Pesquisar neste blogue

13 de outubro de 2006

Gastão Elias: 2006 é o ano Zero




Gastão Elias nasceu na Lourinhã a 26 de Novembro de 1990 ( 15 anos ) e cedo evidenciou aptidões naturais para o ténis. O atleta do CIF que tem como figuras que admira o Roger Federer e James Blake começou cedo no mundo do ténis internacional.
Em Abril de 2003, com 12 anos começa a participar em torneios internacionais de sub 14, com resultados muito interessantes que o levam até ao 28º do ranking sub-14 europeu.
Em Janeiro de 2004 consegue a sua primeira vitória, em pares, num torneio C1 em Inglaterra. Em Abril de 2004 " limpa " três torneios em pares e dois em singulares ( dois em Portugal e um em Itália ), em Agosto vence o prestigiado torneio alemão LBS Muller Cup e termina o ano da melhor forma, vencendo a Prince Cup, nos Estados Unidos. É, por esta altura, o 12º melhor jogador europeu de sub-14. É em 2004 que se estreia em torneios pontuáveis para o ITF de Júnior com uma passagem fugaz pelo qualifying do torneio de Leiria.
Em 2005, com pouco mais de 14 anos, começa a sua carreira em torneios de sub-18 e é presença habitual em torneios júniores. Vence com João Sousa, em Abril, um torneio internacional de sub-18 em pares, para em Agosto conseguir atingir a final da Taça Diogo Nápoles e vencer o Torneio Júnior de Vila do Conde. É o 8º melhor do ranking europeu de sub-16.
Em 2006, Gastão obteve as suas melhores pretações de sempre onde salientamos a vitória em Pares na USTA International Spring,G1, torneio do ITF Junior e onde em singulares é quarto-finalista; os seus primeiros torneios como sénior onde se destaca a brilhante passagem pelo Estoril Open . Com um WC de João Lagos, joga o qualifying, perde na 3ª eliminatória mas ganha inesperadamente acesso ao Quadro Principal como LL, por desitência de Almagro. Perde, naturalmente, com Tursunov mas conquista os seus primeiros pontos do ranking ATP, aos 15 anos e sete meses. É o mais novo jogador de sempre no quadro principal do Estoril Open.
Logo a seguir, embalado pelos óptimos resultados conseguidos, vai à Austria perder a final do torneio de Villach e na semana seguinte vence o elitista Gerry Weber Junior Open. Mas Gastão guardou forças para ir a Wimbledon passar o qualifying e entrar no Quadro Principal de Juniores do famoso torneio londrino. Fabuloso!!!.
Não perdendo a embalagem, é semi finalista do G1 Isospeed,na Austria , finalista no Campeonato Europeu de sub-16 e vai ao US Open Junior perder somente na 2ª ronda. É por esta altura o 6º melhor europeu de sub-16 e actualmente o 55º classificado no ranking ITF Juniores , sendo o mais novo dos 60 primeiros. Devido ao Estoril Open, possui 5 pontos ATP, que o colocam na posição 1116 do ranking, posição essa que merecerá alterações após ter conseguido mais um ponto pela vitória na 1ª ronda do torneio de Albufeira que ainda decorre.
Gastão será, a par de Michelle, de Miguel Almeida e de Patricia Martins um dos tenistas portugueses que mais nos darão alegrias nos próximos anos. Sobre Gastão ventila-se mesmo a hipótese de o atleta rumar para junto de Michelle e assimilar os treinos e os métodos da IMG Academy. Gastão tem o potencial de se tornar num caso muito sério no nosso ainda pobre ( mas cada vez menos pobre) panorama tenístico nacional.
Foto: ( Desportonalinha.com/D.R.)

1 comentário:

  1. Falta aqui dar o devido crédito ao treinador do Gastão, o mítico Nico Boletineiro... euh... o Luís Miguel Nascimento, conhecido entre os amigos por Cimento.

    ResponderEliminar