Pesquisar neste blogue

11 de outubro de 2008

ITF Espinho

Leonardo perdeu com o checo Marek Semjan (duplo 6-4), ao passo que Ana Catarina Nogueira sofreu uma dolorosa derrota frente a Fatima El Allami -7/6(5) e 7/6(8)-, num jogo em que entrou mal (esteve a perder 0-5), conseguiu equilibrar e acabou batida de forma inglória num segundo set em que desperdiçou 6 set-points.
Ainda assim, o balanço da presença portuguesa nos quadros de singulares da prova que está a desenrolar-se em Espinho foi extremamente positivo. Quanto à variante de pares, Catarina Ferreira conquistou o título ao lado da marroquina El Allami, enquanto Leonardo Tavares e Javier Martí foram vice-campeões nos pares masculinos
In:www.bolamarela.com

Dunlop Tour -O meu 1º Torneio, Sub 8 e Sub-10

Vai realizar-se no próximo fim de semana, 18 e 19 de Outubro, uma excelente iniciativa da familia Anão, no CT Belas, designada por "O meu 1º torneio", destinada em exclusivo aos futuros craques entre os 6 e os 10 anos.
Duas competições, uma de sub-8 e outra de sub-10, em ambos os sexos, vão animar o fim de semana no Clube Tenis de Belas.
A prova de sub-10 está inscrita no calendário oficial da FPT.
Inscrições terminam na próxima 4ª feira e mais informações podem ser requeridas pelos telefones 965 140 655 e 964 483 883 ou então através de ctbelas@fastsports.net

Copa Petrobrás - Assuncion - $ 75.000 ATP

Rui Machado foi eliminado do torneio de Assuncão, no Paraguai, perdendo com o argentino Mayer, 4º CS, pelos parciais de 0/6 e 6/7.

ITF $ 50.000 Pittsburgh WTA

Numa semana quase histórica para o ténis português, Neuza Silva terá efectuado ontem, um dos seus melhores resultados de sempre, ao vencer a norte-americana Julie Ditty por 4/6, 7/5 e 6/0!!!!, em jogo dos quartos de final.
Na meia final, defrontará Varvara Lepchenko, dos Estados Unidos.
Em pares, eliminação na meia final, com derrota por 3/6 e 2/6.

10 de outubro de 2008

ITF $ 25.000 San Luis Potosi WTA

Frederica Piedade arrancou uma empolgante vitória nos quartos de final do torneio mexicano, frente a Jozami, pelos parciais de 2/6, 6/3 e 6/2.
Na meia final defronta este sábado a argentina Lepore.
Em pares, Frederica já está na final, depois de mais uma vitória, por 4/6, 6/4 e 10/7.
No jogo do título, defrontam a dupla Esperon/Molinero da Argentina.
A nossa grande campeã parece assim demonstrar que poderemos ter não duas, mas três tenistas, dentro do Top 200 WTA, mais depressa do que se podia esperar.
Grande Frederica.

ITF Espinho

Pelo segundo ano consecutivo, desde que a Solverde Tennis Cup passou a integrar o calendário ITF, Leonardo Tavares e Ana Catarina Nogueira atingem as meias-finais da prova.
Hoje, Tavares afastou, em 1h21 minutos com os parciais 6/4 e 6/2, o francês Thomas Cazes-Carrere. Assim, o tenista orientado por Nuno Marques terá pela frente, nas meias-finais do quadro masculino que distribui um prize money de 15.000 dólares, o eslovaco Marek Semjan, que hoje bateu, 6/0 e 6/2, Gonçalo Falcão, em 1h01 minuto.
Depois de ter vencido, ao lado de Nuno Marques, o quadro de pares do Porto Open, Leonardo Tavares está novamente apurado para uma final de pares, desta feita, em Espinho. Leonardo faz dupla com o espanhol Javier Marti e, amanhã, defronta novamente a dupla ucraniana Vladyslav Klymenko/Vladislav Bondarenko, que havia vencido no Porto.
No quadro feminino, Ana Catarina Nogueira garantiu o estatuto de semifinalista ao vencer, 6/3 e 6/1, a alemã Lena-Marie Hoffmann. Nogui vai disputar a meia-final diante da marroquina Fátima El-Allami.

JOGOS MEIAS-FINAIS
Leonardo Tavares vs Marek Semjan (SVK)
Eric Prodon (FRA) vs Andrej Martin (SVK)
Ana Catarina Nogueira vs Fátima El Allami (MAR)
Katerina Vankova (CZE) vs Jana Jandova (CZE)

FINAL PARES MASCULINOS
Leonardo Tavares/Javie Marti vs Vladyslav Klimenko/Vladislav Bondarenko

Michelle em Hong Kong

O regresso de Michelle Larcher de Brito ao torneio de exibição de Hong Kong, agendado entre 7 e 10 de Janeiro próximo, será feito na equipa da Europa, encabeçada pela actual número um mundial, a sérvia Jelena Jankovic.
Para além da formação do Velho Continente, o World Team Challenge reúne as selecções da América, Rússia e Ásia/Pacífico, lideradas, respectivamente, por Venus Williams, Maria Sharapova (regressará à actividade após paragem de quatro meses) e Sania Mirza.
In: O Jogo

ITF $ 50.000 Pittsburgh WTA

Depois da vitória em singulares, vitória também em pares para Neuza Silva.
Com a holandesa Thyssen, venceram nos quartos de final por 7/5 e 6/2 e encontram na meia final a dupla Kops-Johns/Spears, dos Estados Unidos , que são, de longe, a dupla favorita deste torneio e que ainda recentemente, no Open dos Estados Unidos, atingiram os quartos de final.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi WTA

Frederica Piedade continua a ganhar no México, estando já apurada para as meis finais do torneio de pares, depois de ter derrotado ontem, com a sua parceira brasileira Alves, a dupla argentina Beltrami/Bua por 6/2 e 6/4.
No acesso à final, vão enfrentar a dupla constituída por Carciun do Uruguai e Irigoyen da Argentina.

9 de outubro de 2008

ITF $ 50.000 Pittsburgh WTA

Nova vitória de Neuza Silva, no apuramento para os quartos de final do ITF de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Parciais de 6/4 e 7/5 e encontro marcado com a CS nº2, a norte-americana Ditty.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi WTA

Na 2ª ronda deste ITF mexicano, Frederica Piedade venceu por 6/3 e 6/4 e marca assim lugar nos quartos de final da competição, onde vai encontrar a CS nº1, a argentina Betina Jozami.
Parabéns Frederica.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Ana Catarina Nogueira venceu o seu encontro da 2ª ronda, por 6/4, 2/6 e 6/1 e defrontará Lena Marie Hoffmann nos quartos de final.
Catarina Ferreira perdeu com esta alemã pelos parciais de 6/2, 4/6 e 2/6.

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Dia em cheio para os lusos.
Gonçalo Falcão tomou-lhe o gosto e toca de marcar mais dois pontinhos para o ranking, despachando o seu parceiro de pares por 7/5 e 6/4.
Leonardo Tavares também venceu por 6/0 e 7/5.
Nos quartos de final, o Gonçalo vai defrontar o eslovaco Marek Semjan, 3º CS, contra quem perdeu na semana passada no Porto, enquanto Leonardo Tavares defrontará o francês Cazes-Carrere.
Em pares a dupla Falcão/Zimermann venceram por 7/5 e 6/3 e estão nas meias finais, e a dupla Marti/Tavares já está na final.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi WTA

Frederica Piedade venceu na 1ª ronda do torneio mexicano de San Luis Potosi, pelos parciais de 6/1, 5/7 e 6/3.
Na 2ª ronda defronta a espanhola Fernandez-Brugues, actual 314ª do ranking WTA, o seu melhor de sempre.
Em pares, nova vitória para Frederica, por 6/4, 5/7 e 10/8.
Nos quartos de final, defrontam as argentinas Beltrami e Bua.

Copa Petrobrás - Assuncion - $ 75.000 ATP

Rui Machado continua em grande e arrancou mais uma espectacular vitória no Paraguai.
Frente ao regressado Flavio Saretta, o pupilo de João Cunha Silva cedo se viu a perder por concludentes 1/6 no 1º set mas a partir daí dominou o seu adversário para fechar o encontro com os parciais de 1/6, 6/3 e 6/0.
No acesso à meia final, Rui Machado vai defrontar o 4º CS, o argentino Leonardo Mayer.
Mayer está na melhor fase da sua carreira, no lugar nº 124, e esteve recentemente numa final e um Challenger, em Cali, onde perdeu por lesão frente a Marcos Daniel.
Em pares, Mayer e Fabbri venceram ontem também a dupla de Rui Machado, por 6/2 e 6/1.

8 de outubro de 2008

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Martim Trueva foi eliminado esta tarde na 1ª ronda do ITF de Espinho, ao perder no 3º set por 6/7, depois de ter vencido o 1º por 6/4 e de ter perdido o 2º por 6/7, enquanto Leonardo Tavares venceu João Sousa por 6/4 e 7/5.
Diogo Rocha perdeu por duplo 2/6.
Amanhã, Gonçalo abre a jornada frente ao alemão Zimmermann, depois jogará Leonardo Tavares frente a Guillermo Olaso , seguido de Ana Catarina Nogueira frente a Morgane Pons para a jornada terminar no encontro entre Catarina Ferreira e Lena Hoffmann.

PNDT - Zona Centro

Inês Mesquita (CT Torres Vedras) e Diego Herrera (CIF) ganharam em singulares femininos e masculinos, respectivamente, a última etapa do Circuito Nacional de Sub 10 na Zona Centro do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), que decorreu no último fim-de-semana, no Clube de Ténis de Olaias. Vasco Roque (CT Olaias) foi o vencedor da prova de Sub 8.
Numa reedição da final feminina da etapa que teve lugar no Clube de Ténis do Estoril, no fim-de-semana de 20 e 21 de Setembro, Inês Mesquita voltou a levar a melhor sobre Benedita Mendonça (Carcavelos T), desta feita, com os parciais de 3/5, 4/0 e 4/1.
Na competição masculina, Diego Herrera, que também ganhara no Estoril, impôs-se a Jaime Miranda (Boa Hora), por duplo 4/1, na final.
Vasco Roque conquistou a prova de Sub 8, ficando à frente de Afonso Gomes (CT Torres Vedras) e Manuel Sousa (CT S.Miguel) e Francisco Melo (CT Estoril), na classificação final.
In: FPT

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Daqui a duas semanas, teremos mais um luso no ranking ATP.
De facto, esta manhã , Gonçalo Falcão venceu, pela primeira vez, um encontro num quadro principal de um torneio pontuavel para o ranking batendo por duplo 6/4 José Ricardo Nunes, no unico jogo envolvendo portugueses que se realizou até ao momento.
O mais recente reforço da equipa de João Cunha e Silva já andava à procura deste ponto há muito tempo e pelo esforço e abnegação demonstrados até ao momento, bem merece ver o seu nome figurar na tabela ATP.


Parabéns Gonçalo.

Parabéns Maria

Maria João Koehler completa esta quarta-feira 16 anos de idade.
A jovem portuense, desde de sempre acompanhada por Nuno Marques, ultrapassa hoje mais uma barreira no seu crescimento pessoal e profissional, iniciando um ano que marcará indelevelmente a sua carreira no futuro.
Sendo a mais jovem tenista portuguesa a participar num torneio profissional, batendo Michelle Larcher por poucos dias, Maria João Koehler tomou a opção de estudar à noite, ela que gostaria de seguir os seus estudos em áreas ligadas à medicina.
Com isso, assumiu um semi-profissionalismo que a obrigará, com gosto, a treinar várias horas por dia, tendo em vista subir no ranking WTA e ponderar , no futuro, encetar um profissionalismo total .
Nuno Marques considera-a, ainda que não publicamente, como um diamante que terá que ser lapidado convenientemente mas o talento e a predisposição natural da Maria levam-nos a sonhar com altos voos.
Tivémos a felecidade de assistir ao vivo à 1ª vitória da Maria num torneio do circuito CIMA/FPT, já lá vão dois anos, na Golegã.
Desde daí, e os posts que fiz na altura não me deixam desmentir, assumimos que estaríamos perante uma das melhores tenistas lusas da sua geração ( e que geração, com a Maria, a Michelle, a Patricia, a Barbara, só para citar algumas ), facto que se tem vindo a confirmar, no Masters de 2007, nos torneios ITF e na ascensão brutal do ranking WTA.
A sua primeira presença em quadros principais de torneios profisssionais ITF ocorreu a 9 de Outubro de 2006, num ITF de Braga, onde, vinda da qualificação, perdeu com Catarina Ferreira na 1ª ronda por 5/7 e 1/6.
O 1º ponto também chegou em Braga, quando venceu Lisa Marshall, em Maio de 2007 , para perder na 2ª ronda com a argelina Medjahdi.
O 2º ponto foi conquistado em Amarante em Junho de 2008 para na semana seguinte no tórrido Alentejo, conseguir o seu melhor resultado de sempre, atingindo a final do torneio.
Na semana passada foi semi-finalista no Porto e ontem, numa prenda de anos que não quereria, perdeu na 1ª ronda do torneio de Espinho, onde apareceu, pela 1ª vez, como CS.
Para a Maria João, para os seus devotos pais, em especial o nosso grande amigo João, que sempre colaborou connosco e para o Nuno Marques, que lhe está a transmitir todas as qualidades que o tornaram no melhor jogador português de todos os tempos, os nossos sinceros parabéns, extensivos de toda a comunidade tenistica nacional.

Obrigado Maria João Koehler.

Michelle Larcher de Brito em Lisboa

Participar neste tipo de cerimónias faz com que me sinta muito nervosa, algo que não acontece quando estou a competir, mesmo que esteja num grande torneio e perante milhares de pessoas". Foi com este estado de espírito que Michelle Larcher de Brito, de apenas 15 anos, viveu, ontem, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril, mais um momento inolvidável na sua carreira de tenista.
A jovem emigrante portuguesa recebeu o troféu na categoria Revelação, durante a IV Gala de Prémios da Fundação Luso-Brasileira. Acompanhada pelos pais, António e Caroline, um tio e respectiva companheira, e ainda duas primas, Michelle apresentou-se com um vestido desenhado por estilistas norte-americanas e comprado, pela própria e com o auxílio da mãe, em Tampa (EUA), cidade situada a cerca de 60 quilómetros de Bradenton, onde reside há precisamente oito anos (desde Outubro de 2002).
Na semana em que atingiu o seu melhor ranking de sempre (119ª), Michelle vai encerrar a temporada num torneio de 175 000 dólares no Quebec, a partir do próximo dia 27.
A entrada no top-100 pode muito bem acontecer após a passagem pela prova canadiana. Para tal, terá, no entanto, de atingir a respectiva final e amealhar 100 pontos. Os 65 relativos a uma eventual presença nas meias-finais coloca-a a um lugar do top-100.
In: O Jogo

Copa Petrobrás - Assuncion - $ 75.000 ATP

Enquanto aguardamos pelo jogo desta noite frente a Saretta, Rui Machado aproveitou o dia de ontem para vencer o brasileiro e o sérvio que tinha derrotado na 1ª ronda de singulares, no jogo inaugural do torneio de pares.
Com Poch-Gardin, vitória suada pelos parciais de 7/5, 4/6 e 10/7, sendo o encontro dos quartos de final frente à dupla argentina Fabbri e Mayer.

ITF $ 50.000 Pittsburgh WTA

Mais uma moralizadora vitória de Neuza Silva que, paulatinamente, continua a galgar lugares na classificação WTA.
Frente a Nicole Thyssen, o resultado de 6/4 e 6/1 demonstra bem o nível de forma a que chegou Neuza Silva, ela que agora vai aguardar a sua próxima adversária.
Vitória igualmente em pares, por duplo 6/2 e presença assegurada nos quartos de final.

7 de outubro de 2008

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Diz a sabedoria popular que depois da tempestade vem a bonança. Hoje, na Solverde Tennis, o velho ditado fez todo o sentido. Após um primeiro desastroso primeiro dia de quadro principal, no que toca a participações portuguesas, o dia seguinte foi bem mais positivo para os tenistas nacionais. A chuva apareceu, adiando metade dos jogos para amanhã, mas com o dilúvio vieram as vitórias.
Catarina Ferreira foi a primeira a entrar em acção e a seguir para a segunda ronda do torneio internacional pontuável para os rankings ATP e WTA, que distribui um prize money total de 25.000 dólares e decorre no Complexo de Ténis de Espinho até ao próximo domingo.
A tenista orientada por João Cunha e Silva bateu, em 1h56 minutos, a marroquina Lina Bennani com um duplo 6/3. A tenista portuguesa vai encontrar na segunda ronda a alemã Lena Marie Hoffman, que afastou Charlotte Pires com os parciais de 4/6 6/0 e 7/5.
Ana Catarina Nogueira também se apurou para a segunda ronda da Solverde Tennis Cup. Em hora e meia venceu, 6/3 e 6/2, a italiana Eleonora Punzo. Nogui vai ter de enfrentar Morgan Pons (FRA), que venceu Barbara Luz por 5/7 e 2/6.
Pelo caminho ficou ainda Maria João Koehler, ao perder em três sets, 3/6 6/2 e 6/2, diante a alemã Valentina Stephan.

PNDT - Zona Sul

Mafalda Parra (C.Vale) e João António (FAAT) venceram em singulares femininos e masculinos, respectivamente, a última etapa do Circuito Nacional de Sub 10 na Zona Sul do PNDT (Programa Nacional de Detecção de Talentos), que decorreu no Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, no último fim-de-semana.
Numa competição disputada em modelo de round robin (todos contra todos), Mafalda Parra superiorizou-se a Rita Sousa (C.Vale) e Didiana Mariano (CTMN), segunda e terceira classificadas, respectivamente, em femininos.
Na prova masculina, também jogada em round robin, João António terminou à frente de João Lima (CTMN), segundo classificado, e Fábio Raposo (CTMN), terceiro.
Em Sub 8, a vitória foi para Afonso Parra, enquanto Tiago Oliveira (CT Montijo) ficou com o segundo lugar.
In: FPT

Campeonato Nacional Veteranos - 2008

Decorreram este fim-de-semana os vários Campeonatos Nacionais de Equipas de Veteranos.
+35 anos Masculino, 1.ª Divisão – CT Porto
Campeã: Jim Stewart TA
Vice-campeã: CT Porto
+35 anos Feminino – CT Paço do Lumiar
Campeã: CIF
Vice-campeã: Clube VII
+35 anos Masculino, 2.ª Divisão – CT Caldas da Rainha
Campeã: CT Porto
Vice-campeã: Fabril TC
+45 anos Masculino, 1.ª Divisão – CT Espinho
Campeã: CT Porto
Vice-campeã: CTP Brandão
+45 anos Feminino – Carvoeiro CT
Campeã: Carvoeiro CT
Vice-campeã: Jim Stewart TA
+45 anos Masculino, 2.ª Divisão – CT Faro
Campeã: Lisboa Racket Center
Vice-campeã: CT Évora
+50 anos Masculino – CT Porto
Campeã: CT Porto
Vice-campeã: CTP Lumiar
+55 anos Masculino – CT Porto
Campeã: CT Porto
Vice-campeã: CT Estoril

ITF $ 50.000 Pittsburgh WTA

Continua a sua saga pelos Estados Unidos, a campeonissíma Neuza Silva, que vai defrontar, como 8ª CS e na 1ª ronda, a sua grande amiga Nicole Thyssen, da Holanda, actual nº 219 WTA, o seu melhor ranking de sempre.
Com ela fará fará dupla no torneio de pares, defrontando na 1ª ronda uma dupla norte-americana.

ITF $ 25.000 San Luis Potosi WTA

Frederica Piedade é a 5ª CS deste torneio mexicano e defronta na 1ª ronda a norte-americana Katie Ruckert, actual nº 401 WTA.
Em pares, a lusa fará parceria com a brasileira Maria Fernanda Alves, são a 1ª dupla da competição e defrontam uma dupla espanhola na 1ª ronda.

Copa Petrobrás - Assuncion - $ 75.000 ATP

Mais uma extraodinária vitória do Rui Machado, frente ao experiente Pashanski, por 7/5 e 6/3, em jogo da 1ª ronda do Challenger paraguaio.
Na 2ª ronda, outro velho conhecido destas andanças, o brasileiro Flavio Saretta, actual nº 725 ATP mas que já esteve no Top 50 em 2003.
No entanto, estará perfeitamente ao alcance do Rui, que continua a apresentar uma sucessão de grandes resultados.
Curiosamente em pares, com Poch-Gardin, Rui Machado vai defrontar a dupla constituída por Pashanski e Saretta, num jogo que deverá começar já depois das 23 horas portuguesas.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Na qualificação feminina, nenhuma das lusas logrou passar ao quadro principal.
Neste, os jogos da 1ª ronda:
Demi Rodrigues - Caroline Magnusson ( SWE ) 7/5, 1/6 e 0/6
Catarina Ferreira - Lina Bennani ( MAR )
Charlotte Pires - Lena Hofmann ( GER )
Barbara Luz - Morgane Pons ( FRA )
Ana Catarina Nogueira - Eleonora Punzo ( ITA )
Joana Pangaio - Jana Jandova 7/5, 6/7 e 6/7
Maria João Koehler - Valentina Stephen ( GER )

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Os apurados do torneio de qualificação foram, entre os portugueses, José Ricardo Nunes, José Carlos Fernandes, Diogo Rocha, Gonçalo Falcão e Francisco Dias.
Na 1ª ronda do quadro principal, já se conhecem os seguintes resultados:
Miguel Almeida - Yann Marti ( SUI ) 2/6 e 2/6
José Carlos Fernandes - James Feaver ( GBR ) 0/6 e 1/6
Francisco Dias - Max Raditschnigg ( GER ) 2/6 e 4/6
Faltam jogar:
Martim Trueva - Benoit Paire ( FRA )
Diogo Rocha - Marcel Zimmermann ( GER )
Gonçalo Falcão - José Ricardo Nunes
Leonardo Tavares - João Sousa
Em pares, a dupla Carvalho/Maio já está nas meias finais , depois da desistência dos seus adversários nos quartos de final.

V Torneio Intercidades

As equipas da Associação de Ténis de Lisboa conquistaram o V Torneio Intercidades nos escalões contemplados: Sub 12 e Sub 14 Mistos (ambos compostos por dois singulares masculinos, dois singulares femininos e um par misto). As Associações de Ténis do Porto, Aveiro, Setúbal e Algarve completaram o lote das equipas presentes no certame, que decorreu no CIF, em Monsanto, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, cabendo a organização à AT Lisboa.
Resultados da Prova de Sub 14
1ª Jornada
AT Porto vs AT Algarve, 3-2
AT Lisboa vs AT Aveiro, 4-0
2ª Jornada
AT Lisboa vs AT Setúbal, 5-0
AT Porto vs AT Aveiro, 5-0
3ª Jornada
AT Lisboa vs AT Algarve, 5-0
AT Setúbal vs AT Aveiro, 5-0
4ª Jornada
AT Lisboa vs AT Porto, 5-0
AT Algarve vs AT Setúbal, 4-1
5ª Jornada
AT Algarve vs AT Aveiro: 5-0
AT Porto vs AT Setúbal: 3-2
Classificação Final
1.ª AT Lisboa - André Silva, Diogo Rocha, Henrique Costa, Beatriz Coelho, Beatriz Santos e Sofia Araújo. ‘Capitão’: Manuel Costa Matos
2.ª AT Porto - José Tinoco, Rui Lima, Catarina Vilela e Mariana Clemente. ‘Capitão’: Vitor Ferreira
3.ª AT Algarve - André Murta, Henrique Sousa, Melissa Capitão e Rita Correia. ‘Capitão’: Bernard Simonet
4.ª AT Setúbal - Eduardo Lameiras, Ricardo Fernandes, Samuel Cabanas, Beatriz Parreira e Bárbara Alonso. ‘Capitão’: André Pereira
5.ª AT Aveiro - Rui Cardoso, Tiago Cunha, Maria Pereira. ‘Capitão’: Jorge Portela
Resultados da Prova de Sub 12
1.ª Jornada
AT Lisboa vs AT Aveiro, 3-1
AT Porto vs AT Setúbal, 5-0
2.ª Jornada
AT Lisboa vs AT Setúbal, 3-1
AT Porto vs AT Algarve, 3-1
3.ª Jornada
AT Algarve vs AT Aveiro, 3-1
AT Lisboa vs AT Porto, 3-2
4ª Jornada
AT Porto vs AT Aveiro, 3-1
AT Algarve vs AT Setúbal, 5-0
5ª Jornada
AT Aveiro vs AT Setúbal, 3-2
AT Lisboa vs AT Algarve, 3-2
Classificação Final
1.ª AT Lisboa - Bernardo Lemos, Diogo Pinho, José Maria Moya, Nuno Mesquita, Inês Miranda, Petra Remédio e Teresa Lobo. ‘Capitão’: Paulo Santiago
2.ª AT Porto - Ivo Rodrigues, José Maria Dória, Luísa Almeida e Mafalda Fernandes. ‘Capitão’: Vitor Ferreira
3.ª AT Algarve - Sean Hadden, Ricardo Marreiros, Daniela Silva e Cindy Mosneag. ‘Capitão’: Bernard Simonet
4.ª AT Aveiro - Manuel Almeida, Ricardo Gomes, Catarina Teixeira e Sara Lourenço. ‘Capitão’: Jorge Portela
5.ª AT Setúbal - David Lopes, João R. Costa, Ana C. Silva e Maria Roxo. ‘Capitão’: André Pereira
In: FPT

6 de outubro de 2008

Rankings

No ranking WTA, destaque para a subida de Michelle para a 119ª posição, cada vez mais próximo do Top 100, que bem poderá atingir no Torneio de Bell, no final do mês de Outubro.
Neuza Silva também subiu 1 lugar a afastou-se de Frederica Piedade, a nº3 nacional.
Ranking actual:
119 (132) Michelle De Brito (POR) 283
168 (169) Neuza Silva (POR) 185
234 (234) Frederica Piedade (POR) 121
517 (522) Catarina Ferreira (POR) 31
569 (568) Magali De Lattre (POR) 26
773 (774) Ana Catarina Nogueira (POR) 12
893 (893) Maria João Koehler (POR) 8
1032 (1038) Demi Barão-Rodrigues (POR) 4
No ATP, não existiram grandes alterações, tendo os 5 melhores portugueses, com oscilações minímas, mantido as suas posições, como se segue:
108 (-1) Frederico Gil (POR) 446
176. (+2) Rui Machado (POR) 246
488. (-3) Gastão Elias (POR) 56
556. (-3) Leonardo Tavares (POR) 45
587. (-3) João Sousa (POR) 40
No fundo da tabela, o destaque para Frederico Marques que devido ter atingido a 2ª ronda do future do Uganda, subiu 180 lugares para o 1375º.

O blog faz hoje anos

Foi em 2006.
Numa brincadeira internaútica, nasceu este espaço que ao longo destes últimos 2 anos se tornou, para muitos e para nós também, uma referência no panorama informativo do ténis nacional.
Obviamente, o sucesso deste espaço muito se deve a todos aqueles que tornaram a visita até nós um hábito diário e já são cerca de 30.000 os que mensalmente nos visitam e participam no seu crescimento.
A todos deixo mais uma vez o meu muito obrigado e espero poder continuar a contribuir para o desenvolvimento do ténis em Portugal, por mais pequena que seja a minha contribuição.
Aproveito, como faço sempre, para deixar um apelo aos clubes e organizações de torneios oficiais de ténis em Portugal para utilizarem este espaço para promoverem os seus eventos, tentando, desta forma rápida e barata, rentabilizar os patrocínios cada vez mais escassos e atraír até aos clubes mais pessoas e mais público, acrescentando pois uma moldura humana que tanta falta faz a este desporto.
Estaremos cá para tornar o ténis um desporto de massas, acessível a todos e para todos mas para isso necessitamos da colaboração dos agentes intervenientes para que a informação, sempre dispersa e/ou inexistente, se torne acessível a todos.
Um especial agradecimento à minha familia, que continua a sorrir com o sucesso deste espaço e que sempre me lembra de uma das permissas fundamentais da nossa existência: Nada é impossível.
Bom ténis para todos e Viva Portugal.

Torneio das Vindimas - Almeirim - Sub-12 e sub-16, Nível C

Já terminou mais uma edição do Torneio das Vindimas, disputado em Almeirim, este fim-de-semana.
Nos Sub12 Femininos, Inês Murta derrotou Raquel Completo por duplo 4-0 vencendo assim o torneio. Nos Sub-12 masculinos, Diogo António, de Aveiro, depois de ter derrotado o 1ºCS, David Pedreirinho, foi até à final, e venceu por 4-1 e 1-0, após desistência do seu adversário, Tomás Roxo do CIF.
No escalão de Sub16, Bárbara Alonso venceu o torneio após derrotar Ann Amelie pelos parciais de 6-2 e 6-3, num jogo que se perspectivava mais complicado, mas com Amelie a falhar muitas bolas.
Para acabar, nos Masculinos Sub16, Samuel Cabanas derrotou André Murta, irmão de Inês Murta, por 7-5 e 6-2, arrecandando assim o troféu.

3º Torneio Juvenil da Amadora - Sub-14 e Sub-18, Nivel C

Disputou-se este fim de semana na Amadora, a 3ª edição do torneio juvenil local, nas categorias de sub-14, ambos os sexos, e sub-18 masculino.
Nos mais velhos, o título sorriu a Diogo Morgado do Real Massamá, 1º CS, que venceu o jovem Danyal Sualehe do CETO por 6/2 e 6/2.
Em sub-14 femininos, o título foi para Petra Remédios do Sassoeiros e o 2º lugar para Daniela Afonso do CT Amadora e em masculinos, vitória para Pedro Carvalho do CIF, que venceu João Tavares do Clube VII na final por 6/2 e 6/2.

Challenger de Sacramento - $ 50.000 ATP

Gastão Elias foi eliminado da qualificação do Challenger de Sacramento, depois de ter perdido por 6/3 e 3/3, com desistência do luso, que esperamos que não seja nada de grave.
Boa sorte para o próximo torneio.

5 de outubro de 2008

Tennis Europe Junior Masters - Sub-14

Extraodinário será o adjectivo mais modesto para descrever a perfomance de Patricia Martins no Masters de sub-14, que decorreu em Itália, neste fim-de-semana.
Depois de ter perdido o acesso à final, Patricia voltou a demonstrar que estamos na presença de uma das melhores jogadores do mundo da sua geração e que, por certo, nos irá dar imensas alegrias nos anos vindouros.

No jogo para o 3º lugar, Patricia venceu por 4/2 e 4/1 e traz assim para Portugal a medalha de bronze deste Masters, o que nos enche de orgulho.

O blog associa-se a este sentimento e agradece à Patricia, aos seus pais, verdadeiros apaixonados pela carreira da filha, ao Prof. Bívar, que tem sabido gerir convenientemente a vontade e o talento natural da Patricia, e a todos os outros, muitas vezes incognitos admiradores, que , aqui e em muitos outros lugares, tem apoiado esta menina, que eleva bem alto o nome de Portugal.

Obrigado Patricia.

NR: A foto de Patricia, com Uberolova, vice-campeã, no masters 2008.

Copa Petrobrás - Assuncion - $ 75.000 ATP

Rui Machado sem sorte no sorteio da 1ª ronda do Quadro Principal de mais esta etapa da Copa Petrobras.
Vai defrontar um WC , o sérvio Boris Pashanski, bem conhecido de Frederico Gil que com ele teve alguns encontros bem renhidos.
Vamos ver como encara o Rui mais este desafio, enquanto espera pela recuperação de Gil, que deverá acontecer em Buenos Aires, daqui a 2 semanas.

Challenger de Sacramento - $ 50.000 ATP

Gastão Elias venceu categoricamente o americano McClune, na 1ª ronda de qualificação deste Challenger californiano, pelos parciais de 6/2 e 6/3.
Defronta agora outro norte-americano, o WC Brian Battisttone, em jogo da 2ª e penúltima ronda de qualificação.

ITF $ 25.000 Traralgon - Australia WTA

Magali De Lattre está na Austrália, onde participou na qualificação deste torneio ITF.
Como 2ª CS da qualificação, teve um bye na 1ª ronda mas não resistiu a Tiffany Welford, uma tenista local, com quem perdeu na 2ª ronda por 0/6 e 0/6.

ITF $ 10.000 Espinho WTA

Resultados da 1ª ronda de qualificação:
Francisca Matos - Caroline Magnusson ( SWE ) 2/6 e 1/6
Patricia Guerreiro - Katharina Braeutigam ( GER ) 1/6 e 1/6
Rita Vilaça - Valentina Stephen ( GER ) 1/6 e 0/6
Margarida Moura - Laura Miradevilla ( ESP ) 1/6 e 1/6
Barbara Ferreira - Cátia Rodrigues 5/7 e 2/6
Diana Batista - Lina Bennani ( MAR ) 7/6, 1/6 e 4/6
Maria Palhoto - Maria Stepanova ( RUS ) 6/2 e 6/2
Juliana Silva - Inna Sokolova ( RUS ) 4/6 e 2/6
Inês Barbosa - Michaela Ince ( GBR ) 0/6 e 1/6

ITF $ 15.000 Espinho ATP

Resultados da 1ª ronda de qualificação:
José Ricardo Nunes ( 1º CS ) - Bye
Vasco Pascoal - Mosquera Perez ( ESP ) 6/0 e 6/1
João P Magalhaes - João Domingues 3/6, 7/6 e 2/6
Luis Miguel Gonçalves - Bye
José Carlos Fernandes - Manuel Cavaco 6/3, 2/6 e 6/3
Diogo Rocha - Bye
Miguel Alves - Sven Swinnen ( SUI ) 2/6 e 2/6
João Maio - Orion Modebe ( GBR ) 1/6 e 4/6
João Silvério - Bye
Gonçalo Falcão - Bye
Francisco Franco Dias - Bye
Tomas Valle Costa - Vigen Manukyan ( RUS ) 6/0 e 6/2
João Teixeira - João Carvalho 0/6 e 3/6

ITF Porto

Quando Nuno Marques aceitou o desafio de Leonardo Tavares para jogar o quadro de pares do Porto Open, deixou expresso o desejo: "já que vou jogar espero ganhar". E não é que venceu. Ao longo da semana, professor e aluno encheram de classe os courts de terra batida do Monte Aventino.
Ontem não foi excepção e ao fim de 1h07 minutos a dupla portuguesa acabou por vencer os ucranianos Vladislav Bondarenko/Vladyslav Klymenko com os parciais de 6/4 e 6/3.
A vitória na vertente de pares acabou por ser uma consolação para Leonardo Tavares, que horas antes tinha perdido a possibilidade de atingir a segunda final consecutiva no Porto Open. Faltaram as pernas para Leo vencer um sólido Jan Hajek, que apenas necessitou de 1h13 para bater o português com os parcias de 6/4 e 6/2.
"O ténis estava a sair, mas faltou-me a consistência e o ritmo do meu adversário. Houve alturas de ténis muito intenso, cheio de adrenalina, mas infelizmente a minha condição física não deu para dar mais luta", confessou Leonardo Tavares que já está com a cabeça no próximo torneio que vai disputar em Espinho.
Já diz o ditado que um azar nunca vem só, vai daí Maria João Koehler também ficou pelo caminho. Em 1h17 minutos, Appollonia Melzani bateu, 6/2 e 6/4, a tenista portuguesa que, mesmo saindo derrotada, acabou por fazer um extraordinário torneio.
As finais da 10ª edição do Porto Open terão honras de directo televisivo na SportTV.
Pelas 15h20 começará a final masculina entre os checos Dusan Lodja e Jan Hajek. Ás 17hoo será a vez da final feminina, que tem como protagonistas a belga Appollonia Melzani e a checa, campeã em título do Porto Open, Keterina Vankova.

Tennis Europe Junior Masters - Sub-14

Patricia Martins perdeu na meia final do Masters de sub-14, frente à CS nº1, pelos parciais de 0/6 e 3/6.
Hoje jogará a atribuição do 3º e 4º lugar, frente a Ganna Poznikhirenko da Ucrânia.