Pesquisar neste blogue

12 de outubro de 2006

Michelle Larcher DeBrito : A nossa maior esperança


Michelle Larcher de Brito ( ou DeBrito, como os americanos lhe chamam) é a nossa maior esperança a médio prazo para conseguirmos ter um ou uma tenista nos lugares mais altos dos rankings mundiais. Nascida a 29 de Janeiro de 1993 ( 13 anos), Michelle cedo despontou para o ténis e sobretudo para as vitórias. Em 2002, com pouco mais de 9 anos, torna-se campeã nacional de sub-12 em singulares, campeã nacional de sub-14 em pares e semifinalista em sub-14 singulares. Os olheiros do mítico Nick Bollettieri ( IMG Academies, na Florida) aconselharam-no a convidar a menina prodígio para um estágio de 5 anos ( entretanto alargado até 2012 ) com todas as despesas pagas. Os pais de Michelle, conscientes das potencialidades da tenista, mudaram-se de armas e bagagens para a Florida e tem acompanhado desde então a carreira dela, bem como da dos seus irmãos gémeos, igualmente tenistas de qualidade.
Em Novembro e Dezembro de 2003, Michelle começa a participar em alguns torneios organizados pela USTA ( United States Tennis Association) e logo com brilhantes resultados. Finalista no Eddie Herr International de 2003 para sub12, na Prince Cup e semi-finalista no Junior Orange Bowl.
Seguindo um treino muito rigoroso e que transformaram atletas como Agassi, Sampras, Becker, Hingis, as irmãs Williams, Pierce ou Sharapova em vencedores natos, Michelle vai-se destacando entre os demais, merecendo regularmente elogios públicos do próprio Nick.
Em Dezembro de 2004, com 11 anos, é finalista da Prince Cup sub-16 e em 2005 Bollettieri decide colocar Michelle a competir no escalão sub-18 e em boa hora o fez dado que Michelle ganha o torneio Júnior da Academia, ganha o Midwest Open e o Angela Maria Lopera Classic e é quarta-finalista no Southern Open, todos em sub-18!!!!!. Ainda sem poder competir no circuito professional, no final do ano passado ganha o torneio Eddie Herr para sub 16 mas, mais do que isso, é nomeada 2005 Rising Star of The Eddie Herr International, prémio que distingue a jogadora que mais capacidade mostra para atingir um nível profissional altíssimo no futuro. Recorde-se que este prémio tinha sido atribuído em 2000 a .... Maria Sharapova.
Já com 13 anos e aproveitando o facto de a Federação Internacional permitir, agora, que atletas com 13 anos possam competir em competições juniores pontuáveis para o ranking internacional ( 10 por época), Michelle inscreve-se, pela 1ª vez, num torneio ITF Júnior o G1 USTA International Spring. Jogando o qualifying, ganha 7 jogos seguidos e só perde nas meias finais, derrotada pela Bielorussa Ksenia Milevskaya ( actual nº3 ITF Junior ). São os primeiros pontos de ranking para Michelle que regressará em Junho para o G3 USTA International Grass Court Championships , onde vence 5 jogos, impondo-se na final à russa naturalizada norte-americana Gail Brodsky. Pelo meio foi alvo de homenagem pela FPT, em pleno Estoril Open e mereceu um jogo de exibição com Gastão Elias. No mês passado estreou-se no US Open em juniores, perdendo na 1ª ronda com a dita Brodsky. Michelle é, neste momento a 189ª classificada no ranking ITF de Júniores, e é a mais nova das primeiras 400 classificadas. Vai estar no final de Novembro, pela 3ª vez no Eddie Herr International em sub-18, prova pontuável para o ranking ITF.
É das poucas atletas desta idade que possui patrocínios publicitários com marcas como a Adidas ou a Head e nos Estados Unidos, as revistas da especialidade consideram-na a maior promessa do ténis mundial das nascidas em 1993, pelo que Michelle carrega nos seus ombros muita da esperança do ténis português para os próximos anos. Nick Bollettieri não tem muitas dúvidas quando, por mais do que uma vez, já afirmou publicamente que nunca teve à sua disposição uma atleta com tanta margem de progressão e com capacidades tenísticas muito acima da sua tenra idade. O tempo lhe dará razão... assim esperamos.

10 comentários:

  1. Já se está a ver que, mais tarde ou mais cedo, a MLB vai ser seguramente assediada a adoptar a nacionalidade norte-americana,isto caso tenha o sucesso que se anuncia.
    Não se vê quem é que poderá suceder às irmas williams e a portuguesinha poderia ser uma nova Navratilova para os americanos...

    ResponderEliminar
  2. Sampras e Hingis com o "mitico" Bollettieri? Nã. E o Wesley Moodie se é mitico é lá no prédio dele.

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao possível assédio a Michelle, penso que a homenagem da FPT deverá ter tido muito a ver com essa possibilidade. Se tal for o caso, que poderemos fazer, as condições lá são muito melhores. Mas não acredito, Sharapova teria sido mais fácil e nada aconteceu.
    Se Bolletieri é mítico, os seus alunos falam por ele. Em relação ao Moodie, o ranking que conseguiu recentemente, se o compararmos com os nossos atletas, está muito para além de mítico....

    ResponderEliminar
  4. não é mitico, é muito bullshit, veja lá que jogadoras lá feitas como sharapova e vaidisova nem sequer dizem que ele é o treinador delas e preferem nomear os pais... até com a seles foi assim... mas o sampras e a hingis não foram lá feitos

    ResponderEliminar
  5. Remeto-o para o site oficial:
    http://www.imgacademies.com/HQ/default.sps?itype=7948
    Obrigado
    Rui Barata

    ResponderEliminar
  6. nao se deixe enganar por um mestre de propaganda (melhor nisso do que a treinar) que usa nomes de alguem que fez estagios la para aproveitar os parceiros de treino e nao para beneficiar dos conselhos tecnicos do homem...
    treinadores de sampras: pete fischer, tim gullickson, paul annacone. mainada.
    treinadora da hingis: melanie molitor. mainada.

    ResponderEliminar
  7. se o Moodie é "mitico", a Frederica Piedade é a Floribella

    ResponderEliminar
  8. Caros amigos: Eu não afirmei que o Bollettieri foi treinador de Sampras ou Hingins o que foi dito é que, numa fase das suas carreiras, os jogadores referidos passaram pela academia. Como é obvio não foram só lá para ter parceiros de treino até porque se assim fosse não deixariam que a IMG usasse os seus nomes para fins de puro marketing.

    ResponderEliminar
  9. Claro que a IMG pode ou podia usar os seus nomes para fins de marketing... eram/são clientes da IMG!

    ResponderEliminar
  10. O treinador da Michelle é, antes de mais alguém, o pai -- que é mesmo treinador de ténis de profissão. Depois vêm vários outros que trabalham nesse aviário que é a NBTA (também conhecida por IMGA e qualquer dia por ILGA), desde o Gabriel Jaramillo até ao homem com os dentes mais brancos à face da terra: Nick Bollettieri, o tal que não percebia uma azeitona do ofício e mandava empregados seus espiar as aulas dos outros para ver como era.

    ResponderEliminar