Pesquisar neste blogue

14 de abril de 2007

ITF $ 10.000 Turquia 3 ATP

Após dois bons torneios em terras turcas, Gonçalo Falcão não passou da 1ª ronda de qualificação ao perder contra o espanhol Gimenez-Garcia por duplo 3/6.

ITF $ 10.000 Egipto 3 ATP

Enquanto esperamos pelos resultados do torneio de pares do Future 2 egipcío, Leonardo Tavares está já a disputar a qualificação do 3º future do Egipto, onde é 4º CS. Isento na 1ª ronda, cabe-lhe agora defrontar o checo J. Hrabal, jogador sem ranking e que desde Maio de 2006 participou em numerosos torneios, com boas vitórias na qualificação mas que nunca conseguiu atingir um quadro principal.

13 de abril de 2007

V Open de Obralia - Espanha G3 ITF Junior

Alexandre Resende começa amanhã a sua fase de qualificação deste G3, como 7º CS, defrontando na 1ª ronda um convidado da organização, o espanhol Cuenca Navarro. Miguel Almeida também está inscrito para o quadro principal mas não sabemos se participará. O mesmo se passa com Demi Rodrigues, que só hoje saiu de Inglaterra, após ter perdido o encontro das meias finais de pares por duplo 3/6.

$ 75.000 Challenger Casablanca ATP

A derrota ( 4/6 e 3/6 ) não deslustra o bom torneio de Frederico Gil que assim assegura pontos importantes para poder encarar a defesa dos 50 pontos relativos ao Estoril Open de 2006 com mais tranquilidade.
Gil deverá manter-se em Marrocos para mais um Challenger, agora de $ 100.000 de prize money.

Açores Open Sub-12 ETA

Apesar da chuva que hoje se fez sentir o programa foi quase todo cumprido, estando já defenidos quase todos os jogos das semi finais de amanhã.
Em singulares masculinos, Gonçalo Loureiro defronta o espanhol Hergueta e Frederico Silva, José Manzana igualmente de Espanha.
Em singulares femininos, Adriana Silva já é uma das semifinalistas e aguarda o resultado do jogo entre Rita Correia e a espanhola Luque Moreno.
Em pares masculinos, a dupla Gonçalo Loureiro e Frederico Silva joga uma das meias finais frente a uma dupla espanhola Costa Mula/Garcia Pardo.
Em pares femininos, Beatriz Santos com Joana Valle Costa estão nas meias finais e jogarão frente a uma dupla de Espanha , Amor/Gonzalez.
No torneio de consolação masculino, conta com 3 portugueses nas meias finais, Ivo Rodrigues, José Maria Catela e José Maria Dória.
No torneio de consolação feminino, a final será entre Patricia Castro e Beatriz Santos.

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

No torneio feminino, variante de pares, Maria Guerreiro está na final, com a japonesa Takayama, depois de derrotaram a dupla de Maria João Koehler por 5/2 e desistência por lesão de uma das jogadoras. Não sabemos se se trata de Maria João mas vamos acreditar que não.
É pois um torneio que na variante de pares, fala quase só português, uma vez que em masculinos 3 dos 4 jogadores finalistas são portugueses.

Cap D'ail Junior Open 2007 G2

Sortes diferentes para João Sousa.
Em singulares não conseguiu levar de vencida DeFays, perdendo por 6/4, 6/7 e 3/6 e ficando, por isso, fora da final.
Em pares, os parabéns para João Sousa que com o espanhol Rumenov venceram na final a dupla Inzerillo/Michon por 6/3 e 6/2.
Em suma um excelente torneio para João Sousa que irá saltar de novo para junto do Top 50 mundial

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Em masculinos nem Miguel Alves ( derrota por 1/6 e 5/7 ) nem Miguel Almeida ( derrota por 6/7 e 6/7 ) lograram passar da 2ª ronda do quadro principal de singulares.
Em pares, a final será quase 100% portuguesa, a disputar entre as duplas Miguel Alves/João Bastos e Miguel Almeida/Iremashvili.
Em pares femininos Maria João Koehler, com Kryvoruchuko, já está nas meias finais, depois de um duplo 6/2 na ronda anterior.

ITF $ Egipto2 ATP

Leonardo Tavares não resisitiu ao 7º CS do torneio, perdendo na 2ª ronda por 2/6 e 3/6.
Em pares, com Ferrer-Vitoria, venceu a 1ª ronda por 6/3 e 6/4 e na 2ª ronda o embate será frente aos argentinos Villar/Gonzalia.

12 de abril de 2007

Notts ITF Junior Tournament 2007 G5

Demi Rodrigues foi afastada do torneio de Notts pela britânica J.Jackson pelos parciais de 5/7 e 2/6.
Em jeito de compensação, conseguiu o apuramento para as meias finais de pares, com a sul africana Potgieter, vencendo a dupla nº1 do torneio por duplo 7/5. O jogo de discussão para o acesso á final vai ser frente á dupla Hunter/Windley.

Açores Open Sub-12 ETA

Gonçalo Loureiro é o primeiro semi finalista do torneio dos Açores, onde irá encontrar o espanhol Bento-Hergueta. Em femininos as tenistas portuguesas ainda não jogarm os seus jogos dos quartos de final.
Em pares masculinos já estão nos quartos de final as duplas César Antunes e Luis Cunha, Gonçalo Loureiro e Frederico Silva, Tiago Cunha e José Maria Dória e Francisco Ferreira com Joaquim Monteiro.
Em pares femininos, Beatriz Santos e Joana Valle Costa, Beatriz Garcia e Catarina Reis e Rita Correia e Adriana Silva já estão nos quartos de final.

$ 75.000 Casablanca ATP

Foi decerto a passagem mais fácil a uma meia final de um Challenger. O seu adversário não apareceu e Gil está pois a um jogo da final, tendo para isso que derrotar o croata Marin Cilic, actual nº 177 mundial e que está aqui a fazer o seu melhor torneio em terra batida desde Gstaad em Julho de 2006. No entanto parece-nos perfeitamente ao alcance de Gil. Os 31 pontos já conquistados começam a dar a Gil a possibilidade concreta de poder sonhar com outros voos neste Verão de 2007.
O português jogará ainda hoje a 2ª ronda do torneio de pares.
UPDATE : Frederico Gil perdeu o jogo de pares pelos parciais de 2/6 e 3/6.

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Finalmente novidades sobre este G5.
No quadro masculino, 1ª ronda, Miguel Almeida venceu o CS nº1 do torneio, o bielo-russo Kobzar por desistência, enquanto Miguel Alves, 2º CS, bateu o canadiano Chan por 6/3 e 6/1.
Nos quartos de final Miguel Almeida defronta o francês Sternbach, que igualmente se apurou na qualificação e que actualmente é o nº 631 ITF júnior. Miguel Alves, por seu lado, joga contra o austríaco Bisevac, nº 693.
Em pares Miguel Alves e João Bastos já estão nas meias finais, enquanto Miguel Almeida ainda não jogou a 1ª ronda.
Em femininos, Maria Guerreiro perdeu na 1ª ronda por 6/7 e 4/6 frente á ucraniana Kryvoruchuko, atleta que faz parceria com Koehler no torneio de pares e que já estão nas meias finais. Maria Guerreiro faz uma parceria com a japonesa Takayama e ainda não jogaram a 1ª ronda.

Cap D'ail Junior Open 2007 G2

João Sousa está numa fase muito interessante de forma e já está no jogo de apuramento para a final deste G2 francês, depois de despachar o 1º CS pelos parciais de 6/1 e 6/2!!!!
A meia final será frente a De Fays, um belga que está actualmente na 82ª posição do ranking ITF e que este ano o melhor que conseguiu foi estar presente numa final de um G4 holandês.

ITF $ 10.000 Egipto2 ATP

É o regresso em grande de Leonardo Tavares.
Já o tinha demonstrado na semana passada e neste segundo Future no Egipto, Leo eliminou na 1ª ronda o seu parceiro de ocasião em pares, o espanhol Ferrer-Vitoria por 7/5, 2/6 e 7/6. O espanhol é o actual nº 561 mundial mas não resistiu ao português, que defrontará na 2ª ronda o francês Recouderc, nº 432 ATP.

11 de abril de 2007

Notts ITF Junior Tournament 2007 G5

Está fresquinha a informação logo, novo post.
Demi Rodrigues venceu na 2ª ronda a inglesa B.Hunter por 1/6,6/2 e 6/2, sendo que nos quartos de final jogará frente á 2ª CS do torneio a igualmente britânica J. Jackson, actual nº 350 do ranking ITF e que está a efectuar bons torneios ultimamente, dado que foi finalista na Tunisia, um G3 e semi finalista em Sutton, na passada semana, um G5. Aliás neste torneio, encontrou e venceu a portuguesa nos quartos de final em pares.
Em pares, Demi também venceu e joga o acesso ás meias finais, com a sua parceira Potgieter frente á dupla favorita do torneio.
Dois bons jogos para se auferir do momento de forma da tenista lusa.

Rankings : Semana 14 ( ETA )

Em sub-14 femininos, Patricia Martins continua na liderança da armada lusa, na 65ª posição mas tem mesmo atrás de si agora a Barbara Luz que salta para o 88º lugar. Seguem-se Inês Xavier, na 152ª posiçao e Margarida Moura, já fora do Top 200.
Em masculinos, Francisco Ramos deu mais um saltinho e já é 39º, seguido de João Monteiro ( deu um saltão) na 64ª posição. O 3º melhor português de sub-14 é Vasco Mensurado que reparte com João Fazendeiro a 159ª posição. Destaque ainda para Gonçalo Loureiro, que fez 12 anos na passada semana e que entra pela primeira vez na tabela com a sua vitória no torneio de consolação em Angra, ocupando a 433ª posição. Achamos que este é um nome que muito ouviremos falar nos próximos anos.
Em sub-16 masculinos, tudo na mesma com Martim Trueva, Miguel Almeida e André Caiado a dominarem e em meninas, o trio do costume, com Demi Rodrigues, Ana Claro e Charlotte Pires ás portas do Top 50.

XIII Lawn Tennis Club ETA -Sub-14 Cat 2

Infelizmente e apesar de o torneio ter terminado no passado sábado, só hoje tivémos acesso á informação oficial dos resultados finais do torneio. Tanto gabei o site oficial do torneio, que me parecia bem melhor do que a generalidade dos sites de torneios dos circuitos profissionais que, imagine-se, os resultados que apresentam são da passada 5ª feira.... Enfim.
Vamos aos resultados principais para os portugueses:
Masculinos : João Monterio perdeu nas meias finais frente ao suiço Burri por 6/2, 2/6 e 1/6
Pares Masculinos : João Monteiro/Francisco Ramos venceram a final por 6/3 e 6/4
Consolação Masculinos: Gonçalo Loureiro venceu Francisco Jordão por 4/1 e 4/0
Femininos : Barbara Luz venceu na final a turca Sezer por 7/6 e 6/3
Pares Femininos : Barbara Luz e Inês Xavier venceram na final por falta de comparência
Consolação Femininos : Beatriz Coelho perdeu na final frente a Kraljevic por 2/4 e 0/4.
Em suma, um excelente torneio para as cores nacionais e o destaque vai inteirinho para Barbara Luz, que fez a dobradinha e vai dar um salto enorme no ranking ETA de sub-14, onde entrará pela 1ª vez no Top 100. João Monteiro também efectuou um torneio muito interessante e deverá igualmente trepar alguns lugares na tabela.

Açores Open Sub-12 ETA

Depois do Round Robin inicial, já se jogaram as 1ªs rondas do torneio e no campo masculino, estão apurados para os quartos de final os seguintes portugueses:
Tiago Cunha
Gonçalo Loureiro
Rodolfo Pereira
Samuel Cabanas
Frederico Silva
Em femininos: mas ainda na 1ª ronda:
Adriana Silva
Rita Correia
Catarina Reis

Notts ITF Junior Tournament 2007 G5

Demi Rodrigues começou bem a sua presença neste G5 inglês, vencendo a sua adversária na 1ª ronda por dificeis 6/4, 6/7 e 7/5. Na 2ª ronda joga frente a B.Hunter da Inglaterra.

$ 75.000 Challenger Casablanca ATP

Frederico Gil está, de novo, em grande, depois de derrotar na 2ª ronda o 4º CS, o luxemburguês Muller por 4/6, 6/4 e 6/3.
Nos quartos de final vai defrontar o nº 270 ATP, o checo B. Ulihrach, um tenista de 32 anos e que à 10 anos chegou a ser 22º ATP.
Em pares Gil também venceu e espera-o na 2ª ronda a dupla nº 1 do torneio, o austríaco Marach e o polaco Kubot.

Cap D'ail Junior Open 2007 G2

João Sousa soma e segue.
Na 2ª ronda deste importante torneio francês, o tenista luso derrotou o italiano Papasidero por 7/6 e 6/1, ganhando o direito de defrontar nos quartos de final o CS nº 1 do torneio, o holandês Schoorel.
Em pares, João Sousa e o espanhol Rumenov já estão na final depois de 3 vitórias sobre Belov/Smolyakov por 6/3 e 6/4, sobre Obry/Puget por 7/6 e 6/3 e sobre De Fays/Guigounon por 1/6, 6/3 e 6/2.

10 de abril de 2007

Rankings : Semana 14 ( ITF Juniores)

Grandes mudanças entre os portugueses nesta semana.
Em masculinos, na frente, tudo na mesma, apesar da queda de Gastão Elias para a 35ª posição, mantem a posição de melhor luso, seguido de João Sousa ( 87º), Martim Trueva ( 244º) e Miguel Alves, que sobe mais uns lugares para a 324ª posição.
Nas meninas, Michelle com os pontos que perdeu de 2006, caíu para fora do Top 100, é agora 105ª, enquanto Maria João Koehler ultrapassou Maria Guerreiro como a 2ª melhor júnior portuguesa. A pupila de Nuno Marques é agora 550ª, enquanto Maria Guerreiro é 585ª.

Cap D'ail Junior Open 2007 G2

João Sousa já está na 2ª ronda deste G2 francês, depois de vencer o belga Sanders por 7/6 e 7/5 e aguarda o adversário que sairá do jogo entre o francês Slilam e o italiano Papasidero.

$ 25.000 Biarritz WTA

Nem vale a pena fazer mais comentários.
Frederica Piedade perdeu na 1ª ronda deste torneio francês por duplo 1/6, regressando de imediato a Portugal a tempo de fazer as malas para as Ilhas Maurícias, onde, a partir de 6ª feira, representará Portugal na Fed Cup.

Gastão Elias e Roger Federer

Estávamos nós receosos que o puto da Lourinhã ainda não tivesse recuperado da sua lesão nas costas, contraída em Key Biscaine e como isso poderia afectar a sua participação num Future americano no Alabama, quando rebentou a bomba a noite passada.
Gastão Elias ( o dedo da IMG na gestão da carreira do tenista luso é um mimo...) vai ser o parceiro de treinos de Roger Federer ( sim, esse mesmo...) durante as próximas duas semanas, na preparação do suiço nº1 ATP para alguns torneios que antecedem Roland Garros. E não se pense que Gastão vai para andar a apanhar bolas, vai ser "O" parceiro de treinos de Federer, jogando com ele sets e mais sets e mais sets, sendo que Gastão poderá aprender mais em duas semanas do que em toda a sua vida tenística.
É, sem dúvida alguma, o maior reconhecimento do valor do ténis de Gastão e vamos esperar que o suiço aqui e acolá, lhe dê umas dicas e consiga incutir uma veia vencedora nesta nossa jovem promessa.

ITF $ 10.000 Egipto2 ATP

Leonardo Tavares é o 5º CS da qualificação deste torneio e obteve os seguintes resultados nas qualificações:
Leonardo TAVARES (POR) (5) vs. Christoph RADECKE (GER) 61 60
Leonardo TAVARES (POR) (5) vs. Xavier LUSCAN (FRA) 75 63
Leonardo TAVARES (POR) (5) vs. Jiri KOSLER (CZE) (12) 63 26 63
Qualificação limpa e apuramento para o quadro principal onde jogará frente ao seu parceiro de pares ( e que parceria, tendo sido finalistas no Future da semana passada ), o espanhol Ferrer-Victoria.
O espanhol á actualmente o nº 562 do ranking ATP e foi semi finalista no 1º Future egipcío na semana passada.
Em pares, Leo e Ferrer defrontam a dupla argentina Lopez/Rico.

Notts ITF Junior Tournament 2007 G5

Torneio inglês que conta com a presença de Demi Rodrigues no quadro principal. A sua adversária na 1ª ronda é a irlandesa L.Lawlor, actual nº 1019 do ranking júnior e que regressa á competição aqui, após 8 meses de ausência.

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

João Bastos e Miguel Almeida estão na ronda final de qualificação deste G5, depois de vencerem os respectivos encontros da 2ª ronda.
João Bastos defronta Sterbach da Alemanha, 1º CS da qualificação e Miguel Almeida joga frente ao espanhol Santos Fernandez.

9 de abril de 2007

Rankings : Semana 14

Na classificação ATP Frederico Gil manteve a 149ª posição e os restantes portugueses não tiveram grandes alterações, sendo que Nicau esta na 609ª posição, Gastão é 747º e Pedro Sousa o 967 º classificado.
Na WTA, Frederica perdeu 21 lugares e é agora 280ª, sentindo já a respiração de Neuza, que melhora, mais uma vez, o seu máximo de sempre, caíndo na 340ª posição, uma subida de 27 lugares. As restantes tenistas lusas não tiveram grandes alterações.

$ 15.000 Mobile - EUA ATP

Gastão vai jogar a 1ª ronda deste Future norte-americano frente a V.Obradovic da Sérvia, actual nº 769 ATP, um gigante de 1.95m de altura e que está radicado nos Estados Unidos, reservando-se a participar apenas em torneios em solo americano. Tem conseguido alguns bons resultados e tem tentado as qualificações de alguns Challengers, aqui sem grande sucesso.
Vamos esperar que Gastão tenha debelado totalmente a sua lesão e que se possa apresentar neste torneio na sua melhor forma.

$ 75.000 Challenger Casablanca ATP

Dificil mas o principal objectivo foi atingido por Frederico Gil.
Vitória em 3 sets, com os parciais de 6/1, 6/7 e 6/3 sendo que na 2ª ronda enfrentará o 4º CS do torneio, o luxemburguês G.Muller.
O tenista do Benelux é o actual nº 112 mundial, raramente joga em terra batida e nesta superfície o melhor que teve foi no Estoril Open de 2006 onde perdeu nos quartos de final com Davydenko.
Será um jogo muito dificil para Gil mas este ultimamente parece talhado para vencer encontros dificeis e perder os fáceis.
Em pares Gil fará dupla com o argelino Ouahab e jogam frente a uma dupla convidada, marroquina, composta por Chaki e El Aarej.

$ 25.000 Biarritz WTA

Já não existem coincidências, diz o sábio povo.
Já todos supunhamos que Frederica Piedade, estando presente neste torneiro, só poderia efectuar uma ronda já que na próxima 4ª feira tem que estar em Lisboa para a partida para as Ilhas Maurícias, representando a nossa selecção na FED Cup.
A ironia, por vezes, escreve-se com coincidências felizes ou infelizes e não é que calhou a Frederica a 1ª CS do torneio, a germânica T.Malek, actual nº 132 do mundo e que está na melhor fase da sua carreira.
E só para chatear, a Frederica Piedade ainda é capaz de vencer a alemã... Era bom, era...

Cap D'ail Junior Open 2007 G2

João Sousa é o CS nº 5 deste G2 a contar para o circuito mundial de Juniores e já conheçe o seu adversário na 1ª ronda, o belga K.Sanders, actual nº 189 mundial mas que não apresenta resultados relevantes recentemente, tendo perdido na 1ª ronda do Open do Luxemburgo, no inicio de Março.

ITF $ 10.000 Split WTA

Esta quase completa a equipa da FED Cup.
Depois da derrota de Magali em Biarritz, foi a vez de Catarina ser afastada deste torneio na Croácia, perdendo na 2ª ronda da qualificação ( na 1ª ficou isenta como CS ) pelos parciais de 2/6, 6/3 e 4/6.

$ 10.000 Turquia ATP

Os nossos leitores são, felizmente, os mais atentos da blogosfera.
Depois do imperdoável esquecimento da presença de Leonardo Tavares no torneio de pares no Egipto, outro esquecimento nos foi apontado. A presença de Gonçalo Falcão e José Ricardo Nunes no torneio de qualificação deste Future turco que amanhã se inicia.
Tal como para Leo, aqui ficam os resultados dos lusos, com destaque para o Gonçalo que só perdeu na ronda qualificativa frente ao CS nº 1.
Assim:
Goncalo FALCAO (POR) vs. Guillaume CRASSON (BEL) 62 61
Alexandru-Raul LAZAR (ROU) (12) vs. Jose-Ricardo NUNES (POR) 57 64 75
Goncalo FALCAO (POR) vs. Adem OZMERAL (TUR) 63 36 60
Goncalo FALCAO (POR) vs. Alexandru-Raul LAZAR (ROU) (12) 64 61
Mikhail ELGIN (RUS) (1) vs. Goncalo FALCAO (POR) 62 63

Saliente-se que o Gonçalo e o José já tinham estado na passada semana num outro future turco, com resultados igualmente interessantes, a saber:
Goncalo FALCAO (POR) vs. Ilhan MUTLU (TUR) 64 61
Jose-Ricardo NUNES (POR) vs. Yuri KALMUTSKY (RUS) 62 60
Goncalo FALCAO (POR) vs. Paul-Mihai PUSCASU (ROU) 60 62
Charly VILLENEUVE (FRA) (2) vs. Jose-Ricardo NUNES (POR) 64 64
Tobias OBENAUS (AUT) vs. Goncalo FALCAO (POR) 61 62

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Parte da 1ª jornada de qualificação já efectuada. Em Masculinos, Alexandre Resende perdeu por 1/6 e 2/6, enquanto João Bastos venceu por 6/4 e 6/3 e Vitor Silva por 6/1 e 6/4. O jogo entre Miguel Almeida e Gonçalo Pereira é nesta 2ª feira.
Em femininos Maria João Koehler não conseguiu, desta vez ultrapassar a russa Kirpicheva, uma convidada da organização e perdeu por duplo 4/6.

8 de abril de 2007

$ 25.000 Biarritz WTA

Magali já pode fazer as malas para as Ilhas Mauricias, depois da esclarecedora derrota na 1ª ronda do torneio de qualificação, por duplo 1/6.
Resta agora Frederica Piedade que também só pode vencer na 1ª ronda porque o jogo da 2ª ronda já não o poderá efectuar porque tem que estar em Lisboa com a restante equipa da FED Cup que vai disputar os seus jogos no próximo fim de semana. É uma preparação no mínimo estranha mas mais estranha se torna quando Neuza Silva, que também está seleccionada, não participa em nenhum torneio esta semana e logo agora que está no seu pico de forma de sempre. Afinal existem regras ou não ? Fica a pergunta.

ITF $ 10.000 Egipto ATP

É uma falha quase imperdoável e amanhã, logo pela manhã, na reunião do Conselho de Administração deste blog, vão " rolar" cabeças...
Então não é que não apanhámos a participação do Leo na variante de pares deste torneio e não é que o rapazinho já está na final !!!!
Em jeito de compensação aqui fica o imaculado percurso do Leonardo até á final.
FERRER-VICTORIA (ESP) / TAVARES (POR) vs. ADEL SAYED (EGY) / SHARAF (EGY) 62 64
FERRER-VICTORIA (ESP) / TAVARES (POR) vs. LUSTIG (CZE) / ZEMAN (CZE) (4) 64 63
FERRER-VICTORIA (ESP) / TAVARES (POR) vs. AURADOU (FRA) / GRILLI (BRA) 16 63 75
Na final defrontarão a dupla romena Cruciat/Gard, 3º CS do torneio.

Ribarroja Del Turia ITF Junior G5 - Valência

Já estão disponíveis os quadros de qualificação deste torneio G5 em Valência.
Em masculinos, os jogos dos portugueses serão os seguintes:
Alexandre Resende - A. Rumyantsev ( RUS)
João Bastos - L.Urrutia ( GER)
Vitor Silva - A. Chan ( CAN)
Miguel Almeida - Gonçalo Pereira
Em femininos:
Maria João Koehler - O.Kirpicheva (RUS)