Pesquisar neste blogue

23 de fevereiro de 2008

Challenger Cherbourg - $ 50.000 ATP

Frederico Gil vai jogar a 1ª ronda frente a A. Mannarino de França, WC da organização e um jogador sem grande expressão internacional.
PS: Tem toda a razão o nosso leitor sobre o adversário de Gil, que, de facto, não é um jogador qualquer. Fizémos confusão com o seu irmão Morgan, este sim, menos expressivo a nível de ranking.
O Adrian é o nº 287 ATP, está muito perto do seu melhor ranking de sempre e já conseguiu este ano uma vitória e uma final em Futures de $ 10.000, ambos em Inglaterra.
Na passada semana em Besançon chegou aos QF, onde perdeu para Gicquel, 2º CS e ainda assim em 3 sets e depois de ter ganho a Zib e a Lacko.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Resultados de hoje:
Kevin Belhaj - Vivanco-Guzman (ESP) 1/6 ; 0/6
Roque Rocha - Pavel Krainik(CAN) 4/6 ; 1/6

ITF $ 10.000 Terrasa ATP

João Sousa venceu na ronda inaugural de qualificação, pelos parciais de 6/4 e 6/3.
Na 2ª ronda, em jogo aparentemente mais fácil, João Sousa venceu o chinês Xiao Xi Song por 6/1 e 6/3.
Na 3ª e penúltima ronda joga frente ao espanhol Gallego Arostegui, WC da organização.
Frederico Marques venceu na 1ª ronda por 3/6, 6/4 e 6/2 e joga na 2ª ronda frente ao espanhol Martin Velez.

Torneio de Abertura - CET Cantanhede, Sub-16

Numa organização do Clube Escola de Ténis de Cantanhede ( excelente web-site em www.clubeteniscantanhede.com ) , realiza-se este fim de semana um torneio de sub-16, cujos quadros principais estão já disponíveis.
Em masculinos, Bruno Pedrosa do CT Coimbra é o 1º CS, sendo que do lado do quadro estará Luis Macedo do CTP Brandão.
Em femininos, apenas 5 inscrições , pelo que o torneio se jogará no sistema de RR, onde a principal favorita será Flávia Sousa, do CTP Brandão.
Inicialmente este torneio ocorreria igualmente em sub-18 mas o reduzido número de inscrições levaram ao cancelamento da competição.
Para quem esteja ou viva na zona de Coimbra, eis uma boa sugestão para este fim de semana, sendo que os jogos começam bem cedo, este sábado, logo pelas 09.00 horas.

Ainda os torneios nacionais de Nível C

Já por diversas tem sido aqui referido por muitos dos nossos amigos a necessidade imperiosa de se refazer o sistema de pontuação dos torneios de nível C, séniores, dado que, no cômputo geral, obrigam a um desfazamento muito grande entre estes e os de nível superior.
Por outro lado, este tipo de competições ocupam a grande fatia do calendário nacional sem que o esforço dos atletas seja, de igual forma, compensado.
Em tempos, o nosso amigo Amadeu Fernandes da AAUTAD nos deixou aqui a solicitação que tinha feito em 2006 ( ...) à FPT para que esse mesmo sistema fosse revisto, pedido esse que não foi atendido.
Ao que parece, a próxima assembleia geral da FPT terá este assunto em cima da mesa, pelo que será importante recordar a proposta feita pelos transmontanos que, aliás, se mantem perfeitamente actual.
A Secção de Ténis da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD), vem por este meio expor a sua posição relativamente às provas séniores nível C (in Regulamento Geral de Provas da Federação Portuguesa de Ténis, datado de Dezembro de 2006)
Considerando que:
I - Os torneios de nível C constituem 83% das provas do Calendário Oficial da FPT para o escalão sénior masculino;
II - Existe uma diferença de 233% em pontos entre o vencedor de um torneio C e um torneio B1 (15 para 50);
III - A segunda maior diferença entre os vencedores de 2 torneios de categorias consecutivas diferentes é de 43% (B2 – B3);
IV - Existem 4 pontos de diferença entre a eliminação na primeira ronda e 3 vitórias num torneio C;
A AAUTAD entende que a FPT não atribui a importância devida aos torneios de nível C, nem aos atletas que neles participam e apela a uma distribuição mais equilibrada da pontuação dos torneios que compõem o Calendário de Provas.
A AAUTAD reitera a importância de haver uma diferenciação entre os torneios com prémios monetários e os torneios de nível C, mas considera que essa diferenciação não deve ser de mais de 100% (e muito menos, os 200% actuais),correndo o risco de invalidar o esforço dos atletas envolvidos nestas provas e de levar a uma desmotivação geral à participação nas mesmas.
A AAUTAD toma a liberdade de considerar 30 pontos como um valor aceitável para atribuição à vitória num torneio de nível C.
Em alternativa, a AAUTAD propõe a alteração da fórmula de atribuição da pontuação das diferentes categorias de torneios, adoptando uma atribuição linear em lugar da actual fórmula matemática polinomial.
Pela Secção de Ténis da AAUTAD,
Amadeu Fernandes.
Fica aberta, mais uma vez, a discussão, que se espera que se mantenha calma, serena e em bom tom.

Memphis $ 175.000 WTA Tier III

Michelle Larcher de Brito, WC da organização, vai defrontar na 1ª ronda deste torneio norte-americano a francesa Stephanie Cohen-Aloro, WTA 119.
10 anos mais velha do que a nossa miúda, a francesa esteve no Open da Australia onde caiu na 1ª ronda ( frente a Golovin) e esteve em Paris, onde perdeu na 3ª ronda de qualificação.
Em caso de vitória, Michelle corre o sério risco de encontrar Caroline Wosniacki, a dinamarquesa que é aqui a 6ª CS.
Boa sorte para a Michelle, neste seu primeiro torneio após ter feito 15 anos.

Copa Colsanitas Santander, Tier III, $185.000, WTA

Frederica Piedade esteve à beira de fazer história em tornar-se na 1ª portuguesa a participar na final de um torneio WTA, ao perder na meia final de pares por 6/4, 4/6 e 8/10.
Ainda assim, a melhor portuguesa de sempre parece, mais uma vez, demonstrar que estará muito perto da sua melhor forma de sempre, pelo que agora faltará apenas a confirmação num quadro individual num dos próximos torneios da tournée americana que a portuguesa decidiu participar este ano.
Parabéns Frederica.

ITF $ 10.000 Terrasa ATP

Ainda não foi desta mas quase.
João Sousa será o 1º CS da qualificação deste torneio espanhol, e na 1ª ronda vai defrontar o espanhol Ampudia Gonzalo, enquanto Frederico Marques, também ele CS, o 8º, defrontará o cipriota Tsangarides.
Vamos esperar que ambos consigam ultrapassar mais esta maratona de qualificação em mais um quadro " Grand Slam" de 128 jogadores....

ITF $ 10.000 Sant Boi WTA

A lusa brasileira Carla Caetano e Marina Gallo foram até Espanha para participarem neste $ 10.000 , onde, na ronda inaugural de qualificação, vão defrontar Sofia Kvatsabaia da Georgia e Benedetta Davato de Itália, respectivamente.

ITF $ 10.000 Faro ATP

Os torneios masculinos ITF voltam a Portugal, com a realização deste Future de $ 10.000 na capital algarvia.
Importante presença lusa, com os seguintes embates na 1ª ronda de qualificação:
Kevin Belhaj - Vivanco-Guzman (ESP)
Miguel Almeida - Bye
Roque Rocha - Pavel Krainik(CAN)
Miguel Alves - David Jeflea (AUS)
Rui Machado - Bye
Francisco Charters - Luke Campbell (GBR)
Tiago Godinho - Bye
Kevin Barragão - Dillana Kendall (ESP)
Tomas Valle Costa - Bye
Francisco Dias - Yannick Vandelbucke (BEL)
Manuel Cavaco - Artur Kachatryan (ARM)
Pedro Sousa - Julien Lorenz (GER)
Gonçalo Falcão - Bye
João Silvério - Pavel Prochorov (RUS)

22 de fevereiro de 2008

Open Super 12 – Auray, França

A Selecção Nacional de Sub 12, com Luisa Almeida (ET Nuno Alegro), Manuel Almeida (ET Espinho) e Nuno Mesquita (CT Olaias), está a estagiar na Escola de Ténis José Mário Silva, em Lisboa, tendo em vista a participação no torneio internacional Open Super 12, em Auray, na Bretanha (França), a partir da próxima terça-feira.
O Capitão José Mário Silva, que acompanhará os atletas na competição francesa, pretende “aferir o nível desta Selecção, comparativamente com o nível internacional, no primeiro torneio internacional do escalão esta época”.
Numa Selecção de Sub 12 renovada, apenas Luisa Almeida já competiu oficialmente fora de portas. “O Manuel eo Nuno só jogaram lá fora em encontros amigáveis, mas a Luísa já participou num torneio na Suíça. Vamos tentar chegar o mais longe possível e acredito que o nível competitivo da prova será alto”, perspectiva José Mário Silva.
A Selecção Nacional de Sub 12 parte amanhã para Auray, França.
In: FPT

PNDT - Sub-10

No próximo fim-de-semana têm lugar duas etapas do Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT – Programa Nacional de Detecção de Talentos.
O Clube Ténis de Coimbra recebe a terceira etapa da Zona Norte, enquanto no Clube Ténis de São Miguel decorre a etapa inaugural da Zona Açores.
In: FPT

Copa Colsanitas Santander, Tier III, $185.000, WTA

Frederica Piedade, ladeada por Sara Errani, continua a caminhada vitoriosa na prova de pares do torneio de Bogotá (185 mil dólares em prémio monetários), na Colômbia.
As tenistas portuguesa e a italiana afastaram a dupla Flavia Pennetta/Maria Elena Camerin (Itália/2) nos quartos-de-final, mas apenas depois de disputado o "super tie-break" com o resultado de 10-8.
O primeiro set foi ganho por Frederica Piedade e Sara Errani por 6-3, tendo a dupla perdido o segundo por 6-7 (7/8).
Para conseguirem marcar presença na final a dupla luso- italiana terá de derrotar o par formado por Jelena Tosic e Martina Muller (Croácia/4).

21 de fevereiro de 2008

3rd ITF Júnior Tlemcen, Argélia, G5

Manuel Marcelo fez, na Argélia, o seu melhor torneio internacional, tendo chegado às meias finais, depois de ter eliminado na ronda anterior o 3º CS da competição, Sami Ghorbel da Tunisia, pelos parciais de 2/6, 7/6 e 7/6.
Nas meias finais perdeu com o holandês Scott Griekspoor por 3/6 e 4/6.
Um excelente torneio do jovem luso que está de parabéns.
Manuel Marcelo vai ficar por terras argelinas, onde, na próxima semana disputará um G4 em Oran, tendo a companhia de Pedro Palha e de Alexandre Resende, todos no quadro principal.

Torneio Jovem - Alcobaça, sub-12, Cat. C

Realizou-se no passado fim de semana o torneio jovem , organizado pelo Clube de Ténis de Alcobaça, para sub-12, categoria C.
Numa 1ª fase em sistema de Round Robin, passaram à fase final os favoritos, com António Sabugueiro do CDM de Sintra a justificar o favoritismo, batendo na final o tenista da casa Henrique Bilhastre por 4/0 e 4/1.

ITF $ 10.000 Portimão WTA

Joana Pangaio foi eliminada nos oitavos-de-final do Portimão Tivoli Arade Ladies Open, torneio internacional feminino de 10 mil dólares, a contar para ranking mundial WTA.
A pupila de Ana Nogueira perdeu com a lituana Irina Kuzmina por 2-6 e 4-6, acusando algum desgaste provocado pelo encontro da véspera. Joana Pangaio necessitou, então de 2h33m para eliminar a francesa Émilie Bacquet por 7-6 (8/6), 4-6 e 7-6 (7/3), num encontro que se prolongou para lá das 21 horas.

TORNEIO QUINTA DA MARINHA C. T. SUB 12 E SUB 16

Mais uma prova de nível C, nos courts do Quinta da Marinha CT, torneio que se divide em dois fins de semana e que terminará no próximo domingo.
Em sub-12, masculinos, 13 grupos em sistema de RR, com alguns jogadores já apurados para o quadro final, nomeadamente José Jardim do CT Olaias, João Carvalho, Tomás Oliveira e Tiago Oliveira do CAD, João Lima, Pedro Barosa, Francisco Cerqueira e David Ramalheira do GCP, Salvador Almeida, do CNG, Tiago Eusébio do CIF e Afonso Salgado do CTQM.
Em femininos, já apuradas para o quadro final estão Sofia Sualehe do CETO, Petra Remédios do CT Sassoeiros, Maria Martinho do CT Olaias e Cheila Cardoso do CAD.
Em sub-16 masculinos, a presença de alguns nomes mais sonantes como o de Tomás Mendes do CT Jamor, André Silva do CIF e Duarte Falcão da equipa da casa.
Em sub-16 femininos já se realizaram alguns jogos, em sistema de RR e ainda ninguém está no quadro final que terá apenas 4 tenistas.
Vamos esperar que o tempo ajude e que se possa assistir em Cascais a um fim de semana de bom ténis.
Fica aqui o convite.

Michelle Larcher De Brito

Sem competir há mais de um mês, Michelle Larcher de Brito viaja amanhã para Memphis, local onde a partir de domingo tem início o torneio WTA Tour de 175.000 dólares que atribuiu à jovem portuguesa um convite para o quadro principal.
Este evento constitui uma novidade de última hora na programação da jogadora, que acabou por renunciar ao wild card para Indian Wells, devido ao grande atraso da organização em dar-lhe uma resposta afirmativa. Aliás, a confirmação desse convite só surgiu no início desta semana, altura em que Michelle já estava comprometida com Memphis.
Ainda através de convite está garantido o seu regresso a Key Biscayne e ao milionário (3.770.000 dólares) torneio de Miami, a partir do próximo dia 26 de Março.
Um regresso em que terá de gerir duas grandes emoções vividas em 2007. A primeira foi no Sony Ericsson Open, quando, recorde-se, ganhou à norte-americana Meghann Shaughnessy, antes de perder com a eslovaca Daniela Hantuchova. A segunda aconteceu no final da temporada, quando no mesmo espaço - o Tennis Center Crandon Park, em Key BIscayne - se sagrou, com apenas 14 anos, campeã do Orange Bowl de Sub-18.
Numa altura da sua carreira em que pode utilizar apenas três wild cards, convém recordar que o último será "gasto" com a presença no Estoril Open (14 a 20 de Abril).
Ainda em relação à passagem por Memphis, Michelle não terá qualquer pressão extra, ao contrário daquilo que se irá passar, um pouco mais tarde, em Key Biscayne. Aí será confrontada com o primeiro grande desafio da sua ainda curta carreira: a defesa de 30 pontos no ranking WTA Tour!
In: O Jogo ( Manuel Perez )

Brodvejaus Pica Cup - 2008, ETA sub-16, Lituânia, Cat.3

Pedro Ferraz perdeu na 1ª ronda, pelos parciais de 0/6 e 3/6.

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Francisco Ramos foi eliminado do quadro de singulares na 2ª ronda, após ter perdido pelos parciais de 2/6, 6/3 e 3/6.
Em pares, Ramos e Cortez nem sequer se apresentaram, sendo eliminados por falta de comparência.
Em pares, sub-14, derrota da dupla portuguesa, pelos parciais de 2/6 e 3/6.

20 de fevereiro de 2008

Copa Colsanitas Santander, Tier III, $185.000, WTA

Depois de ter falhado a qualificação para o quadro principal em singulares, Frederica Piedade inscreveu-se ao lado da italiana Sara Errani em pares no torneio de Bogotá, prova integrante do calendário do WTA Tour.
Na primeira ronda, a dupla luso-italiana venceu as norte-americanas Christina Fusano e Raquel Kops-Jones no decisivo 'super tie-break' por 10-5, depois de terem perdido o primeiro parcial por 2-6 e ganho o segundo por 6-4.
Nos quartos-de-final da competição, Frederica irá defrontar a dupla vencedora do encontro entre as italianas Maria Camerin e Flavia Pennetta (2ªs cabeças-de-série) e o par espanhol formado por Carla Suarez e Marta Marrero.
In: http://www.lusotenis.com/

ITF $ 10.000 Portimão WTA

Joana Pangaio qualificou-se hoje (quarta-feira) para os oitavos-de-final do Portimão Tivoli Arade Ladies Open, o torneio internacional feminino de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, organizado pelo Clube de Ténis Portimão e Rocha.
A “pupila” de Ana Nogueira derrotou pela segunda vez em quatro encontros entre ambas a francesa Émilie Bacquet por 7-6 (8/6), 4-6 e 7-6 (7/3), ao cabo de duas horas e 33 minutos, uma maratona corrida sob luz artificial e que terminou de forma insólita. Com a portuguesa a vencer por 6/3 no ‘tie-break’ do terceiro ‘set’, ou seja, a dispor de três ‘match-points’, a francesa atirou deliberadamente uma bola para fora do ‘court’ num gesto de raiva.
Como Bacquet já tinha levado uma advertência por Obscenidade Audível, o árbitro de cadeira, Carlos Meirinhos, não teve outra opção senão cumprir a regra e anunciar: «violação do Código de Conduta, Abuso de Bola, ponto de penalidade, jogo partida e encontro Joana Pangaio».
Joana Pangaio dirigiu-se à rede enquanto Bacquet ficou paralisada ao fundo do ‘court’, nem querendo acreditar no que ouvia. Tinha-se esquecido por completo que já tinha uma advertência e que à segunda violação do Código de Conduta sofre automaticamente a perda de um ponto. Já findo o encontro, depois de cumprimentar a portuguesa, ainda tentou apelar junto do juiz-árbitro Rogério Santos, sem qualquer efeito.
Nos oitavos-de-final de amanhã (quinta-feira), numa jornada em que está prevista a visita do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Manuel da Luz, Joana Pangaio defrontará a lituana Irina Kuzmina, uma das jogadoras orientadas por Paulo Lucas e André Lopes em Sassoeiros. Kuzmina tem 22 anos, é a 360ª tenista mundial e conta no seu currículo com dois títulos internacionais de singulares e quatro de pares. A lituana parte para este encontro com a vantagem de um dos seus treinadores, André Lopes, ter sido o técnico da portuguesa entre os 16 e os 20 anos, conhecendo, por isso, como ninguém os pontos fortes e fracos de Joana Pangaio.
Premier Sports

ITF $ 10.000 Portimão WTA

Catarina Ferreira foi hoje (quarta-feira) eliminada na primeira ronda do Portimão Tivoli Arade Ladies Open, o torneio internacional feminino de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, organizado pelo Clube de Ténis Portimão e Rocha.
A chuva que ainda se fez sentir de manhã atrasou em quase três horas o programa elaborado pelo juiz-árbitro Rogério Santos, fazendo com que seja necessário jogar-se ainda esta noite, sob luz artificial, para se concluir a primeira ronda, depois de se ter conseguido fechar o ‘qualifying’.
Catarina Ferreira, que acedeu directamente ao quadro principal e vinha de uma presença nos quartos-de-final do Albufeira Ladies Open da semana passada, perdeu por 6-3 e 6-2, em uma hora e 42 minutos, frente à francesa Laurene Fayol.
A nº4 portuguesa foi assistida pelo fisioterapeuta Ricardo Rosa, quando o marcador estava em 4-1 no segundo ‘set’. «Senti dores no calcanhar de Aquiles da perna esquerda. É algo que já tinha sentido antes e que tem a ver com o facto de estar a jogar há três semanas nestes pisos mais duros», explicou.
Laurene Fayol, de 19 anos, é a 493ª classificada no WTA Tour, defrontou pela primeira vez uma portuguesa e nunca ganhou qualquer torneio profissional. Era uma perfeita desconhecida.
Catarina Ferreira reconhece que «é uma boa jogadora, com um jogo ofensivo e que tem um bom jogo de pés». «Para lhe ganhar seria preciso prolongar um pouco mais os pontos, mas acabei por cometer demasiados erros», disse a portuguesa, 462ª classificada na hierarquia do WTA Tour, que depois desta série de três torneios internacionais algarvios pretende «intensificar a aposta no profissionalismo e conseguir o salto dos 10 mil para os torneios de 25 mil dólares».
Com a eliminação de Catarina Ferreira, a vice-campeã nacional de 2006, Joana Pangaio passou a ser a única portuguesa ainda em prova. A “pupila” de Ana Nogueira entrou agora no ‘court’ para defrontar outra francesa, Émilie Bacquet.
Premier Sports

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

José Tinoco perdeu na 1ª ronda do torneio sueco em sub-14, frente ao belga Geerts, pelos parciais de 4/6 e 4/6.
Ainda hoje o José , com o Gonçalo, jogam o par.

3rd ITF Júnior Tlemcen, Argélia, G5

Pedro Palha foi eliminado na ronda inicial do torneio, perdendo frente a Kevin Griekspoor da Holanda, pelos parciais de 6/7 e 4/6.
Em pares, o Pedro e o Manuel defrontam na ronda inicial a dupla Dubinsky da Russia e o italiano Ginocchio.

Brodvejaus Pica Cup - 2008, ETA sub-16, Lituânia, Cat.3

Pedro Ferraz já conhece o seu adversário da 1ª ronda do quadro principal neste torneio lituano.
Chama-se Andrew Barabashov, é ucraniano e convidado da organização.
Em pares, o Pedro e o Francisco Saraiva defrontam, na ronda inicial, a dupla nº2 da competição, Bulitski/Kartavtsev da Bielorússia.

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Francisco Ramos bateu, sem apelo nem agravo o 8º Cs do torneio, em jogo da 1ª ronda do quadro principal do torneio de sub-16, pelos parciais de 6/4 e 6/2.
Na 2ª ronda vai defrontar o sérvio Stefan Milenkovic, que é um dos LL.
Em pares Ramos e Cortez defrontam na 1ª ronda o par Glasspool/Hazarika da Grã-Bertanha.
Em pares sub-14, Gonçalo Loureiro e José Tinoco defrontam na 1ª ronda os suecos Backlund/Laussen.

ITF $ 25.000 Caprioli WTA

Segundo torneio de 25000$, segunda saída de cena logo no primeiro dia.
Desta feita em Capriolo, as coisas voltaram a não correr nada bem a Neuza Silva.
Sétima cabeça-de-série à partida, a tenista portuguesa bem pode queixar-se da falta de sorte no sorteio, que lhe reservou uma dura adversária logo na ronda inaugural.
Frente a Corinna Dentoni, semi-finalista no 50000$ de Waikaloa já esta temporada, a setubalense até entrou bem, vencendo o primeiro set por 6-4.
No entanto, nos segundo e terceiro parciais, Neuza não foi capaz de travar a subida de rendimento da adversária, acabando batida por 6-4 e 6-2.
Termina assim de forma inglória esta incursão da tenista portuguesa por terras italianas, ela que, em princípio, fará agora uma pausa depois de três semanas de actividade.

In: www.bolamarela.com

3rd ITF Júnior Tlemcen, Argélia, G5

O jovem Manuel Marcelo já está nos quartos-de-final do torneio 3rd ITF Júnior Tlemcen, prova de nível 5, na Argélia, depois de ultrapassar dois adversários.
Após ganhar ao egípcio Mark Wakeim, por duplo 6/1, na primeira ronda, Manuel Marcelo bateu o italiano Glacome Assereto, pelos parciais de 6/3 e 6/1, nos oitavos-de-final.
No encontro de acesso às meias-finais, o jovem português, que tenta entrar no top 1000 do ranking ITFJúnior – é 1107.º classificado -, irá defrontar o 3.º cabeça-de-série, o tunisino Sami Ghorbel.
In: FPT

19 de fevereiro de 2008

ITF $ 10.000 Portimão WTA

Catarina Ferreira e Joana Pangaio são as únicas portuguesas a jogar amanhã (quarta-feira) a primeira ronda do quadro principal do Portimão Tivoli Arade Ladies Open, depois de nenhuma das 15 tenistas nacionais inscritas no ‘qualifying’ ter conseguido apurar-se para este torneio internacional feminino de 10 mil dólares em prémios monetários, a contar para o ‘ranking’ mundial do WTA Tour, organizado pelo Clube de Ténis Portimão e Rocha.
Após dois dias seguidos de chuva, durante os quais foi impossível iniciar-se qualquer encontro, o director de torneio, Plínio Ferrão, viu-se forçado a solicitar ajuda hoje (terça-feira) a outros ‘courts’ das redondezas, de forma a efectuar uma dupla jornada, concluindo as segunda e terceira rondas do ‘qualifying’ em sete campos do Clube de Ténis Portimão e Rocha, em quatro ‘courts’ no Penina e em mais dois no Alvor.
Nenhuma das 15 tenistas portuguesas inscritas na fase de qualificação logrou atingir sequer a terceira ronda, pelo que a representação nacional fica reduzida a Catarina Ferreira, que acedeu directamente ao quadro principal, e a Joana Pangaio que, pelo segundo ano consecutivo, solicitou e recebeu um ‘wild card’ (convite) da organização.
A primeira a entrar em acção será Catarina Ferreira, num encontro marcado para nunca antes das 11:00 horas, frente à francesa Laurene Fayol. A “pupila” de João Cunha e Silva figura esta semana no 462º posto do ‘ranking’ mundial, não estando ainda contabilizados os pontos da presença nos quartos-de-final do Albufeira Ladies Open da semana transacta, pelo que é provável que surja com elevados níveis de confiança.
Quanto à gaulesa, de 19 anos, é a 493ª classificada no WTA Tour, nunca defrontou qualquer tenista portuguesa, nunca ganhou qualquer torneio profissional e, no nosso país, disputou em 2005 o ‘qualifying’ dos três torneios algarvios de Fevereiro (Vale do Lobo, Montechoro e Portimão), falhando sempre o apuramento. É uma adversária ao alcance de Catarina Ferreira.
Também Joana Pangaio – que se segue a Catarina Ferreira no ‘court’ central – tem hipóteses diante de outra francesa, Émilie Bacquet, pois já a derrotou uma vez, na segunda ronda do Vale do Lobo Ladies Open de 2006, por 3-6, 6-4 e 6-1. O “mano-a-mano” é, contudo, liderado por Bacquet, que bateu Pangaio em Porto Santo/2005 por 6-2 e 6-0 e na segunda ronda deste mesmo Portimão Tivoli Arade Ladies Open de 2006 por 6-2 e 7-6 (7/5).
Joana Pangaio, de 20 anos, não está actualmente classificada no ‘ranking’ mundial, enquanto Émilie Bacquet é a 485ª tenista do mundo de singulares, ela que é, sobretudo, conhecida pela sua carreira de pares, uma vez que conta com dez títulos profissionais na sua carreira, entre os quais os de Vale do Lobo e Montechoro (ambos em 2006).
Entretanto registe-se o gesto de Neuza Silva, a campeã do ano passado, que, de Itália, num torneio de 25 mil dólares, enviou uma mensagem a Portimão, dizendo que não só sente saudades «de um torneio onde» foi «tão bem recebida», como está orgulhosa de saber que a sua imagem foi escolhida «para ser o cartaz de promoção da prova» em 2008. A bicampeã nacional prometeu visitar o Clube de Ténis Portimão e Rocha na próxima oportunidade em que vier ao Algarve.
O Portimão Tivoli Arade Ladies Open é dirigido por Plínio Ferrão, apresenta como juiz-árbitro Rogério Santos, tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Portimão e do Hotel Tivoli Arade, para além de contar com o apoio mediático do jornal O Jogo, da RTP e da Rádio Alvor.
Premier Sports

Sport Club do Porto

Em jeito de dar o exemplo, o nosso amigo Pedro Canedo enviou-nos as últimas do seu clube da Cidade Invicta e deixa o convite, que nós sublinhamos, de dar um saltinho até ao blog que o clube orgulhosamente exibe e onde exprime o seu potencial tenistico.
Boa malha, Pedro e obrigado pelas informações...manda sempre e mais.
“As equipas de Infantis masculinos e Cadetes Masculinos do Sport Club do Porto sagraram-se Sábado, 9 de Fevereiro, Campeãs Regionais de Interclubes vencendo ambas as suas congéneres da E. T. Maia, em finais disputadas no Clube de Ténis do Porto. O Título de Sub 14 foi conquistado pelo 4º ano consecutivo (2005, 2006, 2007 e 2008).
Nos Sub-14 a superioridade patenteada pelos 2 singulares do Sport nunca fez com que a vitória fosse posta em causa, apesar da derrota do par.
Nos Sub-16 a emoção foi muito maior e acabou por ser uma vitória por 7/5 no 3º set no 1º singular a fazer a diferença, após a derrota no 2º singular e vitória no par.
A todos os jogadores e equipas técnicas, bem como aos capitães de equipa Pedro Canedo e Ricardo Cortes, os nossos parabéns! Um destaque especial para os suplentes não utilizados, mas presentes e incansáveis no apoio às equipas, Gerardo Castro, Filipe Mendes e Mário Pinto.
Resultados finais:
Sub-14
José Tinoco v. Gabriel Andrade - 6/1 6/3
Rui Lima v. Miguel Fernandes - 6/1 6/1
Pedro Leite/António Teixeira v. Joaquim Ferreira/Tobias Lindner - 6/4 6/3

Sub-16
Tiago Vieira v. Mário Correia - 7/6 3/6 7/5
Julien Sionnet v. João Monteiro - 7/5 6/3
Gonçalo Oliveira/Filipe Bela v. João Nuno Costa/Diogo Martins - 6/2 6/2”

Rankings ITF Junior

Apesar de já não competirem no Circuito ITF Júnior, Gastão Elias e Michelle Brito mantêm-se como os portugueses mais bem classificados nos respectivos rankings.
Em masculinos, Gastão ocupa o 9.º lugar, seguindo à frente de Miguel Almeida (152.º), que está agora na vice-liderança nacional, depois de superar Martim Trueva (164.º).
Francisco Dias, Francisco Charters, Manuel Marcelo e Alexandre Resende estão também cotados na tabela.
No ranking feminino, Michelle é 22.ª classificada, tendo atrás de si Demi Rodrigues (343.ª), Bárbara Luz (631.ª), Filipa Correia (989.ª), Maria João Koehler (1001.ª) , Ana Claro e Charlotte Pires (1069.ª).
Masculinos
9.º Gastão Elias, 655,00
152.º Miguel Almeida, 197,50
164.º Martim Trueva, 188,75
872.º Francisco Dias, 20,00
944.º Francisco Charters, 16,25
1107.º Manuel Marcelo, 10,00
1258.º Alexandre Resende, 6,25
Femininos
22.ª Michelle Brito, 617,50
343.ª Demi Rodrigues, 116,25
631.ª Bárbara Luz, 51,25
989.ª Filipa Correia, 21,25
1001.ª Maria João Koehler, 21,25
1069.ª Charlotte Pires, 18,75
1069.ª Ana Claro, 18,75
In: FPT

Challenger Internationaux du Doubs - $ 85000 ATP França

Frederico Gil já joga em França, frente ao dinamarquês Pless, na ronda inaugural deste Challenger francês.
Depois de ter perdido o 1º set por 4/6, o 2º set encontra-se empatado com o parcial de 3/3.
Vamos acreditar na reviravolta, depois da excelente prestação na Africa do Sul na semana passada.
PS: Frederico Gil perdeu pelos parciais de 4/6 e 3/6.

Open de Braga, Seniores, Cat. C

Numa organização do CT de Braga, disputou-se na última semana o Open de Braga, extendido no tempo ( só terminou 6ª feira) devido ao volume inusitado de inscritos no quadro masculino.
Em masculinos, o Open contou com a presença de Hugo Spratley ( AAUTAD) com 1º CS e Rui Andrade ( CSNA) como 2º CS
No entanto a vitória no Open sorriu ao 3º CS, Vitor Silva ( OVS) que venceu na final Rui Andrade por 6/3 e 6/1.
Em femininos a presença mais notada foi a de Patricia Couto ( CTPB) que não confirmou o seu favoritismo, dado que o título foi para Raquel Mateus ( CTP), que venceu na final Juliana Silva ( ATB) pelos parciais de 6/0 e 6/1.

Campeonato de São Miguel, sub-14, sub-16 e sub-18, 2008

Martim Sousa e Carlos Ferra foram os vencedores do Campeonato de São Miguel/2008, destinado aos escalões de sub-14 e sub-18.
No escalão de sub-14, Martim Sousa, apontado à partida como grande favorito à vitória, confirmou as credenciais e apenas sentiu dificuldades no jogo decisivo onde defrontou o seu crónico adversário Tomás Pereira, também autor de um percurso sem mácula até à final, e teve de se empenhar a fundo para o levar de vencido pelos parciais de 4/6;6/4;6/1.
Nos mais crescidos, Carlos Ferra, o bejense há dois anos radicado nos Açores, voltou a provar que está um nível acima dos seus opositores e venceu a competição sem a menor contestação, derrotando na final, e pelos parciais de 6/0;6/1, a única boa surpresa do Torneio, Afonso Cordeiro, que na meia-final derrotou, em três sets, Frederico Páscoa, com quem tinha perdido há poucos dias na discussão do título de sub-16.
Uma última nota para a variante de pares onde Carlos Ferra, fazendo dupla com João Bettencourt, voltou a triunfar, batendo na final a dupla Francisco Mota e Hugo Azevedo pelos parciais de 6/3;6/2.
Numa final que vinha sendo adiada devido ao mau tempo, Frederico Páscoa sagrou-se Campeão de São Miguel na categoria de sub-16.
Num ano em que os protagonistas deste escalão lutam por um lugar na Selecção que irá representar os Açores nos “Jogos das Ilhas”, Páscoa bateu Afonso Cordeiro por 6/2;6/4.

18 de fevereiro de 2008

Brodvejaus Pica Cup - 2008, ETA sub-16, Lituânia, Cat.3

Francisco Saraiva perdeu na 1ª ronda de qualificação, pelos parciais de 0/6 e 2/6, frente ao germânico Lenger.

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Miguel Cortez, em sub-16, foi eliminado na ronda final de qualificação, perdendo pelos parciais de 0/6 e 4/6.
Gonçalo Loureiro, em sub-14, perdeu na 2ª ronda de qualificação pelos parciais de 6/7 e 2/6.
Em sub-16, no quadro principal, Francisco Ramos defrontará o 8º CS, o austríaco David Johansson enquanto que em sub-14, José Tinoco defronta o qualifier belga Michael Geerts.

Rankings

Fruto da excelente prestação no Challenger de East London (125 mil dólares), na África do Sul, onde chegou às meias-finais, Frederico Gil aparece esta semana com a melhor classificação da sua carreira no ranking ATP. O bicampeão nacional subiu cinco lugares e é o actual 133.º da tabela.
Na vice – liderança nacional segue Leonardo Tavares (520.º), à frente de Gastão Elias (550.º), Rui Machado (726.º), que ainda não viu somados, nesta actualização, os pontos relativos à conquista do título no ITF 10 mil dólares de Bari (ontem, em Itália), e João Sousa (892.º), que subiu 56 lugares graças à presença nos quartos-de-final do Future de Múrcia e ainda tem por contabilizar os pontos do Future de Torre Pacheco (este sábado cedeu na meia-final).
Já fora do top 1000 estão Frederico Marques, Gonçalo Nicau, José Ricardo Nunes e Pedro Sousa.

133.º (+15) Frederico Gil, 339,00
520.º (-2) Leonardo Tavares, 49,00
550.º (-1) Gastão Elias, 42,00
726.º (+3) Rui Machado, 21,00
892.º (+56) João Sousa, 12,00
1127.º (-1) Frederico Marques, 6,00
1287.º (-2) Gonçalo Nicau, 3,00
1494.º (-3) José Ricardo Nunes 1,00
1494.º (-3)) Pedro Sousa, 1,00
Frederica Piedade (292.ª) recuperou esta semana seis lugares no ranking WTA e ultrapassou Michelle Larcher de Brito (296.ª), fixando-se novamente como a segunda portuguesa mais bem classificada na hierarquia mundial. Na liderança nacional segue a intocável Neuza Silva, que subiu uma posição e ocupa o 195.º posto.
Catarina Ferreira (462.ª), Magali de Lattre (656.ª) e Ana Catarina Nogueira (717.ª) completam a representação lusa na tabela classificativa do Circuito WTA.

195.ª (+1) Neuza Silva, 149,00
292.ª (+6) Frederica Piedade, 84,00
296.ª (-1) Michelle Brito, 83,00
462.ª (+1) Catarina Ferreira, 38,00
656.ª (-7) Magali de Lattre, 18,00
717.ª (-2) Ana Catarina Nogueira, 14,00
In: FPT

ITF $ 10.000 Portimão WTA

Resultados da 1ª ronda de qualificação.
A chuva está a atrasar e muito este torneio e hoje voltou a visitar o nosso país, pelo que o atraso vai aumentar.
Da 1ª ronda, destaques para Charlotte Pires, Diana Batista e Katia Rodrigues, que passaram à 2ª ronda, juntando-se a Verónica Seruca e Filipa Correia.
Diana Batista - L. Kichenok ( UKR) Vitória de Diana Batista por W.O.
Marina Gallo - C. Cartes-Andres ( ESP) 2/6; 0/3 des.
Nathalie Gunthard - E.Komarova (RUS) 2/6 ; 4/6
Margarida Moura - R.Chaves Borges ( BRA) 1/6; 3/6
Charlotte Pires - A.Perova ( RUS) 6/3 ; 6/3
Katia Rodrigues - A.Meglinskaya ( RUS) 6/4 ; 4/6 ; 6/2
Ana Claro - J.Gavenko (RUS) 1/6 ; 0/6
Maria João Koehler - A.Olivier (RSA) 4/6 ; 4/6
Veronica Seruca - Bye
Demi Rodrigues - O.Smith (GBR) 4/6 ; 3/6
Filipa Correia - Bye
Carla Caetano - A. Goransson (SWE) 2/6 ; 3/6
Teresa Araújo - H. Fleming (GBR) 6/7 ; 4/6
Barbara Luz - L.Oroz (ESP) 7/5; 6/7 ; 6/7
Catia Rodrigues - M.Sorg (FRA) 7/6; 4/6 ; 4/6
2ª ronda
Diana Batista - C. Cartes-Andres ( ESP )
Charlotte Pires - P.Sanduska ( POL )
Katia Rodrigues - J.Jegiolka ( POL )
Veronica Seruca - M. Sirotkina ( RUS)
Filipa Correia - S.Schneider (GER)

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Frente ao 2º CS da qualificação o português Miguel Cortez cometeu a proeza de eliminar o germânico Raab pelos parciais de 2/6, 6/1 7/6, indo assim disputar o encontro decisivo da qualificação frente ao sueco Winlund.
Já Gonçalo Loureiro jogará esta manhã e mais logo à tarde, se vencer o seu encontro que, por esta hora, deverá já ter terminado.
Boa sorte para o Gonçalo e parabéns ao Miguel.

ITF Indoor McDonalds Flevoland Junior Championships 2008, G4

Roque Rocha perdeu na 1ª ronda de qualificação, frente ao holandês Dennis Kos, pelos parciais de 3/6 e 4/6.

ITF $ 25.000 Caprioli WTA

Neuza Silva vai tentar redimir-se da eliminação prematura no torneio de Estocolmo, estando em Capriolo, Itália, para jogar mais este torneio de $ 25.000.
Na ronda inicial do quadro principal, Neuza vai defrontar Corinna Dentoni, WTA 202, bem conhecida de Frederica Piedade, que a derrotou no torneio da Beloura, no final de 2007.
No entanto esta italiana está no melhor da sua forma, já que em 2008 conseguiu a presença em duas meias finais em torneios de $25.000 e $50.000.
Um bom teste para Neuza Silva.

17 de fevereiro de 2008

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Tal como Miguel Cortez, também Gonçalo Loureiro venceu o seu encontro da 1ª ronda do torneio sueco, batendo o sueco Odmark por 6/1 e 6/4.
Na 2ª ronda, defronta o germânico Jaensch-Muller.

7th Monastir ITF Junior Tournament 2008, G2

Miguel Almeida e Carlos Boluda sagraram-se vice-campeões do G2 de Monastir, na Tunisia, depois de terem sido derrotados na final, frente à dupla Spong/Van Terheijden da Holanda, por 5/7 e 3/6.

Apesar da derrota logo na 2ª ronda em singulares ainda assim um excelente torneio do miúdo de 15 anos, que com estes resultados subirá mais alguns lugares na tabela ITF.

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Miguel Cortez já está na 2ª ronda de qualificação do torneio de sub-16, depois de uma concludente vitória esta manhã, por 6/1 e 6/2.
Defronta agora Demian Rabb, da Alemanha, que é aqui o 2º CS da qualificação, num jogo que ainda decorrerá hoje, nos courts do Helsingborgs TennisKlubb.

Copa Colsanitas Santander, Tier III, $185.000, WTA

Na lindissíma cidade de Bogotá, na Colômbia, Frederica Piedade participou na fase de qualificação.
Na 1ª ronda encontrou uma Top 200, a espanhola Marta Marrero, e a portuguesa averbou uma derrota em 3 sets, pelos parciais de 6/4, 4/6 e 2/6.

ITF $ 10.000 Bari ATP

Sem espinhas.
É o que pode dizer-se da clara vitória que Rui Machado hoje obteve na final do ITF 10000$ de Bari.
Novamente sem ceder qualquer set, Rui Machado venceu o alemão Daniel Stoehr, por 6-2 e 6-3, e deu a melhor sequência às quase perfeitas prestações nas rondas anteriores.
Com este título, o português passa a deter agora dois no seu curriculo, em sete finais disputadas, todos em eventos de categoria ITF.
Parabéns Rui!

In: www.bolamarela.com

Challenger Internationaux du Doubs - $ 85000 ATP França

Frederico Gil voou para França depois do brilharete na Africa do Sul e vai disputar o challenger de Besancon, em França.
Colocado na parte de cima do quadro, caberá a Frederico Gil defrontar na 1ª ronda o dinamarquês Kristian Pless, 7º CS da competição.

Brodvejaus Pica Cup - 2008, ETA sub-16, Lituânia, Cat.3

Pedro Ferraz está inscrito no quadro príncipal deste torneio de sub-16, de Cat.3, a contar para o ranking do escalão da ETA.
Francisco Saraiva está no quadro de qualificação e Nuno Andrade do de Alternates.

OLYMPIA CUP sub-16 e sub-14, Suécia,ETA, Cat.3

Miguel Cortez estará presente na qualificação masculina de sub-16 e já conhece o seu adversário da 1ª ronda, o dinamarquês C. Ebert.
Em sub-14, Gonçalo Loureiro é o CS nº1 da qualificação e defronta na 1ª ronda o sueco Oskar Odmark.
No quadro principal de sub-16 masculino estará Francisco Ramos, e no dia sub-14 José Tinoco.
Boa sorte para os quatro lusos.

ITF Indoor McDonalds Flevoland Junior Championships 2008, G4

Roque Rocha é um dos tenistas convidados a participar na qualificação deste G4 a contar para o ranking mundial de júniores, que se disputa em Almere, na Holanda.
Boa sorte para o miúdo português.

ITF $ 10.000 Torre Pacheco ATP

O polaco Adam Chadaj impediu João Sousa de se apresentar pela primeira vez numa final de um torneio internacional.
Nas meias-finais de Torre Pacheco, o tenista vimaranense de apenas 18 anos perdeu para o favorito Chadaj (507º ATP) por 7-6(4) e 6-3.
Num torneio que valeu tanto pelo resultado final - meias-finais vindo da fase de qualificação - como pelas excelentes vitórias que obteve ao longo do percurso - Sanchez-de-Luna (300º) e Alexandre Bonatto (477º) -, João Sousa parece ter dar um passo importante para evitar as penosas fases de qualificação que tem de enfrentar a cada Future.
Com os 4 pontos deste torneio, deverá ficar no limiar do top 800, que embora não garanta a presença directa em muitos dos concorridos Futures em Portugal e Espanha, oferecerá um maiores oportunidades ao tenista luso que se encontra radicado em Barcelona na academia de Francis Roig, um conselheiro de Rafael Nadal.
In: www.lusotenis.com

Challenger East London - Africa do Sul - $125.000 ATP

Frederico Gil foi afastado da final do Challenger de East Down (125 mil ólares), pelo austríaco Stefan Koubek, 54.º classificado no ranking ATP, por 4/6, e 3/6, hoje, na África do Sul.
Após três combativas vitórias na prova,o campeão nacional esteve próximo de alcançar a final mais importante da sua carreira, porém, a maior experiência e rodagem de Koubek, inclusive em pisos rápidos, pesaram a favor do austríaco.
Gil não chegou à final, mas sai de East London com 40 pontos no pecúlio que o levarão à sua melhor posição de sempre no ranking mundial – entrará no top 130 -, onde actualmente é 138.º classificado. O melhor português na hierarquia do Circuito ATP conseguirá uma redução pontual significativa relativamente ao top 100, que poderá vir a tornar-se num objectivo bem real para Frederico Gil na presente época.
Já a partir da próxima segunda-feira, o número 1 nacional estará de novo em competição, participando no Challenger de Besançaon (85 mil dólares), em França.
In : FPT

ITF $ 10.000 Bari ATP

Rui Machado está a atravessar um excelente momento de forma e a prova disso é a facilidade com que hoje se livrou de Alexandre Renard, um francês que havia derrotado os seus anteriores adversários, alguns deles muito cotados, com grande à-vontade.
Numa meia-final de sentido único, Rui Machado venceu por 6-2 e 6-4 e garantiu o direito a lutar pelo segundo título em provas de categoria future, nesta sétima final que disputará.
O seu adversário de amanhã é o alemão Daniel Stoehr, 793º do ranking ATP, que eliminou o tenista da casa Matteo Marrai, na outra meia-final.
Para já, o tenista português conseguiu 8 pontos para o ranking mundial, mas vamos todos torcer por uma vitória amanhã, que lhe garantiria ainda quatro mais, para além de um sempre moralizador título neste ITF de 10000$.
Boa sorte Rui!
In: www.bolamarela.com