Pesquisar neste blogue

28 de abril de 2007

Estoril Open 2007 - Dia 1 - Update 4

Tiago Godinho portou-se à altura da responsabilidade, no seu embate frente a Albert Portas, um dos grandes especialistas do Estoril Open. A derrota por 2/6 e 3/6 é daquelas que o Tiago pode pôr no currículo.
Joana Pangaio viu o seu jogo adiado para amanhã, e vai abrir o Court Central e Catarina Ferreira, de quem agora esperamos e muito, irá abrir o Centralito
Amanhã começará o quadro principal masculino, estreado, com pompa e circunstância, pelo homem da casa, Pedro Sousa, que, a meio da tarde e no campo principal do complexo do Jamor, jogará frente ao russo Kunitsyn.

Estoril Open 2007 - Dia 1 - Update 3

Um esforçado Gastão Elias não chegou para um francês bem mais experiente do que o nosso jovem tenista.
No 1º set um assombro de Gastão a recuperar de 2/5 para 4/5 e a servir mas a deixar fugir o pássaro para um 4/6.
No 2º set, break sobre o francês logo a abrir mas depois a desaparecer do Centralito, deixando o francês vencer por 1/6.
Faltará o jogo de Tiago Godinho frente a Portas ( semifinalista em 2006) e o jogo de Joana Pangaio, a encerrar o dia 1 do Estoril Open 2007.

Estoril Open 2007 - Dia 1 - Update 2

Grande jogo de Leonardo Tavares, a obrigar o colombiano Falla a trabalho extra de um 3º set, depois de ter perdido no tie-break o 1º por 7/6(4). No 2º set, Leonardo perdeu por 7/5 e a maior experiência do colombiano no 3º set ( 2/6) ditou o resultado final.
Katia Rodrigues foi naturalmente eliminada por duplo 1/6.
Neste momento já Gastão Elias defronta o francês Montcourt.
Já saíram os quadros dos quadros principais do Estoril Open.
Em masculinos, Davydenko, o CS nº1 espera um dos qualificados, enquanto Frederico Gil enfrenta um dos espanhóis, Ramirez Hidalgo, actual nº 59 ATP e Pedro Sousa defronta o russo Kunitsyn, nº 90 ATP.
Em femininos, Neuza Silva ficou com a fava, isto é, a 1ª CS do torneio, a francesa Marion Bartoli, nº 24 WTA.
Frederica Piedade jogará frente à sueca Arvidsson, nº 129 WTA.
Finalmente Ana Catarina Nogueira jogará a 1ª ronda frente á espanhola Llagostera Vives, nº 417 WTA.

Michelle Larcher de Brito

Mais uma demonstração da expectativa que a tenista lusa está a criar por esse mundo fora. Collete Lewis, reconhecidamente uma das mais sábias comentadoras de ténis nos Estados Unidos, fala sobre um vídeo de Michelle e afirma com todas as letras que Michelle é a melhor jogadora do mundo de 14 anos.
Diz o artigo :
"This Video profile from what I understand is a British television sports feature show, marks the zootennis debut of YouTube. Michelle Larcher de Brito is the subject, and for all the discussion about Carlos Boluda that we've had, I haven't heard any comments on the best 14-year-old girl in the world. I'm a bit baffled however, about Larcher de Brito's affinity for Martina Hingis. I don't see any of the Swiss champion's game in Larcher de Brito's, but if she's hoping to add that kind of nuance to her already impressive power, I'm all for it."
O video :


In : http://tenniskalamazoo.blogspot.com/2007/04/michelle-larcher-de-brito-video-profile.html

Estoril Open 2007 - Dia 1 - Update 1

A grande noticia desta 1ª manhã do Estoril Open é, sem dúvida alguma, a esclarecedora vitória de Catarina Ferreira frente à 2ª CS do torneio de qualificação, pelos parciais de 6/2 e 6/2. De facto, a russa naturalizada francesa, actual nº 114 WTA, não conseguiu resisitir a um ressurgimento de Catarina, que vulgarizou por completo Fedessova. Amanhã, defrontará A. Rakhim do Kazaquistão que, como se esperava, deu duas zeradas à tenista norte-americana Brie Whitehead, verdadeira coleccionadora de 0/6 do circuito mundial feminino. Em 14 sets disputados em 2007, Brie perdeu por 0/6 em 11 deles !!! .
Nos outros jogos, destaque para a derrota de Maria João Koehler por 1/6 e 0/6 e para a eliminação da 1ª CS do torneio de qualificação, a checa Benesova, pela espanhola Martinez Granados.
Por esta hora, no Centralito, Leonardo Tavares inicia o seu jogo de estreia neste torneio, defrontando o colombiano Falla.

Estoril Open 2007 - Dia 1

Bom dia a todos.
Faltam pouco mais de 10 minutos para se iniciar a edição de 2007 do Estoril Open. Não vamos fazer aqui uma abordagem exaustiva do torneio, iremos, aqui e acolá, referir os resultados mais importantes, sobretudo dos que falam a nossa língua.
Os destaques para o dia de hoje são os jogos das qualificações, sendo que podem acompanhar os resultados ao vivo através do site do torneio : www.estorilopen.net .
No entanto não queremos deixar de colocar as nossas previsões para os jogos dos portugueses de hoje, que, aliás, não tiveram sorte nenhuma no sorteio.
Na parte feminina, as jovens Kátia Rodrigues e Maria João Koehler são sempre uma incógnita mas têm tarefas herculianas pela frente, sobretudo a Kátia, que enfrentar a russa Makarova.
Joana Pangaio defronta a checa Strycova, uma das CS do torneio de qualificação, tal como Catarina Ferreira, que enfrenta logo a abrir a 2ª CS , a francesa Fedossova.
Nos homens, três monstros no caminho dos nossos representantes, com o destaque para Albert Portas.
Vamos esperar para ver como se portará Gastão Elias depois de 3 semanas a competir com Federer, ele que esperava um WC para o quadro principal mas, mais do que nunca, quererá defender os 5 pontos de 2006 e, mais do que isso, se calhar mostrar a todos que mereceria um WC para jogar junto dos melhores.
Gastão é a nossa esperança para o dia de hoje.

27 de abril de 2007

Estoril Open 2007

Quadro masculino da qualificação para os portugueses:
Leonardo Tavares - A. Falla ( COL) CS 3
Tiago Godinho - A.Portas ( ESP) CS 5
Gastão Elias - M.Montcourt ( FRA) CS 7
A escolha não era muita mas mesmo assim poderemos ver Gastão frente a um tenista que venceu Gil ainda o mês passado, Tiago a defrontar um jogador enorme em terra batida, de 34 anos e que ainda recentemente conseguiu passar na qualificação para Monte Carlo e Leo frente a um colombiano de Top 100 ATP, e que em Miami deixou Roitman e Haas pelo caminho.
De entre os três, apostaríamos numa vitória de Gastão e que, mesmo a acontecer, teria que medir forças possivelmente com S.Giraldo, um outro bom jogador em terra batida.

Estoril Open 2007

Com a atribuição dos últimos WC para o quadro principal ( Robredo, que substitui Murray, que desisitiu por lesão e Ana Catarina Nogueira ), João Lagos anunciou igualmente que os WC para a qualificação vão para Gastão Elias, Leonardo Tavares, Tiago Godinho (qualifying masculino), e para Maria João Koehler, Joana Pangaio, Catarina Ferreira e a espanhola Carla Suarez (qualifying feminino).
Também já são conhecidos o quadros da qualificação feminina, onde às portuguesas esperam as seguintes adversárias:
Maria João Koehler - Uberoi ( USA)
Joana Pangaio - Strykova ( CZE) CS 6
Catarina Ferreira - Fedossova ( FRA) CS 2
Katia Rodrigues - Makarova ( RUS)
Daqui a pouco saberemos igualmente o quadro masculino.

Estoril Open 2007

Já são quatro os Wild Cards conhecidos e atribuídos por João Lagos para a edição deste ano do maior torneio de ténis em Portugal.
Depois dos naturais Frederico Gil e Neuza Silva, os passíveis de alguma discussão para Frederica Piedade e Pedro Sousa.
Se na parte feminina, o panorama não deixava muitas alternativas, pois nem Catarina Ferreira, nem Magali De Lattre ou Ana Catarina Nogueira estão, neste momento, num momento de forma que pudesse justificar pisar os palcos principais do torneio, já na parte masculina a discussão vai ser acessa.
Sendo Pedro Sousa um jogador da casa, até será mais compreensível a inclusão de um dos melhores júniores do mundo em 2006 no quadro principal.
No entanto é sabido que Gastão Elias esperava ansiosamente um WC para poder defender o presente de todo inesperado que teve o ano passado, quando entrou como LL mesmo em cima da hora.
Para mais Gastão está motivadissímo com a estada de quase um mês com Roger Federer, a treinar diariamente em terra batida com o finalista de Monte Carlo e o actual nº 1 mundial. Finalmente Pedro Sousa vem de uma lesão que nunca mais se cura, uma canelite que tem adiado, quase semana sim, semana não, o seu regresso á competição.
João Lagos saberá melhor do que ninguém como estará o seu recruta e vamos esperar que a organização ofereça a Gastão um WC para a qualificação, que será uma situação da mais elementar justiça.
Não nos engaremos muito se dermos com o puto da Lourinha a entrar no quadro principal pela porta grande.

26 de abril de 2007

ITF Junior Villena - Espanha G3

A última representante portuguesa neste torneio, Demi Rodrigues, foi hoje afastada da competição de pares, depois de ter perdido por duplo 1/6 frente a uma dupla bielorussa.

ITF Junior Beaulieu Sur Mer G1

Como esperávamos ( e nestas coisas o patriotismo fica de lado) , Michelle Larcher de Brito não conseguiu contrariar o melhor jogo em terra batida de Lykina, perdendo por 3/6 e 4/6.
Num jogo que durou uma hora e meia, Michelle cometeu, de novo, um número elevado de duplas faltas, oito no total.
Não sabemos se vai participar num G2 italiano na próxima semana para tentar atingir o quadro principal de Roland Garros ou, como já vimos na imprensa, volta a Portugal para assistir ao Estoril Open e treinar no Jamor, numa superfície que, de facto, Michelle não se habitua de um dia para o outro.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

Não foi feliz o dia para Patricia Martins e Barbara Luz. Ambas perderam nos quartos de final deste torneio. Patricia por 0/6 e 5/7 e Barbara por 6/7 e 2/6.
Apesar das derrotas, ambas as jogadoras deverão subir mais um pouco na classificação, sobretudo Barbara Luz que se aproximará de Patricia Martins, ambas bem dentro das 100 melhores europeias de sub-14.

Estoril Open - Anúncio da TV

Já muitos o viram mas quero que fique também por aqui, para a posteridade.

Circuito CIMA/FPT - Faro

Terminou o 1º torneio do circuito CIMA/FPT, com um prize money de 2000 Euros e que decorreu nas instalações do Clube de Ténis de Faro, integrado nas comemorações do 25 de Abril daquela cidade algarvia.
Na final masculina, José Ricardo Nunes, a jogar em casa, venceu Diogo Rocha, do Sport Club do Porto por equilibrados 7/6 e 6/4.
Em femininos, a vitória sorriu a Joana Pangaio, da Escola de Ténis de Espinho, que bateu na final a CS nº 1 do torneio, Kátia Rodrigues da AT Jim Stewart ) por esclarecedores 6/0 e 6/2.

25 de abril de 2007

ITF Junior Villena - Espanha G3

Vendeu cara a derrota, Miguel Almeida, que perdeu frente ao indiano Singh, 5º CS do torneio , em dois sets no tie-break, pelos parciais de 7/6(4) e 7/6(3).
Derrota igualmente do espanhol Carlos Boluda, frente ao britânico Milton, 3º CS.
Em pares, Trueva e Almeida não conseguiram vencer os 1º CS do torneio, saindo derrotados por 2/6 e 4/6.
A participação portuguesa fica assim reduzida a Demi Rodrigues, que com a britânica Mckinnon, se apuraram para os quartos de final na variante de pares, onde jogarão frente a uma dupla bielorussa onde pontifica Orlik, dominadora do circuito juvenil europeu.

ITF Junior Beaulieu Sur Mer G1

Michelle Larcher de Brito voltou ás vitórias, batendo na 2ª ronda deste G1 francês , a tenista nativa Radovanovic por 7/6 e 6/1, apesar de ter cometido 11 Duplas Faltas, 8 das quais no 1º set.
Amanhã irá defrontar a russa Lykina, 2ª CS do torneio e que vem de uma vitória em Istres, na semana passada, curiosamente frente á tenista que derrotou hoje, a francesa Mohn, que tinha vencido Michelle naquele torneio nas meias finais.
Será um verdadeiro teste às capacidades de adaptação à terra batida por parte de Michelle.
Em caso de vitória e na sua parte do quadro, Michelle terá todas as condições para chegar até á final.
João Sousa, depois da sua eliminação ontem em singulares, não fez melhor em pares e foi igualmente derrotado por 1/6 e 4/6, sendo que será mais do que certo que terá que disputar as qualificações do torneio do Grand Slam de Roland Garros.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

Francisco Ramos foi hoje derrotado por Musy nos quartos de final deste torneio de sub-14 francês, por 1/6 e 0/6.
Em femininos, Patricia Martins continua a vencer e já está nos quartos de final, depois de ter derrotado a 13ª CS, a francesa Adam, por 3/6, 6/3 e 6/3.
No jogo de acesso às meias finais, vai defrontar a 5ª CS, a germânica Beck.
Vitoriosa continua também Barbara Luz que bateu a francesa Rakatomaharo por 6/4 e 7/6, jogando os quartos de final frente à 9ª CS do torneio, a ucraniana Okhremchuk.

24 de abril de 2007

Circuito CIMA/FPT - Faro

Disputam-se amanhã, dia 25 de Abril as finais deste Open algarvio, a decorrer nas instalações do Clube de Ténis de Faro.
Em femininos a final será entre Kátia Rodrigues, CS nº 1 e Joana Pangaio, CS nº 3.
Nas meias finais, Kátia venceu Ana Claro por 6/1 e 6/2 enquanto Joana Pangaio bateu Inês Santos por duplo 6/0.
Em masculinos, a final irá opor José Ricardo Nunes, CS nº 1 e Diogo Rocha, convidado da organização.
Nas meias finais José Ricardo Nunes ultrapassou, por desistência, Francisco Lourenço, enquanto Diogo Rocha eliminou o nº 2 do torneio, Vasco Antunes, por 6/1 e 6/2.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

Beatriz Coelho e Barbara Ribeiro perderam na 2ª ronda da variante de pares por 3/6 e 1/6.
Vasco Mensurado e Francisco Ramos também perderam o seu jogo de pares por 5/7 e 4/6.
Assim a participação portuguesa fica entregue em femininos a Patricia Martins e Barbara Luz que irão defrontar nos oitavos de final respectivamente J.Adam e E.Rakotomaharo de França e em masculinos a Francisco Ramos, que defrontará o também francês Julien Musy.

ITF Junior Villena - Espanha G3

Sortes diferentes para os tenistas portugueses presentes neste G3 júnior em Espanha.
Martim Trueva perdeu na 1ª ronda frente a Sanchez-Patino de Espanha por 1/6 e 3/6, enquanto Miguel Almeida continua a confirmar o seu bom momento, vencendo um atleta bem mais velho e habitual jogador de torneios profissionais, por concludentes 6/3 e 6/0.
Miguel vai agora defrontar o seu carrasco num torneio espanhol bem recente, o indiano Singh, 5º CS do torneio.
Em femininos, Demi Rodrigues vendeu cara a derrota perante uma atleta em excelente momento de forma, perdendo frente a Konta por 3/6, 6/4 e 0/6.
Em pares masculinos, Trueva e Almeida vão defrontar na 1ª ronda a dupla 1ª CS do torneio, os sul africanos Hume e O'Brien.
Em pares femininos, Demi fará parceria com a britânica McKinnon e defrontarão uma dupla espanhola na 1ª ronda.

ITF Junior Beaulieu Sur Mer G1

De todo inesperada a derrota de João Sousa, logo na 2ª ronda deste G1 francês. Defrontando um adversário que seria teoricamente acessível, João Sousa foi derrotado por um duplo 4/6 e perde assim uma oportunidade de ouro para poder ter acesso directo ao quadro principal de Roland Garros.
Em pares femininos, Michelle e Adeline Gonçalves foram copiosamente derrotadas na 1ª ronda por 0/6 e 2/6. Resta agora o jogo de singulares , amanhã, pela hora de almoço.

ATP Casablanca Marrocos

1º set do jogo entre Frederico Gil e Julien Benneteau, na 1ª ronda do ATP International Series de Casablanca.
Gil em grande, faz 1/0 no jogo do francês, depois recuperação deste para 4/1 e de novo, lá do fundo do garra latina de Gil, recuperação para 4/4 e depois 6/6.
No tie-break, o francês impôs a sua maior experiência e capacidade técnica, vencendo por 7/2.
De qualquer das formas, o francês, que vem, recorde-se de uma final em Monte Carlo, deve estar a pensar quem será o portuga do outro lado da rede.
Vamos ver como reage o português no 2º set....
UPDATE : 2º set dominado por Gil, que chega aos 3/0, depois 5/2 para fechar o set em 6/3...
UPDATE 2 : 3º set . Gil muito bem até ao 5/3, depois permite o 5/6, faz o 6/6 e vai para o tie-break. Muito equilibrado, Gil esteve na frente aos 5/4 e a servir mas 3 pontos consecutivos do francês ditaram a derrota, muito injusta mas reveladora do bom momento de forma do nosso campeão.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

Na 2ª ronda dos quadros principais deste torneio, das quatro tenistas lusas presentes, duas já estão na 3ª ronda.

Patricia Martins venceu por falta de comparência da sua adversária enquanto Barbara Luz trucidou a espanhola Baixauli por duplo 6/1.

Por outro lado Barbara Ribeiro ( 2/6 e 5/7 ) e Beatriz Coelho ( 1/6 e 2/6 ) não conseguiram levar de vencida os seus jogos.

Patricia ainda não tem adversária mas Barbara Luz enfrentará a francesa Rakotomaharo.

Em masculinos as coisas também não correram bem a Vasco Mensurado, que perdeu por 0/6 e 3/6.

Em pares masculinos, Bernardo Saraiva e Vasco Valverde perderam logo na 1ª ronda por duplo 0/6.

UPDATE : Francisco Ramos venceu por 7/6 e 6/3 e defronta na 3ª ronda o francês Musy, 14º CS.

A turma de 1989 !!!

Estava eu distraído no site da ITF Junior e , de repente, começei a notar uma coisa engraçada. No ranking de masculinos, mais de 1/3 dos tenistas classificados ( ou seja cerca de 650 !!!) nasceram em 1989, ou seja, em Janeiro do ano que vem, a lista leva a maior razia de que à memória.
Gastão ( 1990 ) Trueva ( 1991) e Almeida ( 1992) irão ficar muito próximo do céu, com Gastão a ser um possível Top 10 se as coisas acontecessem agora.
Dos actuais 100 primeiros, só 34 não são de 1989, isto é 66 desapareceriam do ranking se esta fosse a última semana do ano.
Em femininos, o caso também é preocupante, mas menos, com cerca de 420 raparigas nascidas em 1989, num universo de 2000 rankeadas mas apenas 25 das 100 primeiras são de 1989.
No nosso caso as grandes beneficiadas serão Michelle ( 1993), Koehler ( 1992) e Demi ( 1991)

ITF Junior Villena - Espanha G3


Miguel Almeida conseguiu esta terça-feira o apuramento para o quadro principal deste G3 espanhol que se desenrola esta semana na Academia de Tenis de J C Ferrero, em Villena, Espanha.

Na ronda decisiva, o jovem tenista português de 14 anos bateu o espanhol Joaquin Perez em 3 sets, pelos parciais de 2/6, 6/2 e 7/5.

Miguel Almeida vai agora defrontar na 1ª ronda do torneio o espanhol Fuentes Tevar, de 17 anos, convidado da organização e que se apresenta aqui sem ranking Júnior ou sénior, onde aliás, tem passado nos últimos tempos a tentar vencer o seu primeiro jogo como profissional.

A Miguel Almeida junta-se Martim Trueva, 6º CS do torneio e que defrontará um outro espanhol, vindo da qualificação, Sanchez-Patino, nº 804 do ranking ITF, jogador sem grandes resultados e perfeitamente ao alcance de um Martim " regular". Curiosamente, se tudo correr bem, Martim Trueva poderá ter que enfrentar o espanhol Carlos Boluda, de 14 anos e que é a grande estrela do ténis juvenil em Espanha. Boluda estreou-se na semana passada em torneios júniores com uma semi-final no Open de Obralia.

Em femininos, salientamos a presença de Demi Rodrigues que, sem sorte no sorteio, defrontará a 5ª CS do torneio, a australiana J.Konta, actual nº 307 ITF Júnior mas que está em grande forma, com vitórias em Sutton ( G5) e Helsinquia ( G4) e uma final em Oslo ( G4). Vida dificil para Demi Rodrigues.

23 de abril de 2007

Rankings : Semana 16 ( ITF Juniores)

Em masculinos, Gastão Elias comanda o pelotão português, ocupando a 36ª posição, seguido de João Sousa que subiu para a 69ª.
O 3º melhor português é Martim Trueva na 253, depois Miguel Alves na 316ª e Miguel Almeida, que já está no Top 500, subindo 60 posições e ocupando o 459º lugar. Destacamos ainda a entrada de um novo nome, Kevin Belhaj, que jogou por convite um torneio G5 em Guadalupe, tendo perdido na 2ª ronda, ganhando pois os 5 pontos que o colocam na posição 1412, ao lado de Luis Claro.
Em femininos, Michelle subiu para a 76ª posição, enquanto Maria João Koehler é 555ª e Maria Guerreiro 653ª. Demi Rodrigues continua a melhorar a sua classificação, subindo mais 25 lugares para a 735ª posição.

ATP Casablanca Marrocos


Frederico Gil vai defrontar o francês J.Benneteau, 3º CS do torneio e actual nº 41 ATP e que vem de uma final em pares, no torneio de Monte Carlo. Em Indian Wells só perdeu para Djokovic, depois de ter vencido Monfils, Melzer e James Blake. Em 2006 chegou aos quartos de final em Roland Garros, vencendo Tipsarevic, Baghdatis,Stepanek,Martin e só perdendo para Ljubicic.

Será pois o adversário mais dificil que poderia ter calhado a Gil que terá que jogar ao seu melhor nível de sempre se quiser apoquentar o natural favoritismo do francês. O jogo será amanhã, no final do dia.


O vencedor deste encontro vai jogar a 2ª ronda frente ao norte-americano Russell que bateu o argentino Hartfield.

ITF Junior Beaulieu Sur Mer G1

João Sousa já conhece o seu adversário da 2ª ronda. O checo J.Blecha é o actual nº 95 ITF Junior, sem grandes resultados nos últimos torneios em que participou e perfeitamente ao alcance de Sousa. O jogo acontecerá amanhã, logo pela manhã. Em pares João Sousa, de novo com Rumenov, são 6º CS e estão isentos da 1ª ronda.
Michelle Larcher de Brito vai defrontar a francesa Radovanovic, nº 221 ITF Junior, convidada da organização, e que com 16 anos apenas feitos em Março tem previligiado os torneios profissionais, ocupando a 668ª posição no ranking WTA. Recentemente defrontou Catarina Ferreira em Cavtat, num $ 10.000 croata e venceu por 6/3 e 7/6.

O jogo de Michelle será só na 4ª feira.

Amanhã, a tenista lusa jogará em pares, fazendo dupla com a luso-francesa A.Gonçalves, defrontando a dupla constituída por Edinarova/Pimkina.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

Nos primeiros jogos envolvendo jogadores portugueses, Vasco Valverde perdeu frente a Berland de França por 4/6 e 0/6, enquanto que Bernardo Saraiva também perdeu frente a um francês, Dighiero por 1/6 e 3/6.
Francisco Ramos jogará a 2ª ronda frente a Rimlinger de França, enquanto Vasco mensurado medirá forças frente ao francês J.Tan.

Em femininos, Patricia Martins defronta a francesa Deville, Barbara Ribeiro joga contra Razakasoa de França, Barbara Luz defronta a espanhola Baixauli e Beatriz Coelho a francesa Lagdiri.

Em pares femininos, Beatriz Coelho e Barbara Ribeiro já estão nos quartos de final , depois de vencerem uma dupla russa por 6/4 e 6/3, indo agora medir forças frente à dupla 3ª CS do torneio, as alemãs Beck e Fischer.

ITF Junior Villena - Espanha G3

Miguel Almeida venceu o encontro da 2ª ronda do torneio de qualificação deste G3 espanhol a contar para o circuito mundial de júniores ITF, batendo o espanhol Icardo por esclarecedores 6/1 e 6/3.
No jogo de apuramento final, defrontará um espanhol sem ranking, Joaquin Perez.
O destaque de ontem na Academia J.Carlos Ferrero, onde se realiza este torneio, foi a presença de Maria Sharapova, que causou alvoroço na miudagem presente.

Circuito CIMA/FPT - Faro

Já se realizou grande parte da 1ª ronda deste torneio algarvio a contar para o Circuito CIMA/FPT.
Em femininos, o destaque foi para a derrota de uma das CS do torneio, Rita Gouveia, perante a algarvia Ana Claro.
Na 2ª ronda, os jogos mais importantes são os que opõem Margarida Moura a Inês Santos, e Ana Claro frente a Ana Curto.
Em masculinos, na 2ª ronda, destacamos os embates entre Vasco Antunes e Tiago Correia, e entre Diogo Rocha e Hélder Araújo.

Rankings : Semana 16

Frederico Gil continua a sua lenta mas consistente ascensão no ranking ATP, tendo aterrado esta semana na posição 139, subindo 6 lugares. Gonçalo Nicau é 609º, enquanto Gastão Elias ( que já tem , pelo menos um WC para a qualificação do Estoril Open garantido ) está na 742ª posição. Seguem-se Pedro Sousa e Leonardo Tavares.
Em femininos, tudo na mesma, Com Neuza Silva cada vez mais perto de Frederica Piedade.

Torneio Espoirs Poitou-Charentes ETA Sub-14

É uma verdadeira armada portuguesa aquela que invade, desde hoje, a pequena cidade de Iteuil, onde se disputa este torneio de sub-14 europeu de categoria 2.
Em Femininos, Patricia Martins é a 1ª CS do torneio, Barbara Luz a 3ª, Barbara Ribeiro a 8ª e Beatriz Coelho a 16ª, sendo que todas estão apuradas para a 2ª ronda através de um bye.

Em pares, Beatriz Coelho e Barbara Ribeiro jogam frente a uma dupla russa.

Em masculinos, Francisco Ramos é o 1º CS, Vasco Mensurado o 15º e ambos estão apurados para a 2ª ronda. Na 1ª vão jogar ainda Vasco Valverde frente a uma convidado da organização, o francês Berland e Bernardo Saraiva, igualmente frente a um francês com WC, Dighiero.

Em pares, Vasco Mensurado e Francisco Ramos já estão na 2ª ronda e Vasco Valverde e Bernardo Saraiva defrontam na 1ª ronda uma dupla suiça.

Em perspectiva um bom torneio para as cores lusas, sendo que esperamos a confirmação de Barbara Luz, num torneio onde Patricia Martins e Francisco Ramos tem a obrigação de chegar longe.

22 de abril de 2007

ITF Junior Beaulieu Sur Mer G1


Michelle Larcher de Brito é a 15 ª CS do torneio e ficou isenta da 1ª ronda, defrontando na 2ª ronda a vencedora do jogo entre a germânica Grajdek e a francesa Radovanovic. Curiosamente na sua parte do quadro pode encontrar de novo Vierin, Mohn ou a vencedora do torneio de Istres, Lykina.

Nos rapazes, João Sousa também é CS e também ficou isento da 1ª ronda, jogando na 2ª contra o vencedor do jogo entre o checo Blecha e o francês Slilam. O tenista nacional tem um quadro bem mais acessível que Michelle, onde apenas pontifica o inglês Rice.

Os jogos dos lusos acontecerão apenas na 3ª feira.

ATP Casablanca Marrocos


Frederico Gil continua a ganhar fans e admiradores entre a comunidade tenistica lusa. Hoje conseguiu a 3ª vitória no torneio de qualificação, sobre o sérvio Troicki por 4/6, 6/4 e 6/4 e ganhou, por mérito próprio e pela primeira vez, a entrada na fase principal de um torneio ATP International Series.

Confessamos que estávamos com algumas dúvidas sobre este jogo do Gil, não só porque Troicki é um bom jogador em terra batida ( Federer que o diga.... ) mas também porque Gil estava disputar o seu 5º jogo em três dias.

Mas Frederico está " on fire" como dizem os americanos e agora que venha um dos possíveis adversários a sair do lote restrito de 4 que esperam pelos qualificados : o marroquino El Aynaoui, WC da organização e actual nº 167 ATP, o velhinho do torneio já com 35 anos e que já foi Top 15 mundial em 2003, o francês F.Serra, nº 67 ATP e que recentemente, em Miami, bateu James Blake, o também francês J.Benneteau, nº 41 ATP , que está cansado da final de hoje de pares em Monte Carlo, onde perdeu frente aos irmãos Bryan e o conhecido argentido Vassallo que ainda na 5ª feira afastou Gil do Challenger de Casablanca.

Eu gostaria do marroquino, que já venceu este torneio mas que está a caminho da reforma mas vamos ter que esperar para ver...

Campeonato Regional Absoluto - AT Porto

Decorreu entre 14 e 22 de Abril, em Vila do Conde, o Campeonato Regional Absoluto da AT Porto, que coroou os seguintes campeões:
Em masculinos, na final, Miguel Alves do CT Porto venceu Gustavo Oliveira do EVS por duplo 6/2, enquanto que em femininos, Maria João Koehler do CT Porto somou mais um título na sua carreira, batendo a sua eterna rival no Norte, a bracarense Rita Vilaça por 6/4 e 6/3.
Em pares masculinos, Miguel fez a dobradinha, aqui com a ajuda de João Bastos, batendo na final a dupla Pedro Marinho e Mário Pacheco da ANAG por 6/4 e 6/1.
Um abraço ao amigo João por mais uma fornada de resultados da Invicta e arredores. Bem haja e espero que com a " herdeira" tudo esteja bem...

$ 50.000 Torrent ITF Feminino

Não se pode dizer que não fosse esperada a derrota de Catarina Ferreira frente a uma adversária bem mais cotada. Na 2ª ronda de qualificação deste $ 50.000 espanhol, parciais de 4/6 e 0/6 e afastamento do torneio.