Pesquisar neste blogue

8 de abril de 2008

Ténis para todos e para cada um - AT Porto

Esta é a ideia central e orientadora do projecto desta nova Circular Informativa da ATPorto.
Um projecto de "ténis para todos e para cada um" dos protagonistas das actividades da ATPorto — Clubes, jogadores, treinadores, árbitros ou dirigentes — para informar o que nesta região todos e cada um faz e pode fazer. Mas que, ao mesmo tempo, assume também o papel de meio de informação mensal para todos os agentes desportivos do ténis em Portugal e em Espanha (Galiza) e para aqueles que dedicam à difusão de notícias de ténis, sejam os mass media convencionais, sejam os diversos projectos de informação na internet.
Mensalmente, a Circular Informativa "ténis para todos e para cada um" estará disponível no www.atporto.pt www.atporto.pt e será distribuída pelos Clubes associados e a todos aqueles que constem da nossa e-mailling list — registo pode ser feito no www.atporto.pt .
Com esta Circular vamos fazer circular a informação sobre todas as actividades que foram realizadas nesta região e pelos seus Clubes, bem como anunciar as actividades que se irão realizar no mês seguinte.
Estas actividades compreendem tudo o que se realiza relacionado com o ténis — campeonatos, torneios, cursos de formação, acções de fomento, etc. —, realizados tanto pela ATPorto, como pelos seus Clubes associados, organizações de eventos e outras instituições.
A informação será facultada de uma forma objectiva, sucinta e esquemática, depurada de relatos e apreciações, permitindo uma fácil consulta, leitura e uma utilização simples por quem a receber e para o que melhor entender.
Desta forma, será difundida informação sobre as actividades que realiza a ATPorto (Campeonatos Regionais, Inter-Clubes, MIni-Cir, Porto Open, Selecções ATPorto, Liga Atlântica, cursos, reuniões, etc.), como também todas as actividades que os seus Clubes associados desenvolvem — como organizadores ou como instalações de acolhimento de eventos — e as melhores prestações desportivas dos jogadores destes Clubes, desde o Grupo Juvenil [minis (sub 6 e sub 8), benjamins (sub 10), iniciados (sub 12), infantis (sub 14), cadetes (sub 16) e juniores (sub 18) — passando pelos Grupo Sénior (1ªs, 2ªs e 3ªs Categorias) até ao Grupo Veterano (desde o escalão + 30 feminino até ao escalão de + 60 masculino).
Este é um projecto que se pretende dinâmico, para que "step by step" consigamos alcançar um formato verdadeiramente útil a todos.
Por isso, todas as sugestões serão bem vindas e analisadas, quando remetidas para: circular@atporto.pt .
Mais e melhor informação, só pode levar a mais e melhor Ténis!...
A Direcção da ATPorto
NR: Ora aí está uma grande ideia. Era bom é que as outras associações tivessem os meios mas sobretudo a vontade de fazer o mesmo. Os meus parabéns.

11 comentários:

  1. Bem, não é muito original!!!
    É quase um plágio do slogan da federação francesa de ténis!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo:
    A grande ideia não é o nome, que, para mim, até se poderia chamar tenisportugues.blogspot.com.....
    A grande ideia é o conceito em si e não o slogan.
    Como sempre, a uma boa ideia se associa mais depressa o arauto da desgraça do que o mensageiro da esperança.
    Mas tenho fé que as coisas comecem a mudar.

    ResponderEliminar
  3. E mesmo que seja, como diz, "um aplágio slogan" da FFTenis, mas pelo menos a ATP faz alguma coisa caro leitor!Porque não "copiar" as boas ideias!

    ResponderEliminar
  4. Mais um projecto.....
    Todos anos (eu sou um cliente directo da ATPorto) são apresentados um sem número de projectos por uma série de entidades, claro que a maioria destes projectos são "plagiados" e bem daqueles que vão à nossa frente ( o que não me faz confusão absolutamente nenhuma desde que sejam bons projectos)no entanto o que me faz escrever só tem uma razão é que o nosso país é o pais dos projectos e das leis, temos muitos projectos e muitas leis, só não temos quem realize os projectos até ao fim e quem fiscalize aplicação das leis.
    Assim de uma forma construtiva quero dizer que a ideia não me parece má desde que se faça e que se dê continuidade á mesma pois muitas vezes à 1ª contrariedade...desiste-se!
    Por isso quero louvar a iniciativa mas como é normal permitam - me que fique de pé atrás . . . e cá estarei para analisar o mesmo no futuro ( como pessoa e clube muito interessado)

    1 Abraço

    Marco Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Ao menos este site funciona e bem melhor que o da Federação Portuguesa de Ténis. Por falar no Site da FPT, que é feito dele, que não o vejo pela NET há uns 3 dias, o servidor pifou ?
    É sempre bom ver alguém a tentar fazer alguma coisa diferente. Pena que outras Associações não façam o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Bem, eu normalmente sou um positivista, mas neste caso a expressão "ténis para todos" é uma farsa...Seria tão bonito que isso fosse possível. Teriamos seguramente os Cristianos Ronaldos do Ténis. Temos que massificar o ténis para um dia termos um génio. Os craques do futebol veêm da "classe baixa" da sociedade. Mas este desporto em Portugal de facto NÃO "é para todos"...
    TF

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, quero dizer que tal como expressei no meu artigo de opinião " O Futuro do Ténis Português" (www.cetsesimbra.pt),no que concerne à massificação do ténis, estou de acordo com TF, e o nome "Ténis para todos" induz em erro algumas pessoas tal como aconteceu com TF, por isso não me parece o título mais indicado.

    Agora, efectivamente como ideia este projecto não traz nada de novo, uma vez que quanto a mim, todas as associações deveriam por inerência das suas competências informar todos os seus filiados da actividade que é desenvolvida na área da sua jurisdição. Apesar de tudo, é de louvar a iniciativa que pelo menos tem o mérito de demonstrar a vontade de trabalhar e promover o ténis através da informação.Contudo, estou algo céptico em relação ao seu sucesso,uma vez que face à tecnologia hoje existente, os adeptos mais aficcionados vivem numa ânsia constante de informação e devoram a informação diária nos blogs e sites com sofreguidão. Portanto parece-me que quando a circular sair, já grande parte das notícias serão do conhecimento geral, o que poderá retirar algum interesse à consulta. No entanto, se a informação se centrar, em actividades que normalmente não têm eco nos jornais e blogosfera, aí talvez ganhe o seu espaço e a devida relevância, pelo menos na região. Acho também, que como prova de fidelidade, na 1ª edição a A.T.P., deveria publicar o Plano de Actividades e Dinamização do Ténis, que tem previsto para 2008, de forma a que se possa acompanhar e fiscalizar o respectivo trabalho a que se propôs.

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  8. Caro JPA eu não fui induzido em erro, só utilizei o repto para voltar à questão mais crucial da falta de sucesso do nosso ténis. Claro que não é a única. Eu já li o seu artigo e concordei com ele. Tem as ideias todas e bem claras, parabéns por isso.
    No entanto, não que aqui deixar de inaltecer tudo o que de bom se diz e faz em Portugal para bem deste sublime desporto que é o ténis.
    TF

    ResponderEliminar
  9. Pedreira???
    Pronto, quando não há argumentos parte-se para a OFENSA PESSOAL!!!

    O sr.Rui Barata devia tirar este comentário altamente jocoso!!!

    ResponderEliminar
  10. Caro TF,
    Peço desculpa por não ter feito uma avaliação correcta da sua interpretação. Mas titular um boletim de informação com uma designação que habitualmente é utilizada em acções práticas de fomento do ténis, obviamente que pode iludir os mais distraídos.

    Abraço,

    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  11. Quanto ao comentário do João Pedro, concordo, e agradeço a precisão com que escalpelizou a situação. Na realidade, a informação divulgada desta forma pode não ser a melhor, mas é sempre mais uma fonte, que vai poder ser aproveitada pelos Sites e Blogs, etc, já existentes na nossa praça, se fosse facilitada a informação na forma de RSS Feed livre, isso seria óptimo

    ResponderEliminar