Pesquisar neste blogue

28 de julho de 2008

VI Jogos da CPLP - Brasil

Duas selecções nacionais de Sub 16, uma feminina e uma masculina, representam o ténis português nos VI Jogos Desportivos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que começaram oficialmente no último sábado (26 de Julho) e decorrem até ao próximo sábado (2 de Agosto), no Rio de Janeiro, Brasil.
A selecção feminina é composta por Ana Claro, Bárbara Ribeiro e Inês Xavier, tendo Ângela Cardoso como ‘capitã’, enquanto a equipa masculina é formada por Francisco Ramos, Francisco Jordão e João Magalhães, capitaneados por Paulo Santiago. O secretário-geral da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), José Santos Costa, e o Juiz-Árbitro, Jorge Cardoso, completam a delegação da FPT no Rio de Janeiro.
Ontem, na primeira jornada da prova masculina, Portugal bateu Moçambique, por 3-0, num grupo que conta ainda com a presença de Angola, com quem a selecção nacional jogará amanhã. Hoje é dia de descanso para os jovens portugueses. O outro grupo da competição masculina é formado pelas selecções do Brasil, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Apuram-se para as meias-finais, que terão lugar na quinta-feira, as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
Quanto à competição feminina, a selecção nacional joga hoje frente a Cabo Verde, naquele que será o seu primeiro encontro nos Jogos. Do grupo de Portugal, faz parte também a selecção da Guiné-Bissau, que amanhã enfrentará a equipa portuguesa. No outro grupo figuram as equipas do Brasil, Angola e Moçambique. Tal como na prova masculina, qualificam-se para as ‘meias’ (na quinta-feira) as duas primeiras equipas classificadas de cada grupo.
Para além do ténis, Portugal está representado na sexta edição dos Jogos CPLP em mais três modalidades: futebol 11, basquetebol e andebol, com as respectivas selecções de Sub 16. O voleibol de praia e o atletismo adaptado também constam do programa dos Jogos.
Portugal, Cabo Verde, Guné-Bissau, Moçambique, Angola, Brasil, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os países presentes neste certame, cuja primeira edição teve lugar em solo português (1992). Guiné-Bissau (1995), Moçambique (1997), Cabo Verde (2002) e Angola (2005) também já receberam os Jogos CPLP.
In: FPT

Sem comentários:

Enviar um comentário