Pesquisar neste blogue

27 de outubro de 2008

Mail de um pai preocupado

Recebemos de um pai de um jovem tenista o seguinte mail, que divulgamos na íntegra, na expectativa que possamos receber algumas explicações dos factos por este nosso leitor descritas:
"Ainda não tive o prazer de o conhecer mas desde já agradeço o que tem feito em prol da modalidade. Sigo o seu Blog com muito interesse. Notável. Não encontro outra expressão.

A razão pela qual escrevo estas linhas , e desde já tem a minha autorização para as publicar caso considere de interesse, é com objectivo de ser esclarecido enquanto Pai que tem conhecimento de outros Pais e Treinadores e mais importante jogadores que gostariam igualmente de ser elucidados. Os acontecimentos que passo a descrever referem-se ao Torneio de sub12 da Prova Masculina do Torneio indicado abaixo.

Está a decorrer ou decorreu, confesso que não sei qual o tempo verbal que devo utilizar, o 1º Torneio do 2º circuito "El Corte Inglês" no Clube VII em Lisboa.
O Torneio começou ontem sábado dia 25 e realizaram~se, grosso modo 2 jogos para cada jogador na fase de grupos. Isto significa que se o Torneio tivese acabado hoje ( Domingo ), os dois jogadores que fossem à Final teriam de fazer 5 Jogos...desde logo surgiram diversos comentários acerca desta questão.
"Mas porque é que não se adianta já a primeira ronda do Quadro Principal (QP32) comentavam muitos Pais e Treinadores e jogadores...?
Esta digo eu, foi a 1ª surpresa.
A 2ª foi o facto de aquando do sorteio para o QP todos estarem à espera de ver os 4 Cabeças de série encontrarem-se nas Meias Finais. Na parte de Baixo do Quadro isso acontecia (entre o 2º e o 4º), em cima o 1º e o 3º encontravam-se na 2ª ronda (Oitavos) e não na 4ª ronda (Meia Final)?!?!?
Quando vários Pais se insurgiram, ordeira e educadamente, o Jovem Juiz Arbitro refere que deviamos fazer queixa para a FPT porque ele sabia que "isso" estava Mal mas era o programa que a FPT lhe dera... Não fosse o civismo dos presentes penso que a risada teria sido geral, e ainda acrescenta que como no comité de arbitragem não havia quorum, o melhor era falar com o Arbitro Jorge Cardoso (por quem eu pessoalmente nutro muita estima).
As perguntas seguintes eram obvias: " se sabe que está a fazer isto mal porque não faz manualmente e não incorre assim num erro dum programa de software? de que serve então os miudos terem rankings e haverem cabeças de série? assim sendo preferia ter ficado em segundo lugar do grupo, etc, etc etc.
Já se dizia que o Informático que tinha feito esta folha de calculo (o referido software) se recusava a dar os códigos para que aquilo pudesse ser corrigido?!?!?!
E assim acabou Sabado...

No Domingo os 4 jogadores que atingiram as meias finais tinham já 3 jogos nas pernas iam portanto fazer o 4º jogo.
Confesso que questionei se o meu filho deveria fazer o jogo ou não ao que me respondeu que se sentia preparado. Pensei comigo que caso o resultado lhe permitisse, não faria decididamente a Final (quer quisesse ou não, estas são as vantagens de ter um Pai que percebe de Ténis, que já competiu, que tem a carteira de Treinador, e que acima de tudo o que referi antes, gosta do seu filho e tem noção dos seus limites).
Enquanto as Meias Finais se desenrolavam, a ideia de todos os Familiares dos semi finalistas era unanime. Quem fosse à Final combinaria com o Parceiro, Clube e Juiz Arbitro data para a final porque era impensavel fazer o 5º jogo naquele dia. Quando a meia final do meu filho acaba sendo este apurado para a Final, o Juiz Arbitro começa a dizer-me que seria melhor acabar tudo hoje ao que respondo; dado que os outros dois jogadores: um é de Lisboa e o outro treina com o meu filho na Parede, quer ganhe um ou outro as Familias já se mostraram disponiveis para durante a semana vir aqui ao Clube ao fim da Tarde fazer a final.
Já recuperados e sem "4 jogos nas pernas". Disse que isso não era possivel porque ninguem lhe pagava para vir aquele clube durante a semana (inacreditavel!?!). Disse-lhe então que isso era algo com que não tinhamos a ver e que seria melhor fazer assim uma vez que depois poder-se-ia entrar em conflito com outros Torneios do próximo fim de semana, ao que me respondeu (erradamente) que o Torneio dele tinha prioridade sobre os outros que surgissem depois. Expliquei-lhe então que assim não era, uma vez que o dele saia do calendário (embora tivesse 7 dias para o terminar) e que os outros entravam no Calendario e por isso teriam preferencia. Eis quando senão, o Jovem Juiz e o Director da PRova, foi assim pelo menos que se intitulou, eu pensava que era o Treinador Paulo Travassos, que compreensivelmente não estava presente porque tinha compromissos no estrangeiro (não estou a ser ironico), ambos dizem `a laia de negociata e se se acabasse o Torneio hoje? manda-se para a federação os nomes dos dois finalistas e dividem-se os pontos?
Insurgi-me contra essa medida e disse até que para além de não saber que isso era possivel (acompanho oTorneios há já alguns anos e nunca tinha visto tal coisa). Ao que me responderam ambos (Jovem Juiz e Jovem Director da Prova) "mas eu já".
Disse ainda o jovem Juiz que se não queriam dividir os pontos mais valia jogarem a Final e alegava que não estava apenas um cansado mas ambos. Insurgi-me novamente e referi que considerava este tipo de atitude ("bora lá despachar esta m...a, que eu quero é ganhar o meu e ir jantar") altamente anti pedagógica. Então ou negociamos isto e não há vencedor ou então tem que se esfalfar todos!?! e o risco de sofrer uma lesão, ter problema causado por excesso de esforço (cardiaco ou de outra natureza...).
MAS ESTÀ TUDO DOIDO OU QUÊ?
Andamos a organizar torneios para fazermos isto a despachar que eu tenho de ir jantar? dividimos os pontos entre os dois ultimos como se tivessemos espoliado alguém e quando os outros partem na calada da noite dividimos o que resta? recorremos a folhas de texto que não tem em consideração quem ganha grupos, e os rankings que resultam dos ultimos 6 meses de competição?


Finalmente abandonámos o Clube sem sabermos se vai haver final ou não, nem quando será. Espero que para bem de todos envolvidos, a Final tenha lugar, e não caiamos em facilitismos. Quero acreditar que nenhuma das pessoas envolvidas nesta historia "felliniana" seja ou esteja mal intencionada, mas apesar de estarmos numa competição que é amadora deveremos tentar, todos nós sermos, sérios e profissionais.

Vou enviar cópia desta mensagem para:

- FPT
- Juiz Arbitro Jorge Cardoso (que muito prezo)
- Juiz Arbitro Luis Flores Marques (que muito prezo)
- Juiz Arbitro D. Flores Marques (Juiz Arbitro da Prova em questão)
- Clube VII na pessoa do seu Director Técnico; o Treinador Paulo Travassos (que não conheço pessoalmente mas de quem tenho as melhores referencias)
- Treinador Tiago Bartolo (que se auto nomeou Director da Prova)
Com os melhores cumprimentos,
Duarte Nunes de Almeida "
Está o blog, obviamente, aberto a que os intervenientes citados possam, de igual forma, dar a sua opinião sobre este problema.

23 comentários:

  1. Caro amigo.
    A minha solidariedade para consigo.
    É por estas e por outras situações que o nosso ténis dificilmente sairá do nível em que está.
    É tudo uma cambada de amadores armados em grandes entendidos e em profissionais.
    É triste de ver e de saber que estas coisas se passam. Os agentes desportivos envolvidos nestas situações (juízes árbitros, treinadores, directores de torneios) nem sequer pensam que estão envolvidas crianças neste processo, que precisam, acima de tudo, de ser protegidas.
    Neste caso se bem percebi tiveram de fazer três jogos num só dia. Pois o Regulamento Geral de Provas é explícito na sua página 19 quanto ao facto de apenas serem permitidos dois jogos de singulares por cada dia de torneio.
    Mas é certo que frequentemente (e isso já acontecem com os meus filhos em algumas situações) alguns juízes árbitros tentam com diversos expedientes forçar a que se façam três singulares num dia para conseguirem terminar os torneios apenas em dois dias.
    Isso não é um problema nosso mas sim da própria orgânica das provas e se há excesso de inscritos é um problema que apenas diz respeito aos clubes e não são os atletas que têm de "pagar" por isso.
    Temos de ser firmes e não ceder a esses expedientes que desvirtuam a verdade desportiva e colocam em risco os atletas.
    Espero que a Federação e o Conselho de Arbitragem não façam o costume, que é fazerem de conta que nada se passou.
    Cumprimentos,
    JF

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Senhor, parabéns pela veracidade e humildade dos factos relatados; Também lá estava e assisti ás suas questões.
    Enquanto pai, estou há relativamente "pouco tempo" nestas andanças (ao contrário de si).
    Mas deixe-me dizer-lhe que ao fim de alguns torneios realizados com o "jovem juiz" e com "o menos jovem juiz", percebi que se passa sempre "qualquer coisa".
    Foca, e bem, no seu mail, a questão do sorteio (ou será "arranjo"?); Bem, não quero sequer pensar, que o referido "sorteio" não o é. Começo a equacionar a hipótese (caso seja possível), de ir assistir a um próximo. Depois para quem esteve presente no referido torneio (1Torneio 2ºCct "El Corte Ingles")e pôde observar determinados grupos, poderia verificar (e era livre de o fazer), o "sorteio" realizado; Podia pensar-se que até "existiam" 2 torneios.
    Nestes 2alguns" torneios onde o meu filho já participou, deu para perceber algumas "guerras" (entre treinadores / entre escolas).
    Até há "alguns" tormeios atrás, pensava que a modalidade (principalmente nestes escalões)se distinguia pelo critério (parece-me que se chama classificação / ranking), pela verdade e até por um certo (desculpe-me a ousadia)elitismo.
    Afinal, parece que me enganei.
    Mais grave, é o facto de tudo isto girar á volta das N/crianças.
    Percebo também agora, o facto de um ou outro treinador (?)fomentar/incitar ( e porque não dizer - ensinar), como de uma bola fora, se ganha um ponto, um jogo...
    O seu relato, pela veracidade, parece-me além de elementar, esclarecedor.
    Voltando ao seu mail e á questão da seridade vs. profissionalismo, mais palavras para quê?
    Saudações desportivas. AT

    ResponderEliminar
  3. que contradições o próprio pai refere ""Mas porque é que não se adianta já a primeira ronda do Quadro Principal (QP32) comentavam muitos Pais e Treinadores e jogadores...?" então no sábado o filho deste e doutros poderiam ter feito 3 jogos e não dois como refere o Regulamento Geral de Provas (pag19 segundo JF)Aqui ja não é contra os regulamentos??? E a hora a que iriam terminar os ditos jogos, também é regulamentar?? No sabado as 20 horas ainda se jogava seria possível fazer a 1ª ronda de um quadro de 32?

    Estive la e assisti a comentários do tipo para a semana não vimos, temos que acabar o torneio no domingo, para a semana vou jogar o torneio X não posso ca estar"

    Em que torneios e que só se fazem dois singulares por dia (regional e nacional)na maioria não ...

    No problema do quadro, algo parece mal, mas o mesmo vem da FPT e não é a 1ª vez que acontece. O que faz a FPT?

    Infelizmente em Portugal estes problemas são frequentes.






    Mas criticar so por criticar, falar em pedagogia esquecendo-se do que se passou horas antes num jogo do filho com o António Sabugueiro . . . terá ai o sr Juiz tomado a decisão certa?

    Enfim, com guerras destas o Ténis em Portugal vai muito mal. Que tal um pouco de bom senso … ( os miudos estão em formação)

    ResponderEliminar
  4. O regulamento geral de provas na pag 19 diz "3 Partidas curtas
    com “Tie-Break” aos 4 igual" 3 jogos singulares e 1 de pares no caso de juvenis.

    estas situações acontecem por existirem quanto a mim um elevado nº de torneios, um jogador ainda não acabou um e já esta a pensar no do próximo fim de semana.

    A FPT deveria de ter o cuidado de planificar a epoca não atribuindo torneios uns em cima dos outros de forma aleatória e sem qualquer folga, que permitisse a realização dos torneios dentro dos regulamentos.
    Por outro lado deveriam ser fixados limites de inscrições nestes torneios de nível C. Assim de acordo com as instalações do clube organizador seriam fixados o nº maximo de atletas inscritos de forma a permitir cumprir os regulamentos e possibilitar porque não a realização de torneios de pares.
    So assim é possível realizar torneios num fim de semana.

    Por outro lado começaram a aparecer na zona de Lisboa torneios em 2 fins de semana seguidos, pode ser uma solução, mas a pratica tem mostrado nao ser a melhor. Por exemplo no mês passado inscrevi a minha filha num torneio destes. Ao mesmo tempo decorria os sub12 e sub16, o torneio dos + velhos realizava-se só num fim de semana, os jogos terminaram por volta das 16h. As meninas dos sub 12, sempre poucas foram postas a jogarem as 13h o 1º jogo e as 16 o 2º, no sábado. No domingo so fizeram 1 jogo, as 13horas, apesar dos jogos terminarem as 16h. No fim de semana seguinte, no sabádo as atletas tinham para jogar quartos(11h), meias(13h) e por fim a final as 15horas. Com a agravante de nos quartos 2 atletas terem Bye. Que planificação é esta? 3 dias para realizar o torneio e afinal nada melhora.

    temos que refletir estas situações
    para bem do Ténis Nacional.

    um desabafo
    Zeca

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber como é possivel algum treinador se auto nomear director da prova e dar o meu apoio aos atletas que tiveram de realizar jogos em demasia porque tal também ja me aconteceu em torneios dos juizes arbitros referidos,
    com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. agora estou 1 bocado afastado mas ainda sei que no tenis e em especial no portugues tudo é possivel. nunca se sabe quem é o director da prova. o director da prova acumula funções e é também treinador de alguns atletas participantes. os árbitros são também treinadores dos atletas que arbitram. os dirigentes são igualmente árbitros. os vendedores de raquetes aos miudos são os seus treinadores. os pais arbitram os filhos. e por ai adiante. o caso do arbitro-dirigente-vendedor-promotor de eventos-manager-treinador-professor-jogador-jornalista sr dino almeida é apenas 1 caso mais extremo entre muitos.álvaro oliveira

    ResponderEliminar
  7. eu jogo ténis e temos que saber compreender! quando jogamos fins de semana e temos 40 e tal atletas inscritos, por grupos, gostava que explicassem como fazer para nao fazer mais jogos que o permitido? o comentarista das 11.14 que nos explique e sos arbitros o que fazer? talvez tenha a poção mágica. criticar é fácil meus amigos. alem disso ninguem obriga a jogar mais do que o que deve, se jogamos é porque queremos.

    ResponderEliminar
  8. A solução é limitar o número de inscrições.

    ResponderEliminar
  9. A preocupação com o números de jogos é , na maioria dos casos, uma atitude hipócrita. Por vezes a vontade de jogar depende mais da qualidade do adversário do que do número de jogos já efectuados. Certamente foi o que se passou no clube VII.

    ResponderEliminar
  10. caro Dani, pelos vistos além de jogar ténis tb. deve ser árbitro (o que é um complemento). Não se está a criticar por ser fácil ou porque é gratuito; Estão é a ser apresentados factos que ocorreram e que são, isso sim, irreais. Diga-nos lá, nunca ninguém "o pressionou" para fazer mais uma partidinha...? Se continuarmos a meter a cabeça na areia....

    ResponderEliminar
  11. Concordo que anda por aqui alguma falsidade , tanta preocupação com o número de jogos dos rebentos , mas nenhuma preocupação com as atitudes do mesmos.

    ResponderEliminar
  12. porque não apresentam soluções?
    Estas coisa estão sempre acontecer, mas continuamos a criticar e no próximo fim de semana volta a acontecer o mesmo ...

    umas pq contas:
    11grupos de 3atletas =33 jogos
    5 grupos de 4atletas =30 jogos
    2 gr meninas 4 =12 jogos
    total de jogos 75 só na fase de grupos

    consideremos um caso de um clube com 4 campos disponiveis(muitos tem menos) 75/4 = 18.75 isto é 18 rondas não chegam. Com inicio as 9horas e um tempo de duração médio de 1 hora, fazer tudo no 1º dia vai acabar por volta das 9+18= 27horas um dia não chega.
    O número de atletas apresentado foi exactamente o nº de atletas que esteve no torneio do Clube VII. Reparem que no mesmo fim de semana no Jamor decorria a Jornada do PNDT que tirou de certeza alguns atletas ao torneio, isto é o nº de jogos pode crescer.
    É impossivel fazer um torneio destes em dois dias na maioria dos clubes Nacionais.
    Soluções: ou se aumentam o nº de dias do torneio (2 fins de semana)
    ou se impõe um limite de inscrições

    Reparem que não contabilizamos jogos de pares.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite.
    Gostaria de começar por comentar o post assinado por Dani.
    Está tudo errado meu caro.
    E penso que a sua atitude de meter a cabeça na areia e dizer "expliquem-nos o que fazer..." não o levará a lado nenhum.
    Temos de pensar TODOS em soluções e não ficar à espera que nos digam quais são.
    O regulamento, se existe, é para se cumprir e, sim, os árbitros e directores de torneios pressionam os pais e os atletas juvenis a fazer mais jogos do que aqueles que são devidos apenas para poderem concluir os torneios "sem chatisses" e dentro do tempo que querem dispender para o assunto.
    Quando os atletas são maiores (sub 18 e seniores) a conversa já é outra, já não se arriscam tanto a essas pressões, mas no caso dos mais pequenos é muito habitual.
    Soluções?
    Os responsáveis pelos clubes quando se propõem fazer um torneio, deviam, pela experiência dos anos anteriores, de prever se precisam que o torneio tenha um ou dois fins de semana, o que raramente acontece porque na realidade o que eles (resposáveis pelos clubes) querem é o dinheirinho em caixa e vamos lá despachar isto depressa que é uma chatisse estar ainda no clube ao domingo depois das 17 por causa de um tirneio que nunca mais acaba...
    Pobres de espírito.
    Não pensam que aquele é o seu negócio e como todos os negócios, é necesário que se entreguem de alma e coração sem olhar a horários. É um investimento.
    Outra alternativa seria limitar o número de inscrições. Mas isso iria levantar questões muito complicadas como seriam, por exemplo, os critéríos para selecção de quem entra ou quem fica de fora.
    Alguém tem coragem de "comprar" essa guerra?
    Huuummm... Não me parece.
    Quanto ao caso apresentado, o argumento do juiz árbitro de que não lhe pagam para se deslocar a meio da semana para realizar jogos em atraso, é válido para ele e para todos os que têm de se deslocar (atletas e respectivos pais ou acompanhamtes) e mais uma vez aquilo que diz o regulamento é que caso o torneio não se conclua dentro da data prevista, terá de ser concluído no prazo de uma semana, passando a subordinar-se aos horários de outros torneios que se estejam a realizar nessa mesma data.
    Por estas e outras razões, já nem se abrem folhas de inscrição para jogos de pares. Dá muito trabalho e chatisse...
    Lembro-me há uns anos (não muitos) em que quase todos os torneios tinham quadro de pares.
    Hoje em dia é raro, mesmo muito raro.
    É isto fomentar a modalidade?
    Não me parece!
    Um pequeno reparo a alguns anónimos que tratam de criticar quem tenta que se cumpra aquilo que é regulamentado pela federação.
    A preocupação com o número de jogos não é uma questão hipócrita, hipocrisia, sim é pactuar-se com essas situações e depois criticar-se aos ouvidos uns dos outros lhamdo para o lado a ver se mais ninguém nos ouve, em vez de nos unirmos (os pais e aqueles que se preocupam MESMO com a verdade desportiva, com o cumprimento integral das regras e com o bem-estar dos atletas) e tomarmos posições firmes junto das entidades responsáveis.
    Provavelmente seria de toda a utilidade a criação de uma associação de pais de atletas que pudessem ter voz junto dessas entidades, no sentido de ajudar a elevar o nível do ténis juvenil em Portugal e, ao mesmo tempo, defender os interesses dos atletas.
    Afinal se não fossemos nós, os pais, que pagamos os treinos dos nossos filhos e as suas incrições nos torneios, de que viveriam os clubes de ténis em Portugal?
    Do ténis social?
    Das ajudas do estado/federação?
    Não me parece.
    Então, sendo nós (os pais) as peças fundamentais de todo este processo, porque teremos de ser nós e os nossos filhos a ceder a acatar todo o tipo de pressões que são exercidas, sacrificando os interesses dos nossos filhos aos interesses daqueles que nem sequer os respeitam?
    Pensemos um pouco nisto em vez de andarmos aqui a criticar-nos uns aos outros.
    JF

    ResponderEliminar
  14. O Sr. Duarte Nunes da Almeida enviou para o Sr. Paulo Travassos, para a Federação Portuguesa de Ténis, e para o Sr.Rui Barata proprietário deste Blog, um e-mail a retratar-se e a explicar o que realmete aconteceu. Isto foi ontem dia 29 às 17.31, não acha o sr.Rui Barata que teve tempo de pôr este e-mail no seu Blog, ou a verdade não lhe interessa, mas sim o oportunisto e sencionalismo das mentiras.É assim que quer que o ténis em Portugal se desenvolva e seja digno.

    ResponderEliminar
  15. Meu caro anónimo:
    É um facto que recebi esse mail, do Sr. Duarte para o Sr. Paulo Travassos, mas não recebi nem ordem nem autorização para o publicar e eu, por principio, só publico o que expressamente me autorizam a publicar.
    Porque, deixe-me acrescentar, se o fizesse, cairia o " Carmo e a Trindade".
    Mais uma vez refiro que o blog está sempre aberto para que os visados nalguma critica minha ou de outra pessoa que queira aproveitar este espaço para divlgar as suas preocupações, possam responder com o mesmo destaque, facto que aliás tive oportunidade de transmitir directamente a um dos visados que me questionou sobre isso por mail.
    Finalmente, se considera este espaço oportuno e mentiroso, acredite que o mesmo a única coisa que pertende é o desenvolvimento do ténis em Portugal e penso que depois de dois anos de actividade, este blog já nada tem a provar sobre esse objectivo.
    Para si caro anónimo e uma vez que tem conhecimento do tal e-mail, porque não o coloca aqui, identificando-se, para que todos possamos assumir as nossas responsabilidades.

    ResponderEliminar
  16. esse email era importante!
    é lamentavel que so saia o que convem para criar polemica e que qualquer tipo de água para fogueira nao seja publicado.
    nao tenho nada a ver com o assunto, nem estou perto de lisboa, mas nao posso deixar de concordar mais com a opiniao do dani, mesmo que me pareça muito em causa propria.
    se nao ha miudos e porque nao ha miudos, se ha miudos a mais e porque ha miudos a mais....e a culpa e sempre dos mesmos....pergunto se um dos jovens tivesse tido 2 jogos com duração superior a 2 horas cada um nao seria bem pior fisicamente do que 3 jogos rapidos e um equilibrado...este desporto exige acima de tudo sacrificio(s)....e esses vivem-se e sentem-se no campo .

    ResponderEliminar
  17. Meu caro Barata, com o respeito que me merece a sua saga informativa, deixe-me dizer-lhe o seguinte: o sr errou neste caso, saiu-se mal na fotografia. Não basta publicar a carta e dizer como Pilatos, lavo daqui as minhas mãos. O sr, com o devido respeito, faz-me lembrar um espectador da antiga Roma imperial, a assistir cândidamente a uma luta de gladiadores. Não duvido que o fez com boa intenção, mas errou. Sabe que a pior das cobardias é a intriga!?... é fácil de atear mas dificil de apagar.
    Sabe o sr da carta de re~denção do arrependido pai, e não a publica? Pergunto eu com o devido respeito: por cobardia, por não ter autorização? Se foi este caso, então o pai herói é que é o cobarde!
    como vêm amantes de sangue, a montanha pariu um rato1 afinal o pai veio pedir desculpa e afinal o árbitro e o clube é que tinha razão! e então agora, onde estão os comentaristas cheios de vontade de zarpar no pobre oficial de arbitragem?
    E amigo Barata, deve agora ou não, o patrocinador "El corte Ingles" agir contra si por difamação!? ah boa pergunta! Lembro-lhe ainda que há meses atrás foi publicado por si neste mesmo blog uns comentários acerca de um torneio da Batalha imprecisos. O amigo parece aqueles corporativistas das associações de pais. digo-lhe com toda a franqueza...olhe que existe ténis além dos pais, até porque os dirigentes, os patrocinadores, os árbitros também são pais.
    Muito obrigado pelo tempo precioso

    ResponderEliminar
  18. Alguns considerandos:
    - Anónimos que não dão a cara a virem dar lições de moral, têm uma graça descomunal;
    - Esses e o outro que diz que não tem nada a ver com o assunto, mas lá vai sabendo do tal email redentor do pai em questão;
    - Caro Rui, faça por manter o nível e esforce-se por não responder a anónimos (o seu trabalho já efectuado ao longo destes meses todos, merece essa consideração);
    - Aos pais, que não aproveitem este espaço para criar intrigas, ainda que inconscientemente. Falem directamente à FPT, que tem várias pessoas disponíveis para dar ouvidos a estas questões (se as resolverá essa é outra questão);

    Por último:
    - Dois nomes apenas neste imbróglio todo, podem dar algumas luzes sobre as causas de tudo isto... Flores e Marques...ah pois é!!!

    Saudações tenísticas,

    Zé Carlos

    ResponderEliminar
  19. De facto concordo com grande maioria do comentário das 11h05 e penso que a carta/e-mail deveria ser publicada. Apesar de se tratar de um blog e não de um site, é neste momento visto por grande parte da comunidade tenística nacional (senão por toda), e penso que as pessoas que foram mal-tratadas na carta respectiva têm de ver o seu nome limpo desta situação, razão pela qual deveria ser publicada no mesmo local onde foi publicada a outra. A carta tem implicações, e a nível de sponsors e imagens das pessoas, podendo haver processos por dano de imagem, razão pela qual é necessário ter cuidado com publicações destas cartas sem confirmação da veracidade dos factos...mesmo num blog, mas a realidade é que feliz e infelizmente, este blog tem já um impacto elevado...
    A responsabilidade da carta é do autor, mas a responsabilidade da exposição é do blog em causa. Senão toda a gente vem para a aqui dizer mal de toda a gente simplesmente porque lhes apetece. Que esteja nos comentários (e penso que foi por isso que foi activada o controle dos comentários) é aceitável...agora é necessário ter cuidado com o que se coloca nos posts...

    ResponderEliminar
  20. Infelizmente é só neste blog que as "verdades vêm ao cimo", porque enviadas para a FPT caiem em "saco roto"!E sabem porque?Porque falta de ética é o que mais temos nestes organismos!
    Deveriam limitar a adjudicação de nº Torneios a clubes que não têm condições, principalmente no tempo de chuva! Pois é por tudo isso que há este "desgaste" das pessoas: mais jogos do que o permitido, para arranca com chuva, 2 torneios em simultâneo,etc....
    E depois... máximo de Trneios por causa do "dito ranking"!

    JF

    ResponderEliminar
  21. Boa Noite. Enviei efectivamente um Email para o Sr Rui Barata retratatando-me acerca da forma como enumerei algumas situações menos correctas que decorreram no passado fim de semana. Na realidade a forma como enviei Email para FPT, para o Juiz Arbitro, para o Director Técnico do CLube VII, não foi a mais apropriada. Temo ter causado demasiado alarido e esse não era o meu objectivo. Se tivesse de o fazer novamente falo-ia institucionalmente, ou seja entre o Clube que o meu Filho representa e o Clube onde se disputou a prova. Fica portanto dada autorização ao Sr Rui Barata para publicar o 2º Email que lhe enviei. Gostaria ainda de informar que o 1º Torneio do 2º circuito El Corte Inglês acabou hoje no Clube VII, tendo a final de singulares masculinos decorrido sem qualquer dificuldade. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  22. amigo JF, quem calendariza as provas nível C , são as associações Regionais. Sei que a FPT tentou fazer passar uma proposta de que os sub 12 tivessem sozinhos e pelo menos com 3 dias e foi recusada pelas AR's, por isso meu amigo vc tem que bater á porta é da sua Associação regional.

    ResponderEliminar
  23. Caro amigo JF,A ASSOCIAÇÃO que sujeriu,vai ser uma realidade dentro de pouco tempo,precisamos do apoio de todos os pais que gostavam de contribuir para melhorar o panorama do tenis em Portugal,pode contactar-nos pelo email tenisteam@sapo.pt.OBRIGADO .
    AYPT.

    ResponderEliminar