Pesquisar neste blogue

6 de setembro de 2008

ITF $ 25.000 Alphen Rijn WTA

Frederica Piedade venceu esta manhã o seu encontro dos quartos de final, por duplo 6/4, frente a Marlot Meddens e vai defrontar, esta tarde, a germânica Gehrlein, actual nº 338 WTA mas que já tem duas vitórias em torneios de $ 25.000 este Verão.
Este jogo dará acesso à final de amanhã.
Boa sorte Fred.

Challenger de Tulsa $ 50.000 ATP

Gastão Elias é o 1º CS da qualificação para este challenger norte-americano e defronta na 2ª ronda ( teve um bye na 1ª ) o local Tommy Garrison.

Porto Santo Tenis Open

Termina este sábado, no Complexo de Ténis do Porto Santo, a disputa do “1º Porto Santo Ténis Open – Turismo de Portugal”, prova organizada pela Sociedade de Desenvolvimento do Porto Santo e com o patrocínio do Turismo de Portugal. Depois de três dias de muitas emoções, com excelentes partidas de ténis, os amantes da modalidade vão ter oportunidade de assistir , a partir das 10H00, no court principal do Porto Santo Ténis, a uma final que se espera corresponda às expectativas.
Frente a frente vão estar aqueles que demonstraram ser de facto os melhores jogadores deste torneio, Hugo Anão, que é o nº 1 nacional e Miguel Almeida que é o melhor júnior nacional e que ocupa a posição nº 86 no mundo. Qualquer dos dois tenistas tem muitas chances de poder vencer esta 1ª edição, pois já deram provas de estar em muito boa forma e com um ténis muito forte.Hugo Anão para chegar a esta final eliminou primeiro Bruno Pedro por 2-0 (6-3/6-1) e depois o madeirense Martin Trueva por 2-1(6-2/4-6/10-7), numa partida que durou mais de duas horas. Já o internacional júnior Miguel Almeida deixou pelo caminho José Ricardo Nunes por 2-0 (7-6/6-1) e depois nas meias-finais o Diogo Mota, também por 2-0 (6-3/6-1).Também neste sábado, vão ficar a conhecer-se os restantes classificados pois no court nº 2 vão jogar para o 3º e 4º lugares, Diogo Mota e Martim Trueva, enquanto no court 3 se enfrentam para disputa do 5º e 6º lugares, Vasco Antunes e José Ricardo Nunes, para no court 4 se decidir as duas últimas posições, entre o porto-santense Ruben Nóbrega e o Bruno Pedro.
Mário Silva
Porto Santo Ténis

5 de setembro de 2008

Challenger de Génova - € 30.000 ATP

Frederico Gil perdeu hoje nos quartos de final de singulares deste challenger por 5/7 e 3/6.
Em pares, nova derrota nas meias finais, pelos parciais de 3/6, 6/2 e 9/11.

Campeonato Nacional de Sub-18

Resultados das meias finais de hoje:
André Caiado - Diogo Soares  6/4, 0/6 e 6/3
Francisco Franco Dias - Francisco Charters 6/2, 4/2 com desistência do F. Charters
Barbara Luz - Ana Claro  6/4 e 6/3
Maria Joao Koehler - Demi Rodrigues  5/7, 6/1 e 6/3

Estará o ténis português condenado ao insucesso ?

Numa altura em que se disputa o Campeonato Nacional de sub-18 e se aproxima o Nacional Absoluto, criou alguma discussão neste blog a questão de se saber se os miúdos que hoje nos dão muitas alegrias conseguirão no futuro seguir os passos de Frederico Gil ou de Frederica Piedade.
Pois bem, parece-nos pertinente reforçar um pouco a nossa opinião sobre o actual momento do ténis português, num texto longo mas que se quer passível de análise e discussão.
Começamos pelo mais importante: os clubes.
Infelizmente em Portugal contam-se pelos dedos de duas maõs os clubes que teêm demonstrado algum rigor e profissionalismo na sua atitude perante o ténis, factos estes provados pelos resultados, não só no ténis sénior mas, e se calhar mais importante, no ténis juvenil.
Sem querer ser polémico, alguns nomes merecem particular destaque:
O CETO, em Oeiras será, por estes dias, o clube mais representativo do que de melhor se faz em Portugal, não só por causa de Frederico Gil e Rui Machado, não esquecendo o Vasco Antunes, o Diogo Mota, o Gonçalo Falcão, o Paulo Joaquim ou o Manuel Cavaco mas também por jovens como o Francisco Franco Dias, Tomas Valle Costa, Hugo Moraes, Danyal Sualehe, Francisco Charters, João Barra ou Pedro  Lopes, sendo que nas meninas, os nomes mais representativos serão Charlotte Pires, Ana Curto, Maria Guerreiro, Joana Valle Costa e Sofia Sualehe.
Temos pois aqui um leque para a equipa de João Cunha Silva trabalhar, algo que teêm feito de forma quase irreprensível, como se demonstra pelos últimos resultados do Frederico, do Rui ou do Francisco Franco Dias.
O Ace-Team, dirigido pelo Prof. Pedro Bívar aposta sobretudo nos escalões mais jovens e tem na Patricia Martins o seu nome mais sonante. Mas começam a despontar novos nomes que nos poderão dar muitas alegrias no futuro: Inês Miranda, Beatriz Bento, Nuno Deus, Miguel Deus, Pedro Ferraz, Sofia Araújo e o Gonçalo Pacheco , sendo que nos mais velhos, alguns nomes merecem destaque, como são os do grande Hugo Anão ( que merecia, mais do que ninguém ser chamado à Taça Davis), Tiago Godinho, Tomás Morais.
Mais a norte, o destaque para o Clube de Ténis do Porto, onde o grande Nuno Marques está a construir valores importantes do ténis português, sendo que o nome de Maria João Koehler saltará para a ribalta muito mais depressa do que esperamos todos.  Mas o clube da Invicta tem outros nomes importantes: Leonardo Tavares, Margarida Moura, Diogo Rocha, Nuno Bastos, José Alves, Miguel Cortez, Bruno Soares, Raquel Mateus, Francisco Ramos,Francisca Matos, Mariana Clemente, Maria João Santos, Beatriz Matos e nos mais novos, Ivo Rodrigues e Mafalda Fernandes.
Ainda no Porto, um outro clube que está a efectuar um excelente trabalho, sobretudo nos mais novos: o Sport Club do Porto. Salientamos os nomes de João Monteiro, José Tinoco, Rui Lima e Inês Xavier.
No Algarve, destacamos o CT Faro com jovens como João Ferreira, José Ricardo Nunes, Melissa Capitão, Rita Correia e Luca Barbosa,  o Tavira RC, com nomes como Ricardo Jorge, Ana Claro, Margarida Fernandes e Ivone Alvaro e o CT Portimão Rocha, com André Coelho, Ricardo Marreiros, Fábio Gomes e Bruno Ferreira.
Um dos clubes de menos nomeada que tem apresentado excelentes resultados é o Ginásio Clube Português. Se falarmos dos nomes de José Maria Moya, Henrique Batista, Teresa Lobo percebemos o porquê deste destaque.
Depois não convém esquecer outros nomes que representam clubes mais pequenos mas cujo o trabalho de fundo é muito bem feito e cujos os resultados irão aparecer no futuro: do SC Alberto Sousa, Zé Maria Dória; do Miravillas TC, Rafael Marques;da ET Nuno Alegro, Luisa Almeida; da AA Coimbra, Rita Vilaça e Matilde Fernandes; do  CT Lagos, Diogo Rodrigues e Sean Hadden; do CT Agueda, Filipe Teixeira; do CT Coimbra, Maria Palhoto; do CT Jamor, Maria João Severino, Miguel Aragão,Vasco Valverde e Tomás Mendes; da ET Espinho, João Magalhães, Inês Barbosa e Joana Pangaio; do CIT Leiria, Cátia Rodrigues, Pedro Rodrigues, André Caiado e João Fazendeiro; do TC Figueira Foz, Diogo Monteiro; do CT Torres Vedras, Francisco Jordão; do CT Caldas da Rainha, Frederico Silva e José Maria Catela; do CIF, Pedro Sousa, Gonçalo Loureiro e André Silva; do CT Estoril, Vasco Mensurado e Eduardo Paulo; do Vilamouraténis, Daniella Silva;do Cracavelos Ténis, Barbara Luz; do Sassoeiros, Neuza Silva e da ATJ Stewart, Katia Rodrigues e Demi Rodrigues. 
Por certo ainda nos esqueçemos de mais uma dezena de jovens promissores mas por aqui se vê que matéria prima não nos falta.
A acrescentar a estes nomes que por cá competem, não nos podemos esquecer de Gastão Elias, Michelle Larcher de Brito, Martim Trueva, João Sousa, Frederico Marques, Nathalie Gunthard, Magali De Lattre, Ana Catarina Nogueira, Frederica Piedade e Catarina Ferreira.
Se temos massa humana, onde estará o problema?
Obviamente que tirando raras e honrosas excepções, a grande maioria dos clubes nacionais não possui equipamentos e campos de ténis em quantidade e qualidade mínima para promoverem este desporto como gostariam. Faltam apoios, estatais e, sobretudo, privados, para os dotar de mais e melhores condições, a que se deverá acrescentar um grande déficit que ainda existe nas qualificações teóricas e practicas de muitos treinadores e orientadores desportivos que deambulam nos nossos clubes.
Finalmente e seria por aqui que deveria começar uma " silenciosa revolução", os orgãos dirigentes, associativos e federativos, em Portugal.
Vamos ter eleições na Federação e, até ver, não nos chega, vindo dos mais diversos quadrantes, candidaturas em número e em qualidade suficientes para podermos estar descansados para o futuro.
Existe, entre muitas associações e a Federação, um voltar de costas verdadeiramente inadmissível, bem como diversas quezilias entre associações que em nada valorizam o ténis nacional e que atrasam, quiça irremediavelmente, a evolução deste desporto em Portugal.
Neste caso infelizmente, os sucessos recentes do Frederico, do Rui, da Neuza e da Michelle tem abafado estas relações perigosas que necessitam de ser rapidamente eliminadas.
Mesmo as grandes marcas desportivas, que nos outros países suportam os grandes clubes e mesmo as federações nacionais, assustam-se, por certo, quando se apercebem da falta de organização que é patente, sobretudo na FPT, e que teve o seu epílogo no Masters de 2007, quando se chegou à conclusão que não havia dinheiro para pagar os prémios aos jogadores.
Depois temos um circuito FPT/CIMA defunto e não sabemos se em 2009 haverá sequer uma continuação.
Queixam-se os clubes e os tenistas ( mas, até ver, sem ouvidos por parte das associações ) que existem muitos torneios, na sua maioria de nível C e cuja pontuação é irrisória e desmotivadora.
Existe uma grande fatia do ténis feminino em agonia, o que se prova por só termos 27 tenistas inscritas no Nacional Absoluto!!!!.
Os rankings chegam tarde e a más horas e sempre como erros quase grosseiros, a informação não passa para o exterior ( e aqui eu sei do que falo ), sendo que será importante referir que o PNDT terá sido, pelo menos para o olheiro distraído, a única coisa boa que foi feita nos últimos dois anos em Portugal e ainda assim, sem a devida repercussão no exterior, fundamental para atrair público e patrocinadores.
Neste final de época, seria importante que os principais players do ténis em Portugal agregarem-se de volta de uma mesa para uma discussão séria que terá que partir do pressuposto de que, como provei em cima, estes miúdos de 12, 13 e 14 anos não tem nem podem ter a culpa que os mais velhos sejam burros e teimosos e que continuem a colocar à frente dos interesses dos jovens tenistas nacionais, os seus próprios interesses, sejam eles válidos ou não.
O ténis é de todos e para todos e deverá perder, rapidamente, esta capa de desporto elitista, que  afasta os menos capazes financeiramente, de entrar neste mundo que tanto gostamos.
Um último recado para a Comunicação Social: se não fosse a Michelle, o Gil e o Rui de pouco se tinha falado de ténis este ano em Portugal. Folheando os jornais nacionais, dificilmente encontramos referências aos diversos campeonatos nacionais que tem decorrido desde do inicio de Agosto. Se retirarmos o Manuel Perez no O Jogo e o Norberto Santos, no Record, é o marasmo total.
A informação é o poder do século XXI. Era bom que a FPT, as Associações e os clubes olhassem para esta permissa e iniciassem um trabalho de fundo para obrigar os orgaõs de comunicação social a olhar para o ténis de uma outra forma. A internet está aí, para todos e apenas alguns retiram dela o melhor que a mesma poderá oferecer.
Cá estarei, no meu cantinho, a tentar fazer a minha parte. Logo outros sigam este exemplo.
Para bem do Ténis e para bem de Portugal.

4 de setembro de 2008

VII Sanxenxo International Junior Tournament, ITF G5

Francisco Ramos perdeu na 1ª ronda deste ITF de Sanxenxo, frente ao 1º CS, pelos parciais de 4/6, 6/4 e 4/6.

Campeonato Nacional de sub-18

Resultados do dia de hoje do Nacional de sub-18.
Maria João Koehler vs Beatriz Coelho 62 61
Demi Rodrigues vs Margarida Moura 63 64
André Caiado vs Gonçalo Pacheco 60 61
Francisco Charters vs Ricardo Ribeiro 61 40 desistência Ricardo
Francisco Dias vs José Alves 62 64
Diogo Soares vs Pedro Rodrigues 62 67 64

Campeonato Nacional de sub-18

Num duelo sempre muito aguardado, Bárbara Luz voltou a levar a melhor sobre Patrícia Martins, ontem, nos quartos-de-final de singulares femininos do Campeonato Nacional Individual de Sub 18, no Clube de Ténis Portimão e Rocha. Na prova masculina, Francisco Dias apurou-se, tranquilamente, para os ‘quartos’.
Tal como acontecera nas meias-finais do último Campeonato Nacional de Sub 14, Bárbara Luz, campeã nacional de Sub 16 e Sub 18, voltou a precisar de três sets para se desenvencilhar de Patrícia Martins, detentora do título de Sub 14. Desta feita, os parciais de 6/4, 5/7 e 6/3 ilustram a vitória de Bárbara e o consequente apuramento para as meias-finais. Entre as semifinalistas está também Ana Claro, que ontem venceu Diana Batista (duplo 6/3). Hoje, completam-se as meias-finais femininas, estando agendados os embates entre Maria João Koehler e Beatriz Coelho; Demi Rodrigues e Margarida Moura.
No torneio masculino, Francisco Dias, grande favorito à conquista do ceptro, qualificou-se para os quartos-de-final, ao ganhar a Fábio Gomes (6/1 e 6/0). Hoje serão conhecidos os quatro semifinalistas.
In: FPT

Challenger de Genova - € 30.000 ATP

Frederico Gil acabou de vencer o chileno Hormazabal por duplo 7/5, curiosamente os mesmos parciais do jogo da 1ª ronda.
Com esta vitória, Frederico Gil apurou-se para os quartos de final.
Em pares, vitória fácil por 6/2 e 6/2 e apuramento para asmeias finais.
Mais um grande torneio de Frederico Gil.

VII Sanxenxo International Junior Tournament, ITF G5

Francisco Ramos está presente neste torneio galego mas não teve a sorte do seu lado, dado que lhe calha defrontar o 1º CS na 1ª ronda, o espanhol Vasquez-Catoira, actual 359 ITF Junior.

3 de setembro de 2008

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Leonardo Tavares perdeu o seu jogo da 1ª ronda, pelos parciais de 7/5, 3/6 e 4/6.

Challenger de Genova - € 30.000 ATP

Frederico Gil acertou contas com o argelino Ouahab, com quem tinha perdido por 4 vezes, batendo-o na 1ª ronda do Challenger de Genova, por duplo 7/5.
O próximo adversário será o chileno Hormazabal, que veio da qualificação e que está fora do Top 400 ATP.

ITF $ 25.000 Alphen Rijn WTA

Frederica Piedade continua bem e recomenda-se.
Na 2ª ronda do torneio holandês de Alphen Rijn, a lusa venceu a qualifier Jensen por 6/4 e 6/3 e marcaou encontro nos quartos de final com a WC local Marlot Meddens com quem, recorde-se, perdeu nas meias do ITF de Braga.

ITF $ 75.000 Denain WTA

Neuza Silva perdeu esta manhã o seu encontro da 1ª ronda do torneio francês, pelos parciais de 6/2, 2/6 e 4/6.

Campeonato Nacional de Sub-18 - 2008

Bárbara Luz, campeã nacional de Sub 16 e Sub 18, e Patrícia Martins, detentora do título de Sub 14, selaram o apuramento para os quartos-definal da prova feminina do Campeonato Nacional Individual de Sub 18, a decorrer no Clube de Ténis Portimão e Rocha.
Na jornada de ontem, as duas campeãs nacionais venceram nos respectivos encontros da primeira ronda, juntando-se assim às também favoritas Maria João Koehler, Demi Rodrigues e Ana Claro, que já haviam ganho na segunda-feira. No torneio masculino, Pedro Rodrigues (lucky loser), Diogo Soares, Gonçalo Pacheco e André Caiado, que eliminou o quarto cabeça-de-série, José Carlos, já estão nos quartos-de-final. O campeão nacional de Sub 16 e grande candidato à vitória final, Francisco Dias, ainda não jogou o encontro dos ‘oitavos’.
In: FPT

2 de setembro de 2008

Challenger de Genova - € 30.000 ATP

Frederico Gil iniciou a sua participação neste Challenger, vencendo na 1ª ronda do torneio de pares, por 6/3 e 6/1.
Faz dupla com o argentino Mariano Hood e derrotaram uma dupla transalpina.

Campeonato Nacional de Sub-18 - 2008

Miguel Almeida faltou, de novo, à chamada e é o principal ausente do Nacional de sub-18, que decorre esta semana em Portimão.
Com essa falta, Pedro Rodrigues aproveitou para defrontar e vencer o tavirense Ricardo Jorge, em jogo da 1ª ronda, pelos parciais de 6/1 e 7/6.
Só 3 dos CS lograram vencer, e destacamos as vitórias de Diogo Soares sobre Diogo Morgado, CS nº6, de João Domingos sobre Pedro Granado, CS nº7 e de Ricardo Ribeiro sobre o 3º CS, Roque Rocha.
Nas meninas, as apuradas para o QP foram Margarida Figueira, Inês Xavier, Margarida Moura e Beatriz Coelho.
No QP, Maria João Koehler venceu Inês Silva, Demi Rodrigues venceu Rita Vilaça, Diana Batista venceu Andreia Oliveira e Ana Claro venceu Cátia Rodrigues.
Hoje termina a 1ª ronda feminina e começam os torneios de pares masculinos e pares mistos.

1 de setembro de 2008

ITF $ 15.000 Alemanha ATP

Leonardo Tavares defronta o germânico Marius Zay, na 1ª ronda deste future alemão.

ITF $ 25.000 Alphen Rijn WTA

Excelente inicio de torneio para Frederica Piedade, com uma moralizadora vitória sobre uma antiga Top 10 WTA, por duplo 6/4.
A dinamarquesa Jensen é a adversária que se segue.

Campeonato Nacional de Sub-18 - 2008

Diogo Aguiar, Ricardo Ribeiro, João Magalhães, Ricardo Jorge, Fernando Figueira, Fábio Gomes, João Domingues e Luis Marvão foram os tenistas que conseguiram o apuramento para o quadro principal do Campeonato Nacional de Sub-18, que continua a decorrer em Portimão.
Hoje jogam-se os últimos jogos da qualificação feminina e começam ambos os quadros prinicpais.
Salientamos os embates entre Cátia Rodrigues e Ana Claro, entre Diogo Soares e Diogo Morgado e entre Miguel Almeida e Ricardo Jorge.

João Lagos

Faz hoje 64 anos.
João Lagos é um dos nomes que está e estará, para sempre, ligado ao desporto em Portugal.
O seu maior projecto, a nível da mediatização, é , sem dúvida, o Rally Lisboa-Dakar, tendo " roubado" a organização aos franceses, algo impensável à alguns anos.
No ténis, o Estoril Open só existe porque João Lagos existe e só por causa dele pudemos ter em 2008 a presença de Roger Federer naquele que era, até aquele momento, a única vitória de Roger neste ano.
João Lagos suporta ainda a equipa de ciclismo do S.L.Benfica, é o organizador da Volta a Portugal em Bicicleta, da MedCup em Vela e da Copa Ibérica, competição de ténis para Veteranos.
João Lagos tenta, e já parece que desde sempre, que o palco do único torneio português de ténis com projecção internacional seja um palco que não nos envergonhe frente a outros palcos europeus, tentando, a todo o custo, encontrar um local onde o Estoril Open possa, finalmente, encontrar uma casa permanente e, ao mesmo tempo, conseguir para o nosso país um espaço definitivo que permita a realização de outro tipo de eventos tenísticos que façam subir o nível do nosso ténis.
Naquele que se poderá considerar na única aposta menos conseguida de João Lagos, a equipa de ténis profissional, que chegou a contar com nomes como Rui Machado e Pedro Sousa, o empresário nunca escondeu a sua vontade de conseguir colocar Portugal ao nível do melhor que se faz na Europa e, pensamos nós, será apenas uma questão de tempo para que esse projecto seja resgatado e que possa regressar com mais força.
A sua ligação ao SLB e o passado histórico do clube lisboeta na modalidade podem ajudar o empresário a recolocar esse projecto, de novo, em cima da mesa.
João Lagos faz hoje 64 anos.
João Lagos merece, de mim e de todos nós, um agradecimento muito especial por tudo aquilo que de bom deu e continuará a dar ao ténis nacional e faço questão em dizer-lhe que aguardamos mais novidades sobre o Estoril Open e sobre a equipa de ténis profissional da LagosSport.
Parabéns e Obrigado.

31 de agosto de 2008

ITF $ 25.000 Alphen Rijn WTA

Frederica Piedade é a 4ª CS do torneio holandês e defronta na 1ª ronda a local Brenda Schultz-McCarthy.

Circuito FPT/CIMA - Corroios

Hugo Anão continua a coleccionar títulos atrás de títulos e venceu o Open de Corroios, derrotando na final João Ferreira pelos parciais de 6/2 e 6/2.
Na final feminina, a vitória foi para Neuza Silva que derrotou Ana Catarina Nogueira pelos parciais de 6/3 e 6/3.

O Ontem e o Amanhã - O ténis em Portugal por Bruno Ávila

Não foi coincidência. Andava há muito tempo para escrever qualquer coisinha relacionada com o tema mas aqui estas mãos só deslizam pelas teclas quando querem...foi hoje!
O ténis em Portugal vive dias particularmente felizes: o Gil nos cem primeiros, o Rui a confirmar um futuro que teimava em fugir-lhe, fruto de consecutivas lesões, a Neuza persistentemente nas duzentas melhores do mundo...e o Gastão e a Michelle, de quem esperamos tantas alegrias, a seu tempo, porque eles têm-no! A pergunta que deixo: teria de ter sido este hiato tão grande? Haveria necessidade de ter que esperar tanto tempo para voltarmos a vibrar com os nossos tenistas?
Lembro-me que no tempo em que estavam os quatro mosqueteiros no auge (Cunha, Mota, Marques e Couto) havia uma vaga de fundo promissora. Eram tantos...e tão bons!
Assim de repente ocorre-me sempre um nome: André Lopes! Ele era (e é!), de facto, genial com a raquete. Carradas de talento, um masoquismo desmesurado na luta pela vitória, um fair-play e desportivismo que...não fez escola...infelizmente! E jogos de encher o olho...falem-me dele os seus treinadores! Era ou não um jogador daqueles que vamos ter de esperar muitos anos para voltar a ter?
Mas falei do André como podia ter falado do Nuno Matias, por exemplo. Compenetrado, humilde, consistente, com um enorme potencial...e tantos, tantos outros que, para poupar espaço ao Rui, vou omitir. Mas fica a sugestão: nos comentários façam referência aos jogadores que, para vós, tinham tudo para poder ter sido grandes profissionais de ténis...e que por uma razão ou por (serem portugueses) outra não foram!
Numa altura em que devemos todos estar contentes pelos mais recentes feitos dos nossos tenistas, convém não esquecer que muitos se “queimaram” para abrir caminhos que hoje parecem simples...mas que para alguns foram de vida...ou de morte!
E a esses, aos que perderam parte das suas vidas dentro de um campo a treinar por um objectivo que não se veio a concretizar, a minha homenagem...tudo o que lhes pedimos é que, sempre que entrarem num campo (e isto já disse ao André), tenham consciência do que ainda representam e “abram o livro” porque, ainda que o físico já não aguente duas ou três rondas, há marcas que os distinguem...vocês sabem do que é que eu estou a falar!
Bruno Ávila

ITF $ 75.000 Denain WTA

Neuza Silva vai estar em França para um ITF de $ 75.000, e vai defrontar na 1ª ronda a WC francesa Kinnie Laisne.

Challenger de Genova - € 30.000 ATP

Frederico Gil é o 3º CS deste fortissímo Challenger, que tem como principais nomes o espanhol Granollers, ATP 51 e o italiano Fognini, nº 83.
Com a já esperada ausência de Rui Machado, que vai gozar uns merecidos dias de descanso, Frederico Gil vai defrontar na 1ª ronda Lamine Ouahab da Argélia.

Campeonato Nacional de Sub-18 - 2008

Dos jogos da 1ª ronda de qualificação, dois destaques no quadro masculino.
A derrota de João Monteiro, por certo bastante cansado do nacional brilhante de sub-16 que fez, frente a Fábio Gomes, 6º CS, pelos parciais de 6/7 e 3/6, com o TB do 1º set a finalizar num 16/14 !!! e a vitória de Luis Alexandre Silva frente ao 5º CS, Miguel Aragão, por 6/4, 3/6 e 6/2.
De resto, resultados que favoreceram os favoritos.
No sector feminino, algumas surpresas,destacando-se as vitórias de Beatriz Bento sobre a 2ª CS, Mariana Felizardo por 6/0 e 6/1, de Isabel Ricardo sobre a 4ª CS , Patricia Guerra, por 6/0 e 6/2 e de Margarida Moura sobre a 3ª CS, Teresa Franco, por 6/0 e 6/1.

Sanxenxo, ETA sub-16, Cat 3

Patricia Guerreiro perdeu na meia final do torneio de pares, pelos parciais de 2/6 e 5/7.