As selecções feminina e masculina de sub-14 e a feminina de sub-16 iniciaram nesta segunda-feira o estágio de preparação para a fase de qualificação da Tennis Europe Winter Cup, de sexta-feira a domingo.
Em sub-14 femininos, Portugal, uma das 29 nações envolvidas na competição do escalão, integra a Zona C, juntamente com França, Grécia, Itália, Rússia, Sérvia e Eslovénia.
Os encontros de qualificação vão decorrer em Ascoli, na Itália, apurando-se duas selecções para a fase final, de 19 a 21 deste mês, em Pruhonice, na República Checa.
A selecção feminina de sub-14 é constituída por Matilde Silva, Matilde Fernandes, Ivone Álvaro e Miranda Inês (reserva). Gonçalo Neves é o “capitão”.
A equipa portuguesa de sub-14 masculinos vai jogar em Correggio, também em Itália. A selecção, uma das 29 inscritas na Tennis Europe Winter Cup, está no Grupo C e terá como adversárias as congéneres da Bulgária, de Itália, da Croácia, da Grécia, da Sérvia e da Eslovénia.
A fase final decorrerá a 19 a 21 de Fevereiro, em Ascoli, na Itália, qualificando também para os encontros decisivos duas selecções do Grupo C.
O seleccionado luso, com José Mário Silva como “capitão”, é formado por Manuel Almeida, Bernardo Lemos, Ricardo Marreiros, e José Maria Moya (reserva).
A selecção feminina de sub-16 também viaja para Itália, para a localidade de Maniago, onde vai tentar ser uma das duas nações com presença garantida na fase final, na República Checa, em Pruhonice, de 19 a 21 do presente mês.
Portugal tem como adversárias na Zona C, em Maniago, as representações da Bulgária, da Grécia, da Hungria (vencedora em 2009), Itália, Roménia, Eslovénia e Eslováquia. Estão inscritas um total de 30 selecções.
Patrícia Martins, Joana Valle Costa, Sofia Araújo e Maria Palhoto (reserva) foram seleccionadas por Pedro Pereira.
José Mário Silva, seleccionador de sub-14, justificou o estágio conjunto com os sub-16 com o facto ser uma “ajuda para criar dinâmica e ganhar algum ritmo”.
Salientando que “o objectivo é chegar à última eliminatória de qualificação”, o técnico observa que “se pode esperar muita dedicação desta selecção”, mas alertou que “não se pode esperar que esta selecção alcance os mesmos resultados da anterior”, vice-campeã europeia.
“Estes jogadores tem menos experiência, o nível deles não é igual. Mas têm muita dedicação e há aqui jogadores que, no futuro, podem fazer grandes resultados, quando chegarem a juniores e seniores. Estes jogadores tem muita qualidade e tem muita qualidade para no futuro serem grandes tenistas”, disse, com convicção.
In:FPT