Pesquisar neste blogue

11 de novembro de 2006

Circuito FPT/CIMA - Open da Golegã


O ténisportugues.blogspot.com está presente no IX Open da Golegã em Ténis, que decorre nas instalações do clube de ténis local no âmbito da mundialmente famosa Feira do Cavalo.

Depois de uma qualificação que teve inicio na 5ª feira ( iniciamente marcada para o fim de semana transacto mas anulada devido à chuva), ontem foi o dia dos primeiros jogos, onde assistimos a alguns bons encontros.

Sem surpresas, Nuno Marques venceu Manuel Cavaco por 6/2 e 6/3, Gonçalo Nicau passou à 2ª ronda aproveitando uma falta de comparência, o 2º CS, Tiago Godinho venceu o WC Nuno Almeida, 6/2 e 6/2 mostrando um jogo muito seguro sem cometer erros e com uma esquerda a duas mãos muito forte e colocada. Hugo Anão também nos pareceu muito forte, batendo inapelavelmente Paulo Joaquim por esclarecedores 6/2 e 6/1.

Ainda espreitámos o inicio dos jogos de Katia Rodrigues e Maria João Koehler, que já decorreram sob iluminação artificial. Katia, que se apresentou com um visual muito internacional, entrou muito nervosa mas quando saímos dominava a sua adversária. Já Maria João Koehler vencia no 1º set por 2-1, mostrava uma esquerda a uma mão muito forte num jogo de fundo de court nuito seguro. Contamos amanhã trazer mais resultados.

Pelo que vimos, e pelo quadro dos singulares masculinos, não nos admirava nada que a final saisse deste quarteto, Marques, Nicau,Godinho e Anão.

8 de novembro de 2006

Campeonato da Europa Feminino por Equipas


Portugal está na final do Campeonato da Europa Feminino por equipas, onde irá defrontar na tarde de sábado a sua congénere polaca.
Até este momento Portugal venceu a Austria por 3-0 e a Espanha por 2-1, enquanto a Polónia venceu a Ucrânia por 3-0 e a favorita R.Checa por 2-1.
A equipe portuguesa é composta por Frederica Piedade, Neuza Silva, Magali De Lattre e Ana Catarina Nogueira.
Actualização : Portugal perdeu na final com a Polónia por 2/1 com os seguintes parciais:
Neuza Silva venceu Rosolska por 6/4 e 6/2
Frederica Piedade perdeu com Radwanska por 2/6 e 1/6
Piedade/ Neuza perderam com Jans/ Rosolska por 4/6, 6/4 e 3/6

7 de novembro de 2006

Maria João Koehler: A protegida de Nuno Marques

Maria João Koehler nasceu a 8 de Outubro de 1992 ( 14 anos), e é uma das jovens promessas do ténis nacional. A atleta do Clube de Ténis do Porto iniciou em 2006 a sua cruzada para se tornar numa certeza, participando em torneios internacionais de Juniores e estreando-se, no dia em que fez 14 anos, num torneio WTA.
Mas 2006 foi o ano em que Maria João Koehler consegui a proeza de visitar os campeonatos nacionais de todos os escalões acima da sua idade e com resultados, no mínimo, interessantes.
Foi vice-campeã em sub-14, perdendo a final para Patricia Martins mas com ela arrebatou o título em Pares. Em sub-16, perdeu na meia-final para Filipa Correia mas com ela tornou-se campeã na variante de pares. Prescindiu de torneios ETA na Madeira para dar uma perninha no Nacional Absoluto, onde, em singulares, perdeu naturalmente na 1ª ronda contra Kátia Rodrigues mas, imagine-se, com 13 anos, tornou-se vice-campeã nacional absoluta com Inês Santos, perdendo na final para Joana Pangaio e Katia Rodrigues.
No Porto, limpou quase tudo, sendo campeã regional de Sub-16,ganhando a Margarida Moura, de Sub-18, vencendo Rita Vilaça e Absoluto, vencendo Andreia Ribeiro. Somente no escalão mais baixo, o seu, perdeu na final contra Rita Vilaça.
No Verão foi a Itália vencer com Patricia Martins a final de Pares do torneio Internacional de Pescara em sub-14.
Pelas escolhas efectuadas, parece-nos que a Maria João já prescindiu dos torneios ETA para Sub-16 ( no ranking está no 729º lugar ) e apostará, no futuro, em ITF Juniores e, quem sabe, em mais alguns torneios WTA.
Em Juniores, realçamos a sua participação na Taça Diogo Nápoles G4, onde perdeu no 5º jogo ( 2ª ronda e após 3 vitórias na qualificação), em Vila do Conde G3 onde foi semi-finalista em Pares com Filipa Correia e a sua estreia internacional em Mijas G5, onde foi semifinalista em singulares e em Pares.
A pupila de Nuno Marques é agora a 705ª Junior do mundo e a 3ª melhor portuguesa.
Em Outubro recebeu um WC para os $10.000 de Braga, derrotou Inês Coelho por 6/0 e 6/0 na única ronda da qualificação e perdeu, naturalmente, na 1ª ronda do QP com Catarina Ferreira por 5/7 e 1/6.

Ranking : Semana 45

Frederico Gil manteve o 154º , Rui Machado caiu mais 3 lugares ( 523º)e Gonçalo Nicau 2 ( 554º). O destaque vai obviamente para Gastão Elias , que subiu 136 lugares e é agora 940º, sendo, como já por aqui dissemos, o mais novo de entre os primeiros 1000 classificados do ranking ATP.
Em senhoras, Frederica Piedade subiu dois lugares para 209º, Magali perdeu 3 e caiu para 465ª, e Neuza subiu 14 posições e ocupa o 492º lugar.
Em Juniores, Pedro Sousa caiu uma posição para 16º, Gastão subiu para 51º mas o destaque vai para Miguel Alves que, com a sua prestação em Andorra, subiu para 509º.
Em meninas, Michelle Larcher de Brito entra no Top 100 ao fim do seu 6º torneio, ocupando a 94ª posição após vitória indiscutível num G2 na Carolina do Sul, EUA. A longa distância, segue-se Maria Guerreiro ( 510º) e Maria João Koehler ( 705º).
Recordo que Michelle é a mais nova nas 400 primeiras do ranking e deverá disputar até ao fim do ano um G1 no final de Novembro, o Eddie Herr International Junior Tennis Championships , um GA logo a seguir, o Orange Bowl Tennis Championships, e talvez a Prince Cup, G4, a 10 de Dezembro. Dificilmente participará no GA de Casablanca, na última semana do ano mas ainda não estará posta de parte a viagem até ao México.

Esta semana, Frederico Gil continua a sua saga pela América do Sul, participando na 4ª etape da Copa Petrobrás, em Buenos Aires, Argentina.
Catarina Ferreira joga hoje a 1ª ronda de um $10.000 nas Ilhas Baleares, onde é 8ª CS.
Em Sub-16, muitos atletas em actividade, nomeadamente em Barcelona, no IV Memorial Nacho Juncosa, com Demi Rodrigues ( 1ª CS ) já na 2ª ronda, Margarida Figueira, já eliminada e Inês Silva que só hoje inicia a sua participação neste torneio. Em Masculinos, Francisco Dias e Pedro Lopes também jogam hoje a sua 1ª ronda, sendo que o Pedro já vem da qualificação. Em pares Demi Rodrigues e Francisco Dias já estão na 2ª ronda.
Por cá, mais uma etape do circuito FPT/CIMA, na Golegã, com os melhores atletas disponíveis presentes, destacando-se mais um torneio para Leonardo Tavares, que após lesão, ainda não perdeu qualquer encontro e já está inscrito num Future espanhol na próxima semana.

6 de novembro de 2006

Resumo da Semana 44

Copa Petrobrás- Aracajú-Brasil $ 75000 ATP
Frederico Gil perdeu na 1ª ronda com B. Pashanski 3/6 e 3/6 1 pts.

México City $ 25000 WTA
Frederica Piedade perdeu na 2ª ronda com J. Cohen 3/6 e 4/6 3,5 pts.

7th Torneig ITF Andorra La Vella 2006 (G5) ITF Junior
Miguel Alves perdeu na final de singulares com A.Vivanco-Guzman por 5/7 e 2/6 20 pts.
Miguel Alves e Martim Trueva perderam na final de pares com Bowtell e Vivanco por 4/6, 7/6 e 4/6 15 pts

Jerry Simmons South Carolina ITF Jr Tennis Classic (G2) ITF Junior
Michelle Larcher de Brito venceu na final de singulares M.Oudin por 7/5 e 6/3 100 pts.
Michelle Larcher de Brito e Christina Liles perderam nos 1/4 de pares com Burdette e Damico por 6/7, 6/3 e 4/6 20 pts

Open Benjamins Gradignan-Gironde 2006

Patricia Martins e Vasco Mensurado foram vice campeões deste importante torneio europeu para sub-12. Patricia Martins mostrou porque é uma das melhores do mundo na sua idade, apenas perdendo para a gigante inglesa Hendersson e em 3 sets e Vasco Mensurado ( de quem me asseguram que se deve e pode esperar grandes resultados num futuro próximo) só perdeu na final para o campeão da casa, S.Formont, em dois sets.


Nota : Nas provas ITF Juniores os pontos de pares são divididos por 4. Para efeitos de ranking só contam as 6 melhores provas de cada uma das variantes.