Pesquisar neste blogue

17 de julho de 2008

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

Frederico Gil (105.º ATP) e Rui Machado (220.º) são os jogadores eleitos pelo ‘capitão’ Pedro Cordeiro para os dois primeiros confrontos de singulares da eliminatória que opõe Portugal ao Chipre, referente ao Grupo II da Zona Europa / África – Taça Davis 2008. O sorteio oficial, esta manhã no Castelo de São João da Foz, ditou que Frederico Gil jogará frente a George Kallis (sem ranking ATP), no primeiro singular, amanhã, a partir das 12h00. Rui Machado enfrentará, de seguida, o número um cipriota, Photos Kallias (623.º ATP). Para o confronto de pares, a ter lugar no sábado, Pedro Cordeiro escalou Frederico Gil e Leonardo Tavares, que terão de medir forças com a dupla formada por Photos Kallias e Demetrios Leontis.
A eliminatória começa amanhã, sexta-feira, no Lawn Tennis Club da Foz (Porto), e prolonga-se até domingo.
“No papel, o favoritismo está do nosso lado. No entanto, temos de provar dentro do campo que somos superiores”, referiu o Seleccionador Nacional, Pedro Cordeiro, esta manhã, na conferência de imprensa, justificando ainda as suas opções para os duelos com os cipriotas: “O Frederico Gil e o Rui Machado são aqueles que estão em melhor momento de forma. Quanto ao par, o Gil e o Leonardo formam a nossa melhor dupla”.
Frederico Gil: “Temos capacidade para ganhar a eliminatória”
Com a responsabilidade de ser o primeiro português a entrar em court nesta eliminatória com o Chipre, Frederico Gil mostra-se confiante no triunfo, não menosprezando, no entanto, o valor do seu adversário, George Kallis, jogador de 20 anos. “Espero ganhar. Vou jogar o melhor que conseguir para dar o primeiro ponto a Portugal no meu singular.
Sei que vai ser o seu primeiro jogo na Taça Davis, mas certamente estará num bom momento de forma, pois foi escolhido pelo seu seleccionador em detrimento do experiente Leontis [detém 63 presenças na Taça Davis, com um saldo positivo de 44 vitórias] ”, declarou o campeão nacional.
Perspectivando o desfecho da eliminatória, Gil acredita que Portugal está em boa posição para vencer o Chipre, mas prefere pensar num encontro de cada vez, recusando também a ideia de projectar já um eventual duelo com Ucrânia ou Irlanda no play-off de aceso ao Grupo I, em caso de vitória sobre o Chipre. “Vamos jogar jogo a jogo, dia a dia. Temos capacidade para ganhar a eliminatória e, se o conseguirmos logo a seguir ao par, melhor ainda. Não vale a pena pensar já no próximo adversário [Ucrânia ou Irlanda]. Se vencermos esta eliminatória, óptimo, e aí pensaremos no adversário”, disse.
Rui Machado: “Se jogarmos ao nosso melhor nível, as coisas vão correr bem”
Depois de Frederico Gil cumprir o primeiro singular, será a vez de Rui Machado defender as cores da Selecção Nacional. Pela frente terá o número um cipriota, Photos Kallias (único jogador da equipa do Chipre com cotação no ranking ATP). “Tenho o visto treinar aqui no Clube [Lawn Tennis Club da Foz] e vi-o também em Bari (Itália) num torneio [Future de 10 mil dólares] que ganhei. É um jogador que vai querer assumir a liderança da equipa. Com a ausência do Baghdatis, vai ter a responsabilidade de vencer os seus jogos”, antecipou o número dois português. Mesmo sabendo que Kallias não ganhou nenhum dos dois singulares diante dos eslovenos, na anterior eliminatória, Machado não espera facilidades, regendo-se pela máxima de que “cada jogo tem uma história”.
Com três dos quatro seleccionados do Chipre a jogarem apenas internamente, o desconhecimento sobre os adversários é uma realidade. Algo que não assusta Rui Machado: “Se não os conhecemos, é porque eles não estão presentes nas provas internacionais e não estarão tão rodados quanto isso. Se jogarmos ao nosso melhor nível, as coisas vão correr bem”.
Do lado do Chipre, o ‘capitão’ Yiannos Hadjigeorghiou ‘entrega’ o favoritismo a Portugal, mas fala em ‘optimismo’. “Portugal é favorito porque tem melhores jogadores e, claro, tem mais hipóteses de ganhar. Não sei o que se vai passar, mas estamos optimistas”, afirmou, destacando, de seguida, o nível de Frederico Gil: “Conheço o número um português. Vi-o jogar em Roland Garros, onde esteve muito bem”.
Portugal e Chipre apresentam-se, amanhã (sexta-feira), às 11h30, no Lawn Tennis Club da Foz, para a cerimónia oficial de apresentação das equipas. Às 12h00, Frederico Gil enfrenta George Kallis. A Selecção Nacional é formada por Frederico Gil, Rui Machado, Leonardo Tavares e João Sousa.

2 comentários:

  1. Sabem se os jogos da David passam em algum canal de TV?

    ResponderEliminar
  2. Está previsto alguma transmissão directa ou resumo alargado dos jogos? Se sim, em que canal?

    ResponderEliminar