Pesquisar neste blogue

9 de abril de 2008

O miúdo hoje faz anos !!!!

Já lá vão 38 anos.
Nascido e criado na cidade do Porto, Nuno Marques faz hoje anos.
Sem querer contar aqui a história da sua vida, tivémos o prazer de o conhecer em 2006, no Torneio da Golegã, onde estava para jogar e acompanhar os seus pupilos do CT Porto.
Na altura o blog tinha meia dúzia de semanas e pouco mais de 50 visitas diárias mas mesmo assim, o Nuno mostrou muito interesse no projecto, apoiando as ideias base que norteavam e norteam este espaço e ,ao fim de dois ou três dedos de conversa, cedo me apercebi que ali estava alguém que sabe muito de ténis, am ambos os lados da rede...
Lembro-me na altura termos falado da Maria João Koehler, da Michelle Larcher e de mais dois ou três miúdos que, para o Nuno, mais cedo ou mais tarde, iriam singrar no mundo do ténis.
A impressão foi a melhor e nem a irritabilidade do Nuno quando está court ( algumas bolas ainda devem estar perdidas nos campos da leziria ribatejana...) ofusca a sabedoria de quem já anda nestas andanças desde há muitos anos.
Parabéns Nuno e que os " burocratas " possam, de uma forma ou de outra, utilizar para o bem do ténis português, o saber de mais de 25 anos que deste ao ténis do nosso país.
Da minha parte, muito obrigado.

Foto: @Premier Sports

28 comentários:

  1. Parabéns Nuno, e parabéns também ao Miguel (3º filho do Nuno) que hoje completa uma semana de vida.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Nuno! Um grande talento! Tinha tudo para ser um top 10. Infelizmente para ele não o atingiu, no entanto, foi um grande tenista! Agora como treinador tem uma relação muito positiva e bonita com os seus jogadores! Adoro ver isso! Parabéns por tudo!!!
    TF

    ResponderEliminar
  3. Grande jogador,grande raça, grande Homem!

    ResponderEliminar
  4. Apesar de ter sido um grande jogador, não terá sido a atitude, a tal irritabilidade!!!, que não o deixou ser melhor?
    A atitude que o Nuno tem em campo é a atitude que muitas vezes criticamos nos nossos jogadores mais novos! Um site com a visibilidade que este tem não pode da enfâse a esse aspecto do melhor jogador que Portugal teve. O que acontece? Os mais novos começam a pensar que se ele faz eu também posso (e devo)fazer.
    Foi um grande jogador, disso não há duvida nenhuma, mas não pode ter as atitudes que tem em campo.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo:
    Cada um é como é e sobre isso podemos concordar ou discordar mas nunca poderemos julgar.
    No ténis são muitos os exemplos de grandes tenistas que pautavam a sua actuação por acessos de fúria que se tornaram quase imagem de marca: McEnroe será o exemplo mais gritante mas ainda hoje existem outros.
    O Nuno foi e é como é e penso que não terá mais nada a demonstrar a ninguém.

    ResponderEliminar
  6. Aceito, mas o Nuno é treinador e tem que ser o primeiro a dar o exemplo, pelo menos aos seus atletas.
    Porque falaram, então, tanto da Joana Vale Costa por exemplo? Porque não incentivar o tal mau comportamento que tanto falaram em vez de criticar?
    Estou a dar a minha opinião e acho inadmissiveis as atitudes que já vi o Nuno ter em campo.
    E o Nuno ainda tem muita coisa a demonstrar enquanto treinador (que é o que ele é agora), pois quanto eu sei ainda não fez nenhum jogador (o que não é obrigatório, pois o CTP tem treinadores óptimos para a formação - Alberto Miguel e Maria José) e os atletas não têm evoluido tanto como o esperado! A única jogadora que ele tinha dele era a Margarida Moura, que já não está com ele.
    Não o ponham já num pedestral. Ele tem muito para aprender (como todos nós) e sabe disso.

    ResponderEliminar
  7. O Nuno é uma grande pessoa tal como muitos miúdos que aqui já criticaram e espesenharam, e continuo a relembrar aquilo que foi dito por um comentador: "Prefiro ver a raiva daqueles que erram do que os tipo moscas mortas que não acertam na bola e nada se passa"
    Parabéns Nuno e felicidades para si e todos os seus!

    ResponderEliminar
  8. ao anonimo das 19 52 deixe me que lhe diga uma coisa:calma muita calma pk pelos vistos a sua raiva é interior .
    o nuno marques é o que é e basta.

    concerteza que não deve ver bem o tenis a para todos os gostos.
    deixe de criticar porque o nuno será sempre o nuno e ponto final

    são esses meninos com muita raça que tem alma de campeão concerteza que bem direccionados e com pessoas bem formadas.
    não se preocupe com o nuno que ele não se preocupa com os seus comentários porque de facto quem é o nuno marques é ele e ponto final.

    relaxe.............

    ResponderEliminar
  9. ao anónimo das 19 52 :

    o nuno é como é! mas pelo menos é genuino e dá a cara!
    você vem para aqui fazer comentários sem se identificar isso é o quê?
    que exemplo dá também as crianças já pensou nisso ?
    ora essa ou é o caro anónimo que está num pedestal e pode dizer tudo sem se identificar?

    isso não ´e nada pedagógico para as crianças que pelos vistos está tão preocupado?

    que incoerência vai nessa cabeça?
    josé M.

    ResponderEliminar
  10. Pois devem pensar que ainda estão atacar os miúdos, como o fizeram durante o mês de Janeiro, mas o miúdo neste caso já tem 38 anos e é bem capaz de se defender, se querem dizer alguma coisa, falar mal por exemplo dirijam-se ao próprio que ele resolve-lhes o problema ficando todos esclarecidos, pois também me parece ser mais conveniente e não é de modo algum elegante falar mal escondido no anonimato!
    Aproveitem e peçam-lhe um autografo!Ah, Ah, Ah...

    Afonso José

    ResponderEliminar
  11. Só tenho pena que ao talento do nuno não tenha conseguido juntar mais humildade no court e garra por vezes... o talendo para um certo nivel nao chega... e como o talento do nuno chegou e bastou para os adversarios cá do do burgo nao chega para o internacional... um campeão a sério... espero que ele passe isso aos seus talentosos alunos... parabens
    Jose Fernandes - Porto

    ResponderEliminar
  12. “Os mais novos começam a pensar que se ele faz eu também posso (e devo) fazer.”

    Não concordo muito com esta afirmação, até porque têm associado a tal irritabilidade também à má educação, e deixa de ser coerente o que dizem pois os meninos devem ser formados de modo a que não sejam tipo “Manuel vai com os outros”, não devem pois imitar o que os seus progenitores acham acções incorrectas, caso contrário pior do que imitarem o Nuno Marques ou outros miúdos com comportamentos mais irreverentes dentro do court, correm o risco de imitarem o fulano tal, da escolinha onde andam que até se droga ou o outro que apenas fuma ou então um outro que até rouba... ou ainda, basta pressionar um pequeno botão de comando para verem as maiores barbaridades.
    Não vejo grande solução, a não ser que metam os meninos numa redoma.
    Cada um é como é, grandes ídolos do mundo artístico não têm as melhores condutas quer em palco quer fora deles e os vossos filhinhos lá vão muitas vezes aos concertos onde pode ser levado a fazer coisas piores do que ver A,B ou C irritados no court.
    Respeitem a personalidade de cada um...
    "controlem a língua que é do tamanho do mundo"

    ResponderEliminar
  13. se fizeram esta pequena homenagem ao Nuno, têm que o fazer com outros jogadores que se tornaram treinadores: Sofia Prazeres, Cunha e Silva (que, neste momento, é o melhor deste grupo), Bernardo Mota, etc.

    Em certa parte concordo com as péssimas atitudes que o Nuno tem. Sou treinador e não gosto nem quero ver os meus atletas fazerem o que o Nuno faz em campo.

    ResponderEliminar
  14. Ao "treinador" das 15:16,desafio-o a dizer pessoalmente ao Nuno que não gosta das suas "péssimas atitudes". Quem dera aos seus alunos conseguirem fazer no court aquilo que o Nuno e os seus atletas conseguem fazer.
    Margarida Moura a única atleta do Nuno Marques? Autêntico disparate...A Margarida só treinou com o Nuno 2 anos e veio de outro clube. Atletas do Nuno há vários anos: Miguel Alves, Maria João koehler e Francisco Ramos (nascidos e criados no CTP e todos eles já campeões nacionais), José Alves, Francisco Azevedo,Miguel Cortez, além do grande Leonardo Tavares. E outra fornada de miúdos está na calha para começar a aparecer. Sem esquecer que desde que o Nuno é director técnico do CTP, os títulos nacionais por equipas que o clube conquistou (infantis e cadetes femininos e juniores masculinos).
    Mas existe uma qualidade no Nuno que dificilmente qualquer outro treinador em Portugal possuirá que é a adoração, quase veneração que todos os seus atletas sentem por ele. E isso, meus caros "Diáconos Remédios" não se impõe, conquista-se no dia a dia, e não está ao alcance de qualquer "anónimo"...treinador

    ResponderEliminar
  15. PARABÉNS NUNO!
    Ter "raça" no campo não é ser mal educado caros leitores!Já o viram trabalhar no campo para terem certas afirmações? Vão ver: CTP - Rua Damião Goís - Porto.
    NENHUM PORTUGUÊS CONSEGUIU O QUE ELE CONQUISTOU NO TÉNIS!

    Leiam...leiam...

    ResponderEliminar
  16. Volto a repetir: não estão a lidar com miúdos, desta vez, vão dizer esses disparates ao próprio e ele conta-vos uma História!
    Ñinguém aqui tem que fazer nada, o Nuno é que fez anos, é ele o homenagiado!
    Felicidades Nuno, penso pois com toda a certeza que é um grande Treinador, pois tem a experiência necessária para compreender os seus atletas, acredito que seja admirado por todos, pois aqueles que expoêm as suas emoções como o Nuno o faz de uma forma tão genuína, não podem ser más pessoas.
    Também acredito que não vira as costas aos seus atletas mais irreverentes, aqueles considerados por muitos mal educados, e que lhes dedica toda a atenção e mais algumas palavrinhas que por vezes terão que ouvir da experiência de um GRANDE CAMPEÃO e sobretudo uma excelente pessoa.
    Força e votos para a continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  17. Continue a ser Feliz, pois é disso que muitos têm inveja!
    Aqueles que engolem e nada dizem, são os que empanturrados de tantas desilusões e frustrações, quando mais velhos, vêm para aqui ou para outros sítios despejar o que não conseguiram assimilar completamente!
    AH! Têm um nome: "Bem Educados" mais tarde desgraçados, mais tarde ainda damos com eles a dizer "Porcaria de vida miserável!" isto quando acompanhados.
    Sozinhos: "M....da de Vida!!!!!!
    Vão ser sempre assim: duas caras!

    ResponderEliminar
  18. Sou do clube desde que a Margarida entrou!Ela sempre foi jogadora do CTP e esteve 6 meses nos escalões abaixo até chegar ao Nuno (por isso é a única jogadora formada pelo Nuno). Começou com 10 anos a jogar e sempre no CTP!!! Os outros são jogadores do Alberto Miguel e Maria José... E não metam os miudos nesta confusão...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 19:52: também sou do clube e aquilo que acabou de dizer é uma completa mentira. Quando a Margarida chegou ao CTP já tinha treinado e jogado noutros clubes. E mesmo que fosse verdade aquilo que afirma, teria feito exactamente o mesmo percurso que todos os outros atletas do Nuno, pois como refere, "esteve seis meses nos escalões inferiores", portanto teria fatalmente de passar pelos professores Alberto iguel e Maria José. Não meta é você os miúdos nisto para tentar denegrir o trabalho de um adulto. E olhe que quando você chegou ao clube eu já lá estava há um bom par de anos, por isso sei perfeitamente daquilo que estou a falar

    ResponderEliminar
  20. K conversa de xáxa´,PARABENS NUNO,eu q te conheço desde chavalito,quero te desejar muitos e bons anos tenisticos,como treinador estas a melhorar muito,já agora dos mais pequenos,boa sorte para o Ivo Rodrigues, e para a Mafalda esses dois vão dar cartas no tenis.FELICIDADES

    ResponderEliminar
  21. o teinador das 15 16 tenha juizo tomara voce ter um jogador como o nuno marques.
    nao nos deite areia para os olhos.
    era um biscoito.....

    ResponderEliminar
  22. a margarida so esteve no ctp

    ResponderEliminar
  23. NAO COMPREENDO ESTA LOCURA SOBRE O NUNO MARQUES UM JIGADOR QUE NAO FEZ NADA DE RELEVANTE ! QUE TITULOS INTERNACIONAIS GANHOU? JOGADORES COM MELHORES RANKINGS QUE ELE HA AOS MILHARES..... TODOS SABEM QUE O GRANDE PROBLEMA DELE E QUE NAO ERA APLICADO E NAO MOSTROU A APTIDAO PARA O TRABALHO QUE DEVIA.A CRITICA QUE SE FAZ TEM A VER COM O FACTO DE NAO TER APROVEITADO AS CAPACIDADES QUE TINHA(OU JA NAO SE PODE CRITICAR CONSTRUTIVAMENTE NO NOSSO PAIS)? EPOR FAVOR NAO SEJAM RIDICULOS A COMPARAREM O JOHN MACENROE AO NUNO MARQUES.....

    ResponderEliminar
  24. Claro que não, o Nuno é português, só por isso merece todo o nosso carinho, se o Nuno não tivesse nascido em Portugal tinha sido top 10, qual Federer!

    ResponderEliminar
  25. mas q commentario irracional do anonimo anterior! explique la isso? tao ser Portugues e sinonimo de perdedor? voce e daqueles Portugueses q de facto nos deitam abaixo com o vosso miserabilismo pa. tao se nfosse estrangeiro era como o Federer? como assim? tao o Cristiano e o Figo nao sao Portugueses ? a Vanessa fernandes nao e Portuguesa ? o FCP nao e Portugues? o Eusebio etc etc ........... pare de ser miserabilista e acredite no que e nacional e bom pa! agora assume de vez que o Nuno NAO FOI CAPAZ PELAS RAZOES QUE TODOS SABEMOS..... ELE NAO FOI SERIO NA ABORDAGEM AO TENIS TAO SIMPLES COMO ISSO outros o irao em breve ultrapassar tipo Gastao Gil Rui Machado Neuza Michele e se calhar varios outros que todos os dias lutam para isso

    ResponderEliminar
  26. Para bom entendedor, meia palavra basta, é claro que o comentário das 22:46 não quer dizer que "ser Português é sinónimo de perdedor", lol, evidente que não, mas de-lhe a interpretação que bem entender, ok? Se o Cristiano tivesse optado pelo tenis é evidente que nunca teria sido o que é pois não tinha money, percebe para aguentar uma carreira no tenis, nem o nosso país tem essa estrutura, penso que foi buscar exemplos que não têm nada a ver com a realidade do tenis em Portugal, então o Eusebio, desculpe mas é ridiculo!
    Tenha mas é mais tento na língua quando se refere aos comentários dizendo que são irracionais.
    O Nuno marques foi o melhor e pronto, quer voçê queira quer não dar-lhe essa importância! Se respeitou ou não o tenis o problema foi dele, vamos vêr se os que diz que o respeitam se chegam lá ou não!
    contudo faço votos que todos cheguem ao top 10, porque não? E concerteza que o Nuno Marques não se importará nada, também ficará contente, esta é outra geração e ele tem atletas com bastante potencial que podem ir longe.

    ResponderEliminar
  27. se os atletas seguirem o rumo do nuno marques nao vao a lado nenhum! o joao cunha e silva tendo muito menos aptidoes fisicas sempre foi muito mais profissional que o nuno ! o nuno NAO E NENHUM ICONE..... e um talento desperdiçado que desapontou Portugal e nao ha leis contra as criticas objectivas e nao insultuosas ou voce pensa que ta numa ditadura? so a sua opiniao vale? que soberba! deve ser um dos que prestam vassalagem invertebra ao nuno lol

    ResponderEliminar
  28. Tantos frustrados!!!!
    Só deitam "abaixo" os que fizeram alguma coisa no ténis! Porquê não abrir um blog para falarem de "vocês" próprios e deixarem os outros "trabalharem"?

    PARABÉNS NUNO E TODOS OS ATLETAS PORTUGUESES!

    ResponderEliminar