Pesquisar neste blogue

7 de julho de 2008

Campeonato Nacional de sub-12

Mais um dia muito bem passado em Vilamoura, junto dos miúdos que nos irão dar muitas alegrias no futuro.
Vimos jogos cheios de adrenalina, miúdos e miúdas que correm atrás de um sonho, pais mais nervosos que os filhos, treinadores que perderam grande parte das unhas, jogadas dignas de qualquer torneio na TV, e os habituais gritos à Nadal que fariam a Michelle e a Sharapova corar de vergonha.
Vimos muitos jogos e falámos com muita gente, entre pais e treinadores, almoçamos junto dos miúdos e apercebemos-nos de muitas realidades inerentes a um campeonato nacional.
Primeiro os miúdos: são jogos de eliminação mas vimos muita maturidade de quase todos, nas vitórias e nas derrotas.
Vimos garantias de um futuro promissor para o ténis português: nomes como o Zé Maria Dória ( que se queixava que estava cansado da viagem a Itália, que nem craque do ATP ), Bernardo Lemos, Rafael Marques, António Sabugueiro, Ivo Rodrigues, Eduardo Paulo ( talvez o que tem mais " pinta " de jogador ), Sean Hadden, Nuno Mesquita e , aquele que mais apreciámos pelo jogo muito atraente e cheio de atitude de ataque contínuo, o pequeno Ricardo Gomes ( o " metro" para os amigos ), que nos encheu as medidas.
Nas meninas, vimos menos jogos mas a Sofia Mendes,a Daniella Silva ( uns furos acima da concorrência), Luisa Almeida, Teresa Lobo ou a Mariana vão seguir as pisadas das nossas Neuzas e Michelle da actualidade.
Depois os pais: uns muito nervosos, quase todos orgulhosamente babados dos filhos que defendiam cada ponto como se de um MP em Wimbledon se tratasse, mas visualizámos sinais de mútuo respeito e compreensão o que, aliado a uma organização, até ver, sem nada a apontar, proporcionou a todos um excelente dia de propaganda para a modalidade.
Um único reparo: eu deveria ser dos poucos que não era nem pai, nem treinador nem jogador nem elemento da organização que ali estava e isso é uma lacuna que tem de ser resolvida rapidamente. É preciso público para que estes miúdos entendam as esperanças que estão neles depositadas.
Afinal é o futuro do ténis português que está em causa e se matéria prima temos, falta apenas , e que não é assim tão negligenciável, atrair as pessoas aos courts de ténis, com elas aparecem os patrocinadores, com eles mais condições financeiras e estas trazem melhores condições de treino e competição, fundamentais para que o ténis possa evoluir dentro dos patamares de uma Europa que cada vez mais se desenvolve a uma velocidade muito acima da nossa.

16 comentários:

  1. A falta de público é um dos grandes problemas do ténis. As competições não são divulgadas nem parece haver interesse em fazê-lo.

    ResponderEliminar
  2. Desde que o nº de praticantes não caia abaixo de um certo nº e isso não ponha em causa empregos, ninguém faz nada, isto porque Portugal é só FUTEBOL ( DE 11, DE 5 , DE 7 , INDOOR , OUTDOOR , DE SALÃO , DE PRAIA ). Agora até começaram a dar grandes reportagens do futebol juvenil e logo a partir dos 7,8,9 anos. A televisão é só show de bola. Ponham só os olhos numa PT que patrocina os três grandes ( BENFICA,SPORTING e F.C.PORTO )e quando se pede que apoie as mopdalidades amadoras : Nãaaaaooooo.......... Não comprem nada que seja PT, são uns ladrões. Ninguém apoia nada além do futebol. Só gostava que surgisse um miúdo bom, mas muito bom e que com algum esforço e sorte conseguisse vingar e opta-se por outra nacionalidade ( que o acarinhasse ).

    ResponderEliminar
  3. Rui ai metes o nome de Bernardo Lemos, Sean Hadden e António Sabugueiro.
    E não citas o nome dos irmãos Marreiros que ganham actualmente pelo menos a esses 3.
    E tambem o Moya é superior a maioria referida neste post.
    É um pouco injusto os jovens verem o nomes de jogadores um pouco inferiores a eles ai e o nome deles não.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que este torneio está a primar pela qualidade dos jogadores e pela organização. Os miúdos, Pais e treinadores merecem.
    Quanto ao comentátio anterior, não é o facto desses jogadores serem um pouco inferiores mas sim nomes que merecem igualmente que se fale deles, como é o caso de algumas meninas.

    MA

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde.Qto a mim,faltou referir outros nomes igualmente merecedores de algum sublinhado. Entre eles, gostaria de deixar 1 destaque pra Matilde Fernandes,q tenho podido acompanhar de perto e é uma miúda sensacional dentro e fora do campo.Força miúda! AM

    ResponderEliminar
  6. Quando algum dos marreiros ganhou a um destes 3???'

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto dos Marreiros , mas não foram eles que escreveram o tal comentário. Toda a gente já percebeu quem foi e a esse eu só quero dizer que estar a questionar o valor de outros é bem mais grave e mais triste que uma qualquer omissão que eventualmente tenha sido cometida.

    ResponderEliminar
  8. ok lá vamos nós... Vocês são todos iguais. Ninguém se preocupa na verdade com a modalidade, apenas com os nomes deste ou daquele...

    ResponderEliminar
  9. até parece tudo perfeito, pela descriçao que o rui fez... (exceptuando a parte do publico), mas eu, nao querendo "estragar a festa" discordo desse retrato.Ha miudos que sao excelentes dentro e fora de campo, mas tambem há miudos que se comportam como... miudos, tomam atitudes péssimas e repreensíveis, e alguns pais ainda sao piores: se uns sao arrogantes, outros maldizem e interferem nos jogos dos filhos. E mais nao digo, mas o que disse foi com certezas retiradas do que pude observar no torneio A sub12 de carcavelos (já que estamos a falar de sub12 ao mais alto nível). Eu nao tenho inveja, por outro lado apoio bastante o ténis e quero como todos voces que haja um pleno apoio á modalidade e consequente desenvolvimento. Não me interpretem mal, eu acho muito bem até que o rui divulgue sobretudo o lado positivo dos torneios (porque sem mentalidade positiva nao se ganha nada), mas, e sendo que se trata do futuro do ténis português, penso que até não fazia mal apontar os maus exemplos que ocorrem em praticamente todos os torneios (e não deixar para os pais as críticas como as feitas ao carcavelos ténis, por exemplo), não em jeito de difamação, mas sim em jeito de crítica construtiva, para que todos os que lêem estes posts possam tomar nota do que se passa no lado mau dos torneios.

    domingos

    ResponderEliminar
  10. para alem de falarmos dos miudos que estao em grande forma, tambem devemos falar daqueles que nao estao tao bem, mas vao ganhando jogos... tanto nos rapazes como nas raparigas. nao deixam de ser bons so porque estao em baixo de forma...
    Bom para o tenis nacional e que agora estao a aparecer novos miudos com qualidade.

    ResponderEliminar
  11. Não creio que os miúdos ou alguém deva ficar triste ou preocupado por causa de qualquer omissão que o Rui involuntáriamente ou não aqui possa fazer, e isso até pode servir de motivação para o miúdo demonstrar dentro de campo que também tem valor. Até porque o Rui não é seleccionador nacional, e aí sim, poderia haver alguma preocupação caso houvesse um incorrecto juízo de valor.Apesar de tudo os adeptos dos miúdos menos falados, têm aqui este espaço para comentar ou enaltecer as suas prestações.


    João Pedro Aldeia

    ResponderEliminar
  12. Quem acham que vai ganhar em femininos?Eu acho que a final será Mariana Geraldes vs Matilde Fernandes.Depois a final já não sei.Mas que seja uma boa final.

    ResponderEliminar
  13. Pois poderia ter sido, ... ou Luisa vs Matilde, era justo, um ou outro!
    Agora já se sabe Mariana vs Daniella, QUE SEJA UMA BOA FINAL.
    Em masculinos vai ser Moya vs Eduardo Paulo, que seja igualmente um bom jogo.

    AM

    ResponderEliminar
  14. Em relação aos comentários dos Marreiros, nenhum deles ganha ao sean hadden e se ganhou foi 1 em 10 vezes. O sean foi campeao regional de singulares e pares, derrotando um Marreiros na final de singulares e tendo derrotado a dupla Marreiros na final de pares, por isso creio que o Sean neste momento é um dos melhores jogadores sub-12 da actualidade

    ResponderEliminar
  15. Creio que os nomes que o rui destacou á cerca dos jovens promissores do ténis português está bem observado, mas penso que poderia eventulmente com já referido noutro comentário acrescentar certos nomes tais como:
    José Maria Moya, Diogo Pinho, Manuel Almeida,Ricardo Marreiros,Henrique Baptista e Diogo Lourenço. Não concordão comigo??

    ResponderEliminar
  16. Não! todos são relativamente promissores, e para bons promissores ainda têm muito que crescer e trabalhar, além disso esquecem-se constantemente que este blog não é oficial, por esse motivo o Rui escreve nele o que bem entende e destaca quem ele quer e se quer saber não me pareceu ver ninguem assim tão digno de destaque o Rui é que é um porreiro...as melhores miúdas renderam-se ao passa, passa e nos rapazes aquele jogo de horas também não vai ter grande saída nos escalões seguintes, um dos únicos miúdos que já leva jogo para os sub 14 e que ainda tem 11 anos é o Rafael Marques, esse sim pode perder agora mas mais um ano e não o agarram mais!

    ResponderEliminar