Melanie Gloria, a luso-canadiana foi a grande vencedora do 9º Citroën Montemor Ladies Open, torneio pontuável para a Federação Internacional da modalidade, que decorreu ao longo dos últimos 10 dias nesta cidade alentejana.Depois de no sábado, dia 14, ter vencido a final de pares, em conjunto com a espanhola Lucia Sainz Pelegri, tal como já tinha acontecido na semana anterior em Amarante, Melanie Gloria chegava igualmente à final de singulares.
Este seu estatuto de vencedora dava-lhe alguma vantagem, uma vez que a sua adversária em Montemor, Maria João Koehler, era uma estreante nas finais internacionais de torneios de $ 10.000 com apenas 15 anos de idade.
Assim, no jogo da final entre Melanie Gloria e Maria João Koehler, o português foi a língua dominante, uma vez que, embora esteja registada como atleta canadiana, Melanie Gloria tem ascendência lusa e fala português correctamente.
O árbitro do encontro foi Dino Almeida que não teve problemas face ao correcto comportamento das jogadoras em campo.
Contrariamente à expectativa inicial, o primeiro set foi vencido por Maria João Koehler que conseguiu equilibrar a partida e vencer por 7-6, com 7-2 no ‘tie break’, revelando uma forte determinação e vontade.
Contudo, a maior experiência de Melanie Gloria foi determinante, no segundo set, reagindo com firmeza aos ataques da sua adversária e impondo o seu jogo, mais calculista, acabando por triunfar por 6-3. Maria João até iniciou este segundo set a vencer, não mais conseguiu controlar o jogo, face a ter tido várias falhas no serviço e a ter desperdiçado pontos em momentos fulcrais, situações que acabaram por dar vantagem à sua adversária.
No último set, Melanie Gloria, devido ao ascendente que trazia do segundo set, controlou sem dificuldade todo o resto da partida, aumento a sua vantagem sem dificuldade e vencendo com naturalidade por 6-1, depois de uma hora e 58 minutos de jogo.
Após a final, Maria João Koehler revelou que se “sente bem por estar a competir de novo, devido a ter estado parada devido a algumas lesões”, revelando que “espera voltar a Montemor no próximo ano e fazer igual ou melhor”, reconhecendo que Melanie Gloria “teve mérito e jogou muito bem”, revelando que “me desconcentrei nalguns pontos do terceiro set, e o serviço não esteve bem”.
Melanie Gloria, estava satisfeita com mais esta vitória, afirmando que “o torneio correu bem, ganhei ontem a final de pares e hoje a de singulares”.
Relativamente ao jogo, a tenista vencedora sublinhou que “no primeiro set a Maria João jogou muito bem e eu tive algumas dificuldades em fazer passar a bola, também falhei alguns serviços e muitas bolas; no segundo set, relaxei e concentrei-me mais, comecei a colocar as bolas dentro do campo e ela começar a falhar, o que me deu mais confiança”.
Tal como a finalista vencida, também Melanie Gloria afirmou que “se tudo correr bem espero vir participar no próximo ano”.
Sem comentários:
Enviar um comentário