Pesquisar neste blogue

18 de julho de 2008

Taça Davis 2008 - Grupo II Zona Europa/Africa

Frederico Gil (105.º ATP) e Rui Machado (220.º ATP) ganharam os respectivos encontros de singulares, esta tarde, no Lawn Tennis de Club da Foz, no Porto, colocando a Selecção Nacional com uma vantagem de 2-0 sobre o Chipre, na segunda eliminatória do Grupo II da Zona Europa / África. Gil impôs-se ao número dois cipriota, George Kallis (sem ranking ATP), por 6/1, 6/1 e 6/0, enquanto Machado derrotou o número um, Photos Kallias (623.º ATP), com os parciais de 6/4, 6/4 e 7/5. Amanhã, terá lugar o encontro de pares, cabendo à dupla Frederico Gil /Leonardo Tavares a missão de sentenciar a eliminatória.
Pedro Cordeiro: “Esperamos vencer a eliminatória já amanhã”
Ao cabo do primeiro dia da eliminatória com o Chipre, o ‘capitão’ Pedro Cordeiro viu os seus comandados vencerem os seus adversários sem ceder qualquer set. Posto isto, o seleccionador quer selar amanhã, no encontro de pares, o apuramento para o play-off de acesso ao Grupo I. “Podemos dizer que meia eliminatória já está ganha. Falta-nos um ponto e temos dois dias para o fazer, mas esperamos vencer a eliminatória já amanhã”, disse o ‘capitão’, que mantém a opção Frederico Gil / Leonardo Tavares para o duelo de pares: “É o par que costuma jogar e será a minha escolha, a menos que surja algum imprevisto de última hora”.
Perante tanta superioridade relativamente aos cipriotas, Pedro Cordeiro declarou que o lugar da Selecção Nacional é no Grupo I, divisão à qual Portugal pode regressar em Setembro, se vencer o play off (com Irlanda ou Ucrânia, na qualidade de visitante): “A nossa equipa, com estes jovens, merece estar no Grupo I. Infelizmente não tivemos a melhor sorte com os adversários e os pisos em que jogámos, para além de actuarmos sempre fora, quando lá estivemos”.
Em 1 hora e 14 minutos, Frederico Gil livrou-se do jovem George Kallis, 20 anos, que fez a sua estreia na Taça Davis. “Foi bastante rápido, mas, sendo um jogo à melhor de cinco sets, obriga sempre a uma certa concentração. Foi um jogo com pouca história. O adversário esteve muito nervoso e penso que acusou a pressão por ser a sua estreia na Taça Davis”, comentou o campeão nacional, que deixou elogios à organização, pois “tem estado empenhada ao máximo em proporcionar um bom espectáculo”. “Não estava à espera de encontrar um estádio tão bonito”, acrescentou o número um português.
Tal como Frederico Gil, Rui Machado livrou-se do seu adversário em apenas três partidas, apesar do tempo de jogo ter ultrapassado as 2 horas e 30 minutos. “Não tinha a mínima ideia de como ia ser o jogo, mas sabia que no papel era superior. Assim que o encontro começou, senti-me sempre a dominá-lo, por vezes até em demasia. Tentei ser constante na concentração, mas chateei-me por não me agarrar a cada ponto como deveria fazer. Nos jogos da Taça Davis tem de ser feita uma boa gestão, porque se joga à melhor de cinco sets, e acho que não consegui estar a 100 por cento nesse aspecto”, afirmou Machado.
Amanhã, sábado, a partir das 14h00, Frederico Gil e Leonardo Tavares vão defrontar a dupla formada por Photos Kallias e Demetrios Leontis, e em caso de vitória a Selecção Nacional garante o apuramento.
In: FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário