Pesquisar neste blogue

10 de março de 2007

Rankings ETA : semana 9

Em femininos, sub-14, a classificação lusa continua a ser liderada por Patricia Martins na 58ª posição seguida de Rita Vilaça e Barbara Ribeiro, agora já fora do Top 200, na 201ª posição.
Em masculinos, Francisco Ramos está na 89ª posição, João Monteiro é 129º e João Fazendeiro 238º.
Em sub-16, meninas, o trio de luxo continua junto com Demi Rodrigues, Ana Claro e Charlotte Pires entre a 51ª e 53ª posição. Nos rapazes, Martim Trueva é 27º, Miguel Almeida 29º ( agora noutras andanças...) e André Caiado 153º.

ITF $ 10.000 Badalona ATP

Ainda não foi desta que Frederico Marques venceu em 2007. Na 1ª ronda do Future de Badalona, derrota por 2/6 e 3/6.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

Já são conhecidos os jogos da 1ª ronda de qualificação do 3º Future algarvio de 2007. Os portugueses ficaram assim alinhados:
Thiago Neto - Barbosa Lopes ( Brasil)
João Simões - Reissig ( Austria)
Vasco Antunes - Bye ( está na 2ª ronda)
Diego Oliveira ( WC) - Bye ( está na 2ª ronda)
João Ferreira - Sanchez-Thammakrong ( Espanha)
Manuel Cavaco - Sanchez-Gil ( Espanha)
Helder Araújo ( WC ) - Konov ( Inglaterra)
Alberto Gomes - Esposito ( Itália)
Francisco Lourenço ( WC ) - Mician ( Eslováquia)
Luis Claro - Costa ( Itália)
Bruno Ferreira ( WC) - Romero-Otero ( Espanha)
Tiago Correia - Polkosnik ( Polónia )
João Silvério - Bachiller ( Espanha )

A árbitro supervisor da ITF é Mariana Alves.

Kramfors Junior Challenge 2007 ITF G4

Alexandre Resende começou da melhor forma a sua participação no torneio de qualificação deste G4 sueco, ao vencer o austríaco Schullern por 6/4 e 7/5. Na 2ª ronda defrontará o sueco Thorelli, que se estreia aqui em torneios juniores em 2007.

I Torneo Internacional Sub 12 de Tenis 'Ciudad de Soll

Sortes iguais para as meninas neste torneio insular espanhol, com derrotas na 2ª ronda, Beatriz frente à 1ª CS, a espanhola Claudia Herrero por 0/6 e 2/6 e Kate Nolan frente à 2ª CS, Givanel por duplo 0/6.
Em masculinos José Catela perdeu na 1ª ronda mas Gonçalo Pacheco já está nas meias finais, onde chegou depois de vencer na 1ª ronda por duplo 6/2 e na 2ª ronda por 6/1 e 6/2.
José Catela e Beatriz Santos ainda irão participar no torneio de consolação e os quatros portugueses no torneio de mistos.
PS: Agradecimentos ao Ronaldo pela atenção e comentário.

ITF $ 10.000 Toluca WTA

Nos quartos de final, Frederica Piedade defrontava a sul africana Scheepers, 7ª CS do torneio e o resultado foi favoravél à tenista nacional pelos parciais de 2/6,6/2 e 6/0.
Nas meias finais, o confronto com a colombiana Duque-Marino, 3ª CS e actualmente nº 321 do ranking WTA.
O jogo de hoje também nos dará a condição fisica e sobretudo psicológica da melhor tenista nacional de todos os tempos e muito gostaríamos de uma final frente à argentina Jozami, que defronta a italiana Menna na outra meia final.

9 de março de 2007

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Não podemos deixar de dizer que estavamos à espera desta derrota mas não se podia exigir muito mais de Neuza Silva, que perdeu na 3ª ronda do torneio espanhol por 6/7 e 0/6.
No entanto Neuza continua a amealhar pontos importantes para poder chegar ao Estoril Open numa posição interessante que, quem sabe, lhe possa permitir um acesso directo ao quadro de qualificação.

ITF $ 10.000 Badalona ATP

Frederico Marques tenta mais uma vez uma 1ª vitória em 2007, na qualificação deste Future espanhol de Badalona.
O português vai defrontar o espanhol Hernandez-Aguila, jogador de ranking equivalente ao tenista nacional.

Kramfors Junior Challenge 2007 ITF G4

Alexandre Resende, o luso brasileiro que agora defende as cores nacionais é o 1º CS da qualificação deste G4, a disputar em Kramfors, na Suécia.
O início do torneio é já hoje e ao português caberá defrontar o austríaco J. Schullern, jogador que começou em 2007 a sua carreira em torneios juniores ITf mas que ainda não venceu nenhum jogo. Esperamos que a estreia seja adiada por mais algum tempo.
Alexandre Resende é actualmente o nº 1009 do ranking e já esteve, no início do ano, dentro do Top 1000.

ITF Juniors Tlemcen 2007 G5

Miguel Almeida efectuou a sua 2ª experiência internacional em Juniores e, o minímo que se pode dizer é, portou-se como gente crescida.
O jovem de 14 anos atingiu as meias finais do torneio, onde perdeu frente ao vencedor do torneio, o austríaco Daniel Schmidt por duplo 3/6.

O tenista austríaco veio da qualificação e venceu todos os jogos para alcançar a sua primeira vitória em torneios pontuáveis para o ranking júnior mundial.

Em pares, nos quartos de final a dupla Almeida/Gregor eliminaram uma dupla egípcia por 6/3 e 6/2 e na meia final bateram mais uma dupla austríaca por 6/4 e 6/2.

Na final jogada frente à dupla russo-canadiana composta por Iremashvili/Chan, a dupla de Miguel Almeida perdeu por 6/4, 2/6 e 3/6.

Em resumo semi finalista em singulares e finalista em pares darão ao Miguel Almeida 18.75 pontos, que se juntam aos 6.25 que já tinha e o total de 25 pontos vão levar o tenista português a uma subida de cerca de 500 !!!! lugares , para dentro do Top 800 mundial.
Em suma uma excelente prestaçao do tenista português, a confirmar as esperanças nele depositadas por todos os amantes da modalidade no nosso país.
Miguel Almeida vai ficar por terras argelinas onde, a partir de 2ª feira começa o torneio G4, 6th ITF Junior Oran 2007, igualmente a contar para o ranking mundial júnior. Neste torneio, ele é 0 1º CS da qualificação mas poderá ter entrada directa no quadro principal.
Parabéns Miguel e continua a progressão por que todos esperamos.

ITF $ 10.000 Toluca WTA

Às vezes é preciso dar dois passos atrás para poder seguir o bom caminho e parece ter sido essa a opção da melhor tenista portuguesa de todos os tempos, Frederica Piedade.
Depois de consecutivas más experiências em torneios de $ 25.000 ou superiores, Frederica Piedade atrasou-se na inscrição em Toluca e teve que passar a qualificação mas em boa hora o fez porque já soma o seu terceiro jogo vitorioso, depois de ter vencido hoje, na 2ª ronda, a mexicana Clarke-Magana por 7/6 e 6/3.
Nos quartos de final a tenista lusa vai defrontar a 7ª CS, a sul africana Chanelle Scheepers, actualmente a nº 395 WTA, jogadora que consegui, em Outubro de 2006 chegar a uma meia final num torneio de $ 25.000 no México.

8 de março de 2007

ITF Juniors Tlemcen 2007 G5

Miguel Almeida marca igualmente presença no torneio de pares, fazendo dupla com o inglês Gregor e na 1ª ronda derrotaram a dupla austríaca Neuchrist/Weissborn por 6/3, 3/6 e 6/3.
Em relação ao torneio de singulares, o jornal " O Jogo " coloca Miguel Almeida nas meias finais depois de uma vitória sobre o austríaco que com ele perdeu em pares, pelo que não sabemos se existe aqui algum equívoco ou se foi mera coincidência. Logo que tenhamos outra confirmação, postaremos aqui tal.

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Derrota pesada de Nicau, na 2ª ronda do Future de Lagos, por 1/6 e 3/6. Os portugueses estão fora do torneio de singulares.
Em pares a mesma receita, com a derrota da dupla Falcão/Nunes frente a uma duplo britânica por 3/6 e 4/6.
Termina pois, para os tenistas nacionais, este 2º torneio dos 3 que compoêm o circuito da 1ª parte do ano, no Algarve. Vamos esperar que em Albufeira as coisas corram bastante melhor para as nossas cores.

PNDT - Circuito Nacional de sub 10

Realiza-se este fim-de-semana, no Tennis Centre Praia d’El Rey, o primeiro Torneio do Circuito Nacional de Sub 10, prova integrada no circuito nacional que o Programa Nacional de Detecção de Talentos (PNDT) promove em diversos locais do País ao longo do ano.

Calendário completo em :
http://www.fptenis.pt/homePNDT.asp?IDDestaque=1169597604).

O Director do Torneio que inicia na Zona Centro (Leiria) é Pedro Felner.

ProTÉNIS já nas bancas


Já chegou às bancas o número inaugural da revista ProTÉNIS, uma publicação idealizada para preencher um hiato editorial no panorama nacional das publicações especializadas em ténis.

A primeira edição da revista tem por tema incontornável a hegemonia de Roger Federer – centrando-se nas razões que fazem com que o suíço seja considerado o melhor tenista de sempre e o melhor desportista mundial da actualidade, complementadas pela reportagem do seu triunfo no Open da Austrália e por dois artigos de instrução que incidem sobre pedras basilares do seu jogo (a esquerda cortada e o serviço mais em precisão do que em força)… sem esquecer uma entrevista altamente polémica em que o antigo número um mundial Mats Wilander reflecte sobre os encontros do actual número um mundial com a sua besta negra Rafael Nadal.

A reportagem do enviado especial ao Open da Austrália inclui igualmente o peculiar estado de espírito que originou a improvável vitória de Serena Williams na prova feminina e a participação de Gastão Elias na competição júnior.

Ainda no plano competitivo, a eliminatória da Taça Davis que Portugal jogou na Geórgia também foi escalpelizada pelo enviado especial a Tbilissi. A Copa Ibérica, lendária competição sénior de cariz internacional, também merece destaque.As restantes rubricas incluem um trabalho de análise sobre a evolução física e técnica de Pedro Sousa no âmbito do Lagos Team, um dossier sobre raquetas, uma abordagem à importância dos abdominais na prática do ténis e opiniões de vários colunistas de renome – para além das primeiras novidades do Estoril Open e ainda espaços dedicados às curiosidades, novidades, artigos de ténis, resultados, rankings e fotografias de excepção.Numa vertente mais lúdica, os Gato Fedorento também surgem em grande destaque, numa entrevista em que revelam preferir Anna Kournikova fora do court e Maria Sharapova dentro dele.
O poster gigante é dedicado a Fernando Gonzalez, finalista do Open da Austrália e vedeta anunciada para o Estoril Open, e a Maria Sharapova, actual número um mundial.

A próxima edição, que irá para as bancas a 24 de Abril, será dominada por uma extensa apresentação da 18ª edição do Estoril Open e incluirá reportagens sobre o Masters Series de Miami, uma análise ao sistema round robin e um artigo de fundo sobre a perda de confiança de Rafael Nadal.
Número um já à venda nas bancas, por 2.80 euros

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Soma e segue e daqui a pouco deixa de ser noticia uma vitória de Neuza Silva , dada a clareza com que tem derrotado, adversária após adversária, jogando em torneios de $ 10.000 , onde apenas perdeu dois jogos em 2007 e frente a atletas de outra dimensão.
Na 2ª ronda, vitória clara por 6/2 e 6/3 e consequente apuramento para os quartos de final, onde defrontará a 8ª CS, a espanhola Sanchez-Garcia, actualmente no 462º lugar do ranking e que não tem aparecido nos últimos tempos em grande forma. Neuza é claramente favorita e apostamos numa semi-final frente à CS nº1 do torneio, a francesa V.Huck.

ITF Juniors Tlemcen 2007 G5

Já todos sabemos que Miguel Almeida é um dos poucos diamantes tenísticos que temos. Ainda por cá ( até quando...? ), Miguel Almeida, depois de uma brilhante passagem pelos escalões mais baixos onde conseguiu posições honrosas nos rankings europeus, está, este ano, decidido a dar um novo rumo e impulso à sua vida e ao seu jogo.
Com apenas 14 anos de idade, Miguel Almeida decidiu esticar a corda e iniciar a sua participação periódica em torneios de júniores. Participou, como é da praxe, nos torneios de Leiria, Vila do Conde e na Taça Diogo Nápoles em 2006 e, já este ano, experimentou o seu primeiro torneio internacional, ficando-se pela 2ª ronda da qualificação na Suiça.
Decidiu esta semana ir à Argélia para disputar um G5, na tentativa de juntar mais uns pontinhos aos ainda pouco importantes 6.5 pts, todos conseguidos em pares.
Como dissémos aqui, Miguel venceu na 1ª ronda um atleta argelino por 6/3 e 6/0 e defrontava de seguida o 1º CS do torneio, o egipcío S.Hamdy, nº 357 do mundo.
Já com pontos na bagagem, Miguel jogou pelo prazer de jogar e mandou o egipcío para casa mais cedo, com os parciais de 6/3, 3/6 e 6/3.
Nos quartos de final, que se realizaram ontem, Miguel defrontava outro CS, o austríaco Neuchrist, nº 689 mundial e com um excelente inicio de época, tendo já sido quarto finalista num G4 na Eslovénia.
Mas Miguel Almeida não esteve pelos ajustes e derrotou o atleta dos Alpes por 7/5 e 6/3, apurando-se para uma meia final que não estava nas expectativas de ninguém mas que com muito agrado e orgulho registamos.
São dois passos somente até à vitória final.

7 de março de 2007

Frederico Gil

O melhor tenista português da actualidade irá cumprir uma série de 3 torneios ATP a partir da próxima segunda feira, a começar pelo torneio colombiano de Bogotá, um torneio de $ 125.000 H+, onde é, neste momento o 11º do quadro principal.
Depois , na semana seguinte , Frederico voa de novo para este lado do Atlântico e aterrará em Marrocos, para jogar o Challenger de Rabat, de $37.500 H+ e onde Gil é 4º CS.
Na semana 13, a partir de 24 de Março, Gil jogará o fortissímo torneio de Nápoles, de $ 100.000, onde Gil é o penúltimo do quadro principal, sendo que os seis primeiros são Top 100.

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Primeira vitória de Gonçalo Nicau em 2007, no dia em que se concluíu a 1ª ronda do Future algarvio.
Defrontando o qualificado Ivanov, da Estónia, um jogador de 19 anos sem grandes resultados ATP, Nicau precisou de 3 sets ( 6/3, 3/6 e 6/2) para se apurar para a 2ª ronda, onde vai encontrar um outro tenista vindo da qualificação, o russo D.Sitak, actualmente na 703º posição ATP.
Manuel Cavaco perdeu, como se esperava, frente a Czerwinski, por 2/6 e 0/6.
Em pares a dupla Falcão/Nunes venceu a dupla luso-americana Simões/Kelly por 6/4 e 6/0 e vão defrontar nos oitavos de final a dupla inglesa Kennaugh/Rushby, 3º CS do torneio.

ITF $ 10.000 Jersey WTA

Catarina Ferreira continua a amealhar derrotas atrás de derrotas e começa a transparecer alguma falta de confiança que, por certo, irá desaparecer num futuro próximo.
Na 1ª ronda deste torneio inglês, Catarina perdeu com a inglesa Scarfi por 0/6 e 3/6 e despediu-se do torneio.
Catarina vai ficar por terras de Sua Majestade, onde, na próxima semana, se jogará o $ 10.000 de Sunderland. Até hoje, ela é a 10ª colocada na entry list do quadro principal.

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Neuza Silva iniciou a sua participação em mais um $ 10.000 do circuito feminino, este em Sabadell, Espanha.
Dada a forma demonstrada pela campeã nacional, só esperávamos uma vitória da portuguesa, apesar de a espanhola já ter vencido Neuza em 2004.
No entanto, nunca tinha jogado contra uma Neuza a transpirar boa forma e muita confiança e foi copiosamente derrotada por 6/3 e 6/1.
Na 2ª ronda Neuza defrontará uma outra espanhola, Morata-Flaquer, vinda da qualificação, e actualmente nº 851 do ranking WTA. Esta jogadora já encontrou Neuza em Outubro passado e perdeu por 6/3 e 6/1.
Dados os dados, desculpem a redundância, só vemos a Neuza já na ronda seguinte.

I Torneo Internacional Sub 12 de Tenis 'Ciudad de Soller'

Já são conhecidos os quadros masculino e feminino do torneio e os portugueses ficaram assim escalonados:
Gonçalo Pacheco, como CS, vai enfrentar o germânico Lucke Steeb enquanto José Catela defronta o espanhol Eddy De Abreu.
Em Femininos, Beatriz Santos defrontará a austríaca Augsburger enquanto Kate Nolan defrontará a espanhola Marina Vicens.
Os jogos da 1ª ronda ocorrerão amanhã.

27th Asuncion Bowl, 2007 ITF Junior G1

João Sousa foi eliminado deste G1, no Paraguai, ao perder na 2ª ronda frente ao chileno Urzua-Rivera, 5º CS do torneio, por 4/6 e 5/7.

ITF $ 10.000 Toluca WTA

A chilena Koch-Benvenuto não apareceu e no seu lugar a LL mexicana Urbina deu uma luta interessante à nossa Frederica.
Com o resultado de 7/5 e 6/3, e consequente passagem à ronda seguinte, a Frederica caberá jogar com a mexicana C. Magana, actual nº 539 WTA.

ITF $ 10.000 Jersey WTA

Já saiu o quadro principal do torneio de Jersey, a contar para o ranking WTA.
Presente Catarina Ferreira que irá defrontar Olivia Scarfi, uma britânica que conhece bem o jogo português, já que em 2006 perdeu com Neuza Silva e com a própria Catarina.
Em pares, Catarina irá jogar com a germânica Schaefer e encontrarão na 1ª ronda a dupla igualmente germânica Haberkorn/Pavelec.

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Desta vez Gastão não ganhou e no confronto com um dos favoritos, o tenista nacional saiu derrotado por 2/6, 6/3 e 1/6.
Igual sorte para José Ricardo Nunes que foi igualmente derrotado na 1ª ronda pelo CS nº1, pelos parciais de 1/6 e 0/6.
Hoje jogam os outros portugueses.

6 de março de 2007

27th Asuncion Bowl, 2007 ITF Junior G1

João Sousa defende as cores nacionais neste G1 que se realiza no Paraguai e começou a fazê-lo da melhor maneira, derrotando na 1ª ronda o britânico J. Milton por 5/4 e desistência, cabendo-lhe na 2ª ronda um dos CS, o chileno Urzua Rivera.
Este chileno tem tido um excelente inicio de época, e já venceu a Copa Milo ( G2), foi semifinalista na Argentina Cup ( G2) e ocupa neste momento a 27ª posição do ranking júnior mundial.

ITF Juniors Tlemcen 2007 G5

Miguel Almeida continua a sua saga de neste ano de 2007 entrar a sério no circuito júnior internacional.
Esta semana está na Argélia, onde compete no quadro principal do torneio. Na 1ª ronda coube-lhe defrontar Dalil Bessaoûd , jogador da casa mas que não resistiu ao português, que o bateu por 6/3 e 6/0.
Recorde-se que Miguel Almeida é actualmente o nº 1284 do mundo mas que com esta vitória na Argélia subirá muitos lugares.

I Torneo Internacional Sub 12 de Tenis 'Ciudad de Soller'

Vai-se realizar a partir de sexta-feira em Palma de Maiorca este torneio internacional de sub-12 e que contará com a presença de 4 atletas portugueses: Gonçalo Pacheco e José Catela em masculinos, e Beatriz Santos e Kate Nolan em femeninos.

Acompanharemos as prestações dos jovens lusos durante o fim de semana.
Neste torneio Gonçalo Pacheco é o 4º CS e Beatriz Santos a 5ª CS.
Para além da experiência internacional, os 4 semifinalistas de ambas as variantes serão convidados a participar, no final de Maio, num torneio , tendo todas as despesas pagas, incluíndo transportes.
O torneio realiza-se em terra batida nos courts do Sóller Tennis & Paddle Club , em Soller, Maiorca, Espanha.

ITF $ 10.000 Sabadell WTA

Neuza Silva é a 3ª CS do torneio de Sabadell, cujo quadro principal hoje se inicia.
No sorteio da 1ª ronda, Neuza Silva vai defrontar a espanhola Del-Barrio Aragon, nº 557 WTA, jogadora que em 2006 venceu o título num $ 10.000 na Corunha, frente a Ana Catarina Nogueira.

ITF $ 10.000 Benin WTA

A dupla luso-brasileira Rossi/Bibiana Almeida venceu na 1ª ronda do torneio de pares por 3/6, 6/2 e 6/4 e vai esperar por hoje para conhecer as suas adversárias nos quartos de final deste torneio na Nigéria.

ITF $ 10.000 Toluca WTA

Frederica Piedade venceu ( só podia vencer !!! ) Mielgo-Herrera do México na 1ª ronda da qualificação deste $ 10.000 de Toluca por 6/3 e 6/2 e apurou-se para o quadro principal.
Estranhamente colocada no torneio de qualificação ( com toda a certeza por inscrição em cima da hora), Frederica, que é , pelo ranking, a 1ª CS do torneio, vai agora defrontar na 1ª ronda do quadro principal a chilena Koch-Benvenuto, nº 438 WTA.
Em Outubro de 2006, as duas jogadoras encontraram-se no $ 25.000 de San Luis Potosi, com vitória de Frederica por 6/2 e 6/0.

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Como em Faro, nenhum dos portugueses presentes na qualificação logrou o acesso ao quadro principal que hoje se inicia em Lagos.
Os portugueses ficaram assim arranjados:
José Ricardo Nunes, como WC, "apanha" logo o CS nº1, o espanhol Munoz De La Nava.
Gonçalo Nicau espera por um dos qualificados, a conhecer logo pela manhã, tal Como Manuel Cavaco, outro dos WC da organização.
Finalmente Gastão Elias, também como convidado, defrontará nesta 1ª ronda o 3º CS, o holandês P. Wessels.
Em pares, a dupla Falcão/Nunes defronta o norte-americano Kelly e o português João Simões, sendo esta a presença portuguesa nesta variante.

5 de março de 2007

ITF $ 10.000 Benin WTA

Bibiana Almeida, jovem tenista portuguesa de 16 anos e que vive na Catalunha, encontra-se a disputar este torneio nigeriano a contar para o ranking WTA.
Na prova de singulares, Bibiana foi afastada na 1.ª ronda do quadro principal pela nigeriana Blessing Anuna (1212.ª WTA), pelos parciais de 2/6 e 2/6, depois de ter vindo da qualificação, onde se apurou sem jogar.
Na variante de pares com a brasileira N. Rossi, disputa o acesso à 2ª ronda da competição frente à dupla da casa constituída por Eke / Olangundoye.

Um bom exemplo.

Como são sempre poucos os bons exemplos que vamos tendo, deixo-vos aqui o endereço electrónico de um blog da responsabilidade de um pequeno grande clube de ténis do Norte, na cidade do Porto e que escolheu e muito bem, esta possibilidade informática para espalhar a sua actividade e os resultados dos mais pequenos.
Quem é pai saberá, mais do que ninguém, o orgulho que temos e que transmitimos aos nossos filhos, quendo podemos mostrar ao mundo o que fazem, sem olhar aos resultados. Ver o seu nome , nem que seja num blog, é sempre motivo de orgulho e de incentivo.
Informar, gratuitamente mas com sentido e com amor à camisola, é um exemplo que deveria e poderia ser seguido por todos. Quando grande parte dos clubes de ténis nacionais, independentemente do seu tamanho, prestígio ou localização, nem sequer um endereço de e-mail teêm, então estas iniciativas merecerão aqui o destaque respectivo.
Parabéns à Escola de Ténis do Clube Desportivo Nuno Alvares e que seja um exemplo a seguir por todos.
Eis o link para o blog: http://www.etcsna.blogspot.com/

Curiosidades de 2007

Até Fevereiro, com 8 semanas de competição, algumas curiosidades das diversas categorias , no que diz respeito a resultados:
De jogadores que pontuam no ranking ATP, apenas 5 ainda não perderam em 2007. Roger Federer vai com 12 jogos sem perder desde 1 de Janeiro ( 41 no total ) mas, para além do campeão, mais 4 jogadores ainda não conheceram a derrota: o espanhol Menendez e o colombiano Salamanca,ambos com 10 vitórias, o búlgaro Enev, com 9 e o francês Prodon, com 5.
Do outro lado do quadro, o norte-americano Kevin Kim, só ganhou 1 dos 9 jogos em que participou, enquanto Montanes de Espanha e Seppi de Itália, ganharam 2 em nove. O jogador com mais vitórias é o espanhol Genaro-Martinez, que venceu em 2007, 23 dos 28 encontros que disputou, seguindo-se o russo Youzhny, que venceu 18 em 23 e o canadiano Polansky que ganhou 17 jogos em 19 disputados.
Na WTA, a jogadora com mais vitórias é a sérvia Jankovic, com 18 vitórias em 23 jogos, seguida de Ani, da Estónia e de Gerards da Holanda, que venceram 14 dos 15 jogos em que participaram.Tal como nos rapazes, são cinco as meninas que ainda não perderam em 2007, Kvitova da R.Checa, com 10 vitórias, Venus Williams dos E.U.A. , Zhang de Hong Kong e Shvedova da Rússia com 5 vitórias e Ana Clara Duarte do Brasil, com 4 vitórias.
Em Juniores, destaque para o americano Kudla, que vai com 11 vitórias consecutivas e para a russa Pivovarova, que leva 12 jogos consecutivos a vencer.
Nos escalões mais baixos, o destaque masculino vai para o brasileiro José Silva Jr., que venceu os 24 jogos que disputou este ano e o destaque femenino para a argentina Salut, que venceu todos os 21 jogos que disputou.

Rankings : Semana 9

No ranking ATP, Frederico Gil saboreou durante uma semana o Top 150, mas, com a retirada do torneio nigeriano que venceu em 2006, caiu de novo para fora dele, ocupando agora a 155ª posição. Gonçalo Nicau também desceu e é agora o 540º. Mas o destaque vai para Gastão Elias que, subindo 161 lugares, ocupa agora a 769ª posição.
No ranking WTA, destaque inteirinho para Neuza Silva, que atinge, pela primeira vez, o Top 400, situando-se na posição 389 do respectivo ranking.
Frederica Piedade continua a liderar a classificação lusa, na 266ª posição. Seguem-se a Neuza, Magali, que se apresta a deixar o Top 500 ( 499 º lugar) e Catarina Ferreira que subiu 4 lugares para a 652ª posição.
Em Júniores masculinos, Gastão Elias é 25º, João Sousa 75º e Martim Trueva 304º, seguido de perto por Miguel Alves, na 308ª posição.
Em Femininos, Michelle Larcher é 60ª, enquanto Maria Guerreiro ( 559 ), Maria João Koehler ( 650 ) e Demi Rodrigues ( 901) estão muito longe da jovem prodígio portuguesa.

ITF $ 10.000 Toluca WTA

E, de repente, lá estava o nome de Frederica Piedade como CS nº 1 da qualificação do torneio ITF femenino de $ 10.000 de Toluca, no México.
Isenta da 1ª ronda, defronta na ronda decisiva a mexicana C. Mielgo-Herrera, jogador que se encontra dentro do Top 1000, na posição 924.
A jogadora mexicana ainda em Outubro encontrou Frederica no $ 25.000 de Saltillho, com vitória para a portuguesa por 6/1 e 6/0.

4 de março de 2007

ITF $ 10.000 Lagos ATP

Segundo dia do torneio de qualificação e os resultados dos lusos presentes foram os seguintes:
Tiago Correia perdeu por 1/6 e 2/6.
Sebastião Guimarães perdeu por duplo 0/6.
João Ferreira ganhou por 6/0 e 6/0 e defronta na 2ª ronda o 12º CS, o inglês Ward.
Alberto Gomes perdeu por 1/6 e 0/6.
Francisco Lourenço perdeu por 5/7 e 1/6.
Tiago Godinho venceu por 6/1 e 2/0 ( des.) e defronta na 2ª ronda o inglês Corrie.
João Silvério perdeu por 3/6 e 1/6.
Luis Claro perdeu por 1/6 e 2/6.
Nuno Páscoa venceu por 6/0 e 7/6 e defronta na 2ª ronda Gonçalo Falcão.