Pesquisar neste blogue

26 de setembro de 2007

Calvia Open Sub-14 - ETA cat. 3

Importante contigente luso neste torneio nas Ilhas Baleares em Espanha.
Em femininos, apenas a presença de Barbara Alonso, que perdeu na ronda inaugural frente à espanhola Aina Morey por 6/7 e 2/6.
Em masculinos, no entanto, uma presença mais forte e, até ver, com excelentes resultados.
Luis Palha perdeu na 1ª ronda frente a Alvaro Lombardia de Espanha por 1/6 e 2/6.
Henrique Costa venceu na 1ª ronda o 5º CS, o germânico Cristopher Negritu por 3/6, 6/1 e 7/5 e , continuando este espectacular resultado, venceu nos oitavos de final o sueco Felix Taube por 3/6, 6/3 e 6/4. Cabe-lhe agora a dificil tarefa de defrontar o 1º CS da competição, o alemão Kevin Kaczynski.
Vasco Mensurado, 3º CS, venceu na 1ª ronda o italiano Filiipo Baldi por 6/1 e 6/1 e na 2ª ronda atropelou o inglês Euen Mcintosh por duplo 6/0 !!!!. Nos quartos de final defrontará o convidado da organização... Frederico Silva.
Frederico ganhou na 1ª ronda ao espanhol Pablo Jimenez por duplo 6/1 e na 2ª ronda venceu o 6º CS, o checo Filip Sebesta por 6/4 e 6/1.
Artur Completo foi eliminado na 1ª ronda, perdendo por 0/6 e 1/6 frente ao 4º CS, o italiano Giacomo Tartarini.
Finalmente, salientamos ainda a presença de Gonçalo Loureiro que venceu facilmente na 1ª ronda o russo Richard Burakov por 6/1 e 6/0, indo defrontar na 2ª ronda o alemão Robin Becker, 2º CS.
Em pares, as duplas Loureiro/Palha, Completo/Silva e Mensurado/Tartarini já estão nos quartos de final.

25 comentários:

  1. De destacar as performances de Frederico Silva e Gonçalo Loureiro ,pois são ambos Sub/12 até Dezembro.Nestes escalões etários estamos muito bem representados.

    ResponderEliminar
  2. a que salientar que o torneio deve ser dificilimo

    ResponderEliminar
  3. Fantástico comentário do anónimo anterior!!! Quando perdemos, somos maus e quando ganhamos é porque os outros não prestam. Já agora, é bom informar que estes dois jovens ficaram em 5º na fase final do campeonato da europa e que o Frederico Silva ganhou, entre outros, ao nº 1 de França e Croácia...

    ResponderEliminar
  4. Nº 1 de França que jogou lesionado do tornozelo.

    ResponderEliminar
  5. Este anónimo das 20.56 não deve gostar de ténis. Não tire valor aos miudos.

    ResponderEliminar
  6. Pelo que sei os miudos ganharam também à Ukrania, Hungria, Croácia, Roménia, entre outros, mas acho que os adversários jogaram sempre com os dois pés partidos...
    Quanto ao francês, a lesão devia ser tão grave que jogou singulares nos três encontros seguintes, e até venceu todos (ver site da ETA)!!!

    ResponderEliminar
  7. Ponham os olhos nesse miudo Frederico Silva não só pela qualidade do seu tenis que é excelente mas e principalmente pela sua postura em campo um verdadeiro exemplo a seguir pelos mais novos e também pelos mais velhos.

    ResponderEliminar
  8. Já agora por acaso sabem qual foi resultado do jogo Vasco Mensurado/Frederico Silva?

    ResponderEliminar
  9. Sim já sabemos: Frederico Silva ganhou por 3/6; 6/2 e 7/6 (2)

    ResponderEliminar
  10. Acho que vamos ter aí um grande campeão (Frederico Silva).

    ResponderEliminar
  11. Espero que sim, mas cuidado... fartos de campeões precoces estamos nós! Acho que está muito bem enquadrado tecnicamente e que não vão deixar que se dislumbre. Agora vamos ver se a FPT lhe dá o apoio que necessita para evoluir.

    ResponderEliminar
  12. O Frederico Silva é um bom jogador mas não é nenhum sobredotado para o ténis. Não embandeirem em arco antes do tempo !

    ResponderEliminar
  13. Sobredotado para o ténis? o que é isso??????????????

    ResponderEliminar
  14. Eu também gostaria que me informasse quais as caracteristicas de um sobredotado para o ténis para eu fazer uma selecção dos meninos lá no meu clube. Ou então dispense-me os seus serviços e apareça lá a fazer os testes motores, mentais, etc que concerteza fez ao atleta Frederico. Pago bem. Obrigado

    ResponderEliminar
  15. leiam isto

    http://ezinearticles.com/?The-Ugly-Truth-About-Tennis&id=400035

    ResponderEliminar
  16. Sobredotado para o ténis é um indíviduo que se destaca pela perfeição e qualidades muito superiores às que são consideradas normais para a prática da modalidade.

    ResponderEliminar
  17. "..individuo que se destaca pela perfeição e qualidades muito superiores às consideradas normais para a prática da modalidade."
    Que qualidades? E o que considera normal? E avalia como? Pelos resultados desportivos ou pelo seu olho clinico? Já agora o que é a perfeição? Ok pela resposta estou esclarecido relativamente ao seu grau de conhecimento sobre o assunto...

    ResponderEliminar
  18. Que qualidades ? Ora anote lá:
    velocidade, força (dinâmica, estática, explosiva) resistência (aeróbia, anaeróbica), flexibilidade, agilidade, coordenação motora, equilíbrio, controlo de ansiedade, motivação, concentração, etc...

    O que é eu considero normal ?
    É o que está em conformidade com o que é mais frequente ou o que é habitual, ou seja, que não tem carácter excepcional.

    É óbvio que os resultados desportivos são uma componente importante do processo de avaliação das capacidades de um atleta.

    O que é a perfeição ?
    Numa linguagem informal significa óptimo, excelente, magnífico.

    ResponderEliminar
  19. Um sobredotado é aquele miudo que diz umas asneirolas no meio dos pontos, partem uma raquetes de propósito mandam vir com os pais, treinadores, publico e árbitos quando os há e dizem que a bola é fora quando é claramente dentro esse sim é um sobredotado.
    Pobre ténis nacional.

    ResponderEliminar
  20. Agradeço o esclarecimento. No entanto só umas notas: força estática e dinâmica??? Tem de ir rever os livros, talvez quisesse dizer força máxima ou força resistência. Esqueceu-se de mencionar as capacidades técnicas e tácticas que são as mais importantes no ténis. Relativamente ao que considera "normal" ou "perfeito" também não fiquei esclarecido com os sinónimos utilizados. Relativamente aos resultados concordo consigo, sempre é mais objectivo. Como avalia para tirar as suas brilhantes conclusões, esqueceu-se de responder.

    ResponderEliminar
  21. Caro anónimo que me antecede:
    O que eu pretendi com o meu comentário incial foi refrear um pouco o seu entusiasmo pelas potencialidades do Frederico Slva que é, sem dúvida, um dos nossos melhores jovens jogadores. Não vamos eternizar esta discussão, OK?Saudações desportivas,
    MP

    ResponderEliminar
  22. Vocês só reparam em vocês mesmos, leiam o que eu vos disse para ler e vejam se com esse Homem do Ténis aprendem alguma coisa, é bom para Pais, Treinadores, Jogadores, Dirigentes, todos. Está em Inglês, mas é super actual.

    http://ezinearticles.com/?The-Ugly-Truth-About-Tennis&id=400035

    ResponderEliminar
  23. Ok já chega, embora até estava achar interessante o debate sobre o tema. Só mais um esclarecimento: nunca disse que o Frederico Silva era ou seria um grande campeão, nem sequer teci nenhum comentário sobre o atleta em causa. Só não achei correcto que um anónimo que, calculo eu pelo teor do comentário, não seja próximo do atleta e possivelmente pouco o viu jogar, faça um juizo de valor publico relativamente ao talento daquele que é, indiscutivelmente, o nosso melhor sub 12 e pelo que se viu na sua recente vitória sobre o Vasco Mensurado também dos melhores sub 14. Para finalizar, gostaria de dizer que, apesar do alto nivel de subjectividade da apreciação, discordo consigo: sinceramente pareceu-me um fora de série! Técnicamente perfeito, com um jogo táctico agressivo e completo, mentalmente muito forte e fisicamente bastante desenvolvido.
    Saudações desportivas,
    JS

    ResponderEliminar
  24. O artigo citado por João Calheiros Lobo merece de facto ser lido, principalmente por certos pais da nossa praça.

    Anónimo JS: é meu desejo sincero que o futuro lhe venha a dar razão e que o jovem Frederico Silva se torne um expoente da modalidade.
    MP

    ResponderEliminar