Roger Federer nasceu a 8 de Agosto de 1981.
A poucos meses de fazer 15 anos, participou no seu 1º torneio a sério, um G2 na Suiça, onde entrou no quadro principal como WC, tendo perdido na 3ª ronda.
No final de 1996, esteve no Casablanca, um G1, onde perdeu na 2ª ronda, depois de passar a qualificação.
No G1 costa-riquenho CoffeeBowl desse ano, fez a qualificação e perdeu de novo na 2ª ronda, tendo logo de seguida repetido a dose num GA na Venezuela.
Só a poucos dias de fazer 16 anos, ganhou o seu 1º torneio, um G2 em Itália.
Já no final desse ano esteve no EddieHerr de 1997, com 16 anos e meio, e perdeu...na 1ª ronda.
Segundo os registos da ITF, o 1º jogo de Federer num torneio profissional aconteceu no final de Agosto de 1996, tinha o miúdo, portanto, 15 anos. Durante o ano seguinte, Federer efectuou 8 partidas, das quais perdeu...sete. E a que ganhou foi a primeira.
A sua primeira vitória como profissional aconteceu a 01 de Novembro de 1998 ( com 17 anos e 3 meses), numa etapa de um dos circuitos satélites suiços.
Depois é a história que já todos sabemos.
Rafael Nadal, nascido a 3 de Junho de 1986.
Carreira no circuito júnior : 5 jogos, 4 vitórias e uma derrota e meias finais em Wimbledon.
Segundo a ITF, Nadal deambulou pela 1ª vez no circuito dos mais crescidos a 6 da Janeiro de 2001, com 14 anos e meio, fez as qualificações de 6 torneios satélites e nenhuma qualificação.
Só a 17 de Setembro desse ano consegue o 1º ponto quando, como WC, consegue uma vitória na 1ª ronda do Challenger de Sevilha.
A sua 1ª vitória como profissional só acontece a 14 de Julho de 2002, num Future espanhol, tinha Nadal pouco mais de 16 anos e o resto da história já todos sabemos.
E Sharapova (19/04/1987) ??
Em júniores só jogou um ano entre o Verão de 2001 e o de 2002 e ganhou, nesse período de tempo, 3 torneios, um G3, um G4 e um G5, todos com 14 anos de idade.
Nos séniores estreou-se alguns dias depois de ter feito 14 anos num $ 75.000 e perdeu na 1ª ronda, depois fez o ano de júniores e só já com quase 15 anos é que jogou de novo em séniores, fazendo o seu 1º ponto num $ 25.000. Foi a Indian Wells perder na 2ª ronda com Monica Seles ( 0/6 e 2/6 ).
O seu primeiro troféu é um $ 10.000 no Japão, dois dias depois de ter feito 15 anos e a partir daí é a história que já todos sabemos.
Pois é, o problema é que isto é a história, o futuro, esse está por inventar.
Podemos ter esperanças que um, alguns, muitos ou quase todos estes miúdos portugueses que durante o último ano já foram falados por aqui, possam um dia ser nº1 mundiais, ganharem RG ou o USOpen.
Podemos também pensar que, de facto, se calhar nenhum deles o conseguirá.
Ou podemos não ter ou não querer emitir opinião.
O que não podemos é , gratuitamente, fazer juízos de valor de miúdos de 14 ou 15 anos, só porque perdem no Uganda, em França ou no México, um jogo.
Então ontem eram craques e hoje já não valem nada????
E o Frederico Silva, que esta semana é o maior, se amanhã perder no "Torneio Regional do Oeste de sub-8", já não presta????
Então e a Michelle, só será grande jogadora se, no mínimo, vier ao Estoril em 2008 e vencer sem perder um set????
Eu só posso tirar uma conclusão: os comentários mais violentos sobre as derrotas dos miúdos e os mais conservadores sobre as vitórias ( tipo: ganhou porque o outro era do Zimbabué...) só podem vir de pessoas iguais a todos nós, mas que são diferentes de alguns de nós numa coisa: Não teêm filhos...
Porque se os tivessem percebiam que nenhum filho é mais importante do que o nosso e se queremos que o respeitem, se exigimos que o tratem como igual, teremos que fazer disso uma forma de vida e não uma consequência do facto de sermos pais.
Criticar , sim . Discordar, obviamente. mas sejamos diplomáticos, não custa mesmo nada e os miúdos, mais do que nós, agradecem.
Violentar verbalmente jovens que estão a tentar potenciar o gosto que tem pelo desporto, isso não.
Tenho sido permissivo nalguns comentários, mais ou menos jocosos, sobre algumas perfomances menos conseguidas de alguns tenistas, jovens e/ou profissionais.
A partir de agora serei intransigente e anti-democrático.
Espero que entendam todos o porquê.