Maria João Koehler completa esta quarta-feira 16 anos de idade.
A jovem portuense, desde de sempre acompanhada por Nuno Marques, ultrapassa hoje mais uma barreira no seu crescimento pessoal e profissional, iniciando um ano que marcará indelevelmente a sua carreira no futuro.
Sendo a mais jovem tenista portuguesa a participar num torneio profissional, batendo Michelle Larcher por poucos dias, Maria João Koehler tomou a opção de estudar à noite, ela que gostaria de seguir os seus estudos em áreas ligadas à medicina.
Com isso, assumiu um semi-profissionalismo que a obrigará, com gosto, a treinar várias horas por dia, tendo em vista subir no ranking WTA e ponderar , no futuro, encetar um profissionalismo total .
Nuno Marques considera-a, ainda que não publicamente, como um diamante que terá que ser lapidado convenientemente mas o talento e a predisposição natural da Maria levam-nos a sonhar com altos voos.
Tivémos a felecidade de assistir ao vivo à 1ª vitória da Maria num torneio do circuito CIMA/FPT, já lá vão dois anos, na Golegã.
Desde daí, e os posts que fiz na altura não me deixam desmentir, assumimos que estaríamos perante uma das melhores tenistas lusas da sua geração ( e que geração, com a Maria, a Michelle, a Patricia, a Barbara, só para citar algumas ), facto que se tem vindo a confirmar, no Masters de 2007, nos torneios ITF e na ascensão brutal do ranking WTA.
A sua primeira presença em quadros principais de torneios profisssionais ITF ocorreu a 9 de Outubro de 2006, num ITF de Braga, onde, vinda da qualificação, perdeu com Catarina Ferreira na 1ª ronda por 5/7 e 1/6.
O 1º ponto também chegou em Braga, quando venceu Lisa Marshall, em Maio de 2007 , para perder na 2ª ronda com a argelina Medjahdi.
O 2º ponto foi conquistado em Amarante em Junho de 2008 para na semana seguinte no tórrido Alentejo, conseguir o seu melhor resultado de sempre, atingindo a final do torneio.
Na semana passada foi semi-finalista no Porto e ontem, numa prenda de anos que não quereria, perdeu na 1ª ronda do torneio de Espinho, onde apareceu, pela 1ª vez, como CS.
Para a Maria João, para os seus devotos pais, em especial o nosso grande amigo João, que sempre colaborou connosco e para o Nuno Marques, que lhe está a transmitir todas as qualidades que o tornaram no melhor jogador português de todos os tempos, os nossos sinceros parabéns, extensivos de toda a comunidade tenistica nacional.
Obrigado Maria João Koehler.