Pesquisar neste blogue

2 de novembro de 2006

Calendário ITF Juniores ( JAN/JUN) 2007


Só para os mais distraídos, custa-nos confirmar que, mais uma vez, Portugal não vai ter um único torneio júnior pontuável para o ranking ITF nos primeiros seis meses de 2007.
Numa altura que Pedro Sousa é o 15º melhor jogador mundial júnior, numa altura que Gastão Elias se apresta para entrar nos 1000 melhores ATP e só tem 15 anos, numa altura que Michelle continua a dar cartas e pontos nos Estados Unidos, numa altura que nomes como Martim Trueva, Miguel Almeida, Patricia Martins, Maria João Koehler, Maria Guerreiro, só para citar alguns, estão em fase determinante das suas carreiras tenísticas e numa altura que o PNDT da Federação, apesar de orfão, inicia os seus primeiros passos, é absolutamente incrível que ninguém aposte em efectuar no nosso país um único torneio ( nem que fosse de nível 5) pontuável para o ITF Junior. Por certo que não seria dinheiro mal gasto....

29 comentários:

  1. Pessoa amiga informou-me que Portugal só pode organizar 3 torneios júniores por ano, todos no 2º semestre, pelo que a rectificação aqui fica.

    ResponderEliminar
  2. Rui, temos 3 torneios ITF em Agosto! É preciso perceber que não há muitos apoios, e um torneio desses ainda custa algum dinheiro. Sem hospitalidade, os jogadores estrangeiros que cá vêm não são grandes pistolas, e as organizações não ganham muito dinheiro. Para além disso, no mês de abril há 4 torneios seguidos em Espanha, 3 que eu saiba na região de valência. Onde melhor para os nossos meninos promissores aprenderem, do que numa das maiores potências do ténis mundial? Não se esqueça, que graças à nossa posição geográfica, as pessoas não se vão mexer para vir a Portugal jogar uma só semana! Daí que só faz sentido quando se organiza uma "perna" com pelo menos 2 torneios ou mais... Mais importante do que os pontos ITF, ETA, o que interessa é que os miúdos contactem com bons atletas estrangeiros, porque os pontos que têm agora não lhes vão servir para nada quando tentarem ser profissionais. Veja o caso do Frederico Marques: lembro-me dele ser 90º ITF, e já ouvi dizer que está a pensar em desistir, e tem 2 pontos ATP. Atenção que rankings internacionais bons muito cedo podem ser uma ilusão!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. barata para que queres mais? 3 está muito bem para o nível que se joga em portugal! Deves pensar q isto é espanha!

    ResponderEliminar
  4. deviamos falar mais de jovens promessas no sector feminino.Deixo aqui algumas sugestoes: Maria João Koehler:
    Sub-18 : Apenas com 13 anos
    Apesar de ter perdido nas meias-finais do Torneio ITF de Mijas (Espanha), Maria João Koehler, que só no próximo mês completa 14 anos, registou o melhor desempenho da sua carreira numa prova internacional de juniores (sub-18).
    A jovem do CT Porto perdeu em dois sets, mas apenas por 7-6(7-4) e 6-3, com a ucraniana Yevgeniya Kryvoruchko, uma jogadora que na primeira ronda afastou a principal favorita, Zuzana Linhova, a checa que no mês passado atingiu as finais dos torneios internacionais sub-18 de Leiria, Porto e Vila do Conde.
    TÉNIS
    Vila do Conde, Quinta, 17 de Agosto de 2006
    10ª EDIÇÃO-VILA DO CONDE JUNIOR TENNIS CUP
    PORTUGUESES EM DESTAQUE
    No dia em que Nicolas Santos “abriu o livro” e mostrou o porquê de ser o quarto melhor júnior do mundo, foram os portugueses que mais se destacaram no segundo dia do Quadro Principal da 10ª edição da Vila do Conde Junior Tennis Cup/Yokohama, a principal prova de juniores da Península Ibérica, que até ao próximo dia 20 de Agosto vai ter lugar nos courts rápidos do parque de jogos da cidade de Vila do Conde.
    Nicolas Santos, o brasileiro nº 4 do mundo, foi o primeiro a entrar em acção e em 1h15 minutos afastou o português Vasco Pascoal, com os parciais de 6/3 e 6/1. Depois de João Sousa, segundo cabeça de série da prova e actual 107º júnior do mundo, ter salvo a honra lusa ao vencer, no primeiro dia de quadro principal, o tenista alemão Richard Waite (nº 490), este segundo dia foi marcado pela passagem á segunda ronda de mais cinco tenistas portugueses. A João Sousa juntam-se, assim, Martim Trueva, Gonçalo Falcão, Miguel Alves, João Bastos e Vítor Silva. Martim Trueva venceu com um duplo 6/1 Manuel Cavaco, Gonçalo Falcão aplicou um 6/2 e 6/0 a David Pinheiro, Miguel Alves afastou com os parciais 6/4 e 6/3 José Carlos, enquanto, João Bastos superou Tomás Vale Costa com um duplo 6/4. Vítor Silva conquistou o direito a estar na segunda ronda em virtude da desistência (por lesão) de Gonçalo Pereira.
    Na prova feminina, Maria JoãoKoehler vendeu bem caro a derrota que acabou por sofrer frente a Nikola Hofmanova. A tenista austríaca, vencedora da edição passada da Vila do Conde Tennis Cup, vinha rotulada com super favorita, contudo, Maria João Koehler encarregou-se de mostrar que os favoritos têm de mostrar-se dentro do court. A tenista orientada por Nuno Marques, cedeu o primeiro set por 7/5, venceu o segundo por 6/2 e, no terceiro, não foi capaz de criar a primeira surpresa nesta competição, perdendo por 6/3.
    Com o símbolo de qualidade ITF (International Tennis Federation) de nível 3, ou seja, a prova mais cotada de juniores de Portugal e Espanha, a Vila do Conde Junior Tennis Cup é também, na terceira semana de Agosto, o melhor torneio em todo o mundo neste escalão.
    Outros resultados:
    Masculinos
    Franco Norambuena (CHI) venceu 6/2 e 6/2 Manuel Marcelo
    Julijan Zganec (AUT) 6/3 &1 Matias Bobadilla (CHI)
    Ivan Aleksandrov (RUS) 6/3 6/0 João Silvério
    Para mais informações está disponível o site www.viladocondetenniscup.com , com todas as informações do torneio, bem como os press releases e fotos do dia. Esta jogadora atingiu também todas as finais de pares nos escaloes nacionais:infantis e cadetes (vencedora)-ao lado de patricia martins e filipa correia respetivamente;juniores séniores(finalista) das quais uma estava impossibilitada de jogar o que a forçou a desistir! Por agora nao vou postar mais noticias pois acredito que se estiverem interessado nesta jovem promessa vao encontrar muito mais coisas do que imaginam.É de referenciar que esta jogadora se distingue de muitas outras pelo seu jogo agressivo!
    Obrigada pela atenção
    Vou procurar coisas sobre a Charlotte para também falarem sobre esta jogadora no vosso blog que está fantástico

    ResponderEliminar
  5. Para complementar o "comment" anterior,acrescento o seguinte facto:em 2006 e com apenas 13 anos,Maria João Koehler participou em campeonatos nacionais de quatro escalões diferentes e em todos eles no quadro principal:infantis,cadetes,juniores e seniores.Se não fôr caso único em Portugal,é sem dúvida uma proeza assinalável para uma menina desta idade.Aproveito também para dar os parabéns ao Rui Barata pelo excelente blog que criou.

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo:
    Agradeço e muito o trabalho que teve em relação à Maria João. Em outros foruns ( wtaworld.com) já tive oportunidade de falar dela e tem sido por falta de disponibilidade que ainda nada escrevi sobre ela mas irei fazê-lo aproveitando o seu trabalho. Em relação à Charlotte ( bem como à Ana Claro e à Maria Guerreiro) estão também na fila para a mesma dedicação.
    Obrigado pelas suas palavras de encorajamento.

    ResponderEliminar
  7. É de chamar à atenção que a Maria João optou por não jogar os dois eta's na Madeira preferindo jogar dois torneios de nível superior nessa altura: campeonato nacional absoluto e um itf em mijas.Algumas jogadoras como a Charlotte,a Ana Claro e a Demi tiveram muito mais oportunidades de jogar eta's do que a Maria João enquanto esta tem apostado mais em torneios de maior nível.Um factor que se sobressai é que a Maria João nunca perdeu com nenhuma desta jogadoras.Ganhou à Charlotte no itf da foz e nos quartos de final do campeonato nacional de cadetes.Ganhou à Ana Claro na 2ª ronda de um torneio grupo A em Alcobaça de infantis e nos quartos de final do campeonato nacional de infantis e ganhou à Demi nos quartos de final de um dos eta's da Madeira no ano passado.Está provado que o ranking não é tudo!Gosto particularmente de falar sobre esta jogadora,pois apesar de gostar do seu estilo de jogo, acho que pode vir a ser uma jogadora profissional,e é da minha cidade!
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  8. so mm voces para falarem do ridiculo q é o tenis feminino!

    ResponderEliminar
  9. e é uma ganda maluca, para além de ser boa jogadora

    ResponderEliminar
  10. E tu és um grande parvalhão ao dizeres isto de uma jogadora de 14 anos.Conheço muitos e muitas jogadoras bem mais malucos (só que disfarçam bem) e que não têem metade do talento da Maria.Vamos ser mais civilizados,não ataquemos só por atacar,vamos de uma vez por todas apoiar os nossos jovens talentos.Para certos comentários mais vale as pessoas dirigirem-se ao portugaltenis pois aí são realmente bem-vindos.

    ResponderEliminar
  11. calma aí, homem, você interpretou mal as minhas palavras. volto a dizer que é uma ganda maluca e esse é mesmo o encanto dela, como tenho podido constatar quando a vejo jogar: é extrovertida, é ousada e tem personalidade. ok, emendo para 'ganda maluca' entre aspas, ó senhor susceptivel

    ResponderEliminar
  12. As minhas desculpas,também penso o mesmo dela,entre aspas óbviamente.

    ResponderEliminar
  13. Gostaria de saber quem é que faz estes comentários estimulantes sobre a Maria pois ela gostará de saber quem é que a admira tanto!

    ResponderEliminar
  14. Assim como também gostaríamos de conhecer a sua identidade.

    ResponderEliminar
  15. pergunte ao Nuno Marques

    ResponderEliminar
  16. ah, e é uma ganda castiça também

    ResponderEliminar
  17. Pior do que falar bem ou mal é simplesmente ignonar.Ganda Maria,estás viva!!!!!

    ResponderEliminar
  18. não é que me vieram dizer que estou a gerir muitos conflitos neste blog.Quem é que me conhece tão bem para me elogiar assim?

    ResponderEliminar
  19. é fácil conhecer-te bem, rapariga, és muito demonstrativa. e não devias estar já a fazer ó-ó a esta hora para treinares bem amanhã?

    ResponderEliminar
  20. isto é um blog de ignorantes de ténis e de pessoas q nunca tocaram numa raquete na vida!

    ResponderEliminar
  21. "és muito demonstrativa"????Alguém me sabe explicar o que isto quer dizer?Deixem a miuda em paz,deixem-na treinar e jogar tranquila,já que é uma das esperanças do ténis feminino portugês.Fazer ó-ó para treinar melhor?Parece que a Maria fez o comentário de madrugada.És mesmo tótó.

    *o Nuno Marques não precisa nem tem por hábito falar dos seus atletas em público.O Nuno limita-se a treiná-los e a po-los a jogar bem.

    ResponderEliminar
  22. mas está tudo louco? acho que 'demonstrativa' é alguém que no court expressa as suas emoções e isso não é nada de negativo. o Nadal é um jogador demonstrativo, o Borg era um jogador esfíngico...
    andamos nervosinhos, senhores?

    ResponderEliminar
  23. Também és muito demonstrativo,és um comentador "RIDÌCULO"

    ResponderEliminar
  24. estou a ver aqui um aceso debate, mas nao percebo porque ha gente chateada, nao vejo ninguem a falar mal da miuda!!!
    e tu, o nervoso (deves ser pai ou namorado, ou primo), queres um comentario mesmo ridiculo? se ela é Koehler, tu és cola e da má

    ResponderEliminar
  25. Além de ridículo,és patético.

    ResponderEliminar
  26. Eu sou o primeiro que falou que a MJK é demonstrativa. Quis dizer com isso que tem carisma e personalidade, sou aqui do Porto e já a vi jogar várias vezes.
    Ao colega que me ajudou e defendeu relativamente à definição de "demonstrativa", obrigado.
    À pessoa ou pessoas que atacaram o que disse, não percebo essa raiva. E como é óbvio, aquela historia do ó-ó era a brincar porque a hora em que a MJK escreveu não era nada tardia! E se é a propria MJK quem esta a reagir mal, é uma pena.

    ResponderEliminar
  27. tanta coisa por causa de uma jogadora irrelevante! tenham calma rapazes!

    ResponderEliminar