Pesquisar neste blogue

14 de junho de 2008

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Jogos com portuguesas na qualificação de Alcobaça, 2ª ronda, pois todas elas obtiveram um bye na 1ª:
Katia Rodrigues - Nadine Ruegg ( MEX ) 6/3 e 6/0
Demi Rodrigues - Lopez Branco ( ESP ) 2/6 e 0/6
Joana Pangaio - Alla Aleksandrova ( RUS ) 2/6 e 4/6
Marina Gallo - Kristina Shishkina ( RUS ) 0/6 e 2/6
Barbara Ferreira - Lara Rafful ( BRA )
Catia Rodrigues - Deyanirr Solorio ( MEX )
Charlotte Pires - Margarida Moura
Os resultados apresentados são os de hoje.

Pink Cup - Almeirim - sub-14 e sub-18 Nível C

Numa iniciativa engraçada e pouco comum, joga-se este fim de semana a Pink Cup, um torneio de sub-14 e sub-18 exclusivamente dedicado a meninas.
De nível C, tem a presença de Ivone Alvaro, do Tavira RC nos sub-14, como o grande destaque do torneio, secundada por Carlota Féria do clube local.
Em sub-18, é o CT Evora que domina as inscrições com Carolina Palma e Patricia Guerra a monopolizarem os lugares de topo.
No Parque logo á entrada de Almeirim, quem circula de Norte para Sul, eis um boa motivo para visitar a cidade famosa pela sua Sopa de Pedra.

Magali De Lattre - Parabéns

Nasceu em Lausanne, em 1987 e faz hoje 21 anos.
Magali De Lattre está de parabéns.
Começou tarde para o ténis, aos 11 anos mas nem por isso isso se relecte nas suas prestações.
Jogadora muito regular está no ranking WTA desde 2003, e não sendo uma jogadora entusiasmante, sempre soube manter uma postura discreta e cuidada, afastando-se de conversas alheias e mantendo o seu nível exibicional acima de qualquer suspeita.
Desde sempre convocada para a Fed Cup, cumpriu sempre o que lhe era pedido, até porque será uma das mais experientes tenistas portuguesas.
Jogou o Estoril Open em 2003, onde perdeu com Martina Sucha na qualificação.
O seu encontro mais mediático ( agora, não na época ) terá sido em Carcavelos, num$ 10.000 quando a 6 de Outubro de 2003, Magali defrontou uma menina chamada Ana Ivanovic, essa mesmo, a nova nº1 mundial e recente vencedora de Roland Garros. Resultado 6/1 e 6/1 para a Ivanovic mas fica para Magali a honra, de que muito poucos lusos se podem orgulhar, de já ter jogado frente a uma nº1 do mundo.
Em 2005, conseguiu passar a 1ª ronda do Estoril Opn, vencendo a brasileira Liliana Pereira para perder na 2ª com Savchuk, tendo logo a seguir alcançado o 2º melhor resultado de sempre na sua carreira ITF, quando foi finalista em Getxo, vinda da qualificação.
Em Outubro e na bonita ilha de Porto Santo, consegue a sua única vitoria em torneios internacionais, tendo vencido nesse torneio nomes como a francesa Bacquet ou a romena Cirstea.
Em Maio de 2006, consegue atingir as meias finais de um $ 25.000 espanhol sendo que desde daí apenas meia duzia de resultados a destacar, com muitos hiatos de tempo sem competir devido a lesões.
Em 2006 foi também campeã naional de júniores ( repetindo os triunfos de 2004 e 2005) e de Absolutos, quando, em Évora, venceu Ana Catarina Nogueira por 6/1 e 6/4.
Em 2007, prescindiu do seu treinador de sempre, Paulo Lucas, e rumou até França, onde treina e joga os campeonatos nacionais de clubes, deslocando-se amiúdes vezes ao nosso país, sendo que ainda na passada semana venceu, sem dificuldade, o Open de Oeiras, a contar para o Circuito FPT/CIMA.
As lesões não tem largado a lusa mas ela tem sabido sempre dar a volta por cima desses infortúnios.
Para a Magali, desejamos votos de um óptimo dia e que os sucessos que ela bem merece possam aparecer com a rapidez que todos nós gostaríamos.
Parabéns Magali.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Duas portuguesas nas meias finais do o alentejano.
Frederica Piedade, que ontem venceu por 3/6, 6/2 e 6/1, vai defrontar hoje a luso-canadiana Melanie Gloria enquanto, como ontem adiantámos, Maria João Koehler vai defrontar a búlgara Elitsa Kostova, que cometeu a proeza de eliminar a 2ª CS do torneio, ainda que por desistência desta.
Boa sorte para as lusas e seria bonito e muito interessante ver a final de amanhã entre Piedade e Koehler.
Em pares a dupla Melanie Gloria (CAN) e Lúcia Sainz Pelegri (ESP) venceram a dupla formada pela portuguesa Catarina Ferreira e pela peruana Cláudia Razzeto, pelo parciais de 6-2 e 6-2.

Torneio de Exibição de Liverpool

Michelle Larcher de Brito joga hoje o seu 4º jogo no torneio de exibição de Liverpool, frente à norte-americana Ashley Harkleroad, num jogo das meias finais do torneio britânico.
A jovem lusa continua assim a sua adaptação aos courts de relva , sempre na expectativa de entrar no sorteio de 2ª feira da qualificação de Wimbledon, onde já só faltam 5 desistências para que Michelle possa cumprir um sonho, jogar um GS.

Wimbledon 2008

São apenas seis as posições que separam Michelle Larcher de Brito da entrada para a qualificação do torneio de Wimbledon.
Teremos pois um sofrimento acrescido durante este fim de semana, apesar de acreditarmos que ainda assim será muito dificil.
Mas a esperança é sempre a última coisa a morrer.

13 de junho de 2008

Wimbledon 2008

É oficial, desde há minutos.
Rui Machado vai jogar , a partir de 2ª feira, a 1ª ronda do torneio de qualificação de Wimbledon, naquele que é o prémio mais do justo para uma extraodinária primeira parte de época, onde, recorde-se, Rui venceu 6 torneios ITF , com mais de duas dezenas e meia de vitórias consecutivas e de ter sido considerado o jogador do mês de Março para a ITF.
Parabéns Rui.

Torneio de Exibição de Liverpool

Depois de duas derrotas, Michelle Larcher de Brito venceu a belga Hendler por 6/4 e 6/2, no 3º e derradeiro jogo de exibição neste torneio de Liverpool.
A jovem lusa vai agora permanecer em terras de Sua Majestade à espera de saber se consegue entrada no quadro de qualificação de Wimbledon.

Challenger de Milão - 30.000 € ATP

Frederico Gil continua a somar triunfos atrás de triunfos e hoje venceu, nos quartos de final do Challenger transalpino por 6/1 e 6/4.
No acesso à final vai defrontar o vencedor do encontro entre Hartfield e Lisnard.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Sem apelo nem agravo, Maria João Koehler deu uma sova de todo o tamanho à argentina Beltrami, actual 717 WTA, pelos parciais de 6/0 e 6/2 !!!!!
Estará assim nas meias finais de amanhã.
Com este resultado, Maria João Koehler garante igualmente entrada no quadro principal do ITF de Alcobaça, que começa 2ª feira, onde uma vitória lhe dará a entrada para o ranking WTA.
Recordo, para os mais distraídos que a pupila de Nuno Marques tem apenas 15 anos de idade e que passou a primeira parte deste ano lesionada, estando, como é bom de se ver, com a corda toda.

Foto: FPT ( 2007)

Challenger de Sofia - € 30.000 ATP

Terminou o percurso de Rui Machado pelo Challenger de Sofia, tendo o português perdido nos quartos de final por 1/6 e 2/6.
O português deverá voar agora para Londres, e esperar por Frederico Gil, para a 1ª ronda de qualificação Wimbledon, dado que será mais do que previsível a entrada do Rui no quadro qualificativo deste GS.

Gastão Elias no Record

Gastão Elias está a seguir um programa especial de preparação física, desde que regressou à sua base de treinos na Academia Nick Bollettieri, na Florida.
Depois de ter participado em Maio numa exibição enquadrada nos 500 Anos do Funchal, o melhor júnior português em 2007, vencedor do Torneio Eddie Herr, fez um período de descompressão para ganhar um novo alento para as próximas etapas.
Para tal recorreu aos serviços de um treinador pessoal na área da preparação física, tendo Gastão um programa próprio e diferenciado dos outros jogadores que são apoiados pela empresa IMG.
O japonês Yutaka Nakamura é o responsável que está a acompanhar Gastão nesta fase.
Trata-se de um nome bastante reputado e que já trabalhou com atletas como Maria Sharapova, Nicole Vaidisova, Tommy Haas, Max Mirny e Kei Nishikori, entre outros.
As datas para o regresso aos torneios ainda não estão definidas.

In: www.record.pt

Wimbledon 2008

É já na próxima 2ª feira que começa a qualificação masculina do 3º GS da época, e talvez o mais famoso de todo o circuito tenístico mundial: Wimbledon.
Com a presença garantida de Frederico Gil que será um dos CS , aliás como aconteceu em França, aguardamos todos com alguma expectativa para saber se Rui Machado o vai acompanhar nesta aventura.
Até esta manhã, o tenista luso está a apenas 5 lugares de poder entrar, tendo à sua frente apenas 4 tenistas, a saber Oger, Chekhov, Van Der Merwe e S. Gonzalez.
Pensamos que durante dia de hoje esta situação ficará defenitivamente esclarecida.
Em relação ao torneio feminino, Neuza Silva já está, desde hà muito, na qualificação mas, e tal como em França, Michelle Larcher de Brito roi as unhas para saber se consegue um lugar no restrito grupo que disputará a qualificação.
No caso da Michelle, a situação está algo mais complicada, dado que necessita de mais 11 desistências para poder jogar na próxima 3ª feira a 1ª ronda de qualificação.
Mas vamos ter fé, sabendo que nos últimos dias ocorrem sempre um grande número de desistências.

XVII Copa Mundo Maya - ITF G4 - Guatemala

Barbara Luz perdeu ontem, tanto em singulares como em pares, na Copa Maya de 2008.
Em singulares, frente à porto-riquenha Monica Puig, 4ª CS, pelos parciais de 6/7, 6/4 e 4/6 e em pares, aqui nas meias finais, por 4/6, 6/4 e 1/6.
Ainda assim Barbara vai marcar alguns pontos que lhe vão permitir subir mais de 100 lugares, ela que é actualmente a 524ª colocada no ranking mundial de júniores.

12 de junho de 2008

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Teremos duas portuguesas nos quartos de final do torneio de Montemor-o-Novo.
Frederica Piedade está a justificar o carinho particular que tem pelo torneio alentejano e venceu Paula Zabala por 7/6 e 6/3, estando agora no seu caminho a espanhola Lucia Sainz Pelegri, a quem venceu na 1ª ronda de Amarante.
Já Maria João Koehler continua em grande e venceu hoje a norte-americana Litvak, 5ª CS, por 6/2 e 7/6, indo agora jogar frente a Carla Beltrami da Argentina, WTA 717 e que tanto em Braga como em Amarante perdeu nos quartos de final, o que não deixa de ser um bom prenuncio para a jovem portuguesa.
Em pares, Catarina Ferreira está nas meias finais e defronta,com a sua parceira, a peruana Razatto, a dupla constituida por Melanie Gloria do Canada e Sainz Pelegri deEspanha.

Torneio de Exibição de Liverpool

Michelle Larcher de Brito está em Liverpool a participar no Tradition - Icap Liverpool International, torneio de exibição jogado em relva, que junta algumas figuras - do presente e do passado – dos circuitos WTA e ATP. A menina-prodígio já efectuou dois encontros, tendo cedido em ambos frente a polacas: hoje diante de Katarzyna Piter (466.ª WTA), por 2/6 e 4/6, e ontem perante a conceituada Caroline Wozniacki (32.ª WTA), pelos parciais de 2/6 e 0/6.
Na perspectiva de conseguir entrar no qualifying do torneio de Wimbledon – terceiro Grand Slam da temporada – Michelle visa adaptar-se o mais possível à relva neste torneio de Liverpool. De referir que, para já, entre os portugueses, apenas Neuza Silva, na prova feminina, e Frederico Gil, em masculinos, têm entrada garantida na qualificação do mítico Slam da relva. O quadro do qualifying será conhecido na próxima segunda-feira.
No Tradition - Icap Liverpool International destacam-se as presenças da suíça Martina Hingis (antiga líder do ranking WTA) e do croata Goran Ivanisevic (ex.número dois ATP), ambos retirados dos circuitos profissionais.
In: FPT

PNDT - Quinta da Marinha

A sétima etapa da Zona Centro do Circuito Nacional de Sub 10, referente ao PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), a realizar no Centro de Ténis da Quinta da Marinha, foi adiada para o fim-de-semana de 21 e 22 de Junho.
As inscrições continuam abertas até às 22 horas de 18 de Junho (quarta-feira).
O sorteio terá lugar a 19 de Junho (quinta-feira), pelas 18horas.
Os Clubes ou os responsáveis pelas inscrições já efectuadas para o torneio, que estava marcado para 14 e 15 Junho, devem confirmá-las ou cancelá-las para a data de 21 e 22 de Junho.
As informações sobre Quadros e Ordens de Jogos podem ser consultadas no site do Ace Team ( www.ace-team.com) ou directamente para a recepção do CTQM (214860050), a 19 de Junho, quinta-feira, a partir das 21horas.
Todos os atletas que desejem participar neste torneio devem ter licença da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), válida para 2008.
In: FPT

3ºEuroregion Nisa Cup, ETA sub-16, cat. 3

Terminou a participação de Danyal Sualehe no torneio checo com a derrota desta tarde em pares, pelos parciais de 5/7, 7/5 e 1/6.

1º Ases do Futuro - Sub-16, Nível B - AT Parque

Nos próximos dois fins de semana, desenrola-se no Barreiro, no Parque da Cidade, este torneio do AT Parque.
Em masculinos, um alinhamento no minimo interessante , com as presenças de Frederico Silva, Pedro Ferraz, João Fazendeiro, Rodrigo Mareco e Henrique Costa e com um sorteio que pode ditar um Frederico Silva-João Fazendeiro na 2ª ronda....
Em femininos, nomes salientes de Ann Amalie, Djessica Bezerra e Joana Mascarenhas, com favoritismo natural a recair nas duas primeiras.
Eis pois uma boa oportunidade para observar os Ases do Futuro no Parque da cidade do Barreiro nos próximos dois fins de semana.

Frederico Gil no Record

Quando, em Agosto de 2002, Frederico Gil abordou João Cunha e Silva para o treinar, era ainda júnior e tinha como grandes referências do seu mestre as jornadas vividas no Estoril Open e na Taça Davis.
Seis anos depois, aquele que foi o mais internacional de todos os portugueses na Taça Davis está a dotar Frederico Gil de um manancial de recursos que o tornam num jogador incómodo para qualquer adversário no circuito.
Gil, que completou 23 anos em Março, está mesmo a um passo de superar o ranking do seu treinador, mas a distância que o separa (oito lugares) não é fácil de ser eliminada. Há pontos a defender e só um conjunto de vitórias o podem levar a superar o ranking de João Cunha e Silva, 108.º mundial em 1991.
“Não estou nada surpreendido pelos progressos do Gil e já o disse várias vezes, em jeito de brincadeira, que ele está atrasado para as minhas previsões...”, comenta o treinador, para acrescentar: “Há um grande mérito por parte do jogador em chegar a este nível, embora tenhamos de ser realistas e dizer que é muito difícil uma entrada no top 100, chegar ao quadro principal do US Open. Faltam 50 pontos e há contas a fazer com uma Taça Davis pelo meio.”
Nesta fase, e para João Cunha e Silva, há um desafio a ter pela frente: “Digo sempre aos meus jogadores que o mais importante é termos um bom ranking mundial, um bom nível de jogo, e não olhar para dentro e pensar que somos os melhores só em Portugal. O Gil tem um ranking consentâneo com aquilo que está a produzir”, defende.
Frederico Gil é, por outro lado, o único jogador que fez um percurso semelhante ao de Nuno Marques e Cunha e Silva no escalão júnior, competindo nos Grand Slams e afirmando-se logo na Taça Davis. É mesmo o único júnior português entre os 400 melhores do mundo a ter marcado presença nos quatro Grand Slams. Mais recentemente só Gastão Elias (547.º em 2008) o copiou.“Esse é um dado muito interessante e que serve de referência. Por exemplo, quando Gil for jogar em Wimbledon já tem noção ao que vai, enquanto outros vão sentir esse desafio pela primeira vez”, comentou Cunha e Silva, coordenador técnico do Clube Escola Ténis de Oeiras.
Autor: NORBERTO SANTOS

Rankings ETA

Patrícia Martins, que fará 14 anos no próximo dia 28, é, a partir de hoje, uma das melhores 10 tenistas europeias de sub-14.
Aliás não menos importante será o facto de ser já uma das melhores 100 de sub-16.
A jovem lusa está na 9ª posição, em igual pontual com a 8ª e a meros 15 pontos da 6ª classificada.
Neste escalão, Beatriz Coelho e Sofia Araujo são as que a seguem no ranking português.
Em masculinos, Vasco Mensurado continua a sua ascensão e já é 34º, seguido por Diogo Rocha em 90º e Frederico Silva em 92º.
Em sub-16 Patrícia é também a nossa melhor lusa, na 94ª posição, seguida de Brites Soares na 158º e de Margarida Moura na 183ª.
Nos meninos, Miguel Almeida é 43º, Francisco Franco Dias 183º e Vasco Mensurado 235º.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

É já o melhor torneio de sempre de Maria João Koehler, no que a torneios ITF diz respeito.
Em pleno Alentejo, a jovem portuense acaba de vencer a 5ª CS, a norte-americana Lena Litvak, por 6/2 e 7/6, marcando assim lugar nos quartos de final, onde defrontará a vencedora do jogo entre Catarina Ferreira e Carla Beltrami.
É uma grande vitória da MJK, frente a uma jogadora que está na posição 550 WTA, a sua melhor de sempre e que em Março tinha vencido Frederica Piedade, na Grécia, em dois sets.
PS: Defronta Carla Beltrami, que venceu por 6/3 e 7/6
PS2 : Feredrica também terá ganho por 7/6 e 6/3

Nation Cup - Lampo Trophy - ETA sub-12 - Itália

As Selecções Nacionais de Sub 12 vão participar na Nation Cup – Lampo Trophy, prova Sub 12 da Tennis Europe, que começa a 23 de Junho, em Brescia, Itália.
Matilde Fernandes (AA Coimbra),
Ana Filipa Santos (CT Montemor-o-Novo) e
Ivone Álvaro (Tavira TA),
acompanhadas pelo Capitão António Moreira, representam a equipa feminina.
Bernardo Lemos (CN Ginástica),
Nuno Mesquita (CT Olaias) e
José Maria Dória (SC Alberto Sousa)
formam a selecção masculina, capitaneada por José Mário Silva.
In: FPT

3ºEuroregion Nisa Cup, ETA sub-16, cat. 3

Danyal Sualehe foi esta manhã eliminado do torneio de singulares, na 3ª ronda, pelo CS nº2 do torneio, o checo Jan Zednik, pelos parciais de 1/6 e 3/6.
Esta tarde joga os quartos de final de pares, com o cehco Jakimic e frente aos também checos Gallivoda e Mudra.

XVII Copa Mundo Maya - ITF G4 - Guatemala

Bárbara Luz voltou a vencer em apenas dois parciais na XVII Copa Mundo Maya, prova da categoria 4 do circuito ITF Juniors, na Guatemala, apurando-se para os quartos-de-final. Ontem, a campeã nacional de Sub 16 e Sub 18 derrotou a qualifier norte-americana Jade Frampton, por 6/2 e 6/4, em encontro dos oitavos-de-final. A jovem americana fora finalista vencida na Copa Cariari, há duas semanas, na Costa Rica.
Na variante de pares, Bárbara, que faz dupla com Jade Frampton, já está nas meias-finais. Na primeira ronda, a jovem portuguesa e a norte-americana venceram a dupla Aviles (Hon) / Ota (Jap), por 4/6, 6/3 e 6/3, derrotando, nos quartos-de-final o par anfitrião Barrientos / Cabrera Gonzalez, por duplo 6/0.
Hoje, Bárbara Luz, 524.ª classificada no ranking mundial júnior, joga os quartos-de-final de singulares e as meias-finais de pares.
In: FPT

11 de junho de 2008

Torneio de Exibição de Liverpool

Michelle Larcher de Brito perdeu esta tarde o seu 1º jogo neste torneio de exibição em Liverpool, frente a Caroline Wozniacki por 2/6 e 0/6.
Destaca-se neste torneio o regresso à ribalta de Martina Hingis, depois do seu abandono forçado por questões de consumo de estupefacientes.

Challenger de Milão - 30.000 € ATP

Foram uns parciais estranhos mas vencedores, os de Frederico Gil esta tarde frente ao LL Stoppini.
6/4, 1/6 e 6/1 garantiram ao luso a passagem aos quartos de final do torneio milanês onde defrontará outro itliano que já jogou a qualificação, Alberto Brizzi, num jogo onde Gil é claramente favorito.
E o Gil cada vez mais perto dos 100 melhores do mundo.

Off the record - Euro 2008

Portugal venceu esta tarde a R. Checa por 3-1, com golos de Deco , Cristiano Ronaldo e Quaresma para os portugas e Sionko para os checos.
Com este resultado, Portugal assina já o passaporte para os quartos de final e, se a Suiça não vencer a Turquia no jogo desta noite, pode já ficar com o 1º lugar do grupo e continuar na Suiça, como é desejo dos emigrantes lusos no país helvético, que bem merecem.
Parabéns Portugal.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Frederica Piedade derrotou Magali De Lattre por 6/0 e 6/4 na 1ª ronda do torneio de Montemor-o-Novo, juntando-se a Maria João Koehler e a Catarina Ferreira na 2ª ronda.

3ºEuroregion Nisa Cup, ETA sub-16, cat. 3

Danyal Sualehe continua 100% vitorioso no torneio checo, tendo vencido há momentos o seu jogo de pares pelos parciais de 7/5 e 6/1.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Duas informações que nos chegaram via chat.
Maria João Koehler terá conseguido hoje dar mais um passo na sua vertiginosa afirmação no panorama tenistico português, vencendo por esclarecedores 6/0 e 6/4 a colombiana Paula Robles Garcia, a actual nº 787 do ranking WTA.
Esta tenista é conhecida de todos nós pois foi ela que venceu Michelle Larcher de Brito na qualificação de um $ 25.000 na Colômbia, em Agosto de 2007.
Com este resultado, Maria João marca, pelo menos, mais um ponto, o que significa se repetir a dose em Alcobaça, na próxima semana, teremos mais uma lusa com ranking WTA, o que não deixa de ser importante.
Num outro jogo, ainda sem resultado final, chegou-nos a informação que a Catarina Ferreira tinha vencido Joana Pangaio em 3 sets não sem antes ter estado em desvantagem a 1 set e 1/5 no 2º set, encetando uma verdadeira recuperação, bem ao jeito de Michelle Larcher de Brito.
Piedade e Magali jogam neste momento.

19º Oepn Cidade de Portimão - Circuito FPT/CIMA

Disputa-se a partir de 6ª feira a 19ª edição do Open de Portimão, nos courts do CT Portimão e Rocha.
O algarvio José Ricardo Nunes, que vem de uma vitória no Carvoeiro, encabeça a lista dos candidatos ao título, tendo a secundá-lo Diogo Mota, Paulo Joaquim e Ruan Lopes.
Na 1ª ronda, com os favoritos de fora, ainda assim bons jogos em perspectiva entre João Coelho e Bruno Ávila e entre Rodrigo Cristina e Bruno Ferreira.

3º Euroregion Nisa Cup, ETA sub-16, cat. 3

Em jogos já realizados esta manhã, sortes diferentes para os dois lusos envolvidos nesta competição.
Danyal venceu o seu encontro pelos parciais de 7/5 e 6/1 enquanto Pedro Lopes não conseguiu resisitir ao seu adversário perdendo por 3/6, 6/2 e 2/6.
Ainda hoje o Dany jogará o seu encontro de pares.

Challenger de Sofia - € 30.000 ATP

Rui Machado venceu o australiano Junaid por 6/3 e 6/4 e avança assim para os quartos de final do Challenger búlgaro, onde irá defrontar o vencedor do jogo entre Pere Riba, 6º Cs e Adrian Ungur.
São, para já 13 pontos para o Rui Machado e é cada vez mais do que provavel a entrada directa do jovem luso na qualificação do US Open, sendo no entanto ainda cedo para se saber se a programação de Frederico Gil e Rui Machado passará por uma visita até terras do Tio Sam.

3ºEuroregion Nisa Cup, ETA sub-16, cat. 3

Já temos disponíveis os quadros deste torneio na R. Checa, onde estão presentes Danyal Sualehe e Pedro Lopes.
Na 1ª ronda, 100% vitoriosa para as nossas cores, o Pedro venceu o local Jan Hynek por duplo 6/0 enquanto o Dany ( que é aqui 13º CS ) ultrapassou o italiano Ashley Bocco por 6/2 e 6/1.
Na 2ª ronda , Pedro Lopes joga frente ao hungaro Kristof Kinal, 6º CS enquanto Danyal defronta Jakub Gewert da Polónia.
Em pares, apenas o Dany joga, na companhia do checo Jakimic e já estão na 2ª ronda depois de um bye por serem CS ( os 4º ), defrontando nesta a dupla checa Louda e Tlapa.
Boa sorte para ambos.

10 de junho de 2008

Torneio de Exibição de Liverpool

Começou hoje na cidade dos Beatles um torneio de exibição, em jeito de antevisão do torneio de Wimbledon e que junta actuais e antigas lendas do tenis mundial.
Entres eles estará Michelle Larcher de Brito, que amanhã inicia o torneio frente à dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Iremos acompanhar aqui mais esta demonstração que a nossa menina continua em grande no mundo do ténis.
Será prenúncio de uma surpresa nos dois últimos WC para Wimbledon.....
PS: Fui apanhado pela emoção. Como bem referiram os mais atentos, Michelle já esgotou os seu stock este ano de WC's pelo que nunca poderia receber um para o GS britânico. Agora que gostariamos todos muito que ela jogasse.....

Torneio GCP, Sub-12 Nivel C

Realizou-se este fim de semana um torneio de sub-12 de nível C numa organização do Ginásio Clube Português.
No torneio de masculinos, o único que se realizou, mais uma vitória de José Maria Moya, jogador da casa, que venceu na final José Jardim do CT Olaias por 5/4 e 4/1.

Em pares ambos os finalistas de singulares ganharam, tendo a dupla Afonso Salgado e André Nunes da Qta. Marinha ficado em 2º lugar.

Torneio Verão I - Carcavelos - Sub-14, Nivel C

O atleta do Ace Team, Nuno Deus, foi o grande vencedor deste Torneio, ganhando na final a Manuel Leite (Carcavelos Ténis) por 6/4 6/2.
Em Femininos, como já inhamos adiantado, Nicole Cianci(Carcavelos Ténis) venceu Teresa Lobo (GCP) por 7/6(1) 3/6 6/3.

Torneio Fim D'Aulas - Sub-14, Nível A - Paços Brandão

Gonçalo Loureiro foi o grande dominador do torneio masculino de Paços Brandão, tendo vencido em singulares e pares.
Meias finais :
Bruno Soares - Rui Lima 4/6, 6/1 e 6/1
Gonçalo Loureiro - Rodolfo Pereira 6/2 e 6/4
Final
Gonçalo Loureiro - Bruno Soares 6/3 e 6/3
Em femininos, Djessica Bezerra venceu Mariana Clemente por 6/4 e 6/0
Em pares Gonçalo e Henrique Costa venceram Rodolfo Pereira e Fernando Sousa por 6/1 e 6/2.
Grande parte da informação dada online no chat, já que não conseguimos ter acesso aos resultados nem diarios nem finais a tempo e horas, e por isso agradecemos ao nosso amigo João.

XVII Copa Mundo Maya - ITF G4 - Guatemala

No 3º torneio por terras centro-americanas, Barbara Luz venceu na 1ª ronda do quadro principal, onde é 7ª CS, pelos parciais de 6/4 e 6/2, frente à russa Dina Guzairova.
Na 2ª ronda deverá defrontar a norte-americana Jade Frampton, num encontro aparentemente fácil para a lusa.

Challenger de Milão - 30.000 € ATP

Frederico Gil não teve grandes dificuldades em ultrapassar o francês Montcourt por 6/3 e 6/4 e marcar posição na 2ª ronda do Challenger de Milão, onde vai defrontar o italiano Andrea Stoppini, actual nº 288 ATP e que acedeu ao QP como LL.
Acreditamos seriamente na passagem de Gil aos quartos de final do torneio milanês.

Challenger de Sofia - € 30.000 ATP

Apesar do nome ser sonante do outro lado da rede, Mariano Puerta, argentino, a raça e o talento luso do Rui Machado não se deixou levar pelo currículo do adversário e marcou lugar na 2ª ronda do Challenger de Sofia , vencendo o sul-americano por 6/4, 4/6 e 6/4.
Segue-se o australiano Rameez Junaid, ATP 384 e perfeitamente acessível ao Rui.

Torneio Verão I - Carcavelos - Sub-14, Nivel C

Nicole Cianci " vingou " a derrota da sua irmã Claudia nas meias finais, vencendo a final feminina frente a Teresa Lobo por 7/6, 3/6 e 6/3.
Nos masculinos, na 1ª meia final, Nuno Deus venceu Sérgio Ramalheira por duplo 6/2 e aguarda o final da outra meia final entre Diogo Garnel e Manuel Leite para saber com quem discutirá o título em Carcavelos.
Obrigado ao Zeca, um poço de informação no que aos miúdos diz respeito.

Circuito FPT/CIMA - Carvoeiro

José Ricardo Nunes venceu o torneio dos Texteis do Minho, no Carvoeiro, depois de ter batido na final Ruan Lopes por 6/1 e 6/4.

9 de junho de 2008

Torneio Verão I - Carcavelos - Sub-14, Nivel C

Em masculinos resultados dos quartos de final :
Nuno Deus (Ace Team) / Alexandre Lagoa (Carcavelos T.) 6/0 e 6/1
Samuel Ramalheira (G.C. Portugues) / Sebastião Mendonça (Carcavelos T.) 6/1 e 6/4
Luis Braz (CDM Sintra) / Diogo Garnel (Carcavelos T.) 0/6 e 0/6
Manuel Leite (Carcavelos T.) / Daniel Faria (Carcavelos T.) 5/7, 6/4 e 7/5

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Maria João Koehler venceu por duplo 6/3 e assegurou a passagem ao quadro principal do torneio alentejano.
Joana Pangaio, como adiantamos em 1ª mão, tinha vencido de manhã Demi Rodrigues por 7/6 e 6/2 e tinha também marcado lugar no sorteio da 1ª ronda.
Curiosamente, 4 das 6 portuguesas presentes jogam entre si: Frederica Piedade defronta Magali De Lattre e Joana Pangaio joga contra Catarina Ferreira.
Maria João Koehler defronta a espanhola Paula Robles Garcia, WTA 787 enquanto Charlotte Pires defronta a colombiana Paula Zabala, vinda da qualificação.

Circuito FPT/CIMA - Carvoeiro

Amanhã, pelas 11 h, decide-se nos courts do Carvoeiro CT o vencedor do torneio Texteis do Minho, a contar para o circuito FPT/CIMA.
A final será entre o 1º CS, José Ricardo Nunes, que venceu Manuel Cavaco na meia final por 6/2 e 7/6 e o 2º CS Ruan Lopes, vencedor do confronto com Serge Inacio por 7/6 e 6/2.
Nas meninas, está tudo decidido, com a algarvia Ana Claro a vencer na final por 6/0 e 6/3 a outsider desta competição, a holandesa Sanne Van Den Biggelaar.
Nas meias, Ana venceu a jovem Melissa Capitão por duplo 6/1 e Sanne venceu Patricia Guerreiro por 6/4, 1/6 e 6/3.
Na foto as finalistas do torneio.

Barcelona Tier IV- 145.000 € - WTA

Neuza Silva cedeu, esta tarde, na primeira ronda de pares do Torneo Barcelona Kia, da categoria Tier IV do circuito WTA, que decorre em Barcelona. A campeã nacional e a russa Nina Bratchikova (sua colega no CT Sassoeiros) foram afastadas pela dupla Dominika Cibulkova (Eslováquia) / Klara Zakopalova (R. Checa), por duplo 2/6.
Recorde-se que, esta manhã, Neuza falhou a entrada no quadro principal de singulares, ao ser desfeiteada pela espanhola Maite Gabarrus, em três partidas (1/6, 6/4 e 3/6).
A líder nacional na tabela WTA vai agora preparar a sua participação, já na próxima semana, no qualifying do Grand Slam de Wimbledon. Depois das presenças nas qualificações do Open da Austrália (em Janeiro) e de Roland Garros (em Maio), onde, em ambas, não foi além da primeira ronda, Neuza Silva estará mais empenhada do que nunca em conseguir um bom desempenho, numa superfície (relva) que é muito do seu agrado, como a própria já afirmou.

In: FPT

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Apesar de não termos ainda os parciais, podemos desde já adiantar que esta manhã, na ronda final de qualificação do ITF de Montemor-o-Novo, Joana Pangaio venceu Demi Rodrigues, ganhando assim direito em juntar-se às quatro portuguesas que já estão no quadro principal.
Joana rectifica assim a pesada derrota que sofreu de Demi em Amarante.

Maria João Koehler só jogará no final do dia.
Saliente-se que ontem, os dois jogos com lusas que faltavam disputar, foram negativos para as nossas cores, dado que Margarida Fernandes perdeu 0/6 e 3/6 e Marina Gallo perdeu 4/6 e 2/6.

Foto : João Lagos Sport

Torneio Fim D'Aulas - Sub-14, Nível A - Paços Brandão

Continua a decorrer em Paços Brandão, mais um torneio de Nível A, sub-14, com a nata dos jovens lusos em acção.
Em singulares masculinos, são estes os jogos dos quartos de final:
Gonçalo Loureiro - Samuel Cabanas
Rodolfo Pereira - Fernando Sousa
Bruno Soares- José Tinoco
Rui Lima - Henrique Costa
Atrevo-me a dizer que estamos na presença de quatros jogos que bem poderiam ser , qualquer um deles, da final. A única surpresa é a presença de Samuel Cabanas , depois de ter batido na primeira ronda André Murta, por desistência deste no final do 1º set.
Nas meninas , sem surpresas as favoritas seguem em frente para a 2ª ronda, onde teremos alguns jogos interessantes:
Djessica Bezerra-Maria Palhoto
Maria João Santos - Beatriz Santos
N. Belinska - Mariana Clemente
Mariana Santos - Raquel Mateus

PNDT - Açores

Marta Magalhães (CT São Miguel), em singulares femininos, e Tiago Neves (LTC Ilha Terceira), em masculinos, venceram a etapa da Zona Açores do Circuito Nacional de Sub 10, referente ao PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), que ontem chegou ao fim em São Miguel, Açores. Miguel Videira (CT São Miguel) ganhou a prova de Sub 8. Cerca de 30 atletas marcaram presença no Clube de Ténis de São Miguel, onde tiveram o apoio de sete treinadores.
Na competição feminina de Sub 10, numa final entre atletas da casa, Marta Magalhães superiorizou-se a Simone Simas, por 4/0 e 4/2, enquanto Leonor Santos arrecadou o terceiro lugar, à frente de Clara Sousa, ambas do LTC Ilha Terceira.
Na final de singulares masculinos, o equilíbrio foi a nota dominante. Tiago Neves levou a melhor sobre Rodrigo Freitas (CT São Miguel), por 4/0, 2/4 e 4/2. Os anfitriões Ricardo Correia e Alexandre Sousa foram terceiro e quarto classificados, respectivamente.
Na variante de pares, as duplas Rodrigo Freitas / Alexandre Sousa, em masculinos, e Marta Magalhães / Simone Simas, em femininos, foram as vencedoras.
Nos Sub 8 – competição mista-, Miguel Videira foi o primeiro classificado, à frente de Tomás Sampaio, Miguel Sousa e Rafaela Damásio, respectivamente.

In: FPT

VI Torneio Jovem de Abrantes - Sub-12 e Sub-16, Nivel C

Marta Heitor do CT Abrantes venceu o torneio de sub-16 feminino de Abrantes, tendo como finalista a sua colega de treino Lidia Serras.
Em masculinos, os albicastrenses Rui Nunes e João Natividade confirmaram o favoritismo de serem os dois primeiros CS e encontraram-se na final com vantagem vlara para o Rui que venceu por duplo 6/0.
Nos sub-12 masculinos, Tiago Cação do CT Peniche veio passear a sua classe vencendo todos os jogos por 4/0, derrotando na final Afonso Potes do CT Abrantes.

Barcelona Tier IV- 145.000 € - WTA

Algo inesperadamente, Neuza Silva perdeu na ultima ronda de qualificação pelos parciais de 1/6, 6/4 e 3/6 e aguardará apenas que a sorte lhe sorria através de alguma desistência no quadro principal.
Mais á tarde, Neuza jogará a 1ª ronda de pares, com a sua colega do Sassoeiros Bratchikova e frente a uma dupla onde pontifica a lindissíma Cibulkova, ao que dizem, a nova namorada do francês Monfils.

Circuito FPT/CIMA - Carvoeiro

São estes os jogos dos quartos de final masculinos do torneio do Carvoeiro, Texteis do Minho, que decorre até amanhã, no Algarve.
José Ricardo Nunes - Carlos Ferra
Manuel Cavaco - Bruno Ávila
Serge Inácio - Luca Barbosa
Kevin Barragão - Ruan Lopes

Rankings

Frederico Gil, depois da brilhante vitória de ontem em Sassuolo, deu um pulo de 18 posições e aterrou no 116º lugar do ranking ATP, com 406 pontos, marcando pois uma nova melhor marca pessoal e prespectivando um torneio de Milão, onde é 2º CS e onde muitas caras estarão viradas para ele.
Rui Machado também subiu para 287º, cada vez mais longe de Leonardo Tavares ( 537º) e João Sousa ( 574º).
No ranking WTA , Neuza Silva caiu 17 lugares para a 199ª, Michelle também perdeu 3 lugares par 228º e Frederica perdeu sete para 273º.

Barcelona Tier IV- 145.000 € - WTA

Depois da vitória " na raça " de ontem, Neuza Silva terá, esta manhã, em jogo que se está a iniciar uma tarefa aparentemente mais fácl, pelo que acreditamos na vitória e no consequente apuramento para o quadro principal deste Tier IV muito forte, que conta,entre outras com a participação de Maria Kirilenko, a vencedora do Estoril Open.
Força, Neuza.

8 de junho de 2008

Circuito FPT/CIMA - Carvoeiro

As meias finais femininas do torneio algarvio dos Texteis do Minho, no Carvoeiro disputam-se amanhã entre Ana Claro e Melissa Capitão e entre Sanne Van Den Biggelaar e Patricia Guerreiro.
No quadro masculino, ainda não dispomos dos resultados dos jogos de hoje, mas o unico destaque até ao momento foi a não comparência de Bruno Ferreira, 4º CS no seu encontro com Luca Barbosa.

Torneio Verão I - Carcavelos - Sub-14, Nivel C

A final do torneio feminino será entre Nicole Cianci (Carcavelos T.) e Teresa Lobo (G.C.Português)
Em masculinos os quartos de final ditaram os seguintes jogos:
Nuno Deus (Ace Team) / Alexandre Lagoa (Carcavelos T.)
Samuel Ramalheira (G.C. Portugues) / Sebastião Mendonça (Carcavelos T.)
Luis Braz (CDM Sintra) / Diogo Garnel (Carcavelos T.)
Manuel Leite (Carcavelos T.) / Daniel Faria (Carcavelos T.)

European Summer Cup - Sub-14 - Nomeações

Já são oficiais as nomeações da FPT para a representação de Portugal na European Summer Cup de sub-14.
Em masculinos, entre 29 de Junho e 1 de Julho, em Valência, Espanha, Portugal estará no Grupo D, conjuntamente com a Espanha, a Suécia, a Turquia, Israel, Polónia, Grã-Bertanha e Croácia.
Nas meninas, Portugal estará integrado no grupo D,e de 29 de Junho e 1 de Julho joga a fase de qualificação em Salerno, Itália, com as selecções de Itália, Croácia, Montenegro, Eslovénia, Espanha, Bielorussia e Austria.
Assim:
Em sub-14 femininos:
Patricia Martins
Sofia Araújo
Joana Valle Costa
Beatriz Coelho
Seleccionadora : Magda Leal
Sub-14 masculinos:
Vasco Mensurado
Frederico Silva
Diogo Rocha
João Barra
Seleccionador: Pedro Felner

Challenger de Sassuolo - 30.000 € ATP

Frederico Gil venceu esta tarde o Challenger de Sassuolo, derrotando o espanhol Santiago Ventura por esclarecedores 6/2 e 6/3.
Com esta vitória, Frederico deve de entrar nos melhores 120 tenista mundiais e cria enormes expectativas para o torneio de Milão,que começa amanhã e para a qualificação de Wimbledon, no inicio da semana seguinte.
Parabéns Gil.

Barcelona Tier IV- 145.000 € - WTA

Neuza Silva acabou de vencer a eslovaca Wienerova por 6/3, 1/6 e 6/3 e defrontará a espanhola Gabarrus-Alonso na ronda final de qualificação deste Tier IV.
A espanhola é a actual 453 do ranking WTA e é uma boa jogadora de torneios ITF apesar de em torneios acima dos $ 10.000 os seus resultados deixam muito a desejar.
Vamos ver se Neuza consegue a qualificação e os 7 pontos respectivos.

Barcelona Tier IV- 145.000 € - WTA

Neuza Silva já está em campo a disputar a 2ª ronda de qualificação do Tier IV de Barcelona, defrontando a eslovaca Wienerova.
Vamos Neuza.

Parabéns ao velhote....

15 de Janeiro de 1993, Cascais.
Ronda inaugural da qualificação para o 2º torneio satélite de Cascais, a contar para o ranking ATP.
Num dos courts secundários, estavam em campo o norte-americano Chris Munnerlyn e um puto português de 14 anos, nascido em Leiria e que dava pelo nome de André Lopes.
O norte-americano, dez anos mais velho, não teve dificuldade em vencer por um duplo 6/2.
Começava aqui uma carreira de nove anos consecutivos a participar em torneios internacionais por parte de um dos mais carismáticos e respeitados jogadores do circuito nacional, ainda que agora reparta essas funções pela de treinador.
Aliás, neste campo, o André foi o centro de uma das mais inesperadas transferências de 2007 quando se mudou, de armas e bagagens, de Espinho para Sassoeiros, onde acompanha a equipa feminina de Paulo Lucas, onde pontifica,obviamente,Neuza Silva.
Em 1995, participava, pela 1ª vez , no Estoril Open, tendo levado uma " coça" do grande Felix Mantilla na 1ª ronda, 1/6 e 1/6.
Foi a primeira das cinco vezes que participou no EO, tendo sido também um dos componentes equipa portuguesa da Taça Davis.
1995 foi aliás um ano engraçado, pois na excelente carreira em júniores do André, cometeu a " proeza" de, no périplo de inicio do ano pela América do Sul, em sete torneios, perdeu quatro vezes na 3ª ronda com o mesmo jogador , de seu nome Mariano Puerta... esse mesmo, o argentino que defronta amanhã Rui Machado no Challenger de Sofia.
A sua carreira em júniores terminou em "grande", com duas derrotas na Taça Diogo Nápoles e em Leiria, frente a um dos ídolos do André: Juan Carlos Ferrero, com quem, aliás, conquistou na cidade do Lis, o seu último título de pares.
Em 2002 desligou-se das competições internacionais mas manteve-se, com alguma regularidade, a competir nos torneios nacionais, sempre muito regular, o que se comprova pela presença no Masters Nacional de 2007.
Já o vimos este ano em Cantanhede e está para as curvas, muito à custa daquela esquerda que sempre o caracterizou.
É visto e respeitado por todos, mantém cargo de seleccionador nas camadas jovens, por indicação da FPT e , o mais importante, faz este domingo 30 anos.
Faz da simpatia e disponibilidade profissonal uma das suas melhores qualidades e, nem que fosse só por isso, mereceria sempre da nossa parte este relevo.
Parabéns André e que contes muitos.