Pesquisar neste blogue

22 de março de 2008

ITF $ 10.000 Antalya 2 - ATP

Sortes diferentes para os lusos envolvidos na qualificação do torneio turco.
Gonçalo Falcão perdeu por 2/6 e 2/6 e igual sorte a de Manuel Cavaco, derrotado pelos parciais de 5/7 e 2/6.
Já Pedro Sousa continua a demosntrar que está acima destas qualificações e venceu os seus dois jogos de hoje, o primeiro por 6/1 e 6/4 e o segundo por 6/2 e 6/3 .
Na 3ª ronda vai defrontar o germânico Joachim, 11º CS da qualificação.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-12, Cat. B

Na próxima 3ª feira começa no CETO de João Cunha e Silva o Open Cervag de sub-12, com a presença, nos meninos, de Rafael Marques do Mira Villas e Eduardo Paulo do CT Estoril como os dois primeiros rankeados do torneio.
Em meninas, os destaques vão para as presenças de Maria Inês Roxo, do Colégio Vale e Mariana Maças do CAC.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-16, Cat. C

Alexandre Caruço do Colégio Vasco da Gama e João Nunes da Ace-Team são os dois pré-designados do Open Cervag de sub-16, em masculinos,que começa hoje nos courts do CETO, em Oeiras.
Na vertente feminina, a 1ª CS é Patricia Guerreiro da ETC Azeitão, secundada por Sofia Batista do CAD.
O torneio terminará no próximo dia 26 e tentaremos acompanhar a par e passo os desenvolvimentos aqui, no seu blog de sempre.

ITF $ 10.000 Amiens WTA

Magali De Lattre perdeu, esta manhã, a final do torneio de Amiens em pares, frente à dupla nº1 do torneio, pelos parciais de 2/6 e 3/6.
Ainda assim, um óptimo torneio de pares e agora só esperamos por uma confirmação da boa forma que aparenta nos torneios internos franceses, nos torneios internacionais, sobretudo em singulares.

Funchal Jovem 2008, ETA Sub-12

Andrea Tallarico de Itália e Ksenia Sharifova da Russia foram os dominadores absolutos do torneio madeirense de sub-12, arrecadando ambos os troféus de singulares e pares.
Em singulares masculinos, Tallarico brilhou até à final, onde venceu o seu compatriota Guiliato por duplo 6/2.
Em pares, na final, estes dois jovens transalpinos não tiveram dificuldade em vencer a dupla portuguesa Francisco Caldas/Rafael Marques, pelos parciais de 6/2 e 6/4.
Em meninas, Sharifova venceu na final de singulares a italiana Rossetto por 6/1 e 6/0 e em pares, Sharifova com a igualmente russa Alai bateram as italianas Rossetto e Pairone por 6/4, 4/6 e 6/1.
Destaque para a valorosa participação portuguesa que, espera-se, tenha sequência no torneio dos Açores da próxima semana.
NR: Agradeçemos ao Marco Romão a importante colaboração com este blog na divulgação dos resultados do torneio, algo que, acreditamos nós, só prestigia o ténis madeirense e o ténis português. Bem Haja.

Malta ITF Junior Tournament 2008, G4

Kevin Belhaj é o 9º CS da qualificação deste G4 que se disputa nesta semana na linda ilha de Malta e já está na 2ª ronda, devido a um bye na 1ª.
Ainda hoje jogará frente ao vencedor do encontro entre dois malteses, ambos convidados da organização.
Boa sorte para o Kevin.

ITF $ 10.000 Antalya 2 - ATP

Na fase de qualificação deste Future turco que hoje começa, Pedro Sousa vai defrontar um dos convidados da organização, o turco Ugur Atalay, que na passada semana perdeu frente a Gonçalo Falcão.
Este vai defrontar o romeno Alin Constantin, ATP 1315 enquanto que Manuel Cavaco vai jogar frente a Dshandshgava, um russo naturalizado austríaco.
Será mais uma vez uma maratona de jogos, com um quadro qualificativo de 128 jogadores.

Campeonato Regional de sub-18 - AT Lisboa

Francisco Franco Dias sagrou-se, esta manhã, campeão regional de sub-18 da AT Lisboa, batendo na final Gonçalo Pacheco, da Ace-Team, pelos parciais de 6/3 e 6/4.

O tenista de João Cunha e Silva atravessa um bom momento de forma, depois de ter vencido na passada semana o torneio do CETO em sub-18, frente a Tomas Valle Costa.


O jovem vai agora preparar dois torneios espanhóis a contar para o ranking mundial de júniores, em Valência e Alicante.

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Patricia Martins está em grande, em Itália e já esta manhã bateu, sem apelo nem agravo, a 6ª CS do torneio, Khaterina Kozlova da Ucrânia por duplo 6/3.
No jogo de acesso à final vai defrontar uma das grandes favoritas e actual nº 4 do ranking, neste torneio 2ª CS, a russa Irina Khromacheva.
Foto : Ace-Team

XIVº LAWN TENNIS CLUB TOURNAMENT , ETA,Sub-14 Cat. 2

Gonçalo Loureiro e Frederico Silva foram vice-campeões em pares do torneio açoriano, depois de terem vencido nos quartos de final a dupla Hornung/Wrede por 7/6 e 6/0 e nas meias finais a dupla Duncan/ Pearce por 7/6 e 7/5.
Na final perderam com a dupla Kahlke/ Sporken por 3/6 e 3/6.
Aguardamos pelo resultado da dupla portuguesa feminina na final de pares.

O ranking do Blog

Continuamos a actualizar o ranking do Blog, que, esta semana, merece algum destaque pelo facto de termos verificado a entrada ( e, nalguns casos, a subida vertiginosa) de muitos dos miúdos que participam no torneio de sub-14 nos Açores.
A tabela continua a ser liderada, a grande distância, pelo " papa" torneios português de 2008, Rui Machado, que deverá manter tal posição nas próximas semanas, a não ser que Gastão ou Michelle Larcher de Brito façam algum brilharete em Miami.
Com o Torneio da Maia na próxima semana, assistiremos, por certo, ao assalto dos lugares cimeiros por parte de alguns dos nossos "craques da bola" e só esperamos que esta nossa pequena distinção lhes dê mais ânimo para participarem e representarem condignamente o nosso país.

21 de março de 2008

ITF $ 10.000 Amiens WTA

Magali De Lattre estará na final de amanhã deste torneio francês, na variante de pares, depois de, com a sua parceira Saari-Bystrom, terem vencido hoje por 2/6, 6/3 e 10/3 a dupla Benamar/Piquion.
O jogo da final será frente a Brozda/Duko, CS nº1 da competição.
Boa sorte para a Magali, na sua primeira final de 2008.

Funchal Jovem 2008, ETA Sub-12

Francisco Caldas foi eliminado na meia final de singulares masculinos, perdendo com o italiano Tallarico por 2/6 e 1/6.
Em pares, Francisco terá hipóteses de " vingança " na final , onde com Rafael Marques, discutem o troféu com Tallarico e Giulato.
Em suma, par além do salutar convivio entre todos, ao nível da competição, um ganhar de experiência em confrontos internacionais para os miúdos portugueses, com especial destaque para Francisco Caldas, pelo excelente torneio efectuado.

XIVº LAWN TENNIS CLUB TOURNAMENT , ETA,Sub-14 Cat. 2

Sofia Araújo e Beatriz Coelho estão na final do torneio de pares feminino, depois de uma vitória por 6/4 e 6/1 sobre as britânicas Dunne e Rahman, nas meias finais.
O encontro decisivo será frente à dupla nº1 do torneio, composta pela belga Bonaventure e pela holandesa Van Der Hoek.
Em pares masculinos, a única dupla em competição é a de Gonçalo Loureiro e Frederico Silva que, na 2ª ronda , defrontam os germânicos Hornung/Wrede.

Rankings ITF Junior

Gastão Elias continua a manter-se no Top 10, tendo subido à 8ª posição, apesar de não participar em torneios deste escalão.
Miguel Almeida é 165º, enquanto Martim Trueva é 180º. Manuel Marcelo é o 4º melhor português, na 491ª posição e Francisco Franco Dias fecha o Top 5 português na 916ª posição.
Em meninas, a melhor portuguesa continua a ser Michelle Larcher de Brito, na 20ª posição, seguida de Demi Rodrigues, bem longe, na 370ª e Barbara Luz na 512ª.

Rankings ETA

Quando estamos a meio de Março, fazemos aqui um apanhado das classificações dos miúdos portugueses nos rankings europeus da ETA.
Em sub-14 femininos, liderança por larga margem de Patricia Martins, na 38ª posição, seguida de Beatriz Coelho em 231º, Andreia Bicho em 291º e, para fechar, um trio de lusas na 442ª posição, Maria Palhoto, Sofia Araújo e Mariana Clemente.
Em masculinos, mantemos 3 portugueses no Top 100, com Vasco Mensurado na 44ª posição, seguido de Diogo Rocha em 64º e João Barra em 70º.
Mais longe estão José Tinoco em 143º, Gonçalo Loureiro em 158º e Frederico Silva em 159º.
Em sub-16, femininos, Barbara Luz e Patricia Martins estão na frente do pelotão luso, em 148º e 150º, respectivamente, seguidas de Maria João Koehler em 202º e Ana Claro em 207º e Brites Soares em 335º.
Em masculinos, Miguel Almeida é 0 37º melhor europeu, seguido de Francisco Franco Dias em 148º e Vasco Mensurado em 228º.
Em suma, classificações que em nada envergonham o nosso país, esperando que se dê sequência a este facto no restante da temporada.

XV TAÇA INTERNACIONAL MAIA JOVEM TÉNIS 2008, ETA sub-14, Cat.1

O evento está classificado pela Tennis Europe como pertencente à categoria 1, ou seja, é um dos 13 principais da Europa, para jogadores com idades inferiores a 14 anos.
A edição deste ano, a 15ª, conta com a participação de cerca de 300 jogadores, de ambos os sexos. Destes, cerca de 150 são os melhores jogadores portugueses e os restantes representam as selecções de mais de 30 países.
Será disputada entre os dias 22 e 30 de Março no Complexo Municipal de Ténis da Maia, coincidindo com as férias escolares da Páscoa de modo a atrair mais jogadores e público jovem.
In: Site oficial do torneio

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Um grande resultado de Vasco Mensurado, na 2ª ronda deste importante torneio italiano a contar para o ranking europeu de sub-14.
De facto e frente a um dos CS do torneio e Top 15 europeu, o miúdo venceu convicentemente pelos parciais de 6/3 e 6/2.
Patricia Martins também se apurou para os oitavos de final, vencendo Gaelle Rey da Suiça por 6/3 e 6/1.
PS: Já esta manhã, Patricia Martins carimbou a passagem para os quartos de final, vencendo a italiana Mastellone por 6/3 e 6/2, defrontando no acesso à meia final a ucraniana Koslova, 6ª CS.
Já Vasco Mensurado não teve argumentos para o australiano Luke Saville, 7º CS, sendo que, apesar da eliminação em singulares ainda hoje jogará a variante de pares, tal e qual como Patricia Martins.

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Vasco Mensurado venceu o seu encontro inaugural no Torneio de Livorno, por 6/2 e 6/2 e defronta agora o 9º CS do torneio e Top 15 europeu, o norueguês Skattum.
Em femininos, Patricia Martins também venceu, por 6/2 e 6/3 e defronta na 2ª ronda uma tenista vinda da qualificação, a suiça Gaelle Rey.
Em pares, ao que nos informa um dos amigos do blog, vitória em ambas as variantes dos tenistas lusos, resultados que confirmaremos amanhã.

33rd City of Florence, ITF Junior, G2

Miguel Almeida foi derrotado na 1ª ronda deste G2 italiano, perdendo por duplo 4/6 frente ao francês Fabre.
Este gaulês defrontará o Miguel novamente na 1ª ronda de pares, onde o´luso fará dupla com o italiano Bortolotti.

Funchal Jovem 2008, ETA Sub-12

Nesta 5ª feira, Sofia Sualehe foi eliminada nos quartos de final do torneio feminino, perdendo com a escocesa Lumsden por 2/6 e 0/6.
Em pares masculinos as meias finais serão as seguintes:
Tallarico/Guiliato ( ITA ) - João Brito e Cunha/ Damião Franco ( POR)
Eduardo Paulo/Diogo Pinho ( POR ) - Francisco Caldas/Rafael Marques ( POR )
Em pares femininos:
Final : Sharifova/Alai ( RUS) - Rosseto/Pairone ( ITA) ou Vorotnikova(RUS)/Piesch(GER)

20 de março de 2008

19º Torneio Internacional Livorno, ETA sub-14, Cat.1

Em masculinos, Vasco Mensurado defronta um dos convidados da organização, o italiano Galoppini enquanto que em femininos, Patricia Martins, 15ª CS, defronta Giorgia Vitali, uma das repescadas da qualificação.

19 de março de 2008

XIVº LAWN TENNIS CLUB TOURNAMENT , ETA,Sub-14 Cat. 2

Em femininos, a resistente lusa, Sofia Araújo foi eliminada na 2ª ronda, tendo perdido frente a Brouleau por 7/6, 1/6 e 4/6.
Em masculinos, apenas Henrique Costa logrou ultrapassar a 2ª ronda, batendo José Tinoco por 6/4 e 6/3, indo agora jogar frente a Luke Bambridge, que eliminou Rodolfo Pereira.

ITF $ 10.000 Porto Rafti WTA

Catarina Ferreira foi eliminada na 1ª ronda do torneio grego, pelos parciais de 2/6 e 0/6.

ITF $ 25.000 Tenerife WTA

Neuza Silva perdeu em encontro da 2ª ronda do torneio espanhol de Tenerife, frente a Pavlovic, pelos parciais de 3/6, 6/3 e 4/6.

ITF $ 10.000 Antalya ATP

Pedro Sousa foi eliminado na 2ª ronda do torneio turco, depois de ter perdido pelos parciais de 0/6 e 3/6.

Funchal Jovem 2008, ETA Sub-12

Conforme prometido, eis o ponto de situação do Torneio de sub-12 no Funchal.
Em masculinos, já estão definidos os jogos das meias finais :
Andrea Tallarico ( ITA ) - Francisco Caldas ( POR )
Thomas Steiner ( AUT ) - Alessandro Guiliato ( ITA )
Em femininos, os jogos dos quartos de final são os seguintes:
Guilia Parone ( ITA ) - Ksenia Sharifova ( RUS )
Ana Silva ( POR ) - Ekaterina Alai ( RUS )
Sofia Sualehe ( POR ) - Maia Lumsden ( SCO )
Giorgia Rosseto ( ITA ) - Madina Vorodtnikova ( RUS )
Em pares o torneio está ainda nas rondas iniciais, em masculinos, mas em femininos a dupla Sofia Sualehe/ Teresa Lobo já está nas meias finais.
Uma última nota: aos nossos leitores mais impacientes, saber esperar é, muitas vezes, uma virtude.

ITF $ 10.000 Amiens WTA

Segundo informa o site www.lusotenis.com, Magali De Lattre foi eliminada na 1ª ronda do torneio rancês, depois de ter perdido frente à holândesa Harmsen por 3/6 e 2/6.

33rd City of Florence, ITF Junior, G2

Miguel Almeida está na lindissíma cidade de Florença, em Itália, para participar neste G2 a contar para o ranking mundial ITF Junior.
Na 1ª ronda do quadro de singulares, defronta o francês Thomas Fabre.
Boa sorte para o Miguel , com a certeza se tudo correr bem, pode encontrar Carlos Boluda na 3ª ronda.

25th Copa Gerdau - ITF Junior GA

Alexandre Resende foi eliminado na 1ª ronda deste GA brasileiro, perdendo pelos parciais de 0/6 e 1/6.
Ainda assim, fica o registo da participação de mais um luso num GA do mundial de Júniores.

18 de março de 2008

Campeonato Regional de sub-18 - AT Lisboa

Começa amanhã, logo pela manhã, o Campeonato regional de sub-18 da AT Lisboa, nos courts do CETO, em Oeiras.
Alguns dos jogos da 1ª ronda muito interessantes: Francisco Franco Dias vs. Vasco Valverde ; João Valverde vs. Miguel Deus ; Tomás Valle Costa vs. Diogo Tomás.
Em femininos, os jogos a reter serão os que oporão Verónica Seruca a Filipa Correia, Teresa Franco a Joana Valle Costa e Charlotte Pires a Teresa Araújo.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-18, Cat. A

Francisco Franco Dias foi o vencedor deste torneio de sub-18, Cat. A, disputado nos courts do CETO em Oeiras, vencendo na final o 1º CS do torneio, Tomás Valle Costa, por 6/3, 3/6 e 6/3.
Tomás tinha batido nas meias finais Diogo Soares por 6/1 e 6/0 e Francisco tinha ganho a André Caiado por 6/1 e 6/2.
Em femininos, a vitória sorriu a Ana Claro que venceu Cátia Rodrigues no jogo decisivo por 6/3 e 6/4.
Nas meias finais, Ana venceu Olga Serbyn por 7/5 e 6/3 e Cátia bateu Charlotte Pires por 6/3 e 6/4.
Finalmente em pares masculinos, o torneio está um pouco atrasado, sendo que a surpresa, até ao momento vem de Leiria, com a dupla Pedro Rodrigues e Diogo Oliveira a conseguir o apuramento para a final, onde esperam a dupla que sairá da outra meia final, onde se defrontam André Ciaido/Diogo Soares vs. Tomás Valle Costa/Francisco Franco Dias.

2500 posts no blog - Entrevista de Michelle Larcher de Brito ao Record

Comemoramos os 2500 posts colocados neste blog com uma entrevista de Michelle Larcher de Brito a Norberto Santos do Record.
Achamos que nada melhor do que a nossa maior ( mas não a única, relembro...) esperança do ténis português para celebrar mais este marco a meio de um mês que se apresenta como histórico e onde todos os records do blog, ao nível das visitas e page views deverão ser ultrapassados.
Obrigado a todos mais uma vez.
Record – Faz já um ano que ganhou a Meghann Shaughnessy. O que lhe valeu essa vitória? Que portas se abriram?
Michelle Brito – Acho que só mostrou a todos que eu estava pronta para jogar com seniores, embora eu tivesse apenas 14 anos. Meghann é uma jogadora muito boa e foi uma grande vitória para mim, ajudando a lançar a minha carreira profissional.
R – Considera ter sido esse o seu melhor triunfo nesta curta carreira?
MB – Vencer o meu primeiro jogo profissional num evento como o de Miami foi tão irreal que posso considerar o melhor resultado que me aconteceu até agora. Ganhar o Orange Bowl foi também uma grande conquista para mim. E, como sou optimista, acho que haverá muito mais triunfos à minha espera.
R – Como avalia a vitória no Orange Bowl, em Dezembro?
MB – Tem havido tantos jogadores espantosos que ganharam o Orange Bowl... Fazer com que o meu nome figure nesta lista de campeões é uma honra que espero poder acompanhar com idêntico feito entre os profissionais, se não puder fazer melhor...
R – É verdade que não vai mais disputar provas de juniores? Nem mesmo os Grand Slams?
MB – Não faço planos de jogar qualquer evento júnior em 2008, mas a minha agenda pode mudar pelo facto de ter um esquema profissional limitado pelo Regulamento de Elegibilidade por Idade. Muita coisa vai depender de quantos encontros eu disputar e de como me sentir fisicamente.
R – É chegada a altura de fazer a abordagem ao Estoril Open. Quais as expectativas que tem? Também vai jogar a variante de pares?
MB – Estou realmente animada por jogar no Estoril pela primeira vez. Não tenho qualquer expectativa em concreto e vou apenas concentrar- -me em ganhar o meu primeiro jogo. Acho que vai ser muito interessante para mim competir perante os adeptos do meu país. Ainda não sei se vou jogar em pares, mas talvez o faça.
R – A Selecção Nacional precisa cada vez mais de si. Será que este ano a vemos na Selecção de Portugal?
MB – ...
R – É muito difícil ir este ano aos Jogos Olímpicos de Pequim. Pensa chegar a Londres’2012?
MB – Adoraria jogar nos Jogos Olímpicos de Pequim mas a minha classificação no ranking poderá não ser suficientemente elevada, pelo que espero poder competir em Londres’2012. Seria uma incrível experiência representar Portugal num evento que reúne os melhores atletas de todo o Mundo.
R – Este ano, qual é o objectivo que tem até final da temporada em termos mundiais?
MB – Na realidade, não estabeleci qualquer objectivo de ranking ou metas com base nos resultados porque não se pode controlar isso sempre. Estou apenas a trabalhar arduamente para melhorar todos os dias e sempre a preparar-me para o meu próximo jogo ou competição.

Funchal Jovem 2008, ETA Sub-12

Começou hoje e prolonga-se até ao próximo fim de semana este torneio internacional de sub-12, que se realiza no Funchal sob a batuta do bem conhecido Pedro Borges.
Contamos aqui dar-vos conhecimento dos principais desenvolvimentos deste importante torneio internacional, sobretudo agora que esta faixa etária parece estar a desenvolver-se, em quantidade e em qualidade, no nosso país.

XIVº LAWN TENNIS CLUB TOURNAMENT , ETA,Sub-14 Cat. 2

Gonçalo Loureiro, Frederico Silva e Danyal Sualehe foram eliminados na 2ª ronda do torneio açoriano.
Gonçalo, depois de ter vencido o 3º Cs do torneio na ronda inaugural, perdeu frente ao britânico Pearce por 3/6 e 1/6.
Frederico ainda obrigou o 5º CS, o germânico Wrede a 3 sets, com os parciais finais de 4/6, 6/2 e 2/6 , enquanto Danyal foi derrotado pelo 2º CS, o holandês Sporken, por 1/6 e 3/6.
Na 2ª ronda ainda estão os portugueses José Tinoco e Henrique Costa, que jogam entre si, salientando-se o facto de José ter batido o nº4 do torneio na ronda inaugural.
Na 2ª ronda está igualmente Rodolfo Pereira que vindo da qualificação, está a fazer um grande torneio, defrontando o conhecido britânico Bambridge, 6º CS.
Ricardo Jorge também defronta na 2ª ronda um CS, o nº8, Hornung da Alemanha.
Finalmente, o único CS português, Diogo Rocha ( 7º CS ) defronta na 2ª ronda o britânico Jamie Duncan.
Em meninas, a única portuguesa em prova é Sofia Araújo que, após ter vencido a 7ª CS do torneio na 1ª ronda, defronta agora a francesa Brouleau.

25th Copa Gerdau - ITF Junior GA

Alexandre Resende está no Brasil, e Porto Alegre, a participar neste GA a contar para o ranking mundial de juniores.
Na 1ª ronda do quadro principal de singulares vai defrontar o belga David Goffin, 12º CS do torneio e actual nº 56 do ranking mundial de júniores.
Para o jovem luso brasileiro esta é a 1ª vez que participa num quadro principal de um GA, ele que está na 1233ª posição do ranking.

ITF $ 25.000 Tenerife WTA

Dificil mas saborosa, por certo, a vitória de Neuza Silva frente a uma tenista mais cotada e que aqui, neste torneio, era a 7ª CS.
Marta Marrero perdeu com a portuguesa por 7/6, 6/7 e 6/3, sendo que na 2ª ronda, Neuza não terá uma tarefa mais fácil,defrontando a francesa Irena Pavlovic, WTA 236.
Em pares, as coisa correram bem pior, com uma derrota por 4/6 e 1/6.

ITF $ 10.000 Antalya ATP

É mais um pontinho, até ver, para Pedro Sousa, depois de ter batido o 7º CS do torneio turco,quando, no final do 1º set, a 5/4, o italiano Volanti desistiu.
Na 2ª ronda, Pedro Sousa defronta Grozdanov da Bulgária, ATP 988, que vem da qualificação.

PNDT - Alfragide

Beatriz Bento (Ace Team), Duarte Vale (CTQM) e Tomás Soares (CIF) foram os vencedores da primeira etapa da Zona Centro relativa ao Circuito Nacional de Sub 10 do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) que decorreu, no passado fim-de-semana, no Clube Ténis Alfragide – Ace Team. A etapa contou com perto de 70 atletas.
Na prova feminina, Beatriz Bento, a jogar em casa, levou a melhor sobre Mafalda Fernandes (CAD), por 4/0 e 4/1, na final. Na atribuição do terceiro e quarto lugares, Mariana Rocha (Ace Team) venceu Marta Magalhães (CTS Miguel), por falta de comparência da última.
Em masculinos, Duarte Vale venceu Francisco Paulo (CT Estoril), por 5/3 e 4/0, na final da competição, enquanto Francisco Campos (CAD) ganhou a Bernardo Dias (Clube VII), por duplo 5/4, e obteve o terceiro lugar.
Nos Sub 8, prova mista, Tomás Soares foi o vencedor, à frente de Simone Leal (CTS Miguel), Pedro Araújo (Ace Team) e Ricardo Correia (CTS Miguel), respectivamente.
Coordenação do PNDT:
É de salientar a excelente organização do Clube Ténis Alfragide, de Pedro Bívar e Filipa Simões, e o extraordinário trabalho que os treinadores da Zona Centro e Ilhas têm realizado com os seus jogadores, sendo estes os grandes protagonistas de um fabuloso fim-de-semana.
Paulo Santiago
In: FPT

XIVº LAWN TENNIS CLUB TOURNAMENT , ETA,Sub-14 Cat. 2

Sofia Araújo, em singulares femininos, Frederico Silva e Danyal Sualehe, em masculinos, apuraram-se para os oitavos-de-final do XIV Lawn Tennis Club, torneio de Sub 14 do Circuito Tennis Europe, a decorrer, esta semana, em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada (Açores).
Entre as cinco jovens portuguesas presentes no quadro principal do torneio, apenas Sofia Araújo garantiu, até ao momento, a presença nos oitavos-de-final, após vencer a cabeça-de-série número oito, a britânica Helena Philips, por 6/3 e 6/1, na primeira ronda. Pelo caminho ficaram Andreia Bicho, Maria Palhoto e Beatriz Coelho. Hoje, Raquel Mateus, que vem do qualifying, defronta a quinta favorita, a britânica Dominique Crompton, no fecho da participação portuguesa na ronda inicial de singulares femininos.
Na competição masculina, 14 atletas portugueses marcam presença no quadro principal, sendo que, apenas Frederico Silva e Danyal Sualehe, venceram, para já, na primeira ronda. O campeão nacional de Sub 12 ganhou ao alemão Brendon Hermann, por duplo 6/3, enquanto Danyal Sualehe impôs-se ao russo Vasily Kichigin (6/0 e 6/4). Pelo contrário, Fernando Sousa, Jacinto Sequeira e André Silva foram afastados.
Diogo Rocha (7.º CS), Gonçalo Loureiro, Ricardo Jorge, André Murta, Rui Emanuel Silva, Rodolfo Pereira, Henrique Costa, Rui Lima e José Tinoco jogam hoje os respectivos encontros.
In: FPT

17 de março de 2008

ITF $ 10.000 Amiens WTA

Depois de várias semanas a competir em torneios franceses, Magali De Lattre regressa à competição ITF, participando no torneio de Amiens.
Na 1ª ronda, defronta a holandesa Harmsen, em singulares e em pares, com Saari-Bystrom , defronta Morgosova da Eslováquia e Piai do Brasil.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-14, Cat. C

Amanhã começa o torneio de sub-14, no CETO, sendo que em femininos Joana Mascarenhas, do CETO e Joana Nunes do Carcavelos Ténis são as duas pré-designadas e em masculinos Luis Palha do CIF e Francisco Ferreira do CETO são os dois favoritos à vitória final.

Open Juvenil de Oeiras - CERVAG 2008, Sub-18, Cat. A

Decorre até 29 de Março no CETO de Oeiras, um conjunto de competições de sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, numa organização do clube de João Cunha e Silva.
Em sub-18, torneio que termina amanhã, Ana Claro defronta Olga Serbyn e Charlotte Pires defronta Cátia Rodrigues nas duas meias finais do torneio feminino.
Em masculinos , os jogos dos quartos de final trazem alguns confrontos interessantes, sendo que os favoritos ainda continuam em prova, como Tomás Valle Costa, Francisco Franco Dias, Gonçalo Pacheco e Francisco Charters, que derrotou o 2º CS logo na ronda inaugural.

Campeonato Regional de sub-18 - AT Lisboa

Charlotte Pires, em femininos e Tomás Valle Costa em masculinos são os 1ºs CS do Regional de sub-18 da AT Lisboa, que se realiza a partir de 4ª feira nos courts do CETO, em Oeiras.

ITF $ 10.000 Porto Rafti WTA

Catarina Ferreira é a 3ª CS do torneio grego, e vai defrontar na 1ª ronda uma jogadora que vem da qualificação, a eslovaca Lenka Jurikova, em jovem de 17 anos, Top 40 do ranking ITF Júnior e que, apesar de não ter ranking, ainda não perdeu em 2008, vindo de uma vitória na passada semana num torneio em Israel, de $ 10.000.
Em pares, Catarina faz dupla com a norte-americana Hartman e defrontam a dupla nº2 da competição, Caciotti de Itália e Mladenova da Bulgaria.

ITF $ 10.000 Antalya ATP

6/2 e 6/3 foi o " despacho" que Pedro Sousa deu ao bósnio Maric, carimbando o passaporte para o quadro principal do torneio turco.
Na 1ª ronda, Pedro vai defrontar o 7º CS, o italiano Volante, ATP 467.

Rui Machado e o Estoril Open

Impossibilitado de disputar a fase de qualificação do Estoril Open (12 e 13 de Abril), por estar envolvido nessa data no encontro da Taça Davis que opõe Portugal à Tunísia, Rui Machado enviou para a João Lagos Sports o respectivo pedido de um convite para o quadro principal do torneio que este ano traz Roger Federer ao Jamor.
"Não estou a contar com uma resposta positiva, mas espero que estes meus últimos resultados possam ter alguma influência", confessou Machado a O JOGO, depois de ter "festejado" ontem o título de Albufeira num almoço na companhia dos pais e da namorada.
Recorde-se que, para já, o único contemplado com wild card para o quadro principal é Gastão Elias. Sobram dois e Frederico Gil é um sério candidato, face aos bons desempenhos conseguidos nas duas últimas edições. O terceiro pode ir parar às mãos do "Rei do Algarve"!...
In: O Jogo

ITF $ 25.000 Tenerife WTA

Marta Marrero, 7ª CS, é a dificil adversária de Neuza Silva na 1ª ronda do torneio insular espanhol.
Em pares, Neuza vai fazer dupla com a sul africana Grandin, são a 1ª dupla do torneio e defrontam uma dupla espanhola na 1ª ronda.

ITF $ 10.000 Castelldefels ATP

Frederico Marques foi eliminado da qualificação deste torneio espanhol, tendo abandonado o encontro no 2º set, quando o resultado era de 4/6 e 0/2.
Vamos esperar que nada de grave tenha acontecido com o jovem português e que rapidamente regresse à competição.

ITF $ 10.000 Albufeira 4 ATP

Novamente em dois sets, Rui Machado adicionou mais um triunfo à sua conta pessoal.
São já 23 as vitórias consecutivas do tenista português e esta última valeu-lhe mesmo o título no 4º Albufeira Future Hotel Alfamar, o seu quarto da presente temporada e nono da carreira.
Na final do evento português, Machado "cilindrou" o australiano Carsten Ball, exibindo uma enorme superioridade, denominador comum com quase todas as 22 anteriores vitórias, e vencendo por claros 6-2 e 6-2.
Deste modo, o algarvio garantiu a conquista de mais 12 pontos para o ranking mundial masculino e, consequentemente, a entrada no top-450 da hierarquia masculina, uma autêntica miragem há apenas 5 semanas atrás, aquando do início desta fabulosa campanha.
Parabéns Rui!

ITF $ 10.000 Antalya ATP

Aleksander Maric da Bósnia é o último adversário de Pedro Sousa na fase de qualificação do torneio turco, depois do jovem luso ter vencido o germânico Gilner por 6/1 e 6/4 na 3ª ronda.
Pedro continua assim a dar sequência a uma série de bons resultados que conseguiu nos futures algarvios e parece querer mostrar que já decidiu o que quer fazer no futuro: jogar ténis.
O que só pode significar boas noticias para o ténis português.

16 de março de 2008

SonyEricssonOpen 2008, WTA Tier 1, ATP

Michelle Larcher de Brito está confirmada no quadro principal do torneio de Key Biscaine, convite já esperado depois do brilharete de 2007 onde, recorde-se, cometeu a proeza de ultrapassar a 1ª ronda, vencendo uma Top 50 mundial.
Mas as boas noticias não se ficam por aqui já que Gastão Elias também recebeu um convite para disputar a qualificação deste famoso torneio mundial, cujo o quadro principal arranca na última semana de Março.
Boa sorte para os dois portugas por terras do Tio Sam.