Pesquisar neste blogue

28 de janeiro de 2008

Portugal, Espanha e os outros....

É uma das eternas questões: toda a história tem duas faces e a questão colocada ( e muito bem, acrescento) por um dos nossos leitores pode igualmente trazer esta dualidade.
Como é que Frederico Silva vai aos Estados Unidos e faz um brilharete e depois joga em França e cai à primeira ?
Como é que Patricia Martins oscila entre meias finais e finais e derrotas na 1ª ronda ?
Será um problema de estatura profissional, culpa ou não da formação de base?
Será pouca sorte nos sorteios ?
Será somente um tremor dos grandes jogos, acusando uma menor rodagem pelos torneios internacionais, se nos comparar-mos às grandes vedetas juvenis da Europa.
Ou, e esta é a minha versão, será apenas a constatação de que a formação generalista de base em Portugal é muito mais o de aproveitar os dons naturais de alguns, poucos, miúdos e miúdas e muito menos o de retirar de muitos potencialidades escondidas, não tendo nós uma estrutura interna competitiva que prepare adequadamente os miúdos para estes grandes torneios europeus?
Mas vamos aos factos e falo só de sub-14, olhando para os rankings da semana passada:
Em masculinos/Femininos /Total no Top 200:
Portugal: 6/1 = 7
Espanha: 0/0= 0
França : 11/7= 18
Italia : 19/14 = 33
Alemanha: 20/12= 32
Inglaterra: 11/9 = 20
R.Checa : 12/11= 23
Russia : 23/30 = 53
Isto é a realidade europeia e facilmente se nota o dominio das representações russa , italiana e alemã o que terá a ver, digo eu, com uma estrutura de treino para os mais novos perfeitamente integrada nos sistemas de competição da ETA.
É obvio que sempre podemos dizer que os rankings são relativos, existem muitos torneios na Europa Central e de Leste e logo as possibilidades de pontuar são maiores mas esta explicação é demasiado conveniente.
O PNDT pode ser interessante e poderá dar, a curto e médio, alguns resultados ( para quem nada tinha, ter alguma coisa é sempre bem melhor) mas apenas apanha os melhores , escolhendo-os de meia dúzia de apreciações nada sistemáticas ( onde é que estão os grandes torneios nacionais para os mais novos???) e, pergunto eu, e os outros??
Será que no meio da "plebe" tenistica nacional não haverão jovens tenistas que, com um correcto e sequencial programa de treino ( tipo um Plano de Treino Nacional, adaptavél pelos clubes de acordo com as caracteristicas dos jogadores) e com competição cada vez mais de nível de exigência alto, se poderiam tornar jogadores acima da média ?.
Esta ideia é comum nos Estados Unidos, todas as grandes academias utilizam os mesmos programas de treino ( afinal, tudo já foi inventado e não existem programas miraculosos ) e tudo depende do talento natural de cada um. A isto juntam um completo sistema de competição, com centenas de torneios todas as semanas, por todo o território norte-americano.
Pergunto eu ( que estou do lado de fora e pouco ou nada conheço dos programas de treino dos principais clubes em Portugal ) : Será o programa de treino para os sub-12 e sub-14 na Ace-Team, por exemplo, igual ao que se faz no CT do Porto ? Quantas vezes jogam internamente os melhores jogadores destes dois clubes, uns contra os outros e os exemplos podem-se estender a outros, como é obvio?
Por certo existem coisas positivas em ambos mas que somente num deles é usado, não seria útil fazer quase que um "brainstorming" nacional, entre todos e combinar estratégias, exemplos e métodos, aplicavéis em todo o país, para que pudessemos desenvolver um tipo de cultura tenística muito própria.
No fim, até pode ser que o ideal seja o exemplo espanhol.
Os nuestros hermanos, na faixa etária apresentada, simplesmente prescindiram de participar em torneios internacionais e os casos de excepção ( Boluda e um ou dois mais) fazem-no por questões de patrocinios e nada mais.
No entanto ( Rita Vilaça que o diga...) nas competições internas em Espanha o nível apresentado é muito elevado e os diversos campeonatos regionais são autênticos torneios de categoria superior, sendo que em Espanha, os jovens apenas partem para torneios estrangeiros para participarem em torneios profissionais.
Repare-se que no ranking ITF de júniores, masculinos, apenas 4 tenistas estão no Top 500, sendo o 1º colocado em 279º, Carlos Boluda, o mais novo de entre todos.
Mas se formos ao ranking ATP, Espanha tem " apenas" 5 jogadores nos 17 primeiros, 12 dentro do Top 100 e 27 dentro do Top 300.
Quantos torneios de expressão internacional, para sub-18 e inferiores, conhecemos em Espanha? Nenhum.
E agora apontem torneios Challenger para cima : Madrid, Barcelona,Valência, Sevilha,La Coruna, e só cito alguns de cabeça....
Quantos Futures existem em Espanha em cada ano????
E torneios ITF júniores???
Será este o melhor exemplo?
Lançaremos nós, os nossos jovens, demasiado cedo no mercado internacional ?
Seremos mais vaidosos, querendo apresentar pontos nos rankings europeus e mundial, disfarçando uma inexistente estrutura de base?
Deveríamos apostar em torneios e mais torneios internos do Minho ao Algarve, dos Açores à Madeira e apostar num programa de treino único ou aproximadamente parecido e fazer crescer bons jogadores da mediania que hoje temos?
Gostaria de saber das vossas opiniões, desde que, como é obvio ( e aqui a intrasigência será absoluta), não entrem no ataque, ofensa ou outros considerandos que nada tem a ver com o tema.
Também gostaria que os mentores dos treinos dos nossos miúdos arranjassem algum tempinho e colocassem aqui as vossas percepções sobre este assunto de fundo que há muito já deveria ter sido alterado. Ou não?

55 comentários:

  1. Bom post!
    Dá q pensar....

    ResponderEliminar
  2. Os clubes fazem cada vez menos torneios!
    Basta ver o calendário oficial de provas da FPT!
    Um torneio tem diversas despesas e muitos deles nem sequer tem um quadro completo de 32!
    Pagar a inscrição do torneio, bolas, troféus e juiz-árbitro não é nada barato...

    ResponderEliminar
  3. Só queria deixar duas opiniões rápidas:

    1º para dizer que se os resultados de Tarbes são negativos, como não poderiam deixar de ser um saldo de 3 derrotas em quadros principais, é bom não colocar elevadas expectativas nas promesas portuguesas. O V. Mensurado perdeu para um top 20 europeu, a Patrícia jogou com uma alemã que os únicos dois torneios que tem no seu ranking apontam para um bom nível e o Frederico Silva está só no seu primeiro ano de infantil, ainda tem muito tempo...

    Noto, também, que as meias-finais da Patricia foram num torneio de categoria 2 e dai para Les Petits As é um grande salto.

    2º Não acho que a solução possa ser fechar-nos num modelo de competição interna. Somos pequenos para isso, basta ver que Federer e Henin (paises pequenos) jogaram os circuitos internacionais desde cedo. Se pudéssemos aproveitar para entrar no circuito espanhol, aí a história podia ser outra, mas não vejo muitas vantagens em relação ao circuito europeu.

    ResponderEliminar
  4. O ténis é uma modalidade que exige um enorme sacrifício,não só do atleta mas em termos logisticos da familia bem como monetários.O êxito dos tais miúdos com talento:Gonçalo Loureiro, Frederico Silva, Catela,Francisco Dias, Mensurado ,Barra ....passa pelo apoio do estado, em termos de estudos feitos á medida(não quero dizer mais fáceis)como haver um trabalho continuo por uma equipa de técnicos credenciados devidamente remunerados e apaixonados pelo que fazem.A massa humana neste momento existe tem é que se trabalhar correctamente.No ténis os resultados vão aparecendo, crescendo.Não será por um jogo menos bem conseguido que esse atleta não virá a ser um dia um grande campeão.

    ResponderEliminar
  5. isto e inegavelmente o problema da galinha e do ovo! Portugal nao tema dimensao tenistica para internamente criar de momento esse processo competitivo interno vejam quantas jogadoras e jogadores seniores competitivos e que realmente temos? e nao vai ser criado esse quadro competitivo se nao se acarinharem este jovens que tem entre os 16 e 12 anos que hoje existem em alguma quantidade e qualidade

    ResponderEliminar
  6. Creio que a solução passa por algo que está escrito pelo Rui:
    Mais e melhores torneios juvenis com prémios aliciantes que consigam atrair jovens de todo o país a jogar em determinado local.
    No torneio de Dezembro em Portimão conseguiu-se juntar jovens de muitos locais bem longe do Algarve, o que demonstra que um bom esforço organizacional e com bons apoios por parte de patrocinadores é meio caminho andado para se fazer um bom torneio.
    Mais e melhores torneios com os apoios possiveis para que os jovens atletas possam encontrar-se para jogar várias vezes por ano.
    Lembro-me que nos anos 80 e 90 as "vedetas" jovens apenas jogavam os nacionais, hoje congratulo-me por ver que se dá mais importância á competição e que talvez não se dê mais ainda por falta de torneios que consigam mesmo movimentar jovens de todo o país.
    O viajar pelo país é muito bom para eles, assim como os convivios e conhecimentos que lhes são permitidos nessas situações.
    Bora lá fazer torneios para os nossos miúdos!!!

    Sinto igualmente que hoje em dia o interior dá cartas e tem jogadores de valor, o que quer dizer que parte de um bom caminho já está feito.

    ResponderEliminar
  7. a partir de cadetes, os jogadores portugueses querem é paródia! o tenis fica para os dias a seguir á ressaca!

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por colocar o assunto à discussão. Para já, o meu contributo vai para o facto de os treinadores portugueses serem de uma forma geral de muito baixa qualidade, o segundo facto, ( para mim são factos ), os custos da internacionalização são demasiado elevados para a esmagadora maioria das familias dos jogadores com potencial, e para agravar, e em terceiro lugar, é o facto de não haver nenhuma facilidade do tipo politico, que facilite a vida nas escolas aos atletas que jogam habitualmente nos circuitos europeus ou internacionais, à custa deles, e não do erário público. Assuntos como faltas, exames, testes, etc, deveriam serem flexibilizados para quem comprovadamente anda nestas "andanças", e tem um "aproveitamento" minimo proporcional as naturais dificuldades que enfrentam.

    ResponderEliminar
  9. Interessante este POST, parabéns.

    ResponderEliminar
  10. Será útil para os talentos, jogarem mais vezes uns contra os outros, penso eu. E a forma mais prática de o fazer é talvez, fazendo os estágios das seleções, com uma base mais alargada de convocados, nos torneios nacionais.

    A competição muito fácil ou muito difícil é importante em alguns momentos, mas os encontros equilibrados são, na minha opinião, os que fazem evoluir os atletas. Vejo torneios onde ganham sempre os mesmos e perdem sempre os mesmos, isto não é bom porque os que ganham acham que estão muito bem e os que perdem ao contário.

    ResponderEliminar
  11. Olá Rui,
    Parabéns por este teu post.
    Convido os bloguistas a consultarem o mais recente módulo disponível no site da FPT -"Selecções Nacionais". Nele podem já encontrar os programas de actividades das Selecções Nacionais Sub 12 - (http://www.fptenis.pt/Seleccoes/Prog_Act_Sub_12.pdf) e Sub 14 (http://www.fptenis.pt/Seleccoes/Prog_Act_Sub_14.pdf), bem como todas as actividades relativas aos Sub 10 que estão disponíveis ao clicar no logo do PNDT.
    Para além do calendário competitivo internacional, estão também valorizadas as provas A Sub 12 e Sub 14. Exemplo disso temos a prova A do CIF que se disputa a partir do próximo sábado e que conta com a totalidade dos atletas sub 12 que estiveram convocados para o último estágio da selecção nacional realizado a 19 e 20 de Janeiro. Esta será uma excelente oportunidade de ter reunidos todos os melhores atletas deste escalão.
    Estão também previstos encontros amigáveis com espanha, nos escalões sub 12 e sub 14 que servirão para dar experiência competitiva aos atletas portugueses (numa base mais alargada).
    No meu ponto de vista estão a ser dados passos sólidos na melhoria da estrutura competitiva nacional. Sinto a nova geração de treinadores portugueses, que lidam directamente com estes escalões, muito motivada para trabalhar.

    Nem tudo está feito, muito há ainda para fazer.

    ResponderEliminar
  12. primeiro dimheiro e preciso
    e mesmo muito
    aqui os treinadores sejam bons ou maus olham muito para o seu umbigo
    depois nao a estruturas para estas criancas treinarem pois as escolas nao apoiam nada ms tb os clubes federacoes etc deviam mexer se nesse aspecto
    la fora os meninos tem um programa escolar para quem pratica desporto de alta competicao
    e um desporto onde se paga muito caro para se treinar em relacao ao pais que somos
    e mesmo pais que tem dinheiro pensam varias vezes como sabemos nao e saida para um jovem ser tenista no nosso pais

    temos muita pouca competicao dentro do nosso pais

    para tudo isto melhorar teria de haver um esforco brutal de tds mas tem de ser de raiz
    quanto ao jovens chegarem a cadetes e comecarem a desistir ou faze lo de outra perspectiva e natural comecam a ficar mais lucidos e tem que comecar a fazer outras opccoes
    a escola exige mais!
    quantos nao ficaram ja pelo caminho?tantos e tantos
    as viagens pagar a treinadores etc etc
    e mesmo muito caro
    as federacoes la fora tem muito mais dinheiro

    aqui e quase tudo a custa dos pais
    e muito mais
    e muito mais complicao do que se pensa
    teria de haver um restruturacao toda de base

    e o tenis de a uns tempos atras nada tem haver com de agora
    esta cada vez mais evluido desde as tenras idades e isso faz se com muito trabalho e estrutura

    os nossos meninos ate sao uns herois com as condicoes que tem

    e os pais nem se fala
    ate fazem muito.............

    ResponderEliminar
  13. os torneios ca em portugal sao carissimos para a qualidade deles
    e se for para sair da zona a qulidade do torneio e muitopouca e esse fim de semana sai carissimo e sem piada alguma
    pois torneios dao sempre a mesma coisa aos miudos as vezes nem aguas dao e tornam se uma seca para eles e pais
    e preciso estimular pais e miudos para dar um empurrao a esta modalidade senao acho que ate vai piorar

    sao sempre os mesmos e sem estimulo algum
    entao as raparigas e uma monotonia
    contam se pelos os dedos

    ResponderEliminar
  14. e que tal a federacao e clubes mexerem se e arranjarem patrocinios? e a unica maneira pois so com o dinheiro dos pais tem que ser ptojectos individuais e mesmo assim e muito dificil
    se virem o gastao e michelle foram projectos indiviuais todos coordenados pelos pais o miguel de almeida vai pelo mesmo o frederico e praticamento um individual

    da para pensar nao e ??????????????

    ResponderEliminar
  15. estou de acordo com a versao do rui barata
    e isso mesmo!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Este post merece muitas reflexões. Caro Rui em Espanha organizam~-se provas internacionais para os escalões jovens. Em 2008 têm uma de sub 12, uma de sub 14 , 4 sub 16e duas sub 18.
    É claro que os torneios internos são muito fortes , não esquecer que só na Catalunha há mais de 40.000 federados.
    Em Portugal há muito pouca competição importante. Os torneios de nivel A são escassos. Para 2008 temos 4 sub 12 , 3 sub 14 , 2 sub 16 e apenas 1 sub 18. Convenhamos que para um ano é muito pouco. Sabemos que os 3 ou 4 mais dotados fazem umas provas no estrangeiro , e os outros? Quem nos garante que um sub 12 "perdedor" não vai ser um "ganhador" sub 16? Isto acontece se lá chegar e a maioria desiste antes. Como já aqui referiram as despesas são enormes , as escolas pouco ou nada fléxiveis e os estimulos escasseiam.
    Os jogadores jovens deviam ter um quadro competitivo mais preenchido , com jogos equilibrados , fazendo da competição uma rotina. Que estimulo tem um jovem sub 16 com apenas dois torneios A mais o Campeonato Nacional?
    Mesmo os sub 12 têm apenas 4 provas onde se reunem os melhores , e o resto do ano? Torneios C onde jogam sempre contra os mesmos.
    E o que dizer de uma federação em que os pais dos atletas têm que custear as viagens de avião dos filhos em eventos em que representam a selecção?
    Como diz o Nuno Mota , já se està a fazer algo , esperemos que este trabalho do PNDT comece a dar frutos.
    Para terminar apenas referir que gostava de ver a federação ser mais actuante junto das escolas e ministério da educação para libertar os jogadores de horários desumanos.

    ResponderEliminar
  17. Os torneios A devem ser jogados pelos melhores valores de cada escalão. Quando muito, nos torneios de Dezembro, os atletas que no ano seguinte transitam para outro escalão devem ser impedidos de jogar e jogar o escalão acima. Os torneios nos restantes meses todos devem jogar. Atente-se ao Torneio A no Estoril de Sub 14 em Dezembro. Não estavam lá V. Mensurado, J. Barra, F. Silva, D. Rocha, A. Silva, D. Sualehe, G. Loureiro (perdoem-me se ignorei algum atleta!) nenhum deles deixa de ser infantil este em 2008, e o torneio era perto de Lisboa! Se se conseguir que os melhores valores estejam presentes, as "2as linhas" - teoricamente! - terão oportunidade de competir mais do que uma vez (normalmente só no Nacional, e por acidente noutras provas) com os melhores do escalão, e estes terão que provar o estatuto que muitas vezes nem é posto à prova, pois muitos destes atletas só jogam torneios nacionais acima acima do escalão ou internacionais. Por exemplo em Espanha, não sei se há uma imposição oficial da Federação Espanhola como critério para jogar na selecção, mas na Copa del Sol em Julho estavam três atletas em representação de Espanha que tinham jogado, senão todas as etapas, pelo menos quase todas do NJT. O NJT também não oferece estadia, oferece prémios giros para os miúdos, mas sobretudo excelente competitividade nos s12 e s14. Se conseguirmos que o que está no papel nos critérios de selecção no site da federação, seja aplicado, todos saem a ganhar, pois os melhores provam ao longo de todo o ano que são os melhores, e não fogem ao confronto, e as 2as linhas tentam ganhar aos melhores. Acho que para os torneios A devem ser prioritários para os nossos atletas, e não critico as opções dos treinadores dos atletas que citei acima, tiveram concerteza inúmeras razões, e válidas, para que não jogassem aquele torneio em particular. Mas se os melhores de cada escalão não fizerem o esforço de jogar os Torneios A, dificilmente as organizações conseguirão arranjar patrocínios para oferecer bons prémios, estadia, etc. porque o nível será sempre mais baixo, e continuaremos a marcar passo no que diz respeito à competitividade interna. Já são poucos os bons valores em Portugal, e se escolhem não competir cá dentro, não vejo grandes soluções para o nível médio aumentar!
    Parabéns Rui pelo blog, e pela discussão que provoca, pois ajuda a melhorar.
    Cumprimentos
    Pedro Canedo

    ResponderEliminar
  18. Muito bom.
    Por aquilo que conheço do panorama geral do ténis em Portugal, não existe nas academias e nos treinadores nacionais método.
    Método é algo que parte de aprendisagem, observação e implementação. Obviamente que não conheço todas as realidades, mas pela realidade que conheço, poucos são as academias que façam mais que "pôr bolas" e "fazer uns jogos".
    Posso dizer sem qualquer medo de errar que dentro em breve, uma academia em particular terá obrigatóriamente de começar a dar frutos, por fazer muito mais que isso, por fazer um acompanhamento técnico especifico às necessidades de evolução dos seus jovens (essencialmente) jogadores. Essa academia é do norte do país e não vou dizer o seu nome para não se pensar que estou aqui a querer fazer publicidade.
    Bem haja Rui por pôr o dedo na ferida.

    ResponderEliminar
  19. Muito bom.
    Por aquilo que conheço do panorama geral do ténis em Portugal, não existe nas academias e nos treinadores nacionais método.
    Método é algo que parte de aprendisagem, observação e implementação. Obviamente que não conheço todas as realidades, mas pela realidade que conheço, poucos são as academias que façam mais que "pôr bolas" e "fazer uns jogos".
    Posso dizer sem qualquer medo de errar que dentro em breve, uma academia em particular terá obrigatóriamente de começar a dar frutos, por fazer muito mais que isso, por fazer um acompanhamento técnico especifico às necessidades de evolução dos seus jovens (essencialmente) jogadores. Essa academia é do norte do país e não vou dizer o seu nome para não se pensar que estou aqui a querer fazer publicidade.
    Bem haja Rui por pôr o dedo na ferida.

    ResponderEliminar
  20. Diga lá o nome , gostava de lá colocar o meu filho.

    ResponderEliminar
  21. Para não tornar ainda mais maçadora evolução deste assunto que já mereceu bastantes comentarios e na maior parte dos quais é facil perceber onde falha o ténis tuga gostava de deixar as seguintes questões que, na minha opinião, estão na origem deste mau estado actual da modalidade:
    -Será que temos dirigentes preparados para a missão?
    -A maioria das associações regionais não serão culpadas em todo este processo por serem compostas por pessoas sem carácter, como por exemplo Porto e Coimbra?
    -Será que grande parte dos treinadores descobre a galinha dos ovos de ouro no exercício de uma profissão para a qual não estão devidamente preparados?
    -Será que o responsável pelo departemanto de Formação da FPT é a pessoa indicada para ocupar cargo tão importante?
    Podia dizer muito mais, mas não estou para depois levar aqui com os mais imbecis dos comentários.

    ResponderEliminar
  22. tanta coisa se podia dizer aqui mas desde ja estejamos conscientes que sem dinheiro nao se vai la

    e preciso dimheiro para se investir nesta criancada coisa que me parece que so sai dos bolsos dos pais
    a pais ai no mercado a pagarem balurdios para os filhos treinarem que nao tem nada a ver com a realidadede onde vivemos
    claro que quando caem em si a torneira fecha porque mesmo assim com dinheiro e dificil pois nao a metodo etc...

    ResponderEliminar
  23. gostava de saber o nome dessa academia e quanto vai custar aos pais essa inovacao toda?
    pois se o tenis ja e tao caro assim com essas inovacoes nao vai ser barato pois nao?

    talvez a inovacao nao seja assim tao cara e ai entao temos melhorias
    vou dar o beneficio de duvida......

    ResponderEliminar
  24. o tenis e dos desportos mais bonitos mas mais dificeis d se praticar e requer muitos componentes nos atletas e nos treinadores imensas competencias

    nao me parace que estejamos apetrechados de tecnicos a altura deste desporto e mais de clubes(que muitos deles nao tem campos cobertos)ginasios psicologos etc
    caiam na realidade a mesmo muito para se fazer

    nao podemos pedir a estes miudos o impossivel nem eles tem condicoes cmo e possivel?
    se queremos ser bons temosque ser bons em ensinar e criar estruturas competentes

    nao existem milagres desses!
    e mais como em todas as profissioes o treinador deve estar sempre em formacao e actualizado pois este desporto tem evoluido a olhos vistos
    principalmente em perf.fisica etc
    a muitos treinadores que o sao ca em portugal so porque nao foram jogadores nao foi por opccao

    ResponderEliminar
  25. esqueceram se do vasco mensurado treina sozinho
    e a ainda muitos mais nomes a ter treinos individuais a preco de ouro
    entao nao etudo a custa dos pais
    viva os pais sem eles nao havia tenisde qualidade

    ResponderEliminar
  26. Relativamente à pretação dos atletas no Petits As, e esperando lógicamente que conseguissemos mais vitórias, gostava de colocar as seguintes questões: é assim tão desprestigiante perder com jogadores da selecção alemã? ainda mais conseguindo dar grande réplica? e com um dos atletas com menos um ano e jogando com um jogador nº 6 da Europa? Esperemos é que daqui a 8 ou 10 anos os nossos jogadores ainda consigam dar esta réplica (ou mesmo ganhar!) a estes jogadores alemães. Era sinal que estavam no top.

    ResponderEliminar
  27. Mas porque raio um alemão de 13 anos é melhor que um português?
    Treina de outra forma?
    Todos sabemos que são efectivamente os pais que aguentam o ténis , ou seja , sustentam a federação , os treinadores , os clubes , os bares dos clubes , os vendedores de raquetes , os encordoadores, etc......
    Sem pais o ténis em Portugal desaparece.

    ResponderEliminar
  28. Porque razao nao existem espanhois no top 100? Porque têm um circuito interno do mais competitivo que por ai se pode encontrar...Ponho-me entao a pensar... Se um dos problemas neste pais é a falta de dinheiro porque e que nao se põe viagens longinquas e caras de lado e se aproveita o invejavel circuito espanhol para se ir la jogar? Encontra-se um nivel muito elevado, torneios em que a competitividade iguala a do resto de Europa a um preço muito mais simpatico

    ResponderEliminar
  29. acho é q está a aparecer um "GANG DOS PAIS"!!!!! OS TREINADORES Q SE CUIDEM pq senao deixam de trabalhar......

    ResponderEliminar
  30. Que coisa mais parva essa dos pais.Já agora quem é que sustenta os pais??? O estado (se forem funcionários publicos), as empresas que lhes pagam os ordenados (não tenho nada contra os pais, acho é ridicula esta abordagem)

    ResponderEliminar
  31. vejam srs treinadores que os pais até ja se metem na parte tecnica e tactica dos filhos!!! como é q é possive1! nunca vi um treinador a dizer a um pai para n comprar um BMW e para comprar um mini para o menino ir fazer torneios fora....
    tenham juizo e cada macaco no seu galho!

    ResponderEliminar
  32. Não se esqueçam que há pais que também têm o curso de treinador. Concordo com o comentário que coloca os pais no cerne da questão. Os pais é que ficam com os filhos para toda a vida , muitos deles com sonhos desfeitos , depois de anos e anos a treinar , com os vendedores de sonhos a embolsar. Temos que ter a coragem de dizer: há treinadores sem qualidade ( felizmente também os há com qualidade).
    E para terminar acho muito bem que os pais acompanhem o trabalho dos filhos , seja na parte técnica ou táctica , são uma das partes fundamentais para os jovens terem êxito , êxito na vida !

    ResponderEliminar
  33. Pr'aquele que perguntou porque raio um miudo alemão de 13 anos é melhor que um miudo português. Que tal por ter um Federação com milhões de euros e não uma falida, com Directores Técnicos competentissimos e não com um em part time que cuida(va)sobretudo do seu clube privado, por esse miúdo ter horários compatíveis de treino de ténis e não sair da Escola muitas vezes às 17h para treinar até às 21h, por ter treinadores competentes com cursos quase superiores e não um sistema de formação de treinadores que faz um curso de Alta Competição de 10 em 10 anos, por ter 50.000 clubes e não 300, por ter 1 milhão de federados e não 6 mil, por na Alemanha se calhar haver incentivos fiscais que permitam às Empresas apoiar os melhores valores do desporto sobretudo os jovens em formação e não apenas aqueles poucos que já vêm com uma medalha ao pescoço, se calhar por na Alemanha os Jornais desportivos em 50 páginas não dedicarem 47 ao futebol e 3 a todas as outras modalidades, se calhar por a juventude na Alemanha ter hábitos desportivos e a esmagadora maioria não frequentar bares e discotecas até às 7 da manhã a fumar(agora menos felizmente...) e a beber quase todos os dias da semana com a complacência (a maior parte das vezes resignada)de pais que perderam uma grande parte da capacidade de dizer não, mesmo quando estão cientes dos "perigos" da noite, por os pais alemães lhe ensinarem o que é a disciplina e respeito pela aprendizagem e autoridade e não irem a correr à escola bater e insultar os professores cada vez que o filhinho é chamado à razão, por os pais na Alemanha, se calhar por terem tido 2 guerras mundiais(provocadas por eles é certo)que lhes destruiu o país saberem o valor das coisas e não desatarem a dar tudo aos filhos, mesmo quando não merecem, numa de ostentação e novo riquismo de não poderem ficar atrás do vizinho, se calhar por...etc...etc...etc...etc...

    ResponderEliminar
  34. para termos um circuito interno mais competitivo e praeciso chamar criancas a praticar este desporto e nao so duas vezes por semana!
    mas como e que isso e possivel se ests desporto e tao caro?

    la vamos nos ao dinheiro!
    sao os "tais gangs de pais " que pagam tudo
    ja viram a programacao da federacao?
    e quase tudo pago pelos pais!
    isto tem muito que se diga mas a uma coisa incontestavel sem pais com disponibilidade e sem o dinheiro deles nao havia tenis em portugal!!!
    digam o que disserem...
    agora o tenis ate devia baixar pois o estado baixou o iva nao e?
    se houver muitos miudos a jogar tenis tambem se ganha dinheiro nao e ?

    ResponderEliminar
  35. e isso mesmo e as criancas so evoluem se houver dinheiro para pagar mais horas de treino,viagens,torneios (que estao caros para a qualidade deles ca em portugal)acompanhamento tecnico etc etc
    isto e tudo autismo!
    caiam na realidade!

    ResponderEliminar
  36. a culpa é dos treinadores!!!! tao lixados. o Gang vai atacar em breve!LOL

    ResponderEliminar
  37. mas quem disse que a culpa e dos treinadores!!!!!!!!!!!!!!
    realmenta nao se consegue
    e cada bacurada!

    ResponderEliminar
  38. a culpa e do sistema e da estrutura montada
    e evidente que os treinadores tem de ganhar
    mas sera que 5 miudos a pagarem menos nao e mesmo?pergunto eu?
    ou da muito trabalho a estrutura ou nao a mesmo?

    um medico num hospital exigem lhe competecia a ganhar o mesmo seja com um doente ou com 100 por dia?
    e digo vos que ganha bem pouco se trabalhar so no hospital certo?

    e preciso equipas de treinadores todos a trabalhar para o mesmo proposito

    ResponderEliminar
  39. este post serve para trocar ideias e tentarmos tirar dqui conclusoes
    acho que todos tem razao no que dizem

    mas temos de comecar por algum lado?sejamos sensatos assim como o tenis portugues esta nao vai a lado algum e ate acho que vai piorar!
    sem dinheiro nao se faz mesmo nada
    tenham paciencia!

    ResponderEliminar
  40. o justiceiro da noite tm toda a razao

    ResponderEliminar
  41. Dinheiro é necessário , mas também é necessária vontade , competência e ambição. Enquanto os horários escolares forem esta desgraça poucas hipóteses temos de melhorar.
    O que mais me assusta é que se prevê que a carga horária ainda aumente mais. É mesmo um país desgraçado.

    ResponderEliminar
  42. pois e ai e que temos todos de trabalhar em conjunto para os alunos de alta competicao terem outro tipo de horarios
    mas ai nao pode ser so os pais
    todas as instituicoes de desporto e por aii fora deviam dar um empurrao

    senao nao vale a pena investir no desporto
    so para entrar em faculdades mas ai ate acho mal os pais alimentarem isso aos filhos
    terem estatuto para entrarem depois nas faculdades
    grande investimento e muito mal feito
    precisamos de gente competente
    se mexermos muito nisto vamos ver que a imensos problemas de fundo no desporto de alta competicaio no nosso pais

    ResponderEliminar
  43. parabens porque assim se fala de tenis e é por aqui que se deve partir, pela formação.pensar tenis ou pensar desporto num ´País futebolistico é dificil mas muitos parabens por este desafio. é que os comerciantes do tenis deveriam por a mão na consciencia do que se paga para jogar tenis e para competir, é um absurdo, outro ponto, se for no feminino então o panorama atinge os extremos... só o negócio é que conta pois se não der negócio não há talento para descobrir, parabens a todos os que querem contribuir construtivamente e não destrutivamente...

    ResponderEliminar
  44. sem falar na questão do iva que o governo baixou 16 % e as escolas de ténis optaram por aumentar os seus lucros 16%, e o governo já diz que como eles não baixaram nada nas aulas, vai aumentar outra vez para o ano.e depois dizem que o estado não apóia!!!!!!

    ResponderEliminar
  45. a aqui um anonimo a gozar com os pais mas devia pensar antes de falar
    nenhum pai se quer meter na parte tecnica ou tactica ms concerteza um pai que paga um balurdio para seu filho treinar no tem mais e que pedir competencias evolucao etc
    porque o que se paga e muito as vezes que uma belissima escola particular
    por isso e que os pais se metem tanto
    e porque o dinheiro tambem lhes custa a ganhar
    e se for para competir e uma coisa se for so desporto de saude e outra
    mas ai nao vejo nenhum pai reclamar

    ResponderEliminar
  46. A conversa não devia focalizar-se apenas nos pais e treinadores.
    Uns pagam o que podem e lhes pedem, outros tentam salvar-se nesta vida, alguns com trabalho precário ( a recibos verdes) e convém salvaguardar-se e 'alimentar' o mais que se puder!
    Claro que há excepções, mas a maioria é como disse.

    Com a matéria prima que temos, faz-se o que se pode, no entanto, há gente competente a trabalhar os miudos.

    E há malta nova que joga muito bem, só temos é que apoiar e jogar, jogar muito!!

    ResponderEliminar
  47. claro que a gente competente a trabalhar ma a questao que foi posta aqui nao tem nada a ver com isso

    leia bem o que foi posto aqui em questao para se debater
    temos que ser mais ambiciosos
    nao e faz se o que se pode
    entao nao se pode pedir mais

    temos que ir para a frente

    ResponderEliminar
  48. o que se esta aqui a fazer a tentar por os dedos na ferida etentar arranjar maneira de os nossos meninos e meninas irem para frente
    se todos derem um passo por mais pequeno que seja ja era um contributio para melhorar
    agora sermos eternos coitidinhos faz se o que se pode tb nao estou de acordo
    temos que ser ambiciosos ter auto estima lutar e nao sermos os eternos coitadinhos
    claro que a situacoes precarias mas se houvesse muito mais miudos a jogar essas situacoes tb melhoravam
    somos portugueses e devemos ter orgulho
    temos infinitas razoes para vermos que ate podemos ir la
    mas nao como o sistema ta implementado no tenis
    e que tal darmos esse passinho?

    ResponderEliminar
  49. isto do iva realmente e escandaloso
    la esta senao dao e pk nao dao
    agora que dao ninguem se mexe

    para se colher e preciso semear
    e que tal os clubes pensarem nisso?
    afinal nao querem muitos miudos a jogar tenis?

    ResponderEliminar
  50. isto do iva realmente e escandaloso
    la esta senao dao e pk nao dao
    agora que dao ninguem se mexe

    para se colher e preciso semear
    e que tal os clubes pensarem nisso?
    afinal nao querem muitos miudos a jogar tenis?

    ResponderEliminar
  51. IVA? Já fizeram as contas da diferença?
    Peanuts , não é aí que reside o problema.
    Treinadores competentes , pais colaborantes e muidos motivados. Sem estas componentes todo o trabalho se perde.
    Não esquecer que muita gente só deseja fazer competição como estimulo adicional , nem todos querem ser proifissionais do ténis. O funil é muito apertado e depois de anos e anos de ténis , o que fazer profissionalmente? Ser treinador/professor a recibos verdes?

    ResponderEliminar
  52. um dos nossos problemaspara alem de todos estes que se tem falado aqui e que nos somos bons quando eles sao pequenos mas depois da passagem de infantis para cadetes "JA ERAMOS"nao a pernas para andar
    por inumerissimos factos que aqui ja foram falados e mais outros tantos que se poderia falar
    pergunto eu?como se motiva esse pessoal todo?
    a tanto poucos ingredientes!
    quanto ao iva sempre e qualquer COISA olha sempre era o tal peanuts

    ResponderEliminar
  53. o tenis de a 10 anos atras ja nao tem nada a ver com o de hoje
    cada vez evolui maIS E QUANDO SE FALA DE ALTA COMPETICAO E CADA VEZ MAIS CEDO
    os treinadores tem que se actualizar mais e nao sonhar de alto para os miudos nao criarem expectativas
    sao milhoes a jogar por esse mundo fora

    nao tenham ilusoes a muito muito para fazer caiam na realidade

    ResponderEliminar
  54. muito se falou aqui mas aposto que fica tudo na mesma
    e por fvr nao critiquem os meninos porque nao a milagres no tenis
    depois de tudo aqui dito nem sei porque se fala tanto se o tenis e so para os casos individuais onde a muito dinheiro?
    bem,ate houve anos atras quem investisse muito dinheiro e tb nao deu nada.
    e preciso muita coisa nao percam tempo e tudo uma ilusao

    ResponderEliminar
  55. Claro que fica tudo na mesma, este palco é só para comentar e expressar opiniões. Para mudar algo é preciso agir, actuar, tomar decisões no sítio certo, perante plateias em sintonia com os mesmos raciocínios e valores.

    JPA

    ResponderEliminar