Pesquisar neste blogue

20 de setembro de 2008

Open 17º Aniversário AAUTAD - Vila Real

A Secção de Ténis da AAUTAD, divisão desportiva da academia transmontana, que desde 1991, data da sua fundação, tem vindo a granjear notoriedade, celebra 17 anos!
O final de Setembro, onde já abrandaram os grandes calores estivais e chegaram as grandes hordas de caloiros ao campus universitário da UTAD, marca tradicionalmente o início das actividades da Secção de Ténis da AAUTAD.
Assim, e aproveitando da melhor forma o descanso veranal, os tenistas da academia transmontana promovem no próximo fim-de-semana (27 e 28) mais um Open Aniversário, evento integrado no calendário da FPT.
No quadro oficial, para além da habitual modalidade de singulares masculinos e femininos, a prova apresenta ainda a variante de pares, o que confere ao torneio mais um pólo de intensa competitividade.
Prémios aliciantes!!!
Aos interessados, e portadores da Licença FPT - Jogador devidamente regularizada, informa-se ainda que o prazo de inscrição finda no próximo dia 24.
Para mais informações, devem contactar o Departamento de Desporto da AAUTAD, através dos telefones 259330740 / 911061428 ou pelo fax 259330741.

ITF $ 25.000 Granada WTA

Demi Rodrigues venceu facilmente na 2ª ronda de qualificação por 6/0 e 6/1 e defronta agora a georgiana Gorgodze no acesso ao quadro principal de um torneio que já não vai ter a presença de Frederica Piedade no QP, em virtude de a tenista ter perferido recuperar para o périplo que vai fazer na América, começando com o $50.000 de Juaréz , no México, no próximo dia 29.

ITF $ 10.000 Itália, WTA

Catarina Ferreira venceu ontem a final de pares do torneio italiano, batendo a dupla suiça por 7/5 e 7/6, eclipsando assim o terrível resultado da 1ª ronda de singulares.
Parabéns Catarina por mais um título internacional.

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

O hungaro Bartas e Patricia Martins venceram hoje as suas finais deste torneio ETA de sub-16, que terminou hoje no CT Porto.
Bartas, o 2º CS, venceu Frederico Silva por 6/4 e 7/5 , enquanto Patricia Martins conseguiu o seu 2º título consecutivo, batendo na final Maria João Koehler por 6/4 e 6/1.

A vida começa aos 30 !!!

Ana Catarina Nogueira, Nogui para os amigos, ou seja, para quase toda a gente que tem a sorte de conhecer e privar com um dos nomes incontornáveis do ténis português dos últimos 15 anos.
A menina faz hoje 30 anos.
Recebeu, recentemente, o prémio de Fair-Play durante o Nacional Absoluto mas merecia e isso será pacifico, uma homenagem bem maior por parte dos elementos da FPT, e da comunidade tenística nacional.
Da nossa parte, humildemente, curvamo-nos perante o seu nome e, em uníssono, desejamos à Ana um óptimo dia de aniversário.

ITF $ 25.000 Madrid WTA

Frederica Piedade perdeu por duplo 2/6, nas meias finais do torneio de Madrid.

Taça Davis - 2008

A Selecção Nacional foi afastada no encontro decisivo da eliminatória do play-off para a subida ao Grupo I da Zona Europa / África, da Taça Davis, com os parciais de 3/6, 2/6 e 4/6, na variante de pares. A dupla Leonardo Tavares e Gastão Elias acabou por ceder ao par ucraniano Sergiy Stakhovsky e Sergei Bubka, estando, neste momento, a eliminatória sentenciada.
“A superioridade ucraniana verificou-se na capacidade de entrosamento dos dois jogadores e ainda que tivéssemos tido oportunidades para fazer o break point não conseguimos concretizar, foi pena” refere Pedro Cordeiro, ‘Capitão’ da Selecção Nacional de Ténis.
Os jogos de amanhã, domingo, às 11 horas portuguesas, cumprem-se embora não alterem o afastamento dos jogadores lusos, no entanto Pedro Cordeiro reitera que “a motivação não deixará de ser importante uma vez que os encontros servirão de experiência em futuros jogos da Taça Davis”.
In: FPT

19 de setembro de 2008

ITF $ 25.000 Granada WTA

Demi Rodrigues está na bonita cidade andaluz de Granada, para participar na qualificação deste torneio espanhol, onde é a 12ª CS.
Na 1ª ronda ficou isenta e na 2ª vai defrontar Lujambio Larrosa do Uruguai, uma " jovem " de 33 anos de idade que apenas competiu em 2 torneios em 2008, perdendo ambos por margens esclarecedoras.
Boa sorte, Demi.

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

João Monteiro ficou-se pelas meias finais deste torneio, ao perder por 2/6 e 3/6 frente ao hungaro Bartas, 2º CS da competição.
O título frente ao vencedor do encontro entre o 1ºCS, Kaczynski e Frederico Silva.
O jogo da meia final será amanhã logo pelas 10.30h e a final será depois do almoço.
Não entendemos porque não se realizou a meia final esta tarde, obrigando assim aos tenistas de amanhã um esforço redobrado, tendo apenas duas horas de descanso.
Tal situação terá levado mesmo a um protesto da equipa alemã, com a ameaça de abandono da competição, que se confirmará ou não amanhã.
Em pares, Danyal eRicardo já estão na final.
Nas meninas, Maria João Koehler venceu, facilmente, a 1ª CS, por 6/3 e 6/2, demonstrando que já é de outro campeonato e vai discutir a final do torneio com Patricia Martins, numa final que promete e que se disputa amanhã, pelas 11.00 h..

Taça Davis - 2008

O jovem Gastão Elias (464.º ATP) foi o primeiro a entrar em court para defrontar o número um da selecção ucraniana, Sergiy Stakhovsky (82.º ATP), mas acabou por ceder com os parciais 4/6, 6/7 (5) e 4/6, no primeiro encontro da eliminatória que opõe Portugal à Ucrânia, relativa ao play-off de acesso ao Grupo I da Zona Europa / África, da Taça Davis. Já Rui Machado (176.º) não conseguiu contrariar o ucraniano Sergei Bubka (283.º ATP) e acabou por ser surpreendido com os parciais 3/6, 6/3, 6/7 (4) e 4/6, ao fim de 3 horas e 14 minutos de jogo, esta tarde no segundo encontro de singulares. Amanhã, a Selecção Nacional é obrigada a ganhar o embate de pares, de forma a levar a decisão da eliminatória para domingo.
O ‘capitão’ Pedro Cordeiro fez a análise dos encontros iniciais desta eliminatória referindo que Rui Machado “fez uma excelente prestação no US Open, mas não esteve perfeitamente adaptado ao piso indoor, além disso, na altura de finalizar, as coisas não lhe correram da melhor forma”. “No entanto é de estranhar a frescura física com que o seu adversário terminou a prova depois de ter solicitado um toilet break [intervalo para ir ao WC], no fim do segundo set, quando manifestava dificuldades em correr”, intriga o ‘capitão’.
Relativamente à prestação de Gastão Elias, o seleccionador refere apenas que a “experiência superior de Stakhovsky não deixou Gastão brilhar nas fases mais decisivas do encontro”.
“Agora só nos resta ganhar o par de amanhã para podermos vencer a eliminatória no domingo”, é o que espera Pedro Cordeiro.
Amanhã, sábado, às 14 horas em Dnipropetrovsk (12 horas portuguesas), o vice-campeão nacional absoluto, Leonardo Tavares vai entrar em competição com o compatriota Gastão Elias, na variante de pares contra os ucranianos Sergiy Stakhovsky e Sergei Bubka.
In: FPT

ITF $ 25.000 Madrid WTA

No torneio de 25.000$ disputado na capital do país vizinho, Frederica Piedade, a actual nº 3 nacional, conseguiu hoje uma excelente vitória ao derrotar a 1ª cabeça de série e actual 133ª mundial, a francesa Julie Coin, por 6-7(7) 6-4 6-2.
A adversária que Frederica derrotou vinha de uma presença na 3ª ronda do US Open, tendo pelo caminho batido Elena Baltacha, Sesil Karantcheva (na fase de qualificação), Casey Dellacqua e em grande destaque Ana Ivanovic, a nº 1 mundial na altura.
Esta é a quarta semi-final nos últimos 5 torneios disputados, sinal claro de que Frederica se encontra num bom momento de forma. A portuguesa tentará inverter a tendência que se tem verificado, a eliminação nesta fase da competição, e procurará a sua segunda presença numa final de um torneio desta categoria em 2008, após a final atingida em Valladolid durante o mês de Julho.
Nas meias-finais, a sua adversária é a alemã Angelique Kerber, actual 153ª WTA e ex-top 70 mundial. A alemã está a ter uma temporada complicada numa altura em que procurava a transição do circuito ITF para o WTA, mudança esta que não tem sido muito bem sucedida. No entanto, trata-se de uma jogadora muito perigosa em superfícies rápidas e parte para o encontro como favorita.

Dunlop Tour - FastSports - Belas, Sub-12 e Sub-16, Cat. C

Decorrerá entre 27 de Setembro e 4 de Outubro, em Belas, uma dupla competição para Sub-12 e Sub-16, numa organização da FastSports, do nosso grande campeão Hugo Anão e familia.
A Dunlop Tour pretende juntar em Belas alguns dos nossos craques de sub-12 e sub-16, pelo que se esperam torneios muito equilibrados e competitivos.
Mais informaçõs pelos telefones 965 140 655 ou 964 483 883. Inscrições até 24 de Setembro.

ITF $ 10.000 Itália, WTA

Catarina Ferreira está na final de pares do torneio de Casale, em Itália, depois de ontem, com a sua parceira Kalashnikova terem vencido por 7/5 e 6/4 a dupla nº3 do torneio.
A final será frente à dupla suiça Riner/Sadikovic.

Dunlop Tour- I - Belas, Sub-14 e Sub-18 Cat. C

Decorre a partir de amanhã, a 1ª etapa da Dunlop Tour, para sub-14, masculinos e femininos e sub-18 masculinos, no CT Belas.
No quadro feminino de sub-14, destacamos as presenças de Andreia Bicho do CV Gama e de Viktoria Milyukova do CETO, elas que são as primeiras pré-designadas do torneio.
Nos rapazes, Nuno Deus do Ace-Team é o 1º CS mas destacamos ainda as presenças de Manuel Leite do Carcavelos e de Salvador Almeida e Bernardo Lemos do CNG.
Diogo Morgado do Real TC é o 1º CS do torneio de sub-18, seguido de João Amaro do AT Almada. No quadro destaco ainda a presença de Hugo Moraes do CETO, Tomás Romeiro do CT Jamor e de Francisco Saraiva do Ace-Team.
Os jogos começam no sábado, logo pelas 09.00 da manhã, pelo que poderá ser um bom passeio até Belas.

Taça Davis - 2008

O número dois português, Gastão Elias (464.º ATP), vai ser o primeiro a entrar em court para defender as cores da bandeira portuguesa contra o número um ucraniano, Sergiy Stakhovsky, que regista esta semana a sua melhor marca no ranking ATP (82.ª posição).
O encontro inicial será hoje, dia 19, na cidade ucraniana de Dnipropetrovsk, às 14 horas locais (12 horas de Lisboa), num pavilhão de piso duro, com capacidade para 1370 espectadores, no Megaron Tennis Club.
Seguidamente, Rui Machado, número um da Selecção Nacional e segundo melhor português no ranking ATP (176.º) vai defrontar o número dois da Ucrânia, Sergei Bubka (283.º ATP). Dois encontros de singulares marcam o inicio das hostilidades nesta eliminatória do play-off para a subida ao Grupo I da Taça Davis, durante os próximos três dias.
O alinhamento de encontros foi dado a conhecer hoje e já se sabe que às 14 horas em Dnipropetrovsk (12 horas portuguesas) de sábado, dia 20, o vice-campeão nacional absoluto, Leonardo Tavares (510.º ATP) vai entrar em competição com o compatriota Gastão Elias, na variante de pares contra os ucranianos Sergiy Stakhovsky e Sergei Bubka.
No último dia de confrontos, domingo, dia 21 o alinhamento de jogos será contrário ao de sexta-feira; Gastão Elias medirá forças com Sergei Bubka e Rui Machado com Sergiy Stakhovsky.
In: FPT

ITF $ 25.000 Madrid WTA

A nº 3 nacional Frederica Piedade continua a somar pontos no circuito internacional. Na segunda ronda dos 25 mil dólares de Madrid, a recentemente vice-campeã nacional e 8ª cabeça-de-série neste torneio beneficiou da desistência da italiana Lisa Sabino (330ª WTA) após ter concluído o 1º set no qual venceu por 6-3.
É a continuação de uma época regular da nº 238 do ranking mundial que tenta reaproximar-se do top-200 depois de ter já estado no top-150 (na altura, o melhor registo por parte de uma tenista lusa).
Hoje, disputam-se os quartos-de-final na capital espanhola.
Frederica irá ter a complicada tarefa de enfrentar a 1ª cabeça-de-série, a francesa Julie Coin (133ª), e tentar alcançar as meias-finais de um "25.000$" pela 5ª vez em 7 torneios.

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Com um tempo e temperatura magníficas, nas lindas e excelentes instalações do Club de Ténis do Porto,aliadas a uma excelente e impecável organização,disputou-se ontem mais uma ronda de jogos do Torneio Parque Nascente Cup Sub16 na cidade do Porto.
De salientar, por ser de elementar justiça, o acolhimento e a simpatia detodos os envolvidos neste magnifico Torneio.Os próprios jogadores nacionais e estrangeiros sentem este ambiente e modificam os comportamentos, não discutem e superam-se nos seus jogos entregando-se totalmente.
Duas palavras, uma para o João Monteiro que tem atingido um nivel invulgar e cresce de jogo para jogo como jogador de futuro, outra para a Patricia Martins e Maria João Koehler que apresentam também um ténis de alta qualidade, mas principalmente para a sua postura dentro e fora do campo pela invulgar classe de campeãs.
Espero que Portugal mereça e apoie sem reservas todos estes jovens que são o futuro do ténis em Portugal e vão concerteza dar-nos num futuro bem próximo grandes alegrias e motivos de orgulho para todos os portugueses.
Finalmente a todos eles, aos seus treinadores, pais e familiares, uma palavra de grande incentivo e força, hoje perde-se e amanhã ganha-se, mas a garantia de que desta geração com a amizade entre todos vai nascer um novo espirito português de orgulho nacional.

Jorge Braga

18 de setembro de 2008

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Resultados dos jogos desta manhã, informação prestada em cima do acontecimento (e em cima do almoço...), pelo nosso grande Jorge.
O 1º CS, Kaczynski, venceu o marroquino Benmoussa por 6/2 e 6/1 e vai defrontar nas meias finais o vencedor do jogo entre João Barra e Frederico Silva, que ainda não tinha terminado.
A outra meia final vai opor João Monteiro, em grande forma, a Balazs Barta.
O hungaro, 2º CS, venceu Danyal Sualehe por 2/6 e 4/6, enquanto que o portuense venceu André Silva por 6/2 e 6/4.
Na competição feminina, Patricia Martins é a 1ª finalista, depois de ter vencido Margarida Moura por 6/2 e 6/1.
Ainda hoje se joga uma das meias finais de pares masculinos.
UPDATE : Frederico Silva venceu João Barra por 6/7, 6/4 e 6/0

Torneio VitalGardens- Carvoeiro - Sub-12 e sub-16 Cat. C

No Carvoeiro Clube de Ténis, decorreu no fim de semana de 6 e 7 de Setembro, duas competições, para sub-12 masculinos e para sub-16, ambos os sexos.
Nos mais novos, o vencedor foi Yazzy Dyuker do CTVRSA, que venceu na final o seu colega de treino Ricardo Romão por 4/1 e 4/1.
Em pares, os dois jogadores venceram o torneio disputado em sistema de Round Robin.
Em sub-16, meninas, a vencedora foi Daniella Silva do Vilamoura TC que venceu a sua colega Jessica Silva por 4/6, 7/5 e 6/3.
Recorde-se que Daniella é a actual campeã nacional de sub-12.
Nos rapazes, a final entre ingleses, com a vitória a pender para Christopher Raspin, sobre Christopher Philip, ambos do clube organizador, pelos parciais de 6/3 e 6/3.

Torneio de Encerramento Sub-10 - PNDT _ Cantanhede

Nos courts de relva artificial de Cantanhede, decorreu o Torneio de Encerramento, inserido no plano de actividades do PNDT da Zona Norte, para sub-10.
Nos meninos, a vitória sorriu a António Dória, do CTAS, que esteve para vencer todos os seus jogos por 4/0, não fosse um deslize ( 4-1) numa das rondas de RR.
Dória, na final, venceu o local Leandro Mota por duplo 4/0.
Nas meninas, apenas quatro participantes, com a vitória a ir para Laura Pereira do CT Coimbra.

Torneio de Abertura II - CT Santarém, sub-14 e sub-18, nível C

Nos courts do CT Santarém, decorreu o Torneio de Abertura II, com a disputa das competições de sub-14, masculino e feminino e de sub-18 masculino.
Nesta, o vencedor foi Rui Lopes que venceu Pedro Vasconcelos por 6/4 e 6/1.
Em sub-14, meninas, Ana Filipa Santos venceu Carlota Féria por 6/0 e 6/3, enquanto que em rapazes, o troféu foi para Diogo Agostinho, batendo por 1/4, 4/2 e 5/3 na final, Henrique Garcia.

Junqueiro Bowl, Carcavelos Ténis, Sub-14, Nivel C

Realizou-se no passado fim de semana, em Carcavelos, o Junqueiro Bowl, um torneio de sub-14, Nível C, para ambos os sexos.
Em masculinos venceu o torneio Bernardo Rocha do Carcavelos Ténis, que bateu na final Bernardo Lemos do CNG por 6/4 e 7/5.
Nas meninas, Petra Remédios do Sassoeiros venceu na final Teresa Lobo do GCP por duplo 6/4.

Circuito Jovem de Gaia - SCAS - Sub-14, nível C

Realizou-se no passado fim de semana, em Miramar, mais uma etapa do Circuito Jovem de Gaia, numa organização da SC Alberto Sousa.
O grande vencedor foi Manuel Almeida da ET Espinho, que venceu na final o anfitrião Zé Maria Dória por 1/4, 4/1 e 4/1.
Nas meias finais, o espinhense tinha vencido Ivo Rodrigues por 5/3 e 4/0, enquanto que Dória tinha eliminado o 2º CS, Joaquim Ferreira, do SC Porto, pelos parciais de 1/4, 4/1 e 4/2.

Rankings ETA

Depois do torneio da Beloura, acentuou-se a participação portuguesa nos rankings juvenis europeus, que damos conta hoje, no dia em que saíram as actualizações.
Assim, em sub-14 feminino , Patricia Martins mantem o 9º lugar do ranking, seguida, a muita distância, por Joana Valle Costa na 194ª, Sofia Araujo na 276ª, Beatriz Coelho na 436ª e Adriana Silva e Andreia Bicho em 579ª.
Nos rapazes, a liderança lusa pertence a Vasco Mensurado que está na 66ª posição, seguido de Frederico Silva na 138ª, Gonçalo Loureiro na posição seguinte, Diogo Rocha em 183º e João Barra em 198º.
Em sub-16, nas meninas, Margarida Figueira é a melhor lusa, na 100ª posição, seguida agora de muito perto por Patricia Martins na 118ª, Margarida Moura na 193ª, Margarida Fernandes em 247ª, Brites Soares em 252ª e Patricia Guerreiro em 257ª.
Nos rapazes, a liderança pertence a Francisco Ramos em 151º, seguido de Luis Silva em 167º, Pedro Lopes em 189º, Miguel Almeida em 266º e Vasco Mensurado em 276º.
De salientar que temos 22 jovens tenistas nos primeiros 1000 classificados, situação que poderá não ser inédita mas que demonstra que algo está a mudar no ténis juvenil em Portugal.

Taça Davis - 2008

Começa amanhã a eliminatória de Portugal frente à Ucrânia, a contar para o acesso ao Grupo I da zona Europa/Africa.
O seleccionador nacional já decidiu que Rui Machado e Gastão Elias farão os dois jogos iniciais de singulares, o que não surpreende, dada a forma do algarvio e dada as " condições" que Pedro Cordeiro teve de aceitar para resgatar Gastão da Florida.
O que surpreende é o facto de estas condições terem sido ainda mais profundas , levando mesmo a que no sempre decisivo encontro de pares, o seleccionador, num jogo desta importância, prescinda de Rui Machado ( que atingiu 4 vezes os quartos de final nesta variante em challengers neste verão) e coloque a dupla Elias/Tavares a defender as cores nacionais.
Uma aposta de alto risco, dado que nunca jogaram juntos (neste tipo de piso), previamente arranjada mas que nos pode ( Deus queira que não ) trazer-nos muitos dissabores, sobretudo se o Rui vencer o seu encontro de singulares.
Assim, sempre deixará a impressão que os interesses de alguns se sobrepoem aos interesses de todos.
Mas no fundo, vamos esperar que tudo corra bem e que possamos vencer a muito dificil selecção ucraniana.
Boa sorte Portugal.

17 de setembro de 2008

ITF $ 10.000 Itália, WTA

Apesar da pesada derrota na ronda de singulares, Catarina Ferreira está já nas meias finais do torneio de pares, onde vai defrontar, com a georgiana Kalashnikova a dupla Corbalan da Argentina e a italiana Zanchetta.

ITF $ 25.000 Madrid WTA

Frederica Piedade venceu a 1ª ronda por 6/4 e 7/5 e vai defrontar a italiana Lisa Sabino na 2ª ronda.

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Um post com história este, porque é o 4000º post.
Ao fim de quase dois anos de blog e de mais de 350.000 page views, o blog alcança mais um marco nesta brincadeira de relatar resultados de ténis.
Perto de passar-mos a um outro nível, agradeçemos a todos os que fazem este espaço, com um grande OBRIGADO.
Voltando ao torneio portuense, temos no local o nosso " enviado especial", o grande Jorge que acompanhou mais um dia de competição.
Nos quartos de final, vamos ter os jogos Kaczynski vs Benmoussa, João Barra vs. Frederico Silva, André Silva vs. João Monteiro e Danyal Sualehe vs. Barta.
Nas meninas, as meias finais vão opor Pomortseva a Maria João Koehler e Margarida Moura a Patricia Martins.
Numa das meias finais de pares masculinos, vão estar as duplas Bernardo Saraiva/Vasco Valverde frente a Ricardo Jorge / Danyal Sualehe. A outra só amanha ficará decidida.
Na final feminina, já jogada, as vencedoras foram Patricia Martins e Sofia Araujo sobre Pomortseva/Shilova.

16 de setembro de 2008

ITF $ 10.000 Rwanda, ATP

Frederico Marques perdeu na 1ª ronda de singulares por 2/6 e 1/6, tendo desistido na variante de pares.

ITF $ 10.000 Itália, WTA

Catarina Ferreira perdeu na 1ª ronda do torneio italiano por 0/6 e 0/6.

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Depois da jornada de hoje, estes serão os jogos da 3ª ronda do torneio masculino.
Assim, João Monteiro defronta Francisco Ramos, Frederico Silva defronta Vasco Mensurado, João Barra contra Yannick Martell, Mario Correia contra Balazs Barta, André Silva frente a David Rennhak, Tomás Mendes frente a Kaczynski, Henrique Costa frente a Benmoussa e Bernardo Saraiva frente a Danyal Sualehe
Nas meninas, vitorias hoje de Patricia Martins e de novo por 6/0 e 6/0, Maria João Koehler, Rita Vilaça, Sofia Araujo e Margarida Moura.
Nos quartos, vão jogar Maria João Koehler frente a Rita Vilaça, Patricia Martins frente a Sofia Araujo, que eliminou a 2ª CS, Margarida Moura frente a Inês Xavier, e Pomortseva frente a Di Michelle.

15 de setembro de 2008

Parque Nascente Tenis Open, ETA Sub-16, Cat.3

Resultados da quase totalidade dos jogos de hoje, deferência do nosso amigo João.
Inês Barbosa vs Bárbara Ferreira 62 46 63
Mª João Santos vs Mª João Koehler 06 26
Margarida Fernendes vs Sara Crux 60 60
João Domingues vs João Monteiro 36 36
Miguel Cortez vs João P. Magalhães 63 16 36
Ricardo Jorge vs Rui E. Silva 62 64
Catarina Vilela vs Rita Vilaça 26 06
Raquel Mateus vs Alexandra Sokolova (RUS) 61 62
Mariana Clemente vs Mirella Stanciu (HUN) 63 26 46
Stella Dimichelle (ITA) vs Patrícia Guerreiro 64 64
Elena Maltseva (RUS) vs Juliana Silva 61 63
Sofia Araújo vs Beatriz Coelho 46 61 64
Miguel Rocha vs Francisco Simões - vitória Miguel por falta comparência
Patrícia Martins vs Ann Amelie 60 60
Beatriz Matos vs Cláudia Gaspar 61 46 36
Artur Completo vs Gerardo Castro 36 61 63
João Magalhães vs Alejandro Andino 16 46
Lake Omlie (GBR) vs João Fazendeiro 64 57 67
André Silva vs Nicolas Alvarez 61 60

ITF $ 10.000 Itália, WTA

Catarina Ferreira está em Casale, Itália, para disputar este torneio de $ 10.000 de prize-money e defronta na 1ª ronda a italiana Claudia Giovine.
Em pares joga com a georgiana Kalashnikova e depois de um bye na 1ª ronda, derivado ao facto de serem a dupla nº2 do torneio, defrontam nos quartos de final a russa Smirnova e a italiana Vaideanu.

ITF $ 25.000 Madrid WTA

Frederica Piedade é a 8ª CS do torneio madrileno e defronta na 1ª ronda a espanhola Gabarrus-Alonso.

4ª Edição Liga Atlantica - Pontevedra

Em 13 e 14 de Setembro, nos courts do Club de Tenis de Pontevedra (Galiza), jogou-se a 4ª edição da Liga Atlântica.
No Domingo (13Set.), selecção ATPorto de Cadetes (sub16), capitaneada por Vítor Ferreira, sagrou-se Campeã Atlântica de 2008, com um triunfo por 3-2 na final sobre a selecção anfitriã da Federacíon Gallega de Tenis.
Os jovens jogadores e jogadoras da ATPorto bateram-se com grande entrega, conseguindo uma vitória espectacular numa final muito disputada, contra a selecção da Galiza que se bateu com grande brio e valor, só cedendo no 3º set do encontro de pares final. Os parciais desta final de 2008 foram:
1º singular masculino: Mário Correia (ETmaia) d. Nicolas Álvarez 5.7 6.7(5)
2º singular masculino: Rui Silva (OVSport) v Iñaqui Pena 6.0 6.0
1º singular feminino: Catarina Vilela (LTCFoz) d. Noemi Novo 4.6 0.6
2º singular feminino: Adriana Silva (OVSport) v. Alba López 2.6 6.2 6.4
Par misto: Catarina Vilela/Rui Silva v.Noemi Novo/Iñaqui Pena 6.7(5) 6.3 7.5
O 3ª lugar ficou para a Ass. Ténis de Coimbra, que ganhou 3.2 à Ass. Ténis de Leiria, também num encontro muito disputado só decido no par misto final.

Torneio Mosteiro da Batalha - Séniores - Nível C

Pedro Correia do CTCRainha foi o vencedor deste Nível C na Batalha, vencendo na final José Gaspar do TC Choupal por 6/1 e 6/1.
Em femininos, Sara Neto venceu Inês Cristovão, numa final disputadissima, com os parciais de 2/6, 6/4 e 12/10.

ITF $ 10.000 Rwanda, ATP

Frederico Marques está em Kigali, no Rwanda e joga a 1ª ronda deste future frente ao 3º CS, o germânico Begemann.
Em pares, faz dupla com o britânico Harfield e defrontam o sul africano Coertzen e o ugandês Mugabe.

Rankings

No ranking WTA, o destaque vai para Frederica Piedade, que subiu 11 lugares para 238º, numa classificação que continua a ser comandada por Michelle Larcher de Brito em 125º, seguida de Neuza Silva em 177º.
No ATP, Frederico Gil saiu do Top 100, sendo agora 109º. Rui Machado é 176º e Gastão Elias mantem a 464ª posição.

Jogos Paraolimpicos - Beijing 2008

É a 7ª medalha para Portugal em Pequim, nos Jogos Paraolimpicos.
Na natação, na classe S1, nos 50m costas masculinos, João Martins foi 3º classificado na final e trás, assim, mais uma medalha de bronze para o nosso país.
Neste momento, Portugal é o 38º classificado ao nível das medalhas, com 1 medalha de ouro, 4 de prata e duas de bronze.

Future Slam Tour - Vigo

Miguel Almeida continua a amealhar fama de campeão por terras espanholas e depois do brilharete em Madrid, esteve em Vigo para a etapa " US Open " do Future Slam Tour, uma competição que pretende colocar jovens promessas a disputar torneios nas mesmas condições de piso que os torneios de Grand Slam.
Em Vigo, Miguel Almeida foi vice-campeão, perdendo na final para o bósnio Dzumhur por 5/7 e 3/6.
Miguel Almeida teve um bye na 1ª ronda, como 1º CS, derrotou os espanhois Gonzalez por 6/2 e 6/4 e Alvarez por 3/6, 6/3 e 6/1, este na meia final.
Mais uma excelente perfomance do jovem português, a quem endereçamos os nossos parabéns.

Campeonato Nacional Absoluto - 2008

Tivémos o prazer de assistir, no passado sábado, às finais do Campeonato Nacional Absoluto.
Pela primeira vez, quem quis, pode saber, on-line e em tempo real a marcha dos marcadores das finais de singulares e da final de pares masculinos, oferta nossa à comunidade tenistica nacional.
Dois ou três considerandos sobre o Nacional.
O CT Estoril, que não conhecíamos, tem, de facto, condições ímpares para o desemvolvimento da modalidade. Um edificio de apoio onde está tudo, um local sobranceiro a quase todo o complexo, excelente organização, localização central, pessoal muito simpático e prestável.
A organização, a cargo da FPT, deixou, no entanto, muito a desejar.
Por um lado, não existia informação sobre os tenistas que estavam a jogar as finais, algo de estranho pois até na Golegã, um mero torneio de 2000 Euros, existem uns cavaletes e umas folhas com os nomes. Um Nacional Absoluto mereceria, no minimo, isto, não sendo nada de mais um marcador com a evolução dos resultados.
Depois, o próprio site da FPT , só nos dias finais, se dispôs a informar, com antecedência, os resultados das partidas, sendo que , nos dias iniciais, os resultados só chegavam mesmo no final do dia. Isto para um nacional não é muito admissível.
Nos jogos em si, a final masculina só teve um sentido.
Rui Machado estará, de facto, muito acima da concorrência, cheio de confiança, muito concentrado.
Leonardo Tavares até nem jogou mal, com algumas trocas de bolas que entusiasmaram o pouco público presente, mas o algarvio está a jogar " com tudo" e todos suspiravam pela falta de Gil, que teria dado, por certo, uma grande final.
Nas meninas, ganhou a consistência de Neuza, sempre muito segura no fundo do court, uma boa técnica e uma táctica irreprensível, levaram de vencida a Frederica, que terá, de facto, um jogo mais espectacular, de ataque, mas que as bolas teimam em não entrar no court ou a ficarem pela rede.
Nos pares masculinos, descobrimos um excelente jogador de pares: Gonçalo Falcão que com o seu colega de treino Nuno Páscoa, formaram uma dupla muito interessante, frente a José Ferreira e José Ricardo Nunes que pouco puderam fazer contra a dupla da linha.
Para o Gonçalo Falcão, talvez fosse o momento de olhar para os pares de maneira diferente. De facto, tanto nas movimentações como no finalizar dos pontos, o jovem de Carcavelos esteve em grande, levando ao desespero a dupla algarvia, sem argumentos face à velocidade que a dupla de João Cunha e Silva sempre colocou no jogo.
Na final de pares feminino, só vimos a parte final mas deu para observar que a dupla mais forte venceu, sendo que a Ana Catarina Nogueira continua a ser , apesar do seu part-time, uma das mais completas tenistas nacionais e que, após ter saído de Espinho, merecerá por parte dos grandes clubes nacionais, uma corrida aos seus serviços, ela que recebeu e muito merecidamente, o prémio Fair-Play do Nacional Absoluto.
Agradeço ainda as palavras de incentivo de muitos dos nomes que fazem o ténis português, em relação a este projecto e a possibilidade que nos deram de trocar algumas impressões sobre o presente e o futuro do ténis nacional.
A todos, o meu obrigado e até para o ano.