Pesquisar neste blogue

11 de agosto de 2007

Stork Interntional 12 Under Tennis Trophy

A dupla José Maria Dória e Bernardo Lemos estão na final de pares deste torneio prestigiado de sub-12, onde encontram a dupla suiça Borter/Mogini.
Na meia final, os jovens portugueses despacharam uma dupla britânica por 6/3 e 6/2.
Em meninas, Luisa Almeida perdeu nas meias finais do torneio de consolação, frente a Chiara Frapolli da Suiça por 0/6 e 0/6.
Bernardo Lemos está na final do torneio de consolação para os eliminados na 2ª ronda do quadro principal, onde defrontará o suiço Borter, curiosamente o seu adversário na final de pares.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

Jogos com portugueses na 1ª ronda nos quadros de qualificação.
Masculinos
João Bastos - Tomás Valle Costa
José Carlos - Stanislav Isaev ( RUS )
Manuel Cavaco - Egor Kovalev ( RUS )
Diogo Monteiro - Alfredo Desiati ( ITA )
Diogo Oliveira - Alan Perel ( AUS )
Kevin Belhaj - Nicolau Monteiro ( ANG )
André Husgen - Luis Claro
Femininos
Filipa Correia - Bye
Steffi Ringelberg - Ana Claro
Verónica Seruca - Ana Hidalgo ( ESP )
Inês Coelho - Mafalda Lhorca
Bibiana Almeida - Teresa Franco
Rita Vilaça - Diana Batista
Francisca Matos - Barbara Ferreira
Mariana Clemente - Tamara Alvarez ( ESP )
Em masculinos correrá durante o dia de hoje e amanhã um torneio paralelo de atribuição de WC, maioritariamente jogado por portugueses, onde pontificam Francisco Dias, Francisco Ramos, entre outros.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Miguel Alves e João Bastos perderam no jogo dos quartos de final, pelos parciais de 2/6 e 3/6, o mesmo acontecendo com a dupla Tomás Valle Costa e Gonçalo Henrique Pererira, pelos parciais de 6/3, 2/6 e 6/7.
Em femininos, Maria Guerreiro com Irina Dementyeva está na final, a disputar frente a Olga Makhova e Margarita Edinarova, da Russia.
A dupla de Maria Guerreiro eliminou nas meias finais Charlotte Pires e Marina Gallo, pelos parciais de 6/1, 5/7 e 6/3.

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Neuza Silva soma e segue e estará amanhã na final de singulares frente à espanhola 5ª CS, Olivia Sanchez, depois de a portuguesa ter derrotado a sua adversária de hoje por 5/3 e desistência.
De facto, Neuza aproveitou da melhor maneira a incapacidade fisica da bielorussa Anastasia Yakimova e marcou o seu lugar no jogo decisivo.
Em pares, Neuza Silva e a húngara Kyra Nagy jogaram já hoje o jogo decisivo frente à dupla Magdalena Kiszczynska da Polónia e Yanina Wickmaier da Bélgica, com vitória da dupla da campeã nacional, pelos parciais de 6/3, 3/6 e 7/5.
Com estes resultados, Neuza Silva entra definitivamente no Top 200 WTA e agora o recorde de Frederica Piedade está muito mais perto, correndo Neuza o " risco" de, ainda antes do final do ano, se tornar a melhor portuguesa de sempre no ranking mundial do ténis feminino.
Parabéns.

10 de agosto de 2007

Tennis Europe Nations Challenge by Head - sub-12

Os "putos" portugueses venceram esta tarde a selecção ucraniana por 2-1 e disputarão amanhã, frente à equipa da Grã-Bertanha , o 2º lugar desta poule e que dará o almejado apuramento para o play-off final.
No outro jogo, a França bateu a Grã-Bertanha por 2-1 e já assegurou o 1º lugar da poule B.
Na poule A, a Itália já assegurou igualmente a sua presença na fase decisiva, sendo que a outra equipa a poder ser apurada será a Suécia ou a R.Checa.
Parabéns aos miúdos que tão honrosamente defendem as cores nacionais.

LBS Cup Tennis 2007, ETA sub-16 Cat.1

Ana Claro, apesar do seu estatuto de 6ª CS, não conseguiu ultrapassar a 2ª ronda, perdendo contra a francesa Caroline Garcia, pelos parciais de 3/6 e 2/6.

Vila do Conde Tennis Cup, ITF G3

É por muitos considerado o melhor torneio de G3 do mundo e todos os anos chama ao norte do país a fina flôr do ténis júnior internacional.
Este ano não é excepção e estarão presentes verdadeiros papa torneios de G1 e GA, sendo que, para cabeça de cartaz, nada mais nada menos que o nº1 mundial, o bielorusso Vladimir Ignatik, campeão de Roland Garros e finalista em Wimbledon, para além de vencedor do torneio de exibição de Queens, à custa de Gastão Elias, que também o derrotou em Wimbledon.
Fernando Romboli, um brasileiro Top5 mundial, também estará por cá, sendo que lista continua com Jason Zafiros, a nova coqueluche do ténis norte-americano, e os portugueses Miguel Almeida, Martim Trueva, Miguel Alves, entre muitos outros.
No lado feminino, os nomes são igualmente sonantes, com a presença de Zuzana Linhova, da marroquina Nadia Lalami e das portuguesas Maria João koehler, Barbara Luz, Charlotte Pires, entre outras.
Em suma, esperamos uma semana de ténis intenso e de altissímo nível lá para os lados de Vila do Conde.

ITF $ 100.000 San Marino ATP

Frederico Gil perdeu, naturalmente, frente a Potito Starace, pelos parciais de 4/6 e 1/6, em jogo da 2ª ronda do torneio em São Marino.

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Ontem, Neuza Silva demonstrou que continua em grande momento de forma ( e já lá vão alguns meses), batendo, sem apelo nem agravo Sacha Jones, da Nova Zelêndia , por 6/4 e 7/5.
No jogo dos quartos de final, defrontou hoje a checa Zahlavova, 3º CS do torneio, e Top 150 WTA.
Ao que conta o fórum do Lusoténis, Neuza Silva espalhou uma superioridade avassaladora, vencendo e convencendo, pelos parciais de 6/2 e 6/4, garantindo, desde já, a chegada à porta do Top 200 mundial.
No jogo das meias finais, vai defrontar a CS nº2 do torneio, a bielorussa Anastasia Yakimova.
Em pares, Neuza Silva já está na final, a disputar amanhã, depois de vitória hoje, na meia final, por 7/5 e 6/2.

Tennis Europe Nations Challenge by Head - sub-12

Portugal forçou a favorita selecção da casa à decisão no jogo de pares, no encontro inaugural da fase final desta competição, um verdadeiro campeonato Europeu de sub-12, onde, orgulhosamente, Portugal está representado.
No 1º jogo, Gonçalo Loureiro perdeu frente a Alexandre Favrot, por 5/7 e 2/6, sendo que Frederico Silva, que continua a espalhar perfume de bom ténis por essa Europa fora, bateu o actual nº1 francês, Calvin Hemery, por 5/7, 6/2 e 6/3.
No jogo decisivo de pares, a dupla portuguesa perdeu por 2/6 e 4/6.
No outro jogo do grupo a Grã-Bertanha bateu a Ucrânia por 2-1.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Cabe a Miguel Alves defender a honra do convento, dado que foi o único tenista luso a ultrapassar a 2ª ronda, batendo o francês Antoine Champagne pelos parciais de 6/2, 5/7 e 6/4.
Vitor Silva foi incapaz de tornear o 1º CS do torneio, Alexandre Folie da Bélgica, perdendo por 0/6 e 2/6.
Em femininos, Maria Guerreiro encontrou uma Zuzana Linhova em excelente momento de forma, tendo a checa batido a portuguesa por inapeláveis 0/6 e 0/6.

9 de agosto de 2007

Torneio Internacional de Estepona - Sub 12

A Selecção Nacional de Sub 12, capitaneada pelo treinador Paulo Santiago, está a participar no Torneio Internacional de Estepona, em Málaga, Espanha.
A equipa portuguesa é composta por Joana Valle Costa, Adriana Silva, José Maria Catela e Tiago Cunha.
O torneio tem início hoje e termina no próximo domingo. Trata-se de uma prova por equipas, inserida no calendário competitivo do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) para 2007 e premeia os finalistas do Campeonato Nacional Sub 12 da presente época.
José Maria Catela e Tiago Cunha substituem Frederico Silva e Gonçalo Loureiro que estão a representar Portugal no Campeonato Europa Sub 12 que se realiza em Alghero, Sardenha, Itália, em simultâneo.
In: FPT

Stork Interntional 12 Under Tennis Trophy

A Selecção Portuguesa de Sub 11 está na Suiça a participar no Stork Interntional 12 Under Tennis Trophy.
António Moreira (Coordenador do PNDT - Zona Norte) acompanha os atletas Bernardo Lemos (Clube Nacional Ginástica), José Maria Dória (Clube Ténis ESpinho), Luisa Almeida (Escola Ténis Nuno Allegro) e Matilde Fernandes (Clube Ténis Coimbra).
O PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos) está a preparar desde já a temporada de 2008, daí que a equipa seja apenas formada por atletas nascidos entre 1996 e 1997.
A dupla Bernardo Lemos / José Maria Dória apurou-se para as meias-finais de pares, que se realizam amanhã em Zurique.
Em singulares, Bernardo Lemos foi o único atleta luso a passar a 1ª ronda, vindo a ceder na ronda seguinte.
Luisa Almeida e José Maria Dória, após terem sido afastados na 1ª ronda estão ambos apurados para as meias-finais finais do Quadro B.
In: FPT

LBS Cup Tennis 2007, ETA sub-16 Cat.1

Ana Claro está na Alemanha, a participar neste cat.1 do europeu de sub-16 e é, neste torneio, 6ª CS.
Depois de um bye na 1ª ronda, defronta na 2ª a francesa Caroline Garcia.

Tennis Europe Nations Challenger by Head

Portugal, com a sua selecção de masculinos, vai estar, a partir de hoje, em Alghero, Itália, a participar na poule final desta 1ª edição do torneio europeu de selecções de sub-12, integrada no grupo B, com as selecções de França, Ucrânia e Grã-Bertanha.
Com elas vai disputar jogos no sistema de Round Robin, todos contra todos, sendo que os dois primeiros de cada grupo ficarão apurados para o play-off final que decidirá o campeão europeu de selecções nacionais de sub-12.
Portugal será representado por Frederico Silva, Gonçalo Loureiro e Rodolfo Pereira, numa selecção capitaneada por José Maria Silva.
Boa sorte pois para a nossa equipa nacional, uma das oito melhores da Europa.

European Summer Cups sub-16

Portugal perdeu frente à R.Checa no jogo de atribuição do 5º lugar da competição masculina, que decorreu em França e, perdeu, com isso, a possibilidade de ser repescado para a Junior Davis Cup de sub-16 2007.
No 1º jogo, Martim Trueva perdeu frente a Martin Urbanek por 1/6, 6/0 e 3/6, Miguel Almeida igualou a contenda vencendo o nº1 checo , Jan Hradsky por 6/0 e 6/4, sendo que no jogo decisivo de pares, entre estes quatros tenistas, os checos foram mais fortes, vencendo por 7/5, 4/6 e 4/6.

Rankings ETA

Nesta semana, em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente luso, ocupando a 55ª posição, seguido de João Monteiro em 122º, Vasco Mensurado em 154º, João Barra em 170º e João Fazendeiro em 217º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz na 48ª posição, secundada por Patricia Martins na 78ª, Inês Xavier em 189ª, Margarida Moura em 264ª e Barbara Ribeiro em 320ª.
Em sub-16 masculinos, Miguel Almeida é agora 22º, seguido de Martim Trueva em 181º, José Alves em 220º, Francisco Dias em 236º e Rodrigo Carvalho em 330º.
Em meninas, Ana Claro é a melhor lusa, na 82ª posição, seguida de Demi Rodrigues em 117ª, Charlotte Pires em 122ª, Brites Soares em 442ª e Barbara Luz em 448ª.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Depois da derrota de Francisco Dias na 2ª ronda, os dois outros portugueses que jogaram, venceram, com especial destaque para o jovem Vitor Silva, que logrou vencer o britânico Max Gregor, 14º CS, pelos parciais de 6/3 e 7/6. Miguel Alves, 7º CS, também venceu, ultrapassando o espanhol José Fantova Sicre, um WC, pelos parciais de 6/2 e 6/3.
Na 3ª ronda, Vitor Silva vai defrontar Alexandre Folie da Bélgica, nº1 do torneio, enquanto Miguel Alves ainda espera por adversário.
Em femininos, Maria Guerreiro continua em grande forma, batendo a germânica Khaterina Holmert pelos parciais de 7/5 e 6/3. Defronta agora a nº1 do torneio Zuzana Linhova da R.Checa.

ITF $ 10.000 Essen ATP

Rui Machado não tinha sido feliz no sorteio e não o foi no encontro, saíndo derrotado na 1ª ronda, frente ao 3º CS, o húngaro Bardoczky, pelos parciais de 3/6 e 0/6.

ITF $ 10.000 Avezzano ATP

No seu regresso á competição , após longa ausência por lesão, Pedro Sousa cumpriu apesar da derrota na 2ª ronda frente ao Cs nº1 do torneio italiano, Francesco Piccari, pelos parciais de 3/6 e 2/6.

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Neuza Silva juntou-se a Catarina Ferreira na 2ª ronda do torneio conimbricense, depois de vencer a espanhola Paula Fondevila Castro por 6/4 e 6/1, em jogo da 1ª ronda.
Na 2ª ronda, Neuza Silva vai defrontar a neozelandesa Sacha Jones, WTA 556 enquanto Catarina Ferreira mede forças com a 5ª CS, a francesa Olivia Sanchez, WTA 198.
Em pares, Magali De Lattre com a suiça Boffa venceram a dupla espanhola Bou Nogueiro/Sainz Pelegri pelos parciais de 6/2, 2/6 e 6/3.
Neuza Silva , com a húngara Nagy defrontam nos quartos de final a dupla constituída por Nikoian da Arménia e Sokolova da Russia, enquanto Magali e Boffa defrontam a polaca Kiszczynska e a belga Wickmaier.

8 de agosto de 2007

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Mais uma vez mão amiga, neste caso e-mail amigo, fez-nos chegar a informação que o Francisco Dias, jovem de 15 anos feitos em Maio passado e que se estreou em competições júniores na passada semana, foi derrotado na 2ª ronda pelo indiano Vikram Reddy, 4º CS pelos parciais 6/3 4/6 4/6.
Ainda assim, tem sido uma experiência de louvar e que terá continuidade na próxima semana no torneio de Vila do Conde.
Os 10 pontos averbados, sem contar com o torneio de pares, vão levar o Francisco para uma posição no ranking mundial mais condizente com o seu nível tenístico.

ITF $ 10.000 Avezzano ATP

Pedro Sousa venceu na 1ª ronda o italiano Andrea Fava, pelos parciais de 7/6 e 6/2, indo defrontar na 2ª ronda o italiano Francesco Piccari, CS nº1 do torneio e actual nº 364 ATP.

ITF $ 100.000 San Marino ATP

Frederico Gil perdeu ontem o seu jogo de pares por 1/6 e 6/7, frente à dupla Thomas Behrend e Christopher Kas da Alemanha.
Resta o jogo de singulares frente ao 1º CS do torneio e convidado da organização, Potito Starace, um top 40 ATP e que se apresenta num excelente momento de forma, depois de ter chegado à final do torneio austríaco de Kitzbuhel, onde só perdeu para Juan Monaco e em 3 sets.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Dos restantes resultados da 1ª ronda, destaque ainda para a vitória de Francisco Dias sobre o russo Vitaly Kachanovskiy, pelos parciais de 2/6, 6/4 e 6/1.
Outro português presente na 1ª ronda foi Francisco Azevedo, que perdeu por 5/7 e 4/6, frente ao italiano Alfredo Desiati.
Na 2ª ronda, Victor Silva defronta o britânico Max Gregor, 14º CS, Miguel Alves, 7º CS defronta Jose Maria Fantova Sicre de Espanha e Francisco Dias defronta o 4º CS, o indiano Vikram Reddy.
Em femininos, Maria Guerreiro cometeu a proeza de derrotar a 7º CS, o indiano Ashvarya Shrivastava, por 6/2, 1/6 e 6/4.
De resto apenas derrotas. Bibiana Almeida perdeu frente à 1ª CS, a checa Zuzana Linhova, por 1/6 e 0/6, Diana Batista perdeu frente à austríaca Katharina Negrin por 3/6 e 2/6, Charlotte Pires perdeu frente à inglesa Elisha Gabb por 6/1, 3/6 e 2/6, Teresa Araújo perdeu frente à chilena Camila Silva por 0/6 e 1/6, Filipa Correia perdeu frente a Irina Dementyeva da Russia por 6/7 e 6/7, Marina Gallo derrotada pela indiana Kayra Shroff por 2/6 e 2/6, Demi Rodrigues perdeu frente a Christina Mathis da Austria por 6/7, 7/6 e 2/6, e Barbara Luz que não resisitiu à 2ª CS do torneio, a russa Margarita Edinarova, perdendo por 1/6 e 5/7.
Na 2ª ronda, Maria Guerreiro defronta a germânica Katharina Holert.
Em suma uma verdadeira razia na variante feminina e, por isso, a vitória de Maria Guerreiro é muito mais saborosa.

7 de agosto de 2007

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

Vitor Silva continua a demonstrar a sua boa forma actual, conseguindo o apuramento para a 2ª ronda deste G4 portuense, batendo o inglês Tom Farquharson por concludentes 6/2 e 6/2.
Os outros dois portugueses em acção não foram tão felizes, já que Rui Andrade perdeu com Dino Dell'Orto de Hong Kong por 0/6 e 0/6 e Gonçalo Henrique Pereira perdeu com Jordan McCulloch de Inglaterra por 1/6 e 3/6.

European Summer Cups sub-16

Resultados completos da competição masculina:
Portugal 1 - Finlândia 2
Portugal 2 - Alemanha 1
Portugal vai discutir com a República Checa o 5º lugar, lugar esse que pode dar acesso à Junior Davis Cup de sub-16, por repescagem.

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Catarina Ferreira já está na 2ª ronda do torneio, depois de ter batido Nathalie Gunthard por 6/1 e 6/1, indo agora defrontar na 2ª ronda a espanhola Olivia Sanchez, 5ª CS do torneio.
Por seu lado, Magali De Lattre não conseguiu levar de vencida Kyra Nagy, 1ª CS. A húngara venceu com facilidade por 6/2 e 6/3.
Neuza Silva só amanhã defronta Paula Fondevila-Castro.

6 de agosto de 2007

ITF $ 100.000 San Marino ATP

Frederico Gil começou hoje, da melhor forma, a sua participação neste torneio em San Marino, batendo na 1ª ronda o chileno A. Garcia por 7/5 e 6/4.
Aguarda agora o desfecho do encontro entre P.Starace ( 1º CS ) e D.Bracciali para conhecer o seu adversário da 2ª ronda.
Com a mesma sorte ( ou a falta dela) , Gil, com a companhia do italiano P.Lorenzi, defrontam na 1ª ronda de pares, a dupla nº1 do torneio, os germânicos Behrend/Kas.

ITF $ 25.000 Coimbra WTA

Depois da eliminação de Joana Pangaio e Kátia Rodrigues na qualificação, o sorteio do quadro principal ditou os seguintes jogos da 1ª ronda envolvendo portuguesas:
WC Magali De Lattre - K. Nagi ( HUN ) 1ª CS
WC Nathalie Gunthard - WC Catarina Ferreira
Neuza Silva ( 6ª CS ) - P.Fondevilla-Castro ( ESP)
Em pares:
Neuza Silva/ K. Hagi ( 1º CS ) - bye
Catarina Ferreira/ Katia Rodrigues - Huck/Poglajen ( FRA/SLO)
Boffa ( SUI) / Magali De Lattre - Bou Nogueiro/Sainz-Pelegri ( ESP)

ITF $ 10.000 Essen ATP

Aproveitando o facto de ter estado nos últimos dias na Alemanha a jogar o campeonato nacional de clubes da Alemanha ( onde também joga Frederico Gil ), Rui Machado jogará este Future germânico, defrontando na 1ª ronda o húngaro Bardoczky, 3º CS do torneio e nº 467 ATP.

ITF $ 10.000 Avezzano ATP

Em Itália, vai estar Pedro Sousa, no quadro principal deste Future de $ 10.000 de prize money e joga na 1ª ronda frente ao italiano A.Fava, ATP 910.

Rankings

No ranking ATP, Frederico Gil subiu 4 lugares, para 179º, enquanto lá para trás, Leonardo Tavares cavalgou mais 29 lugares, para reentrar no Top 800, sendo agora 798º.
Na WTA, Neuza Silva está às portas do Top 200, aterrando esta semana na 210ª posição, a sua melhor de sempre, relegando Frederica Piedade para um distante 311º. A queda da semana foi para Ana Catarina Nogueira, que perdeu mais de cem lugares, sendo agora 888ª.
Em júniores masculinos, Gastão Elias , na 27ª posição e João Sousa na 118ª posição, mativeram-se como os dois melhores portugueses na tabela, seguidos de Miguel Almeida ( 238º ), Martim Trueva ( 285º ) e de Miguel Alves ( 390º ). Os destaques vão para Gonçalo Henrique Pereira que subiu até ao 1003º lugar e a estreia de Francisco Dias, que entrou directamente para 1214º.
Em femininos, Michelle Larcher de Brito é 38ª, seguida de Demi Rodrigues ( 597ª), Maria Guerreiro ( 601ª ), de Maria João Koehler ( 608ª ) e de Filipa Correia, que entrou no Top 1000, para a 990ª posição.

Taça Diogo Napoles 2007 ITF G4

No Lawn Tennis Clube da Foz, no Porto, disputa-se, a partir de hoje, a 2ª etapa de Verão, em Portugal, no circuito mundial de júniores.
Sem o site oficial em funcionamento, e sem informação da ITF, apenas pudémos apurar a presença de Francisco Franco Dias nesta sua 2ª experiência em júniores, depois do brilharete na semana passada em Leiria.
Pois o miúdo não está para fazer as coisas por menos e, partindo mais uma vez da qualificação, conseguiu, já na manhã de hoje, a qualificação para o quadro principal.
Na 1ª ronda da qualificação, venceu o israelita Girshevipz por 6/2 e 7/5, na 2ª ronda venceu 6/2 e 2/0 ( desistência) um outro espanhol, C. Gonzalez Mendez e na ronda final de qualificação bateu o espanhol Sanchez Ortega por 6/4 e 6/4.
Curiosamente é com este último que o Francisco vai jogar o torneio de pares.
Até ao momento e pelo menos no que a Francisco Dias diz respeito, um Verão muito interessante a que não será alheio o facto de o jovem estar a trabalhar desde o inicio de Julho com João Cunha e Silva.

5 de agosto de 2007

Circuito CIMA/FPT - Póvoa do Varzim

Parece mentira mas foi verdade, Neuza Silva conseguiu vencer a etapa da Póvoa do Varzim ( não, não é esta parte que é incrível) , apenas disputando um único encontro completo, o da final, onde derrotou Magali De Lattre por 6/3 e 6/4.
Depois de ter vencido na 1ª ronda com uma falta de comparência da adversária que deu e dará que falar, Neuza venceu na 2ª ronda Maria Severino por falta de comparência, e bateu Ana Catarina Nogueira nas meias finais por 7/5 e 3/0, com desistência de Ana Catarina.
Em masculinos a final realizou-se entre Leonardo Tavares e Nuno Marques, depois deste ter batido o "papa torneios " do circuito, Hugo Anão, nas meias finais. Postaremos aqui o resultado logo que o mesmo nos chegue.