Pesquisar neste blogue

16 de março de 2010

ITF Futures Albufeira 2010, ATP

Pedro Sousa é o terceiro cabeça-de-série do Albufeira Future, o torneio internacional masculino, de 10 mil dólares em prémios monetários (7.255 euros), a contar para o ‘ranking’ mundial do ATP World Tour, que o Montechoro Sports & Leisure Club está a organizar nos ‘hardcourts’ do Hotel Montechoro.

O quadro principal arranca amanhã (terça-feira), às 10 horas, com cinco portugueses entre os 32 participantes, embora dois deles, Pedro Sousa e Francisco Dias, só façam a sua entrada em prova na quarta-feira.

O sorteio foi hoje (segunda-feira) efectuado pela juiz-árbitro búlgara Vesselina Doneva, depois de concluída a fase de qualificação.

Pedro Sousa, que há pouco mais de uma semana ganhou um encontro ao serviço da selecção nacional da Taça Davis, na eliminatória em que Portugal derrotou a Dinamarca por 4-1, está cotado como terceiro cabeça-de-série, graças ao seu 394º posto no ‘ranking’ mundial.

O antigo vice-campeão nacional vai defrontar na quarta-feira o espanhol Alejandro Garcia Ferrero (1652º ATP), que na fase de qualificação eliminou os dois “Kikos” do ténis juvenil português, Frederico Silva e Francisco Ramos.

Gastão Elias, que tal como Pedro Sousa foi um dos melhores juniores do Mundo e já representou Portugal na Taça Davis, está de volta a Portugal, onde não competia desde o Estoril Open do ano passado, uma vez que reside, estuda e treina na Florida.

Tombado para o 749º posto mundial devido a uma série de lesões que o apoquentaram em 2009, será o primeiro português a entrar em prova, amanhã, por volta das 11:30 horas.

Gastão Elias tenta a sua sorte frente ao francês Rudy Coco (636º no ATP World Tour), um “gigante” de compleição física assustadora, mais parecido com um basquetebolista americano, mas que em Faro perdeu na segunda ronda e em Lagos na primeira.

Os restantes três portugueses acederam ao quadro principal graças a ‘wild cards’ (convites) atribuídos pela Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e pelo Montechoro Sports & Leisure Club.

Há desde já a certeza de que um deles acederá aos oitavos-de-final, uma vez que o melhor tenista madeirense da actualidade, Martim Trueva (1652º ATP), defronta amanhã o expoente máximo do ténis algarvio, José Ricardo Nunes (1704º), por volta das 13:30 horas.

Será o segundo duelo entre ambos em torneios internacionais depois de, no Future de Espinho do ano passado, Martim Trueva ter ganho por 7-6 (7/5) e 6-1, também na primeira ronda. A diferença é que desta feita o piso é ‘hardcourt’ e não terra batida.

Quanto ao ex-campeão nacional de sub-18, Francisco Dias (1481º), só joga na quarta-feira e “saiu-lhe a fava do torneio”, o primeiro cabeça-de-série, o francês Benoit Paire (322º), que se encontra em grande forma, depois de ter ganho o torneio de Faro e de ter sido finalista em Lagos, nas duas semanas anteriores.

Será também o segundo embate entre ambos. No primeiro, em 2008, na ronda inaugural do Future de Espinho, o gaulês impôs-se num encontro equilibrado como atestam os parciais de 4-6, 7-6 (7/3) e 7-6 (7/5).  

Sem comentários:

Enviar um comentário