Pesquisar neste blogue

20 de outubro de 2007

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Michelle Larcher de Brito perdeu, esta tarde, o seu encontro da meia final frente à holandesa Arantxa Rus, por 5/7 e 1/6, conquistando, portanto 13 pontos neste seu primeiro torneio por terras mexicanas.
A partir de 2ª feira estará na Cidade do México, onde disputará mais um torneio de $ 25.000, entrando directamente no quadro principal com Frederica Piedade.

ITF $ 10.000 Islamabad ATP

Frederico Marques vai até ao Paquistão encontrar, por certo, um dos quadros de singulares mais faceis que poderia ter, sendo inclusivé, 4º CS.
Na 1ª ronda, defronta um paquistanês, de seu nome Yasir Khan, um dos convidados da organização, ainda júnior e que, oficialmente, ainda só efectuou um jogo de profissionais, e na Taça Davis, perdendo com um filipino.
Em júniores é o 1058º, tendo este ano 3 vitórias em jogos pertencentes a G5.

ITF $ 25.000 Istanbul WTA

Magali De Lattre viajou até à sempre misteriosa Istanbul para disputar a qualificação do torneio turco, com um prize-money de $ 25.000.
Como 15ª CS, jogará a 1ª ronda com uma atleta da casa, a turca Eylul Benli, jogadora fora do Top 1000 WTA.

ITF $ 10.000 Sant Cugat ATP

Na 1ª ronda de qualificação, Gonçalo Falcão perdeu com Ramos-Vinolas, por 2/6, 6/2 e 0/6 enquanto o júnior João Sousa vencia Lizariturry por 6/2 e 6/1.
Na 2ª ronda João Sousa ainda venceu com mais esclarecimento, o britânico David Rice, por 6/0 e 6/1.
Na ronda decisiva, João Sousa vai defrontar o espanhol Ollivier-Baquero, ATP 1474, que apenas tem um ponto conquistado em finais de Setembro, num outro future espanhol.

Challenger Belo Horizonte - $75.000 ATP

Frederico Gil não está presente, por motivos pessoais, mas, em jeito de compensação, teremos a presença de Leonardo Tavares, que está na qualificação.
Na 1ª ronda, jogou e venceu frente ao francês Arnaud Delgado, pelos parciais de 6/3 e 6/3 e jogou, ainda hoje, na 2ª ronda frente a Sebastian Decoud, um argentino que é aqui 5º CS.
Leo vendeu cara a derrota, perdendo por 7/6, 1/6 e 4/6.

Generali Ladies Linz - Austria Tier II WTA

Neuza Silva passou completamente ao lado do torneio, sendo derrotada na ronda incial de qualificação pelos parciais de 1/6 e 3/6, frente a Patricia Mayr, convidada da organização.

ITF $ 10.000 Itu WTA

Depois do ponto precioso conquistado na passada semana, Carla Caetano não se livrou de passar de novo pelo martirio das qualificações, mas sendo agora 2ª CS.
Com um bye na 1ª ronda, defronta a brasileira Ana Izabela Oliveira, jovem de 15 anos que se estreou na passada semana no circuito profissional com uma derrota por 0/6 e 0/6...

First Caribbean International Junior Championships 2007 ITF G4

Demi Rodrigues ficou, pela 3ª vez consecutiva, pelas meias finais, ao perder frente a Irina Ramialison de França, por 3/6 e 1/6.
No entanto em pares vai hoje disputar a final, depois da vitória de ontem nas meias finais por 6/4 e 0/1 com desistência de uma das adversárias.
Na final defronta as americanas Mulholland e CC Sardinha ( aposto que, algures, os genes são portugas), que são a dupla nº 1.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Podia estar aqui o resto desta linda tarde de sábado a falar de Michelle Larcher de Brito, mas.... já não consigo.
Assim, tipo telegráfico, é só para dizer que Michelle venceu nos quartos de final do torneio mexicano a local Munoz-Gallegos por 6/3 e 6/0 ( !!! ) e está nas meias finais onde jogará frente à holandesa Arantxa Rus, WTA 691, que está a fazer uma excelente época com 22 vitórias em 27 jogos.
O resto da conversa... fica para depois.
Com esta semi-final, já são 13 pontos os aqui conquistados e uma subida garantida de, pelo menos 40 posições. Em caso de vitória no torneio, Michelle apareceria com um ranking bem dentro do Top 300 e a apenas 15 pontos de ultrapassar Frederica Piedade....

19 de outubro de 2007

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

Austin Krajicek bateu hoje Gastão Elias, em jogo dos quartos de final do torneio texano, pelos parciais de 5/7 e 4/6.
Frente ao um jovem que só agora debuta no circuito profissional, Gastão não soube manter o ritmo vencedor de 5 vitórias consecutivas e contra um adversário que está bem atrás de Gastão no ranking ITF Junior, não conseguiu apurar-se para as meias finais da competição.
Gastão deveria seguir para Baton Rouge, no Louisiana mas afinal vai tentar a sua sorte bem mais a sul, para disputar um Future mexicano, onde será CS.

Circuito FPT / CIMA – 23.º Torneio de Santa Iria

Rui Machado é o cabeça-de-série n.º1, em singulares masculinos, do 23.º Torneio de Santa Iria, etapa do Circuito FPT / CIMA, que começa hoje no Clube Ténis de Faro. Susana Batista ostenta o estatuto de 1.ª favorita no sector feminino.
O principal candidato à vitória no torneio, Rui Machado, teve um bye (apuramento directo) e segue directamente para a 2.ª ronda, o mesmo aconteceu a João Ferreira, 2.º pré-designado, e a José Ricardo Nunes (3.º).
Para além das figuras habituais em provas do Circuito FPT / CIMA, destaque para a presença de jovens como Miguel Alves, campeão nacional de Sub 18, Francisco Dias ou Francisco Chartes no quadro principal masculino.
Em femininos, Susana Batista, 1.ª cabeça-de-série, terá em Ana Claro (2.ª) a sua principal adversária na luta pelo triunfo final.
1.ª Ronda
Femininos
Susana Batista – Andreia Oliveira
Sarah Schneider – Catarina Branco
Diana Batista – Rita Freitas
Carolina Cunha – Ana Claro
Masculinos
Rui Machado (bye)
João Ferreira (bye)
José Ricardo Nunes (bye)
Tomás Valle Costa – Manuel Cavaco
Nuno Matias – Tomás Morais
Serge Inácio – Kevin Barragão
Nuno Páscoa – Ruan Lopes
José Ferreira – Manuel Marcelo
Telmo Sacramento – Miguel Alves
Kevin Bejhaz – Diogo Mota
João Marques – Paulo Joaquim
Francisco Chartes – André Arrimar
Luis Ferreira – Roque Rocha
Vasco Antunes – Francisco Dias
Nuno Almeida – Pedro Palha
Luca Barbosa – Vasco Pascoal
In: FPT

Generali Ladies Linz - Austria Tier II WTA

Depois da frustante não comparência em Estugarda, Neuza Silva volta para, finalmente, participar num torneio que poderá condicionar toda a próxima época da bi-campeã nacional.
Este Tier II, com prize -money de $ 600.000 distribui importantes somas às tenistas que mais longe conseguirem chegar nos seus quadros e sabendo-se da necessidade que Neuza tem de amealhar os $ suficientes para poder custear o mês de Janeiro para o Open da Australia, pode estar aqui a solução... para todos esses problemas.
Para se ter uma noção, chegar à ronda decisiva de qualificação garante desde logo $ 2.065 .
Este torneio tem um quadro qualificativo no mínimo interessante, sendo que a 1ª CS á a actual nº 41 WTA...
Na 1ª ronda, Neuza Silva vai defrontar a convidada da organização Patricia Mayr, WTA 377 , e que nos parece bem acessível a uma Neuza " normal". Em caso de vitória é que as coisas começam a apertar, podendo bem encontrar a russa Olga Poutchkova ,WTA ( 83) , na 2ª ronda e, ainda esperando pela vitória, ter que discutir o acesso ao quadro principal com outra Olga, Govortsova, WTA 50.
Espera Neuza Silva um torneio de qualificação verdadeiramente apertado mas que pode ajudar e muito a tenista lusa a monetariamente ficar um pouco mais livre para 2008.

ITF $ 10.000 Sant Cugat ATP

Sant Cugat marca o regresso dos futures a Espanha e também o regresso dos lusos em torneios espanhóis ATP.
Na qualificação, Gonçalo Falcão defronta o CS nº4 da mesma, o espanhol Ramos-Vinola, ATP 739, que, apesar do ranking, nos parece acessível a um Gonçalo Falcão que já nos habituou a boas qualificações, faltando-lhe, depois, alguma sorte nos sorteios.
Ramos Vinola esteve no Porto onde venceu Diogo Rocha em 3 sets, tendo sido eliminado na ronda seguinte.
O outro português presente na qualificação é João Sousa, com o estatuto de 9º CS e que defronta na 1ª ronda o espanhol Juan Lizariturry, um jovem de 16 anos ainda à procura de uma primeira qualificação para um quadro principal.

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

Não é uma derrota frente à CS nº1 do torneio ( 3/6 e 2/6 ) que destoa na presença de Catarina Ferreira neste torneio andaluz, onde chegou, por mérito próprio, até às meias finais.
Estamos igualmente curiosos se Catarina irá mesmo até à Ilha da Reunião para disputar aquele que deverá ser o $ 25.000 com a mais fraca lista de entradas de 2007.
Seria ainda assim uma boa oportunidade para amealhar pontos e, sendo possivelmente CS, poderia amealhar bem mais do que poderia esperar.

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

Depois de Michelle, também temos o prazer de anunciar que Gastão Elias já está nos quartos de final da competição texana, depois de vencer hoje o 5º CS, Milan Pokrajac por esclarecedores 6/4 e 6/2.
O seu jogo de acesso à meia final será frente a Austin Krajicek, que vem da qualificação e que está a fazer aqui o seu melhor torneio profissional de sempre. É um jovem de 17 anos , actual nº 74 ITF Júnior mas ainda sem ranking ATP.
Gastão a caminho do seu objectivo de entrar no Top 500 ATP até ao final do ano.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Em primeiríssima mão, o blog informa que Michelle Larcher de Brito venceu o seu encontro da 2ª ronda frente a Debbrich Feys pelos parciais de 7/5 e 6/2.
Começam a faltar palavras de elogio para esta miúda que, todos os dias, ameaça tornar-se um caso sério no desporto português e, a muito curto prazo, no desporto mundial.
Parabéns, Michelle.

Rankings ETA

Sem alterações o ranking dos mais novos para esta semana.
Em sub-14 masculinos, Francisco Ramos mantem a liderança do contigente português, ocupando a 59ª posição, seguido agora de Vasco Mensurado em 147º, João Monteiro em 157º, João Barra em 187º , Diogo Rocha em 241º, e João Fazendeiro em 253º.
Em femininos, a liderança continua a pertencer a Barbara Luz , na 35ª , secundada por Patricia Martins na 81ª, Inês Xavier em 140ª, Margarida Moura em 290ª e Barbara Ribeiro em 355ª.
Em sub-16, masculinos, Miguel Almeida é 54º, sendo seguido por José Alves em 170º , Francisco Franco Dias em 190º, Martim Trueva em 282º, Vasco Mensurado em 388º e Francisco Ramos em 522º .
Em femininos, a melhor portuguesa é Barbara Luz, na 170ª , seguida de Patricia Martins na 182ª, depois temos Ana Claro na 223ª, Maria João Koehler em 250ª e Demi Rodrigues em 413ª.

18 de outubro de 2007

First Caribbean International Junior Championships 2007 ITF G4

Não há duas sem três, lá diz o ditado e Demi Rodrigues levou o tão tradicional dixit lusitano à letra e toca de despachar a alemã Lotz para casa ( ou talvez não, Barbados é tão giro nesta altura do ano...) , pelos parciais de 6/2 e 6/1 ( !!! ), garantindo assim a sua 3ª meia final consecutiva e a 2ª de um G4.
Vamos esperar que desta Demi Rodrigues chegue até ao jogo decisivo.
Segundo nos diz a própria, também ganhou em pares por 7/5 e 6/3 e está, pois, nas meias finais.
Vá lá, Demi, só faltou mesmo dizer-nos contra quem vais jogar....
E já agora, parabéns, vais ver que a apêndice andava aí a mais....

ITF $ 10.000 Serra Negra - Brasil WTA

Carla Caetano, já com um pontinho no bolso, partiu para a 2ª ronda do torneio paulista descansada e jogando pelo prazer de jogar, não teve capacidade de contrariar o favoritismo da 2ª CS da competição, a brasileira Segnini.
O resultado de 2/6 e 1/6 espelha bem a ainda grande diferença entre as duas. Para Carla, só resta continua o bom trabalho e esperar pela sua vez de vencer e convencer na alta competição.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Terminou a honrosa participação de Francisco Dias e Bárbara Luz no I Torneo Academia Sanchez Casal Abama, prova júnior da ITF, que decorre em Tenerife, Espanha. Francisco cedeu na meia-final de pares, já a campeã nacional de cadetes e juniores foi afastada nos quartos-de-final na mesma variante.
Francisco Dias e o espanhol Ignacio Arroyo cederam, esta tarde, frente à dupla cabeça-de-série n.º2, Calum Gee (Esc) / Fredrik Ask, pelos parciais de 6/4, 5/7 e 1/6, nas meias-finais do torneio.
Por sua vez, Bárbara e a espanhola Cláudia Lorenzo foram afastadas pela dupla Amanda Cunningham (Ing) / Lauren Townrow, por 6/7 (5) e 2/6, no encontro de acesso à semifinal.
In: FPT

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

Mas onde andou esta Catarina Ferreira ao longo de 2007???
Hoje, na jornada dos quartos de final, vitória frente a Campos Molina pelos parciais de 7/5, 5/7 e 6/2 e apuramento para as meias finais, onde encontrará, amanhã, a CS nº1 do torneio, a espanhola Rebeca Nou-Nogueiro, WTA 388.
Bem, a este ritmo, ainda vamos ver Catarina Ferreira a lutar por interessantes posições em torneios de maior dimensão... não será esta a melhor altura para arriscar???

Novo Blog

JB é o enigmático autor do novo blogue cá no bairro do ténis.
É de Coimbra e o seu blog será, por certo, o mais cientifíco de todos sobre o ténis.
Excelentes traduções e uma verdadeira bíblia para os mais distraídos sobre este desporto e que sempre quiseram saber o que é um Deuce ou um Big Willy...
Parabéns e sempre que precisares, é só apitar.

Michelle Larcher de Brito no Tennisweek.com

Artigo no TennisWeek.com, sobre Michelle Larcher de Brito, " descoberto " pelo Feliciano, verdadeiro expert de Michelle ( http://michellelarcherdebrito.blogs.sapo.pt ) . Obrigado.
"Standing 5-foot-5 in her adidas sneakers, Michelle Larcher de Brito can't see eye-to-eye with any of the current players residing in the Sony Ericsson WTA Tour's top 20, but when it comes to competitive maturation process the 14-year-old Portugal-born, Bradenton-bred Larcher de Brito has hit a sizeable growth spurt.
Larcher de Brito, who celebrates her 15th birthday on January 29, debuted on the WTA Tour rankings at No. 364 on Monday to become the youngest player in the top 500 by one and a half years. Relying on her clean groundstrokes and creative combinations of shots, Larcher de Brito advanced to the semifinals of last week's $75,000 Albuquerque Challenger where she lost to eventual-champion Rossa De Los Rios to break through on the WTA Tour rankings for the first time.
Her rankings debut is within range of the spots where several well-known names landed in their first foray into the Tour rankings all at age 14:
Martina Hingis debuted at No.199 in October 1994
Nicole Vaidisova debuted at No.264 in March 2004
Anna Kournikova debuted at No. 294 in September 1995
Maria Sharapova debuted at No.532 in March 2002
Justine Henin debuted at No.529 in May 1998

Landing in the rankings for the first time, Larcher de Brito is eager to continue her ascent.
"I am very excited to officially have a WTA ranking," Larcher de Brito told Tennis Week. "I have been working very hard for this and I guess I feel like a real pro now! I still have a lot of improving to do though and I am looking forward to work my way up the rankings."
A native of Lisbon, Portugal, Larcher de Brito has showcased an immense upside since she started playing tennis at age 3. Initially, she was a retriever, following her older twin brothers around the court to pick up balls, but quickly developed her own style.
Larcher de Brito earned a scholarship to the IMG Bollettieri Academy at age 9 and moved to Bradenton with her brothers, father Antonio and mom Caroline.
She's faced Monica Seles, Vaidisova and Sharapova on the practice court and Larcher de Brito's 3-6, 6-2, 7-6(3) victory over veteran Meghann Shaughnessy at the Sony Ericsson Open in March made her the youngest player to win a WTA Tour main-draw match since the introduction of the age-eligibility rule in 1995.
She is the seventh youngest player of all time to win a main draw WTA Tour match.
Larcher de Brito was the youngest top 100-ranked junior player in the world and grew up admiring another precocious player: five-time Grand Slam champion Hingis, who became the youngest player to reach No. 1 in the world at the age of 16 years, 6 months and 1 day.
"I like the way she develops points and opens up the court so well," Larcher de Brito said of Hingis. "She is very smart. She also seems like a very nice person off the court. She is always smiling."
Larcher de Brito is scheduled to play three more $25,000 Challenger tournaments this year as well as the Girls' 18s of the Orange Bowl and the Eddie Herr, where she became the youngest player to ever win the Girls' 16s Eddie Herr Championship at the age of 12.
Her game is still a work in progress: Larcher de Brito has been working to improve her serve and must get physically stronger to contend with the power merchants on the Tour, but she's already off to a strong start."

First Caribbean International International Junior Championships 2007 ITF G4

Não foi na 1ª ronda, será agora nos quartos de final.
Contanze Lotz, germânica, era a adversária de Demi Rodrigues na 1ª ronda, mas um rearranjo do sorteio, levou-a a outras paragens que agora se cruzam, no jogo de acesso às meias finais.
Demi, para aqui chegar, venceu com facilidade a americana Abby Wright 6/2 e 6/0.
Lotz é a actual 878 ITF e, pensamos nós, não será obstáculo para a 3ª meia final consecutiva de Demi Rodrigues.
Em pares, Demi também já está nos quartos de final.

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

Como se esperava, Gastão Elias não teve qualquer dificuladade em passar à 2ª ronda, vencendo o polaco Kuczer por 6/2 e 6/3.
Agora, num jogo aparentemente mais dificil, defronta um dos CS, o 5º, canadiano, chamado Milan Pokrajac, ATP 608, jogador igualmente ao alcance de Gastão Elias.
Força Gastão.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Frederica Piedade não compareceu no seu jogo de estreia na torneio mexicano, deixando a presença lusa entregue à jovem Michelle Larcher de Brito.
Apesar da responsabilidade, Michelle continua em grande e a marcar pontos, tendo vencido com naturalidade a holandesa Thyssen por duplo 6/3.
Na 2ª ronda enfrenta a belga Debbrich Feys, WTA 401, uma tenista que tal como Michelle, vem da qualificação.
Feys em Junho deste ano venceu Neuza Silva em Perigueux por duplo 6/2.

17 de outubro de 2007

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

A sorte só nos bate à porta quando não estamos em casa, diz o malfadado português, sempre dado ao infortúnio e ao negativismo.
Tal fado tipicamente português está, por estes dias, afastado de Catarina Ferreira,que, depois de bons torneios em Portugal, rumou a Espanha para em Sevilha, já estar apurada para os quartos de final.
Hoje na 2ª ronda beneficiou da desistência da sua adversária, quando o resultado já marcava um desnivelado 6/0 e 2/0.
Na ronda de acesso à meia final defronta uma velha conhecida , Campos Molina, de quem tem boas recordações, sobretudo de Torrent, onde, em Abril, lhe ganhou por duplo 6/2.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Em masculinos, Francisco Dias já está nas meias finais do torneio de pares depois de, com Arroyo, terem vencido uma dupla belga por esclarecedores 6/1 e 6/1.
Em pares femininos, a dupla Barbara Luz/Lorenzo venceu por 6/4 e 6/3 enquanto a dupla de Bibiana Almeida perdeu por 0/6 e 2/6.

16 de outubro de 2007

ITF $ 10.000 Serra Negra - Brasil WTA

Carla Caetano volta a marcar pontos para o ranking WTA, depois de ter vencido na 1ª ronda do torneio paulista por 6/4 e 6/4.
Agora, na 2ª ronda, tem uma prova de fogo, dado que enfrenta a 2ª CS da competição, a brasileira Vivian Segnini, nº 604 WTA, e que está no seu melhor de sempre, com uma série de 3 quartos de final consecutivos em torneios de $ 10.000.
Em pares, derrota frente a .... Segnini, por 1/6 e 4/6.
Para ambas, a vantagem de saberem contra quem jogam....
É preciso acreditar Carla.

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

Catarina Ferreira continua com veia ganhadora e não desperdiçou esse facto na 1ª ronda do torneio de Sevilha, vencendo por 6/7, 6/2 e 6/4.
Na 2ª ronda defronta a checa Veronika Kolarova.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Bibiana Almeida perdeu o seu jogo da 1ª ronda, pelos parciais de 2/6 e 5/7, deixando a representação lusa somente na variante de pares, onde, para já, Francisco Dias venceu, frente à dupla nº 4 da competição, pelos parciais de 7/5, 6/7 e 6/4 em mais uma maratona de ténis de quase 200 minutos.

First Caribbean International International Junior Championships 2007 ITF G4

Demi Rodrigues vai descansar hoje, na variante de singulares mas disputará o seu jogo inicial na variante de pares, onde fará dupla com a canadiana Alexandra Diamandi ( são a dupla nº 2 do torneio), defrontando a dupla Shenelle Mohammed e Keneel Teesdale de Trinidad e Tobago.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Não está a correr de feição aos portugueses este torneio em Tenerife.
Depois de Francisco Dias, foi a vez de Barbara Luz perder, em jogo da 1ª ronda do quadro feminino, frente à CS nº1 do torneio a britânica Amanda Cunningham, pelos parciais de 2/6 e 3/6.
Ainda hoje jogará Bibiana Almeida, agora a única representante portuguesa nos quadros de singulares.
Em pares masculinos, Francisco fará dupla com o espanhol Ignacio Arroyo e defrontam na 1ª ronda a dupla Barnwell de Inglaterra e Starc da Eslovénia.
Em pares femininos , Barbara Luz terá como parceira Claudia Lorenzo de Espanha e defrontam na 1ª ronda Francesca Lewis de Inglaterra e Ximena Hermoso do México.
Já Bibiana fará dupla com a russa Kristina Korochinskaya e defrontam as inglesas Lisa Whybourn e Syan Bayliss.

Masters PNDT - Zona Sul

Resultados e apurados para o Masters nacional.

Masculinos

Final : Andrew Raspin ( Carvoeiro CT ) - Gonçalo Silva ( AT J Stewart) : 4/1 e 5/3
3º lugar : Luis Franco ( C Vale) - Marco Fernandes ( Tavira RC ) : 4/1 e 4/1

Femininos

Final : Inês Murta ( CT VRSA ) - Carlota Dias ( CT Setúbal ) : 4/1 e 4/0
3º lugar : Lorena Siota ( Browns TA ) - Mafalda Parra ( C Vale ) : 4/0 e 4/0

Masters PNDT - Zona Centro

Classificação e apurados para o Masters nacional.

Masculinos
Final: António Sabugueiro ( CDM Sintra ) - Pedro Barosa ( GCP) : 2/4 , 4/1 e 10/7
3º lugar : Salvador Almeida ( CNG) - José Maria Oom ( LR Centre) : 4/1 e 4/2

Femininos
Final: Sofia Sualehe ( CETO ) - Beatriz Bento ( Ace Team ) : 0/4 , 5/4 e 10/5
3º lugar: Constança Figueiredo ( GAD ) - Cheila Cardoso ( CAD ) : 5/4 , 4/2

Foto: Beatriz Bento ( Ace Team ) em www.ace-team.com

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

Vitória fácil de Gastão Elias na última ronda de qualificação, pelos parciais de 6/0 e 6/1, frente ao americano Ignacio Taboada.
No quadro principal, o miúdo da Lourinhã defronta o polaco David Kuczer, convidado da organização e actual nº 1474 ATP, e que faz aqui o seu 1º torneio em 2007 fora do seu país natal, onde apenas contabilizou uma vitória em quadros principais.
Estarão, pois, reunidas as condições para a passagem à 2ª ronda.

First Caribbean International International Junior Championships 2007 ITF G4

Afinal Demi Rodrigues não defrontou quem deveria defrontar mas sim a norte-americana Manuela Velasquez mas, e isso é que importa relatar, não impediu a vitória de Demi Rodrigues, pelos parciais de 3/6, 6/2 e 6/2.
Obrigado Demi pela informação e boa sorte para a 2ª ronda.
Nesta, a jovem portuguesa vai defrontar outra norte-americana, Abby Wright, ITF 1410.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Aí está Michelle Larcher de Brito no quadro principal do torneio mexicano depois de uma muito suada vitória pelos parciais de 6/1, 6/7 e 7/6, frente a Liga Dekmeijere.
Neste Michelle Larcher vai enfrentar na 1ª ronda do quadro de singulares a holandesa Nicole Thyssen de 19 anos, e que é a actual nº273 WTA .

Em Maio deste ano derrotou Neuza Silva na final do torneio de $ 25.000 de Fuerteventura.

Frederica Piedade é a 7ª CS do torneio e joga a 1ª ronda frente à germânica Claire Feurstein, WTA 422 e que vem da qualificação.

Piedade , em pares, fará dupla com Thyssen e defrontam a dupla nº1 da competição:Dekmeijere e Luzhanska, enquanto que Michelle não participará nesta variante.

15 de outubro de 2007

Bahia Open 2007 - ITF G5

Nem só de férias vive Porto Seguro, destino de férias já bem habitual para muitos portugueses.
Esta semana vive-se na paradisíaca praia brasileira um torneio ITF de G5, onde participará o luso brasileiro Alexandre Resende, que não compete à já algum tempo.
Terá pois aqui de recuperar tempo perdido.

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

Catarina Ferreira defronta na ronda inicial do torneio andaluz a holandesa Claire Lablans, WTA 969 e que vem da fase de qualificação.
Vamos esperar que Catarina demonstre a continuação da boa forma apresentada nos torneios do Porto e de Espinho e leve de vencida a tenista dos Países-Baixos.

ITF $ 10.000 Serra Negra - Brasil WTA

Finalmente sem ter que passar pela sempre imprevisível fase de qualificação, Carla Caetano marca presença neste torneio paulista, defrontando na 1ª ronda do quadro principal a brasileira Nicole Buitoni, WTA 897, uma tenista que perdeu os últimos 4 encontros que fez e que poderá estar ao alcance da jovem luso-brasileira.
Em pares, Carla fará dupla com a brasileira Rossi e defrontam na 1ª ronda a dupla Roca-Recarei do Uruguai e Segnini do Brasil.
Força Carla.

First Caribbean International International Junior Championships 2007 ITF G4

Demi Rodrigues continua a sua tournee por terras centro americanas e estará esta semana em Bridgetown, nos Barbados, para mais um torneio ITF, este de G4, onde será a 5ª CS.
Depois de duas excelentes actuações, coroadas com duas meias finais e a correspondente subida de quase 200 lugares no ranking, espera-se que a tenista lusa mantenha o ritmo demonstrado até ao momento.
Na 1ª ronda do quadro principal, Demi vai defrontar a germânica Constanze Lotz, nº 1176 ITF, uma jovem de apenas 14 anos que esteve em Portugal, neste Verão, para os torneios nortenhos da ITF.
Vamos esperar pela participação de Demi, neste espaço, como fez, com muito agrado de todos nós, no torneio da semana passada, para saber, em 1ª mão, qual o resultado e se positivo, como esperamos, qual será a sua adversária da 2ª ronda.

Rankings Juniores

Em masculinos, Gastão Elias está na 29ª posição, seguido de João Sousa na 125ª, Martim Trueva na 199ª ,Miguel Almeida na 214ª, Miguel Alves na 341ª, João Bastos na 666ª e Vitor Silva na 788ª.
Em femininos, Michelle é 33ª, seguida de muito longe por Demi Rodrigues em 425ª, subindo mais 65 lugares, Maria Guerreiro em 630ª e Filipa Correia em 1086ª.

Rankings

Algumas mexidas no ranking dos portugueses na semana que passou.
Frederico Gil mantem a melhor posição lusa, apesar de ter caído 4 posições para a 140ª.
O 2º melhor português é Leonardo Tavares, em subida acelerada, sendo que esta semana trepou 133 posições com a vitória no Porto , estando agora na 532ª posição.
Gastão Elias é o 3º, em 745º, Rui Machado está logo a seguir em 794º, Gonçalo Nicau desceu para a 884ª e Pedro Sousa fecha o nosso Top 1000, na 946ª posição.
Em femininos, Neuza Silva continua 1ª, agora na 200ª posição, seguida de Frederica Piedade em 260ª, Michelle Larcher de Brito em 363ª, Catarina Ferreira em 561ª, Magali De Lattre em 701º e Ana Catarina Nogueira em 852º.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Michelle Larcher de Brito vai discutir com a letã Liga Dekmeijere, 9ª CS, uma presença no quadro principal do torneio mexicano, onde já está Frederica Piedade.

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

Gastão Elias já está na ronda final de qualificação, depois de ter vencido o norte-americano Karimi, por 6/3 e 6/0.
O último obstáculo antes do quadro principal chama-se Ignacio Taboada, é norte-americano e tentará aqui o seu 1º apuramento para um torneio ITF.

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Francisco Franco Dias perdeu na 1ª ronda deste G5 espanhol, que se realiza esta semana em Tenerife, frente Dmitry Perevoshchikov da Russia, pelos parciais de 2/6, 7/6 e 5/7, num jogo que se prolongou por mais de 3 horas e meia.
Amanhã iniciam a sua participação, no quadro feminino, Bibiana Almeida, que joga frente a Joanna Horne de Inglaterra e Barbara Luz que vai defrontar a 1ª CS do torneio, a igualmente britânica Amanada Cunningham.

14 de outubro de 2007

I Torneio Internacional Abama - Espanha ITF G5

Barbara Luz jogou esta tarde, em Tenerife, a ronda final de qualificação frente à espanhola Arabela Fernandez e perdeu, pelos parciais de 4/6, 6/3 e 6/7 mas, apesar disso, conseguiu lugar no quadro principal como LL.
Junta-se assim à convidada Bibiana Almeida e a Francisco Franco Dias na vertente masculina.

ITF $ 10.000 Sevilha WTA

Catarina Ferreira irá, temos a certeza, efectuar um torneio muito interessante por terras andaluzas, depois de duas excelentes prestações em Portugal nas últimas duas semanas.
Como 7ª CS do quadro principal, Catarina espera uma das qualificadas para saber qual será a sua adversária.

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Ana Catarina Nogueira venceu, com justiça e categoria o torneio internacional Solverde , em Espinho, a contar para o ranking WTA.
Na final, frente à francesa De Gubernatis, 2ª CS e actual 516 WTA e pelos parciais de 7/5, 3/6 e 6/1, Ana Catarina Nogueira venceu e convenceu e amealha pontos importantes para um ranking de final de ano bem mais interessante e condizente com o seu jogo, ainda que produzido num part-time cada vez mais ingrato.
Parabéns, Nogui.

ITF $ 15.000 Mansfield ATP

É o regresso de Gastão Elias à competição junto dos mais crescidos e será o seu primeiro teste a sério, depois de terminada a sua relação de sempre com o seu treinador e iniciada uma relação mais próxima com os treinadores e os métodos da IMG Academy.
Para já, Gastão vai ter que disputar a qualificação de três jogos, onde é, aliás, 1º CS.
Na 1ª ronda defrontou e venceu o canadiano Denis Limitovski por 6/1 e 6/4.
Na 2ª ronda vai jogar frente a Kayvom Karimi dos Estados Unidos.
Presente nesta qualificação estará igualmente U. Ignatik, nº1 de júniores e que, tal como Gastão, também venceu na 1ª ronda.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi - Mexico WTA

Esteve quase, quase, mas Michelle Larcher de Brito vai ter que ultrapassar a fase de qualificação do torneio mexicano e será, nesta, a 1ª CS.
Com um bye ( ? ) ou á espera de uma competidora da lista de alternates para a ronda inicial, Michelle, se vencer ou tendo o bye, vai aguardar pelo resultado do confronto entre a mexicana Carolina Betancourt e a letã Liga Dekmeijere.
No quadro principal já está Frederica Piedade.

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Leonardo Tavares voltou a defrontar o argentino Cristian Villagran, que derrotara na final do Porto Open, mas, desta feita, o jogador orientado por Nuno Marques cedeu no encontro das meias-finais do Solverde Tennis Cup, torneio internacional (prize – money de 15 mil dólares), que decorre em Espinho.
Depois de afastar João Sousa nos quartos-de-final, Leonardo Tavares – o único português ainda em prova – não conseguiu alcançar a segunda final, no espaço de uma semana, cedendo, por 7/6 (4), 3/6 e 6/7 (1), num encontro com mais de 4h00 de duração, decidido apenas no tie-break final.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Numa reedição da meia-final do Campeonato Nacional Absoluto 2007, Ana Catarina Nogueira voltou a vencer Catarina Ferreira, apurando-se para a final do Solverde Tennis Cup, torneio internacional (prize-money de 10 mil dólares), a decorrer em Espinho.
Num embate entre duas referências do ténis nacional feminino, esperava-se maior equilíbrio, porém, a experiente “Nogui”, a jogar em casa, bateu Catarina Ferreira – finalista do Porto Open na semana passada – por 6/2 e 6/1.
A jogadora / treinadora / professora alcança, desta forma, a final no Solverde Tennis Cup e hoje tem a oportunidade de chegar ao quarto título na prova. Para tal, terá de levar a melhor sobre a 2.ª favorita, a francesa Claire de Gubernatis, que ocupa o lugar 516 no ranking WTA.
A final entre Ana Catarina Nogueira e Claire de Gubernatis terá transmissão em directo, às 14h00, na Sportv2).
In:FPT