Pesquisar neste blogue

8 de dezembro de 2007

Prince Cup - ITF G4

Alexandre Resende está presente neste torneio ITF, disputando a qualificação.
Na 1ª ronda, defrontou e venceu o norte-americano Andrew Superstein por 6/4 e 6/4 e amanhã defrontará na 2ª ronda um dos CS, o canadiano Isade Juneau, 4º pré-designado.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Segundo informações que apurámos, Michelle Larcher de Brito venceu hoje Arantxa Rus e assegurou um lugar na final do OrangeBowl, onde defrontará a grande sensação do momento, Mellanie Oudin.
Michelle Larcher de Brito cedeu , finalmente, um set, vencendo pelos parciais de 4/6, 6/4 e 6/1, enquanto Oudin cilindrou Mallory Cecil por duplo 6/0 !!!!
Amanhã acontecerá, por certo, um extraodinário jogo entre duas das maiores esperanças mundiais do ténis feminino.
O feito de Michelle é ainda mais extraodinário, sendo a sua primeira final de um GA do mundial de júniores quando ainda não fez 15 anos de idade.
Sendo um jogo onde Michelle, não é, de facto, a favorita, o resultado, apesar de importante, não é fundamental para a carreira de Michelle que, já se sabe, deverá, em 2008, fazer apenas alguns torneios de GA, e talvez o Open da Australia em júniores, dado que a sua evolução promete fazer furor nos torneios WTA e ITF.
Parabéns Michelle.

Masters Nacional de sub-10 - PNDT

Rafael Marques confirmou o favoritismo que lhe era atribuído e venceu a 1ª edição do Masters Nacional de sub-10, batendo Francisco Caldas por 4/1, 1/4 e 7/5 no tie-break.
Na final feminina, a vitória foi para Luisa Almeida que venceu Mafalda Fernandes por 4/1 e 4/2.

Masters FPT/CIMA

Leonardo Tavares e Ana Catarina Nogueira foram os vencedores do torneio final do Circuito FPT/CIMA.
Leonardo Tavares duplicou a vitória de 2006, batendo Frederico Gil pelos parciais de 7/6 e 6/2, enquanto Ana Catarina Nogueira venceu Maria João Koehler por 6/2 e 6/3.

Prince Cup Sub-12 - Estados Unidos da América

Verdadeiramente espectacular é, no mínimo, o adjectivo apropriado para pintar esta primeira presença de Frederico Silva na Prince Cup, nos Estados Unidos.
Esta manhã, o miúdo derrotou o seu adversário das meias finais, o coreano Lim pelos parciais de 4/6, 6/1 e 10/5 e ganhou, com todo o mérito, o direito de discutir o título com o italiano Matteo Donati, em jogo ainda a realizar hoje e cujo o resultado aqui iremos trazer.
Em pares, Frederico Silva com Bambridge já estão nas meias finais o que só demonstra que não é por acaso esta caminhada até ao momento triunfante do jovem português.
Nos quartos de final, eliminaram a dupla croata/mexicana constituída por Miocic/Menidilla, pelo parcial de 8/3.
É caso para dizer que, a partir de hoje, o futuro do ténis português também passa pelo nome Frederico Silva.
Parabéns.

Masters Nacional de sub-10 - PNDT

Já estão definidos os jogos das finais do Masters de sub-10 do Programa Nacional Detecção de Talentos da Federação Portuguesa de Ténis.
Os resultados da ronda de eliminação directa foram os seguintes:
Femininos
1/4 Final
Luisa Almeida ( ET Nuno Alegro) - Daniela Batista ( CIF ) : 4/0
Mafalda Parra ( Colégio Vale ) - Barbara Ferreira ( Sassoeiros) : 4/0
Mafalda Fernandes ( CT Porto) - Sofia Sualehe ( CETO) : 4/2
Cheila Cardoso ( CAD ) - Inês Murta ( CTVRSAntonio) : 1/4
1/2 Final
Luisa Almeida - Mafalda Parra : 4/1 ; 4/1
Mafalda Fernandes - Inês Murta : 4/1 ; 5/3
Final
Luisa Almeida - Mafalda Fernandes
Masculinos
1/4 Final
Francisco Caldas ( CT Braga) - António Dória ( SC Alberto Sousa ) : 5/4
Tiago Lourenço ( SC Alberto Sousa) - Pedro Barosa ( GCP) : 0/4
Luis Franco ( Colégio Vale ) - Rafael Marques ( ET Cires) : 1/4
Andrew Raspin ( Carvoeiro TC ) - António Sabugueiro ( CDM Sintra) : 2/4
1/2 Final
Francisco Caldas - Pedro Barosa : 4/2 ; 4/2
Rafael Marques - António Sabugueiro : 5/3 ; 4/0
Final
Francisco Caldas - Rafael Marques
Já me disseram, quem esteve hoje em Sassoeiros, que muito bom ténis já se pratica nos miúdos, pelo que as finais amanhã, intercalando as finais do Masters FPT/CIMA são um bónus para os espectadores que vão lá estar presentes.

Lá está ele outra vez!!!!

Dizia eu, na passada quarta -feira que este blog tinha batido mais um record e que, esperava eu até ao fim do ano, novos patamares iria atingir.
Bem, não foi preciso esperar muito tempo porque nesta sexta-feira atingimos os inimagináveis números de 647 visitas únicas, e 903 !!!! page views, de 20 países diferentes.
A primeira consequência disto é que vou ter que mudar de counter , dado que este só é de borla até às 1000 page views por dia.....
Olé.

Prince Cup Sub-12

Já o tínhamos dito aqui, Frederico Silva está nas meias finais deste prestigiado torneio de sub-12 norte-americano, e defronta no jogo de acesso à final o coreano Do-Hun Lim.
Em pares, Frederico Silva já está nos quartos de final, depois de ter vencido na 1ª ronda por desistência e na 2ª ronda por 8/4, uma dupla britânica.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Alguma surpresa na derrota de Gastão Elias por 4/6 e 4/6 frente a Jenkins, nos quartos de final do torneio GA OrangeBowl, mas, apesar disso não deixa de ser um excelente torneio para o miúdo, que lhe possibilitará, no inicio de 2008 estar nos 5 primeiros do ranking mundial.
Em pares, Gastão também perdeu e sem apelo nem agravo, por 2/6 e 1/6.
Já Michelle Larcher de Brito continua imparavél e vai agora defrontar nas meias finais a holandesa Arantxa Rus, nº 46 ITF, que venceu a nº 3 do torneio, Pervak por 6/0 e 6/1 !!!!.
De Rus, Michelle guarda a má memória de com ela ter perdido na meia final do torneio $ 25.000 de San Luis Potosi, no México, pelos parciais de 5/7 e 1/6, pelo que teremos aqui contas a ajustar.
Na outra meia final defrontam-se as norte-americanas Mallory Cecil e a grande surpresa deste final de ano, Mellanie Oudin, uma jovem de 16 anos, nº 10 ITF Júnior, que já não perde neste escalão à 26 jogos, tendo vencido consecutivamente o G1 de Kentucky, o GB1 Pan-Americano, o G2 de Lexington e o torneio G1 Eddie Herr.
Nos quartos de final eliminou em 3 sets a nº1 do mundo, Ula Radwanska, Campeã em Wimbledon e finalista no US Open.Incrível!!!!

7 de dezembro de 2007

Masters FPT/CIMA

Leonardo Tavares venceu hoje Vasco Antunes por 6/2 e 6/0 e ganhou o direito a estar amanhã frente a Frederico Gil na final do Masters de 2007.

Prince Cup Sub-12

Frederico Silva soma e segue.
Já esta tarde venceu o israelita Igor Smilansky por 6/3 e 6/4, apurando-se brilhantemente para as meias finais da Prince Cup 2007, em sub-12.

Masters FPT/CIMA

Não sei se não será mesmo a surpresa do ano.
Maria João Koehler venceu Neuza Silva esta tarde na meia final do Masters e garantiu a presença na final de amanhã, onde defrontará Ana Catarina Nogueira.
Maria João Koehler, 15 anos de idade, treinada por Nuno Marques, venceu a campeã nacional em título por 6/4 e 6/4 e terá conseguido aqui a sua melhor vitória de sempre em território nacional.
Na outra meia final Ana Catarina Nogueira venceu Magali De Lattre por 6/3 e 6/1.
Na parte masculina, Frederico Gil é o 1º finalista, depois de ter vencido Hugo Anão por 6/3, 6/7 e 6/1.
Ainda decorre a outra meia final, entre Leonardo Tavares e Vasco Antunes.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Uma verdadeira lição de ténis deu Michelle Larcher de Brito hoje, frente a Hofmanova, 2ª CS do torneio e 4ª melhor júnior do mundo.
Parciais : 6/3 e 6/0 !!!!!
Palavras para quê????

Prince Cup Sub-12

O Frederico Silva já jogou esta manhã o seu encontro dos oitavos de final deste torneio de sub-12, nos Estados Unidos e venceu com a dificuldade que o resultado apresenta: 6/1 e 6/0 !!!
Parabéns Frederico e traz o caneco.......

Memórias em jeito de homenagem póstuma

Dos muitos amigos que este blog vai fazendo, um dos mais recentes está nos Açores, de seu nome Bruno Ávila, tenista/músico/jornalista/director de comunicação do clube de ténis mais emblemático do arquipélago, o Clube de Ténis de São Miguel ( http://www.ctsm.org/).
Em amena cavaqueira, o Bruno lembrou-me que, no final de Novembro passavam 10 anos sobre o desaparecimento precoce de uma das grandes esperanças do ténis português no final do século passado, Jorge Humberto, capitão da selecção nacional de júniores da altura.
Confesso que só conhecia o nome, pois por duas ou três vezes, nas minhas pesquisas, o Jorge Humberto tinha passado pelo meu écran.O desafio do Bruno, que aceitámos de braços abertos, era de prestar uma singela homenagem, lembrando não o seu desaparecimento mas sim as memórias que o miúdo deixou em todos os que conviveram com ele.
O Bruno, que com ele privou e jogou ( e perdeu, acrescentamos nós...) meteu mãos à obra e enviou-nos o que , para ele e por certo, para muitos, significou o Jorge Humberto.
Associamo-nos a estas memórias, endereçando um sentido profundo de mágoa a toda a família do Jorge, sendo que os grandes homens nunca nos deixam.
Eis pois, ainda que longo, um merecido destaque à memória de Jorge Humberto, nascido a 12 de Abril de 1980 e que nos deixou num estúpido acidente de viação a 23 de Novembro de 1997, em Palmela.
Para o Jorge Humberto
Não sei se sou a pessoa certa para escrever acerca do Jorge, mas não podia deixar de responder afirmativamente ao desafio do Rui, depois de ter sido eu próprio a lançá-lo, por ocasião do 10º aniversário da sua partida.
Falar do Jorge Humberto não é fácil, uma vez que, tudo o que disser, soará sempre a muito pouco, principalmente para quem com ele privou de perto e teve o privilégio de conhecer o “puto” e o jogador. Ele era diferente!
Em 1992, quando fui jogar o meu primeiro “Yoggi Sport” (a verdadeira festa do ténis português!!!), o Jorge já dominava! Naquela época, era dos que mais títulos conquistava e, se não ganhava mais, é porque tinha, quase sempre, do outro lado da rede, outro nome incontornável: Gonçalo Figueiredo.
Não me esqueço de o ver jogar no campo nº1 do Estádio Nacional. Foi a primeira vez! Depois disso habituei-me a vê-lo em todas as grandes provas que se disputavam, sempre nas fases decisivas…sempre a lutar pelos lugares do pódio, como era seu adágio!
Dos Campeonatos Nacionais aos míticos “Open Coca-Cola”, em Oeiras, passando pelos estágios da Selecção Nacional, com o Centro Estágio sempre em pano de fundo como residência oficial dos tenistas, foram mais que muitas as histórias que guardei no meu livro de recordações…como aquela em que, em 1995, salvo erro, e que me perdoem os visados pela inconfidência, quebrámos as rígidas regras impostas pelo “Mourinho do Ténis”, Pedro Bívar, Seleccionador Nacional de Iniciados e Infantis, e nos pusemos em fuga com os mais velhos rumo às Amoreiras. Lembro-me de partilhar o quarto com o Nicau e que, connosco, se escapuliram nomes como o Diogo Rocha, o José Pedro Silva, o Pedro Leão e o Nuno Lencastre (entre os que me lembro!).
Apadrinhados por Jorge Humberto, Hélder Carvalho, Bruno Pedro, Antelmo Serrado, André Lopes, André Ferreira, Luís Lourenço e outros tantos que, por lapso de memória, me escapam, mas que, à época, também se encontravam a estagiar, rumámos ao conhecido Centro Comercial em Táxis separados, em noite de Belenenses/ Benfica, onde o Zé Pedro teve a (triste!!!) ideia de apagar todos os televisores recorrendo aos inovadores relógios comando, o que fez com que tivéssemos de iniciar uma fuga por rebelião quase colectiva dos adeptos da bola. Na altura em que descíamos as escadas rolantes o Jorge topou uma donzela de mini-saia que estava encostada à área circundante superior e fez questão de nos chamar a atenção, ficando nós boquiabertos de cabeça para o ar a admirar os atributos da dita cuja do 1ºpiso…recordamos sempre esta história quando nos encontramos por esse país fora, nos CIMA! Mas é uma…entre tantas…que se passaram…e tantas que acabaram por não se passar…
Podia falar do Jorge craque da bola, do Jorge guloso (tele-pizza era a solução perfeita para uma boa ceia no Jamor), do Jorge rebelde, do Jorge amigo…mas gostava que fossem os mais chegados a fazê-lo…quiçá num livro, poderíamos reunir testemunhos, recordações, resultados, expectativas e sonhos de alguém que não teve tempo suficiente para os concretizar!
Em 1996, por altura do “Open Coca-Cola”, estávamos nós instalados na Pousada da Juventude do Marquês de Pombal e o Jorge não tinha onde ficar. Depois de conversar com o Miguel Tavares, o nosso treinador da altura, lá se arranjou solução e um colchão no meio de um quarto de oito juntou-o à comitiva açoriana…o que sofreu!!! Todos os dias era o principal abastecedor de bolachas e guloseimas, tal o “manancial de guerra” de que se fazia acompanhar…era um saco de fazer inveja a meio mundo…mais ou menos como o barril do Ferrão: não faltava nada!
Foi, curiosamente, nesse Torneio, que tive o prazer de o defrontar pela primeira e única vez na minha carreira: na 1ª ronda, e depois de ter realizado 5 jogos no dia antes (singulares e pares) no CIF…perdi limpinho e o que mais me impressionou foi a frieza com que encarava cada ponto e não facilitava. Para ganhar um ponto ao Jorge era preciso trabalhar muito, daí que os 4 jogos que fiz (2 em cada set), mesmo sendo mais novo, me tenham deixado orgulhoso…
Já vai longo o meu testemunho…pretendia homenagear um grande Campeão e perdi-me a desfiar memórias…mas é delas que vamos vivendo! E tenho a certeza que são elas que nos fazem estar mais próximos de quem, já não estando entre nós, continua a fazer-nos sorrir pelo simples facto de ter existido nas nossas vidas…
Até Sempre Jorge!
Bruno Ávila

Prince Cup Sub-12

Na semana que antecede o torneio ITF G4, disputa-se a Prince Cup para sub-12, um dos mais importantes torneios deste escalão nos Estados Unidos.
Até à Florida viajou Frederico Silva, uma das grandes esperanças portuguesas num futuro próximo.
Uma confidência: O Hugo Anão, que conhece bem o miúdo, já me disse que o Frederico tem todas as condições para se tornar numa referência a nível internacional mas já lá iremos.
Colocado no quadro principal, Frederico Silva defrontou na 1ª ronda o britânico Jonathan O'Mara e venceu por 6/4 e desistência.
Na 2ª ronda venceu de novo , por 6/1 e 6/4 , contra Ramario Francis.
Este tenista também defrontará Frederico Silva na 1ª ronda da competição de pares, onde o jovem português fará dupla com o britânico Luke Bambridge.
Nos oitavos de final vai defrontar um dos convidados da organização, o colombiano Diego Pedrazza.
Mas as boas noticias não ficam por aqui.
Segundo nos foi dito por mão amiga, Frederico vai ficar nos States até ao final do ano, tendo já assegurado um estágio de uma semana na Academia Bolletieri e depois participará no OrangeBowl para sub-12.
Razão tinha o Hugo que, acredito, será dos que mais contentes ficará ao ler esta noticia.
Podemos estar enganados mas desconfiamos que o Frederico vai sair da IMG com alguns papéis para assinar.....

Força miúdo.

PS: No torneio de sub-16, estará presente Francisco Ramos, outro dos nomes a reter no futuro do ténis português

PNDT - Masters 2007

Começou esta manhã o Masters dos mais novos, no culminar de dois anos do Programa Nacional Detecção de Talentos da FPT.
Os miúdos foram distríbuidos por 4 grupos de 4 atletas, sendo que os dois primeiros de cada grupo vão passar à fase final, em sistema normal de eliminação.
De salientar que a juíz-arbitro desta competição é a consagrada Marina Alves, o que só demonstra da importância que este torneio tem para a Federação.
Vamos esperar que, durante o dia de hoje, no site oficial da mesma, seja dado o devido destaque aos resultados e classificações da mesma forma que foi dado ao Masters dos mais crescidos.
Se assim fôr, aqui estaremos para relatar o que de mais importante se esteja a passar em Sassoeiros.
No entanto, se alguma alma caridosa me quiser ir enviando os resultados, terei todo o gosto em, mais uma vez, substituir-me ao orgão oficial do ténis português. Obrigado
O sorteio ditou os seguintes grupos:
Masculinos

Grupo I
Andrew Raspin ; Francisco Caldas; Salvador Almeida e Ari Pestana
Grupo II
António Sabugueiro ; Gonçalo Silva; António Dória e Afonso Salgado
Grupo III
Gonçalo Bettencourt ; Luis Franco ; Tiago Lourenço e José Maria Omm
Grupo IV
Rafael Marques; Pedro Barosa; Alexandre Sousa e Martim Café

Femininos
Grupo I
Luisa Almeida; Carlota Dias ; Constança Figueiredo e Cheila Cardoso
Grupo II
Inês Murta; Beatriz Bento ; Daniela Batista e Matilde C Branco
Grupo III
Marta Magalhães, Mafalda Fernandes, Mafalda Parra e Joana Brites
Grupo IV
Sofia Sualehe, Margarida Menezes, Lorena Siota e Patricia Leitão

Os jogos desta primeira fase serão todos hoje, no Pavilhãos do Sassoeiros.

Os nossos tenistas ao Raio X - X

Hoje o tenista em foco é o já bem conhecido " papa torneios " de 2007.
Já apurado para as meias finais do Masters deste ano, Hugo Anão é o protótipo do jogador da casa, sem nunca ter feito grandes resultados internacionais e treinando em regime de " auto didacta".
Ainda assim consegue manter um nível exibicional muito apreciável, esbajando talento por este país fora e dando excelentes exemplos aos mais novos que com ele privam.
Simpatia a rodos, não se inibe de falar da situação actual do ténis português, mantendo-se sempre equidistante das polémicas que, infelizmente, continuam a grassar neste país tenístico.
Sobre o actual momento do ténis português defende que todos os intervenientes neste desporto tem que trabalhar muito mais, dos jogadores aos dirigentes e não sobreviver à custa dos talentos individuais do Gil, da Michelle ou do Gastão.
Os nomes internacionais que mais o impressionam são o inevitável Federer e o francês Mathieu. De 2007 guarda como melhor recordação o título de campeão nacional de pares mas ainda lhe custa a lembrança da derrota nos quartos de final do nacional absoluto, frente a Pedro Sousa, depois de ter vencido o 1º set por 6/0 !!!

Para 2008, Hugo promete continuar a jogar pelo puro prazer de jogar, não descurando, obviamente a possibilidade de repetir a sua proeza deste ano, que foi de ganhar " só " os torneios das Caldas da Rainha, Águeda, Oeiras, Barreiro, Covilhã, Taça Geza Torok, Pombal e Golegã, perdendo apenas uma final , em Corroios, para Frederico Gil.

Em relação ao apoio federativo ao desporto que tanto gosta, acredita que o ténis, como outras modalidades, ainda paga o esforço financeiro feito para o Euro2004, que, reconhece, foram importantes mas que nunca pensou terem tais efeitos secundários.

Apoia incondicionalmente o PNDT mas vai avisando que o mesmo deve ser bem aproveitado pelos dirigentes, clubes e jogadores.

Deixa o Hugo um convite, ainda a tempo para hoje e amanhã,de gostar de ver as bancadas do Pavilhão dos Lombos em Carcavelos bem compostas , dado ser esse o melhor incentivo para os jogadores, e onde o público poderá comprovar que se joga ténis de muito bom nível em Portugal.

Uma nota mais, da minha parte: tivémos oportunidade de privar alguns minutos, largos, com o Hugo, por ocasião do Open da Golegã.
Achamos que o Hugo será um daqueles casos raros do desportista que leva o profissionalismo pela sua forma mais honesta, com a descrição máxima, incentivando os mais novos, criticando as más condutas sociais e desportivas mas sempre com o fito único de poder ver e jogar bom ténis.
O seu futuro passará pelo ensino do ténis, lá para os lados de Belas, num projecto familiar que dá agora os seus primeiros passos.
Acreditamos que nos próximos anos, o Hugo ainda dê muito que falar, sobretudo se souber deixar como legado a sua maneira de ser, para os miúdos que com ele privam e irão privar.
Só nos resta esperar que aparecam mais Hugos no ténis português.
Todos ficaríamos a ganhar.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Miguel Almeida foi eliminado nos quartos de final da competição de pares do torneio de sub-16 , depois de ter perdido por 6/0, 4/6 e 2/6.
Hoje joga-se os quartos de final de singulares, com Michelle Larcher de Brito a defrontar a austríaca Hofmanova, detentora do título de 2006, enquanto Elias vai tentar a sua 10ª vitória consecutiva em júniores, defrontando o norte-americanao Jarmere Jenkins, nº 14 do torneio e actual nº 47 ITF.
Jenkins vem de duas finais consecutivas, sendo que no Kentucky Derby ( G1) eliminou Ignatik nas meias finais por concludentes 6/1 e 6/1, perdendo no jogo decisivo para o puto maravilha da Australia, Tomic.
Em pares, Elias joga hoje igualmente os quartos de final, frente a Jebavy/Pospisil, 5ª dupla da competição.

6 de dezembro de 2007

Masters FPT/CIMA

Neuza Silva levou a melhor sobre Joana Pangaio, pelos parciais de 6/4 e 6/2, no derradeiro encontro do Grupo Henin. Com três vitórias em outros tantos encontros, Neuza Silva assegurou o 1.º lugar no referido grupo e segue para as meias-finais, tal como Magali de Lattre que, com dois triunfos, ficou na 2.ª posição. Joana Pangaio (3.ª classificada) e Kátia Rodrigues (4.ª) ficam pelo caminho.
Num encontro extremamente equilibrado, Vasco Antunes ganhou a José Ricardo Nunes, pelos parciais de 6/7 (5), 6/1 e 6/3, e aguarda pelo desfecho do embate, que decorre neste momento, entre Frederico Gil e João Ferreira, para garantir o provável apuramento para as meias-finais. Para que tal aconteça, basta Frederico Gil (2 vitórias) vencer João Ferreira (1 vitoria e 1 derrota). Se o triunfo sorrir a João Ferreira, então terá de se recorrer aos critérios desempate.
In:FPT

Estoril Open 2008

A partir de amanhã, 6ª feira, estarão disponíveis os primeiros bilhetes para o Estoril Open 2008. Com a vinda de Roger Federer ao Jamor, a João Lagos Sports mete em prática um novo modelo de vendas dos bilhetes que aparecem, para a edição do próximo ano, com uma antecedência pouco habitual no evento.
Para já, só irá ser possível comprar três modalidades de bilhetes, todos eles em pacotes especiais e com descontos na ordem dos 30% a 35% do valor dos bilhetes diários.
As três modalidades que estarão disponíveis nesta primeira fase são o pacote semanal (denominado "Colecção do Torneio") e dois pacotes entre 4 a 5 dias:
“COLECÇÃO DO TORNEIO” – 150 EUROS- Nove bilhetes: um ingresso diário de sábado 12 a domingo 20 de Abril;- 35% de desconto sobre o somatório do valor facial dos bilhetes diários.
“COLECÇÃO PARCIAL/FASE INICIAL” – 60 EUROS- Cinco bilhetes: um ingresso diário de sábado 12 a quarta-feira 16 de Abril;- 30% de desconto sobre o somatório do valor facial dos bilhetes diários.
“COLECÇÃO PARCIAL/FASE FINAL” – 100 EUROS- Quatro bilhetes: um ingresso diário de quinta-feira 13 a domingo 20 de Abril;- 30% de desconto sobre o somatório do valor facial dos bilhetes diários.
Outra novidade, é que quem comprar nesta modalidade terá oportunidade de escolher o seu lugar, já que pela primeira vez na história do torneio, o court central vai ter lugares numerados. Quem quiser adquirir os primeiros ingressos, poderá encontrá-los, a partir de amanhã, no site oficial do torneio (www.estorilopen.net), do site do Pavilhão Atlântico (www.pavilhaoatlantico.pt) e em outros locais habituais como FNAC ou El Corte Inglés.
Com estes dados, conseguímos deduzir que a média dos preços dos bilhetes diários nos primeiros cinco dias (sábado a terça) será de cerca de 17 euros, enquanto que a média dos bilhetes para os quatro dias finais será quase 36 euros.

Masters FPT/CIMA

Magali de Lattre venceu Kátia Rodrigues, pelos parciais de 6/1 e 7/5, esta tarde, alcançando a segunda vitória, em três encontros, no Grupo Henin. Com este resultado Magali fica muito perto de assegurar a presença nas meias-finais, bastando, para tal, que Neuza Silva vença Joana Pangaio no encontro desta noite, que encerra o grupo. Caso seja Pangaio a vencer, registar-se-á uma igualdade em número de vitórias entre Neuza, Magali e Joana, e, nesse caso, o desempate seria feito, primeiramente, pela maior diferença entre partidas ganhas e perdidas em todos os encontros realizados pelas jogadoras no grupo. Se a igualdade ainda se mantivesse, passar-se-ia à maior diferença de jogos ganhos e perdidos.
In: FPT

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Já nem vale a pena comentar: Michelle Larcher de Brito venceu hoje por 6/2 e 6/2 e já está nos quartos de final da competição onde encontrará a nº2 do torneio e nº 4 mundial, a austríaca Nikola Hofmanova.
Nascida na Republica Checa em Fevereiro de 1991, é uma jogadora que conseguiu grande parte dos seus pontos em torneios no Extremo Oriente e Australia, tendo como melhor resultado a final do GA de Osaka em 2007.
Ela é, no entanto, a detentora do título, tendo vencido a edição de 2006 do OrangeBowl frente a Milevskaya.
Esteve no Eddie Herr mas foi eliminada logo na ronda inicial.
Apesar do seu ranking, parece-me acessível a uma Michelle que já há muito nos gastou os adjectivos.
Gastão vai defrontar o norte-americano Jenkins, 14º CS, num torneio onde Ignatik perdeu outra vez com Dimitrov, seu parceiro de pares no Eddie Herr e neste OrangeBowl.

Tim Essonne ETA-SUB 14 Cat.1

É já no próximo fim de semana que começa um dos mais importantes torneios de final de época em sub-14, o Tim Essonne, na pequena localidade Saint Genevieve Des Bols, em França.
Presentes os dois tenistas portugueses mais bem classificados nos rankings respectivos, Vasco Mensurado em masculinos e Patricia Martins em Femininos.

Atletas de 50 países competem nesta 24ª edição do torneio, por onde passaram, noutros tempos, Federer, Henin, Mauresmo, Dementieva, Hingis, Nadal, Robredo, Ancic e Gasquet, entre muitos outros.

Boa Sorte para os lusos.

Masters FPT/CIMA

Leonardo Tavares venceu Hugo Anão, por 6/2 e 6/4, e garantiu o 1.º lugar no Grupo Nadal, ficando à frente do seu adversário no encontro desta tarde, Anão (2.º classificado) – igualmente apurado para as meias-finais –, de Rui Machado (3.º) e de Diogo Mota (4.º), no Masters FPT / CIMA, a decorrer no Pavilhão Desportivo dos Lombos, Carcavelos.
No Grupo Federer, Frederico Gil tem duas vitórias – ganhou a José Ricardo Nunes e Vasco Antunes – e está muito perto do apuramento, mas Vasco Antunes (1 vitória e 1 derrota), João Ferreira (1 vitória e 1 derrota) e José Ricardo Nunes (2 derrotas) ainda lutam pelo acesso às “meias”. Hoje, Gil enfrenta João Ferreira, enquanto Vasco Antunes esgrime argumentos com José Ricardo Nunes.
Situação idêntica no Grupo Henin. A campeã nacional Neuza Silva soma dois triunfos – contra Kátia Rodrigues e Magali de Lattre –, mas ainda não garantiu a presença nas meias-finais. Magali e Joana Pangaio, ambas com uma vitória, e ainda Kátia Rodrigues (2 derrotas) todas têm ainda hipóteses de qualificação. Esta tarde, Magali de Lattre defronta Kátia Rodrigues, enquanto Neuza Silva mede forças com Joana Pangaio.
In: FPT

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Segundo os nossos amigos do site www.Bolamarela.com , Gastão Elias venceu o 5º CS da competição, o australiano Smith por duplo 6/2 e adianta-se para os quartos de final onde deverá ter que defrontar o norte-americano Jenkins, 14º CS, apesar de este ter que derrotar um outro tenista igualmente interessante, o russo Grigorov.
Mas, lá diz o povo e com razão, venha quem vier... terá guia de marcha.

O record do Blog

Como estávamos a prever, ontem,quarta-feira o blog ultrapassou mais uma barreira, direi mesmo, quase mítica, de ter tido mais de 500 hits e 600 pageviews em 24 horas.
Os records foram todos batidos: 517 hits, 658 pageviews, 17 países diferentes e 28 hits nos banners publicitários.
A nossa meta agora será atingirmos os 600 hits, as 700 pageviews, os 20 países e os 40 hits nos banners.
A confiança é tanta que apostamos que ainda será este ano....
Obrigado a todos...

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Apesar de ainda não termos conhecimento do resultado, a dupla Miguel Almeida/Herbert já está nos quartos de final da variante de pares em sub-16, depois de ontem ter vencido uma dupla brasileira.
Hoje jogam frente a uma dupla espanhola composta por Carreno/Ortega.
Quem já deve estar a jogar são Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito, nos seus jogos dos oitavos de final do ITF GA .
Logo que tenhamos os resultados aqui estaremos a publicá-los com a nossa aposta a cair em 6/2 e 6/4 para Michelle e 6/3 e 7/5 para Gastão...
É só confiança do blog...
Vamos lá tugas.
Já agora, em pares, Gastão Elias venceu e já está nos quartos de final, onde defrontam a dupla Jebavy/Pospisil, nº5 da competição.

Masters FPT/CIMA

Em mais dois jogos realizados hoje, no grupo Nadal, Rui Machado derrotou Diogo Mota por 6/1 e 6/1, assegurando assim o 3º lugar no referido grupo e em femininos, no grupo Kuznetsova, Ana Catarina Nogueira venceu Maria João Koehler por 6/4 e 6/3, com ambas as tenistas já apuradas para a meia final.

Masters FPT/CIMA 2007

Nos jogos nocturnos da 2ª jornada do Masters de 2007, Frederico Gil conseguiu a sua 2ª vitória no grupo Federer, vencendo Vasco Antunes por 6/1 e 6/2 enquanto Neuza Silva se impunha a Magali De Lattre por 6/4e6/4 , assumindo a liderança do grupo Henin.
Neste mesmo grupo Joana Pangaio bateu por duplo 7/5 Kátia Rodrigues e João Ferreira vencia José Ricardo Nunes por 6/1 e 6/4, para o grupo Federer.
Já esta manhã, Catarina Ferreira venceu Filipa Correia por 6/2 e 6/1, ficando com o 3º lugar do grupo Kuznetsova.

5 de dezembro de 2007

Masters FPT/CIMA

É mais uma fotografia desfocada neste malfadado Masters de 2007.
Depois da questão financeira, eis que surgiu , ainda na passada semana , mais uma questão no mínimo esquisita, relacionada com o ranking ( foi sempre um problema da Federação, a actualização atempada dos rankings nacionais ) final para o Masters.
No jantar de apresentação do Masters na passada 5ª feira, foi anunciado como 1º suplente o tenista João Bastos, que a Federação considerava, na altura, como 9º classificado apurável para o Masters no ranking.
No entanto, Gonçalo Falcão, depois da sua vitória em Espinho, ultrapassaria João Bastos e dado que Pedro Sousa, o 9º classificado apurável, não apareceu em Espinho ( este seria o 3º torneio de Sousa, mínimo exigível para a participação no Masters) e teve a correspondente falta de comparência, o jovem tenista de Carcavelos pensou que seria ele o 1º suplente do Masters.
Afinal, depois de a Federação ter corrigido o ranking, Pedro Sousa foi anunciado como 1º suplente dado que teria apresentado um atestado médico que justificava a sua falta, aliás como outro tenista apresentou.
No entanto, nos quadros do torneio de Espinho que foram apresentados publicamente, Pedro Sousa aparece como tendo tido falta de comparência, o que não é compatível com a apresentação de atestado médico.
Por acaso, o 1º suplente não foi preciso mas se tivesse sido, seria mais uma bronca....
Enfim, mais uma polémica perfeitamente evitável com uma actualização mais imediata do ranking, após cada torneio, nacional e/ou internacional.
Por outro lado o regulamento, como se viu o ano passado e este ano, está cheio de buracos e de interpretações dúbias, pelo que seria de bom tom alguém pensar em torná-lo mais simples e legível.
Finalmente, os WC's.
Este ano, a polémica foi no feminino, com o WC a ser atribuído a Maria João Koehler, apesar da sua classificação lhe dar acesso ao Masters, só porque não participou no Nacional, dado que recuperava de uma operação cirúrgica decorrente de uma lesão contraída em Moscovo, ao serviço da Selecção Nacional. Só visto.
De fora ficou Frederica Piedade, que por não ter vindo ao Nacional, não podia entrar nestas contas... Só neste país, a 3ª melhor portuguesa da actualidade fora do torneio elite português por uma formalidade burocrática.
Não seria muito mais fácil fazer o ranking nacional sem restrições e/ou obrigações e quem conseguisse mais pontos, em Corroios, na Golegã ou no Burkina Fasso e fosse português, iria ao Masters e ponto final.
É tão difícil complicar o fácil mas na FPT cada vez mais se estão a tornar experts nesta matéria.
A rever, com muita urgência.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Dupla vitória para Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito, em jogos da 2ª ronda do torneio de singulares.
Gastão Elias venceu por desistência no 1º set, quando vencia por 5/0.
Michelle Larcher de Brito trucidou Burdette por 6/3 e 6/1.
Nos oitavos de final a tenista lusa defrontará a romena Ioana Ivan, ITF 65 e que nos parece perfeitamente acessível a uma Michelle verdadeiramente imparavel.
Já Gastão Elias, depois de uma vitória muito fácil, espera-o agora um osso dificil de roer, de seu nome John Patrick Smith, 5º CS do torneio e actual nº 11 ITF Júnior.
Smith, australiano de nascimento é o nº 1119 ATP e não será presa fácil para o miúdo da Lourinhã mas acreditamos piamente na vitória do luso.

Masters Nacional de sub-10 - PNDT

O Masters Nacional de Sub-10, do Circuito PNDT – Plano Nacional de Detecção de Talentos, realiza-se nos próximos dias 7 e 8 de Dezembro, reunindo os melhores atletas nacionais do escalão etário. No total são 16 rapazes e 16 raparigas das várias Zonas do País (Norte, Centro, Sul, Madeira e Açores) que competem pela luta do título mais importante do Circuito PNDT.
A fase de qualificação, sexta-feira, cumpre-se nos courts do Clube de Ténis de Sassoeiros e as finais no palco principal do Masters FPT/CIMA, no Pavilhão Desportivo dos Lombos, precisamente no dia em que também a competição maior tem as suas finais, sábado, dia 8.
Nuno Mota, Coordenador Nacional do PNDT, explica como funciona o Masters Nacional de Sub-10. «Existem apenas dois Masters no nosso País e curiosamente em categorias extremas, a dos seniores profissionais e a do mais jovem escalão etário que temos, os sub-10. Pretendemos realizar as Finais em simultâneo com o Masters FPT/CIMA como forma de dar visibilidade a este circuito e dar a conhecer o nível do nosso ténis praticado pelos mais jovens».
Neste Masters serão introduzidos novos conceitos de formação e as bolas adaptadas ao escalão etário. «Colocámos Portugal em sintonia com a ITF e com o programa Play&Stay. Desde Janeiro que no Circuito PNDT seguimos as orientações internacionais e a reacção dos jogadores tem superado as expectativas. Com as novas bolas há maior equilíbrio, mais construção de pontos, melhorias ao nível do trabalho técnico, menos pegas extremas e melhor qualidade na execução», afirma Nuno Mota.
Para o técnico o empenho dos treinadores e dos pais tem sido inexcedível. «Como sempre digo o PNDT é apenas uma ferramenta ao serviços dos treinadores, pais, clubes e associações, e tenho de reconhecer o trabalho de todos eles e o que têm feito para o desenvolvimento do circuito e para a detecção de talentos».
No Masters Nacional de Sub-10 os tenistas são divididos em quatro grupos masculinos e femininos, jogando todos contra todos. Os dois primeiros de cada grupo passam à fase seguinte de eliminação directa.
A final feminina realiza-se no Sábado, às 10 horas, e a masculina está marcada para imediatamente a seguir à Final de Senhoras do Masters FPT/CIMA e antes da Final masculina do CIMA.
O sorteio do quadro será feito amanhã, quinta-feira.
In: FPT

Masters FPT/CIMA

Hugo Anão bateu Diogo Mota por 6/1 e 6/4 num encontro em que apenas no 2º set sentiu algumas dificuldades.
Leonardo Tavares venceu Rui Machado no mais esperado dos jogos do dia por 7/5 e 6/4 num agradável espectáculo de ténis com os dois jogadores a servirem bem, mas com Tavares a ser mais forte na decisão dos pontos cruciais.
Quanto a Ana Catarina Nogueira voltou a mostrar que é mesmo das mais competitivas jogadoras portuguesas tendo batido sem dificuldades Filipa Correia por 6/1 e 6/0.
Amanhã será interessante o resultado do jogo entre Anão e Tavares para se confirmar quem evita Frederico Gil nas meias finais, pois o vencedor ganha o grupo Nadal e jogará a meia final contra o 2º classificado do grupo Federer.
PS: ao que nos informa um amigo, Maria João Koehler estará apurada para as meias finais, depois de ter vencido Catarina Ferreira por 62 ,67 e 60 . É uma extraodinária vitória da tenista do CTPorto e Nuno Marques sentir-se-á orgulhoso da sua pupila. Depois da apendicite e da sempre complicada recuperação, Maria João Koehler dá uma chapada de luva branca ( daquelas grandes, muito grandes) aos que desconfiaram da justiça do WC que lhe foi atribuído, devido, recorde-se a questões meramente de regulamento.
Ora tomem lá.
Grande Maria João Koehler.
Parabéns.

A caminho de mais um record...

Não gosto de festejar por antecipação mas tudo se conjuga para que nesta 4ª feira, o blog bata, de uma vez só, todos os seus records: Page hits, page views, países visitantes e clicks nos banners publicitários ( ontem, verdadeiramente surpreendente que até o pessoal do Google me mandou um mail, lol ).
Para hoje, contamos com cerca de 500 visitas únicas, 600 pageviews, de 17 países diferentes e 25 banner clicks.
Vamos lá ver se no final do dia estaremos longe ou não destas nossas previsões.
Mais uma vez, obrigado a todos.
PS: Só mais um, que me esqueci de referir, em Novembro e não contando os deletes por mim efectuados, contabilizámos mais de 450 !!!! comentários. Infelizmente, alguns ainda mantem uma secreta esperança de tornar este espaço como outros que entretanto navegam afogados na sua atitude. Pois é..., este número será a melhor resposta a essa verdadeira minoria que, aqui, democraticamente, nunca terá assento.

Pedido Urgente de Ajuda

Encontra-se hospitalizado e a necessitar de operação urgente alguém, no Porto, que necessita de sangue de um tipo muito raro ( B- ) .
Se alguém puder ajudar, pode contactar Pedro Leal Ribeiro pelo 222 041 893.
Se puderem passar esta informação aos vossos contactos de mail, ficaríamos todos a ganhar, porque, amanhã, podemos ser nós ou alguém que nos é querido.
Obrigado.

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Depois de Michelle, também Gastão ultrapassou a 1ª ronda do OrangeBowl, vencendo El Mihdawy pelos parciais de 6/1, 4/6 e 6/2.
Na 2ª ronda, Gastão vai defrontar Daniel Cox, britânico, ITF 69, que Gastão conhece muito bem, dado que é o seu habitual parceiro na variante de pares.
Já Miguel Almeida foi derrotado na 2ª ronda do torneio de sub-16, perdendo frente ao brasileiro Gabriel Dias pelos parciais de 3/6, 7/6 e 1/6.
Em pares, no entanto, Miguel Almeida venceu por 7/6 e 6/4 e vai encontrar na 2ª ronda uma dupla brasileira, composta pelo Gabriel Dias e por José Pereira.
Amanhã, Michelle joga cerca das 16h. portuguesas, enquanto Gastão jogará uma hora mais tarde.
Miguel Almeida só jogará depois das 20h, enquanto Gastão, em pares, se vencer hoje, fechará o dia bem perto das 22 h.

PNDT - Estágio sub-12

O estágio de preparação da Selecção Nacional Sub 10 para a época de 2008 realizou-se este último fim-de-semana, no Carcavelos Ténis, com a presença de 12 atletas masculinos e 8 femininos, nascidos em 1996.
O tema do estágio foi "Jogo de Pares". Os atletas interiorizaram os princípios básicos do jogo de pares, aplicando de seguida, com recurso às magníficas instalações do Carcavelos Ténis dotado recentemente de 3 campos cobertos.
A selecção Nacional Sub 12 submeteu-se ao teste do ITN "INTERNATIONAL TENNIS NUMBER" com grande sucesso. Diogo Pinho do CT Jamor classificou-se em 1º lugar entre os portugueses e em 6º a nível mundial. Entre as meninas, Inês Miranda do Ace Team foi quem teve a melhor prestação estando no 12º lugar a nível mundial.
Durante os próximos dias 7 e 8 de Dezembro, o PNDT reunirá os melhores atletas nacionais do escalão sub 10 durante o Master's Nacional Sub 10 a decorrer no Centro de Ténis de Sassoeiros e na Quinta dos Lombos durante o Master's CIMA.

IN: FPT

Masters FPT/CIMA

Resultados do 1º dia do Masters 2007

Masculinos

Grupo Federer
Vasco Antunes - João Ferreira 6/0 ; 6/4
Frederico Gil - José Ricardo Nunes 6/3 ; 6/1

Grupo Nadal
Hugo Anão - Rui Machado 6/2 ; 6/3
Leonardo Tavares - Diogo Mota 6/4 ; 6/2

Femininos

Grupo Henin
Neuza Silva - Kátia Rodrigues 6/1 ; 6/2
Magali De Lattre - Joana Pangaio 6/3 ; 1/6 ; 7/5

Grupo Kuznetsova
Ana Catarina Nogueira - Catarina Ferreira 6/0 ; 6/3
Maria João Koehler - Filipa Correia 6/1 ; 6/2

4 de dezembro de 2007

61st Dunlop OrangeBowl 2007 ITF GA

Michelle Larcher de Brito não teve qualquer dificuldade em vencer o seu jogo inaugural desta manhã, na Florida, batendo Asia Muhammed por 6/3 e 6/2.
Esta norte-americana é uma excelente jogadora de pares, tendo vencido o Eddie Herr na passada semana e tendo sido semi-finalista no US Open.
Na 2ª ronda Michelle vai defrontar a norte-americana Mallory Burdette, ITF 175 e que vem animada por uma vitória no G4 na Academia Chris Evert, em Novembro.
Burdette, aqui neste torneio como convidada, bateu na 1ª ronda a ucraniana Kichenok ( ITF 60) por 6/3 e 6/0, Kichenok que, recorde-se, perdeu frente a Michelle na 1ª ronda de Roland Garros por 6/4 e 6/1.

East Africa Circuit 2 - ITF G4 Uganda

Barbara Luz perdeu, pela 2ª vez consecutiva na 2ª ronda, frente à mesma adversária, a sul- africana Chanel Simmonds, desta vez por 1/6 e 3/6.
Neste 2º torneio que Barbara disputa por terras africanas, a jovem tenista de Coimbra venceu na 1ª ronda Matayo da Tanzânia por duplo 6/0.
Em pares, Barbara Luz já está nos quartos de final, joga com a Sul-africana Laing e derrotaram na ronda inicial uma dupla queniana por 6/1 e 6/4.
Jogam agora frente às sul-africanas Simmonds e Potgieter.
PS: Interessante a opção de Barbara em ir até ao coração de Africa para conseguir amealhar alguns pontos ( para já estes dois torneios, mesmo perdendo na 2ª ronda, levam-na a subir 1000 lugares !!! ), sendo que em Janeiro, na saída das tenistas de 1989, Barbara subirá mais algumas dezenas de posições, o que lhe permitirá entrar em 2008 com ranking para fazer os quadros principais da maior parte dos G4 e G5 europeus.

Rankings Juniores

Os destaques desta semana são, obviamente, para a subida de Gastão Elias, que se coloca à beira do Top 10 e com grandes possibilidades de começar 2008 nos melhores cinco júniores da actualidade.
Michelle não defendeu o seu Eddie Herr de 2006, pelo que caiu alguns lugares na classificação.
Finalmente destacamos a subida de cerca de 600 lugares de Barbara Luz, depois de uma participação que nos passou ao lado num ITF G5 no Burundi, onde perdeu na 2ª ronda de singulares e de pares.
Ranking Masculino
13.º Gastão Elias, 637,50
129.º João Sousa, 258,75
204.º Martim Trueva, 188,75
215.º Miguel Almeida, 183,75
424.º Miguel Alves, 96,25
670.º João Bastos, 52,50
793.º Vítor Silva, 38,75
1043.º Gonçalo Pereira, 22,50
1135.º Francisco Dias, 20,00
1214.º Francisco Charters, 16,25
1425.º Manuel Marcelo, 10,00
1610.º Alexandre Resende, 6,25
1682.º Kevin Belhaj, 5,00
1861.º Luís Claro, 3,75
2063.º Tomás Valle Costa, 2,50
2177.º Pedro Palha, 1,25

Ranking Feminino

55.ª Michelle Brito, 397,50
356.ª Demi Rodrigues, 116,25
642.ª Maria Guerreiro, 56,25
1100.ª Filipa Correia, 21,25
1113.ª Maria João Koehler, 21,25
1191.ª Charlotte Pires, 18,75
1191.ª Ana Claro, 18,75
1605.ª Barbara Luz, 7,50
1636.ª Teresa Araújo, 7,50
1653.ª Verónica Seruca, 6,25
1928.ª Marina Gallo, 3,75
2047.ª Rita Vilaça, 2,50

Masters FPT/CIMA

Começa hoje o Masters 2008, prova final do circuito nacional de ténis e que, apesar de todas a dúvidas e confusões, merece ser um pólo dinamizador da actividade , pelo que fica aqui o convite para a uma visitinha até ao pavilhão da Quinta dos Lombos, em Carcavelos e assistir, a partir de hoje e até Sábado, a uma competição que reúne os 16 melhores tenistas portugueses da actualidade ( faltarão aqui Gastão, Michelle e Piedade...).
A ordem dos jogos já está definida e será a seguinte:
Terça-Feira (4 Dez)
10:00
Filipa Correia vs. Mª João Koehler
Hugo Anão vs. Rui Machado
Ana C. Nogueira vs. Catarina Ferreira
14:00
Diogo Mota vs. Leonardo Tavares
Neuza Silva vs. Kátia Rodrigues
Frederico Gil vs. José R. Nunes
18:00
Magali De Lattre vs. Joana Pangaio
Vasco Antunes vs. João Ferreira
Quarta-Feira (5 Dez)
10:00
Hugo Anão vs. Diogo Mota
Ana C. Nogueira vs. Filipa Correia
Rui Machado vs. Leonardo Tavares
14:00
Catarina Ferreira vs. Mª João Koehler
José R. Nunes vs. João Ferreira
Kátia Rodrigues vs. Joana Pangaio
18:00
Frederico Gil vs. Vasco Antunes
Neuza Silva vs. Magali De Lattre
Quinta-Feira (6 Dez)
10:00
Filipa Correia vs. Catarina Ferreira
11:30
Diogo Mota vs. Rui Machado
Mª João Koehler vs. Ana C. Nogueira
14:00
Leonardo Tavares vs. Hugo Anão
Magali De Lattre vs. Kátia Rodrigues
Vasco Antunes vs. José R. Nunes
18:00
Joana Pangaio vs. Neuza Silva
João Ferreira vs. Frederico Gil

Meias-Finais - Sexta-feira a partir das 12 horas

Finais - Sábado às 12 e 15 horas

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Em sub-16, Miguel Almeida já está na 2ª ronda deste prestigiado torneio norte-americano , depois de ontem ter vencido por 7/5, 4/6 e 6/4.
Agora defronta o brasileiro Gabriel Dias, mais um tenista que vem da qualificação e que, curiosamente, eliminou, na ronda inicial, o parceiro de Miguel no torneio de pares.
Esta manhã, jogam Michelle e Gastão a sua 1ª ronda do torneio de sub-18.
Em pares masculinos, Gastão fará dupla com o mexicano Ramirez e defrontam o finalandês Kontinen e o sérvio Vucic, em jogo a realizar ainda hoje, sendo que, curiosamente ambos já perderam na 1ª ronda de singulares.

3 de dezembro de 2007

Yucatan World Cup 2007 ITF G1

Realiza-se na próxima semana este G1 do circuito mundial de júniores onde, apesar das ausências de Michelle e Gastão, estaremos representados por Miguel Almeida e Demi Rodrigues, o 1º já no quadro principal e Demi a ter que disputar a qualificação.
Miguel, já se sabe, continua pelos Estados Unidos a treinar na Academia de Chris Evert e vai estar esta semana no OrangeBowl para sub-16 enquanto Demi dará um saltinho até ao México, depois da presença no ITF da Beloura.
Boa sorte para os dois.

Eddie Herr 2007 G1 ITF

Da grande Collete Lewis e do seu blog http://tenniskalamazoo.blogspot.com/ chegam as primeiras reacções à vitória de Gastão Elias no Eddie Herr e que aqui trazemos com a devida referência, foto incluída.
"There was no controversy in the boys' 18s final, with 17-year-old Gastao Elias of Portugal dominating qualifier Alex Domijan 6-1, 6-2. Expecting an interesting contrast of style (Elias) and power (Domijan), most of the hundreds of fans packing the bleachers were instead treated to a serving exhibition by Elias, who admitted that he played "a perfect match.""I was holding my service games very easily and it helped me very much," said Elias, who trains at Bollettieri and is represented by IMG.
"I could spend more energy in the returning game."Domijan's serve had helped him to eight wins over the course of the week, but Elias had little trouble with it, which gave time to maneuver the 6-foot-6 inch Saddlebrook student around the court.
Domijan chipped in with plenty of unforced errors, which kept him from getting into the rhythm that carried him past a raft of good players."I thought I played all right," said Domijan, who once again had a large contingent of supporters from Saddlebrook Prep in attendance, this time with a large poster with his last name writ large.
"He got a lot of balls in play, and he doesn't really miss, at all. Doesn't miss first serves either."Elias recently won an ITF Men's event in Mexico, and he conceded that with a win on that next level, pressure can increase when returning to play juniors.
"I dealt with some pressure in the beginning; I knew I had to play good," said No. 9 seed Elias, who lost only one set in the tournament, in the second round. "But I relaxed and played my game."

Rankings WTA

Os destaques da variante feminina são dois, com Michelle a ultrapassar Frederica Piedade e a terminar o ano como 2ª melhor portuguesa e dentro do Top 300 e Magali De Lattre, que deu um pulo de 67 lugares, ultrapassando Nogui e ficando bem dentro da sua própria expectativa.
Ranking a 3 de Dezembro
Femininos WTA
206.ª (-1) Neuza Silva, 143,00
292.ª (+11) Michelle Brito, 84,00
298.ª (+2) Frederica Piedade, 82,00
472.ª (+2) Catarina Ferreira, 37,00
649.ª (+67) Magali de Lattre, 18,00
705.ª(-2) Ana Catarina Nogueira, 14,00

61st Dunlop Orange Bowl 2007 - ITF GA

Já começou este fim de semana o último grande torneio ITF do ano, aquele que se disputa em Key Biscaine, nos palcos dos grandes torneios séniores de Miami.
Em sub-16, Miguel Almeida é o 7º CS ( aqui o que conta é o ranking ITF Júnior) e já conhece o seu adversário na 1ª ronda, de seu nome Filipp Pogostkin, um norte-americano que vem da qualificação.
Em pares, Miguel fará dupla com o francês Herbert e defrontam, ainda hoje a dupla norte-americana Bangoura/Kandath
Neste torneio, a presença de alguns nomes sonantes, como são o caso do puto maravilha da Australia, Tomic, 1º CS e que já está na 2ª ronda ou o italiano Miccini, menos afortunado dado que perdeu logo de entrada, apesar de ter sido 2º CS.
Em sub-18 estarão presentes Michelle Larcher de Brito e Gastão Elias, de peito cheio depois da limpeza na IMG, no Eddie Herr.
Gastão já afirmou, em declarações a Norberto Santos de "O Record", que este será, por certo, o seu último torneio de júniores dado que em 2008 jogará somente em torneios ATP e ITF Futures, a não ser que Roland Garros o chame se não tiver entrada no qualifying de séniores....
Não irá até à Austrália ficando a disputar a 1ª fase de Futures americanos. Regresso a Portugal só para Abril, para a Taça Davis e Estoril Open.
No sorteio deste GA, Gastão vai defrontar na 1ª ronda um convidado da organização, o norte-americano Adam El Mihdawy, nº 271 ITF. Em caso de vitória, Elias deverá ter que medir forças com o seu grande amigo Daniel Cox, seu parceiro na variante de pares.
Já Michelle Larcher de Brito defronta na ronda inaugural uma tenista igualmente convidada, a norte-americana Asia Muhammad.
Temos aqui um passarinho a dizer-nos que vamos ter uma dobradinha lusa neste GA, só para americano ver......

Campeonato Nacional de equipas séniores- 1ª divisão

A Associação Académica de Coimbra renovou ontem o título de campeã nacional feminino, ao vencer todos os encontros que disputou no Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Masculinos e Femininos, prova que terminou hoje, domingo, no Clube Ténis do Estoril, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Turismo da Costa do Estoril.
A equipa da AA Coimbra impôs-se aos quatro adversários que competiram num sistema de round robin (todos contra todos), vencendo o CET Oeiras (2.º classificado), o CT Porto (3.º), o CIF (4.º) e o Carcavelos T (5.º).
João Blaize, capitão das bicampeãs nacionais, revelou-se satisfeito por conseguir revalidar o título, com uma equipa que combinou a juventude com a veterania. “Estabelecemos o objectivo de sermos campeões logo no início do ano, e conseguimos cumprir. Esta combinação de jogadoras mais jovens com algumas veteranas é muito importante, em especial, para as mais novas que deste modo vão adquirindo experiência com tenistas que já andaram no circuito internacional”, declarou Blaize.
Já Rita Vilaça, campeã nacional de Sub 14, e coqueluche da equipa de Coimbra, realçou a experiência adquirida na prova: “Foi bastante positivo poder jogar com jogadoras mais velhas, algo a que não estava habituada. Sinto que ainda tenho muito a trabalhar, mas já decidi que quero ser profissional de ténis”.
Por sua vez, João Antunes, capitão do CET Oeiras, que alcançou o 2.º lugar, tinha a sensação de dever cumprido: “O objectivo era a manutenção e desde o momento que assegurámos isso, tentámos voar mais alto, mas este 2.º lugar já foi espectacular. Estou muito satisfeito com o desempenho das atletas. A AA Coimbra foi uma justa campeã”.

Classificação e Resultados

Femininos
1.ª AA Coimbra
2.ª CET Oeiras
3.ª CT Porto
4.º CIF
5.º Carcavelos T

AA Coimbra – CIF, 3-2
Singulares
Ana Salas Lozano (AA Coimbra) – Susana Baptista (CIF), 6/0,. 6/0
Nathaly Gunthard (AA Coimbra) – Diana Batista (CIF), 6/2, 6/3
Rita Vilaça (AA Coimbra) – Sandra Valente (CIF), 6/0, 6/0
Alyna Sebastyanova (AA Coimbra) – Beatriz Coelho (CIF), 1/6, 0/6
Pares
A. Sebastyanova/R. Vilaça (AA Coimbra) - D. Batista/S. Batista (CIF), 0/6, 0/6

Carcavelos T. – CET Oeiras, 1-4
Singulares
Diana Margelatu (Carcavelos T) – Catarina Ferreira (CET Oeiras), 1/6, 0/6
Samanta Semedo (Carcavelos T) – Charlotte Pires (CET Oeiras), 1/6, 0/6
Sara Neto (Carcavelos T) – Ana Curto (CET Oeiras), 1/6, 2/6
Filipa Simões (Carcavelos T) – Francisca Almeida (CET Oeiras), 6/4, 5/7, 7/5
Pares
S. Neto/A. Jesus (Carcavelos T) – F. Almeida/R. Gouveia (CET Oeiras), 0/6, 0/6

AA Coimbra – CT Porto, 3-2
Singulares
Ana Salas Lozano (AA Coimbra) – Inês Moura (CT Porto), 6/1, 6/4
Diana Gorecha (AA Coimbra) – Maria João Koehler (CT Porto), 2/6, 7/5, 3/6
Nathaly Gunthard (AA Coimbra) – Margarida Moura (CT Porto), 7/5, 6/2
Rita Vilaça (AA Coimbra) – Joana Pedroso (CT Porto), 6/1, 6/2

CIF – Carcavelos T., 4-1
Singulares
Susana Batista (CIF) – Diana Margelatu (Carcavelos T), 4/6, 4/6
Diana Batista (CIF) – Samanta Semedo (Carcavelos T), 6/4, 6/2
Beatriz Coelho (CIF) – Sara Neto (Carcavelos T), 6/0, 6/4
Luísa Gouveia (CIF) – Filipa Simões (Carcavelos T), 6/1, 6/0
IN: FPT

2 de dezembro de 2007

Eddie Herr 2007 G1 ITF

Só duas ou três palavras para dizer que o Gastão ARRASOU na Academia IMG, frente ao norte-americano Alex Domijan, vencendo o jogo da final por 6/1 e 6/2....
Com os olheiros da Academia a esfregarem as mãos de contentes, pela aquisição feita em 2007, Gastão Elias vence assim o seu 1º torneio G1 e torna-se um dos principais favoritos para a vitória no OrangeBowl, um GA que começou hoje mesmo, nos courts de Key Biscaine, onde Michelle fez história em Março, no Sony Ericsson .
Com esta vitória e independentemente do que faça até ao fim do ano, Gastão vai começar 2008 nos 10 primeiros júniores do mundo, pelo que começam já a faltar palavras para adjectivar a carreira do miúdo da Lourinhã.

ITF $ 25.000 Beloura-Sintra 2 WTA

Neuza Silva foi derrotada na final de pares do 2º torneio da Beloura, perdendo por 4/6 e 1/6.

Eddie Herr 2007 G1 ITF

Gastão Elias joga esta tarde a final do G1 Eddie Herr , depois de ontem ter batido claramente o bósnio Basic na meia final pelos parciais de 6/3 e 6/1.
A final de hoje oporá o jovem luso ao norte-americano Domijan, jogador que vem do qualifying e que bateu o 3º CS, o checo Jebavy, logo na abertura do torneio.
Domijan é o actual nº 418 ITF e está a fazer o seu melhor torneio de sempre apesar dos seus 16 anos ainda recentemente feitos.
Não é ser nacionalista mas esta não escapa ao miúdo da Lourinhã.
Em pares, Gastão ficou-se pelas meias finais depois da derrota frente a Ignatik e Dimitrov, que venceram o torneio, pelos parciais de 3/6 e 2/6.

Campeonato Nacional de equipas séniores- 1ª divisão

O Clube Ténis Vila Real de Santo António revalidou esta tarde o título de campeão nacional ao vencer o CT Porto, por 3-2, na final do Campeonato Nacional de Equipas Seniores – 1.ª Divisão Masculinos e Femininos, prova que termina hoje, domingo, no Clube Ténis do Estoril, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Turismo da Costa do Estoril.
Os espanhóis José Sanchez de Luna e Carlos Poch Gradin e o capitão Rui Machado venceram os três singulares que viriam a dar a vitória ao clube algarvio. Sanchez de Luna impôs-se a David Marrero, Poch Grandin bateu Leonardo Tavares, enquanto Machado levou a melhor sobre Miguel Alves, campeão nacional de Sub 18. Marc Fornel venceu Marc Tarres, num duelo espanhol, após desistência do último, reduzindo a desvantagem para 1-3. Com a vitória para o CTVRS António já consumada, os algarvios abdicaram de jogar o par, verificando-se o resultado final de 3-2, a favor dos bicampeões nacionais.
Rui Machado, capitão do CTVRS António, revelou-se satisfeito com a revalidação do título, o grande objectivo do clube para a competição. “Partíamos como favoritos no início, mas o CT Porto esteve bem e acabou por ser uma final equilibrada. A vitória poderia ir para qualquer um dos lados. Estamos muito contentes com este título, pois foi o objectivo a que nos propusemos e agora vamos festejar”, declarou Rui Machado na hora da consagração.
Do outro lado, o capitão do CT Porto, Nuno Marques, admite que o objectivo era ganhar o campeonato, mas faz um balanço positivo da prestação do clube nortenho. “Sabíamos mais satisfeitos daqui se tivéssemos ganho, porém chegámos à final e ganhámos a três boas equipas. Competimos com jovens que têm uma ligação forte ao clube, como é o caso do Miguel Alves, que sempre jogou no CT Porto, e do Diogo Rocha que espero que crie um vínculo cada vez maior com o clube. Eu? Sou também um jogador e acho que isso pode ajudar, pois falamos todos a mesma linguagem”, referiu Nuno Marques.
Na prova feminina, AA Coimbra, CET Oeiras, CT Porto, Carcavelos T e CIF discutem ainda a vitória final na competição.

Resultados
Classificação
1.º CTVRS António
2.º CT Porto
3.º CET Oeiras
Masculinos
CTVRS António – CT Porto, 3-2
Singulares
Marc Lopez Tarres (CTVRS António) – Marc Fornell Mestres (CT Porto), 6/3, desistência Tarres
José Sanchez de Luna (CTVRS António) – David Marrero (CT Porto), 6/4, 7/5
Carlos Poch Gradin (CTVRS António) – Leonardo Tavares (CT Porto), 6/4, 6/3
Rui Machado (CTVRS António) – Miguel Alves (CT Porto), 6/2, 6/1
Pares
M Alturas/B. Rodrigues (CTVRS António) – M. Alves/D. Rocha (CT Porto), 0/6, 0/6
Femininos
AA Coimbra – CIF, 3-2
Singulares
Ana Salas Lozano (AA Coimbra) – Susana Baptista (CIF), 6/0,. 6/0
Nathaly Gunthard (AA Coimbra) – Diana Batista (CIF), 6/2, 6/3
Rita Vilaça (AA Coimbra) – Sandra Valente (CIF), 6/0, 6/0
Alyna Sebastyanova (AA Coimbra) – Beatriz Coelho (CIF), 1/6, 0/6
Pares
A. Sebastyanova/R. Vilaça (AA Coimbra) - D. Batista/S. Batista (CIF), 0/6, 0/6
Carcavelos T. – CET Oeiras, 1-4
Singulares
Diana Margelatu (Carcavelos T) – Catarina Ferreira (CET Oeiras), 1/6, 0/6
Samanta Semedo (Carcavelos T) – Charlotte Pires (CET Oeiras), 1/6, 0/6
Sara Neto (Carcavelos T) – Ana Curto (CET Oeiras), 1/6, 2/6
Filipa Simões (Carcavelos T) – Francisca Almeida (CET Oeiras), 6/4, 5/7, 7/5
Pares
S. Neto/A. Jesus (Carcavelos T) – F. Almeida/R. Gouveia (CET Oeiras), 0/6, 0/6
A decorrer jornada da tarde:

AA Coimbra – CT Porto
Singulares
Ana Salas Lozano (AA Coimbra) – Inês Moura (CT Porto)
Diana Gorecha (AA Coimbra) – Maria João Koehler (CT Porto)
Naltaly Gunthard (AA Coimbra) – Margarida Moura (CT Porto)
Rita Vilaça (AA Coimbra) – Joana Pedroso (CT Porto)
CIF – Carcavelos T.
Singulares
Susana Batista (CIF) – Diana Margelatu (Carcavelos T)
Diana Batista (CIF) – Samanta Semedo (Carcavelos T)
Beatriz Coelho (CIF) – Sara Neto (Carcavelos T)
Luísa Gouveia (CIF) – Filipa Simões (Carcavelos T)
In: FPT