Pesquisar neste blogue

28 de novembro de 2008

Patricia Martins na Academia Bolletieri

Já terminou o Estágio que a Patricia Martins esteve a realizar, acompanhada pelo seu treinador Pedro Bivar, na famosa Academia Bolletieri nos EUA, Florida, Bradenton.
Este Estágio foi um convite da IMG/Bolletieri, reúne alguns dos melhores jogadores do Mundo dos vários escalões etários e precede o famoso Torneio Eddie Herr, em que a Patricia começa a competir a partir de dia 1 de Dezembro.
Os dias foram muito preenchidos, com treinos bi-diários, em que o dia começava logo pela manhã com uma sessão de 1h de Físico.

A Patricia esteve a habituar-se às bolas e ao piso rápido, tendo as naturais dificuldades para quem fez grande parte da temporada em terra batida.

Aqui na foto com o Gastão Elias, no dia do seu 18º aniversário e na véspera de regressar a Portugal para umas férias de 3 semanas.

5ª Taça SCPorto - Nível B, Sub-12

"Tem início hoje a fase de qualificação da 5ª Taça Sport Club do Porto, prova de Nível B de Sub-12, que termina dia 1 de Dezembro.
No escalão feminino, a lista de inscritas, com 17 inscritas, é encabeçada pela nº 1 do Escalão em Portugal, Luísa Almeida da Escola de Ténis Nuno Allegro, e conta ainda com mais três atletas dentro do top 20 nacional, respectivamente, Maria Tavares, da Academia de Ténis Ricardo Cayolla, Sara Lourenço, do Clube de Ténis de Paços de Brandão e Mafalda Fernandes, do Clube de Ténis do Porto.
No sector masculino, com 35 inscritos, 12 atletas estão classificados dentro dos 70 melhores do ranking nacional de sub-12, liderados pelo Atleta da Associação Académica de Coimbra, Rafael Marques, o que atesta a qualidade dos atletas presentes!
É um torneio com um quadro muito interessante com atletas de vários pontos do País, de Guimarães, de Barcelos, de Lisboa, de São Miguel e da Terceira nos Açores, da Figueira da Foz, de Coimbra, e claro, do Porto!
Nota interessante é o facto de das 17 inscritas só 5 não terem classificação FPT, e na lista masculina, dos 35 inscritos apenas 6 não têm classificação, o que demonstra que já são atletas que têm competido nos últimos 12 meses, reforçando a ideia de qualidade dos valores que vão estar presentes no Sport, na Estrada da Circunvalação, junto ao Parque da Cidade do Porto.
Este torneio conta com o apoio da Sportzone e da Powerade!"

ITF $ 15.000 EAU ATP

João Sousa foi eliminado na 2ª ronda deste 2º future dos Emiratos Arabes Unidos, ao perder frente ao 6º CS, o sueco Prpic por 2/6 e 3/6.
Na 1ª ronda tinha vencido o ruso Igor Rud por 6/2 e 7/6.

ITF $ 10.000 Islamabad, WTA

Magali perdeu nos quartos de final deste torneio paquistanês, a contas com uma intoxicação alimentar que a obrigou, inclusivé, a desistir do torneio de pares.
Não sendo o resultado importante, 3/6 e 4/6, Magali conseguiu um final de época muito interessante, sendo expectável um ano de 2009 muito interessante.

ITF $ 10.000 R. Dominicana ATP

Pedro Sousa conseguiu mais um ponto ATP, ao chegar à 2ª ronda deste Future na Républica Dominicana, para mais, vindo da qualificação, o que augura uma recuperação plena daquele que é um dos mais talentosos tenistas portugueses.
Na qualificação, o Pedro venceu o americano Valenti, por 6/0 e 6/3, o austríaco Farnleitter por 6/2 e 7/5 e o americano Sarkissian por 6/3 e 6/3.
No quadro principal, bateu na 1ª ronda o tenista local Llompart por 6/1, 5/7 e 7/6 para perder frente ao britânico Jamie Baker, 3º CS, por 2/6 e 0/6.

Masters FPT/CIMA

Já foram sorteados os grupos que irão compor o Masters FPT/CIMA de 2008, que se disputa na próxima semana em Carcavelos.
Assim:
Grupo Cascais:
Neuza Silva (1)
Catarina Ferreira
Charlotte Pires
Grupo Lombos:
Frederica Piedade
Joana Pangaio
Maria João Koehler
Grupo Estoril:
Rui Machado
José Ricardo Nunes
Gonçalo Falcão
Grupo Carcavelos:
Hugo Anão
Leonardo Tavares
João Ferreira
Como se vê, Frederico Gil não estará presente no Masters deste ano, uma opção que terá, por certo, a ver com a ida do melhor tenista português da actualidade até à Australia, para iniciar a época no Open da terra dos cangurus.

Challenger de Cancun - $ 35.000 ATP

Tanto Frederico Gil como Rui Machado estão nos quartos de final do Chageller de Cancun, no México.
Gil venceu na 1ª ronda o americano Russell por 6/3 e 6/2 e na 2ª, o espanhol Lopez Jaen, por 6/3 e 6/4.
No acesso à meia final, defronta o esloveno Zemjla.
Já Rui Machado bateu Kavcic por 6/1 e 7/6 e , na 2ª ronda, venceu o suiço Lammer por 3/6, 6/2 e 6/4.
Defronta agora o 3º CS, o americano Kevin Kim.

24 de novembro de 2008

Estágio das Selecções Nacionais

Realizou-se neste fim de semana mais um estágio das selecções nacionais de sub-12 a sub-18, no Complexo de Ténis do Jamor.
O blog esteve lá no Sábado, a dar uma espreitadela e pode ver, com toda a certeza, o conjunto de tenistas que irão dar aos portugueses muitas alegrais no futuro.
Dispersos pelos campos de terra batida, os miúdos estiveram a ouvir atentamente as recomendações dos seleccionadores de cada escalão e puderam ensaiar algumas trocas de bolas mais a sério, aqui e ali, a cheirar a competição.
Muito se opinou sobre os nomes que estiveram no Jamor e outros tantos que não estiveram.
Opinou-se sobre os critérios de selecção mas poucos se lembraram que , para estes estágios, os critérios são muito simples: o seleccionador escolhe, ponto.
Se escolhe bem ou mal, não sei nem nunca ninguém saberá, pois é para assumir esse risco que o mesmo exerce essa função.
O seleccionador não tem, obviamente, que olhar para os rankings, pode até ter, para um determinado estágio, a intenção de observar, por exemplo, apenas jogadores esquerdinos.
Os critérios regulamentados servem para as convocatórias oficiais da selecção e não para um estágio que servirá mais para engrandecer o espirito de grupo entre os atletas do que para retirar quaisquer ilacções, técnicas ou tácticas, sobre este ou aquele jogador ou jogadora.
Sejamos francos, todos nós somos seleccionadores e todos nós teríamos mais meia dúzia de miúdos que , assim, de repente, nos lembramos que podiam e deviam estar lá.
Mas isso não nos dá o direito de colocar em causa a honestidade individual de cada seleccionador, podemos, isso sim, apesar de ser completamente utópico, descortinar algumas omissões na convocatória.
Uma critica correcta, essa sim, a que foi feita para a aparente não presença dos seleccionadores nos torneios mais importantes de cada escalão, durante o ano. Convem questionar, desde logo, se tais deslocações farão parte da sua função, até porque todos ou quase todos tem outras obrigações profissionais nos seus clubes. Se esta dupla função não deveria acontecer, já é mais discutível, mas aceito que , no futuro, logo que as condições financeiras da FPT o permitam, se possa exigir exclusividade no cargo de seleccionador nacional, mas, nestas condições, seria , de certeza, não ter um único seleccionador.
É necessário, pois, um esforço acrescido de todos os intervenientes.
Os pais, dos que são e dos que não são convocados, devem entender que o trabalho de cada um dos seleccionadores é individual e não se compadece com o resultado do torneio XPTO ou se este ou aquele nunca ganhou ao outro.
Os jogadores, os que lá estiveram, que aproveitem cada segundo destas reuniões, absorvam e analisem, cada um para si, o que está bem e o que podiam estar melhor e não se coibam de o apontar, a quem de direito.
Os seleccionadores deverão ter uma atitude mental forte e suportar o peso de uma responsabilidade que, sendo inerente ao cargo, acarreta sempre profundas discussões sobre o mérito ou não das suas escolhas. Seria tão mais fácil se, de uma forma ou de outra, se mostrassem mais , percorrendo vários torneios, em vários locais, recolhendo toneladas de informação, para que possasm, mais tarde, a doer, decidir em consciência.
Para a FPT, a nota final.
Todos nós conhecemos as dificuldades orçamentais por que passa a FPT. À dificuldade de encontrar parceiros financeiros de longo prazo, junta-se a crise globalizada que assola o mundo inteiro e, como estamos em Portugal, o desporto será, mais uma vez, um dos que verá cortada a verba disponível para 2009.
No entanto, algumas, pequenas coisas, podem e devem ser feitas.
A comunicação para o exterior deve ser melhorada rapidamente, para evitar aquele episódio lamentável de colocar uma tenista na convocatória bem depois de a mesma estar disponível ao público, criando, desde logo, possibilidades de se levantar suspeições aqui e acolá. Por outro lado, não nos parece normal que não tenha sido distríbuida a cada um dos miúdos presentes, uma T-Shirt alusiva ao facto. Não sei se o foi mais tarde, mas o impacto que daria a alguém que, como eu, passou pelo Jamor no Sábado de manhã, seria demais importante. Quem não soubesse, poderia até pensar que era mais um dia normal de treinos no CT Jamor.
Vamos aguardar serenamente pelos próximos eventos semelhantes e verificar se estas pequenas coisas são corrigidas e não seria nada de extraodinário se tal acontecesse na próxima convocatória até porque SÓ estamos a lidar com o futuro do ténis em Portugal.

Parabéns Gastão

O jovem da Lourinhã, Gastão Elias, faz hoje 18 anos.
Depois de ter permanecido em Portugal durante quase toda a sua carreira tenistica, sempre pela mão do seu técnico de eleição, o Prof. Nascimento, Gastão assumiu o risco de partir para a aventura e integrar o quadro de jovens promessas da mais famosa academia de ténis do mundo, onde já estava e está Michelle Larcher de Brito.
Depois de ter estado nos 10 melhores júniores, a transicção para o circuito profissional não tem sido nada fácil.
Mudanças de treinador, que agora acompanha o jovem português a tempo inteiro e em exclusivo, uma pré-época mal planeada e a ansiedade normal de corresponder no campo ao que, em teoria, todos esperamos dele, levaram a que Gastão tivesse uma época relativamente discreta, com algumas lesões pelo meio, que em nada ajudaram o português.
Vamos acreditar que o planeamento para 2009 tenha sido feito à medida das actuais condições e capacidades do Gastão para que possamos ter mais um português na senda do que Gil e o Rui estão a efectuar.
Parabéns, Gastão.

ITF $ 10.000 Islamabad, WTA

Magali De Lattre continua pelo exotismo da Asia e vai aproveitando, da melhor maneira, estes torneios de final de época sempre pouco participados, para amealhar pontinhos importantes para 2009.
No Paquistão é, de novo, a 1ª CS e já está na 2ª ronda, depois de um Bye na 1ª ronda.

Challenger de Cancun - $ 35.000 ATP

Frederico Gil é o 4º CS deste torneio na estância balnear mexicana de Cancun e defronta o americano Michael Russel na 1ª ronda do quadro de singulares.
Rui Machado, 7º CS, terá, por seu lado, que defrontar Blaz Kavcic, da Eslovénia que, recorde-se, venceu Gil na passada semana em Puebla.
Gastão Elias era o 5º CS da qualificação mas perdeu logo na jornada inaugural, frente a Greg Ouellette do EUA, por 4/6 e 3/6.

ITF $ 10.000 EAU, WTA

Como esperavamos, Magali De Lattre fez a dobradinha no Dubai, tendo vencido a final de singulares pelos parciais de 6/3 e 6/1.
Parabéns para a Magali, que começa a retirar frutos da sua estadia em França.

Circuito FPT/CIMA - Espinho

Gonçalo Falcão sagrou-se campeão do XXI Torneio Câmara Municipal de Espinho, competição integrada no circuito FTP/CIMA. Gonçalo enfrentou Diogo Rocha na final, tendo vencido por 3/1 devido a desistência do adversário, que sofreu uma lesão no joelho direito e não pôde prosseguir o confronto.
Já na vertente de pares, a dupla Gonçalo Falcão e Manuel Cavaco venceu na final a equipa constituída por Luís Sousa Pinto e Pedro Marinho em dois sets por duplo 6/1.