Pesquisar neste blogue

7 de novembro de 2006

Maria João Koehler: A protegida de Nuno Marques

Maria João Koehler nasceu a 8 de Outubro de 1992 ( 14 anos), e é uma das jovens promessas do ténis nacional. A atleta do Clube de Ténis do Porto iniciou em 2006 a sua cruzada para se tornar numa certeza, participando em torneios internacionais de Juniores e estreando-se, no dia em que fez 14 anos, num torneio WTA.
Mas 2006 foi o ano em que Maria João Koehler consegui a proeza de visitar os campeonatos nacionais de todos os escalões acima da sua idade e com resultados, no mínimo, interessantes.
Foi vice-campeã em sub-14, perdendo a final para Patricia Martins mas com ela arrebatou o título em Pares. Em sub-16, perdeu na meia-final para Filipa Correia mas com ela tornou-se campeã na variante de pares. Prescindiu de torneios ETA na Madeira para dar uma perninha no Nacional Absoluto, onde, em singulares, perdeu naturalmente na 1ª ronda contra Kátia Rodrigues mas, imagine-se, com 13 anos, tornou-se vice-campeã nacional absoluta com Inês Santos, perdendo na final para Joana Pangaio e Katia Rodrigues.
No Porto, limpou quase tudo, sendo campeã regional de Sub-16,ganhando a Margarida Moura, de Sub-18, vencendo Rita Vilaça e Absoluto, vencendo Andreia Ribeiro. Somente no escalão mais baixo, o seu, perdeu na final contra Rita Vilaça.
No Verão foi a Itália vencer com Patricia Martins a final de Pares do torneio Internacional de Pescara em sub-14.
Pelas escolhas efectuadas, parece-nos que a Maria João já prescindiu dos torneios ETA para Sub-16 ( no ranking está no 729º lugar ) e apostará, no futuro, em ITF Juniores e, quem sabe, em mais alguns torneios WTA.
Em Juniores, realçamos a sua participação na Taça Diogo Nápoles G4, onde perdeu no 5º jogo ( 2ª ronda e após 3 vitórias na qualificação), em Vila do Conde G3 onde foi semi-finalista em Pares com Filipa Correia e a sua estreia internacional em Mijas G5, onde foi semifinalista em singulares e em Pares.
A pupila de Nuno Marques é agora a 705ª Junior do mundo e a 3ª melhor portuguesa.
Em Outubro recebeu um WC para os $10.000 de Braga, derrotou Inês Coelho por 6/0 e 6/0 na única ronda da qualificação e perdeu, naturalmente, na 1ª ronda do QP com Catarina Ferreira por 5/7 e 1/6.

24 comentários:

  1. sim, e qual é o interesse nisto? manquem-se!

    ResponderEliminar
  2. Então porque é que perdes tempo a ler,GRANDE ESTÙPIDO?Lança tu um tema de interesse,anormal.

    ResponderEliminar
  3. ja vi que esta jogadora desperta muitas emoçoes/tensoes.
    e tambem nao me admirava nada que fosse ela a escrever este ultimo comentario...

    ResponderEliminar
  4. O meu mail rui1968@gmail.com está disponível para ouvir a versão da visada que, concordo consigo, desperta paixões inusitadas e que muito me surpreendem.
    O que me dizem é que, de facto, a Maria João tem um estilo muito próprio de jogo, extremamente exigente para consigo mesma e para com o jogo. Detesta perder e saboreia qualquer vitória como se de um título se tratasse. A seguir com muita atenção.

    ResponderEliminar
  5. "Então porque é que perdes tempo a ler,GRANDE ESTÙPIDO?Lança tu um tema de interesse,anormal". isto é memo um comentario á pita de 14 anos! N percebo porque nao puseste o teu nome! deves ter a mania ó pita! ve la mas é se ganhas á patricia martins!

    ResponderEliminar
  6. Agradeço mais cuidado com as tentivas de adivinhação de quem é quem e porque escreve o que escreve. Centrem-se no que é conteúdo e dixem o acessório para outras bandas.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. "Então porque é que perdes tempo a ler,GRANDE ESTÙPIDO?Lança tu um tema de interesse,anormal". vesse mesmo que é essa pita que ta a escrever! ve la mas é se ganhas á patricia martins!

    ResponderEliminar
  10. Para evitar perder tempo a eliminar posts repetidos, gostaria imenso que respeitassem os outros leitores do blog e se deixassem de atordoadas sem sentido e sem absolutamente senso algum. Ganhamos todos

    ResponderEliminar
  11. barata deixa as verdades serem ditas mas é!

    ResponderEliminar
  12. Deixo que digam tudo ou quase tudo mas não se repitam porque demonstram que não tem nada mais para dizer

    ResponderEliminar
  13. Seus estúpidos,anormais e mentecaptos.Não é a MJK que fez os comentários,fui eu,e eu aqui valho exactamente o mesmo que vocês:sou "anonymous".Para o grande anormal que utiliza termos como "pita",pela linguagem deves ser um puto imberbe,um menino fora de tempo,e se jogas ténis deves ser de certeza daqueles que perdem sempre na 1º ronda e que não passa dos quali's ou pré quali's dos nacionais."Vêlá se ganhas à Patrícia Martins"?E tu vê lá é se vais aprender a escrever(VESSE)!!!GRANDE BURRO

    ResponderEliminar
  14. Por acaso ja fui campeao nacional, só por acaso! Agora se tas revoltado/a com a vergonha de tenis que jogas isso e problema teu! Cresce e aparece tótó!

    ResponderEliminar
  15. Não passas é de um campeão nacional anónimo.Só por acaso...

    ResponderEliminar
  16. Acho que os anónimos que escreveram certas anormalidades neste blog, devem um pedido de desculpas ao Rui por ter lançado este tema...porque se são mesmo adeptos do tenis então estariam atentos às evoluções das atletas mais novas! Vejamos a MJK acabou de ganhar o seu 1º torneio com prizemoney, sim talvez tenha sido sorte, ou o torneio da sua vida, mas aproveitou uma Katia Rodrigues (nº 2 nacional ) e uma Joana Pangaio (nº 5) nacional mais fragilizadas, a jogar menos bem e saiu vitoriosa no torneio!! Pensem nisso antes de condenar jogadores q aidna têm muito para dar e vender!!!

    ResponderEliminar
  17. Foi de certeza o torneio da vida dela,estive lá e vi a forma categórica como a Mary Jo ganhou todos os jogos,aliás não cedeu um único set em todo o torneio.Sorte?Ganhar à Kátia Rodrigues e à Joana Pangaio da forma concludente como MJK ganhou não foi fruto da sorte,mas sim de uma evolução da miuda em todos os níveis;técnico,físico e essencialmente mental.Uma jogadora a seguir com particular atenção!

    ResponderEliminar
  18. Eu também estive lá e acho q apesar da MJK ter jogado muito bem...acho que as miudas Rodrigues e Pangaio não jogaram nada de especial...têm muito mais jogo do que aquilo que demonstraram no torneio...talvez seja também o cansaço de final de ano...ultimo torneio...não sei...so elas poderao responder a isso!

    ResponderEliminar
  19. e tu deves jogar muito deves!se a tivesses visto a limpar a katia e a joana dizias se jogava 0 dizias ...

    ResponderEliminar
  20. sim porque a katia e a pangaio jogam bue, ve la nao te canses!

    ResponderEliminar
  21. De certezaq q jogam mt mais q tu!!!

    ResponderEliminar