Pesquisar neste blogue

19 de janeiro de 2008

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Andre Silva começou da melhor maneira o torneio de qualificação deste Cat.3 que se disputa na Estónia, vencendo o seu adversário da 1ª ronda, o estoniano Burdakov por 6/0 e 6/0.
O André vai agora jogar o jogo final da qualificação com o 1º CS , o marroquino Benmoussa.
Beatriz Santos já não foi tão feliz, na qualificação feminina, perdendo frente a uma jogadora da casa, Kristel Kalm, pelos parciais de 4/6, 6/2 e 5/7.

ITF $ 10.000 Albufeira 2 ATP

Resultados parciais da 1ª ronda de qualificação, envolvendo portugueses:

Gonçalo Falcão - T.Meniane 0/6 , 3/6
Manuel Marcelo - Kevin Botti 2/6 , 4/6
Pedro Sousa - Enrico Iannuzzi 6/4, 2/6 , 3/6
Tiago Godinho - Ilya Belyaev 4/6 , 4/6

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Patricia Martins já está na meia final do torneio, depois de ter vencido a belga Bonaventure pelos parciais de 6/7, 6/3 e 7/6.
No jogo de acesso à final, a jovem do Ace-Team defronta Petra Uberalova, da Eslováquia.
Parabéns Patricia.

ITF $ 10.000 Albufeira 2 ATP

Começa hoje a qualificação para o 2º Future algarvio de 2008.
Eis os jogos que envolvem portugueses:
Pedro Palha - Tom Moore ( AUS)
Kevin Barragão - Manuel Cavaco
Gonçalo Falcão - Trystan Meniane ( ROM) 3º CS
Manuel Marcelo - Kevin Botti ( FRA)
Pedro Sousa - Enrico Iannuzzi ( ITA) 6º CS
Roque Rocha - Beus-Barquin (ESP)
Tiago Godinho - Ilya Belyaev ( RUS )

18 de janeiro de 2008

Joana Valle Costa

Fico sempre surpreendido quando um determinado assunto suscita enormes e, muita vezes, estéreis discussões, quando, reafirmo-o mais uma vez, deveríamos por de lado as nossas opiniões de cariz pessoal e, em uníssono, incentivar, aplaudir e apoiar incondicionalmente o esforço muitas vezes incompreendido feito por todos os agentes desportivos e familiares envolvidos na preparação e na competição dos nossos jovens tenistas.
Não intervi antes mas não posso deixar passar esta constatação. Já aconteceu com a Michelle, depois com a Neuza, a Magali, a Maria João, mais recentemente com o Frederico Silva e o Francisco Ramos.
Deixemo-nos de tretas.
Se não gostam da maneira e/ou da forma como a miúda se comporta em campo ( confessamos que nunca a vimos jogar), se achamos que é mal educada porque não cumprimentou a sua adversária no final ou se achamos que o seu futuro será sombrio porque não vai ser tudo aquilo que deveria ser para se tornar uma verdadeira campeã, então, meus amigos, estão dispensados de nos brindarem com a vossas divagações mentais.
Aqui será sempre espirito positivo, critico mas construtivo e nunca presunções enervantes de quem, por certo adivinho do futuro, se mete a fazer futurologia com os miúdos de 11, 12 ou 13 anos!!! Francamente.
Fica o aviso em jeito de convite, gastem as teclas do PC para escrevem algo com positividade, concreta ou aparente, porque valerá mais um FORÇA escrito em maísculas do que 173 parágrafos de suposições pseudo-filosóficas sobre comportamento humano e social.
Nunca nos podemos esquecer que todos somos iguais e todos somos diferentes.
Para a Joana: Gostaria de saber a tua opinião sobre estas questões e eu gostaria de a transmitir a todos pois assim poderás, se o entenderes, mostrares que a tua mente está limpa para fazeres o que mais gostas de fazer na vida: jogar ténis.
Força miúda.

Narva Cup, Estonia, ETA sub-14, Cat. 3

Um importante contigente luso viajou até ao báltico país da Estónia para disputar este torneio de categoria 3 a contar para o ranking de sub-14 da ETA.
Em masculinos, Diogo Rocha deverá ser o 2º CS da competição e será secundado por Henrique Costa, Gonçalo Loureiro, André Silva e Luis Palha.
Em meninas, defenderão a nossa bandeira a Beatriz Coelho ( de quem nós, pessoalmente, esperamos muito este ano), Andreia Bicho e Beatriz Santos.
O torneio começará neste fim de semana.

ITF $ 10.000 Mallorca 2 ATP

João Sousa é o 3º CS da qualificação e já está apurado, com um bye , para a 2ª ronda, onde defrontará o vencedor do jogo entre os espanhóis Suarez Galinanes e Guaita Pais, sendo que este último perdeu, curiosamente também na 2ª ronda, para João Sousa, no 1º Future de Mallorca, na passada semana. É, sem dúvida, um bom presságio.

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Patricia Martins já está na 3ª ronda do torneio checo, depois de ter vencido hoje por duplo 6/3 a checa Pavelkova.
A sua adversária de amanhã é a belga Ysaline Bonaventure.

Ranking do Blog

Mais dois nomes no nosso ranking, Patricia Martins e José Ricardo Nunes, sendo que Barbara Luz continua no 1º lugar, muito por culpa de ter derrotado uma CS quando atingiu a meia final do torneio ITF Junior do Qatar.
Em relação a um dos nossos amigos que indagou sobre os tenistas presentes na qualificação do torneio de Albufeira, só se pontua para o ranking no blog em qualificações com uma vitória, isto é, a derrota na ronda inicial não atribui pontos.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

O torneio de Albufeira já não tem portugueses, depois da eliminação de José Ricardo Nunes em jogo da 1ª ronda, pelos parciais de 3/6 e 3/6.
Em pares, a única dupla com portugueses, composta por Pedro Palha e Manuel Marcelo, também perdeu na ronda inicial, pelos parciais de 6/3, 1/6 e 5/10.

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Gastão Elias foi eliminado da competição de pares, ao perder o jogo da meia final pelos parciais de 4/6 e 6/7.
Em singulares, frente a um jogador do Haiti ( e não do Havai como erradamente tinhamos referido), Gastão também perdeu, aqui pelos parciais de 6/2 , 1/6 e 2/6.

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Frederica Piedade não conseguiu vencer a dor de um problema de saúde ligeiro mas impeditivo de poder jogar o ténis que lhe estava a proporcionar um inicio de época muito interessante.
Frente a Angela Haynes, 8ª CS, Frederica abandonou o encontro ainda no 1º set, com o resultado empatado a 3 partidas.
Esperamos que recupere depressa para que possa continuar a série de torneios no continente norte-americano, agora que nos parece pronta para nos dar uma grande alegria.
Força Frederica.

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

João Barra perdeu na 2ª ronda deste torneio checo, pelos parciais de 5/7 e 2/6.
Já Patricia Martins não deixou os seus créditos por raquetes alheias e despachou a sua adversária por esclarecedores 6/1 e 6/0.
Na 2ª ronda defronta Kamila Pavelkova, da R. Checa.

Welcome Back

O site Luso Ténis está de volta ao activo!Depois de um penoso problema com o domínio do servidor da AJTP que durou 9 dias, do qual fomos alheios, a situação está a caminhar rapidamente para a normalidade.
O site da AJTP como o do Luso Ténis foram obrigados a mudar de endereço por uns tempos. Neste momento, são estas as maneiras de chegar a ambos:
Luso Ténis - http://lusotenis.ajtp.alojamix.net (continua disponível a versão mais curta www.lusotenis.pt.vu)
Com a mudança de alguns dados do servidor surgiram alguns problemas que ainda causam algum transtorno, mas que rapidamente serão resolvidos. Contamos que até ao fim-de-semana, tudo esteja dentro da total normalidade. Neste momento, acreditamos que tudo o que chega a sua casa encontra-se em perfeito funcionamento. No entanto, é normal que existam, por exemplo, alguns links quebrados pelo que agradecemos que caso se depare com algum entre em contacto para corrigirmos o erro.
A boa notícia foi que, ao contrário do que temíamos, não houve qualquer dado perdido, tanto no site, sistema de notícia, fórum, entre outros.Pedimos imensa desculpa a toda a comunidade Luso Ténis pelo sucedido, contamos consigo para voltarmos a reanimar rapidamente vários espaços do site, tal como o Fórum.
Saudações tenísticas,Luso Ténis
NR: Amigo João, volta estás perdoado....

16 de janeiro de 2008

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Frederica Piedade terá sido derrotada em jogo da 1ª ronda do torneio de Surprise, frente à 8ª CS, Angela Haynes.
Logo que o resultado esteja disponível aqui o traremos mas confiamos que um dos nossos fiéis amigos o colocará aqui primeiro....

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Imperial a vitória de João Barra na 1ª ronda deste Cat. 2 na R. Checa, ao vencer Tomas Kmetko por 6/0 e 6/0.
Na 2ª ronda, defronta o russo Andrey Goriachov.
Em femininos, Patricia Martins vai defrontar a eslovaca Zuzana Ondruskova em jogo da ronda inaugural.

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

6/1 e 6/4 foi o resultado do jogo da 1ª ronda do torneio de North Miami Beach de Gastão Elias frente ao desconhecido Chanakira do Zimbabué e mostra que o miúdo está a recuperar da desilusão de ter sido eliminado no Future da passada semana.
É a 5ª vitória consecutiva de Gastão Elias e na 2ª ronda vai defrontar igualmente um tenista que será, pelo menos, teoricamente , acessível ao jogo do português.
Com este resultado, Gastão coloca-se a Barbara Luz no ranking do blog.
Parabéns Gastão.
PS: Informação de um amigo do blog ( obrigado pela atenção) diz-nos que Gastão já está nas meias finais de pares, depois de ter vencido hoje por 4/6, 6/3 e 10/8, tendo como adversários da presença na final os norte-americanos Lam e Wettengel. O adversário de Gastão em singulares será o havaiano Olivier Sajous , tenista sem ranking mas com algumas vitórias interessantes, como a que conseguiu na qualificação do Challenger de Birmigham, em Agosto passado, frente ao romeno Florin Mergea, jogador dentro do Top 500.
Foi também este jogador que bateu, igualmente no Verão passado, num Future americano o carrasco de Gastão no Orange Bowl, J. Jenkins.
Será, pois, um bom teste para a boa forma que Gastão parece evidenciar, só esperamos que a correria de 7 jogos em 4 dias não tragam algum cansaço.

15 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Enquanto espera pela sua estreia no quadro singulares, Gastão Elias levou de vencida, em pares, a dupla nº1 da competição, por 7/6 e 6/3, o que só pode ser um bom presságio para o torneio de singulares.
Na 2ª ronda defrontam o polaco Czarnecki e Ruah da Venezuela.

ITF $ 25.000 Surprise WTA

A experiência ainda conta e muito e terá sido essa a grande diferença entre Michelle e Frederica nos jogos de hoje.
Michelle perdeu frente à sul africana De Beer por 2/6 e 4/6 enquanto Frederica ultrapassou a sempre complicada Boffa, em 3 sets, por 6/7, 6/4 e 6/1.
Apesar da derrota, fica mais um passo no caminho da profissionalização da jovem portuguesa, enquanto Frederica, depois da vitória em pares em Tampa Bay, parece regressar aos seus melhores tempos.
Na 1ª ronda Frederica defrontará Angela Haynes dos Estados Unidos, WTA 222 e com um grande currículo em torneios desde gabarito.

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Dos jovens jogadores portugueses inicialmente inscritos no7h Real Sport Open, prova da categoria 2 ETA Sub 14, só João Barra, Patrícia Martins e Sofia Araújo participam no torneio que decorre esta semana em Milovice, República Checa.
João Barra, em singulares masculinos, e Patrícia Martins, em femininos, têm entrada directa no quadro principal, enquanto Sofia Araújo disputa, já hoje, a 1.ª ronda do qualifying.
IN: FPT
PS: Kmetko Tomas é o adversário de João Barra na 1ª ronda do quadro principal masculino.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

Com a derrota de Pedro Palha na 1ª ronda de qualificação, o quadro de singulares do 1º Future português de 2008 fica somente com um nome luso, José Ricardo Nunes, que, como convidado da organização, vai defrontar na 1ª ronda um outro convidado, de seu nome Omar Bahrouziyhan , dos Emiratos Árabes Unidos, um jogador sem ranking.
Em pares a dupla portuguesa na 1ª ronda será composta por Pedro Palha e Manuel Marcelo e defrontarão na 1ª ronda os espanhois Ferrer-Victoria e Gomez-Pinter.
Boa sorte para os três.

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Michelle Larcher de Brito venceu por duplo 6/4 enquanto Frederica Piedade também venceu , pelos parciais de 6/3, 2/6 e 6/1.
No jogo de acesso ao quadro principal, Frederica necessita de ultrapassar a suiça Stefania Boffa, 16ª CS, WTA 391.

14 de janeiro de 2008

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Gastão Elias terminou o purgatório de quatro jogos de qualificação e ainda foi a tempo de ser CS do quadro principal deste Future , vencendo o seu último adversário da qualificação por 4/6, 6/2 e 6/2.
No QP, Gastão é o 8º CS e tem um sorteio muito interessante, dado que defronta na 1ª ronda um tenista sem expressão, Tinotenda Chanakira do Zimbabué, ATP 1484 e em caso de vitória, jogará com um jogador sem ranking na 2ª ronda.
Em pares, Gastão fará dupla com Devin Britton e defrontam, para abrir, a dupla nº1 do torneio, os neo zelandeses Statham e Thompson.

Lusoténis

O grande amigo João Saro e o site da Lusoténis ( verdadeiros mentores e criadores insconscientes deste blog) andam em pulgas com os malditos servidores que não nos permitem aquele ritual diário de dar uma saltada ao site e mandar umas bocas no fórum.
A pedido de muitas familias e com a autorização do João, fica aqui, com o devido destaque, a explicação do João para a inoperabilidade do site da Lusoténis.
Se a coisa estiver para durar, fazemos aqui uma vaquinha e arranjamos uns servidores a bom preço para o João e companhia.
João Saro dixit:
"O que aconteceu é que o projecto (tal como estava explicitado) estava alojado no servidor da AJTP, o qual eu era o responsável pela gestão e manutenção do mesmo. No entanto, subitamente e sem explicação os servidores foram abaixo e a empresa que alugou o dito servidor não respondeu a nenhum dos contactos que tentei efectuar. Assim que haja uma "aberta" na época de exames, vamos tentar resolver a situação e recolocar tudo online, não obstante do prejuízo já causado.Pedimos desculpas a toda a comunidade do Luso Ténis pelo sucedido e agradecemos de novo ao blog Ténis Português por ter possibilitado a explicação.Se quiserem receber novidades do site, poderão deixar o vosso endereço neste e-mail: joaosaro@hotmail.com (serve para e-mail como MSN) "

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Michelle Larcher de Brito vai discutir um lugar no quadro principal do torneio de Surprise no Arizona com a sul africana Surina De Beer, 14ª CS e WTA 360.
Michelle venceu a norte-americana Gullickson em jogo da 2ª ronda. Logo que o resultado nos chegue, aqui estará, bem como o de Frederica Piedade.

Winter Cups - Fase de Qualificação

As Selecções Nacionais de Sub 14 e Sub 16, Masculinas e Femininas, já conhecem as potenciais adversárias para a fase de qualificação da Winter Cups, que decorre entre 8 e 10 de Fevereiro, em diferentes países da Europa.
A equipa de Sub 16 Masculina está inserida no Grupo C, juntamente com Bósnia e Herzegovina, Dimamarca, França, Alemanha, República da Irlanda, Holanda e Polónia, jogando em Cholet, França. Já a equipa Feminina compete em Maniago, Itália, no Grupo B, e tem como possíveis adversárias: Bélgica, Bulgária, Alemanha, Itália, Roménia e Turquia.
Em Sub 14, a equipa Masculina surge no Grupo B, com Bósnia e Herzegovina, França, Hungria, Itália, Montenegro, Roménia e Suiça, jogando em Corregio, Itália. A equipa Feminina disputa a qualificação em Estugarda, Alemanha, no Grupo C, onde estão Bélgica, Bulgária, Alemanha, Noruega, Sérvia, República Checa e Espanha.
A qualificação disputa-se em formato de knock-out (a eliminar no final de cado encontro) e cada encontro será composto por dois singulares e um par.
A fase final da competição realiza-se entre 22 e 24 de Fevereiro, em diferentes locais para as quatro provas: Sub 14 Masculinos, Sub 14 Femininos, Sub 16 Masculinos e Sub 16 Femininos.
In: FPT

CHRISMAS CUP 14, ETA sub-14, Cat. 2

O amigo César Coutinho fez-nos chegar os resultados do João Barra neste torneio russo , numa cidade onde a temperatura exterior era de 20 graus negativos.
João Barra venceu na 1ª ronda o russo Stanislav Kurshunov por 7/5 e 6/2 para sair derrotado na 2ª frente a um outro russo, de seu nome Georgy Shashkanov pelos parciais de 2/6 e 1/6.
Em pares, com o marroquino Benmoussa venceram na 1ª ronda por 6/3 e 6/4 mas perderam na 2ª pelos parciais de 6/4, 2/6 e 3/6.
Com este resultado o João já marca pontos no nosso ranking.
Ao César o nosso obrigado e vá mandando noticias da R. Checa.

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Como tinhamos previsto nem Michelle nem Fredrerica tiveram qualquer dificuldade em vencer na 1ª ronda de qualificação do torneio do Arizona.
Michelle venceu por 6/0 e 7/5, enquanto Frederica venceu por 6/0 e 6/2.
Na 2ª ronda, Michelle defronta a norte-americana Carly Gullickson, WTA 561, já habituada a estas andanças desde há alguns anos e que pode complicar a vida à jovem lusa.
Frederica defronta a indiana Shikha Uberoi, WTA 749, igualmente muito experiente no circuito.

13 de janeiro de 2008

7th REALSPORT OPEN 14 , ETA sub-14, Cat.2

Um importante contigente luso estará na Republica Checa para disputar um torneio de Cat.2, a contar para o ranking da ETA de sub-14.
João Barra, Diogo Rocha, Henrique Costa, Gonçalo Loureiro, Luis Palha e André Silva em masculinos e Patricia Martins, Beatriz Coelho, Andreia Bicho e Sofia Araújo em femininos estão inscritos e prometem muita animação e muito trabalho para o nosso blog, já a partir de amanhã.
Segundo informação do André do Bolamarela.com, o João Barra esteve num torneio na Russia esta semana que hoje termina mas ainda não dispomos de informação oficial dos resultados alcançados pelo jovem tenista português, que terá, pelo menos, vencido na ronda inaugural de ambas as variantes.

ITF $ 10.000 North Miami Beach ATP

Gastão Elias está a um jogo de conseguir o apuramento para o quadro principal do torneio norte americano de North Miami Beach depois de mais uma vitória fácil, pelos parciais de 6/0 e 6/3, frente a Joel Kincaid.
No jogo decisivo, Gastão defronta mais um tenista nativo, de seu nome Maksim Tikhomirov, jogador sem ranking e que tenta neste jogo o seu 1º apuramento para um quadro principal.
Seria uma enorme surpresa se Gastão não vencesse, depois de entrado nesta qualificação como 1º CS, dado que faltou ao sign in do torneio, enquanto esperava por um WC para o Challenger de Miami, que acabou por não chegar. Aliás Gastão Elias seria CS do quadro principal com o seu ranking de entrada.

ITF $ 10.000 Albufeira ATP

Resultados quase completos da 1ª ronda de qualificação, nos jogos com tenistas portugueses:
Sebastião Guimarães - Ferrer Vitoria ( ESP ) 1º CS 1/6 0/4 des
Gonçalo Mareco - Serguei Tarasevitch ( BLR ) 0/6 0/6
João Pina - Kevin Botti ( FRA ) 1/6 1/6
Kevin Barragão - Alen Bisevac ( AUT) 1/6 1/6
Eduardo Salsa - Guy Michelevitz ( ISR) 1/6 2/6
Gonçalo Falcão - Beaus Barquin ( ESP ) 3/6 2/6
Pedro Palha - Alexander Hutchings ( GBR)

ITF $ 10.000 Mallorca 1 ATP

Na 2 ª ronda da qualificação do torneio espanhol, João Sousa venceu Guaita-Pais por 6/2 e 6/4.
Na 3ª ronda, defrontando o 8º CS, Such Perez, o luso perdeu pelos parciais de 4/6 e 2/6.
Com esta derrota, João Sousa ficou afastado do quadro principal mas ainda assim, marcará alguns pontos para o ranking do blog, dado que cada vitória em jogos de qualificação dá pontos, porque, achamos nós, assim deve ser.

ITF $ 25.000 Surprise WTA

Da mesma forma que por vezes nos queixamos aqui da má sorte nos sorteios dos quadros onde interveêm tenistas lusos, não nos coibimos de, da mesma forma, dizer que o sorteio da 1ª ronda de qualificação deste torneio norte-americano no Arizona foi amigo para Michelle e Frederica.
Como 4ª CS, Michelle Larcher de Brito vai defrontar Samantha Powers, norte-americana, WTA 950 e que perdeu os seus últimos 12 jogos em competições ITF.
Já Frederica Piedade que é a 6ª CS, vai defrontar também uma tenista americana, Julia Baltas, de 17 anos, convidada da organização e que já não compete no circuito desde Maio de 2007, quando se estreou com uma derrota numa qualificação no Texas de um $ 10.000 .

Ranking do Blog : Semana 2

Agora que já começaram os torneios da 3ª semana de 2008, actualizamos o nosso ranking, com a entrada de dois novos elementos: Frederica Piedade, que entra para o 2º lugar e Gastão Elias, que entra para o último lugar do pódio.
Na frente continua Barbara Luz, com 30 pontos, mais 22 pontos que Frederica e mais 25 que Gastão.
Nesta semana, novos nomes vão ser acrescentados pelo que a luta vai prometer pelo título de melhor tenista português de 2008 para o nosso/vosso blog.
Relembro que a classificação estará sempre disponível na coluna da esquerda e que a tabela de pontos está disponível em http://www.sendspace.com/file/ddmczp .
PS: existe um pequeno erro na tabela: um finalista de um G5 ITF Junior marcará 15 pontos e não 10, como a tabela indica.