Pesquisar neste blogue

2 de fevereiro de 2007

London-Sutton $25.000 WTA

Chegou ao fim a aventura de Neuza Silva na variante de pares deste torneio londrino de $ 25.000, com a derrota nas meias finais, frente a uma dupla da casa, pelos parciais de 4/6 e 3/6.
De qualquer das formas, se juntarmos este resultado à vitória da passada semana em Hull, é lícito afirmar que a época da atleta de Paulo Lucas começou bem.
Para a semana, Neuza irá permanecer em terras de Sua Majestade, disputando a qualificação do torneio de Tipton, igualmente de $ 25.000 de prize money.

INTERNATIONAUX DE TENNIS DES HAUTS DE FRANCE


Começa amanhã, com a realização dos jogos da qualificação, este importante torneio juvenil europeu, a contar para o ranking ETA de sub-16, Categoria 1, que se realiza em Marcq-en-Barceul, França.

Inscritos estão Ana Claro ( nº 51 ETA sub-16), como 4º CS e Margarida Fernandes( nº 480 ), ambas no quadro principal feminino e Francisco Dias ( nº 237) em masculinos e igualmente no quadro principal.

Os jogos dos portugueses serão apenas na 2ª feira.

ITF Vale do Lobo $ 10.000 WTA

Começa já amanhã a 1ª prova internacional em território luso, neste caso, o 1º de 3 torneios algarvios a contar para o ranking WTA.
Com uma importante participação portuguesa, a prova vai contar como 1ª CS a francesa Florence Haring, actualmente a nº 266 do ranking.

Em relação às portuguesas, a organização atribuiu dois dos quatro WC's a atletas nacionais, a saber Catarina Ferreira e Joana Pangaio-Pereira, que terão assim entrada directa no quadro principal.

As restantes portuguesas inscritas são Carla Caetano, Maria Guerreiro, Katia Rodrigues, Marina Gallo , Charlotte Pires e Inês Santos.

London-Sutton $25.000 WTA

Neuza Silva está a tornar-se um caso sério quando joga na variante de pares.
Depois da vitória em Hull, na passada semana, Neuza, fazendo parceria com a brasileira Joana Cortez, cometeu a proeza de eliminar a dupla 1ª CS do torneio por concludentes 6/4 e 6/2, ganhando acesso às meias-finais deste $25.000, onde irão defrontar a dupla britânica Curran/Keothavong.
Com este resultado Neuza vai saltar para dentro do Top 400 em pares e arrecada preciosos Euros para suportar uma época que se adivinha deliciosa para a campeã nacional.

1 de fevereiro de 2007

Les Petits As - Sub-14 Cat 1

Na última participação portuguesa no torneio, Patricia Martins foi derrotada, já esta tarde, na 2ª ronda do torneio de consolação por 0/4 e 4/5.
Em jeito de apanhado da participação portuguesa, esta ficou algo aquém do esperado, pelo que melhores dias, por certo, virão.
Uma palavra de apreço para os atletas portugueses que neste torneio participaram e lembrar-lhes que a experiência interncional é fundamental para almejar melhores resultados no futuro.

Les Petits As - Sub-14 Cat 1

Continua a série negativa dos atletas portugueses neste torneio internacional, de Cat.1 a contar para o ranking ETA de sub-14.
Na 1ª ronda do torneio masculino de qualificação, Francisco Ramos voltou a perder, em 3 sets, frente ao germânico Tawasi.
Patricia Martins foi a única atleta a vencer um jogo de singulares ao derrotar a ucrâniana Svitolina na 1ª ronda do torneio de consolação, pelos parciais de 5/3 e 4/1, indo, igualmente hoje, defrontar na 2ª ronda, a eslovaca Jana Sepelova, actualmente a nº 11 do ranking ETA sub-14.
Francisco Ramos jogou ontem a 2ª ronda de pares e perdeu pelos parciais de 3/6 e 1/6.

Taça Davis - Portugal/Geórgia


Já estão defenidos os quatro jogadores que representarão Portugal na primeira eliminatória do Grupo 1 da Zona Euro/Africana, no final da próxima semana (dias 9, 10 e 11), em Tbilisi, na Geórgia.

O selecionador nacional, Pedro Cordeiro escolheu Frederico Gil, Rui Machado, Pedro Sousa e Gastão Elias, sendo que para o jovem da Lourinhã, a estreia é entusiasmante sendo que será o 2º mais novo representante português na prova, desde sempre, logo após Nuno Marques.

Os atletas tem estado em estágio em Guimarães, onde se junta hoje Gastão, que só agora regressou da Austrália, onde participou no Australian Open Junior.

Gonçalo Nicau, Hugo Anão e Tiago Godinho são os outros jogadores presentes no estágio, tendo faltado Diogo Rocha, a contas com uma enervante gripe.

Segundo Manuel Perez, no O Jogo, "A selecção viaja no domingo para a Geórgia e a inclusão de Gastão Elias está confirmada, apesar de a Federação Portuguesa de Ténis não ter ainda esclarecido os moldes em que o atleta será apoiado. O seu treinador, Luís Miguel Nascimento, voltou a lembrar que espera uma resposta, mas faz questão de sublinhar: "Não queremos entravar as negociações e pretendemos manter uma atitude de boa fé na obtenção de um apoio relevante e interessante, pois o que tivemos em 2006 foi muito reduzido, atendendo aos custos do programa do atleta".

London-Sutton $25.000 WTA

Conforme se esperava, apesar da forma apurada com que Neuza Silva se apresenta no inicio da época, a atleta nacional foi eliminada na 1ª ronda deste torneio, perdendo frente a A.Keen por 4/6 e 2/6.
História diferente na variante de pares onde, com a brasileira Joana Cortez, venceram o seu jogo inaugural por duplo 7/5, ganhando o direito de defrontar na 2ª ronda a dupla 1ª CS do torneio, composta pelas croatas Mezak e Ozegovic.
Pelos vistos, Neuza Silva está cada vez melhor nesta variante, o que só pode augurar enormes feitos no futuro, sobretudo na Fed Cup.

ATP Futures Espanha F4 - Murcia

Ficou mais uma vez por realizar o sonho de João Sousa em chegar ao quadro principal de um evento do ATP.
Na última ronda de qualificação, o actual nº 74 do ranking ITF Júniores não conseguiu vencer o seu adversário, o espanhol A. Fernandez-Guimera, perdendo em 3 disputados sets por 7/6, 4/6 e 4/6.
Ficou assim, mais uma vez, adiado o que nos parece bem possível num futuro próximo.

31 de janeiro de 2007

Selecção Nacional de Sub-12

Decorreu entre 26 e 28 de Janeiro o primeiro estágio da Selecção Nacional de Sub 12. A concentração decorreu no Clube de Ténis de Águeda, contando com a participação de 25 atletas (masculinos e femininos) vindos de todo o país, que aproveitaram esta oportunidade para demonstrar o seu valor e as instruções retidas do último estágio realizado em Dezembro passado.
Após a conclusão do estágio, atletas, treinadores e pais, ficaram a conhecer o programa das próximas actividades, com destaque para a convocatória de Frederico Silva (CT Caldas da Rainha) e Gonçalo Loureiro (Ace Team) que irão representar Portugal no Open Super 12 que se disputa em Auray (França) de 17 a 25 de Fevereiro.
A nova concentração da Selecção Nacional de Sub 12 decorrerá durante a Qualificação da Prova A das Olaias, de 17 a 21 de Fevereiro.

Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD

Aí estão os craques inscritos pela Federação Portuguesa de Ténis e que vão defender as cores nacionais na Tennis Europe Winter Cups 2007 by HEAD, a maior competição indoor do ténis juvenil europeu.

Os atletas e representantes inscritos nas 4 categorias são:

Sub14 Femininos
Jogadoras: Patrícia Martins, Bárbara Luz e Margarida Moura
Reserva: Inês Xavier
Capitã: Magda Leal
Fase de Qualificação: 09 a 11 de Fevereiro – Offenburg (Alemanha)

Sub14 Masculinos
Jogadores: Francisco Ramos, João Monteiro e Vasco Mensurado
Reserva: João Domingues
Capitão: Pedro Felner
Fase de Qualificação: 16 a 18 de Fevereiro – Mons (Bélgica)

Sub16 Femininos
Jogadoras: Demi Rodrigues, Charlotte Pires e Maria João Koehler
Reserva: Cátia Rodrigues
Capitão: Gonçalo Portas
Fase de Qualificação: 09 a 11 de Fevereiro – Maniago (Itália)

Sub16 Masculinos
Jogadores: Martim Trueva, Miguel Almeida e Pedro Palha
Reserva: Rodrigo Carvalho
Capitão: Jorge Gonçalves
Fase de Qualificação: 09 a 11 de Fevereiro – Ebreichsdorf (Áustria)

Cada categoria integra quatro zonas, sendo apuradas para a fase final as duas melhores Selecções de cada uma delas. O torneio disputa-se em sistema de Knock-Out, compreendendo a realização de dois jogos de singulares e um de pares.

ATP Futures Espanha F4 - Murcia

João Sousa soma e segue na qualificação para este Future espanhol.
Fazendo justiça ao convite da organização, o jovem atleta português está a apenas um jogo de conseguir o apuramento para o quadro principal, depois de ontem ter despachado o russo Ogarkov por 6/4 e 7/5, jogando hoje contra o espanhol A. Fernandez-Guimera, o acesso ao quadro principal.
O espanhol , de 19 anos, ocupa a posição 1330 do ranking ATP e é um habitual jogador nos futures nacionais, onde nunca conseguiu resultados de relevo.
Em caso de vitória, o português ainda jogará hoje a 1ª ronda do quadro de singulares, sendo que também já sabemos que não jogará em pares.

London-Sutton $25.000 WTA

Mais uma vitória de Neuza Silva, esta uma das mais importantes dos últimos tempos.
Jogando frente à finlandesa Tuohimaa a possibilidade de apuramento para o quadro principal do torneio, a tenista campeã nacional não deu qualquer hipótese, vencendo por concludentes 6/2 e 6/1, ganhando por mérito próprio um lugar no quadro principal.
Neste, Neuza irá defrontar a germânica Amanda Keen, uma das veteranas do circuito feminino, já à beira dos 30 anos e que ocupa o 232º lugar do ranking WTA.
Em 2006, a alemã apenas ganhou um torneio de $10.000 em Bath e atingiu a final de um $25.000 em Espanha.
Em pares, Neuza Silva terá como parceira a brasileira Joana Cortez e jogarão a 1ª ronda frente à dupla franco-britânica Doutrelant/Khan.

Les Petits As - Sub-14 Cat 1



Nada parece correr bem aos portugueses no torneio de 2007 Les Petits As.

Ontem , na 1ª jornada de pares, Patricia Martins, com a austríaca Kandler, perdeu por 3/6 e 4/6 frente à dupla britânica Askew/Martin-Merchant.

A salvar a honra do convento, Francisco Ramos assinou a 1ª vitória portuguesa no torneio, vencendo com o espanhol Font-Carbonell o jogo de pares frente a uma dupla africana composta pelo tunisino Kilani e o marroquino Khalou, pelos parciais de 6/7, 6/3 e 10/4.

Na 2ª ronda, cabe-lhes defrontar a dupla americana Egger/Harrison, 6ª CS do torneio.

Francisco Ramos já tem igualmente adversário na 1ª ronda do torneio de consolação masculino, indo defrontar o germânico M.Tawasi, actualmente o nº 48 do ranking ETA sub-14.

Em femininos e no torneio de consolação, Patricia Martins joga a 1ª ronda contra a ucrâniana E.Svitolina, que ocupa a 42ª posição do ranking de sub-14 da ETA.

30 de janeiro de 2007

Les Petits As - Sub-14 Cat 1

Como os seus companheiros de torneio, Francisco Ramos foi igualmente eliminado na 1ª ronda , perdendo para o checo Rumler em dois sets, 1/6 e 5/7.
A participação portuguesa fica agora entregue aos jogos de pares, que ainda se vão realizar hoje.

London-Sutton $25.000 WTA

Não foi sem alguma dificuldade que Neuza Silva venceu o 2º encontro do quadro de qualificação deste torneio londrino de $ 25.000, batendo a britânica Fitzpatrick por 5/7, 7/6 e 6/3, ficando agora a apenas um jogo de assegurar o acesso ao quadro principal.
A próxima adversária da atleta nacional é a finlandesa K. Tuohimaa, que cometeu a proeza de eliminar a germânica Justine Ozga, 5ª CS da qualificação.
A nórdica é actualmente a nº 785 do ranking WTA e o único resultado de relevo que conseguiu aconteceu à cerca de 1 ano atrás, quando foi finalista de um $ 10.000 em Israel.

29 de janeiro de 2007

Les Petits As - Sub-14 Cat 1

Patricia Martins foi eliminada na 1ª ronda deste torneio pela irlandesa Bowtell, em dois sets, pelos parciais de 3/6 e 6/7, ficando apenas Francisco Ramos com a tarefa de representar o nosso país.
O jogo do português, frente ao 8º europeu da categoria, será amanhã, mas desde já se pode considerar uma grande desilusão a presença portuguesa, em singulares, neste prestigiado torneio ETA sub-14, bem longe do palmarés apresentado pelos nossos atletas.
Entretanto já sairam os quadros da competição de pares.
Francisco Ramos fará dupla com o espanhol Font Carbonell e jogarão contra os 6º CS, os americanos Egger/Harrison.
Patricia Martins terá a seu lado a austríaca Kandler e jogarão contra uma dupla britânica composta por Askew e Martin-Merchant.

Rankings : Semana 4

No ranking ATP, poucas alterações para os portugueses, sendo que Frederico Gil continua a deter o título de melhor nacional em 154º, seguido de Gonçalo Nicau em 533º e Rui Machado na 891ª posição. Gastão Elias subiu 4 posições e é agora 929º.
No ranking WTA, Frederica Piedade sofreu mais uma queda e posiciona-se agora na 271ª posição, seguido de Neuza Silva ( 455) e Magali de Lattre ( 468).
Em juniores, Gastão Elias perdeu duas posições e encontra-se agora no 21º lugar, seguido de João Sousa no 74º, Martim Trueva no 281º e Miguel Alves em 325º.
Em Femininos, Michelle Larcher De Brito mantem a 62º posição, seguida de Maria Guerreiro em 523ª e Maria João Koehler em 621º lugar.
No ranking ETA sub-14, masculinos, o melhor português é Francisco Ramos, na 70ª posição, seguido de João Monteiro ( 118) e João Fazendeiro ( 207). Em meninas, Patricia Martins está na 51ª posição, seguida de Barbara Ribeiro e Rita Vilaça na 179ª.
Em sub-16, masculinos, Martim Trueva é o melhor, na 21ª posição, seguido de muito perto por Miguel Almeida em 23º e, mais longe, de André Caiado, na 124ª posição.
Em femininos, um trio de luxo às portas do Top 50, com Demi Rodrigues, Ana Claro e Charlotte Pires no 51º, 52º e 53º lugar, sendo que a 4ª melhor portuguesa é Inês Silva na 319ª posição.

ATP Futures Espanha F4 - Murcia


O jovem junior português João Sousa, que treina em Barcelona, é um dos convidados da organização para a qualificação deste torneio Future de $ 10.000 em Murcia, Sul de Espanha.

Actualmente um Top 100 do ranking ITF Junior ( nº 72 ), o atleta português defrontou ontem o espanhol Victor Sanchez-Gil, de 24 anos mas em fase descendente de carreira e que em 2001 chegou a estar no Top 1000. Ocupa actualmente o lugar 1541. A vitória sorriu ao português pelos parciais de 6/3 e 6/3.
Na 2ª ronda, João Sousa vai enfrentar o russo Ilia Orgakov, que eliminou o 9º CS da qualificação na 1ª ronda. O russo, de 16 anos apenas, não possui ranking sénior e é actualmente o nº 885 do ITF Junior. O jogo é esta manhã, pelas 10.30h, hora portuguesa.
Saliente-se que dos 8 WC atribuídos na qualificação pela organização deste torneio, apenas o português logrou passar à 2ª ronda.

João Sousa, recorde-se, terminou 2006 com uma honrosa particpação num G1 do ITF Junior, em Yucatan, onde atingiu os 16 avos de final.

Irá ser mais uma tentativa de João Sousa para jogar num quadro principal de um future ATP, algo que em dois anos e apesar de inúmeras tentativas, nunca conseguiu.

Leuggern Junior Trophy - ITF G5 - Suiça

Não correu bem a estreia de Miguel Almeida neste torneio suiço de G.5, a contar para o ranking ITF Junior.
Vencendo na 1ª ronda o argentino Olivio Renzo por 6/2, 6/7 e 6/0, cabia ao jovem português defrontar o germânico Leandro Toledo na 2ª ronda da qualificação.
Vitória fácil do alemão, pelos parciais de 6/2 e 6/4 e consequente eliminação do 1º CS da qualificação. O alemão, que se iniciou na passada semana em torneios internacionais de juniores, ainda não possui ranking internacional, e o melhor que conseguiu foi a passagem à 1ª ronda do ITF Casio G4, após ser repescado para o quadro principal.

Bollettieri Junior Championships

Apesar de ter vencido na 1ª ronda o tenista T.Bao pelos parciais de 6/4 e 6/2, João Barra não conseguiu melhor do que a 2ª ronda, onde perdeu frente a A.Quintana, uma das grandes esperanças internacionais da Academia IMG, pelos parciais de 4/6 e 3/6.

Les Petits As - Sub-14 Cat 1


Depois das derrotas de Vasco Mensurado e de Margarida Moura, João Monteiro foi igualmente derrotado no jogo de estreia na qualificação deste grande torneio internacional.

Defrontando o francês Fouche, João Monteiro perdeu em 3 sets pelos parciais de 6/3, 4/6 e 5/7.

A representação nacional fica assim entregue a Patricia Martins, que jogará hoje o seu jogo de estreia frente à irlandesa Bowtell e a Francisco Ramos, que jogará contra o checo Robert Rumler.

A irlandesa Amy Bowtell , de 13 anos, é a melhor jogadora do seu país neste escalão, ocupando o 87º lugar no ranking ETA para sub-14. Com esta jogadora, Patricia Martins fez dupla no torneio de Inglaterra Teen Tennis Bolton, na passada semana.

O checo Robert Rumler é um dos melhores tenistas da actualidade, ocupando o 8º lugar no ranking europeu e encontra-se bastante motivado devido à vitória que conseguiu na passada semana no torneio checo RealSport Open, de Cat.2.

London-Sutton $25.000 WTA

Depois da vitória na variante de pares em Hull, Neuza Silva começa o seu primeiro torneio de $25.000, em 2007 e ainda por terras de Sua Majestade, disputando a qualificação como 14ª CS no torneio London-Sutton.
Isenta da 1ª ronda, Neuza jogará com a vencedora do jogo entre as britânicas A.Fitzpatrick e M. Berry.
O jogo ocorrerá ainda hoje, no final da sessão. Poderá ser uma vantagem para Neuza, já que o jogo das suas adversárias é igualmente hoje.

Hull $10.000 WTA Inglaterra

Mais uma brilhante vitória de Neuza Silva que, assim, começa da melhor maneira o ano de 2007.
Fazendo parceria com a francesa De Gubernatis, a campeã nacional venceu a final de pares do torneio de Hull, em Inglaterra, derrotando no jogo decisivo a dupla Brown/Thomas em 3 renhidos sets, por 6/7, 7/5 e 6/4.