Pesquisar neste blogue

21 de junho de 2008

Mediterranee Avenir 2008 ITF G1 - Marrocos

Miguel Almeida terá conseguido a sua maior vitoria internacional, ao vencer o G1 Avenir 2008, derrotando na final o egipcio Maamon por 6/2, 4/6 e 6/2.
Nas meias finais tinha derrotado um jovem australiano por duplo 6/2.
Com este resultado, que nos foi dado no nosso inestimável chat ( obrigado !!! ), Miguel dá um pulo enorme na classificação mundial de júniores, devendo ficar mesmo no limiar do Top 100.
Grande Miguel.

20 de junho de 2008

Mediterranee Avenir 2008 ITF G1 - Marrocos

O jovem Miguel Almeida tem destas coisas.
De vez em quando aparece um resultado que tem tanto de inesperado como de merecido.
Recordamos o ano passado quando, sem que ninguém desse por ele, venceu Carlos Boluda, na casa deste, acabando com uma série de 70 e tal jogos consecutivos a vencer do valenciano a quem chamam o novo Nadal.
Pois bem, em Marrocos, o jovem luso já está nas meias finais deste G1, de longe o seu melhor resultado de sempre e vai defrontar no acesso à final um australiano, de seu nome James Duckworth, actual nº 208 ITF e de apenas 15 anos de idade.
Nos oitavos Miguel venceu o 7º CS por 6/4 e 6/2 e nos quartos bateu o checo Hampel, 4º CS, por 6/4, 3/6 e 6/4.
Na outra meia final defrontam-se o egipcio Maamon, 3º CS e o espanhol Carlos Boluda, CS nº2 do torneio.

Campeonato Nacional de Infantis

O Campeonato Nacional de Infantis / Parque Nascente, que terá lugar no Clube de Ténis do Porto, entre 13 e 19 de Julho, contará com um estímulo extra para todos os jogadores participantes. Mediante uma parceria que envolve o ‘Parque Nascente’, a ‘Honda Portugal’, a ‘Milaneza’, a ‘Sistelemar’ e a Ryanair, será oferecida a cada um dos jogadores (incluindo os que participarem apenas no qualifying) uma viagem tripla para qualquer destino na Europa, com companhia aérea Ryanair.
Paulo Silva, responsável da ‘Smashevents’, entidade organizadora do Campeonato Nacional de Infantis / Parques Nascente, em parceria com a Federação Portuguesa de Ténis (FPT), destaca a atribuição deste prémio inédito em Campeonatos Nacionais.
“A ‘Smashevents’ tenta sempre inovar e, realmente, é a primeira vez que se atribui um prémio destes a todos atletas que participarem. Queremos ser diferentes, por isso oferecemos este prémio a todos”, refere.

Torneio 20Km Almeirim, Séniores

Realiza-se este fim de semana o torneio 20 Km's de Almeirim, em plena lezíria ribatejana.
Em femininos, a 1ª CS será Inês Cristovão do CIT Leiria, tendo do outro lado do quadro e tenista da casa Ana Fernandes.
Em masculinos Filipe Rebelo do CT Nazaré será o 1º CS do torneio, seguido de Bruno Alves e José Pereira, ambos do TC Póvoa St Adrião, e de Gonçalo Jacinto do CETL.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Maria João Koehler foi eliminada do torneio de Alcobaça, perdendo com Campos-Molina por 3/6 e 2/6.
Ainda esta tarde jogou o acesso à final de pares, com Joana Pangaio, tendo perdido por 4/6, 6/2 e 7/10.
Entretanto soubemos também ( sempre pelo amigo João) que Ana Catarina Nogueira venceu Lena Litvak e está assim nas meias finais deste torneio ITF.

Torneio CTSM - Açores - sub-12 e sub-16

Manuel Riley e Afonso Cordeiro foram os grandes vencedores de mais um Torneio organizado pelo Clube de Ténis de São Miguel, reservado aos escalões de sub-12 e sub-16.
No escalão de sub-12 Riley bateu, na final, o seu grande rival deste ano, Daniel Correia, pelos parciais de 6/3;6/2, num jogo de sentido único onde venceu o jogador mais consistente.
Em sub-16, Afonso Cordeiro surpreendeu e levou a melhor, no jogo decisivo, sobre Frederico Páscoa, grande favorito à vitória, por 6/1;7/6.
Na variante de pares foram os ainda sub-14 Martim Sousa e Tomás Pereira a levantar o troféu de melhor dupla do Torneio, não sem antes terem de trabalhar muito para derrotar, na final, Frederico Páscoa e David Estrela, em três equilibrados sets.
No sector feminino, Catarina Reis acabou por vencer a competição com alguma surpresa. Para chegar à vitória, Catarina levou a melhor sobre duas adversárias bem mais experientes, com destaque para o jogo da final onde bateu a principal favorita, Sara Magalhães, por duplo 6/4.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Maria João Koehler jogará hoje , cerca das 13.00 o seu encontro dos quartos de final, frente à 1ª CS, Campos-Molina, sendo que à mesma hora, Ana Catarina Nogueira discutirá com a americana Lena Litvak uma presença nas meias finais de singulares.
No final do dia, Koehler e Joana Pangaio defrontam a dupla Litvak/Zabala pela presença na final do torneio de pares.

Wimbledon 2008

O sorteio tem destas coisas.
Frederico Gil vai defrontar, tal como em Roland Garros, o francês Chardy, na 1ª ronda do torneio de Wimbledon.
Chardy, que curiosamente está no lugar imediatamente à frente de Gil no ranking ATP, derrotou o português na 1ª ronda de RG por 3/6, 2/6 e 6/7 e só parou na 4ª ronda, depois de ter eliminado , por exemplo, Nabandian.
Chardy esteve em Halle onde perdeu na 2ª ronda de qualificação.
Não é, na realidade, um jogador de relva, apesar de ter vencido em 2005 o torneio de júniores aqui, pelo que estará sempre em aberto esta 1ª ronda de Wimbledon.
Acreditamos também que a rodagem que Gil teve esta semana lhe dê alguma vantagem sobre o francês.
Finalmente, estas contas para ajustar em GS dão sempre uma dose extra de adrenalina aos jogadores.
Em pares, Gil e Normam vão defrontar os franceses Clement e Llorda, " apenas " os actuais detentores do troféu.

19 de junho de 2008

Mediterranee Avenir 2008 ITF G1 - Marrocos

Miguel Almeida continua a demonstrar um bom momento no G1 de Marrocos, depois de ter vencido o japonês Sekuguchi por 6/4, 3/6 e 6/2.
Depois do nipónico, 12º CS, Miguel Almeida vai encontrar o australiano Nat Maraga, 7º CS.
Em pares, Miguel Almeida perdeu na 1ª ronda.

Off The Record - Euro 2008

Um mau arbitro e três golos em três oportunidades por parte dos alemães ditaram a eliminação de Portugal do Euro 2008.
Fica para a posteridade o resultado: Portugal 2 - Alemanha 3

Derby Cadets - França ETA sub-16, Cat.1

Ana Claro foi eliminada na 3ª ronda do torneio francês, ao perder com a 5ª CS da competição, pelos parciais de 0/6 e 2/6.
Ainda assim, um excelente torneio da Ana, augurando uma subida no ranking europeu da ETA .

Play and Stay faz Um ano

O programa Play and Stay, criado pela ITF para aplicar em 35 países, comemora um ano, desde o seu lançamento, no próximo sábado. O Estádio Nacional, no Jamor, será o palco da celebração do primeiro ano de actividade desta nova metodologia de treino no ténis. Um dos pontos altos da festa será o momento da assinatura, por José Corrêa de Sampaio e Nuno Marques, de um protocolo de parceria entre a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a ‘Nuno Marques – Tennis & Sports Events’ (empresa vocacionada para a promoção e organização de eventos desportivos).
Um ano após o lançamento mundial do Play and Stay, a FPT pretende fortalecer a sua divulgação e implementação no seio do ténis português. É nesta perspectiva que Vitor Cabral, responsável pelo Departamento de Formação da FPT, encara a parceria que será criada entre o organismo máximo do ténis nacional e Nuno Marques, uma referência incontornável da modalidade em Portugal. “Com a assinatura deste protocolo, o Nuno Marques passará a ser a cara e o embaixador do programa. A nível internacional, os melhores jogadores do Mundo, como o Federer e o Nadal, têm colaborado cada vez mais com a divulgação do Play and Stay, e a FPT pretende seguir o exemplo com o Nuno, que é uma personalidade carismática da vida pública portuguesa”, refere Vitor Cabral.
Tempo de Balanço
O Play and Stay tem como principal objectivo implementar uma nova metodologia no treino do ténis, sobretudo nos mais jovens que se iniciam na prática da modalidade, adaptando as características do jogo o mais possível aos jogadores. Um ano após a sua implementação e, apesar da grande avaliação da ITF estar apenas marcada para 2013, Vitor Cabral pretende fazer um balanço, no próximo sábado, sobre aquilo que já foi feito.
“Neste primeiro ano, a divulgação do programa foi o factor primordial. O Departamento de Formação difundiu o Play and Stay através de várias acções de formação, cursos de treinadores, reciclagens”, refere o técnico da FPT, sublinhando que “todos os treinadores já têm uma noção clara do que é o Play and Stay e da sua metodologia”. A partir da agora, é necessário fazer com que o programa chegue cada vez mais aos clubes, como explica Vitor Cabral: “Há muitos clubes que, de forma institucional, já fixaram essa forma de trabalhar, mas na realidade ainda não chega. A nossa maior ambição é que todos os clubes trabalhem nesta metodologia, ainda que com algumas adaptações, sem ser de uma forma rígida”.
Segundo o responsável máximo da formação da FPT, é necessário “abandonar a forma tradicional de treino e recorrer ao material adaptado desta metodologia mundialmente reconhecida”. Um ensinamento do ténis que visa uniformizar a sua aprendizagem e que “é fundamental para a motivação dos jogadores”.
“Queremos ser um país modelo”
Reconhecido pela ITF como um forte embaixador do Play and Stay, Portugal surge bem à frente de países como Espanha, no que toca à implementação do programa junto de treinadores. “Se nos compararmos com Espanha, lá, os treinadores estão completamente à parte deste movimento. Portugal necessita mesmo deste conceito e por isso tem abraçado fortemente este programa. Queremos ser um país modelo”, declara Vitor Cabral.
Nesta grande festa do ténis, que terá lugar no Estádio Nacional, são esperados vários atletas das mais diferentes modalidades.
Play and Stay – 1.º Ano em Portugal (Sábado, 21 de Junho, Estádio Nacional)
Programa
11h00 – Recepção aos convidados
11h30 – Apresentação Play and Stay / Demonstração prática do programa nos courts
12h30 – Assinatura do Protocolo entre a Federação Portuguesa de Ténis e a Nuno Marques – Tennis & Sports Events
12h45 – Experimentação / Sessão aberta à Comunicação Social
13h45 – Brunch

In: FPT

NR: Ao Nuno Marques, um senhor nestas coisas do ténis, os nossos agradecimentos pelo convite que fez ao blog ( que, infelizmente, por questões de agenda, temos que declinar ) e que este seu novo projecto seja o primeiro de muitos que, vindo de quem vem, tem tudo para vingar.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Maria João Koehler soma e segue.
Frente a uma das CS do torneio, a argentina Vanessa Furlanetto, vitória da portuense por 7/6, 4/6 e 6/4 em mais de 3 horas e meia de jogo, em jogo da 2ª ronda.
Nos quartos de final defronta Yera Campos Molina, 1ª CS.
Ainda hoje jogaria pares mas ao que se comenta nos corredores do torneio, as adversárias da dupla Koehler/Pangaio não irão comparecer, pelo que as lusas estarão na meia final de pares.

Open Juvenil de Castelo Branco, Sub-12 , Nivel B

É já neste fim de semana que decorre na capital albicastrense o Open Juvenil de sub-12, um nível B.
No quadro masculino o sintrense António Sabugueiro lidera a lista de inscritos, seguido de Eduardo Paulo do CT Estoril.
Patrick Dier, também do CT Estoril, lidera a lista da qualificação.
Em femininos, Joana Brites do Clube VII é a 1ª CS tendo do outro lado do quadro Sofia Mendes, do CT Montijo.

Wimbledon 2008

Tudo parecia fáil, demasiado fácil para Frederico Gil.
Um 1º set muito rápido e aparentemente só de um sentido ( 6/2 ), o campeão nacional sentiu mais dificuldades no 2º, apenas resolvido no TB, por 7/5.
Mas este 2º set anunciava já que Frederico teria que sofrer mais para conseguir o apuramento para o quadro principal.
No 3º set, mesmo de pois de ter estado a vencer por 4/1, permitiu 5 jogos seguidos de Armando, que colocou no placard o 2/1.
No 4ºset, muito equilibrado até ao fim, só no TB é que mais uma vez Gil logrou dobrar o norte-americano, agora por 7/3.
É um grande momento do ténis português como há muito não tinhamos no nosso país, desde Nuno Marques.
Frederico Gil terá pois o seu nome nos quadros de singulares e pares e aspirará a um sorteio interessante que lhe permita sonhar um pouco mais alto.
Parabéns ao Frederico Gil.

Derby Cadets - França ETA sub-16, Cat.1

Ana Claro continua a demonstrar um dominio avassalador em França, tendo na 2ª ronda derrotando a sua adversária com quase a mesma receita de véspera, agora 6/0 e 6/1.
Na 3ª ronda vai encontar a tailandesa Kumkhum, 5ª CS da competição.
Esta tailandesa já eliminou Ana Claro da variante de pares, pelos parciais de 3/6 e 1/6.

18 de junho de 2008

Torneio Veteranos Simoldes - Oliveira de Azeméis

Com cerca de meia centena de participantes, 16 dos quais classificados nos 20 primeiros do “ranking” nacional, o prestigiado torneio de veteranos Simoldes, inserido no calendário da Federação Portuguesa de Ténis e organizado pelo Clube de Ténis de Azeméis (CTA), realizado nos escalões de de 35 + 45 + 50 e + de 55 anos, ainda está a decorrer, visto não ter sido possível terminar entre 13 e 15 de Junho, devido ao mau tempo.
Entretanto os escalões de + de 55 e + de 50 foram os únicos em que a organização conseguiu que as finais fossem realizadas. No escalão de + de 55, o grande vencedor foi o tenista nº1 nacional, do C I T Leiria, José Frazão, ao bater, na final, Nelson Moreira, do C T Espinho, por 6/3 e 6/1. A final de + de 50 anos, disputada entre Fernando Caiado, do A N A Gondomar, e Manuel Godinho do C T P Brandão, quando Godinho vencia por 5/2 ainda no primeiro “set”, este lesionou-se e como não pode concluir o encontro. A vitória foi atribuída à velha raposa do ténis nacional, Fernando Caiado.
Na variante de + de 45, falta apenas realizar a final entre os tenistas Vítor Pereira do C T Porto, nº 2 do “ranking” nacional e o nº 7, António Vieira, do C T P Brandão.
O escalão de mais de 35 anos encontra- se apenas com um finalista apurado, que é o jogador do C T Porto, Vasco Costa, nº 2 do “ranking” da sua categoria. O outro finalista será Henrique Assis do S C Porto, nº 6 nacional, ou Pedro Martins C T Ovar, este o nº 3 da classificação dos melhores tenistas portugueses da categoria + 35 anos.
Ainda em masculinos dos vários escalões, do CTA, também competiram Luís Sousa, Osvaldino Costa, Carlos Ribeiro, Paulo Alegria e o patrocinador da prova, Comendador António Rodrigues. Na vertente de + de 35 anos feminina, ainda se encontram em prova as tenistas do CTA, Deolinda Duarte, Susana Moreira e Célia Sá.

Mediterranee Avenir 2008 ITF G1 - Marrocos

Miguel Almeida está presente no quadro principal deste G1 marroquino e já está na 2ª ronda, depois de vitória sobre um WC da casa, de seu nome Othmane Lalami, por 6/1 e 6/0.
Na 2ª ronda encontra o 12º CS, o nipónico Schuichi Sekiguchi.

Wimbledon 2008

Com um duplo e eficaz 6/4, Frederico Gil e Dick Norman marcaram uma reserva no All England Club para a 1ª ronda do torneio de Wimbledon em Pares.
Agora que conhece o seu adversario de amanhã em singulares, vamos acreditar que o nosso tuga vai cometer a proeza de estar presente nos dois quadros principais deste GS.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Não será uma estreia mas sim um regresso o de Maria João Koehler ao ranking mundial WTA.
Depois da vitoria desta manhã, a pupila de Nuno Marques regressará ao ranking e logo dentro das 1000 melhores do mundo, o que, para quem tem apenas 15 anos, não será para muitas.
A Maria venceu por 4/6, 6/4 e 6/3 e marca encontro na 2ª ronda do ITF de Alcobaça.
Parabéns Maria.

Open de Almeirim - Sénior , Nivel C

A Secção de Ténis da Associação 20kms de Almeirim organiza o Open de Almeirim.
Torneio Sénior de nível C nas variantes masculinas e femininas, nos próximos dias 21 e 22 de Junho de 2008.
As inscrições podem ser feitas por fax, por e-mail ou no local até às 22h de 19/06/2008.
Qualquer esclarecimento pode ser prestado através dos telefones 962 619 587 / 939 081 568 / 964 001 802 (este só após as 16h).

Mais Informamos que serão sorteados vários prémios Yonex e Pro’s Pro.

Torneio CMM Verão, sub-12 e sub-16, Nível C - Moita - Setúbal

Com algum atraso mas aqui ficam os vencedores deste torneio:
Em sub-16 femininos, venceu Beatriz Parreira ( AT Parque ) frente a Beatriz Franco (CNG ) por 6/2 e 7/6.
Em masculinos, a surpresa veio do Borel, com Filipe Almeida a vencer o torneio sem ceder qualquer set, batendo na final João Ribeiro do Ace-Team por duplo 6/2.
Em sub-12, meninas, a final entre as duas favoritas, com o troféu a ficar na mais cotada, Inês Teixeira do Vulcanense que venceu Patricia Leitão do Colégio do Vale por 4/1, 3/5 e 5/4.
Em sub-12 masculinos, Tiago Silva e Salvador Bandeira do Colégio do Vale discutiram o título, com vitória para o Tiago por 4/0 e 5/4.

ITF $ 10.000 Marrocos ATP

Gonçalo Falcão ultrapassou com facilidade a 1ª ronda de pares, com uma vitória por 6/1 e 6/0 sobre uma dupla local.
Na 2ª ronda, Falcão e o australiano Millman encontram uma dupla da.... Australia, composta por Fox e Lemke.
Boa sorte para o Gonçalo.

17 de junho de 2008

ITF $ 25.000 Kemer - Turquia WTA

Frederica Piedade perdeu hoje o seu encontro da 1ª ronda do torneio turco pelos parciais de 6/2, 6/7 e 2/6.

Derby Cadets - França ETA sub-16, Cat.1

Realiza-se esta semana em Le Baulle, França, um categoria 1 de sub-16 da ETA.
Presença , em femininos de Ana Claro, Margarida Fernandes e de Margarida Figueira, todas no quadro principal.
Na 1ª ronda, só Ana Claro venceu, por duplo 6/1 e logo a 12ª CS, Iva Lepcevska. Margarida Figueira perdeu com a WC Marine Gilbert por 7/6 e 1/4, com desistência da portuguesa e Margarida Fernandes perdeu com a georgiana Salome Kvitashivili por 6/3, 4/6 e 2/6.
Na 2ª ronda, Ana Claro defronta Estele Cascino de França, que veio da qualificação.
Em pares, Margarida Figueira com Yurgel defronta a dupla nº1 do torneio e Ana Claro com Margarida Fernandes defrontam a dupla L.Kumkhum / N. Rasolomalala.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Catarina Ferreira venceu Veronica Saucedo por duplo 6/1 e marcou lugar na 2ª ronda do ITF de Alcobaça.
Rita Freitas perdeu por 0/6 e 0/1 com desistência e a convidada Silvia Miguel perdeu por duplo 0/6.
Segundo info que nos foi dada, a dupla Charlotte/Kátia venceram em 3 sets ( 2/6, 6/3 e 10/7 ) o seu encontro da 1ª ronda do torneio de pares.

Wimbledon 2008

Ja se antevia um jogo dificil para Michelle Larcher de Brito e o jogo em si provou-o.
Depois de um primeiro set terrível ( 0/6 ), Michelle Larcher de Brito, como tantas vezes o fez , recuperou no set seguinte e venceu-o com facilidade por 6/2.
No set final, ainda acordou de uma desvantagem de 2/5 para 4/5, decidindo quase todos os jogos nas vantagens, mas não resisitindo ao 3º MP da francesa Foretz, actual º 104 mundial.
Valeu sobretudo pela experiência adquirida, sabendo-se que a relva não é a superficie de eleição da jovem campeã.
Michelle regressa aos EUA onde vai começar a preparar a época de hard, para estar em forma no US Open. Estará a disputar o quadro principal do torneio de Boston e deverá ainda participar num outro torneio antes do GS norte-americano.
Já Frederico Gil passeia classe em Roethampton, como o fez em Roland Garros.
Frente ao israelita Okun, vitória super tranquila por 6/1 e 6/3, indo agora discutir a qualificação com o vencedor do jogo entre Moodie da Africa do Sul e Armando dos EUA.

Wimbledon 2008

Neuza Silva foi eliminada do torneio de Wimbledon, depois de perder com a norte-americana Alexandra Stevenson por 4/6, 6/4 e 4/6.

Open AAUTAD


A Secção de Ténis da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro organiza no próximo fim-de-semana (21 e 22) a décima edição do Open AAUTAD, prova integrada no calendário oficial da Federação Portuguesa de Ténis.
Aos interessados (ver prémios em competição!!!), e portadores da Licença FPT - Jogador devidamente regularizada, avisa-se ainda que o prazo de inscrição finda às 20 horas do dia 18 de Junho.
Para mais informações, devem contactar a sede da AAUTAD através do telefone 259330740 ou pelo telemóvel 911061428.

Programa:
Sábado
9h - Início do quadro masculino e feminino
Nunca antes das 17h - início da competição de pares
Domingo
A partir das 9.30h - ½ finais de todas as provas
Nunca antes das 15h - finais
Entrega de prémios e encerramento.

16 de junho de 2008

ITF $ 10.000 Marrocos ATP

Manuel Cavaco e Gonçalo Falcão não foram felizes em Marrocos na disputa da qualificação deste future.
Manuel Cavaco perdeu por dupo 6/7 frente a Jawad Boukili, um WC local , enquanto Gonçalo Falcão encontrou o australiano Stephen Donald, que o ano passado chegou a ser nº9 ITF Junior, tendo perdido por duplo 4/6.
Em pares, Gonçalo Falcão joga amanhã a 1ª ronda do quadro principal, com o australiano Millman e defrontam uma dupla marroquina.

Michelle Larcher de Brito por Nick Bollettieri

NBTA student Michelle Larcher de Brito will be playing in her first career Grand Slam qualifying draw beginning tomorrow at Wimbledon.
She will face eighth-seeded Stephanie Foretz of France in the first round. Larcher de Brito, who is only 15 years old, got into the draw based on her own ranking of #229 in the world.
Earlier this year Larcher de Brito won two rounds at the Sony Ericsson Open in Miami, beating Agnieszka Radwanska, before falling to Shahar Peer.
Nick said, “This is a great accomplishment for Michelle, and is the first step in what should be a fantastic career! We are looking forward to many more grand slam appearances for her in the future! Good luck and congrats again!”

Wimbledon 2008

Depois dos homens, as emoções femininas.
Michelle Larcher de Brito, na sua estreia oficial em torneios de Grand Slam ( e logo no mais antigo o que não deixa de ser um óptimo prenúncio ), vai defrontar a nº 104 WTA e 8ª CS, a francesa Stephanie Foretz.
Já Neuza Silva vai defrontar uma tenista norte-americana já em fase final de carreira, Alexandra Stevenson, actual nº 229 WTA mas que já esteve no Top 20 em 2002.
Em 1999 foi mesmo semifinalista neste torneio, de longe o seu melhor resultado de sempre.

Wimbledon 2008

Enquanto esperamos pelo resultado do sorteio do torneio feminino de qualificação, Frederico Gil juntou mais uma vitória ao seu pecúlio, vencendo na 1ª ronda de pares por 6/2 e 6/4.
Com esta vitória, a dupla Gil / Norman está a apenas uma vitória do QP da variante de pares o que seria muito bom para o tenista português, pelo menos financeiramente.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Resultados oficiais da última ronda de qualificação do ITF de Alcobaça.
Katia Rodrigues perdeu por 2/6 e 1/6.
Catia Rodrigues perdeu por 0/6 e 0/6.
Charlotte Pires perdeu por 4/6 e 1/6.
No quadro principal, Maria João Koehler enfrenta Espigado Delgado, Catarina Ferreira defronta Veronica Saucedo, Rita Freitas defronta Tatiana Bua e Ana Catarina Nogueira defronta Robles Garcia. Silvia Miguel, uma jogadora da casa defronta Elitsa Kostova da Bulgaria.
Em pares Maria João Koehler terá como parceira Joana Pangaio e na 1ª ronda defrontam Rita Freitas e Sarah Schneider.
Catarina Ferreira está isenta da 1ª ronda e Charlotte Pires joga com Demi Rodrigues frente a uma dupla sul-americana.
Info do nosso amigo do blog Filipe, do Porto, a quem agradecemos.

Rankings

Faltam apenas 9 lugares para Frederico Gil provar o sabor de se ser um dos melhores 100 tenistas do mundo.
Nesta semana o campeão luso está na 109ª posição, a apenas 23 pontos do 100º.
Rui Machado também subiu e bem, mais 22 lugares , estando agora na 265ª, Leonardo Tavares é 536º e João Sousa 573º.
No ranking feminino, Neuza Silva caiu para a 211ª posição, seguida de Michelle Larcher de Brito na 229ª e de Frederica Piedade na 269ª.

Wimbledon 2008

Sortes diferentes para os portugueses Frederico Gil e Rui Machado na ronda inaugural de qualificação do torneio de Wimbledon.
Rui Machado perdeu por 3/6 e 5/7 e Frederico Gil venceu, talvez com mais dificuldade do que se esperaria, por 6/4, 3/6 e 6/4.
Gil joga na 2ª ronda com o israelita Okun, que eliminou esta manhã um WC britânico.
Ainda esta tarde, Frederico vai efectuar a 1ª ronda de pares, com o belga Dick Norman, eles que são a 8ª dupla da qualificação.
Numa nota de rodapé está garantida a entrada de Michelle Larcher de Brito no sorteio desta tarde da qualificação feminina, após a desistência da luxemburguesa Kremer.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Melanie Gloria, a luso-canadiana foi a grande vencedora do 9º Citroën Montemor Ladies Open, torneio pontuável para a Federação Internacional da modalidade, que decorreu ao longo dos últimos 10 dias nesta cidade alentejana.Depois de no sábado, dia 14, ter vencido a final de pares, em conjunto com a espanhola Lucia Sainz Pelegri, tal como já tinha acontecido na semana anterior em Amarante, Melanie Gloria chegava igualmente à final de singulares.
Este seu estatuto de vencedora dava-lhe alguma vantagem, uma vez que a sua adversária em Montemor, Maria João Koehler, era uma estreante nas finais internacionais de torneios de $ 10.000 com apenas 15 anos de idade.
Assim, no jogo da final entre Melanie Gloria e Maria João Koehler, o português foi a língua dominante, uma vez que, embora esteja registada como atleta canadiana, Melanie Gloria tem ascendência lusa e fala português correctamente.
O árbitro do encontro foi Dino Almeida que não teve problemas face ao correcto comportamento das jogadoras em campo.
Contrariamente à expectativa inicial, o primeiro set foi vencido por Maria João Koehler que conseguiu equilibrar a partida e vencer por 7-6, com 7-2 no ‘tie break’, revelando uma forte determinação e vontade.
Contudo, a maior experiência de Melanie Gloria foi determinante, no segundo set, reagindo com firmeza aos ataques da sua adversária e impondo o seu jogo, mais calculista, acabando por triunfar por 6-3. Maria João até iniciou este segundo set a vencer, não mais conseguiu controlar o jogo, face a ter tido várias falhas no serviço e a ter desperdiçado pontos em momentos fulcrais, situações que acabaram por dar vantagem à sua adversária.
No último set, Melanie Gloria, devido ao ascendente que trazia do segundo set, controlou sem dificuldade todo o resto da partida, aumento a sua vantagem sem dificuldade e vencendo com naturalidade por 6-1, depois de uma hora e 58 minutos de jogo.
Após a final, Maria João Koehler revelou que se “sente bem por estar a competir de novo, devido a ter estado parada devido a algumas lesões”, revelando que “espera voltar a Montemor no próximo ano e fazer igual ou melhor”, reconhecendo que Melanie Gloria “teve mérito e jogou muito bem”, revelando que “me desconcentrei nalguns pontos do terceiro set, e o serviço não esteve bem”.
Melanie Gloria, estava satisfeita com mais esta vitória, afirmando que “o torneio correu bem, ganhei ontem a final de pares e hoje a de singulares”.
Relativamente ao jogo, a tenista vencedora sublinhou que “no primeiro set a Maria João jogou muito bem e eu tive algumas dificuldades em fazer passar a bola, também falhei alguns serviços e muitas bolas; no segundo set, relaxei e concentrei-me mais, comecei a colocar as bolas dentro do campo e ela começar a falhar, o que me deu mais confiança”.
Tal como a finalista vencida, também Melanie Gloria afirmou que “se tudo correr bem espero vir participar no próximo ano”.

Interclubes sub-10 - AT Porto

Nos courts do Complexo de Desportivo do Monte Aventino (Porto), nos dias 14 e 15 de Junho, realizou-se a 1ª edição do Campeonato de Inter-Clubes Benjamins (sub 10 anos) da Associação de Ténis do Porto.
Pela primeira vez os 11 Clubes da ATPorto encontraram-se numa jornada concentrada com as suas equipas (mistas) do escalão sub 10.
Durante todo o fim de semana os Clubes puseram a jogar 63 pequenos grandes jogadoras e jogadores. Mau grado a chuva que se fez sentir no domingo, o Campeonato terminou conforme previsto, graças à preciosa ajuda do Clube de Ténis do Porto, que cedeu 2 courts cobertos.
Com um calendário muito intenso e bem disputado, realizaram-se 78 encontros, 51 de singulares e 27 de pares.
Todos os Clubes apresentaram jogadoras e jogadores a praticarem um bom ténis. Como merecido prémio pelo esforço e trabalho realizado a ATPorto entregou a cada Clube equipamento de mini-ténis para utilizarem nas suas escolas de ténis: 2 redes de mini-ténis, 3 baldes de diferentes tipos de bolas mini-ténis (TIP 1, 2 e 3) e um saco com 12 raquetas de 3 tamanhos diferentes.
Prémio este que só foi possível com o apoio especial da HEAD, parceiro da ATPorto desde 2005 e, desde 2007, da ITF para a concepção e produção de material de mini-ténis.
O mais importante deste evento foi o proporcionar um fim-de-semana divertido a todas estas crianças, mas como reflexo dos resultados alcançados por cada Clube não deixou de haver uma classificação:
Vencedor: Sport Clube Alberto Sousa
Finalista: Clube de Ténis do Porto
Semi-Finalistas: Clube de Ténis de Guimarães e Escola de Ténis da Maia
Quarto-Finalistas: Clubes de Ténis de Braga e Estrela e Vigorosa Sport
Fase de Grupos: Ginásio Clube Vilacondense, Club Sportivo Nun'Álvares, Lawn Tennis Club da Foz, Oporto Cricket Lawn Tennis Club e Sport Club do Porto

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Jogos com portuguesas, na última ronda de qualificação do ITF feminino de Alcobaça:
Katia Rodrigues - Paula Zabala ( COL )
Catia Rodrigues - Espinado Delgado ( ESP )
Charlotte Pires - Lopez Rueda ( ESP )
Jogos a realizar esta 2ª feira e que acompanharemos aqui.

15 de junho de 2008

Circuito CIMA/FPT - Portimão

José Ricardo Nunes venceu hoje o 19.º Open Cidade de Portimão – prova do Circuito FPT / CIMA, integrada na categoria Bronze, com prize money de dois mil euros.
O primeiro cabeça-de-série impôs-se a Nuno Almeida num encontro bastante renhido que terminou com os parciais de 7/5 e 6/4.
Na final de pares, José Ricardo Nunes e João Coelho defrontaram a também algarvia dupla formada por Bruno Ferreira e Mark Saraiva por 6/3 e 6/1.
In: FPT

Torneio TTK, Monsanto , Nivel B - Sub-14

As finais deste torneio foram hoje jogadas e em femininos a tenista da casa Beatriz Santos(CIF)bateu a Vitoria Milyukova(CETO)pelos parciais de 60 62.
Em masculinos o José Maria Catela(CTTV)bateu o Francisco Ferreira(CETO) pelos parcias de 62 64.
É de salientar que os vencedores e finalistas deste torneio vão ter estadia paga em Barcelona na academia Sanchez Casal para jogarem os masters entre todos os vencedores e finalistas deste circuito TTK tambem jogado em Espanha.
Agradecemos ao Frederico Correia a disponibilidade em nos ter informado deste torneio.

Wimbledon 2008

Sorteio do quadro masculino de qualificação de Wimbledon com o quarteto de jogos em cada parte do quadro de Frederico Gil e Rui Machado.
Sam Warburg USA [11] vs. Alexander Peya AUT
Filip Prpic SWE vs. Alberto Francis USA
Richard Bloomfield GBR [WC] vs. Rui Machado POR
Thomas Oger FRA vs. Alun Jones AUS [20]
Frederico Gil POR [3] vs. Dominik Meffert GER
Noam Okun ISR vs. Ken Skupski GBR [WC]
Sebastien De Chaunac FRA vs. Wesley Moodie RSA
Hugo Armando USA vs. Mikhail Ledovskikh RUS [30]
Assim, numa análise rápida, bom sorteio para os portugueses.
Bloomfield, como convidado, é o actual 412 ATP mas esteve bem dentro do Top 200 em meados de 2007. Esteve esta semana em Queens, onde passou a qualificação para perder para Gonzalez na 1ª ronda. Parece-nos bem acessivel a um Rui super motivado por estar a jogar o seu primeiro grande torneio.
Para Frederico o germânico Meffert, actual nº 168 ATP, um bom jogador em pisos rápidos mas que não estará à altura de um frederico Gil em grande forma.
Gil joga logo pelas 11.00, no court nº 13 bem como Rui mas no court nº 16.
Frederico Gil jogará também a variante de pares e na qualificação, com o belga Dick Norman, defrontam Seator e Smethurst de Inglaterra no ultimo jogo do court 14.
Boa sorte para ambos.

ITF $ 25.000 Kemer - Turquia WTA

Frederica Piedade apanhou o expresso do oriente e estará, a partir de amanhã, na Turquia, para disputar o quadro principal do torneio turco de Kemer.
Como 7ª CS, caberá a Frederica defrontar na 1ª ronda a eslovaca Lenka Tvaroskova, actual nº 306 WTA.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Maria João Koehler foi derrotada na final do ITF de Montemor-o-Novo esta manhã, pela grande favorita Melanie Gloria, a luso canadiana que depois de ter vencido em Amarante, vence também em Montemor.
Os parciais indicam o valoroso jogo de Maria João Koehler, frente a uma tenista com um jogo ainda inacessível para a jovem portuense, 7/6, 3/6 e 1/6 .
Grande torneio de MJK, que vai agora directamente para Alcobaça, onde , a partir de amanhã, tentará cumprir o seu terceiro objectivo que será passar da 1ª ronda, pois tal permitirá à jovem lusa reentrar no ranking WTA, onde já esteve em Outubro de 2007, quando foi a 1157ª.
Se pontuar em Alcobaça, Maria João vai entrar directamente nas 1000 melhores tenistas mundiais, o que não nos deixa dizer outra coisa que não seja:
Obrigada MJK.

ITF $ 10.000 Alcobaça WTA

Jogos de hoje com portuguesas, em relação à 1ª ronda de qualificação:

Barbara Ferreira - Lara Rafful ( BRA ) 2/6 e 0/6
Catia Rodrigues - Deyanirr Solorio ( MEX ) 4/6, 6/4 e 6/0
Charlotte Pires - Margarida Moura 6/2 e 6/4

Torneio de Exibição de Liverpool

Enquanto espera ansiosamente por saber se consegue entrada na qualificação de Wimbledon, Michelle Larcher de Brito cumpriu ontem o seu 4º jogo em relva, nas meias finais do torneio de exibição de Liverpool, que marcou o regresso de Martina Hingis aos placos do ténis.
Frente à norte-america Ashley Harkleroad, jogador que se encontra bem dentro do Top 100 WTA, Michelle perdeu por 4/6 e 3/6, mostrando, pelo menos pelos parciais, que a adaptação à relva natural está a correr dentro das expectativas.

Torneio TTK, Monsanto, Nivel B - Sub-14

Disputam-se, esta tarde, as finais do torneio TTK, que se está a realizar nos courts de Monsanto, em Lisboa.
Na final masculina jogarão José Maria Catela ( CT Torres Vedras) e Francisco Ferreira ( CETO ).
Nas meias finais, o José Maria venceu Nuno Deus do Ace-Team e o Francisco derrotou Julien Coetzen , com ambos os jogos a necessitarem de 3 sets.
Em meninas, a final oporá a tenista da casa Beatriz Santos frente a Viktoria Milyokova ( CETO ).
Nas meias de ontem, Beatriz venceu facilmente Ana Margarida ( CT Jaime Caldeira ) enquanto a tenista de Oeiras venceu Ana Filipa Santos ( CT Montemor-o-Novo).
Com este tempo agradavel, espera-se razoavel assistência em Monsanto para dois bons jogos de ténis juvenil, a partir das 14.30.

Challenger Milão - € 30.000 ATP

Frederico Gil terminou ontem na meia final uma sequência de duas semanas consecutivas a vencer, perdendo na meia final do Challenger milanês com o argentino Diego Hartfield por 6/7 e 3/6.
Ainda assim Frederico Gil subirá para dentro do Top 110 mundial, aproximando-se do seu grande objectivo: o Top 100.
Amanhã Gil ( com o Rui Machado ) estará em Londres para jogar a 1ª ronda de qualificação do Grand Slam britânico, sendo que seguirá depois para Turim, onde fará possivelmente o seu último Challenger do ano, sendo que o Frederico deverá começar a apostar em torneios ATP ao invés dos Challengers.
Boa sorte para os dois em Wimbledon.

ITF $ 10.000 Montemor-o-Novo WTA

Extraodinário é o adjectivo mais simples de que nos lembramos para definir o percurso de Maria João Koehler ( MJK aqui para os amigos do chat ) no torneio ITF de Montemor-o-Novo.
Depois de ter estado parada nos primeiros meses do ano, MJK surgiu mais forte do que nunca, foi a Agueda vencer um torneio do circuito nacional, pontuou em Amarante e disputa neste momento, por certo , sob intenso calor atmosférico mas também humano, a final do torneio.
Ontem a Maria despachou a búlgara Kostova por 6/4 e 6/4 e marcou lugar na final, onde encontrará também quem fale português: Melanie Gloria , a luso canadiana que beneficiou da desistência de Frederica Piedade na outra meia final.
Melanie, que vem de uma vitória em Amarante, será pois o último obstáculo na fulgurante ascensão de mais uma jovem tenista portuguesa, de quem falamos por aqui desde 2006 e que tivémos a honra de presenciar a sua primeira vitória como sénior em torneios do circuito, na Golegã, em Novembro de 2006.
Para a MJK e independentemente do resultado desta manhã, o importante é teres regressado ainda com mais força de vontade e saber, parabéns que estendo ao Nuno Marques que parece conseguir transmitir tudo o que aprendeu no passado e que o tornaram o melhor tenista português de sempre.

Circuito CIMA/FPT - Portimão

José Ricardo Nunes e Nuno Almeida apuraram-se ontem para a final masculina do 19.º Open Cidade de Portimão – prova do Circuito FPT / CIMA, integrada na categoria Bronze, com prize money de dois mil euros.
José R. Nunes (1ºCS) garantiu o seu lugar, no derradeiro encontro de singulares, ao vencer João Coelho por 6/4 e 6/3.
Nuno Almeida (5ºCS), o adversário que enfrentará hoje, impôs-se ao quarto semi-finalista, Bruno Ferreira, com um duplo 6/4.
Na variante de pares, José Ricardo Nunes e João Coelho disputam hoje a meia-final com a dupla favorita do torneio - Diogo Mota e Paulo Joaquim. A outra meia-final vai opor Bruno Ferreira e Mark Saraiva à dupla de Francisco Charters e João Silva.
In: FPT