Pesquisar neste blogue

6 de fevereiro de 2010

Tenis Europe Winter Cup

A equipa nacional de sub-16 femininos perdeu este sábado  a meia- final do torneio de qualificação, que decorre em Maniago, Itália,  por 0-3 com a selecção da Eslováquia.
O jogo de apuramento para o 3º lugar será frente à Eslovénia.
Em sub-14 femininos, Portugal obteve o 5º lugar, depois de derrotar hoje a Eslovénia por 2-1.
Em sub-14 masculinos, Portugal ficou no último lugar, após derrota por 0-3 frente à Croácia.

Fed Cup 2010

A Bulgária venceu a selecção de Portugal no segundo singular do "play-off" de permanência do Grupo I da zona euro-africana da Fed Cup by BNP Paribas, a decorrer no CAR do Jamor.
Num encontro no "court" central, Tsvetana Pironkova venceu Michelle Larcher de Brito, com um duplo 6-3.
Portugal, que também cedeu no primeiro singular,  não conseguiu evitar a despromoção ao Grupo II da zona euro-africana da Fed Cup by BNP Paribas. 

in: FPT

5 de fevereiro de 2010

Fed Cup 2010

As tenistas portuguesas Neuza Silva e Maria João Koehler venceram esta sexta-feira as romenas Irina Begu e Simona Halep por duplo 7-5, minimizando a derrota lusa na terceira jornada da "Poule" B do Grupo I da Zona Europa-África da Fed Cup.
Antes do encontro de pares, Maria João Koehler e Michelle Brito perderam com as romenas Simona Halep, por 6-4, 6-1, e Alexandra Dulgheru, por 6-0, 5-7, 6-2, respetivamente, confirmando o último lugar da seleção lusa no Grupo B da prova.
Nos pares, Neuza Silva e Maria João Koehler, que se estrearam como dupla, deram o segundo triunfo em encontros para a seleção portuguesa na fase de grupos, depois de no primeiro dia Neuza Silva e Michelle Brito também terem ganho nesta variante.
Depois de terem vencido o primeiro "set" por 7-5, a seleção portuguesa evitou quatro pontos de "set" no parcial seguinte, antes de fecharem o encontro com novo 7-5, em 2:07 horas.
Sábado, Portugal disputa o "playoff" de manutenção no Grupo I da Taça Federação, no qual será cabeça de série, jogando com a Bulgária ou a Bósnia-Herzegovina. 
In: Record.pt

Tennis Europe Winter Cup

Resultados da 1ª ronda:
Sub-14 masculinos - Eslovénia 2, Portugal 1
Sub-14 femininos - Itália 3, Portugal 0
Sub-16 femininos - Portugal 2, Roménia 1

Amanhã, nos sub-16 femininos, Portugal defronta a Eslováquia, para acesso à final.
No jogo de hoje, Portugal derrotou a equipa da Roménia, 1ª CS deste grupo. Joana Valle Costa perdeu o 1º jogo de singulares, frente a Simona Ionescu, por 1/6 e 2/6, Patricia Martins venceu Elena Cadar por 6/4, 1/6 e 6/3 e no jogo decisivo de pares, a dupla Patricia Martins e Sofia Araújo venceu por claros 6/1 e 6/3.

Brasil Open 2010, ATP World Tour 250 $442.500

Começa este fim de semana o Brasil Open 2010, torneio a contar para o ATP World Tour com um prize money de 442.500 dólares.
No complexo de ténis da Costa do Sauípe, destino turistico por excelência da Bahia, este é o torneio ATP mais importante que se realiza no país irmão.
Frederico Gil, no quadro principal , Leonardo Tavares, Pedro Sousa e Rui Machado, nas qualificações, representarão o nosso país, num torneio que tem como CS nº1 o argentino José Acasuso.
O campeão vai arrecadar um prémio de $75.000 e 250 pontos para o ranking ATP.

Ladies Open, Vale do Lobo, ITF $10.000 Feminino

Começa no próximo fim de semana mais uma edição do Ladies Open, torneio ITF feminino, que se realiza em Vale do Lobo, no Algarve, numa organização da Premier Sports.
Julia Gluskho de Israel será cabeça de cartaz, num torneio onde se espera a presença de Magali De Lattre,Maria João Koelher, Ana Claro e Barbara Luz no quadro principal.

Tennis Europe Winter Cup

Começa amanhã, em Ascoli, o torneio qualificativo para a Winter CUP da European Tennis Association.
Em sub-14 femininos e na 1ª jornada, Portugal defrontará a equipa da casa, a Itália. Em caso de vitória, a equipa nacional irá defrontar nas meias finais a vencedora do jogo entre a Sérvia e a Eslovénia.
Igualmente em Itália joga-se a 1ª jornada da qualificação em sub-16 femininos, na localidade de Maniago.
A equipa nacional defronta a  Roménia, em jogo da 1ª ronda. Em caso vitória, o confronto seguinte será frente ao vencedor do jogo entre a Eslováquia e a Grécia.
Finalmente e ainda em Itália, os sub-14 masculinos jogam em Correggio a 1ª ronda frente à equipa da Eslovénia. Em caso de vitória, encontram na meia final o vencedor do jogo entre a Bulgária e a Croácia.
Boa sorte para os bravos lusos.


4 de fevereiro de 2010

Fed Cup 2010

O capitão da seleção portuguesa de ténis, Pedro Cordeiro, anunciou esta quinta-feira que vai fazer mexidas nos singulares de Portugal frente à Roménia, na última jornada da "poule" B do Grupo I da Zona Europa-África da Fed Cup.
"Vai haver alteração nos singulares. Não digo ainda quais", afirmou Pedro Cordeiro, que, nos dois primeiros dias, apostou para os encontros de singulares em Michelle Brito e Neuza Silva, que somaram duas derrotas.
Com duas derrotas contra a Suíça nos singulares, Pedro Cordeiro colocou Frederica Piedade e Maria João Koehler nos pares, que deram "boas indicações".
"Em relação ao par, resolvi meter as outras duas atletas, para poderem jogar e rodar, porque ainda há mais dois dias de competição e preciso de ter as quatro atletas rodadas", afirmou o selecionador, que disse que "é bom poder quatro atletas para poder escolher".
Uma vitória sobre a Roménia na última jornada pode não ser suficiente para Portugal fugir ao último lugar da "poule" e garantir, desde já, o apuramento.
"Se a vitória não chegar temos jogo no sábado, para lutar pela manutenção. Cá estaremos também, para lutar pela manutenção, nós e mais três equipas. Não costumo deitar a toalha quando as coisas não correm bem. Sabíamos que o grupo é forte", considerou.
Em relação ao confronto com a Suíça, que Portugal perdeu por 3-0, Pedro Cordeiro disse que "não começou como esperava".
"A Neuza entrou muito nervosa, como foi fácil de ver. A ganhar 40-15 no primeiro jogo, acabou por perdê-lo e aí bloqueou", afirmou.
Em relação ao segundo singular, Pedro Cordeiro disse que "já sabia que ia ser difícil, embora a Michelle já tenha vencido jogadores com o ranking da Patty Schnyder", reconhecendo que a jovem portuguesa "quando jogava os pontos bem, ganhava-os, quando não, perdia-os, que foi a maioria das vezes".
"Acho que ela (Michelle Brito) sente muita pressão e depois não consegue fazer aquilo que acha que poderia fazer e irrita-se. É muito difícil fazer esse trabalho psicológico. Estamos aqui uma semana não podemos introduzir coisas novas", afirmou.

in: record.pt

$10,000 Murcia2 2010 ITF Masculino

Pela segunda semana consecutiva na cidade espanhola de Múrcia, João Sousa, acabou por sucumbir ainda na 1ª ronda do "future" que distribui 10.000 dólares em prémios monetários. O tenista vimaranense não conseguiu ultrapassar o espanhol Ignacio Coll-Riudavets (nº 434 ATP).

Pelos parciais de 2/6 e 3/6, o tenista luso sofreu assim o seu primeiro desaire face ao tenista espanhol, ele que já havia vencido o tenista do país vizinho por duas ocasiões. Depois da 2ª ronda na semana passada, o tenista português fica-se logo pela ronda inaugural do evento disputado em terra batida.

Recorde-se que este torneio contou ainda com  outro tenista português na fase de qualificação. Gonçalo Pereira ficou-se pela 2ª ronda do qualifyng - cedeu perante o italiano Francesco Picco (nº 1419 do ranking mundial).
Isto já depois de ter vencido o venezuelano Edberg Espinosa Guerrero, na 1ª ronda. Refira-se ainda que Gonçalo Pereira defendia o estatuto de 15º cs da fase prévia. O jovem português irá permanecer naquela cidade espanhola onde irá no próximo fim-de-semana tentar  entrar no quadro principal do F5 espanhol. 

In: lusotenis.com

Fed Cup 2010

Neuza Silva vs Alja Tomljnovic 6-7 (6) 4-6

Num jogo muito equilibrado e bem disputado de fundo de court, Neuza Silva foi incapaz de contrariar a jovem tenista croata Alja Tomljanovic, actual 246º do ranking WTA. Neuza cedeu pelos parciais de 6-7(6) e 4-6, num encontro que demorou perto de duas horas.

A tenista portuguesa esteve muito perto de vencer o primeiro set e chegou mesmo a dispor de três set-points consecutivos a 6-3 do tie-break. No entanto, Neuza acabaria por ceder cinco pontos consecutivos e ceder um parcial que se revelaria fundamental para o desenrolar do encontro.

No segundo set, o equilíbrio continuou como nota dominante. A servir para se manter em jogo a 4-5, Neuza não conseguiu suster o ímpeto da rival e acabou por perder ao terceiro match-point.

Michelle Larcher de Brito vs Petra Martic 4-6 1-6

No segundo encontro de singulares, que contou com casa cheia no Court Central do Complexo Indoor do Jamor, Michelle Larcher de Brito cedeu diante Petra Martic (nº82 WTA) por concludentes 6-4 6-1 em apenas 1 hora de encontro.

A portuguesa entrou bem, batendo muito forte na bola e fazendo muitos winners que lhe possibilitaram liderar o marcador por 3-1 e 4-2. No entanto, os problemas no serviço voltaram e embora o número de duplas faltas tenha sido abaixo do habitual, a croata nunca revelou muitos problemas para quebrar o serviço à tenista lusa.

Depois de um primeiro parcial muito nivelado, o 2º foi de sentido único com Michelle a nunc revelar atitude e capacidade para dar a volta ao resultado, que foi tranquilamente fechado ao cabo de 1 hora de encontro.

Michelle Larcher de Brito/Neuza Silva vs Alja Tomljavonic/Jelena Kostanic Tosic 7-5, 6-4

Depois de terem perdido os repectivos encontros de singulares, Neuza Silva e Michelle Larcher de Brito redimiram-se no encontro de pares, ao somarem a primeira vitória de Portugal. Em caso de empate nesta Poule C, este resultado pode vir a revelar-se de extrema importância para a equipa portuguesa.

Michelle e Neuza venceram o par composto por Alja Tomljavonic e Jelena Kostanic Tosic pelos parciais de 7-5 e 6-4. A vitória foi selada apenas ao quarto match-point, após os três primeiros terem sido desperdiçados com três respostas falhadas de Michelle Brito.

Amanhã a selecção portuguesa volta a court para defrontar a equipa suíça, que hoje sofreu uma inesperada derrota frente à Roménia. Os duelos terão lugar no court nº2.
In: bolamarela.com

2 de fevereiro de 2010

Fed Cup 2010

No primeiro dia do torneio do Grupo I da Zona Europa/África da Fed Cup, que se prolonga até sábado no Jamor, a selecção de Portugal defronta a representação da Croácia, no “court” central, a partir das 10 horas, em confronto da jornada inaugural da “poule” B.
O outro embate da “poule” B programado para esta quarta-feira, entre a Suíça e a Roménia, inicia-se à mesma hora, no “court” 1 do CAR.
O primeiro encontro de singulares da “poule” A também tem início às 10 horas, estando em confronto Israel e Eslovénia (“court” 2) e Holanda e Bulgária (“court” 3).
Na parte da tarde, a partir das 16 horas, disputa-se a primeira jornada das “poules” C e D.
No que se refere à “poule” C, no “court” central jogam Suécia e Dinamarca e no “court” 2 a Hungria defronta a Letónia.
Na “poule” D, a Bielorrússia e Áustria actuam no “court” 1 e Grã-Bretanha e Bósnia-Herzegovina no “court” 3.
Em cada confronto, cada selecção realiza dois jogos de singulares e um de pares. Todos os encontros disputam-se à melhor de três partidas, com “tie-break” em todas elas. 
In:FPT

Fed Cup 2010

O sorteio do Grupo 1 da Zona Europa/África da Fed Cup, realizado esta 3.ª feira, colocou Portugal no Grupo B, junto a Suíça, Croácia e Roménia, o que deixou otimista o selecionador Pedro Cordeiro. As tenistas portuguesas começam a competição amanhã diante da Croácia.
Em cada grupo, as seleções jogam entre si, à melhor de três "sets", realizando em cada uma das três jornadas, de quarta-feira a sexta-feira, dois encontros de singulares e um de pares
No próximo sábado, os primeiros classificados de cada agrupamento defrontam-se para apurar dois países que, em abril, disputarão um playoff de acesso ao Grupo Mundial 2.
Grupo A
Israel
Holanda
Eslovénia
Bulgária
Grupo B
PORTUGAL
Croácia
Roménia
Suíça
Grupo C
Suécia
Hungria
Dinamarca
Letónia
Grupo D
Bielorrússia
Grã-Bretanha
Áustria
Bósnia-Herzegovina

In: Record

Tennis Europe Winter Cup

As selecções feminina e masculina de sub-14 e a feminina de sub-16 iniciaram nesta segunda-feira o estágio de preparação para a fase de qualificação da Tennis Europe Winter Cup, de sexta-feira a domingo.
Em sub-14 femininos, Portugal, uma das 29 nações envolvidas na competição do escalão, integra a Zona C, juntamente com França, Grécia, Itália, Rússia, Sérvia e Eslovénia.
Os encontros de qualificação vão decorrer em Ascoli, na Itália, apurando-se duas selecções para a fase final, de 19 a 21 deste mês, em Pruhonice, na República Checa.
A selecção feminina de sub-14 é constituída por Matilde Silva, Matilde Fernandes, Ivone Álvaro e Miranda Inês (reserva). Gonçalo Neves é o “capitão”.
A equipa portuguesa de sub-14 masculinos vai jogar em Correggio, também em Itália. A selecção, uma das 29 inscritas na Tennis Europe Winter Cup, está no Grupo C e terá como adversárias as congéneres da Bulgária, de Itália, da Croácia, da Grécia, da Sérvia e da Eslovénia.
A fase final decorrerá a 19 a 21 de Fevereiro, em Ascoli, na Itália, qualificando também para os encontros decisivos duas selecções do Grupo C.
O seleccionado luso, com José Mário Silva como “capitão”, é formado por Manuel Almeida, Bernardo Lemos, Ricardo Marreiros, e José Maria Moya (reserva).
A selecção feminina de sub-16 também viaja para Itália, para a localidade de Maniago, onde vai tentar ser uma das duas nações com presença garantida na fase final, na República Checa, em Pruhonice, de 19 a 21 do presente mês.
Portugal tem como adversárias na Zona C, em Maniago, as representações da Bulgária, da Grécia, da Hungria (vencedora em 2009), Itália, Roménia, Eslovénia e Eslováquia. Estão inscritas um total de 30 selecções.
Patrícia Martins, Joana Valle Costa, Sofia Araújo e Maria Palhoto (reserva) foram seleccionadas por Pedro Pereira.
José Mário Silva, seleccionador de sub-14, justificou o estágio conjunto com os sub-16 com o facto ser uma “ajuda para criar dinâmica e ganhar algum ritmo”.
Salientando que “o objectivo é chegar à última eliminatória de qualificação”, o técnico observa que “se pode esperar muita dedicação desta selecção”, mas alertou que “não se pode esperar que esta selecção alcance os mesmos resultados da anterior”, vice-campeã europeia.
“Estes jogadores tem menos experiência, o nível deles não é igual. Mas têm muita dedicação e há aqui jogadores que, no futuro, podem fazer grandes resultados, quando chegarem a juniores e seniores. Estes jogadores tem muita qualidade e tem muita qualidade para no futuro serem grandes tenistas”, disse, com convicção.

In:FPT

31 de janeiro de 2010

Torneio de Fujairah, ITF Junior, Emirados Arabes Unidos,

Beatriz Coelho venceu esta sexta-feira a variante de pares femininos do ITF Junior Fujairah, nos Emirados Àrabes Unidos.
Ao lado da ucraniana Oksana Koshman, a lusa venceu o derradeiro encontro ante a dupla russa constituída por Varvara Flink e Maria Limanskaya, pelos parciais de 6-2  e 4-6 e 10-7.
Beatriz Coelho regressou à competição após uma cirurgia ao pulso, que a manteve afastada dos "courts" no ano passado. A atleta do CETO é a 1521.ª classificada do “ranking” júnior da ITF.

$15.000 Casablanca Futures 2009, ITF Masculinos

Pedro Sousa não conseguiu superar o adversário Alberto Brizzi, no encontro dos quartos-de-final do ITF Futures Casablanca, Marrocos.
O tenista do CETO, número 432 mundial, cedeu perante o terceiro cabeça-de-série , o italiano Brizzi, 234.º classificado do “ranking” ATP, pelos parciais de 6-3 e 6-3.
O ITF Futures Casablanca está dotado de um “prize money” no valor de 15.000 dólares. 

In: FPT

$10,000 Murcia 2010 ITF Masculino

João Sousa foi, há alguns dias, eliminado na vertente de singulares pelo seu parceiro de pares, o espanhol Georgi Rumenov Payakov. 
A dupla, designados como 4º cabeças-de-série, prosseguiram no torneio de Pares e foram eliminados nas meias-finais pelos franceses Jeremy Blandin e Fabrice Martin, os 2º cabeças-de-série, pelos parciais de 6-3 e 6-4.

João Sousa continuará em Espanha e para a próxima semana, disputará outro Future em Múrcia. 
In: bolamarela.com

Estoril Open 2010

João Lagos chegou ontem a acordo com o Governo sobre a localização da estrutura de suporte ao Estoril Open, que decorre no Estádio Nacional (2-10 de maio. "Houve uma reunião excelente, ficámos encantados com aquilo que nos foi proposto", disse Lagos a Record.
Em causa estava a escolha do local para a montagem da tenda VIP, que este ano não pode ocupar o espaço habitual, por já estar ocupado com as obras do novo campo de golfe. Por desbloquear está o corte de uma árvore, de modo a instalar uma das bancadas do campo central. À semelhança de Lagos, Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, mostrou-se otimista: "O Estoril Open está a ser montado com todo o cuidado."

In: Record