Pesquisar neste blogue

12 de março de 2010

Pajulathi Cup Sub-16, Nostola, Finlândia

João Barra, primeiro pré-designado, cedeu no derradeiro encontro do torneio ETA Pajulahti ante o jovem russo Alexander Vasilenko, cabeça-de-série número quatro.
Barra foi arredado do título em três partidas. O jovem russo conquistou o primeiro "set", com o parcial de 6-4. O jovem tenista português igualou a contenda ao vencer a segunda partida, por 6-2. Contudo, o adversário de Barra voltou a superiorizar-se e conquistou o título de singulares com 6-1 na derradeira partida.
 

$10.000 Lagos, Future, ATP

Pedro Sousa foi, esta tarde, eliminado, na segunda ronda do Future de Lagos, evento que distribui 10 mil dólares em prémios monetários, ao cair diante do romeno Adrian Cruciat.

O finalista do Faro Future, na semana passada, e actualmente na 863ª posição do ranking mundial, venceu o 4º cabeça de série e nº4 nacional por 6-2 6-7 6-3, num encontro extremamente disputado.

Sousa deixou assim o Future de Lagos sem portugueses na competição de singulares, mantendo-se em prova ao lado de Martim Trueva na competição de pares, onde já estão nas meias-finais.

Pedro volta a jogar singulares para a semana, em Albufeira, num Future algarvio onde também jogará Gastão Elias, de regresso ao nosso país.

In:bolamarela

Challenger Rabat, €42.500 ATP Marrocos

Rui Machado já está nas meias finais do torneio marroquino, depois de ter vencido esta tarde Ivan Navarro por 4/6, 6/0 e 6/1.
Navarro terá vencido João Sousa por desistência, uma vez que o parcial do jogo do vimaranense não foi ainda disponibilizado no site oficial do torneio.
O acesso à final será discutido frente a Marcel Granollers, 5ª CS.

85º aniversário da FPT

Peggy Brixhe, Armando Rocha, Alfredo Vaz Pinto, António Sequeira, José Corrêa de Sampaio, Filipe Soares Franco, João Lagos e Pedro Fellner são os prelectores da conferência “Evolução do ténis em Portugal - Passado, presente e futuro”, que assinala o 85.º aniversário da Federação Portuguesa de Ténis, a 16 de Março.
A conferência terá início às 15 horas, no Auditório do Comité Olímpico de Portugal, dividida em três painéis: “Passado - Portugal, país com história?”, “Presente – Onde estamos hoje?” e “Futuro – Que papel para a FPT no futuro do ténis?”.
O painel “Passado – Portugal, país com história?” tem início marcado para as15.15 horas  e prolonga-se até às 16 horas, com as intervenções de: Peggy Brixhe, com prelecção subordinada ao tema “Jogar ténis com uma raquete de madeira”; Armando Rocha, com “O nascimento da FPT e a evolução do seu papel até aos anos 90; Alfredo Vaz Pinto, com “O sucesso desportivo nos primeiros anos”; e António Sequeira, com “Gerir uma federação com que  recursos?".
Depois de um intervalo de um quarto de hora, o painel “Presente - Onde estamos hoje?” inicia-se às 16.15 horas e ocupará também 45 minutos com: José Correa de Sampaio, com a intervenção “A relação da FPT com os organismos oficiais”; Filipe Soares Franco, com “A gestão de um clube nos dias de hoje”; João Lagos, com “A importância da promoção através dos grandes eventos; e Pedro Fellner, com “O que está a mudar na formação em Portugal”.
Às 17.15 horas, após outro “coffee break”, será a vez do painel “Futuro - Que papel para a FPT no futuro do ténis?. Intervêm António Câmara, com “O público, o ténis e as novas tecnologias”; José Maria Calheiros, com “Os novos desafios e o papel que se espera da FPT”; João Cunha e Silva, com “O CAR e os seus objectivos”; e Vasco Costa, com “O Clube do futuro”.
As conclusões da conferência e o encerramento estão previstas para as 18 horas, após o qual Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, terá uma intervenção subordinada ao tema “O Papel do Estado na promoção do Ténis (a confirmar).
A conferência no Comité Olímpico de Portugal encerra com um cocktail.

Pajulathi Cup Sub-16, Nostola, Finlândia

João Barra assegurou a qualificação para a final da Paujulathi Cup, depois de se ter imposto ao russo Mikhail Galyamov.
No encontro das meias-finais, João Barra venceu Galyamov por 1-6, 6-2 e 6-2.
No derradeiro embate do torneio de sub-16, o português vai jogar com o russo Alexander Vasilenko, cabeça-de-série número quatro, que venceu o compatriota Maxim Kravtosv, segundo pré-designado, pelos parciais de 6-2 e 6-1, na outra meia-final.
In:FPT

Indian Wells, WTA Tour, $4.500.000

Já não há portugueses no Torneio de Ténis de Indian Wells, na Califórnia, depois do afastamento de Frederico Gil e Michelle Brito, os únicos representantes lusos na prova.
A tenista foi a primeira a cair, na primeira ronda, face à romena Alexandra Dulgheru, 51ª do ranking mundial, que já a tinha derrotado em Lisboa, na Fred Cup. O encontro demorou uma hora e dezassete minutos e teve os parciais 6-2 e 6-2.
Horas mais tarde foi a vez de Frederico Gil ser eliminado, desta feita pelo paraguaio Pablo Cuevas, com os parciais de 6-4 e 7-5. O português chegou a estar a vencer por 5-3, no segundo «set», mas permitiu a recuperação ao paraguaio.
In: iol.pt

11 de março de 2010

Challenger Rabat, €42.500 ATP Marrocos

Os dois portugueses em prova no challenger de 42.500 euros de Rabat, em Marrocos, garantiram a qualificação para a 2ª eliminatória do quadro principal de modos bem distintos.
Rui Machado, 8º cabeça de série, impôs-se com relativa facilidade face ao espanhol David Marrero (150º ATP), por 6-4 6-0, num encontro marcado pelas várias interrupções por más condições climatéricas. Na próxima ronda, o tenista algarvio terá o italiano Filip Volandri (192º ATP) como adversário, naquele que será o primeiro embate entre ambos.
Por sua vez João Sousa prossegue na sua marcha de sonho e após a passagem da fase de qualificação, obteve uma importante vitória face ao russo Teimoraz Gabashvili, 4º favorito do evento e 107º ATP, por 3-6 6-2 6-4, após mais de 3 horas de jogo. O espanhol Ivan Navarro (123º ATP) é o próximo adversário do tenista vimaranense, naquele que se avizinha mais um encontro difícil para o motivado jogador português.
in:Lusotenis 

Indian Wells, WTA Tour, $4.500.000

O tenista português Frederico Gil vai defrontar o uruguaio Pablo Cuevas na primeira ronda de Indian Wells, primeiro Masters 1000 da temporada, enquanto Michelle Brito vai jogar com a romena Alexandra Dulgheru.
Gil, actual 104.º do Mundo, teve entrada directa no quadro principal da prova e vai defrontar Pablo Cuevas, 47.º, pela terceira vez. No frente a frente entre os dois tenistas, o português soma uma vitória (num torneio Challenge em 2006) e uma derrota, que aconteceu este ano, nos oitavos-de-final do torneio de Costa de Sauípe.

Nenhum dos dois tenistas, ambos de 24 anos, venceu qualquer torneio ATP na sua carreira, sendo que o vencedor deste encontro vai defrontar o sérvio Viktor Troicki, 29.º cabeça de série, que recebeu um “bye” na primeira ronda.

No quadro feminino, Michelle Brito, 116.ª do “ranking” feminino, encontra Alexandra Dulgheru, 51.ª, que derrotou na segunda ronda da qualificação do Estoril Open no último ano. A vencedora deste encontro, vai defrontar a espanhola María José Martínez Sánchez, 28.ª pré-designada, que ficou isenta na primeira ronda.

O torneio de Indian Wells joga-se até 21 de Março, em piso rápido, e distribui 3,645 milhões de dólares (cerca de 2,68 milhões de euros) no quadro masculino e 4,5 (3,307) no quadro feminino.

In:Publico

10 de março de 2010

Estoril Open 2010 - Moya quer convite

Carlos Moya manifestou a intenção de querer jogar o Estoril Open, de 2 a 10 de maio, no Estádio Nacional, e pretende formalizar o pedido junto de João Lagos.
De regresso ao circuito profissional após uma ausência de 10 meses motivada por uma persistente lesão que obrigou o jogador a ser submetido a uma operação, Moya disse em Acapulco à imprensa espanhola que pretende fazer a temporada de terra batida e fez um apelo à sensibilidade dos organizadores para lhe possibilitarem o acesso aos quadros principais através de convites.
O tenista espanhol, natural de Palma de Maiorca, tem 33 anos e ambiciona voltar a ter alegrias no circuito, embora tenha a perfeita noção que será difícil aumentar o número de 20 títulos conquistados ao longo da sua carreira, um dos quais no Estoril Open em 2000, onde até chorou de felicidade, pois antes fora operado às costas e chegou a duvidar-se se iria voltar a competir.
Moya foi n.º 1 mundial em 15 de março de 1999 e durante anos foi uma presença assídua no top 10 mundial, até que os vários problemas no pé (artrose) o impediram de jogar de forma regular.
Agora está de volta. Esta temporada já jogou em Chennai, no Open da Austrália, Buenos Aires e em Acapulco e vai ter um wild-card para o Torneio de Indian Wells. "Volto com muita vontade de sentir a tensão da competição e a motivação que tenho nestes momentos é muito alta para fazer as coisas bem feitas", comentou o campeão de Roland Garros em 1998 e que agora treina-se sob as ordens de Pepo Clavet.
O figurino do Estoril Open permite ao diretor do torneio dispor de três wild-cards. A grande dúvida, para já, prende-se com a possibilidade de Frederico Gil ter entrada direta como chegou a acontecer, pela primeira vez na história da prova, em 2009.

In: Record

9 de março de 2010

Indian Wells, WTA Tour, $4.500.000

Michelle Larcher de Brito eliminou, na ronda decisiva de qualificação, a 24ª CS  do torneio de Indian Wells, a holandesa Arantxa Rus, por 6/4 e 6/3, garantido assim um lugar no quadro principal da competição.
Com esta vitória, Michelle arrecada igualmente 30 pontos para o seu pecúlio no ranking WTA e 7.050 dólares para a sua conta bancária.

Indian Wells, WTA Tour, $4.500.000

Michelle Larcher de Brito apurou-se para a segunda ronda da qualificação do WTA Tour Indian Wells, no Estados Unidos.
A mais bem cotada portuguesa de sempre no "ranking" internacional impôs-se à checa Klara Zakopalova, em três partidas, disputadas em uma hora e 43 minutos.
No primeiro "set", Michelle Larcher de Brito cometeu uma dupla falta no quinto jogo e permitiu à checa fazer o 3-2, elevando para 4-2 no seu serviço.
Contudo, a portuguesa reagiu positivamente e venceu os quatros jogos seguintes, para fixar o desfecho do primeiro "set" em 6-4 a seu favor, em apenas 39 minutos.
Na segunda partida, a portuguesa radicada nos Estados Unidos não consegiu evitar que Zakopalova se adiantasse para 4-1 e fechasse o "set" com 6-3, igualando o confronto.
No terceiro e decisivo "set", Michelle Larcher de Brito, 116.ª na hierarquia mundial, superiorizou-se por 6-4 a Klara Zakopalova, 86.ª, e garantiu a passagem à ronda seguinte, onde deverá defrontar a holandesa Arantxa Rus, 24.ª cabeça-de-série, e que ocupa no "ranking" WTA o lugar imediatamente acima da portuguesa.
In:FPT

8 de março de 2010

Taça Davis 2010


O Chipre é o próximo adversário de Portugal na Taça Davis, estando a eliminatória a realizar-se de 9 a 11 de julho, em princípio no Estádio Nacional. A última vez que portugueses e cipriotas se defrontaram foi em 2009, em Nicósia, na primeira ronda do Grupo II da Zona Europa/África da Taça Davis. A equipa de Marcos Bagdhatis, finalista do Open da Austrália em 2006, venceu 3-2.
Entretanto, ontem, na Maia, Portugal selou a vitória ante a Dinamarca por 4-1, depois de Leonardo Tavares ter cedido no último encontro da eliminatória, ante Martin Pedersen, por 5-7 e 4-6. Antes, Pedro Sousa já havia ampliado a vantagem para 4-0 após vencer o penúltimo encontro da 1.ª eliminatória do Grupo II da Zona Europa/África. Sousa, que atuou pela primeira vez em Portugal em confrontos da Taça Davis, derrotou Frederik Nielsen em três sets, com os parciais de 6-7(3-7), 6-1 e 6-1.

"Entrei nervoso. As coisas não estavam a correr como eu queria, mas no 2.º estive muito forte e ele começou a ficar cansado. Relaxei e fiquei mais solto. Senti-me feliz por ter dado a volta. Superei isso e fiz um bom jogo", confessou Pedro Sousa.
In:Record