Peggy Brixhe, Armando Rocha, Alfredo Vaz Pinto, António Sequeira, José Corrêa de Sampaio, Filipe Soares Franco, João Lagos e Pedro Fellner são os prelectores da conferência “Evolução do ténis em Portugal - Passado, presente e futuro”, que assinala o 85.º aniversário da Federação Portuguesa de Ténis, a 16 de Março.
A conferência terá início às 15 horas, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, dividida em três painéis: “Passado - Portugal, país com história?”, “Presente – Onde estamos hoje?” e “Futuro – Que papel para a FPT no futuro do ténis?”.
O painel “Passado – Portugal, país com história?” tem início marcado para as15.15 horas e prolonga-se até às 16 horas, com as intervenções de: Peggy Brixhe, com prelecção subordinada ao tema “Jogar ténis com uma raquete de madeira”; Armando Rocha, com “O nascimento da FPT e a evolução do seu papel até aos anos 90; Alfredo Vaz Pinto, com “O sucesso desportivo nos primeiros anos”; e António Sequeira, com “Gerir uma federação com que recursos?".
Depois de um intervalo de um quarto de hora, o painel “Presente - Onde estamos hoje?” inicia-se às 16.15 horas e ocupará também 45 minutos com: José Correa de Sampaio, com a intervenção “A relação da FPT com os organismos oficiais”; Filipe Soares Franco, com “A gestão de um clube nos dias de hoje”; João Lagos, com “A importância da promoção através dos grandes eventos; e Pedro Fellner, com “O que está a mudar na formação em Portugal”.
Às 17.15 horas, após outro “coffee break”, será a vez do painel “Futuro - Que papel para a FPT no futuro do ténis?. Intervêm António Câmara, com “O público, o ténis e as novas tecnologias”; José Maria Calheiros, com “Os novos desafios e o papel que se espera da FPT”; João Cunha e Silva, com “O CAR e os seus objectivos”; e Vasco Costa, com “O Clube do futuro”.
As conclusões da conferência e o encerramento estão previstas para as 18 horas, após o qual Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, terá uma intervenção subordinada ao tema “O Papel do Estado na promoção do Ténis (a confirmar).
A conferência no Comité Olímpico de Portugal encerra com um cocktail.