Pesquisar neste blogue

13 de dezembro de 2007

Norberto Santos no "Record"

Noticia de hoje de Norberto Santos no Record, sobre o DTN, Paulo Lucas.
A Federação Portuguesa de Ténis foi apanhada de surpresa com a vontade expressa de Paulo Lucas em não querer prolongar as funções de director técnico nacional. Este assunto constitui a matéria de fundo da assembleia geral marcada para sábado.
Ao que tudo indica, nada deverá demover as intenções de Paulo Lucas em afastar-se da esfera federativa para dedicar mais tempo à actividade no seu clube, o Centro de Ténis de Sassoeiros e ao projecto que já encetou com a criação de “team” de competição feminino e ao qual já aderiram algumas atletas russas que estão radicadas em Portugal há mais de um mês.
A criação de “team” de competição pressupõe muita disponibilidade de tempo para a coordenação do projecto e nem a vinda de André Lopes para reforço da equipa técnica alivia a carga horária de Paulo Lucas, que irá acompanhar as suas atletas a vários torneios no estrangeiro em 2008.
De momento, estão previstas possibilidades para as jogadoras fazerem a pré-temporada e, em princípio, poderão entrar nas provas em França, não estando colocada de lado a hipótese de também competirem numa série de torneios no Algarve.Este projecto deixou Paulo Lucas sem margem de manobra para continuar como DTN na federação.

12 comentários:

  1. mas entao anonimo quer q DTN fique ou saia? nao ha paciencia para os intriguistas tipo kgb a arranjar teorias obscuras.ele fez bom trabalho com a fed cup ou nao? fez bom trabalho com a magali e neuza ou nao? LEIA O COMMENTARIO DO CESAR COUTINHO SOBRE A MENTALIDADE REINANTE ANTES DE DIZER COISAS NEGATIVAS

    ResponderEliminar
  2. Meus caros,
    Mas não será possível criticar sem entrar pelo caminho da piadinha fácil, tipica de taberna de mau gosto, que muitas vezes só arranca sorrisos aos próprios, quando leêm o que escrevem.
    Se não gostam do DTN, existem formas cordiais e honestas ( e muito mais eficazes para suportar uma opinião) do que tentar escrever em russo, ou chamar o pravda para aqui.
    Tenham juízo.

    ResponderEliminar
  3. Desde o Ladies Open de Coimbra em Agosto que já se ouvia falar dessa decisão do Paulo Lucas.
    Fala quem sabe!

    Era previsível.....

    ResponderEliminar
  4. acho que faz muito bem em deixar de se director técnico

    ResponderEliminar
  5. ouvi dizer que ele ouviu dizer que andavam descontentes com ele
    muitos cargos, muitas treinandas, fpt e sassoeiros e viagens para torneios, de facto já era areia demais para uma só camioneta

    ResponderEliminar
  6. qual surpresa qual quê, o homem foi é corrido. Com tanta vigarice que aprontou. A ultima parece ter sido o seu comportamento durante o §25.000 da Beloura e o seu escandaloso apoio às atletas russas do seu team, mesmo quando em confronto com as atletas nacionais, algumas delas da "sua" equipa da Fed Cup. Simplesmente escandaloso. A sua corrida da FPT peca por tardia.

    ResponderEliminar
  7. Apoiadissimo. Aliás nunca lá devia ter entrado. Usou o cargo em proveito próprio, diga-se, como sempre o fez.

    ResponderEliminar
  8. engraçado, engraçado é o NS na sua noticia a tentar salvar a cara do outro, como se ele é que pusesse o cargo à disposição por não ter tempo para o seu team. Descobriu agora as incompatibilidades queres ver? Estão bem um para o outro...

    ResponderEliminar
  9. ninguem respondeu ao 1 anonimo? pq sera? so sabem dizer mal de tudo e todos mas fazer..... infelizmente isso faz parte duma certa parte da nossa sociedade que ainda vive no tempo d ditadura e nao consegue fazer ou e preguisoso mas e mais facil falar mal! pensem antes de dizerem baboseiras

    ResponderEliminar
  10. é oficial. Foi mesmo corrido. Haja Deus! Esperemos que de todos os cargos. Só faltava que o homem ficasse com a Fed Cup, onde precisamente o seu desempenho foi abaixo de zero.

    ResponderEliminar
  11. foi o q teve melhores resultados na fed cup a montes de tempo seu ignorante nao fale a toa

    ResponderEliminar
  12. Caros amigos,

    Conheço o Paulo Lucas há 20 anos e, por isso, sou naturalmente suspeito.
    Nem ele me passou procuração nem necessita da minha defesa, mas julgo que para quem estava a trabalhar supostamente a meio tempo, fez um trabalho positivo como DTN, apesar de admitir que o seu estilo impetuoso pode muitas vezes ser confundido com arrogante. Tem obviamente arestas a limar, mas qual de nós pode orgulhar-se de uma personalidade perfeita?
    Ficou muito por fazer? Claro que sim, mas não deveríamos exigir que se dedicasse a 100%. Quem iria depois alimentar a sua família e os seus negócios? Os que o criticam pelo que não fez sem olhar ao que fez?
    Não soube, isso sim, comunicar para o exterior e clarificar em todos os momentos quando agia como DTN, quando agia como seleccionador feminino e quando agia como treinador privado.
    A confusão é fácil e admito que haja incompatibilidades e conflitos deontológicos evidentes. As críticas de que foi alvo reflectiam exactamente essas incompatibilidades.
    Mas nunca vi ou li o Paulo Lucas ser elogiado por ter dirigido uma selecção nacional feminina à final do Campeonato da Europa nem ao Grupo-1 da Zona Euro-Africana da Fed Cup. Pelo contrário, de cada vez que havia resultados deste tipo continuava a ser criticado porque não levava jogadoras mais jovens como as outras selecções ou porque não era capaz de criar um espírito de grupo dentro da selecção.
    Julgo que bem mais construtivo seria a FPT promover um debate sobre se deverá haver um DTN a meio tempo mesmo quando não há possibilidades de pagar um a tempo inteiro. Deverá a mesma pessoa acumular cargos de seleccionador e DTN como fizeram no passado José Carlos Santos Costa, Mário Azevedo Gomes e Paulo Lucas? São questões pertinentes que devem ser levantadas e discutidas seriamente sem ataques pessoais a quem tenta dar o seu melhor.
    Admito que o Paulo Lucas no início da sua carreira tenha falhado com a Patrícia Valadas, uma vez mais, tentou num difícil equilíbrio enquanto namorado e treinador. Mas a Rita Freitas e a Magali De Lattre (duas jogadoras bem simpáticas, diga-se), embora admitindo que possam ter razões de queixa dele enquanto treinador, lembram-se seguramente dos tempos em que ganharam campeonatos nacionais com sob sua orientação e na altura elogiavam-no e confianvam nele. Quando ficaram descontentes com o seu trabalho foram-se embora e muito bem. Agora, a atitude mais elegante é nem comentar. Estive com a Magali no Jantar Oficial do Masters FPT/CIMA e ela, com muita elevação, nem tocou no assunto.
    Por mim, gostaria de partilhar convosco um momento que testemunhei no Masters FPT/CIMA: depois de ter recebido o troféu de vencedora do Circuito FPT/CIMA, Neuza Silva subiu as bancadas e foi partilhar a alegria com o seu treinador Paulo Lucas.
    Ele deu-lhe os parabéns, fez-lhe ver que tinha vivido um ano memorável, que deveria orgulhar-se dos seus resultados e concluiu dizendo-lhe que tinha valido a pena todo o esforço, recordando que dois anos antes, após uma prolongada lesão, a Neuza tinha ido pedir-lhe ajuda porque estava a pensar desistir do ténis aos 22 anos.
    Nunca naquele discurso ouvi o Paulo Lucas colocar-se em bicos de pés. Só ouvi elogios à fibra de campeã da sua jogadora.
    A Neuza ficou tão sensibilizada que as lágrimas rolaram-lhe pelas faces. Tenho a certeza de que, naquele momento, o próprio Paulo Lucas se sentiu recompensado pelo seu trabalho de treinador e, de certa forma, compensado por tantos ataques de que foi alvo nestes dois últimos anos.
    Isto para dizer-vos que, respeitando todas as vossas opiniões -- aliás, tenho excelentes relações com alguns dos principais detractores do Paulo Lucas e oiço-os ou leio-os sempre com atenção e reverência -- ele não é o monstro que o pintam, muito embora também não seja um anjo, mas quem o é nos dias complexos em que viviemos?
    Cumprmentos a todos os que escrevem neste blog, porque embora muito possa separar-nos, há muito mais a unir-nos, a começar pelo amor a esta modalidade.

    Hugo Ribeiro

    ResponderEliminar