Pesquisar neste blogue

17 de julho de 2008

Apple Bowl- Aviles - ETA sub-16, Cat. 3

No Apple Bowl, torneio da categoria 3 do circuito Tennis Europe – Sub 16, que decorre em Avilés (Espanha), a Rita Vilaça vai hoje jogar as meias-finais desta prova contra Pilar Dominguez, depois de ter feito um percurso notável:
1ª ronda:Rita Vilaça – Laura Rodriguez (Esp), 6/0 e 6/0;
1/8 final:Nerea Piquer (137 rank TE) por 1/6 - 6/2 - 6/2;
1/4 final: Laura Antonana (841 rank TE) por 6/2 - 6/3
Pilar Dominguez foi a vencedora do Circuito e do Masters Nike junior Tour 2007, vice-campeã de Espanha 2007, porque na final lesionou-se e perdeu o titulo para Garbine Muguruza. É a grande favorita desta meia-final porque neste torneio tem ganho facilmente todos os seus encontros.
Esta jogadora está na federação da Andaluzia, onde recebe cerca de 2000 euros por mês, para pagar todas as despesas que tem por ter optado apostar numa carreira de jogadora de ténis. Vive para jogar ténis. Tem um tutor para fazer os estudos por módulos, podendo fazer exames sempre que o solicitar. Tem um programa de treino com calendário personalizado, treinador para a acompanhar nos torneios escolhidos, fisioterapeuta e nutricionista.
E recebe ainda, como incentivo, prémios monetários pelos resultados e objectivos atingidos.Rita Vilaça e Pilar Dominguez são da mesma idade (15 anos) e desde o ano passado são duas adversárias respeitáveis e "temidas" no calendário de provas de Espanha.
Todavia, por seu lado, a Rita não recebe qualquer soma de dinheiro para as suas despesas e treina todos os dias se não chover. A Ângela Cardoso é a sua nutricionista, que pro-bono e com grande dedicação consegue que a Rita tenha uma dieta e um equilíbrio alimentar que a mantém sempre em grande forma. A Rita é muito disciplinada e consegue cumprir um plano de trabalho físico muitas vezes sem ser acompanhada.
É boa aluna mas da escola não tem qualquer colaboração, porque este ano se faltasse mais um dia chumbava por faltas.Um grande exemplo. Mas, infelizmente um exemplo sem meios e que vai ter que enfrentar uma adversária equivalente, mas com os meios e um suporte que a Rita nem sonha ser possível.
Não nos iludamos, esta é a realidade do ténis em Portugal, que só dá mais valor aos jogadores e treinadores nacionais que conseguem resultados de excepção, que nos fazem sonhar com um ténis português de top quando eles puderem ter os mesmos meios e o suporte que têm os seus adversários.
In: ATP

11 comentários:

  1. boa tarde.
    queriamos informar que tambem ha portugueses na bulgaria e que por mero acaso, dois deles estao tambem nas meias finais apos duros jogos.
    a semana passada, tambem houve portugueses em prova e nada foi publicado.
    atenciosamente, todos

    ResponderEliminar
  2. anónimo das 16 e 58, são só os da Bulgária? Então e os do Porto, naquele que é o torneio expoente máximo de sub 14? Colaram com cuspo os resultados e lá vai disto. Acentuar surpresas, desilusões, novas revelações... nada disto foi feito. E ainda se metem com discurssos que toda a gente conhece, mas nem nas pequenas coisas, como noticiar os melhores nacionais e divulgar um campeonato, conseguem ir ao encontro do que tanto proferem. Quem daqui sabe que a Maria Palhoto está nas meias e eliminou a campeã de sub 12 do ano passado, em dois sets? Quem sabe que a Bárbara Alonso que tb veio do qualy eliminou a vice campeã de sub 12 do ano passado? Quem daqui sabe que o Tinoco despachou o "já americanizado" Barra? Quem daqui sabe os encontros que se disputam nos rapazes nos quartos, por sinal excelente jogos? Niguém! Falar dos jogadores estruturados com apoios e que são um num milhão é bem mais fácil. Como qualquer "bom português", a galinha da vizinha é melhor que a minha". Mas eu prefiro "o que é nacional é bom".

    ResponderEliminar
  3. Acho engraçado é esta atleta não pertencer a ATPorto e estas informações todas virem de lá.

    ResponderEliminar
  4. Ó meus amigos:
    Por acaso, mas só por acaso ( porque apenas sou um curioso nestas coisas de informar anónimos como V.Exas. dos resultados dos portugueses que jogam ténis por esse mundo fora ) até sabia que estão portugueses na Bulgaria a disputar não um, nem dois mas três torneios de sub-16.
    Do 1º publiquei os resultados quando estes foram disponibilizados no unico site que conheço que o fez. Mais uma vez, como em tantas nestes ultimos 18 meses, fui o único meio de informação que o fez em tempo útil.
    Aliás, experimente V. Exa colocar o nome desse 1º torneio torneio ( Old Bridge Cup )no motor de busca Google.pt e surpreenda-se com o resultado que lhe aparecerá. Dos outros, pelo menos até ontem, os mesmos não estavam lá. Já vi que existem anónimos que sabem dos resultados mais cedo mas, e isso também confirmei, não recebi nenhum mail com essa indicação. Tipicamente português, acusar quem quer fazer alguma coisa mas ajudar, nada.Se pretendem dar informações, mandem-me os mails com as mesmas, não custa nada e os créditos, como sempre fiz, serão sempre atribuídos.
    Eu volto a lembrar que este é, pelo menos até ver, um projecto pessoal, sem fins lucrativos e feito apenas porque gosto de o fazer.Estive, a expensas próprias e utilizando uns dias de férias no Campeonato de sub-12 em Vilamoura.
    Gostava, como poucos, de estar esta semana no Porto no de sub-14 mas, infelizmente não posso.
    Mas como já vi que este anónimo é um entendido em sub-14, fica desde convidado a enviar-me, por e-mail, o seu texto de entendido sobre o mesmo nacional, que terei todo o prazer em publicar.
    Como sempre, só faço juízos de valor sobre aquilo que vejo.
    Em relação ao colar com cuspo os resultados, também lhe posso dizer que tem sorte, pois neste modesto blog, de cuspo e tudo, é o único sitio onde os pode encontrar em texto, pois a FPT apenas disponibiliza os quadros em anexo, mas não se esqueça que este blog não é o site da FPT.
    Em relação ás surpresas, desilusões e outras coisas que tal, precisaria de alguém bem mais metido nestas coisas de sub-14, como V.Exa, para poder, sabiamente, acentuar a vitoria de Maria Palhoto ou da Barbara Alonso, coisa que, de facto, não sou nem pretendo ser.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei impressionado com as diferenças de tratamento entre os atletas lusos e os castelhanos.
    Não seria interessante informar os responsáveis federativos e governamentais destas factos? Não seria interessante fazer chegar estas notícias a quem tem o poder de inverter estas situações?Alguém que pegue nestes temas, por favor!!!

    ResponderEliminar
  6. Gostaria de dar os parabéns ao Rui Barata - que ainda não tenho o prazer de conhecer pessoalmente - pela brilhante nota escrita que, de uma forma sucinta, revela duas realidades tenísticas bem distintas e demonstrativas do porquê de Espanha ter tenistas profissionais no top mundial e, infelizmente, o mesmo não acontecer com Portugal (salvo, naturalmente, honrosas e meritórias excepções).

    ResponderEliminar
  7. Amigo António:
    Agradeço os elogios mas eles devem ser dirigidos à ATPorto, que foi quem redigiu a nota, conforme consta em rodapé do post.

    ResponderEliminar
  8. É preciso ter-se lata para tudo... realmente estarem a exigir ao Rui seja aquilo que for a ser escrito aqui no seu próprio blog, é demais!Se querem tanto gritar aos sete ventos as vitórias dos rebentos não há como arranjarem umas tabuletas e andarem com elas às costas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. Rui, dou-lhe os meus parabéns pelo texto comparativo Portugal-Espanha.
    Não ligue a anonimatos. Tem o meu mail, e estou smp ao dispor.
    Cumprimentos,
    Flávio CM

    ResponderEliminar
  10. Isto não é mais do que a Lei da livre concorrência, e a prova dessa grande falácia, porque para se concorrer de igual para igual tem de se ter as mesmas oportunidades, não confundir com as novas oportunidades, que são outra falácia de concorrência falseada. Dito isto e como estamos a tocar música não comercial, o que eu tenho a dizer é que chorar sobre sangue derramado não leva a lado nenhum. Para a frente é que é o caminho e o resto é tudo secundário, porque pode ter ou não influência sobre esse percurso. Para simplificar, estou convencido que quem quiser verdadeiramente avança quem não quiser e estiver à espera que lhe façam a papa, vai ver os outros passar. Irrita-me esta maneira sem confiança de ver as coisas. Acreditem mais e queixem-se menos, porque isto do ténis é um desporto e andar a apoiar desportos não me parece que seja o que os portugueses mais precisam neste momento. Temos de ter a noção da nossa realidade. Se pelo contrário, o Ténis se assumir como um desporto só para alguns, já cá não está quem falou. Aí quem quiser que construa um castelo nas nuvens, mas de uma coisa podem ter a certeza, um super dotado não se faz pelo treino, e ao reduzir a área de procura vai ser mais difícil encontrá-lo. Por último, uma Associação a comentar desta maneira faz-me pensar em correntes de ar, passam por nós e nunca sabemos bem para onde vão; Primeiro temos de humedecer o dedo e depois pô-lo ao vento, para ver de que lado arrefece.

    ResponderEliminar
  11. Bom dia. Só queria deixar aqui a minha solidariedade com o Rui Barata que, obviamente, faz o que pode generosamente e ainda é criticado por quem só pensa em promover os seus miúdos. Manuel Romão Silva

    ResponderEliminar