Pesquisar neste blogue

19 de dezembro de 2008

Estoril Open 2009

É uma raridade, mas a 20ª edição do Estoril Open contará com a presença de um dos melhores tenistas norte-americanos dos últimos anos.
James Blake foi um dos três nomes de topo anunciados por João Lagos para o maior torneio de ténis em Portugal.
Para além do nova-iorquino, também David Nalbandian e Nikolay Davydenko foram dados como certos, no Jamor, em Maio de 2009.
Apesar de ser o russo Nikolay Davydenko que detém a melhor classificação entre os três - é 5º do ATP, Blake está na 10ª posição e Nalbandian em 11º -, é no norte-americano que a organização foca mais as atenções, tudo devido ao seu carisma, história de vida e, mesmo, por ser um dos raros tenistas de topo oriundo dos Estados Unidos da América que inclui a prova portuguesa no seu calendário, consequência da aversão à terra batida dos norte-americanos.
João Lagos confessou mesmo que «James Blake é um dos jogadores que mais aprecio – não só pela espectacularidade do seu ténis, mas também pela forte personalidade o caracteriza», acrescentando que «é um tenista fisicamente impressionante e com um tremendo golpe de direita, mas é sobretudo um campeão muito respeitado pelos seus pares e que transporta consigo uma notável história de vida, tendo ultrapassado as maiores adversidades para se tornar num dos tenistas preferidos do grande público».
Qualquer um dos três tenistas anunciados já esteve no top-5 do ranking mundial e continuam a pertencer ao leque das maiores estrelas do circuito.
O argentino David Nalbandian e o russo Nikolay Davydenko já conhecem bem os cantos do Jamor, ambos já conquistaram mesmo o torneio. O primeiro por duas vezes (2002 e 2006), o segundo por uma vez (2003, perdeu as finais de 2006 e 2008).Em 2009, não haverá Federer e o torneio passará por uma fase de adaptação ao seu novo estatuto, ATP 250 (o mais baixo da primeira divisão do circuito mundial), no ano em que o circuito apresenta novidades.
Apesar desta nuance, o nível parece estar mais que garantido. Sem Jogos Olímpicos, o torneio regressa a Maio (3 a 10) e apresenta um prize-money de 450 mil euros (cerca de 600 mil dólares).
In: Lusotenis

Sem comentários:

Enviar um comentário