer esta dualidade.
Como é que Frederico Silva vai aos Estados Unidos e faz um brilharete e depois joga em França e cai à primeira ?
Como é que Patricia Martins oscila entre meias finais e finais e derrotas na 1ª ronda ?
Será um problema de estatura profissional, culpa ou não da formação de base?
Será pouca sorte nos sorteios ?
Será somente um tremor dos grandes jogos, acusando uma menor rodagem pelos torneios internacionais, se nos comparar-mos às grandes vedetas juvenis da Europa.
Ou, e esta é a minha versão, será apenas a constatação de que a formação generalista de base em Portugal é muito mais o de aproveitar os dons naturais de alguns, poucos, miúdos e miúdas e muito menos o de retirar de muitos potencialidades escondidas, não tendo nós uma estrutura interna competitiva que prepare adequadamente os miúdos para estes grandes torneios europeus?
Mas vamos aos factos e falo só de sub-14, olhando para os rankings da semana passada:
Em masculinos/Femininos /Total no Top 200:
Portugal: 6/1 = 7
Espanha: 0/0= 0
França : 11/7= 18
Italia : 19/14 = 33
Alemanha: 20/12= 32
Inglaterra: 11/9 = 20
R.Checa : 12/11= 23
Russia : 23/30 = 53
Isto é a realidade europeia e facilmente se nota o dominio das representações russa , italiana e alemã o que terá a ver, digo eu, com uma estrutura de treino para os mais novos perfeitamente integrada nos sistemas de competição da ETA.
É obvio que sempre podemos dizer que os rankings são relativos, existem muitos torneios na Europa Central e de Leste e logo as possibilidades de pontuar são maiores mas esta explicação é demasiado conveniente.
O PNDT pode ser interessante e poderá dar, a curto e médio, alguns resultados ( para quem nada tinha, ter alguma coisa é sempre bem melhor) mas apenas apanha os melhores , escolhendo-os de meia dúzia de apreciações nada sistemáticas ( onde é que estão os grandes torneios nacionais para os mais novos???) e, pergunto eu, e os outros??
Será que no meio da "plebe" tenistica nacional não haverão jovens tenistas que, com um correcto e sequencial programa de treino ( tipo um Plano de Treino Nacional, adaptavél pelos clubes de acordo com as caracteristicas dos jogadores) e com competição cada vez mais de nível de exigência alto, se poderiam tornar jogadores acima da média ?.
Esta ideia é comum nos Estados Unidos, todas as grandes academias utilizam os mesmos programas de treino ( afinal, tudo já foi inventado e não existem programas miraculosos ) e tudo depende do talento natural de cada um. A isto juntam um completo sistema de competição, com centenas de torneios todas as semanas, por todo o território norte-americano.
Pergunto eu ( que estou do lado de fora e pouco ou nada conheço dos programas de treino dos principais clubes em Portugal ) : Será o programa de treino para os sub-12 e sub-14 na Ace-Team, por exemplo, igual ao que se faz no CT do Porto ? Quantas vezes jogam internamente os melhores jogadores destes dois clubes, uns contra os outros e os exemplos podem-se estender a outros, como é obvio?
Por certo existem coisas positivas em ambos mas que somente num deles é usado, não seria útil fazer quase que um "brainstorming" nacional, entre todos e combinar estratégias, exemplos e métodos, aplicavéis em todo o país, para que pudessemos desenvolver um tipo de cultura tenística muito própria.
No fim, até pode ser que o ideal seja o exemplo espanhol.
Os nuestros hermanos, na faixa etária apresentada, simplesmente prescindiram de participar em torneios internacionais e os casos de excepção ( Boluda e um ou dois mais) fazem-no por questões de patrocinios e nada mais.
No entanto ( Rita Vilaça que o diga...) nas competições internas em Espanha o nível apresentado é muito elevado e os diversos campeonatos regionais são autênticos torneios de categoria superior, sendo que em Espanha, os jovens apenas partem para torneios estrangeiros para participarem em torneios profissionais.
Repare-se que no ranking ITF de júniores, masculinos, apenas 4 tenistas estão no Top 500, sendo o 1º colocado em 279º, Carlos Boluda, o mais novo de entre todos.
Mas se formos ao ranking ATP, Espanha tem " apenas" 5 jogadores nos 17 primeiros, 12 dentro do Top 100 e 27 dentro do Top 300.
Quantos torneios de expressão internacional, para sub-18 e inferiores, conhecemos em Espanha? Nenhum.
E agora apontem torneios Challenger para cima : Madrid, Barcelona,Valência, Sevilha,La Coruna, e só cito alguns de cabeça....
Quantos Futures existem em Espanha em cada ano????
E torneios ITF júniores???
Será este o melhor exemplo?
Lançaremos nós, os nossos jovens, demasiado cedo no mercado internacional ?
Seremos mais vaidosos, querendo apresentar pontos nos rankings europeus e mundial, disfarçando uma inexistente estrutura de base?
Deveríamos apostar em torneios e mais torneios internos do Minho ao Algarve, dos Açores à Madeira e apostar num programa de treino único ou aproximadamente parecido e fazer crescer bons jogadores da mediania que hoje temos?
Gostaria de saber das vossas opiniões, desde que, como é obvio ( e aqui a intrasigência será absoluta), não entrem no ataque, ofensa ou outros considerandos que nada tem a ver com o tema.
Também gostaria que os mentores dos treinos dos nossos miúdos arranjassem algum tempinho e colocassem aqui as vossas percepções sobre este assunto de fundo que há muito já deveria ter sido alterado. Ou não?

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

Restantes resultados dos lusos:
Gonçalo Falcão – Tim Goransson (Suécia) 3/6 e 1/6
Vasco Antunes – Milos Sekulic (Suécia) 4/6 e 3/6
Tiago Godinho – Pierre Metenier (França) 7/6, 3/6 e 2/6
2.ª Ronda
Rui Machado – Robert Gustafsson (Suécia) 6/3, 1/1 e desistência do sueco.
3ª ronda
Rui Machado - Thomas Schoorel ( NED) 5/7 e 2/6
No sorteio da 1ª ronda do quadro principal, José Ricardo Nunes vai defrontar o romeno Daraban, Leonardo Tavares defrontará o 4º CS, o holandês Van Der Meer.
Em pares, Rui Machado fará dupla com Ferrer Vitoria e defrontam a abrir a dupla nº1 do torneio, os italianos Da Col e Pedrini.
Já Gonçalo Falcão e José Ricardo Nunes defrontam os suecos Goransson e Nylen.

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

Derrota de João Sousa na ronda final de qualificação frente ao brasileiro Tiago Lopes, pelos parciais de 4/6,6/3 e 3/6.
Em pares, João Sousa vai ter a ajuda de Salva Vidal e defrontam os espanhóis Diaz Ventura e Lopez.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Sem portugueses nos quadros principais de singulares do torneio Les Petits As.
Depois do Vasco e da Patricia, também o Frederico não conseguiu ultrapassar a ronda inicial, perdendo pelos parciais de 5/7 e 3/6.
Em pares femininos, Patricia e Joana Valle Costa defrontam na 1ª ronda a dupla Min e McPhillips dos EUA, enquanto que em masculinos Danyal joga com o mexicano Mayagoitia e defrontam os irmãos Podzus da Polónia e Silva/Mensurado defrontam os romenos Tabirca/Vinti.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Quase três horas de jogo para a derrota de Patricia Martins frente a Shakovets por 6/7, 7/6 e 1/6.
Neste momento já joga Frederico Silva frente a um dos favoritos do torneio, o germânico Kaczynski.
No 1º set, 1/2 com o miúdo luso a servir.
Força Frederico.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

Na sua estreia oficial em 2008, Rui Machado conseguiu uma vitória, por 6/4 e 6/1, frente ao eslovaco Gregor Repina, na 1.ª ronda da fase de qualificação do Future 3 da Quinta da Balaia (10 mil dólares), em Albufeira.
Hugo Anão, Pedro Sousa, Kevin Barragão e Roque Rocha foram afastados.
Hoje, ainda na 1.ª ronda do qualifying, Gonçalo Falcão, Vasco Antunes e Tiago Godinho tentarão também o acesso à próxima eliminatória.
Por sua vez, Rui Machado (n.º 731 ATP) mede forças com o sueco Robert Gustafsson (sem ranking ATP), na 2.ª ronda da qualificação.
Qualifying (Encontros que envolvem portufgueses)
1.ª Ronda
Rui Machado – Gregor Repina (Eslováquia), 6/4 e 6/1
Hugo Anão – Thomas Schoorel (Holanda), 2/6 e 4/6
Pedro Sousa – Omar Bahrouzyan Awadhy, 6/0, 2/6 e 1/6
Kevin Barragão – Bas vas der Valk (Holanda), 3/6 e 0/6
Roque Rocha – Andrei Daraban (Roménia) 1/6 e 1/6
Por realizar:
Gonçalo Falcão – Tim Goransson (Suécia)
Vasco Antunes – Milos Sekulic (Suécia)
Tiago Godinho – Pierre Metenier (França)
2.ª Ronda
Rui Machado – Robert Gustafsson (Suécia)
In: FPT

Rankings

Os pontos conquistados, ontem, com a vitória no torneio ITF 10 mil dólares de Kaarst, na Alemanha, ainda não foram contabilizados, mas, mesmo assim, Neuza Silva ganhou duas posições no ranking WTA, passando a ocupar o 202.º lugar.
Seguem-se, por ordem na tabela, Michelle Brito (296.ª), Frederica Piedade (302.ª), Catarina Ferreira (459.ª), Magali de Lattre (650.ª) e Ana Catarina Nogueira (718.ª)

202.ª (+2) Neuza Silva, 144,00
296.ª (0) Michelle Brito, 84,00
302.ª (-2) Frederica Piedade, 82,00
459.ª (+3) Catarina Ferreira, 38,00
650.ª (+4) Magali de Lattre, 18,00
718.ª (-4) Ana Catarina Nogueira, 14,00
Mesmo sem ter competido ainda oficialmente em 2008, Frederico Gil subiu uma posição no ranking ATP, reentrando no top 140. Com este 139.º lugar, o português mais bem posicionado na tabela aproxima-se da sua melhor classificação de sempre (135.º).
Leonardo Tavares mantém-se como segundo classificado entre os portugueses, mas tem Gastão Elias – subiu oito lugares – mais próximo de si, algo que será ainda mais evidente na próxima semana, quando forem contabilizados os pontos da vitória de Gastão no Future de Boca Raton (10 mil dólares), ontem, na Florida.
Rui Machado (731.º), João Sousa (954.º), Frederico Marques (1123.º), Gonçalo Nicau (1276.º), Pedro Sousa (1488.º) fecham o lote de atletas nacionais cotados no ranking mundial.

139.º (+1) Frederico Gil, 305
515.º (-2) Leonardo Tavares, 49
629.º (+8) Gastão Elias, 30
731.º (+1) Rui Machado, 21
954.º (-2) João Sousa, 10
1123.º (0) Frederico Marques, 6
1276.º (-3) Gonçalo Nicau, 3
1488.º (-4) Pedro Sousa, 1
In: FPT

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Vasco Mensurado foi eliminado na 1ª ronda do troenio francês, depois de ter perdido frente ao germânico Robin Becker, pelos parciais de 6/3, 2/6 e 0/6.
Neste momento joga Patricia Martins ( 3/4 no 1º set) e mais logo jogará Frederico Silva.

ITF $ 10.000 Albufeira 3 ATP

Ainda sem sabermos os resultados da qualificação que se começou a jogar no Sábado ( !!!! ), o nosso amigo Hugo Anão informou-nos que de entre os portugueses, só Rui Machado logrou vencer, tendo os restantes portugueses sido eliminados.
Contamos hoje ainda apresentar os resultados completos e o sorteio para o Quadro principal.

27 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 Murcia 1 ATP

João Sousa, 10º CS da qualificação, venceu na 2ª ronda da dita o espanhol Cuadrado por fáceis 6/0 e 6/4.
Na ronda final João Sousa defronta o brasileiro Tiago Lopes, nº2 da qualificação.
Quanto a Frederico Marques, perdeu por duplo 1/6.

Les Petits As - ETA sub-14, Cat. 1

Danyal Sualehe perdeu na 3ª ronda do torneio de qualificação, ao perder frente ao francês Vincent Suillerot por 4/6 e 3/6.
No quadro principal, Patricia Martins vai defrontar na 1ª ronda a germânica Christina Skalovets, num encontro de muita dificuldade frente à nº 53 do ranking ETA.
Em caso de vitória, Patricia arrisca-se a defrontar a nº1 do mundo, a russa Daria Gavrilova.
Em masculinos, são da Alemanha igualmente os adversários de Frederico Silva, de seu nome Kevin Kaczyinski e de Vasco Mensurado, Robin Becker.
Kevin é o nº6 do ranking ETA e Robin é o nº 19.
Não foi, de facto, um torneio favoravel para os lusos mas temos esperança de um brilharete dos nossos jovens.

ITF $ 10.000 Kaarst WTA

Não estaremos longe da verdade se dissermos que será uma novidade os portugas poderem comemorar uma dupla vitória em torneios de ténis profissionais na mesma semana.
Depois de Gastão, Neuza Silva, que com um torneio impressionante na Alemenha, limpou a semana toda , vencendo na final a holandesa Renee Reinhard por 6/3 e 6/1.
Um óptimo tónico para a campeã nacional que viaja de imediato para a Hungria onde vai encontrar a selecção nacional feminina para disputarem a poule da FED Cup.
Parabéns Neuza.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Gastão Elias venceu brilhantemente o torneio de Boca Raton, batendo na final o 5º CS do torneio, o norte-americano Alberto Francis, ATP 326, pelos esclarecedores parciais de 7/5 e 6/4.
Com este resultado, Gastão Elias continua a demonstrar o seu bom momento de forma, que já vem do OrangeBowl e que o miúdo não se sentiu nada amedontrado com a derrota precoce na 1ª ronda da passada semana.
Até onde irá Gastão não sabemos mas apostamos num clarissímo Top 300 mais cedo do que esperamos.
Parabéns Gastão.

ITF $ 10.000 Boca Raton ATP

Aquela derrota de há duas semanas, frente a Milan Pokrajac, estava atravessada na garganta de todos nós e seguramente na de Gastão Elias também.
Pois bem, refeito desse desaire, o português voltou hoje a impor-se ao tenista canadiano e em apenas dois sets -6-4 e 7-6(2)- "imitou" Neuza Silva, apurando-se para a final deste 10000$.
Nota de realce para o facto de Gastão ter vencido todos os três tie-breaks disputados esta semana, uma prova de que sabe aliar aos excelente argumentos técnicos uma boa capacidade psicológica.
Na final do evento norte-americano, terá como adversário o quinto cabeça-de-série, Alberto Francis (326º ATP), que hoje bateu o francês Vincent Millot (446º).
Força Gastão!