Pesquisar neste blogue

29 de março de 2008

ITF Junior Benicarlo G5 - Espanha

Kevin Belhaj está presente na qualificação do torneio espanhol, indo defrontar na 1ª ronda o 2º CS da qualificação, o italiano Luca Masiello.

Azores Open sub-12

Ivo Rodrigues é um dos finalistas do torneio masculino de sub-12, depois de tervencido a sua meia final de hoje.
O título será discutido com o espanhol Pedro Alonzo.
A final feminina oporá a germânica Lottner e a russa Sharifova.
Parabéns ao Ivo Rodrigues pelo excelente torneio que efectuou e que poderá ser coroado com o título de campeão.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-12

Terminaram ontem as últimas finais do Open Juvenil de Oeiras "Cervag", com as do escalão de Sub/12, depois de 15 dias de competição intensa, muitos bons jogos e cerca de 275 participantes.
Os resultados das finais foram os seguintes:
Final de Sing. Feminina: Mariana Maçãs (CAC) venceu Viktoria Milyukova (CETO) 6/0; 6/3.
Final de Sing. Masculina: Eduardo Paulo (CT Estoril) venceu Pedro Barosa (GCP) 6/4; 7/5. - Pares Masculinos: José Maria Moya/Henrique Baptista (GCP) venceram Rafael Marques (Miravillas TC)/ Eduardo Paulo (CT Estoril) 2/6; 6/3; 7/5.
Agradecemos ao João Cunha e Silva a gentileza das suas palavras e ao envio dos resultados e fotos, e ao Juíz Arbitro António Martins.
Neste caso, de Eduardo Paulo, o vencedor de singulares masculinos.

Notts Junior ITF G4

Martim Trueva marca presença nas duas finais deste G4 britânico.
Em pares, Martim Trueva foi vice-campeão, tendo perdido na final pelos parciais de 6/3, 5/7 e 3/6, frente à dupla Davison/Manlow.
Em singulares, Martim Trueva disputa o título frente a James Chaudry, 4º CS, depois de na meia final ter vencido o também britânico Barnes por 6/2, 2/6 e 6/3.

Rui Machado,Saragoça e o Estoril Open

Foi necessário outro tenista que ainda não tinha perdido em quadros principais em 2008, embora também só tenha participado em um, para acabar com a longa série de vitória de Rui Machado. Ao longo de 6 semanas, o tenista algarvio totalizou 26 vitórias com apenas três sets perdidos.A derrota aconteceu nas meias-finais dos 10 mil dólares de Saragoça perante um tenista com ranking para jogar torneios Challengers, o espanhol Pere Riba-Madrid (263º ATP), por 7-5 e 6-2.
Dentro de duas semanas, Rui Machado jogará pela selecção frente à Tunísia, um encontro da Davis Cup que coincide com a qualificação para o Estoril Open. Mesmo com o aval da Federação de Ténis da Tunísia, a FPT e João Lagos não conseguiram convencer a ITF a antecipar o duelo o que impossibilita a todos os quatro convocados portugueses jogarem a fase de qualificação.Com essa impossibilidade, a única chance de jogarem o Estoril Open será através de um convite da organização para o quadro principal. O problema é só existem três, um deles já atribuido a Gastão Elias. Os outros dois podem ir para Frederico Gil e Rui Machado (Leonardo Tavares é um claro 'outsider' nesta "corrida"), mas caso surja um grande nome a pedir um desses convites, um deles terá de ser sacrificado. Mesmo com esta série fenomenal do Rui, a escolha de João Lagos deverá ser Frederico Gil quer pelo ranking quer pelos bons resultados feitos no mesmo torneio em 2006 e 2007.Independemente do que acontecer em relação à participação no Estoril Open, Rui Machado deverá começar a participar em qualificações para torneios Challengers após este período.

ITF $ 10.000 Antalya 3 ATP

Sem Pedro Sousa, caberá a Gonçalo Falcão e a Manuel Cavaco a honra de defender as cores lusas, na ronda de qualificação do 3º Future de Antalya, na Turquia.
Gonçalo vai jogar na 1ª ronda com o austríaco Patrick Linke enquanto Manuel Cavaco defronta o nº9 da qualificação, o sueco Tim Goransson.

ITF $ 50.000 Patra- Grécia WTA

Catarina Ferreira e Frederica Piedade correm o sério risco de se defrontarem na luta para um lugar no quadro principal deste torneio na Grécia, já que na qualificação o sorteio ditou para ambas a mesma parte do quadro.
Na 1ª ronda, Frederica, que é , nesta qualificação, 2ª CS, defronta a grega Eva Skourleti, jogadora perfeitamente desconhecida , enquanto Catarina, 6ª CS, defronta a búlgara Mladenova, WTA 871.
Boa sorte para as duas.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Do Pedro, "comentador oficial do blog":
É bem possível que o que o Kevin Anderson fez hoje em Miami deve ter deitado por terra quaiquer esperanças do Rui jogar o Estoril.

Talvez depois do flop do Dakar, o João Lagos tenha sido bafejado pela sorte e se num Estoril com o prize-money mais baixo dos ultimos anos, conseguir 3 jogadores do Top-5, com Valência na mesma semana, é obra.

De facto nesta noite aconteceu muita coisa:

- A enorme Michelle
- E a impensável derrota de Djokovic no seu 1º jogo em Miami.
O Estoril Open agradece!
Quanto ao Rui, apesar de achar que terá amanhã o jogo mais dificil dos ultimos 27, acredito que a sua consistência lhe dará mais uma vitória e se o conseguir deverá entrar no Top 400 já na 1ª semana de Abril.
Já agora convém não esquecer com tanta justificada euforia que a Neuza terá seguramente alcançado o seu melhor ranking de sempre rondando na proxima actualização o lugar 185º, o que numa classificação virtual ainda lhe daria por muito pouco a liderança das portuguesas, mas já toda a gente percebeu que não será por muito tempo.
É impressão minha ou 2008 está a ser o ano do Ténis em Portugal?
abraço,
Pedro



NBTA student Michelle Larcher de Brito continued her impressive run at the Sony Ericsson Open with a thrilling 2-6, 6-3, 7-5 victory over 17th seeded Agnieszka Radwanska.
Larcher de Brito, who is only 15 years old, played an incredible match to pull off the upset and win the biggest match of her career. She simply outslugged Radwanska, and one big stat that pops out is the fact that she didn’t have one double fault.
As we noted in her first match, Larcher de Brito struggled with her serve. Well, not today. This was a major factor throughout the match.
In the first set it was all Radwanska, as she demonstrated why she is ranked in the Top-20 in the world. She controlled play and dominated the set. Michelle came out firing in the second set, getting a break in the first game to go up 2-0. She didn’t relent, hitting powerful groundstrokes from both sides of the court. She must have a radar for the lines too, because she was hitting them throughout the match.
After the second set, Radwanska took back-to-back injury timeouts and the trainer worked on her foot.
In the third set, Michelle pulled out to a 3-0 lead and looked like she was going to cruise. But that was not to be, as Radwanska came roaring back to even the match at 3-3.
Then, the two went back and forth until 5-5.
The rallies were long, and the points were dramatic. Both girls were giving it their all, and the crowd was very appreciative.
At 5-5, Michelle held and then she broke Radwanska to win the match.
She will now face Shahar Peer in the third round. This should be a very similar match to the one she just played.
Peer, like Radwanska, won’t be able to overpower Michelle, but she will get tons of balls back. Michelle cannot afford to get out to a slow start like she has done in the past two matches, because sooner or later that is going to catch up with her.
Whatever the case, we are all looking forward to the match.
( Foto do próprio Nick, após a vitória de ontem de Michelle )
Michelle no Record:
“Estava muito cansada, mas não desisti de lutar. Miami está a transformar-se num lugar muito especial para mim – parece que jogo sempre bem aqui! Mal posso esperar pelo próximo jogo, mas estou muito feliz e tenho um dia para descansar.”
Assim se expressou Michelle Larcher de Brito após obter o melhor resultado de sempre do ténis feminino português.
A menina-prodígio, de 15 anos, apurou-se para a terceira ronda do Torneio de Miami, um dos mais cotados do Mundo depois dos quatro Grand Slams, ao eliminar a polaca Agnieszka Radwanska, 16.ª do ranking mundial e 17.ª cabeça-de-série do torneio, com 6-2, 3-6 e 7-5.
E será que suplanta a vitória de Nuno Marques sobre Alberto Berasategui (então n.º 7 do Mundo), no Estoril Open de 1995?
“Para mim, é o maior feito do ténis português devido à sua idade. A miúda tem mesmo raça! Com 15 anos conseguiu um resultado fantástico”, disse João Lagos, o director do Estoril Open, que presenteara a jovem jogadora com wild card para o torneio.
No ano passado, precisamente nesta competição, Michelle conquistara o seu melhor resultado de sempre ao vencer a norte-americana Meghann Shaughnessy, 43.ª do ranking, perdendo na segunda ronda frente a Daniela Hantuchova.
Mas a portuguesa está mais madura, conforme contou Pedro Cordeiro, o seleccionador feminino, que assistiu ao confronto. “Foi um encontro fantástico onde a Michelle mostrou grande maturidade! No 3.º set, ela podia ter dilatado o parcial, mas há que ter em conta quem estava do outro lado. E não se deixou intimidar.”
Nuno Marques também não poupa nos elogios à jovem tenista. “Este resultado é espectacular! Ela tem um potencial incrível e estas vitórias não surgem por acaso. É mais um sinal do seu inegável valor e muitos outros triunfos vão surgir.”

28 de março de 2008

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Patricia Martins, com a francesa JeanJean, são um dos pares finalistas do torneio feminino, disputando o título com a dupla Rey/Clerici e depois de terem vencido a dupla Kovinic/Szalavikovics pelos parciais de 7/5 e 6/2.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

É mais uma Top 20 no caminho da menina Michelle, nesta sua 2ª presença no torneio de Miami, depois de duas brilhantes e verdadeiramente entusiasmantes vitórias nas duas primeiras rondas.
Shahar Peer é uma jovem de 20 anos e será, provavelmente uma das jogadoras mais completas do circuito e, se calhar ( se... porque não confirmei ) a única que está no Top 20 em singulares e pares.
Finalista nesta última variante no Open da Australia, Shahar é a actual nº 19 do ranking WTA , esteve em Indian Wells onde perdeu na 3ª ronda frente a Mirza e no Tier 3 de Menphis, foi semifinalista, perdendo para Govortsova em 3 sets.
Apesar de ser Top 20, parece-me a mim que Radwanska era muito mais perigosa para Michelle do que poderá ser Peer, bastante mais inconstante e que frente à polaca perdeu em Zurique, em final de 2007 em apenas dois sets.
Eu aposto numa 4ª ronda frente a Kuznetzova mas o ideal era mesmo Azarenka.....

Michelle no O Jogo

Michelle de Brito ganhou hoje à polaca Agnieszka Radwanska, por 2-6, 6-3 e 7-5, na segunda ronda do Torneio de Miami (Florida), conseguindo o resultado mais expressivo de sempre do ténis português.
A jovem portuguesa de 15 anos voltou a superar-se e consegue o feito inédito de passar duas rondas num dos torneios de nível imediatamente inferior aos “Grand Slam”, em que estão a competir todas as melhores tenistas do Mundo.
Em 255º do ranking mundial à entrada para a prova de Miami, Michelle sabe desde já que vai melhorar de forma substancial a sua classificação, depois de vencer anteontem a russa Ekaterina Makarova e, agora, a adversária polaca, de 19 anos, 16ª da lista WTA e 17ª cabeça-de-série em Miami.
De novo a portuguesa mostrou grande garra, virando um resultado que parecia condenado, depois de perder por claros 6-2 no primeiro set, com dois “break-points” para a polaca e vantagem de 32-17 em pontos ganhos.
No segundo set foi Michelle a fazer mais “breaks” - três contra um da adversária - para uma vitória quase tangencial, com 35-33 nos pontos disputados. Muito equilibrado o set decisivo, com 3 “breaks” da portuguesa (contra 2) e 45-42 nos pontos, sendo decisiva a eficácia de primeiros serviços - 75 por cento para Michelle, 46 para a polaca, quartofinalista do Open da Australia e vencedora do torneio de Pattaya.
Na terceira ronda a adversária é a israelita Shahar Peer (20 anos, 16ª cabeça-de-série), de valor equivalente a Radwanska, já que é 19ª do ranking WTA. No torneio ficou isenta na primeira ronda e ganhou à francesa Nathalie Dechy, na segunda.
Michelle Brito já tinha brilhado em 2007 no torneio de Miami, passando uma ronda, com apenas 14 anos (ante a eslovava Hantuchova).
De novo com um “wild card”, consegue aquele que é já o melhor resultado de sempre de portuguesas.
A jovem portuguesa será uma das grandes figuras do próximo torneio Estoril Open, de 14 a 20 de Abril.
Este ano só tinha disputado um torneio do circuito mundial - em Memphis (Tennessee), onde passou uma ronda.
O Jogo

Luis Avelãs do Record, sobre Michelle

"Estando a gozar uns dias de descanso, aproveitando para ver em acção quase um milhar de basquetebolistas em Portimão, tinha decidido que não iria pegar no computador para comentar nada da actualidade desportiva.
Resisti a mais um desaire da Selecção Nacional de futebol (normal se tivermos em conta o que nos costuma suceder diante da Grécia desde que Scolari é seleccionador ou se nos recordarmos das exibições e resultados sofríveis durante a fase de qualificação para o Europeu deste ano); a nova alfinetada de Stojkovic a Paulo Bento (esta perfeitamente ridícula, quando resolveu anunciar ser o melhor guarda-redes do Velho Continente) e à mais recente tentativa de Jesualdo Ferreira ter piada durante conferência de imprensa (ficámos a saber que pelo menos um benfiquista não gostou do último título encarnado).
Só não consigo ficar quieto depois de acompanhar os últimos pontos da sensacional vitória de Michelle Brito, em Miami, diante de uma das melhores tenistas mundiais da actualidade, a polaca Agnieszka Radwanska, 16ª do “ranking” WTA.
Este é o melhor sucesso da história do ténis feminino nacional e mesmo contando com os desempenhos masculinos só o êxito de Nuno Marques perante o espanhol Alberto Berasategui, na altura sétimo jogador do planeta, durante um Estoril Open, se pode equiparar.
Recordar a ascensão meteórica da jovem lisboeta, há muito radicada nos Estados Unidos – mais concretamente na Florida, numa verdadeira “fábrica” de campeões – é fácil. Basta dizer que a miúda é uma estrela em crescimento praticamente desde o dia em que resolveu pegar numa raqueta. A evolução, mais do que contínua, é simplesmente fantástica, ao ponto de Michelle, pouco depois de ter completado 15 anos, ser já uma figura no circuito, merecendo opiniões favoráveis de todos os que têm oportunidade de a ver actuar, de adversárias a técnicos, passando pelos jornalistas da especialidade.
A vitória perante a russa Ekaterina Makarova, de 19 anos e actual 75ª colocada no “ranking”, já tinha sido brilhante. Mas, sabendo-se que no mesmo local, em 2007, a lusa tinha feito algo do género, a coisa até pareceu normal.
Sexta-feira, contudo, o sucesso foi estrondoso.
Michelle voltou a ceder no “set” inicial, mas depois foi por ali fora como se não estivesse ninguém do lado contrário da rede. E tendo em conta as vantagens que chegou a dispor em alguns jogos, o “score” final (2-6, 6-3 e 7-5) até acaba por ser simpático para a polaca que, pelos vistos, já não vai esquecer-se do prodígio lusitano.
Agora, segue-se, na terceira ronda (já amealhou 45 pontos, o que equivale a dizer que vai atingir a sua melhor classificação de sempre no “ranking”) a israelita Shahar Peer.
É evidente que a nossa compatriota não tem obrigação de vencer mas, tendo em conta o que já mostrou, só pode acreditar que é possível.
Entretanto, os portugueses podem e devem preparar-se para, em Abril, durante o Estoril Open, não perder pitada da presença de Michelle.
A actuar em casa, mais do que garantir resultados (que bem podem acontecer, sublinhe-se...), a menina bonita do ténis nacional merece ser aplaudida de pé pelo que já conseguiu.
E não só por aqueles que gostam de ténis, mas sim por todos os que apreciam desporto e os feitos dos nossos atletas.Neste momento de natural regozijo só sinto tristeza por saber que Michelle, para chegar tão alto, teve de emigrar - juntamente com a família - aos 9 anos... Que País este!"
PS: Acrescento só mais uma coisa, aliás comentário feito online sobre o artigo da vitória de Michelle de hoje: era bom que o Record tivesse chamado para a 1ª página a vitória de Michelle de 4ª feira em vez de mostrar o ombro do Vukceviv do Sporting.
De resto, estou expectante em relação às primeiras páginas dos jornais desportivos de amanhã.

Azores Open sub-12

Ivo Rodrigues garantiu hoje um lugar nas meias-finais do “Azores Open &Under/2008”.
O português aguentou-se até ao fim naquele que foi um dos melhores jogos da competição, pelo menos no que toca à emoção e incerteza no resultado até ao final.
Pelos parciais de 4/6;7/6;6/2 o atleta luso ganhou, com enorme brilhantismo, o direito de discutir, amanhã, um lugar na final de domingo, frente ao italiano Nicolo De Fraia.
O outro finalista sairá do jogo entre Pedro Alonzo(Esp) e Riccardo Chessari (Ita).
No sector feminino, Matilde Fernandes, a única portuguesa ainda em prova, caiu ante a espanhola Rosário Perez, por duplo 6/1.
Antonia Lottner (Ger), Vasilica Aponasenki e Ksenia Sharifova (Rus) são as outras jogadoras apuradas para as meias-finais.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Michelle Larcher de Brito acabou de cometer a maior proeza de todos os tempos do ténis português feminino, ao eliminar a nº16 do mundo, Aga Radwanska da Polónia, na 2ª ronda do torneio de Miami, pelos parciais de 2/6, 6/3 e 7/5.
Parabéns miúda.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Michelle Larcher de Brito acabou de vencer o 2º set por 6/3 e deu uma chapada de luva branca àqueles que anunciavam uma hecatombe, uma goleada, uma desgraça....
Para mim até pode perder o 3º set por 0/6, já fez, frente à 16ª mundial e uma das jogadoras em melhor forma da actualidade, mais do que poderíamos esperar dela.
Parabéns Michelle, estamos todos contigo.
Update 1: no 3º set, Michelle vence e convence por 3/0 e como diria o saudoso Fernando Pessa : E esta Heim?????

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Michelle perdeu o 1º set por 2/6, com a particulariedade de não ter feito uma única dupla falta.

ITF $ 25.000 La Palma WTA

Neuza Silva perdeu nas meias finais do torneio de La Palma pelos parciais de 4/6, 6/2 e 4/6.

ITF $ 10.000 Saragoça ATP

Rui Machado já está nas meias finais do torneio de Saragoça, depois de mais uma descansada vitória pelos parciais de 6/4 e 6/2.
Sem comentários....

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Faltará cerca de uma hora para se iniciar o encontro de Michelle Larcher de Brito no torneio de Miami.
No encontro que a antecede, Srebotnik vence por 6/2 e 1/0 e não deverá ter dificuldade em eliminar Rossana De Los Rio em dois sets.
Vamos reeditar a " mesa redonda" da madrugada de 4ª feira e proponho uma reunião no MSN, se quiserem adicionar o mail tenisportugues@hotmail.com, terei muito gosto em comentarmos todos " live " as peripécias do encontro.
Fica feito o convite a todos.
Entretanto, a vencedor do encontro de Michelle irá enfrentar na 3ª ronda a israelita Shahar Peer, que bateu , já esta tarde, a francesa Dechy, por 7/6 e 6/3.

EstorilOpen 2008 - Anúncio TV

ITF $ 25.000 La Palma WTA

No 3º torneio da série de 25.000$ disputados nas ilhas Canárias, a número 1 nacional Neuza Silva conseguiu finalmente regressar às fases decisivas a que nos habituou em 2007.
Em La Palma e beneficiando do estatuto de 3ª cabeça de série, a Neuza saíu vencedora de dois encontros realizados esta quinta-feira (as más condições climatéricas atrasaram a realização da 2ª ronda). No encontro relativo à 2ª ronda venceu a britânica Georgie Stoop, actual 395 mundial em dois parciais: 6-3 6-4. Mais tarde, no encontro dos quartos de final, teve tarefa bem mais complicada e após uma longa maratona derrotou a espanhola Arantxa Parra-Santoja por 6-7(3) 6-3 7-5. Esta foi uma bela vitória sobre a actual 356 mundial (ex-top 100) uma vez que soube reagir bem sobre uma sempre dura derrota no tie-break do 1º set. Para além disso, desempatou o confronto directo entre ambas, passando a portuguesa a liderar por 2-1, sempre em jogos a 3 sets.
No encontro das meias-finais defronta a 5ª cabeça de série do torneio, a número 230 mundial (igualmente ex-top 100) Mervana Jugic-Salkic.
Em perigo fica assim a sua participação na qualificação do torneio de 75.000$ em Tourhout, na Bélgica. Ainda assim, a possibilidade de conquista do torneio é seguramente um aliciante e um bom motivo para se concentrar neste torneio.

www.lusotenis.com

Sucesso no ténis - a Ciência por detrás dos resultados

Será lançado no próximo dia 14 de Abril (segunda-feira) em simultâneo em Portugal e no Brasil, o livro intitulado “Sucesso no Ténis – a Ciência por trás dos resultados” que conta com o apoio e reconhecimento das seguintes instituições:
- Federação Internacional de Ténis (ITF)
- Federação Portuguesa de Ténis (FPT)
- Confederação Brasileira de Ténis (CBT)
- Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Em Portugal o lançamento será no 1º dia da edição do Estoril Open de 2008.
No Brasil, a promoção do livro será de 11 a 13 de Abril durante a eliminatória da Taça Davis Brasil vs Colômbia, iniciando a sua venda no dia 14 de Abril, em simultâneo com o lançamento em Portugal.
O livro conta com o apoio comercial da marca desportiva Wilson. É o primeiro livro deste género escrito em português sobre ténis, e que aborda temas tão distintos como: O desenvolvimento a longo a prazo do jogador; Caracterização fisiológica do ténis; A nutrição e hidratação; Principios
Biomecânicos; Psicologia no Ténis; condicionantes físicas; Tenis de Alta competição (e percurso); a especificidade do ténis feminino e o ténis em cadeira de rodas (este capítulo escrito por Joaquim Nunes – responsável nacional da Federação Portuguesa por este departamento).

O preço de venda do livro a partir de dia 15 de Abril (terça-feira) será de 25 euros (com IVA). O preço de lançamento para reservas (pagas) até dia 10 de Abril será de 20 euros.
Quem quiser fazer a reserva do seu exemplar, poderá fazê-lo através do e-mail - mastercabc@sapo.pt – enviando o nome completo ou da instituição, número de exemplares pretendido e comprovativo de transferência bancária para o e-mail especificado. Os respectivos exemplares poderão ser enviados por correio para uma morada nacional, ou serem entregues a partir do dia 15, na tenda da Wilson no Estoril Open, ou durante a mesma semana em horário a combinar.
Para envios pelo correio adicionem 1 euro por unidade ao valor da transferência para portes de envio.
Banco Best
NIB – 0065 0922 00164480003 55
IBAN – PT0006509220016448000355


PS: Já recebemos o nosso exemplar ( obrigado professor..) e devorámo-lo num instantinho.

Excelente apresentação gráfica ( O Gastão serve, de facto, para exemplificar como é que as coisas se fazem e bem.), texto acessível ao comum dos mortais, um excelente capítulo sobre a especificidade do ténis feminino e alguém que aborda com coragem a temática do ténis para cadeiras de roda.

Parabéns Professor César por este seu excelente contributo.

27 de março de 2008

Michelle Larcher de Brito by Bollettieri

We headed over to see Michelle Larcher de Brito play her first round match against Ekaterina Makarova.
We were hoping for a win considering the previous results of the day. After about 10 minutes of the match, it didn’t appear that was going to happen. Makarova dominated the match and was frustrating the heck out of Michelle. Like Kei, Michelle couldn’t get a first serve in and her penetrating groundstrokes weren’t hurting Makarova.
Michelle is only 15 years old, but she needs to add some variety to her game.
She can pound the ball with the best of them, but adding a drop shot and a slice is a must. This will keep her opponents off guard and also change the pace of the rallies.
Back to the match…Makarova won the first set 6-3 and went up 5-1 in the second set.
We were packing our bags and preparing for another loss when something clicked in Michelle’s head.
She went off!
She saved two match points at 5-2 and stormed back to take the lead 6-5.
Then, in the tiebreaker she went down 3-0.
The crowd was going nuts, but the young girl kept her composure taking the breaker 7-3.
The third set was all Michelle as Makarova tried to slow the match down by taking a bathroom break and calling for the trainer. It wasn’t going to stop Michelle though, as she won the match 3-6, 7-6(3), 6-3.
It was an amazing win, and it made the wait well worth it.
Everyone was all smiles at the end!
Congrats to Michelle on a great win, and we hope you continue it in the second round.
Texto e Foto : Nick Bollettieri

ITF $ 10.000 Saragoça ATP

Pela acuidade e clareza, não posso deixar de transformar este comentário num post, com a devida vénia ao Pedro, a quem agradeço:
Partindo do principio que amanhã Machado obterá a 26ª vitória frente ao qualifier 999º, com a natural incerteza que qualquer jogo de ténis encerra, está-se a esboçar finalmente um jogo com um top 300 nas meias-finais deste Future, com Pere Riba, 264º.
Este jogador espanhol de 19 anos será seguramente o maior aferidor das suas potencialidades, sem pôr minimamente em causa a fabulosa série que o Rui está a viver, porque estamos na presença de um jovem em ascenção com alguma consistência em challangers no 2º semestre de 2007. Este ano tem um future jogado e ganho.
Claro que não será um jogo que define uma tendência mas será sempre mais um desafio de um patamar acima daquilo que tem sido até à data.
Claro que isto é um cenario, mas se se concretizar, sábado haverá grande jogo em Saragoça.
Força RUI!

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-16, Cat. C

Terminou ontem, nos courts do CETO, o Open Cervag 2008 de sub-16, com a vitória em femininos, para Patricia Guerreiro (ET C Azeitão) que venceu na final Sofia Baptista (CT CAD) por 6/4 e 6/3 e em masculinos para Francisco Saraiva (Ace Team) venceu na final Alexandre Caruço (Colégio vasco da gama) por esclarecedores 6/0 e 6/0.
Em Pares Masculinos foram vencedores Afonso Cabral / Francisco Ferreira (CETO).
Em jogo em atraso, realizou-se igualmente ontem a final do Open Juvenil de sub-14, com a vitória a sorrir a Francisco Ferreira do CETO, que bateu no jogo decisivo Vasco Seruca ( Pestana).

Notts Junior ITF G4

Martim Trueva continua a justificar o estatuto de 1º CS do torneio de Nottingham, e venceu hoje o seu jogo dos quartos de final pelos parciais de 6/4 e 6/4.
No jogo de acesso à final, Martim vai encontrar Alastair Barnes, 7º CS do torneio.
Em pares, Martim já está na final, onde vai defrontar, na companhia de Alex Bull, a dupla britânica Davison/Manlow.
Grande torneio do Martim Trueva, a caminho da dobradinha.

ITF $ 10.000 Athens-Goudi WTA

Frederica Piedade foi surpreendida, na segunda ronda de Atenas-Goudi, pela norte-americana Lena Litvak.
A tenista lusa perdeu frente à tenista que é natural da Ucrânia por 6-3 e 6-4.Frederica era a primeira cabeça-de-série do torneio e, agora, deve tentar a qualificação para um torneio de 50 mil dólares na Grécia.

www.lusotenis.com

ITF $ 10.000 Saragoça ATP

Começa a não haver palavras para enaltecer os feitos de Rui Machado.
O tenista algarvio vai já em 25 jogos sem conhecer a derrota, tendo triunfado hoje frente ao francês Jonathan Dasnieres de Veigy (451º ATP), por 6-2 e 6-3, em encontro a contar para os oitavos-de-final do Future F12 de Saragoça.
Na próxima eliminatória, Rui Machado enfrentará o espanhol David Diaz, que venceu o grego Alexander Jakupovic.

www.Bolamarela.com

Azores Open sub-12

Matilde Fernandes, em singulares femininos, Ivo Rodrigues e Bernardo Lemos, em masculinos, qualificaram-se, hoje, para os quartos-de-final do Azores Open, torneio de Sub 12 do circuito Tennis Europe, a decorrer em Ponta Delgada, nos Açores.
Programa dos Portugueses
Quadro Principal
Quartos-de-final (amanhã, sexta-feira)
Singulares Masculinos
Ivo Rodrigues – Juan Parra Lopez (Esp)
Bernardo Lemos – Nicolo de Fraia (Ita)
Singulares Femininos
Matilde Fernandes – Rosário Perez (Esp)
FPT

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Patricia Martins foi, esta manhã, eliminada do torneio de singulares, ao perder frente à sua companheira de pares, a francesa JeanJean pelos parciais de 6/7 e 2/6.
Para compensar, ambas venceram em pares e irão jogar os quartos de final frente às suiças Jager/Zenhaursen.

Notts Junior ITF G4

Não foi preciso um esforço muito grande por parte de Martim Trueva para se apurar para os quartos de final do torneio britânico, tendo vencido o seu adversário por 6/2 e 2/0 com desistência.
No jogo de acesso à meia final defrontará um convidado, o inglês Robert Morgan, que já eliminou dois dos CS da competição.

Torneio de Messina, ETA, sub-14, Cat.2

João Barra foi eliminado na 1ª ronda do Torneio de Messina, perdendo pelos parciais de 2/6, 6/3 e 4/6.
Em pares, João Barra fará parceria com o italiano Massari e defrontam uma dupla italo-germânica.

Ainda a vitória de Michelle Larcher de Brito

No Record online :

Michelle Brito continua apostada em fazer furor no circuito WTA e pelo segundo ano consecutivo justificou o "wildcard" que recebeu para entrar no quadro principal do exigente Sony Ericsson Open, em Miami, logrando alcançar a segunda ronda.
Para trás ficou a russa Ekaterina Makarova, em três "sets", com parciais de 3-6, 7-6(3) e 6-3.Actuando diante de uma tenista de 19 anos e que é a actual número 79 do Mundo, a portuguesa não foi feliz no primeiro "set", cedendo 3-6.
Mas, a situação piorou pouco depois, quando se viu a perder 1-5 e teve de salvar três "match points".
Apelando à sua tradicional capacidade para virar partidas praticamente perdidas, Michelle galgou rapidamente até aos 6-5 e com uma confiança espantosa fechou o segundo "set" no "tie break", com 7-3, com a particularidade de ter estado em desvantagem 1-3!
No terceiro e decisivo parcial, Michelle esteve igual a si própria e nem o elevado número de duplas faltas (12) a importonou.
É que sempre que o serviço corria mal, a portuguesa tratava de responder de seguida, devolvendo os "breaks".
Ao cabo de 2.28.53 horas... o assunto estava arrumado.Em suma, uma prestação sensacional e mais 30 pontos conquistados, o que equivale a dizer que está coberta a epopeia de 2007.
Agora, Michelle (255ª jogadora na hierarquia internacional) pode sonhar em fazer mais história.
Na segunda ronda, a adversária é a poderosa polaca Agnieszka Radwanska, 19ª jogadora mundial e 17ª cabeça de série, mas todos os sonhos são possíveis para um prodígio como Michelle Brito que, recorde-se, fez recentemente... 15 anos!!!

Do João Saro, outro noctívago de ontem, para o lusotenis.com :

Uma vitória do outro mundo!

Depois do brilharete no ano passado, não se podia tomar como missão impossível vencer a número 75 do mundo, mas como descrever uma reviravolta depois de se defender um ponto de encontro com o resultado em 3-6 e 1-5?Michelle Larcher de Brito voltou a colocar toda a sua raça em court e protagonizou mais um encontro dramático.

Uma partida que podia ser concluida com parciais bem pesados acabou numa memorável vitória em três sets.Num encontro que começou com a russa Ekaterina Marakova a liderar por 3-0, o ponto comum foi a palpérrima percentagens de primeiros serviços de ambas as tenistas: Michelle esteve entre os 25% e 35% na fase inicial, a russa compensava os seus 17% (?!?!) com primeiros serviços eficazes.

Após 3 jogos de serviços concluídos, Michelle levava já 7 duplas-faltas.A recuperação da tenista lusa foi feita muito timidamente e a russa fechou o set por 6-3. O segundo set começou mal e rapidamente Marakova dispôs do primeiro match point (dos três que teve no total) com 5-1 a seu favor. Foi o momento de viragem do encontro, Michelle disparou para uma fenomenal recuperação com 5 jogos consecutivos, acabaria por vencer o parcial no tie-break e, no terceiro set, dominou rumo à conclusão do encontro.

No final, o placard, longe de contar toda a história, assinalava 3-6, 7-6(3) e 6-3 ao cabo de 2 horas, 26 minutos e 53 segundos. Quem deixou o jogo a meio, certamente teria dificuldade de acreditar.Esta vitória acaba por ser também um dos primeiros grandes desafios ganhos por Michelle na transição para profissional: conseguir defender os 30 pontos alcançados ali mesmo em 2007.

Na próxima ronda, o desafio no court é ainda maior, pela frente terá a polaca Agnieska Radwanska. Com 19 anos, a 16ª melhor tenista do mundo segundo o ranking WTA vive o seu melhor momento de forma e tanto no Australian Open como Indian Wells alcançou os quartos-de-final.

Do site da FPT, ontem a noite a fazer " horas extras"e tudo:

Michelle Larcher de Brito derrotou a russa Ekaterina Marakova, número 75 do Mundo, por 3/6, 7/6 (3) e 6/3, esta madrugada, na primeira ronda do Sony Ericsson Open, em Miami, prova da categoria Tier I dotada de um prize money de 3.770.000 dólares.
Com uma desvantagem de 1/5 no segundo set, já depois de ter cedido a primeira partida, a menina-prodígio salvou três match-points, ganhou cinco jogos seguidos e colocou-se em vantagem (6/5). A russa reagiu e remeteu a decisão para o tie-break, onde a jovem portuguesa viria a levar a melhor, consumando a reviravolta.
Certamente moralizada pela épica recuperação, Michelle Brito, 255.ª classificada no ranking WTA, dominou o terceiro set, tendo, talvez, como momento decisivo o break conseguido com um jogo em branco, que lhe concedeu uma vantagem de 3/1.
Michelle, com apenas 15 anos, volta a brilhar a grande altura no milionário torneio de Miami, repetindo, para já, o feito do ano transacto, onde alcançou a segunda ronda. Para além disso, defendeu os 30 pontos conquistados com a vitória no encontro da primeira ronda desta prova em 2007.

De resto, um deserto: nem os outros desportivos, nem os jornais diários mais importantes, enfim, Fátima, Fado e Futebol....

ITF $ 25.000 La Palma WTA

Foi com traquilidade que Neuza Silva, 3ª CS do torneio de $25.000 La Palma venceu a jogadora espanhola Estrella Cabeza-Candela por 6-3 e 6-2.
Num jogo que teve de ser disputado em dois dias devido ao mau tempo, a portuguesa garantiu a passagem à 2º ronda, tendo como adversária a britânica Georgi Stoop, que após uma longa paragem na competição, venceu hoje a qualifier Nociarova pelos parciais de 6-3 e 6-2.

Azores Open sub-12

As principais figuras do Quadro Principal do “Azores Open 12&Under” continuam a dar cartas.
Hoje foi concluída a primeira metade dos oitavos-de-final em ambos os Quadros (masculino e feminino) e começaram a revelar-se alguns dos melhores jogadores da competição.
O italiano Nicolo de Fraia, os portugueses Bernardo Lemos e Ivo Rodrigues e o espanhol Juan Parra Lopez, entre os rapazes, e as russas Madina Vorotnikova, Vasilica Aponasenko, a espanhola Maria Jose Moreno e a germânica Antonia Lottner, entre as meninas, foram os primeiros a garantir o apuramento para os quartos-de-final da prova.
Para amanhã está prevista a conclusão dos oitavos-de-final de singulares e os quartos-de-final da variante de pares, com a entrada em acção da dupla 1ª cabeça-de-série formada pelos portugueses José Maria Dória e Bernardo Lemos.
CTSM

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

Agnieska Radwanska, 19 anos, nº16 mundial e que está no seu melhor momento de sempre, é a próxima adversária de Michelle Larcher de Brito no SonyEricssonOpen de 2008.
Na próxima 6ª feira, Michelle defrontará uma das grandes animadoras do Tour feminino deste ano, ela que tem subido consistentemente na tabela desde do Open da Austrália, onde foi até à 5ª ronda, eliminada por Hantuchova, depois de ter vencido, entre outras Petrova e Kuznetsova.
De seguida venceu o torneio tailandês de Pattaya, perdeu na meia final de Doha frente a Sharapova e perdeu nos quartos de final de Indian Wells frente a Kuznetsova.
Em suma, será uma tarefa muito dificil mas não podemos ( apesar de gostaríamos de o fazer ) exigir muito mais de Michelle Larcher de Brito.
Valerá, numa primeira análise, pela experiência e pelo facto de, torneio após torneio, o nome de Michelle e o de Portugal, começarem a aparecer com mais frequência nos headlines informativos em todo o mundo.

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1

146 minutos de sofrimento, 3/6 no 1º set, e 1/5 no segundo, três match points salvos e tudo parecia perdido mas quando do outro lado está uma miúda que acabou de fazer 15 anos, nunca se pode pensar que está ganho.
Ekaterina Makarova, Top 80 mundial não fez, de facto, o trabalho de casa.
Se o tivesse feito, sabia que Michelle, desde dos primeiros torneios do mundial de júniores ITF, é especialista em vir lá de baixo até à vitória e foi o que aconteceu hoje.
Com a companhia de mais de 15 indefectíveis leitores do blog e com comentários live no MSN com o meu querido amigo Tomás, seguimos, orgulhosos, uma recuperação verdadeiramente incrível de Michelle, num jogo a este nível, e frente a uma adversária que estará muito melhor preparada do que Michelle para estas andanças.
De 1/5 para o 6/5 foi um instante e apesar de não ter fechado o 2º set logo de seguida, obrigou a sua adversária a um maior dispêndio psicológico, já que no Tie-Break, Michelle, após o 1/3, fez seis pontos seguidos e fechou o 2º set com 7/3.
No 3º set, a russa levou duas limpas nos seus dois primeiros jogos de serviço e apesar de aqui e ali ainda se notar que o maior handicap de Michelle continua a ser o serviço, o resultado final de 6/3 no 3º set espelha bem a diferença de estatura psicológica entre as duas.
Infelizmente, as edições de amanhã dos jornais já fecharam mas seria bom que nas de 6ª feira o destaque, não só para a vitória, mas e sobretudo para a recuperação, fosse dado com o mesmo glamour que falam das novas contratações do clube XPTO ou que o Presidente do clube Tal e Tal vai responder em tribunal por isto ou por aquilo.
Uma coisa é certa: Michelle tem feito mais pelo ténis português do que muitos dos burocratas que poluem o ar desportivo que queremos respirar.
Para nós, comuns mortais, acordados até às tantas da manhã, a olhar, que nem maluquinhos, para um Live Score, é uma sensação de alegria difícil de descrever mas tenho a certeza que vamos todos, esta noite, dormir com um sorrisinho nos lábios.
Resta-me agradecer à própria, que sei que passará por aqui para ler os mais de 100 comentários feitos à sua presença neste jogo.
Para ti Michelle, apenas uma palavra: OBRIGADO.
PS: deixo um convite: mandem-me, por e-mail, as vossas sensações com esta vitória de Michelle, gostaria de as compilar e colocá-las aqui, todas juntas para criar a tal onda positiva de que falavam por aqui.

SonyEricssonOpen 2008

É que nem importa o resultado.
Vir de 1/5 no 2º set, depois de ter perdido o 1º por 3/6, salvar 3 MP e conseguir recuperar até 5/5, só pode ser a Michelle.
Voltarei no final do 3º set.....
Update 1: 7/6 para Michelle, no tie-break, depois de estar a perder po 1/3, fez 6 pontos consecutivos.....

26 de março de 2008

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Vasco Mensurado ainda obrigou o seu adversário, Ivan Levar, 9º CS, a três sets mas não impediu a derrota e consequente eliminação do torneio da Maia, pelos parciais de 6/2, 2/6 e 4/6.
No quadro feminino, Patricia Martins continua a evidenciar um bom momento de forma, tendo vencido a 9ª CS pelos parciais de 6/3 e 6/4.
No acesso à meia final, terá pela frente uma adversária que é uma das grandes esperanças do ténis juvenil gaulês, Leolia JeanJean, neste torneio a 3ª CS e nº21 europeia.
Joana Valle Costa ainda jogará hoje.

ITF $ 10.000 Saragoça ATP

Rui Machado está verdadeiramente impressionante e aplicou hoje ao 6º CS do torneio, Gorka Fraile, um correctivo de 6/1 e 6/1 !!!!
São já " vinte e tal " vitórias consecutivas do Rui ( como dizia um leitor mais desatento), sendo que a próxima vitima é francês, tem nome de nobre, Jonathan Dasnieres de Veigy, ATP 451 e já se cruzou com um luso, João Sousa, que venceu num Future espanhol de Novembro passado.
Como se não bastasse, Rui Machado já está na meia final de pares, com Vivanco Guzman e vai defrontar a dupla germânica Flock/Kretschmer.
Com este ritmo, já nem vale a pena desejar boa sorte ao Rui...
Impressionante.

ITF $ 10.000 Athens-Goudi WTA

Sortes diferentes para Frederica e Catarina, no torneio helénico.
Frederica Piedade não teve dificuldades em vencer por 6/0 e 6/1 enquanto Catarina Ferreira perdeu pelos parciais de 2/6 e 1/6.
Na 2ª ronda, Frederica Piedade vai defrontar a norte-americana Lena Litvak, WTA 825, uma jovem de 19 anos de ascendência ucraniana e que tem feito alguns torneios interessantes.
Esteve no trio de torneios no Algarve, conseguindo em todos eles ultrapassar a qualificação, sendo que em Montechoro foi até aos quartos de final.
Em pares, Catarina Ferreira foi eliminada na 2ª ronda.

Azores Open sub-12

Já estão definidos os quadros principais do torneio açoriano.
Com portugueses, eis os jogos da 1ª ronda:
Nuno Mesquita - Pedro Alonso ( ESP )
Manuel Almeida - Ricardo Chessari ( ITA )
Ivo Rodrigues - José Maria Dória
Ricardo Marreiros - Bernardo Lemos
Miguel Marreiros - Nicolo De Fraia ( ITA )
Em femininos:
Ivone Alvaro - Maria José Moreno ( ESP )
Luisa Almeida - Vasilica Aponasenko ( RUS )
Ana Filipa Santos - Rosario Perez ( ESP )
Matilde Fernandes - Diana Krasnova ( RUS )
Beatriz Garcia - Lidia Usinger ( GER )
Os restantes portugueses foram eliminados e vão disputar, no mesmo sistema de Knock Out, o torneio de consolação.

Azores Open sub-12

A despedida de Manuel Riley do Quadro Principal e a passagem aos oitavos-de-final de Beatriz Garcia são as notas de maior destaque do 2º dia do “Azores Open 12&Under/2008”.
Riley perdeu o seu último encontro da fase de grupos frente a Boris Klingebiel ao passo que Beatriz Garcia, apesar de também ter saído derrotada no seu encontro face a Diana Krasnova, garantiu a passagem à fase seguinte graças à desistência de uma das suas adversárias.
No que diz respeito aos atletas mais cotados, Pedro Alonzo, Kevin Kralj, Sean Hadden, Riccardo Chessari, Juan Parra Lopez, Ivo Rodrigues, Bernardo Lemos e Nicolo De Fraia, todos sem qualquer derrota, venceram os seus respectivos grupos.
No que toca ao sector feminino, Antonia Lottner, Maria José Moreno, Rebecca Smaller, Ana Filipa Santos, Ana Krasnova, Ksenia Sharifova e Lidia Usinger dominaram esta primeira fase da competição, jogada no sistema de todos contra todos.
Para amanhã está marcado o início dos oitavos-de-final da competição masculina, passando a prova a ser jogada por eliminatórias.
CTSM

25 de março de 2008

Torneio de Messina, ETA, sub-14, Cat.2

João Barra está presente no quadro principal e defronta na 1ª ronda Janus Podzus da Letónia.

Notts Junior ITF G4

Martim Trueva, 1º CS, já está apurado para os oitavos de final do torneio inglês, depois de ter vencido o seu encontro da 2ª ronda pelos parciais de 6/4 e 7/5.
Agora terá pela frente o 14º CS, Sebastian Lavie da longínqua Nova Zelândia.
Em pares, de novo o sabor da vitória, pelos parcais de 6/0 e 6/2, sendo que os próximos adversários serão o belga De Loore e o holandês Lupescu.

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Apenas Vasco Mensurado logrou ultrapassar a 2ª ronda do torneio masculino, tendo vencido o espanhol Del Rio Mancebo por 7/5 e 6/4.
Nos oitavos de final vai defrontar o croata Ivan Levar, nº 19 europeu e neste torneio o 8º CS.
Em femininos, teremos duas portuguesas na 3ª ronda.
Joana Valle Costa, que bateu Adriana Silva por 6/0 e 6/0 e Patricia Martins, que venceu por 6/2 e 6/4.
Nos oitavos de final, Joana vai jogar frente a Sedano Acosta da Argentina, 11ª CS enquanto a Patricia defronta a holandesa Van Der Hoek, 9ª CS.
Em pares masculinos e femininos ainda apenas se jogaram dois jogos da 1ª ronda.

Rankings ITF Junior

Em masculinos, seis portugueses no Top 1000 júnior, comandados por Gastão Elias, que esta semana saíu do Top 10, sendo agora 11º. Depois temos Miguel Almeida na 169º, Martim Trueva na 195ª e Manuel Marcelo na 492ª.
Francisco Franco Dias ( 921º) e Francisco Charters ( 985º ) fecham o sexteto português nos 1000 melhores mundiais do escalão.
Em femininos, Michelle Larcher de Brito comanda o pelotão luso na 20ª posição, seguida de Demi Rodrigues em 369ª e de Barbara Luz em 514º lugar.

Sony Ericsson Open 2008

Depois da eliminação de Gastão Elias na ronda inaugural de qualificação do torneio de Miami, as nossas atenções focalizam-se em exclusivo em Michelle Larcher de Brito, que já conhece a sua adversária da 1ª ronda do quadro principal feminino do chamado 5º GS.
Ekaterina Makarova, 19 anos, moscovita e actual nº 79 do ranking mundial.
O seu melhor resultado de 2008 foi o Open da Australia, onde perdeu na 3ª ronda frente a Nadia Petrova.
Depois disso esteve em Doha e no Dubai onde, apesar de ter passado a qualificação, perdeu sempre na 1ª ronda.
Na passada semana esteve em Indian Wells, onde, depois de ter ganho a Tu dos EUA, perdeu na 2ª ronda com Kunetzova, pelos parciais de 1/6 e 1/6.
Não sei porquê mas fiquei com um bom pressentimento em relação a esta tenista pelo que Michelle pode, aqui, e pelo menos, defender os 30 pontos conquistados o ano passado.
Em caso de vitória, Michelle já sabe que terá que medir forças com a 17ª CS do torneio, a polaca Agnieszka Radwanska, WTA 19.

Azores Open sub-12

Realizaram-se ontem os primeiros jogos no sistema de RR, com reusltados meritórios dos portugueses, com alguns a assegurarem já o apuramento para o quadro final do torneio.
Bernardo Lemos, José Maria Dória e Ricardo Marreiros em masculinos são três tenistas portuguesas com presença assegurada no Knock Out final, ainda antes de cumprido o 2º dia de competição.
Mais logo já teremos todos os apurados e respectivo sorteio dos quadros principais deste importante torneio de sub-12, a ganhar tradições a nível internacional.

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Jogos da 2ª ronda com portugueses:
Diogo Rocha - ( 1 ) Liam Broady ( GBR )
Danyal Sualehe - ( 13 ) Giacomo Tartarini ( ITA )
Ricardo Jorge - aguarda adversário
Henrique Costa - aguarda adversário
Artur Completo - ( 5 ) Johan Skattum ( NOR )
( 12 ) Vasco Mensurado - Del Rio Mancebo ( ESP )
André Silva - ( 16 ) Luke Bambridge ( GBR )
Rodolfo Pereira - ( 7 ) Moos Sporken ( NED )
Em meninas, jogos com portuguesas na 2ª ronda:
Mariana Clemente - Caitlin Hindmarsh ( GBR )
Adriana Silva - Joana Valle Costa
( 5 ) Patricia Martins - aguarda adversária
Beatriz Coelho - ( 7 ) Ysaline Bonaventure ( FRA )
Sofia Araújo - Francesca Sella ( ITA )
Andreia Bicho - ( 2 ) Joanna Henderson ( GBR )
Em pares os jogos começam apenas hoje .
Destaque para Joana Valle Costa, que eliminou a 8ª CS e Top 50 europeia, em apenas dois sets.

Malta ITF Junior Tournament 2008, G4

Kevin Belhaj perdeu na ronda nº1 do torneio maltês, pelos parciais de 3/6 e 1/6.

24 de março de 2008

SonyEricssonOpen 2008

Já começou o jogo de Gastão Elias frente a Chris Guccione, da 1ª ronda de qualificação do torneio de Miami.
Update 1 : Depois de um inicio nervoso, Gastão conseguiu dar a volta de 1/3 para 4/3 e já comanda o set. Grande Gastão....
Update 2 : 6/5 para o Gastão, ai este coração.....
Update 3 : 6/6 e temos tie-break...quem diria
Update 4 : 3/7 no tie break mas a esperança mantem-se, vamos lá Gastão.....
Update 5 : 0/4, Gastão longe do que fez no 1º set
Update 6 : 1/6 e afastamento da qualificação
Gastão terá dado tudo por tudo no 1º set e falta de experiência comparada à do australiano ditou o resultado final. Mas é para isso que a participação nestes torneios serve e estamos convencidos que para o ano a história será bem diferente.

Notts Junior ITF G4

Já começou na cidade de Nottingham o Notts Junior, um G4 a contar para o ranking mundial de júniores.
Presença de Martim Trueva, CS nº1 e que teve, logo na ronda de abertura , um " osso " duro de roer, necessitando de 3 sets para eliminar um dos convidados da organização, o inglês MacTaggart, por 6/2, 4/6 e 6/3.
Na 2ª ronda vai defrontar um outro britânico, James Turbervill.
Em pares, Trueva é também CS nº1, com o britânico Alex Bull e defrontam na ronda inaugural a dupla Brown/Regan.

ITF $ 10.000 Athens-Goudi WTA

Frederica Piedade regressa ao Velho Continente para ser 1ª CS no torneio grego de Athens-Goudi e vai defrontar na 1ª ronda uma convidada grega, de seu nome Kalliopi Katsoupi, jogadora perfeitamente acessível ao poderio da melhor portuguesa de todos os tempos.
Catarina Ferreira também está presente, é a 4ª CS e defronta Vivienne Vierin, vinda da qualificação e que ocupa presentemente o lugar 897 do ranking mundial.
Em pares, só Catarina Ferreira vai jogar, com a norte-americana Ruckert, são a 3ª dupla do torneio e defrontam Arefyeva da Ucrânia e Kvatsabaia da Geórgia, na 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Antalya 2 - ATP

Pedro Sousa não conseguiu apurar-se para o quadro principal do torneio turco de Antalya, depois de ter perdido na ultima ronda de qualificação pelos estranhissímos parciais de 1/6, 6/1 e 0/6.

ITF $ 10.000 Saragoça - ATP

Rui Machado inicia esta semana a tentativa verdadeiramente extraodinária de tentar vencer o 5º torneio consecutivo, participando num Future em Espanha, na bonita cidade de Saragoça.
E não podemos dizer que terá, logo de entrada, tarefa fácil.
De facto, cabe-lhe defrontar na ronda inaugural o 6º CS, o espanhol Gorka Fraille.
Em pares fará dupla com o espanhol Vivanco-Guzman e defrontam uma dupla convidada, composta por Sergio Perez-Perez e Javier Marti.
Boa sorte para o Rui.

Azores Open sub-12

Começam hoje os jogos do Azores Open de sub-12, que se vai disputar nos courts do CTSMiguel e cuja a primeira fase decorrerá em sistema de RR.
Nos rapazes e nas raparigas, oito grupos de 4 ou 3 tenistas para apurar os melhores para a tabela final de cada variante, onde chegarão os dois primeiros de cada grupo.
Os restantes irão jogar o torneio de consolação e todos participarão em pares, sendo que, por isso, todos os miúdos jogarão no mínimo 4 ou 5 jogos durante o torneio, evitando eliminações traumáticas logo nas rondas iniciais.
Boa sorte para todos e especialmente para os nossos representantes que, sabemos nós, vão desfraldar com muito orgulho, a bandeira nacional.

Rankings

Frederico Gil perdeu 3 posições mas, obviamente, mantem-se como o melhor português no ranking ATP, agora na 141ª posição.
O destaque vai, de novo e pela 4ª vez este ano, para Rui Machado, que galgou mais de 100 lugares, aterrando agora bem dentro do Top 500 mundial, na 436ª posição. João Sousa também subiu 45 posições, e é agora 747º, enquanto Leonardo Tavares ( 511º) e Gastão Elias ( 617º ) completam o quinteto português dentro do Top 1000 mundial.
Em senhoras, Neuza Silva reentrou no Top 200 WTA, sendo agora 198º, seguida de Michelle Larcher de Brito em 255º e de Frederica Piedade em 289º.

Sony Ericsson Open 2008

Não é que Gastão Elias tivesse muito por onde escolher mas o sorteio da qualificação do SonyEricssonOpen ditou para adversário do jovem luso o australiano Chris Guccione, 3º CS e actual nº 70 ATP.
O australiano teve um inicio de época muito interessante, tendo sido finalista no torneio de Sydney ( que perdeu para Tursunov) mas tem desiludido nos últimos torneios, perdendo nas rondas iniciais.
No entanto reanimou-se e muito na passada semana, ao chegar à meia final do Challenger de Sunrise, depois de ter vencido Fernando Gonzalez para perder no jogo de acesso à final frente a Robin Hasse.
Será pois uma tarefa quase impossível para o nosso miúdo mas vamos acreditar na surpresa nesta 1ª ronda de qualificaçao para o chamado 5º Grand Slam.
Recorde-se que Michelle Larcher de Brito também irá participar neste torneio, na variante feminina e no quadro principal, ela que em 2007 cometeu a proeza de ultrapassar a 1ª ronda depois de bater uma Top 50.
O jogo de Gastão será o 4º no court 6, e deverá começar cerca das 20.00, hora portuguesa.
Boa sorte para ambos.

23 de março de 2008

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Dois jovens lusos conseguiram o apuramento directo para o quadro principal do torneio maiato, com destaque para Rui Lima que eliminou o CS nº1 da qualificação logo na 2ª ronda, pelos parciais de 6/3 e 6/4 para depois vencer outro CS, este português, Nuno Deus, o 16º, por 6/0 e 6/3.
O outro português a conseguir o apuramento directo foi André Murta, que bateu no jogo decisivo o 11º CS, por 6/1, 3/6 e 6/0, já depois de ter despachado o CS nº2.
Em femininos, nenhuma portuguesa logrou o apuramento.
Nos quadros principais, em masculinos, Frederico Silva, como WC, vai defrontar, logo na abertura, o 1º CS, o britânico Liam Broady, actual nº3 europeu.
Vasco Mensurado, 12º CS, defronta o espanhol Rivera Cabeo e Samuel Cabanas, outro WC, defronta o nº2 do torneio, o germânico Kahlke.
Apenas dois jogos entre lusos, Gonçalo Loureiro defronta Henrique Costa e Rui Lima joga frente a Artur Completo.
No quadro feminino , Patricia Martins é a 5ª CS e defronta na 1ª ronda a húngara Szlavikovics.
Entre lusas, os jogos Andreia Bicho frente a Catarina Vilela, e Raquel Mateus frente a Mariana Clemente.
Boa sorte para todos naquele que se espera seja o maior torneio de sempre de sub-14 realizado em Portugal.

Malta ITF Junior Tournament 2008, G4

Apesar de ter perdido na ronda final de qualificação, Kevin Belhaj está no quadro principal do torneio maltês, como LL e defrontará na 1ª ronda o suiço Jannis Liniger.

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Patricia Martins perdeu a meia final pelos parciais de 4/6 e 2/6.

ITF $ 25.000 La Palma WTA

Neuza Silva é a 3ª CS do quadro principal e defronta na ronda inaugural do torneio de La Palma a espanhola Cabeza Candella, WTA 329, curiosamente a parceira de Neuza no torneio de pares que se disputou na Beloura, Sintra, em Novembro passado.

ITF $ 10.000 Antalya 2 - ATP

Na 3ª ronda de qualificação, Pedro Sousa bateu o 11º CS Mark Joachim da Alemanha por 6/3 e 6/0, para decidir o apuramento na última ronda de qualificação, frente a ao russo Soloviev, em jogo a disputar amanhã.

Torneio Pestana Kids, Sub-12, Cat.B

Do nosso leitor Fernando Almeida recebemos informações detalhadas sobre um torneio de sub-12, Cat. B, que se realizou esta semana na Academia de Ténis Pestana Kids.

Estiveram presentes 4 das melhores tenistas do escalão sub 12 a nivel nacional:

Luisa Almeida
Ivone Alvaro
Mariana Maças Geraldes
Inês Miranda

Nas Meias Finais houve um jogo fabuloso entre a Luisa Almeida vs Mariana Maças Geraldes cheio de emoção e de incerteza quanto á vencedora.
1º set para Mariana Geraldes (6/3) aproveitando muitos erros não forçados de Luisa Almeida.
2º set foi cheio de emoção Mariana esteve a vencer por 5/4 e 40-0 mas não conseguiu fechar o set entrando no tie break onde teve ainda mais Match Points mas perdendo no final por 15/17.
3º set Mariana esteve a ganhar por 3/1 e 4/2, mas Luisa Almeida, um ano mais nova ,deu tudo que tinha para conseguir passar para a frente a 5/4 e depois a 6/5, teve 2 Match Points mas fazendo 2 duplas seguindas desprediçou a oportunidade perdendo o tie break por 3/7.
Um Jogo com mais de 3h de emoção.

Na final Ivone Alvaro aproveitou o cansaço do dia anterior, para ganhar a Mariana Maças Geraldes sem dar alguma emoção pois ganhou o 1º set por 6/1, no 2º set com muitos erros não forçados perde 2/6 e no 3º set está a perder por 2/4 mas Mariana já não tinha mais forças e vai dar a volta e ganha por 6/4.

Nos pares Luisa Almeida/Ivone Alvaro apesar de perderem o 1º set por 2/4 vão ganhar os seguintes por 4/1 e 4/2.
Obrigado a este repórter presencial do blog e, acredito eu, poderá ser um exemplo a seguir.

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Este domingo , de manhã, Patricia Martins disputa a meia final do torneio de Livorno, um Cat.1 de sub-14 que se está a disputar em Itália.
Em pares, Patricia, que fazia dupla com a eslovena Srimpf, perdeu nos quartos de final pelos parciais de 4/6, 6/2 e 6/10.
Vasco Mensurado chegou , também em pares, até à meia final, com o italiano Tartarini, tendo sido eliminados pelos vice-campeões, pelos parciais de 2/6 e 2/6.

Azores Open sub-12

Começa amanhã o Azores Open 2008, em sub-12, numa organização do CT São Miguel.
Com a presença dos nossos mais valorosos jovens tenistas, apurados pelas suas prestações nos vários programas do PNDT, espera-se sã competição e agradavel convivio entre todos.

Destacamos em masculinos as presenças de Bernardo Lemos, José Maria Dória, os gémeos Marreiros e Ivo Rodrigues, entre os portugueses e muita atenção a dois miúdos de apenas 9 anos, o dinamarquês Katic e o russo Igamberdyev.

Em femininos, Luisa Almeida é a nossa maior esperança, bem secundada por Matilde Fernandes e Teresa Lobo, salientando-se ainda as presenças das italianas Perrone e Brancato e das russas Alai e Sharifova, que dominaram o torneio da Madeira.

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

Começou hoje um dos mais importantes torneios juvenis que se realizam em Portugal, um Cat. 1 a contar para o ranking europeu de sub-14.
Na Maia, beneficiando de condições excepcionais para a practica da modalidade, mais de 300 tenistas vão tentar brilhar, numa grande manifestação de vitalidade do ténis juvenil em Portugal e que deverá merecer, para aqueles que se possam deslocar à cidade da Maia, uma visita obrigatória.

Após a 1ª ronda, eis os jogos da 2ª ronda com portugueses:


Masculinos

Rui Lima - (1) Even Hoyt ( GBR )
Gonçalo Pacheco - ( 16) Nuno Deus
André Murta - ( 2) Andrew Quirk ( GBR)
Rui Teixeira - ( 11) Dominik Lunstroth ( GER )
Francisco Oliveira - (3) Gleb Bilyalov ( RUS )
Diogo Rodrigues - ( 13) Javier Hernani ( ESP )
Sérgio Pires - (4) Adam Stevenson ( GBR )
Gustavo Pereira - ( 9 ) Sebastian Heim ( GER )
Tiago Cunha - (5) Carlos Alonso ( ESP )
Bruno Soares - Mário Pinto
Bernardo Rocha - (6) - Juan Cabeo ( ESP )
António Sousa - Raúl Sarmento
José Catela - Henrique Sousa
Henrique Gomes Pereira - ( 10) Sebastian Simon ( GER )
Alexandre Silva - (8) Alberto Moreno ( ESP )
José Albuquerque - ( 14) Fernando Luque ( ESP )

Destaques para as vitórias de José Catela, Raúl Sarmento e Mário Pinto sobre três dos CS do torneio.
Em femininos, jogam-se já amanhã as finais da qualificação e, para já, sem a presença de portuguesas.
De facto apenas Cláudia Gaspar e Mariana Monteiro podem chegar até à qualificação, pois ainda não disputaram os seus encontros da 2ª ronda de qualificação. Ainda assim, destaque para Beatriz Santos que obrigou a 4ª CS a dois apertados sets ( 6/7 e 5/7 ), insuficientes, no entanto, para evitar a derrota.




Malta ITF Junior Tournament 2008, G4

Vitória fácil de Kevin Belhaj na 2ª ronda de qualificação deste G4 maltês, a contar para o ranking mundial de júniores da ITF.
6/1 e 6/2, frente a Matthew Booker de Malta e será frente a um britânico que Kevin irá discutir a qualificação, de seu nome Joab Wayne.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-14, Cat. C

Na variante feminina, vitória no torneio para Vitoria Milyukova do CETO que bateu a sua companheira de treinos Joana Mascarenhas por duplo 6/1.
Em masculinos, a vitória será decidida na próxima 4ª feira, num encontro que oporá Francisco Ferreira do CETO e Vasco Seruca do Pestana.
Na foto, as duas finalistas com os respectivos prémios.

Campeonato Regional de sub-18 - AT Lisboa

Para além da já anunciada vitória de Francisco Franco Dias em masculinos, na vertente feminina a vitória sorriu a Charlotte Pires do CETO, que bateu na final a tenista do CIF Diana Batista por 6/2 e 7/5.
Em pares masculinos a vitória sorriu a Tomas Valle Costa e Francisco Dias.

Na foto, Charlotte Pires durante a entrega de prémios após o jogo da final.